O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que Paulo Freire é tão odiado pela direita? Qual seria o modelo de educação ideal para o Brasil?

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Por que uma criança que mal sabe fazer a tabuada deveria passar de ano?

Porque crianças se desenvolvem em ritmos diferentes.

Além disso, dois meses para uma criança, as férias de um ano para o outro, em termos de desenvolvimento, podem ser o suficiente adquirir um entendimento sobre o que foi visto ao longo do primeiro ano do ensino fundamental.

Um exemplo extremo para ilustrar, os pais do físico Donald Glaser, que ganhou um Nobel, foram aconselhados por um professor, quando ele cursava a terceira série, a matricula-lo em uma escola para retardados.

122669
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Eu sou de humanas.

Em meio a polarização pós 2013, vei uma narrativa em que colocava o método educacional de Paulo Freire em questão. Para a direita o método de Freire erá uma forma de doutrinar os estudantes, já para a esquerda, o seu método nunca chegou a ser usado.

Não concordo 100% com Paulo Freire, mas sempre gosto de usar um de seus métodos, q é contextualizar o conteúdo ligando com o cotidiano do aluno. Entretanto, a parte de estimular a criticidade não se aplica a minha área, que é as exatas.

E vc o que acha de tudo isso?
Primeiro, vale a pena você perder algum tempo lendo sobre Paulo Freire. Ele tem um método de ensino, chupinhado de um missionário cristão (lol) e enfiou marxismo nas suas diretrizes, tornando o ato de educar em doutrinar. E ele admite isso claramente, não é teoria da conspiração.

A Pedagogia do Oprimido

Dito isso, dependendo de sua idade, você pode ter assistido à nossa saudosa Sessão Western, aos sábados, nos anos 70 e começo dos anos 80. Ou talvez assistido Rin tin tin e a cavalaria, David Boonie ou algum filme e seriado mostrando a "conquista do Oeste" americano, nos filmes de faroeste dos anos 60 e 70. Se assistiu e é um cara ligado, vai ter visto a professorinha pioneira ensinando seus aluninhos pioneiros a ler usando figuras para ensinar a essas crianças as letras do alfabeto. Tipo, era T de Árvore, B de Abelha, H de Casa...

Esse era o método Labauche, criado por um missionário americano. Era bem simples, você usava imagens com figuras que lembravam os fonemas (PA de Pássaro, RA de Rato, e aí por diante) e Labauche usava esse método para ensinar a ler, mas também usava para fazer uma catequizada de leve nos alunos... Entre uma explicação e outra, colocava "Pássaros de Deus", "Igreja é a casa do Senhor", sabe, essas coisas que fazia você sempre pensar em no Deus cristão ao pensar nas palavras. E, claro, conceitos como casal casado, família com o homem como cabeça, essas coisas.

Pois bem, Paulo Freire pegou esse métoco e mais alguns outros, compilou eles e, claro, marxista que era, retirou qualquer menção a Deus (nada contra, mesmo eu sendo cristão) e colocou discussões de luta de classes no lugar (tudo contra, se não quero criança catequizada fora da igreja, não quero criança doutrinada fora da gulag). Então, ele colocava "FA de facão, que você usa para cortar cana, enquanto seu patrão paga pouco para você e fica com o grosso da riqueza" (sério, não é esse o exemplo que ele deu, mas basta procurar ler entrevistas dele, a lógica é exatamente essa e sem fake news).

O "senso crítico" de Freire é você ser marxista. Ser contra a exploração do capital... Uma pessoa socialista é uma pessoa de senso crítica na visão dele (e de toda a educação que veio daí), não à toa, vai no tópico "10 Mentiras que você aprendeu na escola", no Vale Tudo, não importa se você mostra que algo era mentira para doutrinar e as fontes, neguinho vai dar voltas pra defender o que aprendeu... Porque senso crítico é pensar igual te ensinaram, não ver que tem algo errado e pensar por si próprio.

Então, Paulo Freire é criticado veementemente pela direita (odiado? Não, né) por deturpar o ensino, deixar de formar cidadãos para formar socialistas que crêem que só quem pensa igual a eles é cidadão... Seu método de ensino não é ruim em si, mas tampouco é método dele. E, por fim, você pode ficar 10 anos na escola sem ler uma palavra do que Paulo Freire escreveu e sair de lá totalmente doutrinado pelos pensamentos dele, porque os "donos do poder" no ministério da educação, na secretaria de educação, na diretoria, no corpo docente ouviu falar, e muito, dele (Segundo esse usuário, é fato que professores que não seguem os objetivos escolares são até mesmo prejudicados! - Note que é um usuário confiável!).

Acho que qualquer dúvida que vc tiver seria legal perguntar no tópico oficial do comunista comedor de criancinhas.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Independente do método do Paulo Freire ser eficiente ou não (e existem bons argumentos para concluir que não é),
o sujeito era um marxista assumido.

Um marxista.

Um marxista assumido e convicto é o "patrono" da educação brasileira.

O marxismo: aquela ideologia genocida, criminosa e violenta que incita o ódio entre as pessoas, que incita o roubo a quem produz, que incita o assassinato de todos aqueles que não aceitarem tal ideário cruel. Aquela ideologia que assassinou milhões de inocentes de fome e fuzilamento ao redor do mundo.

Seria como se tivéssemos um declarado nazista como o "patrono" da educação.

Até quando marxistas deverão ser aceitos pela sociedade?
 
Ultima Edição:

Digons

Bam-bam-bam
Mensagens
605
Reações
2.180
Pontos
323
Existe algum outro país que adota esse método? Se sim, quais?
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.774
Reações
9.247
Pontos
1.084
O método dele é usado desde quando?
Pq a educação brasileira foi numa espiral pra baixo já faz uns bons anos.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
o modelo ideal de educação no Br é qualquer modelo que não tenha NENHUMA interferência do estado, afinal o estado NÃO pode dar educação, pois a educação DERRUBA o estado !!!
 


Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Existe algum outro país que adota esse método? Se sim, quais?
O método dele é usado desde quando?
Pq a educação brasileira foi numa espiral pra baixo já faz uns bons anos.
O "método" dele é focado no ensino de jovens e adultos (EJA) por aqui no BR.
Agora os "ensinamentos/pensamentos" dele são costumeiramente usados como base.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
o modelo ideal de educação no Br é qualquer modelo que não tenha NENHUMA interferência do estado, afinal o estado NÃO pode dar educação, pois a educação DERRUBA o estado !!!
Não dá pra negar.

Creio que um currículo mínimo é sempre interessante, algo tipo "Um brasileiro tem que saber ao menos isso, para ser considerado alfabetizado" mas esse mínimo deveria ser só o mínimo mesmo.
 
Topo Fundo