O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o Sega Saturn falhou?

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Eu concordo com o texto acima, e vou além acredito que a ''rivalidade'' se deve a questões de orçamento a sega of América sempre quis mais autonomia era ela até aquele momento que tava lucrando sem duvidas queriam ficar com mais $$$, os japoneses não incomodava os americanos durante o sucesso do Genesis, mas eles precisavam fazer alguma coisas em relação ao mega drive, e aí entramos naquele ponto de porque a SEGA fez um sega cd, puxa vida foi porque a nec fez e isso tava upando as vendas do pc engine, porque o desenvolvimento do saturn começou cedo, é pq o mega drive tava ruim das pernas, porque teve um 32x é porque a sega sabia que o preço do saturn ia sair mais caro e sabia que o jaguar precisava de uma resposta ainda por cima isso atenderia od esejo dos americanos de gerir um console.

Tudo tem um porque... agora vem essas histórias de que o chip do saturn foi escolhido durante uma partida de golf que o 32x foi pré engenhado sobre um guardanapo em um restaurante e outras coisas bizonha. Enfim não acredito que esses livros usem dos mecanismo científicos de confrontação históricas, mas tb não acredito que seja tão complexa assim, as informações que temos (para quem pesquisou é claro) deve ajudar a entender o contexto, só não podemos ao meu ver fixar ''É ISSO'' e pronto, para nenhum dos lados.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
Vocês se apegam demais para os aspectos técnicos do Saturn, o problema do console foi 80% por conta de escolhas de mercado e 20% por conta do hardware. É diferente do Nintendo 64, que a principal falha foi a falta de CD (e mesmo assim a foi uma escolha consciente da Nintendo).

Se a Sega não tivesse lançado o 32X e tivesse lançado o Saturn em setembro de 95 (ou até mesmo em 96), dando tempo para melhorar o processamento 3D do console e a facilidade de programação, talvez o Saturn teria terminado em segundo naquela geração.

Outra coisa, tem gente dizendo que os erros da Sega foram difíceis de prever na época. Nada disso, muita gente dentro e fora da Sega alertava que iria dar em m****. No final de 95/começo de 96 a situação já estava tão ruim que até mesmo o lado errado da Sega já se dava por vencido.

E muito além da disputa entre 3D e 2D o problema da Sega era outro: o estilo dos jogos, enquanto a Sony buscava transformar o mercado de jogos em uma nova Hollywood a Sega ainda apostava em jogos mais arcade, com bem menos conteúdo e mais focado na repetição.

Compare, por exemplo, Daytona USA CCE, que tinha 5 pistas e 8 carros (que na verdade eram quase a mesma coisa visualmente, somente mudando os stats), com Gran Turismo, que tinha 11 pistas e 140 carros. Os jogos da Sega tinham pouco conteúdo se comparados à concorrência, isso foi ruim para empresa no Ocidente, porque foi aqui que essa transformação do mercado de jogos foi mais acentuada.
 
Ultima Edição:

Marculino

Bam-bam-bam
Mensagens
10.219
Reações
7.444
Pontos
419
Os engenheiros da Sega não tiveram visão de mercado, que já sinalizava fortemente para os jogos em 3D. Me fazem Virtua Fighter nos arcades mostrando o primeiro jogo de luta 3D e que impressionou a todos e depois resolvem fazer um console voltado exclusivamente para o 2D? Só foi depois que a Sony mostrou as especificações do PS que a Sega correu atrás para remendar o hardware do Saturn de última hora colocando outro processador para implementar o uso do 3D no console. Lembro de ter lido uma matéria falando que a Sony se inspirou em Virtua Fighter para fazer o hardware do PS, ou seja, a Sega deu a dica pra concorrente e a própria não a colocou em prática.

Enfim, gosto do Saturn, tenho um. O console teve bons jogos, principalmente os de luta 2D que utilizam os cartuchos de ram, mas é inegável que faltou um melhor planejamento e visão de mercado por parte da Sega. As divergência entre a matriz japonesa e a filial americana também ajudaram nessa bagunça que foi desde a concepção do hardware até o seu lançamento. E o resultado disso foi que a novata Sony, após ter sido desprezada tanto pela Sega quanto pela Nintendo veio e passou o rolo compressor nas duas.

Saturn é um console bastante querido, teve jogos memoráveis mas causou um prejuízo de mais de 1 bilhão à Sega. Não fosse isso acredito que o Dreamcast teria uma vida mais longa no mercado e talvez a Sega ainda estaria presente na geração posterior.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Compare, por exemplo, Daytona USA CCE, que tinha 5 pistas e 8 carros (que na verdade eram quase a mesma coisa visualmente, somente mudando os stats), com Gran Turismo, que tinha 11 pistas e 140 carros. Os jogos da Sega tinham pouco conteúdo se comparados à concorrência, isso foi ruim para empresa no Ocidente, porque foi aqui que essa transformação do mercado de jogos foi mais acentuada.
CCE saiu um ano antes do GT, então não foram comparados diretamente. Saturn poderia se virar com conteúdo dos multis, como Road Rash, Need for Speed, mas esses multis estavam deixando de sair para ele, o sinal definitivo que a plataforma ia afundar. Ports dos arcades eram bem-vindos (e sabia-se que tinham "pouco" conteúdo), mas um console não venderia bem sobrevivendo disso.

Quando Gran Turismo saiu, os jogos de corrida atingiram um novo patamar. Aquilo era coisa do outro mundo.

Não só conteúdo, mas a qualidade técnica. Os "reflexos" dos carros pareciam incrivelmente naturais, longe do visual chapado ou com cara de plástico de jogos da época.

373285-gran-turismo-playstation-screenshot-you-can-choose-to-have.png
482101-gran-turismo-playstation-screenshot-but-like-every-muscle.png
15205-gran-turismo-playstation-screenshot-night-rider-some-tracks.jpg


Nesse jogo arrebentaram demais. Tem jogo de dreamcast que não tinha as latarias dos carros tão lindas como as do GT.
 
Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Apesar dos "remendos" pra competir com o PSX, o Saturn levava vantagens técnicas em alguns pontos sobre o console da Sony. O problema é que os games tinham que ser "pensados" somente pra arquitetura do console da Sega pra tirar proveito e mostrar grandes resultados.
A escolha do CPU SH2 acho que foi bem acertada. O engenheiro de hw disse que o sucessor do M68k foi descartado porque, apesar de bom, não daria o salto de tecnologia que ele gostaria. O SH2 não era o problema. Mas 2 SH2, pra programar em paralelo usando o mesmo BUS, era bem trabalhoso pelo que se sabe.

Ao meu ver o maior erro foi ter 2 chips de Vídeo, que exigia malabarismo pra combinar pra alcançar ótimos resultados. O problema é que gradne parte dos developers não queriam se matar pra" orquestrar" todos os processadores a ponto de tirar o máximo proveito da arquitetura. O fato dela ser mal formulada não quer dizer que seja incapaz de fazer grandes coisas. Tomb Raider foi feito usando 1 CPU e somente um dos VDP... A grande maioria dos developers usavam " meio console" pra fazer os jogos. Alien Trilogy foi o mesmo caso.

Ontem mesmo tava jogando Nights e tem um estágio chamado Soft Museum que é uma das coisas mais lindas que vi naquela geração... Efeitos emulados de reflexos e principalmente de distorção de cenários , que souberam tirar proveito da capacidade do console. Não acho que o Playstation tem capacidade pra fazer aquilo.

Mas tb acho o nível das transparências do console da Sony são os mais belos da geração... O Saturn não tinha um hw dedicado a geometria, tinha que fazer os cálculos "na unha".

Mas a gente ja sabe disso tudo. O que levou o Saturn ao fracasso foram na minha opinião:
_ devkits horríveis. Os programadores de consoles da Sega nao sabiam mexer com polígonos. Tanto que a parte de programadores que eram exclusivas dos Arcades, vieram ajudar no desenvolvimento.
_ Preço muito caro... mesmo tomando 100 dolares de prejuiizo, a Sega tinha que vender muito software pra cobrir o rombo de cada console vendido. É tipo dar um passo pra frente e dois pra trás.
_ Talvez o principal: Naquela geração, os RPGs da Square e Enix eram system sellers. O Konami tb não deu importancia pro Saturn, e uma super produção como MGS com ctz fez muita falta pra marquetear o console da Sega.
_ O console saiu com a imagem chamuscada nos EUApor causa da antecipaçao no lançamento... devkits ruins, jogos sem apelo ( Virtua Fighter é de nicho). Daytona foi um port mal feito, corrigido ( muito bem) pelo Daytona CCE, mas o estrago ja estava feito. Mesmo que no Japão ele ia bem, mesmo não sendo líder, o lançamento no mercado americano foi desastroso...praticamente enterrou o futuro do console.

Já que a Sega não tinha como "enxugar" a placa mãe cheia de CPUs, e a Sony ainda vinha com cortes de preço, não tinha saída... Mesmo o console sendo barato depois( 149 dolares), quem iria querer um console sem os AAA Third Parties da concorrência, com lançamentos escassos e com qualidade pior? ... A sega fez quase a mesma tentativa desesperada com o Dreamcast, dando o console pra quem assinasse a SEGANET... Mas não adianta, sem jogos , sem grande apoio, os consoles são apenas uma incógnita, não importa o quao potentes são...
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Falam que o Saturn ''falhou'' sim ele falhou em ser o líder de mercado que a Sega queria, essa falha custou a Sega of America (que foi basicamente desmontada) mas mesmo sendo um fracasso comercial, no Japão que era desejo da Sega, era o cumulo uma empresa japonesa não fazer sucesso no Japão ! somente alguns poucos consoles o superou até os dias de hoje: ele ficou pau a pau com PS Vita, superou Wii U, N64, GameCube :ksafado o próprio mega drive por uma margem de quase 2x, Dreamcast, gamegear e todos os xboxes,

Então pelos números faltou mais jogos de apelo aos americanos; e de fato isso é verdade a EA não lançou NFl no lançamento do Saturn mas soltou um NFL no Playstation, chakan e Sonic não tinham no lançamento, enfim jogos pelos quais o Genesis era conhecido.

Segata Sunshiro; o personagem que salvou o Saturn de fracassar no Japão

81768
 
Ultima Edição:


SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.422
Reações
6.696
Pontos
1.449
Vocês se apegam demais para os aspectos técnicos do Saturn, o problema do console foi 80% por conta de escolhas de mercado e 20% por conta do hardware. É diferente do Nintendo 64, que a principal falha foi a falta de CD (e mesmo assim a foi uma escolha consciente da Nintendo).

Se a Sega não tivesse lançado o 32X e tivesse lançado o Saturn em setembro de 95 (ou até mesmo em 96), dando tempo para melhorar o processamento 3D do console e a facilidade de programação, talvez o Saturn teria terminado em segundo naquela geração.

Outra coisa, tem gente dizendo que os erros da Sega foram difíceis de prever na época. Nada disso, muita gente dentro e fora da Sega alertava que iria dar em m****. No final de 95/começo de 96 a situação já estava tão ruim que até mesmo o lado errado da Sega já se dava por vencido.

E muito além da disputa entre 3D e 2D o problema da Sega era outro: o estilo dos jogos, enquanto a Sony buscava transformar o mercado de jogos em uma nova Hollywood a Sega ainda apostava em jogos mais arcade, com bem menos conteúdo e mais focado na repetição.

Compare, por exemplo, Daytona USA CCE, que tinha 5 pistas e 8 carros (que na verdade eram quase a mesma coisa visualmente, somente mudando os stats), com Gran Turismo, que tinha 11 pistas e 140 carros. Os jogos da Sega tinham pouco conteúdo se comparados à concorrência, isso foi ruim para empresa no Ocidente, porque foi aqui que essa transformação do mercado de jogos foi mais acentuada.
Acho que você tocou na ferida. A SEGA era muuuito arcade. Jogos até divertidos mas muito rasos. O console da SONY tinha jogo digno de filme. A SEGA ainda achava que bastava fazer conversões de arcade para ter sucesso. Uma mentalidade ainda 16 bits.

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Falam que o Saturn ''falhou'' sim ele falhou em ser o líder de mercado que a Sega queria, essa falha custou a Sega of America (que foi basicamente desmontada) mas mesmo sendo um fracasso comercial, no Japão que era desejo da Sega, era o cumulo uma empresa japonesa não fazer sucesso no Japão ! somente alguns poucos consoles o superou até os dias de hoje: ele ficou pau a pau com PS Vita, superou Wii U, N64, GameCube :ksafado o próprio mega drive por uma margem de quase 2x, Dreamcast, gamegear e todos os xboxes,

Então pelos números faltou mais jogos de apelo aos americanos; e de fato isso é verdade a EA não lançou NFl no lançamento do Saturn mas soltou um NFL no Playstation, chakan e Sonic não tinham no lançamento, enfim jogos pelos quais o Genesis era conhecido.

Segata Sunshiro; o personagem que salvou o Saturn de fracassar no Japão

Visualizar anexo 81768

Em números o Saturn ficou atrás sim de Nintendo 64, Game Cube e até mesmo do Wii U, por pouca coisa, mas ficou.

O negócio foi muito feio na época do Saturn. Os balancetes da empresa só eram superavitários por conta dos lucros no mercado de arcades.

Quando as pessoas dizem que o Saturn começou bem no Japão, isso é verdade. Mas tem que ser contextualizado, números não são nada quando descontextualizados. O que é vender bem em um único país por um período de tempo curto? 2,5 a 3 milhões de unidades num espaço de um ano.

Quando o Nintendo 64 foi lançado as vendas do Saturn despencaram, inclusive no Japão.

É claro que o fracasso de um console não pode ser apontado somente a partir desse número bruto, de suas vendas (nisso eu concordo com o Phil Spencer, mas de dizer isso e acreditar que a situação do Xbox One é boa são duas coisas diferentes, são duas sentenças lógicas diferentes). O Saturn enquanto console vendeu pouco mas ele ainda teve uma proporção muito boa de jogos para consoles vendidos. Ainda assim eu caracterizaria como um fracasso porque o dinheiro da Sega começou a secar.

Eu vi um comentário num vídeo de youtube que um cara comentava que a Sega cresceu rapidamente mas não se firmou. Ela não se estruturou para se manter.

You've put some thoughts in this video but you've also made a few mistakes. For instance you say that Sega was profitable during the 32X and Saturn years. What you don't know is that those profits were recorded in non consolidated financials statements (which excluded the subsidiaries losses). The huge loss Sega recorded in the fiscal year ending March 1998 was in big part brought by a special loss write down of the accumulated losses incurred by Sega of America and Sega Ozzysoft in the previous years. You theory also doesn't consider the net contribution of the arcade division and amusement center division which were almost always profitable in those years (what brought down Sega was their consumer division). However you are right when you say that it wasn't 32X and Saturn what killed Sega, they were the symptoms. A wise videogame historian would realize that the fall of Sega began during Sega most successful years (1991-1993) when Sega failed to capitalize on the Mega Drive success to make the company more stable and capable to endure hard times and were took some very bad decisions (the big money losing Tera Drive, the over engineered and thus costly Saturn architecture, the incapability to grow their game series to be as popular as Nintendo's with the exception of Sonic which was anyway mismanaged and more). These wrong decisions were caused in large part by the negative influence pf the arcade mentality the company adopted even when deciding their console operations. Their attitude to release any new hardware device just to compete and see what stick to the wall, their inability to make an cost efficient 3D hardware solution with the Saturn while being at the front runner of the technology in the arcades (where cabinets cost several thousands of dollars), their reliance on arcade conversion to push their home consoles proved all to be ticking bombs that destabilized the company and in the long (actually short) period made them incapable to compete with Sony and Nintendo. The decline in popularity of arcade experiences at home starting from the late '90s in favour of meatier and more home fit game genres, the fundamental lack of profit seeking decisions and weakness in the sales of their first-party software compared to Nintendo (and for a first-party driven console maker like Sega that was crucial) all doomed Sega to its demise. Unless Sega had changed their corporate culture by early '90s (their management and then the lower class of employees), Sega stood no chance to survive in the console business.

Está neste vídeo aqui:

E pode ser encontrado logo no início da página de comentários, foi comentado pelo user Dosunceste.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
testemuna in-loco
sega rally no Saturnão era alegria pura
Ridge Racer literalmente comia poeira, o Rally era muito mais rápido e empolgante
Comparação totalmente injusta , Ridge Racer é uma máquina de 1993, Sega Rally de 1995, dois anos de diferença naquela época era muita coisa . Alias o port do Saturn saiu em 28 de dezembro de 95, quase 1996 já...

uma comparação mais justa seria a 1ª versão do Daytona com Ridge Racer Revolution (ambas máquinas de 94, e que tiveram ports pro saturn e ps1 em 95), e aí o RR do ps1 já era mais bem feito que o Daytona do saturn (cuja 1ª versão saiu bem zoada)


qual é considerado o jogo de corrida mais bem feito do Saturn ??? R: Sega Rally
pois é, um jogo que saiu no final do 1º ano do saturn já foi o máximo que o saturn conseguiu em gráficos no gênero.... agora compara com os melhores gráficos em jogos de corrida do PS1, como o Colin MCRae 2.0 por exemplo, parece uma geração de diferença até.
.
 
Ultima Edição:

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Aqui no Brasil o Saturn fez um "sucesso" relativo graças a tectoy,segundo ela foi mais de 1.000.000 de consoles vendidos,numero interessante para um console bloqueado,ainda mais nos anos 90!

eu vi esse adendo num site "o Brasil foi o único país ocidental a receber versões do Saturn na cor branco e do Saturn Skeleton (transparente esverdeado ou transparente azulado)"
O meu segundo saturno era branco e da tectoy!o console mais lindo que já tive,aquele controle com os botões roxos. :ksnif
esse transparente esverdeado eu cheguei a ver e perdi a chance de compra-lo por 150,00!fora que era desbloqueado!.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
As razões do fracasso comercial do Saturn no ocidente são notórias, mas como console, pra mim ele nunca falhou. Quem me decepcionou de verdade naquela época foi o N64, que não correspondeu as minhas expectativas criadas a partir do Super Nintendo. Com o Saturn, a Sega criou uma de suas melhores bibliotecas, só não souberam aproveitar. Ainda assim acho notável que o fracasso comercial não tenha impedido o Saturn de ter tido uma boa quantidade de jogos, incluindo até exclusivos (ou ports) importantes pra sua geração. Imagina o quanto mais ele poderia ter gerado se tivessem trabalhado melhor em cima do console.

O período entre a criação dos add-ons do Mega e o lançamento do Saturn marca o ponto exato onde a Sega começou a dar fortes indícios de que teria um futuro melhor parando com os consoles, e se dedicando apenas ao desenvolvimento de jogos, infelizmente.
 
Ultima Edição:
  • Curtir
Reações: sux

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.593
Pontos
724
Em questão de satisfação com a jogabilidade, Sega Rally ainda é o melhor jogo de corrida que joguei.
Um jogo que você ganha arranca tempo à força, no final praticamente não tira o dedo do botão de acelerar, treina e é recompensado. É a escala de aprendizagem perfeita.

O jogo vem com um tempo recorde de 10:05.05 no modo de três voltas por pista, um ótimo tempo pra quem joga nas primeiras vezes.
Eu joguei e fiquei tão bom nele que fazia tudo em 9:49.00 por aí.

A conversão de Daytona, a primeira, apesar dos gráficos zoados, tem jogabilidade muito boa. A segunda é bem diferente, e pior.
 
  • Curtir
Reações: sux

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
qual é considerado o jogo de corrida mais bem feito do Saturn ??? R: Sega Rally
pois é, um jogo que saiu no final do 1º ano do saturn já foi o máximo que o saturn conseguiu em gráficos no gênero.... agora compara com os melhores gráficos em jogos de corrida do PS1, como o Colin MCRae 2.0 por exemplo, parece uma geração de diferença até.
O melhor gráfico do Saturn em um jogo de corrida é o do Sonic R, saiu em 97 mostrando que a plataforma estava evoluindo. Para 97 era um belo gráfico.




Um jogo precisa ser comparado com o que existia no momento em que foi lançado.

Se no início o Playstation "amigável" não estava dominado para mostrar o "seu melhor", o Saturn todo complexo e com kits de desenvolvimento ruins, muito menos.
dois anos de diferença naquela época era muita coisa .
Isso devia valer para os jogos do Saturn também. 2 anos de diferença é muita coisa. Mas cita um jogo de 2000 para dizer que Saturn não fez Colin MCRae 2.0
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
O melhor gráfico do Saturn em um jogo de corrida é o do Sonic R, saiu em 97 mostrando que a plataforma estava evoluindo. Para 97 era um belo gráfico.




Um jogo precisa ser comparado com o que existia no momento em que foi lançado.

Se no início o Playstation "amigável" não estava dominado para mostrar o "seu melhor", o Saturn todo complexo e com kits de desenvolvimento ruins, muito menos.
Isso devia valer para os jogos do Saturn também. 2 anos de diferença é muita coisa. Mas cita um jogo de 2000 para dizer que Saturn não fez Colin MCRae 2.0

o saturn já mostrou tudo que tinha bem antes , esse é o ponto

se não a Sega não se apressaria pra lançar o Dreamcast


ps: e vejo na grande maioria das listas, tendo Sega Rally como melhor jogo de corrida do Saturn
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
o saturn já mostrou tudo que tinha bem antes , esse é o ponto
Tem ponto nenhum aí. Através de um jogo de 95 Saturn "mostrou tudo que tinha"? Isso não faz sentido.

Jamais vou dizer que Saturn faria Colin MCRae 2.0 em 2000 porque realmente ele não fez, não sobreviveu até lá. Mas nunca que com 2 anos de vida um console consegue mostrar "tudo que tinha". Seria ignorar o que aconteceu em todas as gerações, onde os jogos evoluem a cada ano.

A Sega se apressou a lançar outro videogame porque estava perdendo dinheiro e as desenvolvedoras estavam abandonando a plataforma. Não valia a pena para elas gastar tempo e dinheiro com versão de Saturn, tendo Playstation amigável e vendendo que nem água.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.295
Pontos
1.619
o saturn já mostrou tudo que tinha bem antes , esse é o ponto

Discordo. O Saturn ainda é considerado como o 'triângulo das bermudas' no quesito de hardware. Até hoje, ainda não tem uma comparação real que demonstra o que ele poderia fazer (sendo que, o maior poderio demonstrado se encontra no video demo de Shenmue pro videogame, onde afirmam que foi utilizado coisa de 60% do poderio do console)

Enquanto não existir mais investigações sobre o que pode ser feito e, a criação de um DEV-Kit decente pra se tentar aproveitar (hoje) o que poderiam ter feito (antigamente, E por culpa da própria desorganização da SEGA), não veremos o que poderia ser feito com ele propriamente!
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Eu concordo que o Saturn mostrou tudo o que tinha, o videogame recebeu muito jogo, o que quero dizer com isso é que teve suporte. e um ciclo quase completo.

só não tirou leite de pedras, mas eu duvido muito muito mesmo que jogos como Panzer D Saga não tenha maximizado o sistema, Quake 1, Nights, Virtual On, o proprio sega rally
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Discordo. O Saturn ainda é considerado como o 'triângulo das bermudas' no quesito de hardware. Até hoje, ainda não tem uma comparação real que demonstra o que ele poderia fazer (sendo que, o maior poderio demonstrado se encontra no video demo de Shenmue pro videogame, onde afirmam que foi utilizado coisa de 60% do poderio do console)
se for assim TODO console pode dar a mesma desculpa , posso falar que o PS1 só usou 60% do poder então....

dizer que outras empresas tinham dificuldade pra usar o hardware do Saturn é uma coisa, agora nem a própria Sega tinha capacidade???

Óbvio que tinha. Então se tinha, porque não fez ????

ICO estava sendo feito para o PS1 tambem, depois migraram o projeto pro PS2, .... como seria o ICO no ps1 ???

teoria é uma coisa, prática é outra, o que conta é o que foi mostrado na prática
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.295
Pontos
1.619
se for assim TODO console pode dar a mesma desculpa , posso falar que o PS1 só usou 60% do poder então....

Sim! Nesse caso, concordo plenamente! Nunca se pode avaliar o que pode chegar pois os DEV-kits usados em cada videogame, criados pela empresa, demonstram uma BASE de acesso (o que já leva a começar a explicar uma outra parte do que você escreveu!)

dizer que outras empresas tinham dificuldade pra usar o hardware do Saturn é uma coisa, agora nem a própria Sega tinha capacidade??

A resposta pra isso? Sim! A SEGA tinha uma base de capacidade, mas que era vendida pelo maior número de notas disponibilizadas. Lembre que, no caso do Saturn, existia uma linha proibitiva de modificações do kit distribuido por ela, travando assim, o desenvolvimento de ferramentas diversas, para ser usadas por outras empresas (acredito eu que possa ser algo relacionado com a pirataria, mas posso estar errado nesse pensamento)

Então se tinha, porque não fez ????

A respota pra isso é: foi relativo. As empresas First Parties tinham um kit melhor que as outras (fato), consequentemente, maior informação era liberada para elas.

ICO estava sendo feito para o PS1 tambem, depois migraram o projeto pro PS2, .... como seria o ICO no ps1 ???

Pra mim (que nunca gostei desse jogo) acredito que poderia ser assustador, mas decidiram fazer tal mudança pra aproveitar o novo hardware que estava sendo lançado (sobre eu não gostar desse jogo, não grile! eu também não gosto daquele que tem que salvar a mulher com um cavaleiro que sai derrotando um monte de monstros gigantes e eu não me lembro do nome...)

teoria é uma coisa, prática é outra, o que conta é o que foi mostrado na prática

Einstein dizia algo parecido, mas as teorias dele perduram até hoje (e muitas já foram comprovadas...):coolface
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.593
Pontos
724
Sega Rally com certeza está entre os melhores jogos de corrida dos 32 bits.
Há inclusive quem o coloque em lista de ALL TIME e não acho absurdo.

Já fiz 100 voltas no Time Attack na pista do deserto e nem achei chato. Era "treino".
Aquilo é BOM DEMAIS de jogar.

Mas o Saturn tem jogos de corrida tecnicamente melhores. Lembrando que a porcaria da versão de Touring Car foi feita por outro pessoal, e Sonic R era bem impressionante pra época, um período em que mesmo os jogos de PS1 e Saturn estavam deixando de serem tão pixelados.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
o saturn já mostrou tudo que tinha bem antes , esse é o ponto

se não a Sega não se apressaria pra lançar o Dreamcast


ps: e vejo na grande maioria das listas, tendo Sega Rally como melhor jogo de corrida do Saturn

maxresdefault.jpg

... não acredito que o console não iria mais longe. Yu Suzuki disse que o game tava praticamente pronto e rodando no hw puro, sem aquele add on que a Sega cogitou pro VF3.
A equipe decidiu lançar o game pro DC porque o Saturn não tinha boa base instalada pra um game tão ambicioso( pra época). Nem adiantou muito porque o DC vendeu a mesma coisa.
 
Ultima Edição:

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Eu acredito que o Saturn ia evoluir ainda. Como exemplo, no Playstation, o Shinji Mikami disse que gostaria de ter feito Resident Evil todo em 3D mas o console não aguentava/eles da Capcom não conseguiam fazer. Pois bem, algum tempo depois a mesma equipe lançou Dino Crisis todo em 3D.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Eu acredito que o Saturn ia evoluir ainda. Como exemplo, no Playstation, o Shinji Mikami disse que gostaria de ter feito Resident Evil todo em 3D mas o console não aguentava/eles da Capcom não conseguiam fazer. Pois bem, algum tempo depois a mesma equipe lançou Dino Crisis todo em 3D.

Tom Kalinsk usou o argumento de que o ps1 iria esgotar primeiro, pois segundo a facilidade de programação permitiria o uso de e 100% da maquina já nos primeiros jogos. (o Tempo mostrou que ele estava enganado)

o play 1 não era para ter feito nem sequer o crash bandicoot, os caras da ND re-escreveram códigos e criou novos algorítimos para tornar capaz os games da franquia (tais inovação circulou pela sony) a cristal dinamics com soul Reaver usou um streaming de dados direto do cd-rom (contornando assim uma limitação) o que tornou possível criar mundos maiores em 3d... FF7 foi primeiro game de grande orçamento da geração inaugurando um ciclo virtuoso de alto investimento no qual resultaria em games como Metal gear Solid etc

O Saturn foi maximizado em seu uso, quase todos consoles foram (até Dreamcast) agora superar limitações tirar leite de pedras..criar engines, códigos enfim aprofundar nehum console flopado teve essa honra ! Eu não duvido que o saturn podia mais, acredito que seria possível jogos até mais bonitos que os visto no play 1.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Tom Kalinsk usou o argumento de que o ps1 iria esgotar primeiro, pois segundo a facilidade de programação permitiria o uso de e 100% da maquina já nos primeiros jogos. (o Tempo mostrou que ele estava enganado)

o play 1 não era para ter feito nem sequer o crash bandicoot, os caras da ND re-escreveram códigos e criou novos algorítimos para tornar capaz os games da franquia (tais inovação circulou pela sony) a cristal dinamics com soul Reaver usou um streaming de dados direto do cd-rom (contornando assim uma limitação) o que tornou possível criar mundos maiores em 3d... FF7 foi primeiro game de grande orçamento da geração inaugurando um ciclo virtuoso de alto investimento no qual resultaria em games como Metal gear Solid etc

O Saturn foi maximizado em seu uso, quase todos consoles foram (até Dreamcast) agora superar limitações tirar leite de pedras..criar engines, códigos enfim aprofundar nehum console flopado teve essa honra ! Eu não duvido que o saturn podia mais, acredito que seria possível jogos até mais bonitos que os visto no play 1.
Concordo.
O que faz o console ter seu potencial sugado ao máximo é o quanto ele vende. É assim que as devs vão criar aqueles games tecnicamente impressionantes que conhecemos. Quando o console flopa, ninguém quer perder dinheiro e tempo otimizando nada.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Concordo.
O que faz o console ter seu potencial sugado ao máximo é o quanto ele vende. É assim que as devs vão criar aqueles games tecnicamente impressionantes que conhecemos. Quando o console flopa, ninguém quer perder dinheiro e tempo otimizando nada.

Tava vendo os jogos do Jak, que a ND fez na época do ps2 (eu perdi esses jogos infelizmente) mas agora estou retrogamer vou voltar zerando tudo !

Meu Deus, velho os mapas do jogo são full 3d e são enormes, os inimigos tem sombras, mas não é sombra bolinha não..é sombra mesmo ! tem situação com 8 inimigos na tela tudo com sombra, isso a 60fps...tem uma cidade no jogo que mais parece uma tech demo !!! o bneco vai voando num carro futurista a meia altura com uma penca de npcs aquilo é o que ? é dinheiro sendo aplicado e de com força !

agora quando console flopa, quem é que vai gastar milhões num jogo usando tudo do aparelho sendo que a base vendida não justifica o investimento...na história dos games só a sony fez isso...apos Valve e Activision literalmente pedir para Sony abortar o PS3 o que ela fez foi investir em dobro, porque ela é boazinha ? Não nada disso, estava em jogo marca playstation.

Agora vamos lá: The house of the dead é um jogo da Model 2 (ao meu ver a model 2 é de 3 a 4x mais forte que o saturn) no arcade o visual do jogo é o que podemos chamar de crossgen, o saturn fez aqueles cenários enormes graças ao vpd 2, só que as texturas pagaram o pato...aí os seguistas dizem que foi mal feito, sim foi e não foi. Mas foi o que deu para fazer a nivel normal de otimização, ninguém ali procurou tirar leite de pedra; Deep Fear podia ter ficado muito mais bonito, mas chutando alto a sega não gastou nele nem mesmo o que a capcom gastou no primeiro RE, mas não é ruim, Panzer D Saga tem mundos 3d livre a pé, que com um pouco de imaginação é possível ver alí toda uma segunda geração de jogos 3d para saturn, Burning ranges ta no limite final do aparelho da para ver, mas se o console vinga teríamos ali toda uma segunda geração de jogos 3d, o próprio Burning ranges 2 com uma qualidade ''N64'' mas para isso é preciso investimento.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.593
Pontos
724
O VDP2 só faz o chão, o céu, e em alguns casos, as informações da tela. O resto todo é VDP1. VDP2 nem polígono faz.
E House of the Dead é muito mal feito sim. Como Virtua Cop 1 saiu 3 anos antes e além de ser idêntico ao Arcade, é muito melhor?

O jogo foi lançado inacabado, com texturas temporárias em vários pontos. Resolução digna de jogo de 32X ou pior.
Daqui a pouco vocês estão falando que Fifa 98 é o máximo que o Saturn faz, sendo que nesse até a chuva esqueceram de implementar.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Mas o Saturn tem jogos de corrida tecnicamente melhores.

Quais ??

O Saturn foi maximizado em seu uso, quase todos consoles foram (até Dreamcast) agora superar limitações tirar leite de pedras..criar engines, códigos enfim aprofundar nehum console flopado teve essa honra ! Eu não duvido que o saturn podia mais, acredito que seria possível jogos até mais bonitos que os visto no play 1.
Se o Saturn poderia mostrar mais hoje, o PS1 tambem poderia

assim como TODOS os consoles da história
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.295
Pontos
1.619
Se o Saturn poderia mostrar mais hoje, o PS1 tambem poderia... assim como TODOS os consoles da história

E isso não anda acontecendo hoje, com o Mega Drive e o Super Nintendo? Afinal de contas, o SNES usa do MSU-1 que anda fazendo muita coisa interessante. O mega também tem passdo por mudanças interessantes e acredito que isso vai chegar pra outras peças de hardware (3DO/Saturn/PSX/PC Engine e por aí vai...)
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
Se o Saturn poderia mostrar mais hoje, o PS1 tambem poderia

assim como TODOS os consoles da história

sobre os jogos melhorarem melhoram, mas tem uma hora que o hardware simplesmente não vai
como eu digo isso... o saturn era tecnicamente mais capaz (não tem como negar, ou tem ?)

+ memoria nativa, + expansão de memoria +vdp2 + 2 cpus +quads que meio que dispensa o z- buffering etc
só resta alguém gastar $$$ na criação de jogos

um comentário adicional : com quads é possível gastar menos poligonos para ter melhores resultados, com vdp2 é possível economizar polígonos do cenário, o ps1 desperdiçava muito poder e polígonos para simular um correção de perspectiva; outro detalhe é que quase nenhum jogo do saturn usa os dois cpus; tomb raider, RE1 e Croc usam 1 cpu e já emula bem os visuais do ps1; daí o caldo só vai engrossando...ainda mais se pegar como base os jogos que usam expansão no N64 é possível ver geram cenários mais ricos e melhores efeitos frente a um jogo do mesmo aparelho sem expansão o mesmo se aplicaria ao saturn, aí tem o cartão de MPeg o resultado teórico pode ir além dos níveis do ps1, em qualquer analise.

1-No mundo real temos: 3 panzer D, Sonic world (a demo 3d) Burning Rangers, Nights, Deep Fear, virtua cop, Virtua fighter, sega rally, daytona e os melhores parceiros os caras do Quake 1, grandia, tomb raider, RE1 e Croc .

Considerações:

A- Nenhum desses jogos tiveram a carga de investimento de um GT, FF7, MGS, RE2, Crash e Spyro, é de ser levar em conta que os primeiros jogos do play 1 já maximizava o sistema, o próprio Crash 1 e FF7.
B- O que aconteceu de 1997/98 em diante foi o aprimoramento do que já tinha ! tanto que não me lembro algum fps no ps1 superior ao quake 2

2- No campo teórico: Shenmue, skies of arcadia, sonic adventure e vf3;

A-são jogos que receberiam versão saturn, com shenmue sendo garantidamente de alto orçamento, o resultado é fascinante, sendo artisticamente realista, acho que bate com o que há de melhor no play 1 em toda vida ultil do mesmo.
B- O que impediria de um shenmue 1 dar origem a um shenmue 2 levemente melhorado, assim como FF7 deu ao 8 e 9... um burning ranges fazer como Crash e ter um Burning ranges 2, o impedimento maior é que o povo não queria jogar esses jogos, essa é a verdade haja vista o saturn só ter 3 jogos milions sellers

3- No campo da possibilidade ; entra o hardware do aparelho, aqui é a mais pura conjectura:

consigo ver fácil no saturn um Sonic 3d baseado no world, uma trilogia do Burning rangers e do Deep Fear, um virtua fighter 3 capado sem os desníveis; um jogo do shenmue, consigo ver um pré GTA usando as partes a pé do Panzer Dragoon Saga acho que seria head a head com o que há de melhor no ps1 e N64, e sim não consigo ver Tony hawk no saturn e alguns dos jogos Top do PS1

Mas acredito que num comparativo final exclusivo vs exclusivo: um Saturn de sucesso, geraria resultados melhores.
 
Ultima Edição:

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Comparação totalmente injusta , Ridge Racer é uma máquina de 1993, Sega Rally de 1995, dois anos de diferença naquela época era muita coisa . Alias o port do Saturn saiu em 28 de dezembro de 95, quase 1996 já...

uma comparação mais justa seria a 1ª versão do Daytona com Ridge Racer Revolution (ambas máquinas de 94, e que tiveram ports pro saturn e ps1 em 95), e aí o RR do ps1 já era mais bem feito que o Daytona do saturn (cuja 1ª versão saiu bem zoada)


qual é considerado o jogo de corrida mais bem feito do Saturn ??? R: Sega Rally
pois é, um jogo que saiu no final do 1º ano do saturn já foi o máximo que o saturn conseguiu em gráficos no gênero.... agora compara com os melhores gráficos em jogos de corrida do PS1, como o Colin MCRae 2.0 por exemplo, parece uma geração de diferença até.
.

Perai, deixa eu ver se entendi...é injusto comparar Ridge Raceeeeeeeeeerrr de 1993 com Sega Rally de 1995 mas não é injusto comparar Sega Rally de 1995 com Colin MCRae 2.0 de 5 ANOS DEPOIS fucking 2000. :klolwtf:khuebr
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Perai, deixa eu ver se entendi...é injusto comparar Ridge Raceeeeeeeeeerrr de 1993 com Sega Rally de 1995 mas não é injusto comparar Sega Rally de 1995 com Colin MCRae 2.0 de 5 ANOS DEPOIS fucking 2000. :klolwtf:khuebr
???????

releia o meu post, pelo jeito voce não entendeu PORRA NENHUMA

quem comparou Sega rally com Ridge racer, disse isso devido a época, por isso a comparação não faz sentido nenhum, já que tem 2 anos de diferença

o que eu deixei bem claro no meu post foi em relação a "qual o jogo de corrida mais avançado do Saturn ??", de qualquer época.

e olha que eu nem comparei com os mais avançado do PS1 (que seriam Gran Turismo 2 e Ridge Racer Type 4)

citei um jogo avançado (CMR2.0) mas que nem está entre os mais avançados do PS1, e mesmo assim já parece outra geração se comparado aos mais avançados do Saturn.

agora pode postar emoticom pro seu próprio post, já que postou m**** das grandes
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
???????

releia o meu post, pelo jeito voce não entendeu PORRA NENHUMA

quem comparou Sega rally com Ridge racer, disse isso devido a época, por isso a comparação não faz sentido nenhum, já que tem 2 anos de diferença

o que eu deixei bem claro no meu post foi em relação a "qual o jogo de corrida mais avançado do Saturn ??", de qualquer época.

e olha que eu nem comparei com os mais avançado do PS1 (que seriam Gran Turismo 2 e Ridge Racer Type 4)

citei um jogo avançado (CMR2.0) mas que nem está entre os mais avançados do PS1, e mesmo assim já parece outra geração se comparado aos mais avançados do Saturn.

agora pode postar emoticom pro seu próprio post, já que postou m**** das grandes


Realmente eu não entendo nada do que você escreve, principalmente a parte que diz que o Saturn chegou no auge em 1995. E já sei que tu vai negar, conheço teus baits:klol
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Realmente eu não entendo nada do que você escreve, principalmente a parte que diz que o Saturn chegou no auge em 1995. E já sei que tu vai negar, conheço teus baits:klol
falou m****, não sabe interpretar texto (mesmo eu deixando extremamente claro que se o critério fosse jogo de corrida da mesma época a comparação justa seria entre o 1º daytona do saturn com RR Revolution) e ainda não admite, bem típico de quem não tem argumento nenhum....

o que pedi desde o começo foi : me mostra que jogo de corrida melhor tem pro saturn, e compara com os melhores do PS1, simples assim
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
falou m****, não sabe interpretar texto (mesmo eu deixando extremamente claro que se o critério fosse jogo de corrida da mesma época a comparação justa seria entre o 1º daytona do saturn com RR Revolution) e ainda não admite, bem típico de quem não tem argumento nenhum....

o que pedi desde o começo foi : me mostra que jogo de corrida melhor tem pro saturn, e compara com os melhores do PS1, simples assim

Você tem razão, eu não admito que o Saturn NÃO tinha margem para evolução visto que ele tinha uma quantidade maior de desenvolvedoras trabalhando nele, mais talentosas, por mais tempo e com mais recursos além dele ser bem mais fácil de programar.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.776
Reações
13.813
Pontos
803
O VDP2 só faz o chão, o céu, e em alguns casos, as informações da tela. O resto todo é VDP1. VDP2 nem polígono faz.
E House of the Dead é muito mal feito sim. Como Virtua Cop 1 saiu 3 anos antes e além de ser idêntico ao Arcade, é muito melhor?

O jogo foi lançado inacabado, com texturas temporárias em vários pontos. Resolução digna de jogo de 32X ou pior.

è o que deu para fazer ! (Esse é + um dos defeitos do Saturn, como ele recebia ports de maquinas poderosas em vez disso ser positivo, servia mais como propaganda negativa)

Apesar da revistas saturn magazine ter fontes da ''supostas'' pressa no port; ele infelizmente bate com as diferenças entre saturn e model 2 (model 2 ta muito alem do saturn em tudo Die Hard mostra isso) para esses jogos model 2 opera em 496x384 a 60fps o saturn é entre 20 e 30 fps, no arcade são 300k pps isso seria 5k por quadro a 60fps, no Daytona no saturn é dito fazer 60k pps sendo 20fps isso dá 2,5k 3k por quadro; o mesmo se dá nesse jogo com o saturn a uns ''30fps'' fazendo ali cerca de 2,5k por frame, o escopo do jogo é pesado, então sigo a linha de que as texturas são essas mesmo, com muito capricho no maximo daria para melhorar uns 15%.

Para o pessoal saber do que estamos falando

 
Topo Fundo