O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o comunismo está crescendo novamente?

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.918
Reações
53.673
Pontos
703
Enquanto existir capitalismo, vai existir comunismo, que nada mais é do que a ideia de superar o capitalismo e suas contradições.

Vc não entende pq ele está voltando pq sua concepção de comunismo é engessada na URSS e afins, sendo que não é isso


É muito fácil é só interpretar corretamente as idiotices que Marx escreveu.

Será que algum dia algum país vai conseguir interpretar o marxismo corretamente ?
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
É quem paga por isso ?
3g9oru.jpg
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.918
Reações
53.673
Pontos
703


Mas que sistema sócio econômico bom esse .


Quem produz paga para quem não paga.

E quem não paga para quem não paga, acaba pagando bem caro.


Ordens do partidão. Quem não gostar também vai pagar caro.


Eta sistema bom.

Deve ser por isso que constroem muralhas e fuzilam quem tenta fugir, de tão bom que é.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Será que não há uma certa confusão de comunismo com autoritarismo? A relação me parece muito tênue e por isso talvez confunda. Me parece um assunto bem complexo. Eu não sei muito, estou falando mais com base em pequenos fragmentos de informação que cato aqui e acolá. Por isso que mencionei que isso caberia estudo, nem que fosse para refutar ele completamente.
Vu ter que sair em instantes, mas volto ao meu argumento anterior.

Socialismo precisa que alguém decida o que traz felicidade às pessoas e como de deve buscar isso. Se você não tem a mesma idéia de felicidade que o "alguém" tem, sinto muito, você tá ferrado. Só que, ao contrário do capitalismo, vc não vai ter a oportunidade de buscar sua felicidade, já que a única possível é a que o líder (mesmo que dizendo falar por todos) quer.

Sobre confundir socialismo com autoritarismo, eu tbm comentei antes.

Pras pessoas serem felizes, ninguem deve ser dono de nada.

Opa, e quem tem coisas?
Vamos tomar.
E se quem tem coisas não aceitar.
Vamos matar.
Não estou falando de teoria, estou falando da prática.

Socialismo é todo mundo ser dono de tudo. Você não faz todo mundo ser dono de tudo sem tomar de alguém, faz? Seja por ameaça seja pela força mesmo. Por isso todos os países socialistas tem que ter a "Ditadura do Proletariado", veja, não sou eu falando, tá na base de Marx. Ditadura do Proletariado.

Me diz, se o governo disser que sua casa não é mais sua, que vc vai ter que dividir ela com outras pessoas, você vai aceitar de boa? Só no autoritarismo pra te obrigarem. "Ah, mas eu aceitaria de boa pelo bem de todos", ótimo, mas e quem não aceita? Voltamos aos casos reais de URSS, China, Camboja, Somália, Etiópia, Alemanha Oriental, Vietnam, Cuba... Por que nenhum desses países eram democracia? Porque se fossem, as pessoas iam querer coisas que iam levar ao fim do socialismo.

O comunismo matou, só no século passado, mais pessoas que o nazismo, quase 6 vezes mais. Por quê? Porque as pessoas que não aceitavam serem moldadas "em nome do que é bom pra elas" eram mortas. Sejam os ucranianos em Holodomor, sejam os alfabetizados no Camboja, sejam os traidores do socialismo na Somália.


Eu estou te falando de fatos reais, de casos reais. Todo país que se torna socialista acaba tendo fome em larga escala, morte em larga escala e fuga de pessoas em larga escala (quando possível), sinal que o sistema não funciona na prática. E, na teoria, tbm nunca funcionou. Marx escolheu os dados que ajudavam a comprovar sua tese e escondia os que não ajudavam é tipo você achar que negros são inferiores, pegar só notícias de negros burros, criminosos ou o que for e quando surgisse uma noticia mostrando gênios negros, heróis negros, pessoas boas negras, escondesse esses dados. Na sua teoria negros são inferiores, pronto.

Tem um tópico não tão recente "As misérias de Marx". Mesmo a galera marxista não nega os fatos lá descritos - porque verdades com documentação farta - mas saem pela tangente "Um cara que não conseguia controlar as finanças da família com certeza, assim mesmo, pode criar uma teoria pra controlar as finanças de um país inteiro, um continente inteiro". Você contrataria um cara que não consegue lidar um fusca para dirigir um ônibus com você e sua família? Pois é, esse era Marx. O cara era um Edir Macedo da filosofia economica. E assim como tem maluco que defende Edir Macedo até a morte, tem maluco que defende Marx.

Tipo, 50 países seguiram as idéias de Marx, todos acabaram em fome, opressão, tentativas de fuga em massa, mortes e ditadura. Será que se alguém te dissesse "Coma essa fruta, ela vai te dar imortalidade' e você soubesse que outras 50 pessoas que tentaram comer morreram, você ia defender que era bom comer a fruta? Os comunistas defendem isso. "Porque o objetivo é bom!", mas não adianta defender algo cujo objetivo é bom se os resultados sempre se tornam maus, discorda?

No fim das contas, a ideia do comunismo, se for essa que eu estou pensando ser, é boa mas sua execução é complexa e muito difícil, quase utópico. Não me admira ter existido regimes tão autoritários. Provavelmente a ansiedade de tornar o mundo assim, cega as pessoas e provoca o mal. Se pensar, talvez a ideia do capitalismo fosse apenas simplificar essa mesma ideia porque eu imagino que o comunismo seja uma ideia mais antiga pois é basicamente uma observação da natureza, tudo na natureza tem sua razão de existir e o meio efetua trocas conforme as necessidades.
Não é.

Desculpe falar isso, mas vc parece ter uma idéia de comunismo que nem os comunistas tem. Por isso mesmo gostaria que tentasse ler sobre o tema e usasse a lógica para perceber que está defendendo um regime que na sua base, parasita tudo e todos, até a morte. Em todos os casos - a China não é exceção.
 
Ultima Edição:

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Na verdade, o que move o mundo open source é o conhecimento mesmo, a vontade de compartilhar conhecimento
Mais ou menos

"Mais de 80% do desenvolvimento do Linux é feito por companhias e não por voluntários"


O discurso é bonito mas não sobrevive à realidade, assim como o comunismo.
 
Ultima Edição:


Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Bom, se eu entendi o que o @Guy_Debord disse, o comunismo funcionaria como hoje em dia funciona o mundo open source. Na verdade, parando pra pensar, a utopia comunista na prática já está estabelecida no meio do software.

Basicamente, várias pessoas, com alguma necessidade, se juntam e produzem um software para atender a sua causa, como por exemplo, uma suíte de escritório para produzir planilhas e textos eletrônicos. Assim, todos colaboram ao mesmo tempo em que todos tem suas necessidades satisfeitas. Caso novas necessidades surjam, alguém pode inserir as mesmas no projeto já existe ou em caso de discordância dos membros participantes, fazer uma cópia do que já foi criado e dar continuidade com outras ideias e direções, e agregar outras pessoas com mesmos ideais.

Então o mundo seria regido por trocas em satisfação as necessidades.

Talvez seja difícil de imaginar isso porque normalmente somos ensinados desde pequeno a pensar dentro da caixinha, em que de fato, podemos fazer a relação de trocas por satisfação de necessidades, porém de forma regulada, onde alguém define como pode ser feito as trocas e quais necessidades você tem que ter.

Porque eu preciso de um iphone, de um PS4, de uma GTX 2080Ti, carros, etc? Será que eu quero isso mesmo ou essa necessidade foi "programada" em mim? Porque eu ficava empolgado em comprar um PS4 e quando eu comprei, em pouco tempo já não me sentia feliz com ele?

Inclusive, será que o comunismo não foi e não é recharçado, porque isso tiraria o poder de certas pessoas sobre os demais?

Não teria o comunismo não ter dado certo em alguns países porque ele foi só uma desculpa para a ascensão do poder de alguém ou ainda, ele deu errado porque foi feito de forma forçada as pessoas?

E mais, ele vai e vem na história da humanidade porque ao mesmo tempo em que a ideia é boa, ela torna as pessoas com menor preparo mais facilmente seduzidas ao projeto de poder de alguém.

Ou seja, tudo se resume a projetos de poder. E as pessoas desejam poder porque alguma coisa os fazem ou os induzem a terem esses tipos de pensamentos. Comportamento irracional de sobrevivência?

Dá até para pensar viajar para o lado religioso e pensar em coisas como influências diabólicas. Ou se ater mesmo a ciência de pensar que o homem macaco pensa na sua vida, de que de alguma forma aleatória, átomos se juntam a outros e geram seres que possuem esses sentimentos.

Enfim, viajei (ou não).

Quero estudar mais a respeito. Quero não, preciso.

Sim, exatamente isso. Produção pra troca já existe, como vc bem lembrou inclusive. É apenas uma questão de ampliar essa ideia.

O porquê disso não acontecer até agora, de acordo com a teoria, é devido ao progresso material e tecnológico. Sabe pq, na teoria, é dito que capitalismo é uma etapa necessária da história da humanidade? Exatamente pelo progresso tecnológico.
O capitalismo faz com que a busca pelo aumento de produtividade alcance patamares jamais vistos na história antes, e isso porque o lucro vem da diferença entre o salário do trabalhador X o tanto que ele produz em um determinado tempo, ou seja, um trabalhador produz 10 sapatos em uma hora, e a hora dele vale 10 reais, e cada sapato é vendido a 20. Ou seja, esse trabalhador produziu 200 reais e custou 10, portanto 190 reais de lucro pra fábrica. Agora, inventam uma maquina que permite que esse mesmo trabalhador, nesse mesmo período te tempo, produza 50 sapatos. Entende a onde isso vai chegar?

A questão é que como eu falei anteriormente em outro post, a produtividade no capitalismo é tanta que existem crises de superprodução, onde o mercado não consegue absorver tudo que é produzido.

Resumo da ópera: cada dia que passa o ser humano produz mais com menos, a ponto de chegar em crises de superprodução pq não há compradores suficiente. Pra chegar nessa etapa da história é necessária a lógica capitalista em um primeiro momento, e aqui eu gostaria de associar isso as respostas que o Goris está te dando.

Como ele mesmo admite sem o menor problema, ele não sabe o que é a teoria do marx. Sabe muito bem sobre a vida pessoal do cara, mas não da teoria, que convenhamos é o que realmente importa. Se Einstein fosse a escória da humanidade, isso em nada mudaria sua contribuição pra física.
Goris só tem duas alternativas: falar da pessoa, ou falar das ditas experiências socialistas.

Em outro post meu nesse mesmo tópico expliquei pro Zé do Caixão que cada governo comunista veio com um propósito particular que nos é revelado ao estudar a história do país. URSS por exemplo, Lênin sabia e escreveu sobre qual era o plano, no caso, tirar a Rússia do feudalismo através do capitalismo de Estado e com isso trazer o progresso tecnológico necessário para, eventualmente, chegarem no estágio comunista.

Fonte:

As outras experiências autoritárias que ele cita são da vertente "marxista-leninista", e repare como todas, sem exceção, ocorreram em países extremamente subdesenvolvidos: China, Vietnã, Coreia, Rússia, Cuba etc. A ideia é basicamente a mesma, progredir as forças produtivas (tecnologia de produção) pra ai então pensar em comunismo.

Resumo da ópera parte 2: Esses países que o Goris está usando pra criticar comunismo sequer são comunistas. Eles tem um governo comunista, que aceita a teoria marxista em partes sobre o progresso histórico humano, e que estão a governar um modo de produção capitalista. E isso é evidente, é um atestado de ignorância dizer que China, Vietnã ou Cuba tem um modo de produção comunista, sendo que lá a produção ainda é pra troca em vez de ser pro uso humano de fato. Existe dinheiro, que em si já é uma mercadoria, trabalho é comprado e vendido e etc, como caralhas isso seria comunismo?

Agora, voltando pra inevitabilidade do comunismo, pensemos as tecnologias mais modernas que existem na produção como IA, impressoras 3D e suas aplicações industriais e a porra toda. Vc vê como a gente está gradualmente caminhando pra mecanização praticamente total de toda produção? Nesse processo, o trabalhador perde o emprego pra máquina. Sem emprego = sem salário = sem comprar. Capitalismo é insustentável, efetivamente impossível dele durar pra sempre. Como resolver essa questão do desemprego e ao mesmo tempo um nível de produtividade absurdo? Abolindo a forma-mercadoria. Em outras palavras, tudo de graça, produção pra uso e não pra troca por dinheiro e etc.

Cara, se vc quiser entender essa teoria, não tem outro caminho e nem atalhos:

Como marx mesmo diz:

"Não existe estrada real para a ciência; só poderá alcançar os seus cumes luminosos quem não receie fatigar-se em escalar as suas veredas escarpadas."

O porquê das coisas não funcionarem, do homem ser ao mesmo tempo bom e ao mesmo tempo corruptível, é bem aleatório como tudo no universo. Se descobrirem isso, será o fim de tudo pois tudo fará sentido.

Acredito que esse meu post ajude a elucidar bem de leve essa questão. O motivo de não ter acontecido até agora está diretamente relacionado com o desenvolvimento material da humanidade.

Pra embasar essa ideia: pense em todas as mudanças sociais com a invenção da máquina a vapor. Pra início, quem detém a riqueza a partir desse ponto não são mais os nobres, mas os donos dessas fábricas. Isso por si só já implica o fim do feudalismo. Ou seja, foi o progresso das forças produtivas um dos, se não o, principal motivo da mudança do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

Esse processo não parou, as forças produtivas se desenvolvem cada vez mais rapidamente, e elas assim como em toda a história da humanidade, terão impacto sobre como organizamos a vida material, ou seja, a economia. É risível crer que capitalismo é o ponto final do progresso histórico da humanidade.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Boa parte dessas companhias contribuem para obter alguma vantagem em cima disso.

O grosso do kernel já foi feito, então o desenvolvimento atual é mais em questões de drivers e promover segurança, principalmente porque essas mesmas empresas utilizam o linux para suas necessidades. É quase como uma fusão do capitalismo com o comunismo.

Quando eu mencionava o mundo open source, eu estava mais ao chão, com softwares mesmo e não algo tão complexo quanto o kernel do linux.
Você pode ver as coisas dessa forma, que as pessoas trabalham no opensource em prol de ajudar as pessoas, ou então ver pelo lado de que eles no final das contas querem poder colocar o trabalho deles no currículo para conseguir emprego em alguma grande empresa.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Você pode ver as coisas dessa forma, que as pessoas trabalham no opensource em prol de ajudar as pessoas, ou então ver pelo lado de que eles no final das contas querem poder colocar o trabalho deles no currículo para conseguir emprego em alguma grande empresa.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

...Porque não os dois?
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Obrigado pela explicação, vou dar uma lida no famoso "O Capital".

Mas a ideia de que a tecnologia promoverá isso já me veio antes, quando pensei que o capitalismo perderia sentido se tudo fosse automatizado, pois o custo de tudo seria zero. Estudar um pouco de IA te dá um pouco dessas ideias.

Já sobre a questão da superprodução, eu já tinha visto no documentário "O Século do ego", onde esse temor surgiu em meados dos anos 20 e que por conta disso, criaram o conceito de desejar produtos ao invés de apenas obter ele para alguma necessidade, sendo o pai de tudo isso, o Edward Bernays, sobrinho de Sigmund Freud que usou suas teorias para capitalizar em cima disso.

Acho interessante pra c***lho essa coisa de IA, apesar de não entender direito. O pouco que li achei impressionante e de um potencial inestimável.

Sobre O Capital, sinceramente recomendo comprar o livro se realmente quiser se aprofundar. Não é uma leitura muito fácil, e o link que eu te passei, apesar de gratuito, é em português de Portugal e também não é a obra completa. Comprei essa versão aqui:


E é uma tradução excelente, do texto original. Recomendo forte. Volta e meia cai em promoção, paguei 60,00 biroliros quando comprei.
 
Ultima Edição:

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
...Porque não os dois?
Sim, uma coisa não exclui a outra. Mas chega e pergunta "Você prefere ajudar os outros ou ganhar dinheiro"
Pois é

O meu ponto é: A comunidade opensource vive só de boas intenções? Não, não vive.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Sim, uma coisa não exclui a outra. Mas chega e pergunta "Você prefere ajudar os outros ou ganhar dinheiro"
Pois é

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

E isso diz muito sobre o capitalismo.

Pense no que significa essa tua pergunta, sem nem ir muito longe está implícito que dá pra ganhar dinheiro sem ajudar os outros, ou pior, podemos supor que ganhar dinheiro pode, em uma dada circunstância, prejudicar os outros como ganhar dinheiro através de corrupção. Vc está, sem querer eu imagino, evidenciando uma problemática gerada pela existência da forma-mercadoria.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
E isso diz muito sobre o capitalismo.

Pense no que significa essa tua pergunta, sem nem ir muito longe está implícito que dá pra ganhar dinheiro sem ajudar os outros, ou pior, podemos supor que ganhar dinheiro pode, em uma dada circunstância, prejudicar os outros como ganhar dinheiro através de corrupção. Vc está, sem querer eu imagino, evidenciando uma problemática gerada pela existência da forma-mercadoria.
Esse é um problema do ser humano em si e não do capitalismo. O dinheiro não faz diferença, eu poderia perguntar "Você prefere ajudar os outros ou a si mesmo" o resultado não seria diferente.
Quando a coisa aperta é sempre cada um por si, está ligado ao instinto de sobrevivência e auto preservação. Essa característica fundamental é completamente ignorada pelo comunismo.
Esse é a bala de prata no coração do martelo e foice. Por isso é chamado de utopia.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Esse é um problema do ser humano em si.
Quando a coisa aperta é sempre cada um por si. Essa característica fundamental é completamente ignorada pelo comunismo.

Se tudo é de graça essa tua pergunta perde totalmente o sentido. Essa pergunta em si já supõe a existência da forma-mercadoria. Essa característica fundamental que vc coloca é mais um motivo pra gente superar esse sistema atual que favorece quem age dessa forma ai.

Esse é a bala de prata no coração do martelo e foice.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

É "cringe" que o pessoal fala né. Porra não me cringe Ice, c***lho :klol
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Se tudo é de graça essa tua pergunta perde totalmente o sentido. Essa pergunta em si já supõe a existência da forma-mercadoria. Essa característica fundamental que vc coloca é mais um motivo pra gente superar esse sistema atual que favorece quem age dessa forma ai.



É "cringe" que o pessoal fala né. Porra não me cringe Ice, c***lho :klol
Cara, não adianta, você pode colocar quantos "e se" quiser. É uma utopia, exatamente como está no livro.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Cara, não adianta,

Pois é, não adianta tentar conversar com quem não está disposto nem a tentar entender a coisa. Vc claramente está sem argumento e mesmo assim não quer ponderar se está errado sobre a questão. Se não for nem se esforçar pra me responder, essa é minha ultima resposta a vc.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Pois é, não adianta tentar conversar com quem não está disposto nem a tentar entender a coisa. Vc claramente está sem argumento e mesmo assim não quer ponderar se está errado sobre a questão. Se não for nem se esforçar pra me responder, essa é minha ultima resposta a vc.
Eu já entendi a coisa, justamente por esse motivo estou falando que não funciona e ainda expliquei o motivo, o ser humano não é compatível com essa proposta. O problema aqui é que você simplesmente nunca vai aceitar, vai ficar dando vários "e se isso" "e se aquilo", nunca vai ter fim.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Rampal

Bam-bam-bam
Mensagens
900
Reações
2.789
Pontos
333
O capitalismo faz com que a busca pelo aumento de produtividade alcance patamares jamais vistos na história antes, e isso porque o lucro vem da diferença entre o salário do trabalhador X o tanto que ele produz em um determinado tempo, ou seja, um trabalhador produz 10 sapatos em uma hora, e a hora dele vale 10 reais, e cada sapato é vendido a 20. Ou seja, esse trabalhador produziu 200 reais e custou 10, portanto 190 reais de lucro pra fábrica. Agora, inventam uma maquina que permite que esse mesmo trabalhador, nesse mesmo período te tempo, produza 50 sapatos. Entende a onde isso vai chegar?

Lucro vem da diferença positiva entre o preço que o consumidor está disposto a pagar por uma mercadoria e o preço de custo para manufaturá-la. Sem consumidor, sem lucro. Independente do salário do trabalhador ou do quanto ele produz em um determinado tempo.

E você tá confundindo apropriação de mais-valia com lucro. São coisas distintas. Lucro ocorre somente quando um bem vai pro mercado e a apropriação da mais-valia precede o mercado. Lá na fórmula da taxa de mais valia do Marx, inclusive, sequer tem lucro.
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.918
Reações
53.673
Pontos
703
Sim, exatamente isso. Produção pra troca já existe, como vc bem lembrou inclusive. É apenas uma questão de ampliar essa ideia.

O porquê disso não acontecer até agora, de acordo com a teoria, é devido ao progresso material e tecnológico. Sabe pq, na teoria, é dito que capitalismo é uma etapa necessária da história da humanidade? Exatamente pelo progresso tecnológico.
O capitalismo faz com que a busca pelo aumento de produtividade alcance patamares jamais vistos na história antes, e isso porque o lucro vem da diferença entre o salário do trabalhador X o tanto que ele produz em um determinado tempo, ou seja, um trabalhador produz 10 sapatos em uma hora, e a hora dele vale 10 reais, e cada sapato é vendido a 20. Ou seja, esse trabalhador produziu 200 reais e custou 10, portanto 190 reais de lucro pra fábrica. Agora, inventam uma maquina que permite que esse mesmo trabalhador, nesse mesmo período te tempo, produza 50 sapatos. Entende a onde isso vai chegar?

A questão é que como eu falei anteriormente em outro post, a produtividade no capitalismo é tanta que existem crises de superprodução, onde o mercado não consegue absorver tudo que é produzido.

Resumo da ópera: cada dia que passa o ser humano produz mais com menos, a ponto de chegar em crises de superprodução pq não há compradores suficiente. Pra chegar nessa etapa da história é necessária a lógica capitalista em um primeiro momento, e aqui eu gostaria de associar isso as respostas que o Goris está te dando.

Como ele mesmo admite sem o menor problema, ele não sabe o que é a teoria do marx. Sabe muito bem sobre a vida pessoal do cara, mas não da teoria, que convenhamos é o que realmente importa. Se Einstein fosse a escória da humanidade, isso em nada mudaria sua contribuição pra física.
Goris só tem duas alternativas: falar da pessoa, ou falar das ditas experiências socialistas.

Em outro post meu nesse mesmo tópico expliquei pro Zé do Caixão que cada governo comunista veio com um propósito particular que nos é revelado ao estudar a história do país. URSS por exemplo, Lênin sabia e escreveu sobre qual era o plano, no caso, tirar a Rússia do feudalismo através do capitalismo de Estado e com isso trazer o progresso tecnológico necessário para, eventualmente, chegarem no estágio comunista.

Fonte:

As outras experiências autoritárias que ele cita são da vertente "marxista-leninista", e repare como todas, sem exceção, ocorreram em países extremamente subdesenvolvidos: China, Vietnã, Coreia, Rússia, Cuba etc. A ideia é basicamente a mesma, progredir as forças produtivas (tecnologia de produção) pra ai então pensar em comunismo.

Resumo da ópera parte 2: Esses países que o Goris está usando pra criticar comunismo sequer são comunistas. Eles tem um governo comunista, que aceita a teoria marxista em partes sobre o progresso histórico humano, e que estão a governar um modo de produção capitalista. E isso é evidente, é um atestado de ignorância dizer que China, Vietnã ou Cuba tem um modo de produção comunista, sendo que lá a produção ainda é pra troca em vez de ser pro uso humano de fato. Existe dinheiro, que em si já é uma mercadoria, trabalho é comprado e vendido e etc, como caralhas isso seria comunismo?

Agora, voltando pra inevitabilidade do comunismo, pensemos as tecnologias mais modernas que existem na produção como IA, impressoras 3D e suas aplicações industriais e a porra toda. Vc vê como a gente está gradualmente caminhando pra mecanização praticamente total de toda produção? Nesse processo, o trabalhador perde o emprego pra máquina. Sem emprego = sem salário = sem comprar. Capitalismo é insustentável, efetivamente impossível dele durar pra sempre. Como resolver essa questão do desemprego e ao mesmo tempo um nível de produtividade absurdo? Abolindo a forma-mercadoria. Em outras palavras, tudo de graça, produção pra uso e não pra troca por dinheiro e etc.

Cara, se vc quiser entender essa teoria, não tem outro caminho e nem atalhos:

Como marx mesmo diz:

"Não existe estrada real para a ciência; só poderá alcançar os seus cumes luminosos quem não receie fatigar-se em escalar as suas veredas escarpadas."



Acredito que esse meu post ajude a elucidar bem de leve essa questão. O motivo de não ter acontecido até agora está diretamente relacionado com o desenvolvimento material da humanidade.

Pra embasar essa ideia: pense em todas as mudanças sociais com a invenção da máquina a vapor. Pra início, quem detém a riqueza a partir desse ponto não são mais os nobres, mas os donos dessas fábricas. Isso por si só já implica o fim do feudalismo. Ou seja, foi o progresso das forças produtivas um dos, se não o, principal motivo da mudança do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

Esse processo não parou, as forças produtivas se desenvolvem cada vez mais rapidamente, e elas assim como em toda a história da humanidade, terão impacto sobre como organizamos a vida material, ou seja, a economia. É risível crer que capitalismo é o ponto final do progresso histórico da humanidade.




3793874298473-jpg.125752


"Sim, acredito que o comunismo pode dar certo, especialmente aqui no Brasil. Como adivinhou?"
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.381
Pontos
503
Um registro histórico. Faz um tempo, mas não se deve esquecer.

Fez dois anos, no último dia 9/11, o triste episódio registrado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Um evento cultural, que pretendia debater o tema "Semana Vítimas do Comunismo, a maior tragédia do Século 20", autorizado pelos órgãos universitários, por pressão de grupos de esquerda, foi cancelado inesperadamente.

Estariam em Florianópolis especialistas para debater questões relativas ao gigantesco holocausto silencioso da Rússia no período do Stalinismo.

Naquele período (décadas de 30-50) o líder comunista entrou pra história como vice-campeão mundial de ''cancelamentos de cpf'', só 'perdendo' para o seu colega ditador Mao-Tse Tung, que mat... governou os chineses no ''grande salto'' daquele país na sua odisséia pelo comunismo.

O revés na realização do evento, segundo os organizadores, foi decidido pelo professor Irineu Sousa, diretor do Centro Sócio Econômico, que disputou o cargo de reitor apoiado pelo professor Nildo Ouriqes, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos e maior defensor do bolivarianismo no estado catarinense.

O cancelamento do evento e até das noticias veiculadas pela Agecom revela que a esquerda da UFSC assumiu atitudes fascistas e liquida com a diversidade ideológica, condição vital para existência de uma universidade".

dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/moacir-pereira/noticia/2017/11/a-pressao-dos-grupos-de-esquerda-no-cancelamento-do-evento-da-ufsc-que-critica-o-comunismo-9987740.html

Universidade... mas sem diversidade de ideias, ironicamente.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Não há guinada comunista alguma acontecendo no mundo. Como já disseram aqui, isto é pura bobagem maniqueísta besta de pseudo-conservador que não estudou ("se não é conservador, então só pode ser comunista!", derp, derp).

Não há guinada "comunista", mas sim autoritária. No Brasil, ela é obviamente de direita; nos Estados Unidos, também. E, não, a Europa não está ficando "comunista". Inclusive, o ataque da União Européia e da Alemanha quando a Syriza ameaçou a Grécia com as suas "peripécias" foi severo.

O que existe na Europa é um centro-esquerdismo. Mas comunismo? Rsrs, somente alguém plenamente ignorante sobre o mundo atual afirmaria uma asneira dessas (ou então um patente frequentador assíduo da Outer Space).
 
D

Deleted member 219486

Os comunistas esquerdistas tão tentando impor seus governos e ideologias para se manterem no poder, estão seguindo os governos que controlam a população e se fingem de capitalistas mas os políticos são mafiosos corruptos da pior espécie.
 
Topo Fundo