O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que há uma pressão tão grande na sociedade para que a pessoa tenha um sucesso acadêmico tão cedo?

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.242
Reações
11.935
Pontos
503
A única pressão que existe é que você tenha dinheiro pra sobreviver.

O resto é tudo em função disso.

Exato, a única pressão na vida é o da sobrevivência, o resto é só o encadeamento, e como cada pessoa assimila o fato.

Diploma é pressão de classe média e menino de apartamento.
 
Ultima Edição:

hysteria007

Novato
Mensagens
11
Reações
18
Pontos
13
O fim sempre vai ser ganhar dinheiro, o meio não importa mais hoje em dia.

Tem gente que ganha uma miséria e consegue ter suas necessidades básicas e ainda comprar a sua cerveja final de semana, uns gostam dessa vida e outros reclamam que não tem nada.

Por outro lado, tem gente que tem lá suas formações e cursos de udemy e tem um emprego "estável" e vivem uma boa vida, alguns gostam de viver assim outros reclamam que não tem nada, principalmente tempo.

E na última escala tem os ricos pra cima que ou está em grandes cargos ou tem seu próprio negócio e possui uma vida confortável, grande casa, carros de luxo e todo ano viaja, e alguns usufruem dessa vida, enquanto outros entram em burnout e depressão.

No fim, todo esse trajeto de formação, seja faculdade ou "escola da vida" nem vale mais. Poucas pessoas realmente se importam onde você estudou hoje, apenas contam que tu faça um bom trabalho ( exceções em áreas da saúde). O que vale é tu gerar valor com o seu trabalho, não importa no que for, e construir um estilo de vida que te conforte, seja precisando de muito ou pouco.

Mas essa pressão de faculdade, filho e bla bla bla que fazem muitos quererem fazer cursos "pra ganhar dinheiro". Eu chuto que, se dinheiro não fosse tão importante e não existisse essa pressão, cursos de exatas quase não existiriam.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.890
Reações
2.124
Pontos
653
Mas questão do tópico não é sobre o que é o ideal pra vc e sim pra "sociedade em geral". E pra sociedade em geral, na minha opinião fecal, seria vc não depender dos pais e ter uma vida independente após os 22 anos já, não importa se ganha 5k, 10k ou 20k.
Isso aí é a maior fanfic que eu já vi.

Talvez a 40 anos atrás, hoje só falta você pegar o diploma e limpar a bunda. Mercado saturado, economia engatinhando(pré corona, agora foi pro saco)

Não tem emprego, não tem perspectiva de subir na vida com diploma, isso aí é delírio do passado.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Infelizmente, no Brasil houve uma corrida para o diploma incentivado pela velhas gerações que no tempo deles ter um diploma era ter um bom emprego. Nossos pais viviam falando que "quer ser rico? Então estuda".

Eu pessoalmente sou da opinião que deveria haver um limite de idade ou de experiencia acadêmica para os diplomas acadêmicos. Tenho amigos que as 26 anos ja estavam terminando doutorado. Ai eu pergunto, alguem com 26 anos tem maturidade mental e experiencia de trabalho/pesquisa pra ser um doutor? Cara literalmente só viveu pra escrever suas teses e nada mais. Antigamente doutorado era coisa de acadêmicos maduros que após muito tempo dando aula pesquisando resolveu dar esse passo hj em dia é só mais um pitstop. Eu fiz mestrado e só, larguei a academia e fui trabalhar e mais triste de tudo é que de todos os meus colegas de mestrado que hoje já são doutores inclusive feitos no exterior somente um está empregado como professor universitário e demorou 10 fucking anos pra conseguir a vaga!! Só conseguiu pq a esposa era rica ajudou ele o tempo todo. O restante estão em trabalhos iguais ou piores que o meu e ganhando menos até.
 
Ultima Edição:

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Isso aí é a maior fanfic que eu já vi.

Talvez a 40 anos atrás, hoje só falta você pegar o diploma e limpar a bunda. Mercado saturado, economia engatinhando(pré corona, agora foi pro saco)

Não tem emprego, não tem perspectiva de subir na vida com diploma, isso aí é delírio do passado.
Então, mas quem sabe disso são as pessoas que se fodem hj com a situação do mundo, em especial brasil.

Mas teu pai, teu avô, já era casado, com casa, carro e 3 filhos, cachorro e 2 amantes aos 25. Eu com 25 nem tinah terminado a faculdade e tinham uns 20milhoes de desempregados na maior recessão que o pais já passou na história inteira, sem perspectiva nenhuma.

Mas isso não muda em absolutamente nada o pensamento coletivo de que vc precisa ter uma faculdade (federal) e já se formar aos 22 ganhando 8k de estágio.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Então, mas quem sabe disso são as pessoas que se fodem hj com a situação do mundo, em especial brasil.

Mas teu pai, teu avô, já era casado, com casa, carro e 3 filhos, cachorro e 2 amantes aos 25. Eu com 25 nem tinah terminado a faculdade e tinham uns 20milhoes de desempregados na maior recessão que o pais já passou na história inteira, sem perspectiva nenhuma.

Mas isso não muda em absolutamente nada o pensamento coletivo de que vc precisa ter uma faculdade (federal) e já se formar aos 22 ganhando 8k de estágio.
Acho que não necessariamente federal, mas alguns cursos se graduando nela. Não acredito que seja o sonho do pessoal ter um filho formado em física, mesmo sendo uma baita graduação.

Acho que um grande erro das gerações mais experientes é querer achar que o mundo atual é semelhante com 30 ou 40 anos trás, especialmente na parte de faculdade. Antigamente era um nicho os formandos em ensino superior. se for contar mestrado e doutorado aumenta. Isso porque não entrei em outras esferas como concurso público, que a pessoa virava policial civil sem nem completar o ensino médio,
 


Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.182
Reações
44.442
Pontos
803
Porque associa-se canudo a um facilitador do sucesso financeiro.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.781
Reações
4.610
Pontos
453
Não é só do mundo externo. Ninguém aos 16 planeja ser um m**** a vida inteira.
Outros tem um ego inflado acabam crendo que vão tirar de letra a vida, criam altas expectativas para si mesmos e depois vem a dona vida dando rasteira.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
A vida é curta, é natural chegarem a essa conclusão que precisam zerar a primeira fase o quanto antes.

Mas quando isso chega a formar um exército de pessoas ansiosas, aí começa a virar um problema.

Então, mas quem sabe disso são as pessoas que se fodem hj com a situação do mundo, em especial brasil.

Mas teu pai, teu avô, já era casado, com casa, carro e 3 filhos, cachorro e 2 amantes aos 25. Eu com 25 nem tinah terminado a faculdade e tinham uns 20milhoes de desempregados na maior recessão que o pais já passou na história inteira, sem perspectiva nenhuma.

Mas isso não muda em absolutamente nada o pensamento coletivo de que vc precisa ter uma faculdade (federal) e já se formar aos 22 ganhando 8k de estágio.

É 9k pra estagiário agora, corrigido pela inflação.

Acho que logo vai subir pra 9.5k.
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Detalhe: a maioria dos acadêmicos (do mundo todo) não atingem o sucesso. Nem perto disso.

Expectativa: "tenha sucesso e uma família de comercial de margarina".
Realidade: A maioria continua pobre e sequer casou. E se casou continua pobre e casado.

Acho que é mais uma cartilha social idiota.

P.S - Estagiário da OS ganha 30k.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.850
Reações
70.280
Pontos
1.279
Hj em dia um Bacharel só tem ainda garantido cela especial, se/qnd vc for preso.

Até mestrado anda valendo picas hj em dia.

Vai fazer uma pós ou curso tecnico que é mais negocio.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
sobrevivência báica: aqui no BR trabalhar para o estado é sempre um último recurso. E para isso tem que ter a papelada em dia
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Detalhe: a maioria dos acadêmicos (do mundo todo) não atingem o sucesso. Nem perto disso.

Expectativa: "tenha sucesso e uma família de comercial de margarina".
Realidade: A maioria continua pobre e sequer casou. E se casou continua pobre e casado.

Acho que é mais uma cartilha social idiota.

P.S - Estagiário da OS ganha 30k.

sucesso é o que? Virar professor ganhando 30k por sua capacidade de lamber sacos? Pois a maioria chegou lá desse modo
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.021
Pontos
1.503
professor
ganhar 30k

:kkk

Muitos em federais e estaduais tiram isso e até mais.
Salário de topo de carreira deve estar na faixa dos 18k, aí coloca quinquênios e incorporações de verbas de chefia e outros cargos e a pessoa chega nessa marca dos 30k...
A maioria que chega nisso não trabalha 30h por semana pelo cargo.
 

Trent Reznor

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
772
Reações
2.103
Pontos
433
2020, não é mais época pra se preocupar com "sucesso acadêmico". Eu teria vergonha se meu currículo fosse apenas "formado em não sei o que". Todos meus amigos que fizeram faculdade são uns b*sta! a descrição do instagram dos caras é o curso que eles fizeram, esse é o grande triunfo da maioria das pessoas hoje? a faculdade que fez? MEU DEUS, só por Deus! :facepalm

Se preocupe em ser bom em alguma coisa, é só chegar aos 18 anos e ter decidido o que quer da vida e tentar ser bom naquilo. Tem que chegar numa idade e ter definido o que você quer, pra você ter um norte, é simples! muito simples! caso contrário você chega na faculdade e escolhe um curso idiota, gasta dinheiro e depois larga, fica nessa, perdendo tempo, por ser retardadinho. Sonha em ser médico? não há outra escolha, pega firme na faculdade! Sonha em ser Juiz? mesma coisa! É importante ter cultura, mexer num computador, ter o hábito de criar coisas, pra isso, é só não ficar sendo retardado, não ter amigos retardados, não ficar correndo atrás de meninas igual um retardado, não ficar saindo pra rolê igual um retardado, sacas? tem que se abster de algumas coisas pra você se concentrar em algo que realmente vale a pena. Acha que os caras de sucesso ficavam perdendo tempo agindo igual retardado por aí? e falo mesmo, se você não sonha grande, não tem ambição, VOCÊ É UM RETARDADO!
 
Ultima Edição:

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Muitos em federais e estaduais tiram isso e até mais.
Salário de topo de carreira deve estar na faixa dos 18k, aí coloca quinquênios e incorporações de verbas de chefia e outros cargos e a pessoa chega nessa marca dos 30k...
A maioria que chega nisso não trabalha 30h por semana pelo cargo.

0,3% dos professores ganham isso.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Tranquei eng elétrica no terceiro ano (maldito calc3).

Trabalhando direto há 12 anos. Ap quase quitado em SP Capital. Carro popular quitado.

Acredito muito mais no trabalho do que ficar mofando dentro de uma faculdade.

Aliás, me considero um profissional muitoooooo melhor do que outros "profissionais" que tem por aí com um canudo ou mais.

De todos os cálculos, eu acho justamente o 1 o mais difícil. Assim como a física 1 é a mais difícil.
Tendo uma boa base em ambas as matérias, pelo menos no meu caso (tomei pau nas duas matérias quando fiz,e mais de uma vez), acho que fica mais suave levar os cálculos e físicas subsequentes.

A causa disso acredito eu seja a própria escola. Ciências exatas, mesmo em colégios particulares ditos bons, costumam ser ensinadas com a bunda. A base de matemática, física, química e demais exatas do aluno que sai do ensino médio é geralmente fraca, infelizmente. Aí o aluno as vezes estudou num colégio particular relativamente decente, chega numa faculdade de exatas que exige um pouco mais, se depara com cálculo I e física I e toma ferro mesmo, é a coisa mais comum de acontecer nas engenharias e bacharéis de matemática/física/química.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Sobre o tema do tópico, fazer faculdade por fazer faculdade hoje em dia é bem mais fácil do que era há 10 ou 20 ou 30 anos atrás.
Dá pra se formar em qualquer uniesquina até em cursos ditos "difíceis". Acho que só medicina que ainda exige uma carga um pouco maior e olhe lá.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Sobre o tema do tópico, fazer faculdade por fazer faculdade hoje em dia é bem mais fácil do que era há 10 ou 20 ou 30 anos atrás.
Dá pra se formar em qualquer uniesquina até em cursos ditos "difíceis". Acho que só medicina que ainda exige uma carga um pouco maior e olhe lá.
Quem dera se medicina ainda fosse parâmetro. Tem um amigo meu burro ao extremo (precisou ir para um colégio terrível para terminar o ensino médio e não conseguia acompanhar direito numa particular meia bomba), mas passou numa duas particulares de medicina no interior e conseguiu transferência para capital. Como tem uma família rica, se fizer o básico vai sair como médico.
pior, eles nem são professores mais, vivem para administrar uma instiuição. Isso é sucesso?
No Brasil, o sucesso é meio atrelado com um salário "x" e estabilidade, especialmente na classe média. Você pode ter feito nada de relevante na vida, mas receber uma grana de 20 mil por mês já é um sinal de vitória (até nesse ponto não estão errados).
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Quem dera se medicina ainda fosse parâmetro. Tem um amigo meu burro ao extremo (precisou ir para um colégio terrível para terminar o ensino médio e não conseguia acompanhar direito numa particular meia bomba), mas passou numa duas particulares de medicina no interior e conseguiu transferência para capital. Como tem uma família rica, se fizer o básico vai sair como médico.

No Brasil, o sucesso é meio atrelado com um salário "x" e estabilidade, especialmente na classe média. Você pode ter feito nada de relevante na vida, mas receber uma grana de 20 mil por mês já é um sinal de vitória (até nesse ponto não estão errados).

O ideal era que dessem maior prioridade a habilidades e capacidade de se adaptar.

Mas com tanto analfabeto funcional que tem, é compreensível que a primeira coisa que vão olhar é os diplomas do cara.

E olha que nem isso garante que a pessoa será tão menos analfabeta.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
De todos os cálculos, eu acho justamente o 1 o mais difícil. Assim como a física 1 é a mais difícil.
Tendo uma boa base em ambas as matérias, pelo menos no meu caso (tomei pau nas duas matérias quando fiz,e mais de uma vez), acho que fica mais suave levar os cálculos e físicas subsequentes.

A causa disso acredito eu seja a própria escola. Ciências exatas, mesmo em colégios particulares ditos bons, costumam ser ensinadas com a bunda. A base de matemática, física, química e demais exatas do aluno que sai do ensino médio é geralmente fraca, infelizmente. Aí o aluno as vezes estudou num colégio particular relativamente decente, chega numa faculdade de exatas que exige um pouco mais, se depara com cálculo I e física I e toma ferro mesmo, é a coisa mais comum de acontecer nas engenharias e bacharéis de matemática/física/química.
Estudei em escola pública a vida toda.
Calc3 é do demo!
:klol
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.696
Pontos
503
Infelizmente, no Brasil houve uma corrida para o diploma incentivado pela velhas gerações que no tempo deles ter um diploma era ter um bom emprego. Nossos pais viviam falando que "quer ser rico? Então estuda".

Eu pessoalmente sou da opinião que deveria haver um limite de idade ou de experiencia acadêmica para os diplomas acadêmicos. Tenho amigos que as 26 anos ja estavam terminando doutorado. Ai eu pergunto, alguem com 26 anos tem maturidade mental e experiencia de trabalho/pesquisa pra ser um doutor? Cara literalmente só viveu pra escrever suas teses e nada mais. Antigamente doutorado era coisa de acadêmicos maduros que após muito tempo dando aula pesquisando resolveu dar esse passo hj em dia é só mais um pitstop. Eu fiz mestrado e só, larguei a academia e fui trabalhar e mais triste de tudo é que de todos os meus colegas de mestrado que hoje já são doutores inclusive feitos no exterior somente um está empregado como professor universitário e demorou 10 fucking anos pra conseguir a vaga!! Só conseguiu pq a esposa era rica ajudou ele o tempo todo. O restante estão em trabalhos iguais ou piores que o meu e ganhando menos até.

Eu me pergunto a mesma coisa. Meu melhor amigo entrou no Mestrado aos 23 anos (concluiu aos 25) e engatou doutorado agora, aos 27 anos. Vendo a maior parte dos doutorandos que entraram junto com ele, mais da metade não tem nem 30 anos de idade (maioria na faixa de 27-29) e somente 3 têm mais de 45 anos.

Estava vendo o currículo do pessoal mais antigo. Mesmo os medalhões da academia demoravam anos (via de regra, o pessoal demorava pelo menos uns 5-10 anos entre a conclusão do mestrado e o início do doutorado, salvo casos bem pontuais) para concluir a formação acadêmica. Hoje, a regra parece ser concluir o doutorado antes da primeira década de formação...
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Eu me pergunto a mesma coisa. Meu melhor amigo entrou no Mestrado aos 23 anos (concluiu aos 25) e engatou doutorado agora, aos 27 anos. Vendo a maior parte dos doutorandos que entraram junto com ele, mais da metade não tem nem 30 anos de idade (maioria na faixa de 27-29) e somente 3 têm mais de 45 anos.

Estava vendo o currículo do pessoal mais antigo. Mesmo os medalhões da academia demoravam anos (via de regra, o pessoal demorava pelo menos uns 5-10 anos entre a conclusão do mestrado e o início do doutorado, salvo casos bem pontuais) para concluir a formação acadêmica. Hoje, a regra parece ser concluir o doutorado antes da primeira década de formação...

Meu orientador de mestrado entrou pra ser professor na universidade pública que eu tive aula com +-30 e ele só tinha uma pós-graduação, não havia nem começado o mestrado ainda. Só foi tirar doutorado 20 anos depois. Se eu chegar numa universidade pública hoje com só pós-graduação eu não preencho nem o formulário de inscrição.
Um professor que conversei na universidade disse que quando ele fez mestrado turma dele tinha 4 pessoas pq quem tinha interesse em fazer era só quem queria mesmo ser acadêmico.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
O ideal era que dessem maior prioridade a habilidades e capacidade de se adaptar.

Mas com tanto analfabeto funcional que tem, é compreensível que a primeira coisa que vão olhar é os diplomas do cara.

E olha que nem isso garante que a pessoa será tão menos analfabeta.
Curso técnico no Brasil é muito mal visto, uma verdadeira pena. Várias pessoas estariam bem melhores de vida se optassem em continuar nessa parte do que investir no diploma que as vezes eles nem querem,
Estudei em escola pública a vida toda.
Calc3 é do demo!
:klol
Pior que entrei esse ano em ciências econômicas como segunda graduação na Federal e a grade puxa bastante para a parte de cálculos.

Eu me pergunto a mesma coisa. Meu melhor amigo entrou no Mestrado aos 23 anos (concluiu aos 25) e engatou doutorado agora, aos 27 anos. Vendo a maior parte dos doutorandos que entraram junto com ele, mais da metade não tem nem 30 anos de idade (maioria na faixa de 27-29) e somente 3 têm mais de 45 anos.

Estava vendo o currículo do pessoal mais antigo. Mesmo os medalhões da academia demoravam anos (via de regra, o pessoal demorava pelo menos uns 5-10 anos entre a conclusão do mestrado e o início do doutorado, salvo casos bem pontuais) para concluir a formação acadêmica. Hoje, a regra parece ser concluir o doutorado antes da primeira década de formação...
É o alarmismo do pessoal, muito por conta de uma sociedade tosca como a nossa, das pessoas concluírem o mais rápido "tias estudos. Estão nem aí com o aprendizado em si, mas a com o título na mão.

Algo semelhante ocorre no estudo para os concursos públicos mais complicados, mas acaba sendo até pior pelo fato de que no mestrado, pelo menos, a pessoa avança em títulos. Agora nos estudos de um concurso de nível alto a pessoa estuda bastante e só valerá a pena com a aprovação, não tem como acrecentar no currículo horas de PDF.

Meu orientador de mestrado entrou pra ser professor na universidade pública que eu tive aula com +-30 e ele só tinha uma pós-graduação, não havia nem começado o mestrado ainda. Só foi tirar doutorado 20 anos depois. Se eu chegar numa universidade pública hoje com só pós-graduação eu não preencho nem o formulário de inscrição.
Um professor que conversei na universidade disse que quando ele fez mestrado turma dele tinha 4 pessoas pq quem tinha interesse em fazer era só quem queria mesmo ser acadêmico.
Hoje banalizou bastante mestrado, por incrível que pareça. Até pensei em fazer para direito em um momento, mas nunca foi minha vontade nem ter feito a graduação, iria só passar raiva. Pretendo concluir ciências econômicas e entrar no mestrado relacionado a finanças públicas.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Curso técnico no Brasil é muito mal visto, uma verdadeira pena. Várias pessoas estariam bem melhores de vida se optassem em continuar nessa parte do que investir no diploma que as vezes eles nem querem,

Pior que entrei esse ano em ciências econômicas como segunda graduação na Federal e a grade puxa bastante para a parte de cálculos.


É o alarmismo do pessoal, muito por conta de uma sociedade tosca como a nossa, das pessoas concluírem o mais rápido "tias estudos. Estão nem aí com o aprendizado em si, mas a com o título na mão.

Algo semelhante ocorre no estudo para os concursos públicos mais complicados, mas acaba sendo até pior pelo fato de que no mestrado, pelo menos, a pessoa avança em títulos. Agora nos estudos de um concurso de nível alto a pessoa estuda bastante e só valerá a pena com a aprovação, não tem como acrecentar no currículo horas de PDF.


Hoje banalizou bastante mestrado, por incrível que pareça. Até pensei em fazer para direito em um momento, mas nunca foi minha vontade nem ter feito a graduação, iria só passar raiva. Pretendo concluir ciências econômicas e entrar no mestrado relacionado a finanças públicas.

Boa sorte!

:klol
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.698
Reações
10.752
Pontos
453
Quando tiver um filho vai mais é querer que ele saia de casa logo. Tipo se forma logo e vai cuidar da sua vida e para de me dar despesa.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.095
Reações
14.690
Pontos
503
Acho que essa valorização da pessoa se formar cedo é porque aí ela tem mais tempo pra agilizar a vida dela.

Mas em alguns casos acho que isso pode ser perigoso. Essa pressão de pais, da sociedade, ou até mesmo do próprio jovem pra que ele tenha logo um diploma universitário, que saia do ensino médio e já vá pro superior, pode fazer muita gente ingressar numa faculdade que não gosta só pra se formar em algo. No fim a pessoa acaba jogando dinheiro e tempo fora porque foi fazer faculdade sem nem saber direito o que queria da vida.
 
Ultima Edição:

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Curso técnico no Brasil é muito mal visto, uma verdadeira pena. Várias pessoas estariam bem melhores de vida se optassem em continuar nessa parte do que investir no diploma que as vezes eles nem querem,

Com certeza.

Eu acho que todo mundo no mínimo deveria saber consertar alguma coisa, saber fazer algo que seja útil pra maioria.
Ao menos saber por onde começar.

Porque aí pode acontecer até um apocalipse e a pessoa poderia contribuir com algo.

Mas fala isso no Brasil e vão dizer que você está querendo que todo mundo vire peão dos empresários satanistas.
 

Zorbak

Habitué da casa
Mensagens
185
Reações
287
Pontos
88
Tem tempo livre , tem mais é que estudar mesmo

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Por que a vida acaba mais cedo do que você acha que ela deve acabar.
O quanto antes for bem sucedido melhor.
 
Topo Fundo