O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o espiritismo tá crescendo tanto no Brasil? [+Evangélicos +Classe Média]

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.930
Reações
39.396
Pontos
2.044
Eu sei a resposta. Ela é clara e direta. E não serve apenas para o espiritismo. Mas seu falar, aposto que serei travado. Então, quero habeas preventivo para poder falar sem ser travado.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu sei a resposta. Ela é clara e direta. E não serve apenas para o espiritismo. Mas seu falar, aposto que serei travado. Então, quero habeas preventivo para poder falar sem ser travado.

Você pensa que religião é coisa de gente burra e desesperada? Só uma pergunta mesmo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
O que eu sei é que não somente o espiritismo mas religiões em geral, tem crescido assustadoramente em especial o Islão.
Cá na Europa quando estive em Bruxelas, pelos metros da vida vi muitas mulheres brancas, obviamente não nascidas de familia muçulmana, usando véus. Foram convertidas pelo casamento ao Islão. O que faz uma mulher entrar nesta fria? Não me pergunte, não sei.
Mas é fato, o Islão cresce muito mais rápido que qualquer outra praga já vista.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
O que eu sei é que não somente o espiritismo mas religiões em geral, tem crescido assustadoramente em especial o Islão.
Cá na Europa quando estive em Bruxelas, pelos metros da vida vi muitas mulheres brancas, obviamente não nascidas de familia muçulmana, usando véus. Foram convertidas pelo casamento ao Islão. O que faz uma mulher entrar nesta fria? Não me pergunte, não sei.
Mas é fato, o Islão cresce muito mais rápido que qualquer outra praga já vista.

Sim, mas no caso do Brasil, eu notei isso quando criei o tópico e noto até hoje especificamente o espiritismo crescente e nas classes mais altas.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Alan Kardec tinha claras influências libertárias na sua obra.

É possível achar palavras sobre propriedade privada, individualismo, princípio da não agressão e críticas a medidas populistas.

Na minha opinião, melhor crescer uma religião dessas do que certas outras...
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Alan Kardec tinha claras influências libertárias na sua obra.

É possível achar palavras sobre propriedade privada, individualismo, princípio da não agressão e críticas a medidas populistas.

Na minha opinião, melhor crescer uma religião dessas do que certas outras...

Um verdadeiro pensador do mundo moderno

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.).
 


sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Sim, mas no caso do Brasil, eu notei isso quando criei o tópico e noto até hoje especificamente o espiritismo crescente e nas classes mais altas.
isto não sei pois não vivo no Brasil mais, aqui na Europa essa religião não existe. Mesmo a universal que é a maior das igrejas evangélicas não deu muito fruto por aqui, igrejas pequenas e em decadência. Aqui mesmo só comandam o catolicismo e o islamismo de religiões, o resto são apenas gatos pingados.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.891
Reações
7.117
Pontos
1.039
Um verdadeiro pensador do mundo moderno

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.).
Pois é.
A época era daquele afã do iluminismo, etc. Nem vou me aprofundar muito nisso.
O fato é que agora tem vários malabarismos ideológicos pra justificar algumas partes, "sumir" sutilmente com outras e expor algo que a sociedade aprova com unanimidade. Já vi essa história em algum outro lugar. :kfeliz
Eu acho inclusive que a mistura de cristianismo com espiritismo é justamente por esse motivo, mas enfim, é algo que eu já nem discuto mais. Tem coisa melhor pra fazer no mundo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Minha impressão é oposta a tua, o que mais tem crescido dentre canais brasileiros jovens é a posição oposta a religião que é o ateísmo, muitos também se declaram agnósticos. O crescimento é mais lento mas tenho percebido isso muito mais que pela vertente espírita. Mesmo porque em pleno sec XXI o cara entrar na onda do Kardec é dificil entender. Fosse no meu tempo quando não havia internet eu compreenderia!
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Um verdadeiro pensador do mundo moderno

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.).
Ah cara, eu sou agnóstico, não vou ficar discutindo bait.

Cada homem é prisioneiro de sua época.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Não creio que alteração do catolicismo para o espiritismo ou para o protestantismo seja um sinal de decadência.
Decadência seria um menor nível de leitura da população, decadência seria o país cair ainda mais nos níveis educacionais, decadência seria o país cair mais profundamente em corrupção.

Espero que o Brasil volte a crescer, que as pessoas voltem a terem filhos, que a gente liberalize, desregulamentarize e desburocratize muito mais.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Minha impressão é oposta a tua, o que mais tem crescido dentre canais brasileiros jovens é a posição oposta a religião que é o ateísmo, muitos também se declaram agnósticos. O crescimento é mais lento mas tenho percebido isso muito mais que pela vertente espírita. Mesmo porque em pleno sec XXI o cara entrar na onda do Kardec é dificil entender. Fosse no meu tempo quando não havia internet eu compreenderia!

Cara, se eu fosse você eu leria as páginas anteriores deste tópico. Tem muita informação interessante.

Uma dica, os brasileiros não caem no conto do Kardec, mas sim o do Chico Xavier.
 

DarkShade

The claw of patience
Membro STAFF
Mensagens
15.821
Reações
19.980
Pontos
684
Um verdadeiro pensador do mundo moderno

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.).
O interessante do espiritismo, é que seus conceitos são mais referências, sobre vários autores,do que dogmas e doutrinas a serem seguidos, as discussões que se criam são exatamente sobre a interpretação quanto as descrições expostas, um exemplo disso é que hoje o Kardecismo usa também obras do Chico Xavier, mesmo esse não sendo uma versão baseada meramente no próprio Kardec e sim uma compreensão da espiritualidade como um todo.

Os livros mais usados do Kardec por sua vez é o Evangelho e o livro dos espíritos,o gênese, cai mais em uma leitura complementar e tal interpretação racista, que pode ser vista dessa forma, não faz parte para determinar um fato propriamente dito, mesmo eu enxergando mais que ele se referiu a um conceito selvagem, em povos selvagens, o que acarreta os índios por exemplo, entendendo de tal forma que um espírito não poderia reencanar de forma primitiva para evoluir, pode por outra leitura também ser visto dessa maneira depreciativa e equívoca a um povo negro, o que seria de fato racista e errado.

Infelizmente, naquela época colocavam pelas condições, isso em uma grande parte da Europa, os negros como selvagens, dentre os outros, aborígenes, que viviam em tribos e não eram culturalmente iguais ao povo europeu, é um conceito temporal predominante e que hoje está absurdamente fora de nossa realidade.

A questão é mais distinguir entendendo como esse conceito não se faz mais presente hoje, por mais que naquele momento era algo normal enxergar uma raça dessa forma, o que não muda no fim a cerne do que é passado ao todo, cito a pergunta 777, do livro dos espíritos:

De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

– Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente. Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos. (O Livro dos Espíritos - trad. Herculano Pires, grifo meu).

Alan Kardec tinha uma visão por sua época não compatível aos dias atuais, mas as palavras transcritas em seu livro não caminhavam a tal pensamento e estavam a frente de tais valores, ao exemplo descrito acima.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Muito se comenta acerca da religião evangélica e o crescimento gradativo dela no país nos últimos anos, como uma consequência do declínio do catolicismo por aqui.

Mas outra consequência que vejo é o crescimento do espiritismo. E sem guerra de classes nem nada do tipo, mas esse crescimento pelo o que eu vejo ocorre mais entre os ex-católicos da classe média e/ou classe alta brasileira, enquanto os "neo-evangélicos" tendem a ser os ex-católicos de origem mais pobre. Quer dizer, há 10, 15, 20 anos atrás, o que não faltava era família católica de classe média que ia na igreja. Hoje, fale com algumas pessoas dessas mesmas famílias, e verá que alguns se debandaram pro espiritismo, passando a frequentar cada vez mais centros/pousadas/etc, e menos igrejas.

E bem, a pergunta é: por que logo o espiritismo pra substituir aos poucos o catolicismo entre a classe média? Só pra ter uma ideia mesmo.

P.S.: Claro que também houve um aumento dos ateus, mas ainda não devem ser mais que 5% da população, ou melhor, devem estar abaixo desse número até.
Mais experiências, menos pregação.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.891
Reações
7.117
Pontos
1.039
Porque diabos os religiosos têm essa preocupação constante de saber se sua religião é a mais popular?
Pra provar que o deus dele é o certo e o resto não é.
Vai em qualquer lugar politeísta pra ver se esse fenômeno acontece. Nunca vi acontecer.
Polteísta que eu digo são os declaradamente politeístas. Não conta a enjambração do cristianismo, etc.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
A vida é um mistério, e não sabemos nem 0,0000001% (provavelmente mais) da verdade. O que praticamente toda religião faz é querer alienar a pessoa em uma verdade absoluta, sobre algo que ninguém pode provar, apenas baseado na "fé".

A doutrina espírita e estudos espiritualistas tentam dar alguma explicação para fenômenos, propõem uma busca pela "verdade" ou ao menos uma explicação que traga mais sentido para a pessoa que viveu experiência, do que simplesmente dizer que o que tá em um livro, que supostamente foi escrito por influência divina, por várias pessoas em várias épocas, e outras "escrituras sagradas" cada uma contradizendo a outra.

Existe muita coisa sem explicação já neste mundo, e como não sabemos praticamente nada fora dele, espiritismo acaba sendo mais bem aceito, especialmente por quem busca conhecimento, mas aqui no Brasil confundem até isso com religião.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Talvez porque no fim das contas dependa apenas de fé, como qualquer religião.
Sim, mas na minha opinião acho um erro. Vejo as religiões, doutrina espírita, ufologia, espiritualidade etc. tudo como estudo, uma busca pela "verdade" acho errado a pessoa usar isso como uma muleta, pois se mais pra frente for provado que era um engano, vai pular de religião em religião, buscando um sentindo pra justificar a vida, que nunca vai achar...

Dá pra tirar muita coisa positiva se for encarado como estudo, com a possibilidade de ser e de não ser, mas a pessoa tem que ter a mente muito aberta pra isso...

Sim, acredito que a consciência transcende a morte de alguma forma, mas sou da opinião que enquanto houver fé eu terei dúvidas.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Cara, se eu fosse você eu leria as páginas anteriores deste tópico. Tem muita informação interessante.

Uma dica, os brasileiros não caem no conto do Kardec, mas sim o do Chico Xavier.
Não tem diferença pois o proprio dizia ser a continuação de Kardec, logo os dois são iguais.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Sim, mas na minha opinião acho um erro. Vejo as religiões, doutrina espírita, ufologia, espiritualidade etc. tudo como estudo, uma busca pela "verdade" acho errado a pessoa usar isso como uma muleta, pois se mais pra frente for provado que era um engano, vai pular de religião em religião, buscando um sentindo pra justificar a vida, que nunca vai achar...

Dá pra tirar muita coisa positiva se for encarado como estudo, com a possibilidade de ser e de não ser, mas a pessoa tem que ter a mente muito aberta pra isso...

Sim, acredito que a consciência transcende a morte de alguma forma, mas sou da opinião que enquanto houver fé eu terei dúvidas.

Mas a pessoa pode chamar de estudo o quanto quiser. Não passa de um estudo do que foi divulgado se baseando apenas na fé de um grupo ou pessoa. No fim das contas é um 'estudo' da fé dos outros. É tudo fé, não muda nada. Não é nem um pouco diferente de um estudo sobre a bíblia. É a mesma coisa.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
A vida é um mistério, e não sabemos nem 0,0000001% (provavelmente mais) da verdade. O que praticamente toda religião faz é querer alienar a pessoa em uma verdade absoluta, sobre algo que ninguém pode provar, apenas baseado na "fé".

A doutrina espírita e estudos espiritualistas tentam dar alguma explicação para fenômenos, propõem uma busca pela "verdade" ou ao menos uma explicação que traga mais sentido para a pessoa que viveu experiência, do que simplesmente dizer que o que tá em um livro, que supostamente foi escrito por influência divina, por várias pessoas em várias épocas, e outras "escrituras sagradas" cada uma contradizendo a outra.

Existe muita coisa sem explicação já neste mundo, e como não sabemos praticamente nada fora dele, espiritismo acaba sendo mais bem aceito, especialmente por quem busca conhecimento, mas aqui no Brasil confundem até isso com religião.
Hoje em dia chamam qualquer coisa de "estudos".
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Mas a pessoa pode chamar de estudo o quanto quiser. Não passa de um estudo do que foi divulgado se baseando apenas na fé de um grupo ou pessoa. No fim das contas é um 'estudo' da fé dos outros. É tudo fé, não muda nada. Não é nem um pouco diferente de um estudo sobre a bíblia. É a mesma coisa.
Bom, eu não vou ficar com raiva de você nem de qualquer outra pessoa se você disser que deus não exsite, que jesus nunca existiu e tal, esse é o ponto que eu vejo, mas aí é fanatismo a meu ver a pessoa se ofender com quem confronta sua fé, ainda mais se tem argumentos.

Esse é o ponto que não sei se estou me fazendo entender, eu não vou me importar se confrontarem minha "fé" pois pra mim tudo pode e deve ser questionável, nisso se baseia um estudo. Diferente da bíblia ou qualquer outra coisa, eu pessoalmente tenho minhas convicções sobre o que possa ser a "verdade" mas é minha "fé" vamos dizer assim, puro achismo, tudo baseado no que eu vejo como tendo sentido, que pode ou não mudar, com o tempo, a medida que eu me aprofundar no que estudo.

Não sei se tô conseguindo me expressar direito, mas fé eu tenho em mim por exemplo, eu sou real até que se prove o contrário, pois é o que consigo perceber como realidade. O resto considero hipóteses. E se alguém escreveu, exteriorizou sua "fé" baseado no que achou fazer sentido na época ou realmente pode ter vivido aquilo, mas é algo que nunca vamos saber a menos que possamos comprovar, o que vejo como algo que só daria certo se pudesse ter a comprovação coletiva, daí vira tudo fé mesmo. Bom deixa pra lá to confundindo mais o que quero explicar, acho que deu pra entender :klol

Hoje em dia chamam qualquer coisa de "estudos".
Mas tudo é um estudo mesmo, todo estudo se baseia em algo que alguém acredita que consegue comprovar. Umas coisas podem ser comprovadas ou não, aí a pessoa vai expor sua experiência empírica se não consegue comprovar de forma coletiva e acabe a quem está lendo comparar com sua realidade pra ver se faz sentido ou não. É o que eu acho.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.698
Reações
91.326
Pontos
1.494
Decadência seria um menor nível de leitura da população, decadência seria o país cair ainda mais nos níveis educacionais, decadência seria o país cair mais profundamente em corrupção.

Mas é só isso que ta acontecendo aqui desde de... 2003 :klol

Infelizmente ;/
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
Sim, mas na minha opinião acho um erro. Vejo as religiões, doutrina espírita, ufologia, espiritualidade etc. tudo como estudo, uma busca pela "verdade" acho errado a pessoa usar isso como uma muleta, pois se mais pra frente for provado que era um engano, vai pular de religião em religião, buscando um sentindo pra justificar a vida, que nunca vai achar...
Mas você não ta levando em consideração a individualidade das pessoas, não é qualquer pessoa que aguenta viver sem nenhuma crença pra ela aquilo é a verdade pra ela conseguir viver, pra algumas pessoas viver sem acreditar em nenhum deus ou coisa parecida gera um enorme vazio e sem motivo para suas existencia, é algo desesperador.
eu por exemplo conheço muita gente que prefere acreditar em alma e vida pós morte, porque nao aguenta viver com o pensamento que somos apenas animais/pedaços de carne e quando morrer tudo acaba e se apaga vamos ser comidos por vermes na terra e fim , ficam completamente angustiadas
Religião tambem não deixa de ser uma ferramenta psicologica que ajuda as pessoas viverem, mesmo que não seja a "Verdade"
que alias ninguem sabe qual é a verdade só quando morrermos que vamos comprovar
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Mas você não ta levando em consideração a individualidade das pessoas, não é qualquer pessoa que aguenta viver sem nenhuma crença pra ela aquilo é a verdade pra ela conseguir viver, pra algumas pessoas viver sem acreditar em nenhum deus ou coisa parecida gera um enorme vazio e sem motivo para suas existencia, é algo desesperador.
eu por exemplo conheço muita gente que prefere acreditar em alma e vida pós morte, porque nao aguenta viver com o pensamento que somos apenas animais/pedaços de carne e quando morrer tudo acaba e se apaga vamos ser comidos por vermes na terra e fim , ficam completamente angustiadas
Religião tambem não deixa de ser uma ferramenta psicologica que ajuda as pessoas viverem, mesmo que não seja a "Verdade"
que alias ninguem sabe qual é a verdade só quando morrermos que vamos comprovar
É por isso que sou contra ateus militantes, eu sei disso, não condeno quem crê, pra falar a verdade com muito poucas pessoas converso sobre religiões, nem com minha namorada eu falo pra evitar problema. Fico de boa, cada um na sua, minha busca é pessoal, não tenho intuito de convencer ninguém de nada, cada um sabe o que é melhor pra si, só sou contra fanatismo.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
É por isso que sou contra ateus militantes, eu sei disso, não condeno quem crê, pra falar a verdade com muito poucas pessoas converso sobre religiões, nem com minha namorada eu falo pra evitar problema. Fico de boa, cada um na sua, minha busca é pessoal, não tenho intuito de convencer ninguém de nada, cada um sabe o que é melhor pra si, só sou contra fanatismo.
Sim isso sim, é uma coisa tão pessoal quanto a sexualidade .. não deveria nem ser pauta de discussão e por mais ironico que pareça é um dos maiores problemas do mundo, quando a individualidade de um grupo de pessoas começa a querer se impor e sobrepor as demais, acho isso tosco e até engraçado de observar isso acontece até com videogames na pasta consoles, imagina se toda essa energia fosse direcionada para interesses realmente coletivos
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Bom, eu não vou ficar com raiva de você nem de qualquer outra pessoa se você disser que deus não exsite, que jesus nunca existiu e tal, esse é o ponto que eu vejo, mas aí é fanatismo a meu ver a pessoa se ofender com quem confronta sua fé, ainda mais se tem argumentos.

Esse é o ponto que não sei se estou me fazendo entender, eu não vou me importar se confrontarem minha "fé" pois pra mim tudo pode e deve ser questionável, nisso se baseia um estudo. Diferente da bíblia ou qualquer outra coisa, eu pessoalmente tenho minhas convicções sobre o que possa ser a "verdade" mas é minha "fé" vamos dizer assim, puro achismo, tudo baseado no que eu vejo como tendo sentido, que pode ou não mudar, com o tempo, a medida que eu me aprofundar no que estudo.

Não sei se tô conseguindo me expressar direito, mas fé eu tenho em mim por exemplo, eu sou real até que se prove o contrário, pois é o que consigo perceber como realidade. O resto considero hipóteses. E se alguém escreveu, exteriorizou sua "fé" baseado no que achou fazer sentido na época ou realmente pode ter vivido aquilo, mas é algo que nunca vamos saber a menos que possamos comprovar, o que vejo como algo que só daria certo se pudesse ter a comprovação coletiva, daí vira tudo fé mesmo. Bom deixa pra lá to confundindo mais o que quero explicar, acho que deu pra entender :klol


Mas tudo é um estudo mesmo, todo estudo se baseia em algo que alguém acredita que consegue comprovar. Umas coisas podem ser comprovadas ou não, aí a pessoa vai expor sua experiência empírica se não consegue comprovar de forma coletiva e acabe a quem está lendo comparar com sua realidade pra ver se faz sentido ou não. É o que eu acho.
Só se pode considerar algo como "estudo" se houver pelo menos metodologia cientifica, fora isso não é estudo é apenas entretenimento casual. Estudar significa ir atrás de fontes de pesquisa e seguir um método já cimentado, não dá pra levar a sério tudo como sendo "estudo" não é verdade isto que disse.

Estudo (do latimstudiu, "aplicação zelosa, ardor")[1]
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
bem, é ilógico acreditar em reencarnação, visto que ta na biblia que homens só devem morrer uma vez e depois esperar o dia do juízo. Se a pessoa quer acreditar tudo bem eu posso respeitar isso, só não concordo

Falar de lógica usando bíblia não faz sentido, já que a bíblia mesmo não tem lógica e se contradiz várias vezes.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Acho que é mais fácil promover uma doutrina que tem uma figura central como o Chico Xavier. Eles tem aqueles centros espíritas de cura como o de Franca, e os rituais deles são mais sérios do que a festança dos rituais evangélicos. Eles também não têm a pencha de estelionatários da IURD.

Não acredito nessas coisas, mas enfim.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
Só se pode considerar algo como "estudo" se houver pelo menos metodologia cientifica, fora isso não é estudo é apenas entretenimento casual. Estudar significa ir atrás de fontes de pesquisa e seguir um método já cimentado, não dá pra levar a sério tudo como sendo "estudo" não é verdade isto que disse.

Estudo (do latimstudiu, "aplicação zelosa, ardor")[1]
Entendi o que vocês estão dizendo sobre estúdio desde o princípio, não estou levando para âmbito intelectual e sim pessoal, por isso mesmo que sempre falo "acho" por achismo mesmo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Ignorem certos pontos que possam ser considerados "ofensivos", mas há pontos verdadeiros abordados neste vídeo do conde, principalmente na descrição do que é o "espiritolicismo" e como ele junta conceitos de espiritismo e catolicismo ao bel prazer de cada um:

 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Uma coisa que acho legal no espiritismo é que sempre fomos alguém importante em vida passada. Pode chegar num centro espírita e perguntar: "O que você foi na vida passada?" Veremos uma multidão de condes e condessas, nobres, senhores de engenho, alguns até príncipes e reis. Nenhum terá sido um escravo, uma prostituta, ou um camponês que morreu de fome.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Uma coisa que acho legal no espiritismo é que sempre fomos alguém importante em vida passada. Pode chegar num centro espírita e perguntar: "O que você foi na vida passada?" Veremos uma multidão de condes e condessas, nobres, senhores de engenho, alguns até príncipes e reis. Nenhum terá sido um escravo, uma prostituta, ou um camponês que morreu de fome.

Sempre um nobre que cometeu algum tipo de injustiça e por isso que hoje está passando por seja lá que doença ou problema for.
 
Topo Fundo