O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o espiritismo tá crescendo tanto no Brasil? [+Evangélicos +Classe Média]

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
galera eu não sei quem foi que falou que supostamente "está crescendo" eu acho que nos anos 80 sim cresceu muito e tinha até programas televisivos, mas aí a internet veio, o pessoal ficou cético pra c***lho e os caras simplesmente foram desmascarados.
o que pode acontecer são mais ações sociais agora a religião em si duvido muito que esteja crescendo. o que cresce mesmo é o ateísmo generalizado.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
galera eu não sei quem foi que falou que supostamente "está crescendo" eu acho que nos anos 80 sim cresceu muito e tinha até programas televisivos, mas aí a internet veio, o pessoal ficou cético pra c***lho e os caras simplesmente foram desmascarados.
o que pode acontecer são mais ações sociais agora a religião em si duvido muito que esteja crescendo. o que cresce mesmo é o ateísmo generalizado.
E, ousadia eu dizer, ainda por cima o "tipo errado" de ateísmo - aquele de Richard Dawkins, Sam Harris, Christopher Hitchens e Cia. Ltda do chamado "Novo Ateísmo" (que é mais burro, reducionista e mistificador do que uma porta).
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
E, ousadia eu dizer, ainda por cima o "tipo errado" de ateísmo - aquele de Richard Dawkins, Sam Harris, Christopher Hitchens e Cia. Ltda do chamado "Novo Ateísmo" (que é mais burro, reducionista e mistificador do que uma porta).
não é nada disto que eu quis dizer mas aversão a todo tipo de religião!
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
não é nada disto que eu quis dizer mas aversão a todo tipo de religião!
Mas é exatamente isso que nós encontramos com Richard Dawkins e Cia Ltda. O discurso é sempre basicamente o mesmo: as religiões são "mentiras evolutivas", por algum tempo necessárias não só para a nossa evolução como espécie mas como controle social, mas agora, que atingimos a nossa maioridade como seres humanos, já não precisamos mais delas.

O discurso predominante do ateísmo hoje é esta justificação vulgar de que "a mentira da religião já não é mais necessária no tempo da ciência", ou de que "as religiões só nos trouxeram guerra, violência, perseguição e destruição", que é o que qualquer professor de história que se preze adora repetir para si quase que como a um mantra. Este é o discurso do "Novo Ateísmo" ao qual eu me referi.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Mas é exatamente isso que nós encontramos com Richard Dawkins e Cia Ltda. O discurso é sempre basicamente o mesmo: as religiões são "mentiras evolutivas", por algum tempo necessárias não só para a nossa evolução como espécie mas como controle social, mas agora, que atingimos a nossa maioridade como seres humanos, já não precisamos mais delas.

O discurso predominante do ateísmo hoje é esta justificação vulgar de que "a mentira da religião já não é mais necessária no tempo da ciência", ou de que "as religiões só nos trouxeram guerra, violência, perseguição e destruição", que é o que qualquer professor de história que se preze adora repetir para si quase que como a um mantra. Este é o discurso do "Novo Ateísmo" ao qual eu me referi.
nunca li um livro deste cara e atualmente detesto religioes.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
nunca li um livro deste cara e atualmente detesto religioes.
Apenas não se esqueça que você só é capaz hoje de criticar a religião nestes termos (objetivos, críticos e precisos) através de uma fundação cultural trazida principalmente pelo protestantismo. Inclusive, não há ciência moderna como nós a conhecemos hoje (aquela da análise objetiva da realidade) sem o protestantismo. Mas não se engane, eu sou totalmente ateu - mas nem por isso eu vou desqualificar totalmente algo que também foi (e ainda é) de suma importância na história.
 


Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O tópico ainda tem suas pontualidades a serem discutidas mesmo em 2018. Coveirando também porque queria ver opiniões de novos users, que entraram desde então, sobre o assunto.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.
O espiritismo é mais salada mista e samba de criolo doido que os Cavaleiros do Zodíaco. O que eles chamam de "ciência" não é ciência; o que chamam de "filosofia" não é filosofia; e eu diria até que não é religião também - ele é que nem o Nintendo Switch: tenta ser três-em-um e acaba sendo três-nenhum.

Fora que a visão espírita de Jesus é uma heresia para os cristãos. O conceito de "passe", por exemplo, é ridículo (eu sei pois já visitei locais espíritas). O espiritismo praticamente inexiste no mundo (e por ótimas razões). Ainda assim, vocês adoram masturbar o ego com "somos os mais ricos e escolarizados dentre os religiosos!".

Se você comparar as características do espiritismo com as da Nova Era, ainda que a segunda tenha surgido somente um século depois, verá que é apenas um engodo. O espiritismo não é humilde, ele é soberbo. O budismo merece muito mais respeito. Em todos os sentidos.
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
"vocês" é forte. nunca me considerei espírita, como afirmei lá em cima: " nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia".

em relação ao "3-em-1", por mais que alguns espiritas nao concordem, virou sim uma religião no Brasil. é dogmática igual.

e não graças a Allan Kardec, apesar dele. essa é a parte mais triste.

e concordo, sim, que os espíritas são soberbos e arrogantes.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.

bem vindo (de volta?) ao fórum.

gostaria de mais usuários sensatos por aqui.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Região do Brasil central, Rio e, em menor proporção, SP, pode-se dizer que está a ''séde'' do espiritismo no Brasil, em outras regiões é quase nulo.

Mas não tem relação direta com avanço/declínio das denominações evangélicas (protestantes históricas e nem pentecostais), mas relaciona-se com emigrações do catolicismo, sobretudo dos anos 80 em diante.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Região do Brasil central, Rio e, em menor proporção, SP, pode-se dizer que está a ''séde'' do espiritismo no Brasil, em outras regiões é quase nulo.

Mas não tem relação direta com avanço/declínio das denominações evangélicas (protestantes históricas e nem pentecostais), mas relaciona-se com emigrações do catolicismo, sobretudo dos anos 80 em diante.

Exato, isso foi o que eu pus em questionamento. Católicos de classe média estão deixando de ser católicos para se tornarem espíritas; ou mesmo se tornando "espiritólicos", católicos "híbridos" com o espiritismo.
E assim, você vai num dito Centro Espírita e tem até imagem de Nossa Senhora lá dentro. É como se essa seita já fosse feita preparadamente pra pegar católicos mal instruídos no que tange à própria religião.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Nossa, espiritismo está entre as religiões que eu tive problemas pessoais (nada grave nem traumatizante, só familiares extremamente chatos querendo que eu "buscasse conhecimento").

Engraçado o pessoal dizer pra você "estudar" e aparecer com um monte de viagem espacial tirada do anus.

Eu acho que espiritismo preda no ideário supersticioso brasileiro/latino. A pessoa passa por uma situação que outras religiões vão dizer "isso non exciste" ou "reza aí" enquanto o espiritismo vai dar "explicação" para esse algo.

Também tem a treta de sumonar entes queridos e supostamente trazer alívio às pessoas.

O que eu acho engraçado é como o espiritismo em geral foi largamente humilhado no exterior na época dos grandes "debukers" ali na Belle Époque mas aqui no Brasil o pessoal ainda cai no assunto.

O próprio Chico, que é idolatrado até fora do espiritismo, fez muito charlatanismo até a época da corrida espacial. Só que aparentemente se tocou que a era das filmagens e das fotografias mais popularizadas dariam exposição demais.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Nossa, espiritismo está entre as religiões que eu tive problemas pessoais (nada grave nem traumatizante, só familiares extremamente chatos querendo que eu "buscasse conhecimento").

Engraçado o pessoal dizer pra você "estudar" e aparecer com um monte de viagem espacial tirada do anus.

Eu acho que espiritismo preda no ideário supersticioso brasileiro/latino. A pessoa passa por uma situação que outras religiões vão dizer "isso non exciste" ou "reza aí" enquanto o espiritismo vai dar "explicação" para esse algo.

Também tem a treta de sumonar entes queridos e supostamente trazer alívio às pessoas.

O que eu acho engraçado é como o espiritismo em geral foi largamente humilhado no exterior na época dos grandes "debukers" ali na Belle Époque mas aqui no Brasil o pessoal ainda cai no assunto.

O próprio Chico, que é idolatrado até fora do espiritismo, fez muito charlatanismo até a época da corrida espacial. Só que aparentemente se tocou que a era das filmagens e das fotografias mais popularizadas dariam exposição demais.

Sim, mas no geral só o brasileiro acredita nisso. Fora do Brasil, o espiritismo como se conhece aqui no país simplesmente não existe.
Teve o caso de uma amiga de uns tios meus que é espírita e foi pros EUA, Nova York especificamente. Meus tios falaram que ela procurou, procurou, e não encontrou nada relacionado à isso lá.
A seita do espiritismo é algo que só existe aqui no Brasil mesmo.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
Talvez o grande link entre o catolicismo e o espiritismo, que este último captou, foi a questão de intercessão por aqueles que se foram, estão em outro plano... que no protestantismo é vedada, pois aí adotou-se o entendimento judeu ortodoxo (Eclesiastes 9:5).
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
existem espiritas (que eu saiba) em Portugal, na Espanha, na França e no Mexico.

mas a roupagem é diferente.
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Acho o espiritismo bebe de uma fonte que algumas religiões mais elevadas bebem, é muito parecido, o espiritismo original, com o budismo tibetano, teosofia, e muitas outras religiões de matriz africana.

Por tudo que já vi e li acho que em linhas gerais, na minha opinião, fazem muito sentido, mas infelizmente devido a charlatães, até mesmo mistificações ficou meio distante do propósito original.

Toda religião deve ser respeitada, quem puder vá algum dia em um centro de umbanda ou quimbanda,tb é muito interessante.



Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.341
Reações
26.673
Pontos
1.359
Não sou católico, não sou evangélico e não sou espírita, não sou ateu, sou atoa

Tenho na minha família as 3 religiões e digo sem pensar, as piores pessoas com relação a igreja são os evangélicos, querem te forçar a ser, se você não é vai pro inferno,só se preocupam com os outros evangélicos, os católicos não existem mais, só falam que as e não seguem nada, os espíritas são os mais de boas e os que se preocupam mais com as outras pessoas e com os próximos, não ligam pra que religião você é
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
existem espiritas (que eu saiba) em Portugal, na Espanha, na França e no Mexico.

mas a roupagem é diferente.

Como eu disse, espiritismo à brasileira, chiquismo, isso não existe em lugar nenhum fora do Brasil.
Em outros países existe espiritismo de forma mais próxima ao que Kardec desenvolveu, mas longe de ter difusão popular também.
No fim, o Brasil é o país onde a seita mais se desenvolveu mesmo.
 
Ultima Edição:

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.888
Reações
7.106
Pontos
1.039
eu ja estudei bastante espiritismo, Allan Kardec, Chico Xavier, Robson Pinheiro, alguns romances espiritas (só nunca li a Gasparetto).

lá nos anos 90, quando conheci a doutrina, eu gostei muito; nunca a considerei uma religião, mas uma doutrina filosófica tal qual gnose ou teosofia (aliás penso eu que essa deveria ser a roupagem do espiritismo no Brasil, não o que se tornou).

sempre serei grato a Allan Kardec por me salvar de ser um ateu chato de facebook (mesmo que nos anos 90 nao houvesse facebook - ateu chato de linha discada e BBS, então. [quem se recorda dos BBS ?])

entretanto, mais de 20 anos depois, ela nao diz quase nada para mim. por 2 motivos.

1 - minha visão de mundo mudou, tenho hoje menos propensão a acreditar em um deus "onipresente, onisciente, bom, justo". a complexidade da vida, a miseria da pessoa humana, tudo isso me retira totalmente a ideia de que toda encarnação é planejada, que tudo é medido por deus.

provavelmente isso faz parte do processo de amadurecimento. eu tinha 17 anos quando conheci a doutrina, hoje tenho mais de 40.

de certa forma, acho que fomos "abandonados por deus" aqui, nao nesse sentido niilista e negro (sorry racistas), mas num sentido de que a maioria das encarnações não é planejada, o cara reencarna e passa por dificuldades porque sim - estamos nesse planeta para sofrer e podemos, no máximo, aliviar nosso sofrimento.

a ideia esdruxula para alguns que nosso sofrimento terreno é alimento para entidades espirituais (yaddaboth que fala?) não me parece tão longe da realidade assim.

2 - eu deixei de apenas ler livros e passei a frequentar centros espiritas, e foi uma decepção de 100%.

todo o respeito que Kardec tinha pela logica, pela razao, pelo metodo cientifico ("os livros mais importantes numa biblioteca espirita sao os que criticam o espiritismo", "o espiritismo irá modificar-se se a ciencia assim exigir"), estão só no papel.

de uma doutrina filosofica que aceita criticas, passou a ser uma religiao, dogmatica como as outras, que obviamente nao aceita criticas.

é quase um catolicismo 2.0 (sem ofensas aos catolicos), formado por espiritolicos e chiquistas.

Catolicismo tem Deus? aqui também tem.
tem Jesus? aqui também tem.
tem pecado? aqui também tem (na vdd, karma).
tem céu? aqui também tem (na vdd, "nosso lar").
tem inferno? aqui também tem (na vdd, umbral).
tem hostia? aqui também tem (na vdd, passe).
tem grupo de oração? aqui também tem (na vdd, evangelho no lar).

eu nao desacredito em comunicação de espiritos, mas hoje acho que a quantidade de charlatoes no meio, que eu achava que era uns 30%, tá mais pra 80%-90%.

mas mesmo assim, acho que todo cidadao brasileiro letrado com mais de 18 anos devia ler o livro dos espiritos, ao menos uma vez na vida.

nao para concordar. se a pessoa vai concordar pouco, muito ou zero com o que Kardec escreveu, vai de cada um.

mas para ter contato com conceitos (reencarnação, plano astral, lei de ação e reação) que de outra maneira nao teria, e que podem auxilia-lo no futuro. além disso, é muito interessante saber que tais assuntos podem ser estudados sem ser no viés religioso (não pode discordar) nem no viés ateísta (não existe nada disso).

se eu tivesse um filho, nao quereria ele na doutrina espírita, não. se ele quisesse uma religiao para si (o que não é obrigado, eu mesmo nunca tive religião), eu sugiriria a umbanda.

desculpe pelo textão.

Caramba, curti. Sua crítica é honesta, apesar de eu discordar de você em alguns pontos.
 

Brutal Core

Bam-bam-bam
Mensagens
522
Reações
714
Pontos
293
Estão esquecendo Alam Kardec era racista?

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição,

segundo Kardec homem evoluído neste planeta homem branco :klol ele falava , existia vida em marte, Planeta terra planeta prisão hoje leve pessoas acreditar religião Alien , voce progredir espiritualmente vai reencenar Venusianos ou NÓRDICOS tem data limite chico que 1 bilhão Ets vão invadir a terra
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Estão esquecendo Alam Kardec era racista?

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição,

segundo Kardec homem evoluído neste planeta homem branco :klol ele falava , existia vida em marte, Planeta terra planeta prisão hoje leve pessoas acreditar religião Alien , voce progredir espiritualmente vai reencenar Venusianos ou NÓRDICOS tem data limite chico que 1 bilhão Ets vão invadir a terra
Ninguém que se diz espírita estuda Kardec de verdade. Não é interessante.

Eles só querem a tranquilidade de saber que ainda vão se reencontrar com as pessoas queridas que se foram.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.278
Reações
5.434
Pontos
453
Não sou católico, não sou evangélico e não sou espírita, não sou ateu, sou atoa

Tenho na minha família as 3 religiões e digo sem pensar, as piores pessoas com relação a igreja são os evangélicos, querem te forçar a ser, se você não é vai pro inferno,só se preocupam com os outros evangélicos, os católicos não existem mais, só falam que as e não seguem nada, os espíritas são os mais de boas e os que se preocupam mais com as outras pessoas e com os próximos, não ligam pra que religião você é
Esse seu post me fez lembrar de um post que vi essa semana no twitter:
88945
 

Tom Cruise

Hollywood Mogul
GOLD
Mensagens
5.140
Reações
11.027
Pontos
603
"Ninguém que se diz espírita estuda Kardec de verdade. Não é interessante."

Ninguém é forte, mas eu vi MUITA gente dentro do centro espirita que não conhecia as obras de Kardec. Foram levados ao espiritismo por romances espiritas ou por livros do Chico Xavier.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.888
Reações
7.106
Pontos
1.039
Estão esquecendo Alam Kardec era racista?

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição,

segundo Kardec homem evoluído neste planeta homem branco :klol ele falava , existia vida em marte, Planeta terra planeta prisão hoje leve pessoas acreditar religião Alien , voce progredir espiritualmente vai reencenar Venusianos ou NÓRDICOS tem data limite chico que 1 bilhão Ets vão invadir a terra
Bicho, sabe o que me fode a cabeça? Quando um kardecista é confrontado com esses fatos começam a falar que não é bem assim, que hoje em dia isso deve ser interpretado de outra forma, etc, exatamente como noutras religiões em pontos polêmicos. E ao mesmo tempo não é religião, é doutrina, no ponto de vista deles.

Aliás, uma doutrina que diz:
  1. Deus é infinitamente bom
  2. Deus cria constantemente espíritos (algo assim), tem mais de 10 anos que li alguns livros.

Por quê? Porque sim, porra. :klolwtf
É tipo isso a resposta, mas é doutrina.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.438
Reações
20.894
Pontos
1.044
Talvez porque o mesmo dê respostas mais plausíveis para as contestações da vida.

Por exemplo, eu prefiro a visão de Ramattis para a existência de Jesus Cristo, onde Cristo era um ser iluminado superior que teve que baixar sua vibração cármica para se adequar ao corpo de Jesus.
 
Topo Fundo