O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que o Sega Saturn falhou?

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
e que tal RESPONDER ALGUMA DAS INFORMAÇÕES POSTADAS

Denrock:que tal isso??
R: Eu acho meio complicado argumentar para apaixonados por determinadas plataformas, a pessoa fica muito passional.

Denrock:tem capacidade pra isso ou não ???
R: É você quem avalia isso ? Não sabia que o doutor era uma autoridade por aqui.

Denrock:eu fui o único que trouxe alguma informação concreta aqui, vc não trouxe porra nenhuma, só achismo e ismo seu, chegou querendo aloprar os outros sem ter rasão nenhuma pra isso, e ainda distorcendo completamente o que eu postei.
R: Ahhhh então você é o único argumentador aqui :kwow. (É o sr. que avalia o que é argumento também ?) Tu é cabra fodão mesmo, além de autoridade e um sábio único.

Denrock:então se for capaz ARGUMENTE, qual console tinha maior capacidade poligonal ???qual tinha maior capacidade pra texturas ??? qual tinha maior capacidade pra efeitos de transparências/sombras/etc ?? qual tinha o melhor desempenho ???
R:Playstation supera o Saturn em praticamente todos os aspectos salvo velocidade de memória pois o Saturn tem mais barramentos e processamento bruto da CPU. Não vi necessidade de argumentar nisso pois concordados que o Playstation é superior, inclusive em nenhum momento disse o contrário (e sou eu quem distorce as coisa por aqui e não sei interpretar textos, neh :kpensa).

Agora, acreditar que o Saturn, que foi um console que teve uns 3 anos de desenvolvimento e olha lá chegou no seu limite, chega a ser bizarro. E no meus NON-argumentos citei o PS3 como exemplo. Mas se você deseja argumentos de nós seres incapacitados, eu fico com a declaração do Bernie Stollar na E3 de 1997 ( dois anos e meio após lançamento do Saturn):


"O Saturn não é mais nosso futuro", ou seja, não vamos mais gastar dinheiro com essa m****. Ahhh isso é achismo neh.

Enfim, você não deu um argumento sequer que corrobore com a impossibilidade de desenvolverem o Saturn. Claro você diz que também pode usar o argumento que o Playstation teve 60% de desenvolvimento como exemplo em relação ao Saturn mas esquece ou omite a própria história de que o Playstation teve 10 anos de desenvolvimento, o Saturn mal teve 3 anos, o Playstation teve mais empresas com maiores orçamentos e mais competentes desenvolvendo para ele em um hardware mais simples de programar além de mais poderoso. Ahhh isso é achismo também neh.



Desculpe se sou um incapaz de argumentar e compreender sua genialidade única e de não compreender o que a autoridade decide sobre o que é ou não justo.
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
qual essa sua tara por data ???

Resident Evil e Tomb Raider são de 1996 e já eram superiores no PS1 (assim como ridge racer revolution que já falei séculos atras já era superior ao daytona do saturn), e cada semestre que passava a diferença entre os dois consoles só ia ficando cada vez maior, todo mundo sabe disso.

como eu disse, isso de "saturn ainda podia mostrar muita coisa" não passa de desejo de fã que não quer analisar a realidade, que nem a própria sega conseguia extrair mais nada de lá.

posso vir aqui dize que o Jaguar só mostrou 1% do poder dele, que ainda tinha 99% do poder que ele não teve tempo de mostrar..... e aí ????

como eu provo isso ??? simplesmente não dá

única forma de provar é através dos jogos que foram realmente lançados, não existe outra forma

.

Exatamente, argumentos de muita sabedoria, tanto que Resident Evil 2 e 3 e Tomb Raider 2 e 3 são tecnicamente idênticos ao 1. Perai, pensando melhor, quer dizer que o Playstation tinha um poder oculto em 1996 :keehk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
tão sugerindo sim, como se o console ganhasse xp o que não é verdade
ganhar xp =/= hardware inferior baterá o visual do superior

Tomb Raider melhorou muito no mesmo hardware, a cada lançamento. É isso acontece a olhos vistos em todas as plataformas de vida longa.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
bla bla bla bla não vou responder nada porque não sei o que falar bla bla bla...

não respondeu NADA...
inacreditável....

e o saturn teve 5 ANOS de jogos lançados (e isso sem contar o lançamento japonês em 94)

alias, jogos que saturnistas adoram usar como medalhões como SF Alpha 3 e Dungeons & Dragons Collection saíram em 1999

como já disse antes, desde 1996 o PS1 já se mostrava superior em gráficos 3D que o saturn, e a cada semestre a diferença foi aumentando
em 1997 com a saturn a todo vapor , já estava bem pra traz do PS1, em 98 mais ainda, etc....

Saturn teve 5 anos pra mostrar todo esse potencial gráfico e não mostrou, por que ??????

enquanto no PS1 em 1998 já tinha Gran Turismo, Tekken 3 e Metal Gear....
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
não respondeu NADA...
inacreditável....

e o saturn teve 5 ANOS de jogos lançados (e isso sem contar o lançamento japonês em 94)

alias, jogos que saturnistas adoram usar como medalhões como SF Alpha 3 e Dungeons & Dragons Collection saíram em 1999

como já disse antes, desde 1996 o PS1 já se mostrava superior em gráficos 3D que o saturn, e a cada semestre a diferença foi aumentando
em 1997 com a saturn a todo vapor , já estava bem pra traz do PS1, em 98 mais ainda, etc....

Saturn teve 5 anos pra mostrar todo esse potencial gráfico e não mostrou, por que ??????

enquanto no PS1 em 1998 já tinha Gran Turismo, Tekken 3 e Metal Gear....

O cabra ainda não percebeu (ou se faz) que em nenhum momento falei sobre Saturn se mostrar superior ao Playstation ou vice versa,
pqp...realmente inacreditável. :klol

Até mesmo porque dentro do meu achismo eu entendo que o Playstation e bem superior, tem um co-processador matemático que é um vetor chamado de GTE que tem praticamente o dobro da capacidade da que tem presente no Saturn (que fica dentro da controladora SCU) além de ter vários efeitos que no Saturn é bem simplificado ou inexistente.

Blz..Denrock, o Saturn é o único console na história que não evoluiria, a frase do Bernie Stollar significa que ele continuou torrando dinheiro investindo na plataforma para oferecer jogos melhores. Então parafraseando Bernie Stollar ... Bla bla bla bla bla.

Só para constar, nunca tive Saturn na época, comprei o meu em 2014.

Edit: Só para provocar um tiquinho antes do ban que devo levar. É você quem decide também o que é resposta ?
 

Gameboy player

Veterano
Mensagens
677
Reações
948
Pontos
128
Um ponto interessante (e errado) é que julgamos aquela época com a ''visão de hoje'' até pessoas da própria sega quando vão fazer auto critica comentem esse erro ao atribuir sobre si, quando na verdade não houve absolutamente erro nenhum !!

O hardware do saturn foi concebido para receber ports de arcades, cps2, mvs, model 2 e do arcade próprio baseado na placa dele o Titan-5, usou cd-rom como midia tudo certo, a programação era em assembler (como sempre foi na industria até então)
Então o que houve ? Com o advento do playstation o que não era um la problema passou a ser, como foi o caso da programação em assembler...ela era aceitável até o dia em que inventaram algo melhor do ponto de vista comercial, os Kits do ps1 em #C fizeram toda a diferença e guiaram os rumos da industria ao ponto do proprio saturn usar uma versão modificadas deles.... os estilos de jogos baseado em arcade passaram ser muito criticados, pois eles eram curtos, não permitiam tempos para exploração de cenários e jogos complexos, o crescimento do PC, enfim o paradigma mudou em cima da SEGA 2x, uma no saturn e outra no dreamcast.
Amei o tópico e falando na placa Titan-5 ,o único jogo que você poderá jogar Golden Axe the duel era o sega Saturn pois teve a melhor conversão e com músicas melhoradas em cd ,até hoje me arrependo por não per pego ele numa locadora por 30 reais completo na caixa ,pois ele custa um rim no mercado livre de R$ 190 reais para cima.
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
o único console na história que não evoluiria

teve 5 anos pra evoluir

5 anos

cade todo esse poder ????

um dos motivos do fracasso do Saturn (que é o tema do tópico) foi o hardware FRACO e mal projetado dele

quer fazer uma comparação só com os primeiros 5 anos do PS1 ??
 
Ultima Edição:

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
teve 5 anos pra evoluir

5 anos

5 anos

cade todo esse poder ????

um dos motivos do fracasso do Saturn (que é o tema do tópico) foi o hardware FRACO e mal projetado dele

quer fazer uma comparação só com os primeiros 5 anos do PS1 ??

Em 5 anos o Saturn já estava morto, chutar cachorro morto é fácil. Que o Saturn era mais fraco e mal projetado não tenho dúvida, a história mostra isso. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. Várias vezes para ver se gruda no cérebro.


Uma plataforma de difícil programação evolui mais lentamente que uma plataforma de fácil programação (acho que não preciso dizer que trata-se de evolução de software), ou você vai me dizer que o PS3 já saiu arregaçando ? Veja, você cita Soul Calibur que já mostrou o potencial do Dreamcast, vejam só que contraditório, mesma produtora de Tekken no PS1 que evoluiu muito com Tekken 2 e Tekken 3 em hardware fácil de programar.

Não perca seu tempo quotando o incapaz aqui.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.057
Reações
3.122
Pontos
979
Nasceu morto, quando a Sega viu que ele não teria poder de fogo pra competir com o PSX deveria ter cancelado o projeto e recomeçado do zero, dava pra chegar junto ou até antes do Nintendo 64. Os remendos que foram feitos custaram muito caro.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Em 5 anos o Saturn já estava morto, chutar cachorro morto é fácil. Que o Saturn era mais fraco e mal projetado não tenho dúvida, a história mostra isso. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. E mais uma vez, digo sobre o Saturn poder evoluir e não superar Playstation. Várias vezes para ver se gruda no cérebro.


Uma plataforma de difícil programação evolui mais lentamente que uma plataforma de fácil programação (acho que não preciso dizer que trata-se de evolução de software), ou você vai me dizer que o PS3 já saiu arregaçando ? Veja, você cita Soul Calibur que já mostrou o potencial do Dreamcast, vejam só que contraditório, mesma produtora de Tekken no PS1 que evoluiu muito com Tekken 2 e Tekken 3 em hardware fácil de programar.
em momento nenhum eu disse que não existe evolução numa franquia ou num mesmo console

me mostra AONDE eu afirmei isso alias ??? eu sempre disse exatamente o oposto

o que disse é que isso NÃO é regra, o exemplo do Soul Calibur prova isso (e sega rally idem)

o lance do Saturn é que teve 5 anos pra mostrar e não mostrou, simplesmente porque o HARDWARE não permitia, não tinha mais pra onde ir, nem a própria criadora dele tinha mais pra onde ir com ele . As deficiências que VOCE MESMO citou eram muitas, e só refazendo o console do zero seria possível conseguir competir de igual com o PS1 e o N64

pessoal diz que a sega matou ele cedo demais, sendo que na verdade foi o OPOSTO, a sega "esticou" ele até onde deu, adiantaram o projeto do dreamcast logo porque sabiam que o Saturn já estava "pedindo arrego" (o que no fim das contas foi ruim tambem para o dreamcast que saiu muito cedo e tecnicamente inferior aos PS2, xbox e cube)
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.211
Reações
23.314
Pontos
1.619
Cara... Esse tópico realmente tá dando muita informação válida! Tá bem divertido poder ler tudo.

e o saturn teve 5 ANOS de jogos lançados (e isso sem contar o lançamento japonês em 94)

alias, jogos que saturnistas adoram usar como medalhões como SF Alpha 3 e Dungeons & Dragons Collection saíram em 1999

como já disse antes, desde 1996 o PS1 já se mostrava superior em gráficos 3D que o saturn, e a cada semestre a diferença foi aumentando
em 1997 com a saturn a todo vapor , já estava bem pra traz do PS1, em 98 mais ainda, etc....

Saturn teve 5 anos pra mostrar todo esse potencial gráfico e não mostrou, por que ??????

enquanto no PS1 em 1998 já tinha Gran Turismo, Tekken 3 e Metal Gear....

Concordo em CADA ponto que você falou! Porém, deixa eu te ajudar numa explicação plausível:

Levando em conta uma 'curva de aprendizado', o que mais deixou o Saturn virar uma pereba digital, foi a dificuldade no desenvolvimento dos softwares em relação ao complicado hardware. Se isso já serve como explicação, vemos que, a partir do meio da vida dele é que começa a surgir alguma coisa bem mais palpável (e se duvidar, é bem capaz de explicar algo sobre o que houve no desenvolvimento de jogos para o Sega CD também), e o descaso dos produtores em acreditar que ele poderia fazer algo bem legal, em pouco tempo (konami e o seu Castlevania pode se encaixar nisso!). O 3DO pode ter passado por isso também...

Outra coisa é que, o que deveria ser considerado os rivais da Sega antes do PSX, foram o 3DO, SNES e CD-i.
 

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.889
Reações
9.893
Pontos
1.224
Era bastante fácil(ou bem pouco difícil)programar jogos para o PS1,ao contrário do Saturn.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Saturn não era fraco. Mas pra determinados tipos de jogos 3D a arquitetura não era eficiente. Jogos 2,5D eram bons nele. Jogos 3D sobre trilhos eram excelentes nele. E por aí vai.

Só esquecem do que eu já disse aqui : se a Sony oferecia kits melhores, condições de trabalho melhores, designava funcionários para darem suporte as terceirizadas, enquanto a Sega não tinha nada disso e só foi ter um kit de desenvolvimento no fim de 95 e ainda por cima acabou antes é óbvio que os caras espremeram mais do PS1 que do Saturn.

Imagine então que a Sony lança o mesmo hardware e não dá suporte nenhum, opera nos padrões que Sega e Nintendo faziam até então. Deixa os caras se virarem. É óbvio que nessa situação os caras extrairiam menos da máquina, ou demorariam mais pra atingir os mesmos resultados. Se demoram mais, já deixa de ter aquela enxurrada de jogos que tinha. Ou mantém a enxurrada e piora a qualidade.

Isso é evidente.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Outro grande problema do Saturno, talvez o maior, era que não tinha como tornar ele mais barato com o passar do tempo devido a sua complexidade absurda, tornando a vantagem do ps1 ainda mais evidente.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Outro grande problema do Saturno, talvez o maior, era que não tinha como tornar ele mais barato com o passar do tempo devido a sua complexidade absurda, tornando a vantagem do ps1 ainda mais evidente.
Isso me lembra também que o leitor de CD do Playstation parecia feito de manteiga. A Sony deve ter espremido cada centavo para deixar o hardware barato.

Para quem estava acostumado com hardwares robustos que nunca dão defeito, o Playstation foi também um divisor de águas neste sentido.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Isso me lembra também que o leitor de CD do Playstation parecia feito de manteiga. A Sony deve ter espremido cada centavo para deixar o hardware barato.

Para quem estava acostumado com hardwares robustos que nunca dão defeito, o Playstation foi também um divisor de águas neste sentido.
Eu fui um dos quer sofreu com isso. Peguei um modelo Europeu da primeira leva de Playstations fabricados e lembro que com dois anos o console já quase não rodava nenhum jogo sem pular nas CG's ou durante as músicas.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.211
Reações
23.314
Pontos
1.619
Isso me lembra também que o leitor de CD do Playstation parecia feito de manteiga. A Sony deve ter espremido cada centavo para deixar o hardware barato.

Para quem estava acostumado com hardwares robustos que nunca dão defeito, o Playstation foi também um divisor de águas neste sentido.
"Nunca" (entre aspas, né?) Mesmo os videogames antigos tinham sua parcela alta de problemas, mas não era tão divulgado quanto hoje em dia!

  • 3DO e os seus problemas de curtos no processador (FZ-1) e era reconhecido justamente quando a rampa do CD começava a travar
  • Sega CD tinha problemas diversos, sempre culminando com sobreaquecimento ou quebra do motor do spindle (o motor do disco travava)
  • Neo Geo CD (fora a sua lerda carga....) sofria com a unidade optica que morria com pouco tempo de uso (o Jaguar CD abraçou isso com força também)
  • CD-i da Philips tinha problemas com os controles e a trasncodificação dele (NTSC) volta e meia, sumia, deixando o videogame em P&B (o meu deu isso!)
  • Dreamcast ia na onda de superaquecimento ao travar o cooler (modelos de meta
  • PC Engine DUO (preto) era os seus problemas na área de audio (até o Silver pode falar disso), que simplesmente desaparecia (existe solução pra isso, mas demoraram pra descobrir)
E por aí vai!

PS3, Wii, Xbox e outros mais novos só tiveram uma divulgação BEM mais ampla, graças a internet que espalha o fogo 'numa velocidaaaaade'....
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
o tópico não está avançando um série de fatos históricos já foram citados nesse tópico e ainda há postagem contento ''analises populares e repetição de chavões como ''SEGA errou'' ''saturno era ruim'' (uma coisa sócomo por exemplo o Saturn ser fácil de programar em 2d e fácil de programa usando apenas 1 cpu, recebeu posteriormente uma versão do kit de programação do próprio playstation, o que era difícil no saturn era extrair seu potencial total, que naturalmente atropelaria.

O que aconteceu de fato ? o saturn não criou base no ocidente, só isso. o resto é apenas teoria o fato real é esse
sem base sem investimento sem investimento sem jogo de ponta sem jogo de ponta enfim ciclo vicioso
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
"Nunca" (entre aspas, né? Mesmo os videogames antigos tinham sua parcela alta de problemas, mas não era tão divulgado quanto hoje em dia!

  • 3DO e os seus problemas de curtos no processador (FZ-1) e era reconhecido justamente quando a rampa do CD começava a travar
  • Sega CD tinha problemas diversos, sempre culminando com sobreaquecimento ou quebra do motor do spindle (o motor do disco travava)
  • Neo Geo CD (fora a sua lerda carga....) sofria com a unidade optica que morria com pouco tempo de uso (o Jaguar CD abraçou isso com força também)
  • CD-i da Philips tinha problemas com os controles e a trasncodificação dele (NTSC) volta e meia, sumia, deixando o videogame em P&B (o meu deu isso!)
  • Dreamcast ia na onda de superaquecimento ao travar o cooler (modelos de meta
  • PC Engine DUO (preto) era os seus problemas na área de audio (até o Silver pode falar disso), que simplesmente desaparecia (existe solução pra isso, mas demoraram pra descobrir)
E por aí vai!

PS3, Wii, Xbox e outros mais novos só tiveram uma divulgação BEM mais ampla, graças a internet que espalha o fogo 'numa velocidaaaaade'....
Não digo que não havia problemas, quem comprar um celular hoje, uma % pode ter problema, por mais rigoroso que seja o controle de qualidade da fabricante e para isso existe a garantia.

O "nunca" ali seria no sentido de um videogame que praticamente se auto-destrói e isso não era "normal". A regra era dar problema, a exceção era não dar. Então cabe aspas sim no "nunca'. Mas sempre frisando que com o leitor do Playstation era problema demais.

Foi uma jogada muito perigosa para a Sony, entregar uma máquina tão "frágil". Por sorte, soube culpar a pirataria, mas ela tinha entregue um hardware que dava problemas.

Eu fui um dos quer sofreu com isso. Peguei um modelo Europeu da primeira leva de Playstations fabricados e lembro que com dois anos o console já quase não rodava nenhum jogo sem pular nas CG's ou durante as músicas.
Meu primeiro Playstation também deu problema no leitor. O segundo, tempos depois, era bem mais robusto.

Com Playstation bichado, quando passava a tela de abertura da bios, era uma comemoração. Rodou!
:klolz
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
o tópico não está avançando um série de fatos históricos já foram citados nesse tópico e ainda há postagem contento ''analises populares e repetição de chavões como ''SEGA errou'' ''saturno era ruim'' (uma coisa sócomo por exemplo o Saturn ser fácil de programar em 2d e fácil de programa usando apenas 1 cpu, recebeu posteriormente uma versão do kit de programação do próprio playstation, o que era difícil no saturn era extrair seu potencial total, que naturalmente atropelaria.

O que aconteceu de fato ? o saturn não criou base no ocidente, só isso. o resto é apenas teoria o fato real é esse
sem base sem investimento sem investimento sem jogo de ponta sem jogo de ponta enfim ciclo vicioso

"Análise popular" é dizer oque todo mundo e as publicações da época dizem? Pois até agora você não disse de onde tirou que House of the Dead é o máximo que o Saturn faz nem respondeu porque a conversão ficou tão inferior as de Virtua Cop que são jogos tecnicamente semelhantes.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
"Análise popular" é dizer oque todo mundo e as publicações da época dizem?

sim
as publicações dá época e as posteriores fizeram essa propaganda contra Sega e contra o Saturn a ponto até do gamer atual e de pessoas (inclusive da Sega) as terem por verdades, coisas concebidas pelo marketing do rival.

House of the dead eu expliquei: VC1 é anterior a VC2, vc2 e anterior a thotd; virtua cop 1 ficou perfeito no saturn, até melhor em certos pontos, vc2 teve de ser modificado, umas texturas melhoraram outras pioraram, incluindo a textura do asfalto que no arcade tem detalhes como faixas de pedestres e pinturas que dividem a pista em dois sentidos, na versão saturn é apenas um asfalto liso (uma capação); no thotd a texturas mais prejudicada foram as do piso onde no saturn são totalmente pixeladas; o que tb é normal e se enquadram nas diferenças de hardware entre as maquinas.

Essa é a explicação, aquele é o limite que deu para ser feito; os jogos da Sega que vieram do arcade nos fornecem pistas da força do saturn; no VF2 os fundos são bitmap no arcade são poligono, porque não é poligono tb no saturn ? simples é pq o bitmap foi o maximo que ele pode fazer, se pudesse poligono teria sido poligono... se a conversão do vc1 foi melhorada no saturn é pq muito provavelmente esse jogo não faz uso total do model ; thotd por sua vez deve ser mais exigente ao arcade, por isso ficou como ficou no saturn, igual o arcade não ficaria essa é a verdade e as diferenças apresentadas no port condizem com a diferença de poder entre saturn e model 2.

Jogos que usaram 100% do Saturn:

Virtua Fighter 2 (alguém pode dizer: prove que usou 100%) ele reproduz bem o arcade, mas não o iguala essa é a prova.
Panzer D Saga; o jogo iniciou após PD1, e foi desenvolvido paralelamente com PD zwei usando o mesmo motor, o jogo tinha uma equipe com o dobro de programadores de PD zwei (40 contra 20) o jogo tem sombreamento, mundos 3d e levou o saturn ao limite, programado do zero no metal sem usar os péssimos softwares padrões do saturn, o jogo seria bem dificl de se faze rno ps1 segundo o programador.
Saga tinha por plano ser o rival de FF7 e foi deliberadamente atrasado, devido o sucesso de FF7 e para não competir depois com Grandia, o jogo tinha por meta vender 1,5kk (o que não passou nem perto) FF7 por sua vez fez uns 9kk !!, mas panzer D Saga foi tão pioneiro que FF 10 teve de beber da sua fonte, isso lá no ps2.
Burning Rangers desenvolvido por 50 programadores iniciou em 96 após nights com a curva de aprendizado proporcionada pela nights engine conseguiram tirar proveito do saturn, o jogo saiu em 98.
Quake 1: tido como milagre rodar no Saturn, o jogo é um dos pioneiros no gênero a usar só polígonos, e o saturn fez o port ! mas para isso teve de usar uma engine própria pois os quads se mostraram limitantes na quake engine.

O Saturn poderia melhorar isso ? sim, de duas formas, a primeira com arte, pois a tecnica alí já era o limite, a segunda seria otimizando engines, igual a sony fez, crsh 1 já usava 100% do poder do play 1 se não fosse assim não teriam chegado ao ponto de criar novos algorítimos e tecnicas de software para usar nos jogos posteriores.
 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
House of the dead eu expliquei: VC1 é anterior a VC2, vc2 e anterior a thotd; virtua cop 1 ficou perfeito no saturn, até melhor em certos pontos, vc2 teve de ser modificado, umas texturas melhoraram outras pioraram, incluindo a textura do asfalto que no arcade tem detalhes como faixas de pedestres e aquelas pinturas que dividem a pista em dois sentidos, na versão saturn é apenas um asfalto liso; no thotd a texturas mais prejudicada foi o piso onde no saturn é totalmente pixalada. Essa é a explicação, aquele é o limite que deu para ser feito; os jogos da Sega que vieram do arcade são excelentes pois eles nos fornecem pistas da força do saturn; VF2 os fundos são bitmap no arcade é poligono, porque não é poligono tb no saturn ? simples é pq o bitmap foi o maximo que ele pode fazer, se pudesse poligono teria sido poligono, porque vc1 foi melhorado no saturn ? pq muito provavelmente esse jogo não faz uso total do model 2 e pq thotd ficou como ficou no saturn, pq igual o arcade não ficaria e as diferenças apresentadas por ele condiz coma diferença de poder entre saturn e model 2.
Que o chão é pixelado todo mundo sabe. É só ver o jogo rodando. Porque no Virtua Cop não é pixelado, tem texturas muito melhores e roda muito melhor??
Não estou falando como software de Model 2 e sim software de Saturn. Em que você se baseia pra dizer que aquilo é o que dava pra fazer e que não houve desleixo, que é o que todos diziam na época, pois isso está na internet :


Here's a quote from SegaSaturn.co.uk that details it being released unfinished:


I recently conducted an interview for my upcoming Saturn project with a programmer at Tantalus who revealed many fascinating details about how the Saturn conversion of The House Of The Dead was allowed to be released in a 60% complete state. The fact is that development was far ahead of schedule, and as a result management at Sega made the choice to issue the game on time rather than risk delays while Tantalus put in the all-important last-minute details. For example, the reason many polygons are missing (especially on certain enemies' torsos) is because the models being used were still early versions thrown in and meant to have been optimised later. Also, virtually all of the texture mapping in the last two stages is placeholder material that was due to be improved massively as the project neared completion, with another hope of everyone at Tantalus being the mid-stage disc accessing could also have been removed in their planned final version.

Thanks to a prototype copy of this game in public hands, it's obvious some improvements were made during its production, but you can't help feeling the end result might have easily been comparable with Virtua Cop 2 as opposed to scrappier third-party lightgun efforts such as Crypt Killer. Finally, my source for all of this information claimed that relations between Sega and Tantalus were never the same after this disappointing effort - surely the powers that be at Sega knew very well what to expect based on the decisions they made? Either way, everyone at Tantalus is proud of the speed they were able to get HOTD up and running at, though equally upset at how business choices prevented them from being able to put out a title worthy of its past Saturn work... for the record, everyone was especially proud of how close WipEout 2097 was compared with the PlayStation edition and they would have loved to have been given a chance at porting its follow-up as well, had the Saturn not long since been killed off by then!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Recomendo a leitura: http://segareniassance.blogspot.com/2016/02/sega-32xmars-and-saturn-kindred-spirts.html?m=1

"In this Op-Ed, although I'll show how both SKUs shaped each other's lives in execution,presentation, and how truly connected they were to each other(Both designed the same year 1993, both hastily engineered within several months time, both launched on separate sides of the globe in 1994 ) I mainly want to focus on 32X, the Mushroom abomination that truly sunk SEGA and led to their overall decline and ultimate collapse in 2001.

I also will address and debunk various well known myths about Saturn and 32X(one is that 32X and Saturn used the same type of processor, the other, PlayStation affected Saturn's development) as well as the misconceptions regarding their history(SOJ being unfairly blamed for 32X's design, and Saturn being incapable of doing 3D better than PS1 or that it was originally designed as a 2D only machine)."
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Playstation ja saiu com sdks mostrando potência e as capacidades do hw. . Os primeiros devkits do Saturn,muito mal documentados, sequer dava as produtoras a possibilidade de colocar Goraud Shading nos polígonos. Isso aranhou muito a impressão que os developers ja tinham sobre o que não poderiam realizar no console; O ports pra versão do Saturn eram porcos porque não havia documentação. Mais tarde, com microcódigos , se mostrou falso.

Tomb Raider 2 não saiu pro Saturn porque a Core Design não queria gastar tempo e dinheiro , numa engine específica pro Saturn pra implementar as melhorias que a sequencia receberia . Quake tava ali pra provar... A sony comprou a exclusividade da franquia e sequer uma versão pro N64 foi cogitada.

VF3 saiu meia boca no DC porque na época que o jogo foi mandado pra produtora, pouco antes da a feira em tókyo ,a Microsoft que tava expondo pela primeira vez o console pro mundo, tinha informado que o console seria capaz de 2,5 milhoes de polígonos... Mais tarde a NEC informou que o console era capaz de 5 milhoes de polígonos... Alguns jogos voltaram pra prancheta pra receber upgrades, dentre eles Sonic Adventure. Mas VF3 ja tinha sido baseado nas specs inferiores.

Carmack tb fez suas cagadas... Não quis que o \port de Doom do Saturn usasse aceleraçao do HW... Isso acabou com a perfomance do game... A produtora que fez o port disse que a versão com uma engine própria seria bem melhor.

Lembro que todos diziam que as texturas do X360 nunca seriam alcançadas pelo PS3, porque o console da SOny tem memória fixa de 256mb ... Não foi o que aconteceu... Veio Uncharted 1 e calou a boca de muita gente, inclusive desse que vos escreve... Eu comparava Gears 1 do Xbox do meu irmão com Resistence do meu PS3 e achava as texturas do jogo do PS3 bem abaixo... Oras, como um console complexo como o PS3 evoluiu, superou limitações... Tivemos jogaços foda. N64 só tinha capacidade pra fazer texturas animadas...? Não é o que vejo em Perfect Dark... cenários com texturas bem realistas, transparências e iluminação que nada devem as bonitas transparências do PSX. Entao conhecimento do hw, curva de aprendizado e investimento, podem sim trazer grandes evoluções, principalmente em hw complexos... Não to afirmando que o Saturn faria um RR4 no mesmo nível do PSX, mas que foram tantos os problemas com os sdk, a pouca base instalada, a Sega no 3D durante o Saturn, praticamente só dependeu dela... Square, Enix, Konami, todos os medalhoes de orçamento, sequer tiveram uma oportunidade de aparecer no Saturn. Entao continuaremos sem resposta do que poderia ter acontecido, até onde o Saturn poderia ter ido. Mas dizer que o console teve seu tempo de vida "saudável" pra apresentar resultados melhores, isso ele não teve...
 
Ultima Edição:

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Eu li! é uma história e tanto ! literalmente nega toda a ''culpa japonesas'' no ato de queda do saturn

Segundo o canal do yt Minicastle, Kalisnk se preocupava mais em vender o 32x... ao ponto de: vender 32x aos varejistas sem de fato ter 1 32x pronto ! (lógico, ele isenta o Kalisnk diz que a culpa foi dos subordinados etc etc)

Agora comentário meu; quase toda as vendas do 32x na verdade foram feitas para os varejistas e eles que se virassem para vender ao publico....como retaliação eles não pediram as remessas posteriores e sega amargou o preju consolidado.

Kalisnk mais recentemente deu uma palestra ou algo do tipo onde afirmava sim que ele sabia e apoiou o lançamento antecipado até como mentor do mesmo (eu não duvido nem um pouco)

Então existem controvérsias mas há alguns fatos que podemos filtrar ;houve uma guerra civil entre as duas segas, não importa quem acendeu o fogo nem quem jogou a gasolina, houve sim atrito...houve tb ocultação de engines, documentos de programação e até do proprio console tanto saturn (que no link diz ter sido mostrado a devs japoneses que estavam na sega of america e não a sega of america como um todo) o 32x do Miller...

sobre o Ben stolar ele pode ser visto como sabotador, suas politicas que aprendeu na sony de valorizar apenas jogos 3d e evitar rpgs e jogos 2d; e isso nerfou a biblioteca do saturn nos eua pois ironicamente os melhores jogos são justamente os japoneses.
Mas eu o respeito como um profissional, ele sabia gerir o dinheiro e trabalhar com números, quando ele dizia que não valia a pena street vs xmen pois a localização do jogo não valia seu custo, é triste mas ele estava certo. No cancelamento do Street of rage, ele tb tava certo, apesar de ser um jogo famoso o mar não tava para peixe (2d) então não valia o custo na verdade se formo pegar a fundo vários jogos da sega não valem os custos, entre eles justamente VF, tanto que essa serie foi mandada para geladeira,o mais marcante é que se fizer essa se tornar comercial então em essência deixa de ser um virtua fighter.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Tomb Raider 2 não saiu pro Saturn porque a Core Design não queria gastar tempo e dinheiro , numa engine específica pro Saturn pra implementar as melhorias que a sequencia receberia . Quake tava ali pra provar... A sony comprou a exclusividade da franquia e sequer uma versão pro N64 foi cogitada.
?????
a Sony NUNCA comprou exclusividade nenhuma de Tomb Raider , tanto que todos os jogos saíram pra PC, teve um versão pro gameboy color, e depois duas pra Dreamcast.

.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
?????
a Sony NUNCA comprou exclusividade nenhuma de Tomb Raider , tanto que todos os jogos saíram pra PC, teve um versão pro gameboy color, e depois duas pra Dreamcast.

.

A Sony deu uma facada nas costas da Sega comprando a exclusividade de console do Tomb Raider 2 para o PSX. Isso é algo que todo mundo sabe há anos. Num é atoa que só saiu pra PC e PSX.

Edit:

https://www.ign.com/articles/1997/05/22/sony-vies-for-tomb-raider-2-exclusive

E ainda tem isso, após fecharem o acordo(não só do 2, mas também do 3 e 4):

Sony Computer Entertainment America Signs Exclusive Deal with Eidos for Tomb Raider Franchise; Lara Croft Videogames to Be Exclusive to the PlayStation for Game Consoles.

FOSTER CITY, Calif.--(BUSINESS WIRE)--Sept. 18, 1997--Sony Computer Entertainment America announced today that the Tomb Raider(TM) franchise, featuring leading character Lara Croft, will be exclusive to the PlayStation(TM) for game consoles.

Released in November 1996, the original Tomb Raider game from Eidos Interactive and Core Design, was one of the best-selling videogames of all time with more than 1.5 million units sold for the PlayStation game console worldwide. Marking its one-year anniversary with a highly-anticipated sequel, Tomb Raider 2 is scheduled for release in November 1997.

"Core Design and EIDOS have created the most successful original product in years that became a number one hit on PlayStation in the U.S. and Europe last year," said Phil Harrison, vice president, third party relations, Sony Computer Entertainment America. "The PlayStation console is the undisputed world-leader in videogaming and it is appropriate that two leaders in their field should partner up in this way for Tomb Raider."

"Given the worldwide domination of the PlayStation system, it's a natural for Eidos to partner with Sony Computer Entertainment America and Sony Computer Entertainment Europe," said Mike McGarvey, chief operating officer, Eidos Interactive. "We want our best-selling franchise to reach the greatest number of consumers and the PlayStation and its powerful CD-ROM software format satisfies this demand. The fact that the PlayStation will be the only game console on which you can enjoy the Tomb Raider franchise is a great statement for the platform."

Eidos Interactive develops and publishes interactive entertainment products for the PC, Sony PlayStation, Sega Saturn, Macintosh and Internet. Eidos Interactive is part of Eidos plc (Nasdaq:EIDSY), which includes Eidos Technologies, a software-based video compression and decompression company, Glassworks, a state-of-the-art post-production facility specializing in digital effects and video editing for the television and advertising industries, and an independent record label called Naked Records.

Sony Computer Entertainment America Inc. distributes and markets the PlayStation game console for North America, develops and publishes software for the PlayStation game console, and manages the U.S. third party licensing program. Based in Foster City, Calif., Sony Computer Entertainment America Inc. is a wholly-owned subsidiary of Sony Computer Entertainment Inc.

Visit us on the Web at http://www.playstation.com .

CONTACT: Sony Computer Entertainment America

Molly Smith, 650/655-6044

molly_smith@playstation.sony.com

or

Eidos Interactive

Gary Keith, 415/547-1280

gkeith@eidos.com

O 4(Last Revelation) saiu pro Dreamcast 4 meses depois, foi um exclusivo temporário do PSX, já no 5(Chronicles) não teve exclusividade e o 6(Angel of Darknes) voltou a ser exclusivo novamente, saindo apenas para o PS2.

Resumo, a Sony comprou exclusividade de todos os TR, com exceção do 5, pois foi feito por uma outra equipe e quase ninguém considera como jogo principal.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
A Sony deu uma facada nas costas da Sega comprando a exclusividade de console do Tomb Raider 2 para o PSX. Isso é algo que todo mundo sabe há anos. Num é atoa que só saiu pra PC e PSX.

Edit:

https://www.ign.com/articles/1997/05/22/sony-vies-for-tomb-raider-2-exclusive

E ainda tem isso, após fecharem o acordo(não só do 2, mas também do 3 e 4):

Sony Computer Entertainment America Signs Exclusive Deal with Eidos for Tomb Raider Franchise; Lara Croft Videogames to Be Exclusive to the PlayStation for Game Consoles.

FOSTER CITY, Calif.--(BUSINESS WIRE)--Sept. 18, 1997--Sony Computer Entertainment America announced today that the Tomb Raider(TM) franchise, featuring leading character Lara Croft, will be exclusive to the PlayStation(TM) for game consoles.

Released in November 1996, the original Tomb Raider game from Eidos Interactive and Core Design, was one of the best-selling videogames of all time with more than 1.5 million units sold for the PlayStation game console worldwide. Marking its one-year anniversary with a highly-anticipated sequel, Tomb Raider 2 is scheduled for release in November 1997.

"Core Design and EIDOS have created the most successful original product in years that became a number one hit on PlayStation in the U.S. and Europe last year," said Phil Harrison, vice president, third party relations, Sony Computer Entertainment America. "The PlayStation console is the undisputed world-leader in videogaming and it is appropriate that two leaders in their field should partner up in this way for Tomb Raider."

"Given the worldwide domination of the PlayStation system, it's a natural for Eidos to partner with Sony Computer Entertainment America and Sony Computer Entertainment Europe," said Mike McGarvey, chief operating officer, Eidos Interactive. "We want our best-selling franchise to reach the greatest number of consumers and the PlayStation and its powerful CD-ROM software format satisfies this demand. The fact that the PlayStation will be the only game console on which you can enjoy the Tomb Raider franchise is a great statement for the platform."

Eidos Interactive develops and publishes interactive entertainment products for the PC, Sony PlayStation, Sega Saturn, Macintosh and Internet. Eidos Interactive is part of Eidos plc (Nasdaq:EIDSY), which includes Eidos Technologies, a software-based video compression and decompression company, Glassworks, a state-of-the-art post-production facility specializing in digital effects and video editing for the television and advertising industries, and an independent record label called Naked Records.

Sony Computer Entertainment America Inc. distributes and markets the PlayStation game console for North America, develops and publishes software for the PlayStation game console, and manages the U.S. third party licensing program. Based in Foster City, Calif., Sony Computer Entertainment America Inc. is a wholly-owned subsidiary of Sony Computer Entertainment Inc.

Visit us on the Web at http://www.playstation.com .

CONTACT: Sony Computer Entertainment America

Molly Smith, 650/655-6044

molly_smith@playstation.sony.com

or

Eidos Interactive

Gary Keith, 415/547-1280

gkeith@eidos.com

O 4(Last Revelation) saiu pro Dreamcast 4 meses depois, foi um exclusivo temporário do PSX, já no 5(Chronicles) não teve exclusividade e o 6(Angel of Darknes) voltou a ser exclusivo novamente, saindo apenas para o PS2.

Resumo, a Sony comprou exclusividade de todos os TR, com exceção do 5, pois foi feito por uma outra equipe e quase ninguém considera como jogo principal.
Tomb Raider 1 saiu pro saturn , o 4 e 5 pra Dreamcast, então só o 2 e 3 foram ""exclusivos"" (aspas já que todos saíram pra PC tambem), só 2 dos 5 jogos daquela geração.

e ainda teve o pra gameboy, pra celular ,etc .... pra mim isso é bem diferente de comprar exclusividade da franquia

e se a Eidos quisesse era só recusar esse acordo e lançar pro saturn (se pra ela fosse financeiramente lucrativo desenvolver e lançar pro saturn) . Devem ter pensado que seria um trabalho dos infernos fazer o jogo pra saturn, pra no fim das contas ficar tecnicamente inferior ao do ps1 e vender menos que o do ps1....
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.515
Reações
10.086
Pontos
764
Vendo alguns textos, teve algum vencedor de geração que não tenha sido o que tivesse maior poder dentre os seus concorrentes?
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
?????
a Sony NUNCA comprou exclusividade nenhuma de Tomb Raider , tanto que todos os jogos saíram pra PC, teve um versão pro gameboy color, e depois duas pra Dreamcast.

.
Pelo menos para os consoles rivais comprou... eu li numa entrevista com um antigo funcionário da empresa.
TR2 nao tinha nada que não poderia ter aparecido no Saturn. Acontece que o primeiro usou somente um CPU e mal utilizou o VDP2. Daria trabalho sim, mas a base do Saturn tava estagnada e eles não quiseram investir, pra um retorno baixo, se o concorrente se extraia resultados bem mais facilmente e com perspectiva de lucro maior. . Tecnicamente nada tinha de impeditivo pro game não ter saído pro Saturn. Mas mesmo assim, a Sony comprou o game exclusivo pro seu console.
 
Ultima Edição:

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Tomb Raider 1 saiu pro saturn , o 4 e 5 pra Dreamcast, então só o 2 e 3 foram ""exclusivos"" (aspas já que todos saíram pra PC tambem), só 2 dos 5 jogos daquela geração.

e ainda teve o pra gameboy, pra celular ,etc .... pra mim isso é bem diferente de comprar exclusividade da franquia

Tu ignorou totalmente o que eu escrevi, incrível...
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Vendo alguns textos, teve algum vencedor de geração que não tenha sido o que tivesse maior poder dentre os seus concorrentes?

boa colocação, o poder é importante, é comum lermos por aí que nenhum console + forte venceu sua geração, citam ps2, citam ps1; mas se esquecem que o play 2 foi vendido como sendo console mais forte do universo e mesmo com xbox na praça havia quem acreditava que o play 2 não era tão distante, o N64 tinha poder mas usando cartucho era tenso; acho que só Nintendinho era mais fraco que seus concorrentes...(pera aí ele era muito acima de seu concorrente inicial o SG 1000) poder e preço esse é o segredo.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
o tópico não está avançando um série de fatos históricos já foram citados nesse tópico e ainda há postagem contento ''analises populares e repetição de chavões como ''SEGA errou'' ''saturno era ruim'' (uma coisa sócomo por exemplo o Saturn ser fácil de programar em 2d e fácil de programa usando apenas 1 cpu, recebeu posteriormente uma versão do kit de programação do próprio playstation, o que era difícil no saturn era extrair seu potencial total, que naturalmente atropelaria.

O que aconteceu de fato ? o saturn não criou base no ocidente, só isso. o resto é apenas teoria o fato real é esse
sem base sem investimento sem investimento sem jogo de ponta sem jogo de ponta enfim ciclo vicioso
O Saturn não ter base no ocidente não tira o fato de que o hardware também era ruim.

Não foi culpa só de uma coisa ou da outra, tanto o hardware quanto o software foram culpados.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
A Sony deu uma facada nas costas da Sega comprando a exclusividade de console do Tomb Raider 2 para o PSX.

O 4(Last Revelation) saiu pro Dreamcast 4 meses depois, foi um exclusivo temporário do PSX, já no 5(Chronicles) não teve exclusividade e o 6(Angel of Darknes) voltou a ser exclusivo novamente, saindo apenas para o PS2.

Resumo, a Sony comprou exclusividade de todos os TR, com exceção do 5, pois foi feito por uma outra equipe e quase ninguém considera como jogo principal.

Sim a Sony queria associar todos os títulos promissores ao playstation e por isso investiu em exclusividades e exclusividades temporária e exclusividade de marketing (nessa última apesar do jogo ter para saturn quem fazia o marketing era sony parecia até que o jogo era exclusivo !); eu já analisei o Time line do Saturn aqui no ocidente e uma penca de jogo de saturn competia apenas contra RE1 do playstation durante certo período, isso mesmo a sony basicamente ficou 6 meses ''sem jogo'' usando apenas RE1 para ir queimando os jogos da sega, soltando campanhas de marketing e fazendo promoções, o play 1 deslanchou e se isolou na liderança !

O mercado hoje já não tolera exclusividade temporária mas naquele tempo (era algo bem inédito) e a informação não circulava em tempo real, o povo comprava o que tinha na loja, e eles viam lá MK3, RE1 não teve jeito pensavam ser exclusivos do play 1, para piorar esses multis quase sempre quando era vez do saturn receber o port não eram feitos pelas equipes principais dessas empresas...era muita das vezes terceirizados tamanho descaso para com o saturn
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
O Saturn não ter base no ocidente não tira o fato de que o hardware também era ruim.

Não foi culpa só de uma coisa ou da outra, tanto o hardware quanto o software foram culpados.

ruim de que ? o hardware não fala por si somos nós, que convencionamos taxar o hardware com base em alguma fraqueza. Entende isso ?
se o saturn prospera, aí seria o play1 que teria o hardware ruim, incapaz de fazer planos infinitos, gerar alta resolução ou coisas do tipo; isso precisa ser entendido se não vamos ficar repetindo propaganda até o fim.
 
Topo Fundo