O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o espiritismo tá crescendo tanto no Brasil? [+Evangélicos +Classe Média]

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Muito se comenta acerca da religião evangélica e o crescimento gradativo dela no país nos últimos anos, como uma consequência do declínio do catolicismo por aqui.

Mas outra consequência que vejo é o crescimento do espiritismo. E sem guerra de classes nem nada do tipo, mas esse crescimento pelo o que eu vejo ocorre mais entre os ex-católicos da classe média e/ou classe alta brasileira, enquanto os "neo-evangélicos" tendem a ser os ex-católicos de origem mais pobre. Quer dizer, há 10, 15, 20 anos atrás, o que não faltava era família católica de classe média que ia na igreja. Hoje, fale com algumas pessoas dessas mesmas famílias, e verá que alguns se debandaram pro espiritismo, passando a frequentar cada vez mais centros/pousadas/etc, e menos igrejas.

E bem, a pergunta é: por que logo o espiritismo pra substituir aos poucos o catolicismo entre a classe média? Só pra ter uma ideia mesmo.

P.S.: Claro que também houve um aumento dos ateus, mas ainda não devem ser mais que 5% da população, ou melhor, devem estar abaixo desse número até.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Decadência do país.

Sem falar que os próprios católicos são pouco instruídos e sequer leram o catecismo da Igreja uma vez na vida.

Essa fuga pode até não ser algo ''ruim'', como o Papa Bento XVI disse uma vez preferia uma Igreja pequena do que uma grande onde as pessoas são descompromissadas com Jesus.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.029
Reações
15.473
Pontos
1.139
E olha que paradoxo interessante, na grande maioria das igrejas evangélicas há um apelo forte ao dízimo (e ironicamente famílias mais pobres são atraídas), enquanto no espiritismo dízimo não existe, no lugar, prega-se a caridade e trabalhos sociais (e famílias de classe média-alta são atraídas).

No mais, não sou espírita, mas preferiria ver o espiritismo como religião predominante do Brasil do que as igrejas católicas e evangélicas. É uma doutrina que não condena ninguém por não segui-la.
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
Antes o espiritismo não era bem visto por aí, agora com essa aceitação maior de religiões ele está mais livre e mais "aberto".
Mas na minha opinião também tem o "a moda da vez", assim como a evangélica foi a alguns anos atrás.

Sou evangélica, mas cada um sabe do seu, não vejo mal na religião espírita, desde que pregue o bem e acredite em Deus acima de tudo, tá ótimo, isso que importa.

(O kardecista, digo)
 


Robisom_Vermelin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.239
Reações
6.537
Pontos
314
Acredito que o que faz catolicos se tornarem ou envagelicos ou espiritas varia com a crença em santos, por exemplo:

Na realidade espiritismo é a segunda, antes dela tem a umbanda
Tem nego que venera são jorge e é catolico consequentemente nessa ele ja é um espirita catolico, e dai é um passo pra ele virar espirita e engajar numa religião half-monoteista e atualmente a igreja catolica eu considero como politeista, veneram mais nossa senhora aparecida do que a proprio Deus e Jesus.
Mais existem aqueles católicos, uma parcela deles que observam bem e refletem sobre o mandamento de moisés de não adorar imagens e ai viram evangélicos, e ai começa a discussão dos evangélicos com os católicos que antigamente torturou e executou milhares de pagãos por adorar outras entidades e que hj libera mais e mais santos apadrinhando em busca de fieis, isso para não perder território.

Finalizando, Igreja catolica ta no meio do muro liberando e cagando os seus princípios e enquanto ela resolve oq fazer, tem nego que ta caindo pra um lado (espiritismo-umbanda-kimbanda) e pro outro (evangelica)
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
Estamos falando do espiritismo baseado em religiões de origem africana ou do kardecista? Pq eu estava falando do kardecista aqui.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Acredito que o que faz catolicos se tornarem ou envagelicos ou espiritas varia com a crença em santos, por exemplo:

Na realidade espiritismo é a segunda, antes dela tem a umbanda
Tem nego que venera são jorge e é catolico consequentemente nessa ele ja é um espirita catolico, e dai é um passo pra ele virar espirita e engajar numa religião half-monoteista e atualmente a igreja catolica eu considero como politeista, veneram mais nossa senhora aparecida do que a proprio Deus e Jesus.
Mais existem aqueles católicos, uma parcela deles que observam bem e refletem sobre o mandamento de moisés de não adorar imagens e ai viram evangélicos, e ai começa a discussão dos evangélicos com os católicos que antigamente torturou e executou milhares de pagãos por adorar outras entidades e que hj libera mais e mais santos apadrinhando em busca de fieis, isso para não perder território.

Finalizando, Igreja catolica ta no meio do muro liberando e cagando os seus princípios e enquanto ela resolve oq fazer, tem nego que ta caindo pra um lado (espiritismo-umbanda-kimbanda) e pro outro (evangelica)


Eu não creio que os "neo-evangélicos"(em maioria pobres), pensem lá dessa maneira aí não.

Acho que o lobby forte que a Globo faz em suas novelas ano após ano influenciou bastante também.


Como assim?
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Acredito que o que faz catolicos se tornarem ou envagelicos ou espiritas varia com a crença em santos, por exemplo:

Na realidade espiritismo é a segunda, antes dela tem a umbanda
Tem nego que venera são jorge e é catolico consequentemente nessa ele ja é um espirita catolico, e dai é um passo pra ele virar espirita e engajar numa religião half-monoteista e atualmente a igreja catolica eu considero como politeista, veneram mais nossa senhora aparecida do que a proprio Deus e Jesus.
Mais existem aqueles católicos, uma parcela deles que observam bem e refletem sobre o mandamento de moisés de não adorar imagens e ai viram evangélicos, e ai começa a discussão dos evangélicos com os católicos que antigamente torturou e executou milhares de pagãos por adorar outras entidades e que hj libera mais e mais santos apadrinhando em busca de fieis, isso para não perder território.

Finalizando, Igreja catolica ta no meio do muro liberando e cagando os seus princípios e enquanto ela resolve oq fazer, tem nego que ta caindo pra um lado (espiritismo-umbanda-kimbanda) e pro outro (evangelica)

Você sabe que essa questão de Santos da Igreja católica são falácias, não é?

Os Santos católicos são ícones e não ídolos.

A bíblia condena ídolos que são deuses, possuem autonomia. Os Santos Católicos são criaturas abaixo de Deus e dependem de Deus para realizar algum milagre -- os santos apenas rogam a Deus, que é basicamente rezar por quem o pediu algo.

Há muita diferença por exemplo, dos Santos católicos em relação aos deuses egípcios, que são o que o contexto daquela época remete.

Aliás, veneração =/= idolatria.

Como eu disse no começo do tópico, os católicos viram evangélicos por falta de instrução. Se lessem a bíblia pelo menos, sem cegueira, veriam como tudo é tão simples.

Há mais de 1 milênio atrás houve um movimento dentro da Igreja católica chamado mariolatria, isso foi proibido em pouco tempo, acho que deve ter até alguma citação disso em alguma encíclica.
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.426
Reações
17.040
Pontos
1.389
bem, é ilógico acreditar em reencarnação, visto que ta na biblia que homens só devem morrer uma vez e depois esperar o dia do juízo. Se a pessoa quer acreditar tudo bem eu posso respeitar isso, só não concordo

Um lado pode ser ilógico, o outro não né?
 

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
30 anos de marketing financiado pela familia Marinho
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
É chique ser espírita hoje em dia. O luxo não é igual ao dos frequentadores de Igreja Batista, mas a vontade de impressionar os outros é imensa.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
As pessoas mais simples se tornam evangélicas por causa da filosofia do "pague agora receba agora" das igrejas pentecostais ou pra largar das religiões de matriz africana acusadas de trazer desgraça (como afrodescendente acho que isso enfraquece a história da nossa etnia) pra vida aqui na Terra.

Estava vendo um canal do Youtube que mostra conversas com médiuns incorporados e em nenhum momento os espíritos vendem a idéia de que a religião que trabalham é garantia de prosperidade. Nem mesmo mórmons e católicos pregam isso.
 

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.750
Reações
9.555
Pontos
948
Também percebo essa questão levantada pelo OP. No meu circulo social percebo o aumento crescente de novos espiritas (desculpem os entendidos no assunto mas não sei muito bem a diferença de cada "escola" espirita, então tratarei do espiritismo trazido pela onda Chico Xavier e romances de auto ajuda) justamente na parcela da sociedade com certo nível escolar e consequentemente financeira mais elevado, enquanto os novos evangélicos concentram-se na parcela mais pobre mesmo.

E vendo de fora assim, fico até feliz de certas pessoas procurarem esse tipo de crença que tenta passar a ideia de evolução espiritual e a caridade como forma de se elevar. Nada contra os evangélicos obviamente, mas essa onda de dizimo em primeiro lugar deturpam tanto a fé das pessoas que acabamos sem querer generalizando e perdendo o respeito.

Eu acho é engraçado como alguns aqui já postam com certa arrogância afirmando que "minha religião" é melhor que a sua.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
As pessoas hj em dia estão tao carentes de uma "resposta", que qualquer bobagem serve.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.684
Reações
40.317
Pontos
1.053
Acho que o espiritismo está mais acessível, digamos assim. Tem aqueles livros estilo Zibia Gasparetto que vendem em tudo que é canto, referências em novelas e tudo mais.
O pessoal vê e se interessa.
 

Fox616

Supra-sumo
Mensagens
625
Reações
1.341
Pontos
163
Sou evangélica, mas cada um sabe do seu, não vejo mal na religião espírita, desde que pregue o bem e acredite em Deus acima de tudo, tá ótimo, isso que importa.
Acho que um espírita não necessariamente acredita em Deus.

Você sabe que essa questão de Santos da Igreja católica são falácias, não é?

Os Santos católicos são ícones e não ídolos.
Talvez para você, mas isso não é regra. Tem muita gente que venera Santos locais, a Virgem Maria, entre outros, mais do que a Deus ou Jesus.
 

ale_cotcha

Bam-bam-bam
Mensagens
5.697
Reações
6.331
Pontos
419
Tão fácil falar que é influência da globo, difícil é comentar que família espírita na turma da Monica (a da Magali) foi varrida pra baixo do tapete por causa de reclamação evangélica.
FIGHT the real enemy!!


Ahazando o c***lho todo via Tapatalk
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
xico chavier + globo + livros acessiveis, curto o espiritismo e das historias das religioes é a que eu mais curto.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu era católico, ia na igreja, fiz catequese, mas a pessoa vai crescendo e começa a ver o tanto de m**** que essa igreja católica já fez...

Eu não acredito em igreja nenhuma, só em deus mesmo.

Mas o espiritismo é a religião que mais simpatizo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Nos últimos tempos a globo tem sempre exibido novelas em que o espiritismo é um elemento chave da trama.
A atual que é a alma viva é bem detalhada.

Acho que isso ajuda a popularizar o tema.

Nem sabia que tinha uma novela chamada "Alma Viva" passando lol

Em todo caso, não tinha pensado nisso. De fato a Globo geralmente mostra o espiritismo em suas novelas, seja como um simples elemento secundário da trama ou mesmo como algo de muito destaque, como naquela novela de uns anos atrás "O Profeta".
 
Ultima Edição:

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
As pessoas buscam religiões, doutrinas ou seitas que procurem contradizer ao mínimo a vontade delas, logo, o espiritismo se encaixa nisso aí. O que tem de cristão, evangélico, etc. que é o oposto do que prega... No caso do espiritismo o conformismo é a chave do sucesso, afinal de contas, a pessoa pode alegar que é karma hue.

Agora falando sério sobre a doutrina, acho interessante, e com mais sentido que qualquer outra religião se for parar pra pensar. Cheguei a ler um livro por indicação de um user aqui, osmin se não me engano, e realmente achei interessante, mas pra mim requer "fé" também já que nada do que está ali pode ser provado, embora os argumentos até apelem um pouco para a lógica.

As pessoas deveriam procurar crer em algo que lhes faça sentido, é o que eu faço, e embora "católico", vai sabe se o que está lá é verdade mesmo, provavelmente muito pouco ou nada. A verdade é que não sabemos de nada e somos só 1 grau de areia (nosso planeta) portanto, admiro quem consegue ver com convicção sua própria fé e não a maioria bitolada aí que é "crente" pra inglês ver.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Nos últimos tempos a globo tem sempre exibido novelas em que o espiritismo é um elemento chave da trama.
A atual que é a alma viva é bem detalhada.

Acho que isso ajuda a popularizar o tema.

Eu não sou noveleiro, mas já vi pessoas que assistem comentando sobre o espírito da fulana que vai perseguir ciclana, além de que as novelas da Globo sempre tiveram esse elemento, mas acho que ultimamente houve mesmo aumento dessa propaganda religiosa nas novelas, ainda que de forma implícita.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.171
Reações
175.477
Pontos
2.234
Eu não atribuiria o crescimento recente do espiritismo ao elemento "novela". O espiritismo cresce enquanto a audiência das novelas só caiu nos últimos anos, afinal.

A novela mais espírita que houve na Globo foi "A Viagem", acho que em 95. Lembro que naquela época foi observado um crescimento, inclusive, mas arrefeceu depois que a novela acabou.

Ademais, novela hoje em dia quase que só atinge público das classes chamadas D e E, enquanto o próprio OP - e outros usuários depois - disse aí que nota mais o fenômeno nas classes média-alta e alta.

Aliás, colocar qualquer coisa na conta da Globo e novelas hoje em dia é meio bobo, via de regra.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
A verdade é que toda religião tem falhas, as pessoas apenas ficam na que tem o maior n° de respostas que ela precisa.
 

De Flitsend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.306
Reações
3.194
Pontos
703
Eu era católico, ia na igreja, fiz catequese, mas a pessoa vai crescendo e começa a ver o tanto de m**** que essa igreja católica já fez...

Eu não acredito em igreja nenhuma, só em deus mesmo.

Mas o espiritismo é a religião que mais simpatizo.

Não fez ''m****'' nenhuma.

Muita coisa que você deve acreditar em relação à Igreja são distorções históricas.
Talvez para você, mas isso não é regra. Tem muita gente que venera Santos locais, a Virgem Maria, entre outros, mais do que a Deus ou Jesus.

Lê meu post todo.

Eu respondi isto.

Idolatria a qualquer Santo é condenado.

E há grandes diferenças entre venerar e idolatrar.
 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
A única coisa que eu sei é que estou cansada de ser cada vez mais entrincherada por evangélicos e sua política de investigação e controle da vida alheia.

Que m****! Tanta coisa para fazer e ficam nessa de investigar e especular a vida dos outros.
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.104
Reações
172.170
Pontos
2.599
As pessoas cansam e se se trata de uma religião dominante é natural que tenhamos remanejamento de pessoas por causa da quantidade para outras que eram minoria. Se a pessoa procura algo que faz melhor a ela é válido. O que não é válido é aderir a uma religião para enganar, roubar dinheiro, viver como se fosse uma profissão e tal.
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Talvez seja a doutrina que melhor se encaixe no perfil, que as traga identificação e preencha o vazio dessas pessoas.

Logo mais começa a babaquice de espiritismo de esquizofrênico, católico pedofólico romano e ateus graças a Deus...
 
Topo Fundo