O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o Sega Saturn falhou?

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474


Eu pensei em criar este tópico na sessão Consoles, mas acho que por se tratar de um retro videogame cabe nesta pasta mais do que naquela.

A resposta é muito simples e dada logo no início do vídeo: os seus jogos.

É interessante como no meio do vídeo o autor desmistifica o argumento que passou a ser vigente por conta da publicação daquele livro A Guerra dos Consoles.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
Falhou por causa da arquitetura do console.

Se fosse um console mais fácil de se trabalhar poderia ter jogos muito melhores.

A mesma arquitetura ferrou com a Sega pois era bem caro produzir o console.

Sem levar em conta as próprias disputas internas entre Sega USA e Sega JP.

Por essas e outras que o Playstation dominou aquela geração. Nintendo e Sega erraram demais em não entender o mercado.

A Sony pegou tudo de bom que Nintendo e Sega não viram e ganhou a geração (além de um novo mercado muito lucrativo), criando um Playstation fácil de programar, com espaço de sobra na mídia do console (CD) para as thirds aproveitarem e com foco nos gráficos em 3D, que se tornaria o padrão logo no início daquela geração nos consoles, já que nos Arcades o 3D já tinha começado mais forte um pouco antes, até mesmo pelas mãos da própria Sega com Virtua Racing em 1992 e Virtua Fighter de 1993 por exemplo.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Final Fantasy VII empurrou o Saturn lá pra baixo e dai só foi ladeira abaixo....antes de FFVII o Saturn tinha uma briga legal com o PS1 mas os exclusivos do PS1 tb eram uma vantagem ....só comparar Virtua Fighter e Tekken ou com Soul Edge....o Saturn tinha alguns exclusivos que marcaram como Nights, Panzer Dragoon, Astal, Clockwork Knight, os games de luta 2D que no Saturn eram melhores mas a vantagem de exclusivos do PS1 foi esmagadora demais, tinha total exclusividade com a Square que na época dos 32 bits fez muitos dos melhores games da empresa....
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.584
Pontos
453
Acho que é um conjunto de ações que culminaram nisso. E por isso a falta de jogos e da qualidade de muitos.

Pode não ser o principal motivo, mas o que acabou piorando a situação era o embate da sega japonesa e americana. Por conta disso lançaram o 32x que era um projeto americano, mas logo morreu já que o saturn estava lançando e muitos projetos foram cancelados. Pra quem produz os jogos isso não cai nada bem. Eu ficaria com um pé atrás de investir o maior dinheiro e quase perto de lançar ter que cancelar porque o console está morto.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.798
Reações
6.839
Pontos
694
O Saturn apostou no 2d quando deveria ter apostado no 3d.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando o Tapatalk
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Do que li, os motivos:

  • Sem um Sonic de verdade
  • Sem suporte as Devs no que diz respeito as Kits de Desenvolvimento
  • 32X
  • Ter lançado de surpresa o que irritou boa parte dos varejistas
  • Briga interna na companhia entre USA e Jap, e teimosia dos JAP.
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Acho que jogos bons são essenciais para o sucesso de um console. O Saturno teve uma boa quantidade de jogos bons, mas os concorrentes tiveram também, e mais (principalmente o Ps1). Junta isso ao famigerado "hype", que é ter os jogos do momento, da modinha, e vê-se que o Saturno ficou fora dessa (o N64 também). Infelizmente, o marketing ainda tem muito peso. Pode ser até que, no futuro, seja feita justiça a algum console "fracassado", mas, no presente, as pessoas se deixam levar pelo hype e compram o que está na moda. Enquanto isso, quem tá fora do hype não vende e, consequentemente, fecha as portas. Isso prejudica qualquer console, em qualquer tempo.
 

Corvo Attano

Bam-bam-bam
Mensagens
285
Reações
639
Pontos
278
No livro a guerra dos consoles (excelente livro por sinal), dá a entender que foram os motivos já citados:

  • Pressa em lançar o console, e na época o mega drive ainda estava rendendo bem.
  • dificuldade de programação
  • preço (399 contra 299 do Playstation)
  • Diferença de pensamento Sega EUA x Sega Japão ( que no livro mostra como era gritante, vide o pensamento contrário da Sega Japão. A Sega Eua na tentativa de fazer o primeiro lançamento mundial de um jogo, com Sonic 2, porém no Japão, a sega local lançou o jogo foi lançado 3 dias antes, de todo o resto do mundo, e treta até para aceitar inserir o nomes dos criadores nos créditos )
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Terminei de assistir o vídeo e ele levanta pontos muito bons que geralmente são pouco comentados:

  • A morte lenta dos arcades no ocidente e a mudança de foco para games mais longos e duradouros;
  • Falta de sequências para franquias que ficaram populares no Mega Drive;
  • Poucos JRPGs localizados. A Sega percebeu o sucesso deles tarde demais;
  • Uma onda de títulos ruins produzidos pela Sega of America;
  • Escassez de jogos de esporte, algo em abundância no seu antecessor.

Dos motivos mencionados pelo Sega Lord, os relacionados ao Mega Drive são os que mais concordo. Ao invés de continuar prolongando o sucesso que cultivou no seu console 16-bit, a Sega focou em coisas erradas e não sentiu a mudança que estava ocorrendo no mercado de games ocidental, algo que só beneficiou a sua rival Sony.

A falta de um platformer novo com seu personagem mais popular (consequência do desastroso ciclo de desenvolvimento de Sonic X-treme), por exemplo, ferrou muito o console. O único jogo totalmente inédito do ouriço na plataforma é Sonic R, um game de corrida.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Vídeo excelente, elencou todos os motivos, só faltou citar a diferença de preço.

A Sega errou em tudo que poderia errar, talvez tenha sido o console mais sabotado da história, empatado com o Vita.

Porém é um console fantástico, pra mim supera o Dreamcast (tenho um apego maior pela quinta geração do que pela sexta).

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Perfeito tb acrescento o valor $400 contra $300 do PS1
Isso foi uma boa jogada de marketing
Mas o preço não incluía nenhum jogo e não incluía o memory card.
O saturn Já vinha com Virtua Fighter e tinha memória interna. O custo acabava saindo o mesmo. Mas percepção é tudo.

O que era fogo mesmo era que para o PSX eram 3 jogos por dez real na saída da escola
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.489
Reações
10.063
Pontos
764
A Sega já foi considerada vencedora de alguma geração de consoles? Snes ganhou do Mega, PSX do Saturn, PS2 do Dreamcast, só não sei se o NES ganhou Master...
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
A Sega já foi considerada vencedora de alguma geração de consoles? Snes ganhou do Mega, PSX do Saturn, PS2 do Dreamcast, só não sei se o NES ganhou Master...
Se não me engano o melhor console em vendas da Sega foi o Mega mesmo.

O Saturn poderia ter ganho do Playstation mas foram tantos erros que não tinha como.

O Saturn tinha o CD mas o resto era todo bagunçado. O Saturn com um hardware melhor de se trabalhar e focado totalmente em 3D disputaria com o Playstation facilmente e a Nintendo teria sido a maior perdedora daquela geração, pela escolha da mídia errada.

O Dream como foi lançado bem mais cedo não veio com drive de DVD, além de herdar um pouco da bagunça (mental no público) que foi o 32x/Saturn e isso afastou o público do console, que preferiu esperar um pouco mais pelo Playstation 2, sem contar que na época do lançamento do Dream a Sega já estava mal das pernas.

Se a Sega tivesse um bom caixa poderia ter mantido o Dream por mais tempo e depois lançado um console mais evoluído por volta de 2004/2005, mas perderia o BluRay como drive provavelmente.....

Saturn e 32X mataram a Sega literalmente....

Saturn foi lançado no fim de 1994, o Dream foi lançado no fim de 1998. Quatro anos de geração é pouco tempo. O próprio Mega que tinha sido o melhor console dela até então durou 6 anos.

O Mega deveria ter ficado mais tempo competindo com o SNES mesmo sendo mais velho, para o Saturn ser lançado no fim de 1995 ou em 1996, assim o Dream seria lançado lá pra 2001 ou 2002, com o drive de DVD ao invés de 98....

Só pra comparar, N64 foi lançado em junho de 1996 e o Game Cube em setembro de 2001.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
A real, é que o Playstation era melhor para a época mesmo, simplesmente.
Estava cedo para jogos 3D, hoje olhamos pra trás contamos nos dedos os jogos 3D dessa geração que não parecem horríveis, porém era o que o público queria independente dos defeitos.

E a Sony entregou melhor que a Sega um aparelho mais fácil de conseguir bons resultados com esse tipo de gráficos.
E os efeitos de transparência e iluminação dele me encantavam na época, acho bonito até hoje. Nem o 64 fazia igual.

A Sega ainda tinha credibilidade pra fazer o Saturn funcionar. Foi um projeto pensado e lançado no momento certo, não foi um Dreamcast que foi praticamente lançado no desespero e na irresponsabilidade de "ou vai ou racha", já sabendo que ia rachar.
Mas bateu de frente com uma gigante com muito mais dinheiro e um projeto melhor e mais atento ao desejo do público e desenvolvedores. Caixão e vela preta.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
Eu (seguista roxo) atribuo a falha à distribuição; naquela época o console precisa estar na loja para vender e o saturn tinha péssima logística, se tivesse console o lançamento surpresa teria sido uma jogada de mestre

Aproveitando esse tópico eu gostaria de saber; qual é melhor Dolby digital ou Dolby pro logic 2, o pro logic 2 é um som estério de 2 canais que quando usa um setup de 5.1 ele descompacta e se encaixa. o Dolby digital 5.1 enfim
curto e grosso qual é melhor ? isso faz parte da minha pesquisa sobre gamecube e ps2
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
A real, é que o Playstation era melhor para a época mesmo, simplesmente.

com todo respeito não é um assunto ''simples'' a falha do saturn é envolvida de uma complexidade que atribuir um ou mais erros é apenas, dar a direção, pois hoje sabemos o que funciona e o que não funciona, mas na época era em tempo real, a percepção ia sendo construída, mas a derrota do saturn já tava selada em dezembro 96, a partir dali nada mais podia ser feito.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
com todo respeito não é um assunto ''simples'' a falha do saturn é envolvida de uma complexidade que atribuir um ou mais erros é apenas, dar a direção, pois hoje sabemos o que funciona e o que não funciona, mas na época era em tempo real, a percepção ia sendo construída, mas a derrota do saturn já tava selada em dezembro 96, a partir dali nada mais podia ser feito.

Discordo. A derrota da Sega estava consolidada a partir do momento que uma empresa do porte da Sony entrou no mercado pra valer, investindo mais que as concorrentes, usando de sua estrutura pra otimizar processos logísticos, dar mais liberdade, suporte e acordos melhores a empresas terceirizadas. Capaz de vender levando prejuízo por períodos maiores que as outras se isso fosse necessário pra manter a competitividade das vendas.

Todo mundo acabou indo pra lá porque era o melhor lugar pra se estar, em todos os sentidos.

O Saturn poderia ter sido melhor do que foi, com planejamento, mas não acho que a Sega bateria o volume de lançamentos da Sony nem assim. E nem a Nintendo se lançasse o dela com CD.

A Sony não entrou no mercado pra brincar.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
Discordo. A derrota da Sega estava consolidada a partir do momento que uma empresa do porte da Sony entrou no mercado pra valer, investindo mais que as concorrentes, usando de sua estrutura pra otimizar processos logísticos, dar mais liberdade, suporte e acordos melhores a empresas terceirizadas. Capaz de vender levando prejuízo por períodos maiores que as outras se isso fosse necessário pra manter a competitividade das vendas.

Todo mundo acabou indo pra lá porque era o melhor lugar pra se estar, em todos os sentidos.

O Saturn poderia ter sido melhor do que foi, com planejamento, mas não acho que a Sega bateria o volume de lançamentos da Sony nem assim. E nem a Nintendo se lançasse o dela com CD.

A Sony não entrou no mercado pra brincar.

eu discordo; o dinheiro é importante mas não é tudo, os xboxes que o digam, a sorte do playstation não poderia ser tão diferente da deles, se a Sega tomasse medidas ''simples'', primeira coisa que ele devia saber é que estava imersa dentro do marketing da sony e nintendo, se dar conta disso o mais rápido possível e em tempo quase real era crucial, pois a sony usou o marketing viral (inovador para uma época pré internet, em massa) e o N64 usou o marketing mais mentiroso do universo (project reality) dito isso bastava um reformulação no marketing voltada para tradição, fanboylismo e apego a marca. Fazendo isso o playstation teria uma vida bem mais dificil...
Mas não ela tentou oferecer o mesmo marketing do ps1 (poder e arcade, agir da mesma forma que a sony (a ponto de ir para uma guerra de preços) sem ser a sony, isso facilitou a vida do play, pois ele lutou dentro dos termos que eles estabeleceram, o que tb é um mérito da sony.
 
Ultima Edição:

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
No livro a guerra dos consoles (excelente livro por sinal), dá a entender que foram os motivos já citados:

  • Pressa em lançar o console, e na época o mega drive ainda estava rendendo bem.
  • dificuldade de programação
  • preço (399 contra 299 do Playstation)
  • Diferença de pensamento Sega EUA x Sega Japão ( que no livro mostra como era gritante, vide o pensamento contrário da Sega Japão. A Sega Eua na tentativa de fazer o primeiro lançamento mundial de um jogo, com Sonic 2, porém no Japão, a sega local lançou o jogo foi lançado 3 dias antes, de todo o resto do mundo, e treta até para aceitar inserir o nomes dos criadores nos créditos )
Pode-se resumir tudo isso dizendo apenas que foi somente a Sega sendo a Sega. Todas estas suas lambanças, timing errado, canibalização da própria marca, atrapalhadas disputas internas (Sega America versus Sega Japan), dificuldade de programação e a porra toda são um frustrante contraponto à brilhante Sega produtora de videogames.

Seu capítulo de "arcades", sozinho, já coloca quase todas as outras produtoras no bolso. Ao menos na minha estima, acho que a Sega, principalmente contando os seus arcades, só é segunda mesmo para a Nintendo. No frigir dos ovos, ao menos para mim, ela está acima de lendas como a Konami, a Namco e a inenarrável Capcom.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Discordo. A derrota da Sega estava consolidada a partir do momento que uma empresa do porte da Sony entrou no mercado pra valer, investindo mais que as concorrentes, usando de sua estrutura pra otimizar processos logísticos, dar mais liberdade, suporte e acordos melhores a empresas terceirizadas. Capaz de vender levando prejuízo por períodos maiores que as outras se isso fosse necessário pra manter a competitividade das vendas.

Todo mundo acabou indo pra lá porque era o melhor lugar pra se estar, em todos os sentidos.

O Saturn poderia ter sido melhor do que foi, com planejamento, mas não acho que a Sega bateria o volume de lançamentos da Sony nem assim. E nem a Nintendo se lançasse o dela com CD.

A Sony não entrou no mercado pra brincar.
eu discordo; o dinheiro é importante mas não é tudo, os xboxes que o digam, a sorte do playstation não poderia ser tão diferente da deles, se a Sega tomasse medidas ''simples'', primeira coisa que ele devia saber é que estava imersa dentro do marketing da sony e nintendo, se dar conta disso o mais rápido possível e em tempo quase real era crucial, pois a sony usou o marketing viral (inovador para uma época pré internet, em massa) e o N64 usou o marketing mais mentiroso do universo (project reality) dito isso bastava um reformulação no marketing voltada para tradição, fanboylismo e apego a marca. Fazendo isso o playstation teria uma vida bem mais dificil...
Mas não ela tentou oferecer o mesmo marketing do ps1 (poder e arcade, agir da mesma forma que a sony (a ponto de ir para uma guerra de preços) sem ser a sony, isso facilitou a vida do play, pois ele lutou dentro dos termos que eles estabeleceram, o que tb é um mérito da sony.
Dinheiro não garante a liderança, mas a estratégia da Sony com o PS1 precisava de muito dinheiro.

Se dinheiro fosse o mais primordial a NEC/Hudson teriam desbancado a Sega no Ocidente, como ocorreu no Japão. Aliás, o livro A Guerra dos Consoles fala que a Nintendo estava mais preocupada com a chegada do Turbografx, já que o PCE tinha tirado o trono do Famicom no Japão. A NEC tinha rios de dinheiro e cagou na estratégia do TG16.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
A Sega cometeu muitos mas muitos erros no Saturn.

Praticamente em quase tudo fez m****.

Só acertou de ter lançado o aparelho com leitor de cds.

A arquitetura do console era zoada, o custo do console era elevado. A sega estava desorganizada, fez m**** no lançamento no EUA e sofreu boicote de várias redes de lojas, as brigas entre a sega japonesa e americana, péssima estratégia de marketing, mau relacionamento com várias thirds, problemas com a disponibilidade e suporte dos kits de desenvolvimento, má administração, gastos excessivos, 32X que confundiu consumidores entre outros motivos.


O playstation teve muitos méritos. Mas contou tb com muitas cagadas cometidas pela nintendo e especialmente pela Sega. Caso essas duas não tivessem feito tanta besteira haveria uma competição bem mais acirrada e o playstation não venceria com tanta folga aquela geração ou até mesmo poderia nem ter vencido .
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
Um ponto interessante (e errado) é que julgamos aquela época com a ''visão de hoje'' até pessoas da própria sega quando vão fazer auto critica comentem esse erro ao atribuir sobre si, quando na verdade não houve absolutamente erro nenhum !!

O hardware do saturn foi concebido para receber ports de arcades, cps2, mvs, model 2 e do arcade próprio baseado na placa dele o Titan-5, usou cd-rom como midia tudo certo, a programação era em assembler (como sempre foi na industria até então)
Então o que houve ? Com o advento do playstation o que não era um la problema passou a ser, como foi o caso da programação em assembler...ela era aceitável até o dia em que inventaram algo melhor do ponto de vista comercial, os Kits do ps1 em #C fizeram toda a diferença e guiaram os rumos da industria ao ponto do proprio saturn usar uma versão modificadas deles.... os estilos de jogos baseado em arcade passaram ser muito criticados, pois eles eram curtos, não permitiam tempos para exploração de cenários e jogos complexos, o crescimento do PC, enfim o paradigma mudou em cima da SEGA 2x, uma no saturn e outra no dreamcast.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
O maior erro da Sega foi acreditar que o reinado dos arcades seria eterno...

T+
Ao contrário, foi esquecer os arcades. Achar que a galera que investiria em uma nova geração não faria questão de ter em casa ótimos ports dos arcades.

Ela própria revolucionando com jogos 3D nos arcades, desenvolveu um nextgen focado no 2D.

Aí vendo o Playstation surgir no Horizonte, foi remendar a cagada e fez um console todo torto e caro.
Um ponto interessante (e errado) é que julgamos aquela época com a ''visão de hoje'' até pessoas da própria sega quando vão fazer auto critica comentem esse erro ao atribuir sobre si, quando na verdade não houve absolutamente erro nenhum !!

O hardware do saturn foi concebido para receber ports de arcades, cps2, mvs, model 2 e do arcade próprio baseado na placa dele o Titan-5, usou cd-rom como midia tudo certo, a programação era em assembler (como sempre foi na industria até então)
Então o que houve ? Com o advento do playstation o que não era um la problema passou a ser, como foi o caso da programação em assembler...ela era aceitável até o dia em que inventaram algo melhor do ponto de vista comercial, os Kits do ps1 em #C fizeram toda a diferença e guiaram os rumos da industria ao ponto do proprio saturn usar uma versão modificadas deles.... os estilos de jogos baseado em arcade passaram ser muito criticados, pois eles eram curtos, não permitiam tempos para exploração de cenários e jogos complexos, o crescimento do PC, enfim o paradigma mudou em cima da SEGA 2x, uma no saturn e outra no dreamcast.
Supondo que o Saturn fosse perfeito, ele ainda estava errado pelo preço que custava.
Só acertou de ter lançado o aparelho com leitor de cds.
Incluiria aquela "expansão de memória". Acabou sendo útil.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.498
Reações
2.528
Pontos
954
Isso foi uma boa jogada de marketing
Mas o preço não incluía nenhum jogo e não incluía o memory card.
O saturn Já vinha com Virtua Fighter e tinha memória interna. O custo acabava saindo o mesmo. Mas percepção é tudo.

O que era fogo mesmo era que para o PSX eram 3 jogos por dez real na saída da escola

Se foi marketing ou não, não sei mas posso dizer qual foi minha experiência. Eu sai de casa lá em 1995 (ou 1996 :kpensa) com dinheiro decidido a comprar meu tão sonhado Sega Saturn mas o dinheiro não deu, tive que me contentar com o Playstation mesmo, mais tarde comprei o memory card, talvez poderia ter esperado mais tempo para pegar o Saturn, mas sabe como são as coisas, sai decido a voltar com um console para casa. No final das contas foi um belo acerto.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.498
Reações
2.528
Pontos
954
Um ponto interessante (e errado) é que julgamos aquela época com a ''visão de hoje'' até pessoas da própria sega quando vão fazer auto critica comentem esse erro ao atribuir sobre si, quando na verdade não houve absolutamente erro nenhum !!

O hardware do saturn foi concebido para receber ports de arcades, cps2, mvs, model 2 e do arcade próprio baseado na placa dele o Titan-5, usou cd-rom como midia tudo certo, a programação era em assembler (como sempre foi na industria até então)
Então o que houve ? Com o advento do playstation o que não era um la problema passou a ser, como foi o caso da programação em assembler...ela era aceitável até o dia em que inventaram algo melhor do ponto de vista comercial, os Kits do ps1 em #C fizeram toda a diferença e guiaram os rumos da industria ao ponto do proprio saturn usar uma versão modificadas deles.... os estilos de jogos baseado em arcade passaram ser muito criticados, pois eles eram curtos, não permitiam tempos para exploração de cenários e jogos complexos, o crescimento do PC, enfim o paradigma mudou em cima da SEGA 2x, uma no saturn e outra no dreamcast.

Você só sabe que um chute foi um erro quando ele não entra no gol e o chute da Sega saiu do estadio:klol
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
Supondo que o Saturn fosse perfeito, ele ainda estava errado pelo preço que custava.
Incluiria aquela "expansão de memória". Acabou sendo útil.

Ele custou mais caro que o play 1 apenas no lançamento antecipado quando o play saiu eles tinham preços iguais, e no japão o preço era quase igual desde 94.

1991 snes 199 daria hoje 379
1995 ps1 299 daria hoje 500
1995 saturn 399 daria hoje 669
2006 ps3 599 daria hoje 764
2006 xbox 360 399 daria hoje 509

Quando existe uma disputa e um ganha e o outro perde, o que ganha impõe ''erro'' ao perdedor, se o saturn emplaca hoje estaríamos falando dos erros do playstation.
https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/sobre-vendas-de-jogos-e-alguns-porquês.548391/
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Vocês subestimam demais a importância do trabalho da Sony nessa geração.
O Playstation 1 foi o maior lançamento de videogame da história dos EUA até então, isso vindo de uma fabricante estreante, que foi lançado praticamente só com jogos de thirds, e eram muitos jogos. Mais do que a Sega e a Nintendo tinham no lançamento dos seus, independente do local.

Vão falar que isso é sorte?
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Ao contrário, foi esquecer os arcades. Achar que a galera que investiria em uma nova geração não faria questão de ter em casa ótimos ports dos arcades.

Ela própria revolucionando com jogos 3D nos arcades, desenvolveu um nextgen focado no 2D.

Discordo!

O 3D nos arcades (mesmo que encabeçado por ela) estava em estágio embrionário no início do projeto do Saturn.

Os jogos tradicionais em 2D eram inquestionáveis na época e para Sega trazer esta sensação dos arcades aos lares de forma definitiva era sua maior prioridade.

A questão do 3D por parte da Sony foi uma pegada revolucionária e contra a tradicional forma de pensar da época.
Quando a SEGA se deu conta que o potencial estava de fato no 3D devido a rápida evolução da tecnologia (sendo ela TB uma das responsáveis, com o fabuloso Daytona USA) já era tarde demais.

Para a Sega o tempo dos consoles para os arcades era sempre o intervalo de uma geração... A sacada da SONY foi colocar tudo numa geração só... A SEGA não contava com isso, ou melhor, ela não queria isso. Visto que para a SEGA seu futuro estava nos arcades.

Isso era uma questão fechada na companhia.

T+
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Discordo!

O 3D nos arcades (mesmo que encabeçado por ela) estava em estágio embrionário no início do projeto do Saturn.
O maior argumento de que ela estava errada foi o Playstation ter existido.

Outra coisa bizarra: a Sega estava se matando para portar Virtua Racing pro Mega, mas na nextgen o 3D estava negligenciado.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.742
Pontos
803
TimeLine do Playstation

Konami se opõe a nintendo e é a primeira empresa a questionar o monopolio,
Konami e Namco apoiam massivamente a Nec no Japão
Após derrota da Nec Konami e Namco propõe a criar o seu próprio console, mas desiste pois o investimento seria de 4 bilhões de doláres
Sony que havia rompido com a Nintendo propõe levar o projeto a diante e fazer um console
Kutaragi vê em Virtua Fighter da Sega o caminho para o playstation
Durante o desenvolvimento a Takara (samurai shondown para consoles) cria usando as ferramentas de PC o Virtua Fighter ''Killer'' depois usam o revolucionário Psy-Q Kit da Sony europe (psygnosis) para converter para o jogo para o Playstation
Komani e Nanco dão dicas massivas a sony se tornando segundo o Ceo da empresa quase um second party
Rige Races nos arcades
Softhouse americanas abandonam 3DO e apoiam o playstaion na visão dos jogos adultos
Square soft se junta a Sony após desavenças envolvendo super Mario RPG e a não divulgação de um RPG da Enix por parte da Nintendo, square queria comprar a enix.
Desdenho do 2D nos estados unidos por parte da Sony começa em 1994 via marketing viral,com forte apoio de publicações como EGM, e redatores diversos
Saturn e playstation E3 1995...299
Xeque mate 1
Entrada do Nintendo 64, fortes jogos exclusivos da Sony
Criação de contra-jogos Crash, FF7, MGS e Spyro
Volta do 2D como diferencial do playstation
Xeque-mate 2
o resto é história.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo