O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que vc não gosta do level design dos FPS old school?

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Primeiro uma história triste: Quando criança eu não conseguia jogar meu Duke Nukem 3D porque eu sentia ânsia de vômito. Mesma coisa com Doom e os grandes FPS do passado. Foi somente depois de Halo que eu consegui jogar um FPS sem estar para vomitar.

Agora a boa notícia: A um ano atrás descobri que o meu problema com os jogos antigos era a câmera muito próxima e que diminuindo a tela nas opções, elimina a minha ânsia de vômito! E daí eu comecei a jogar Doom e FPS clássicos bitches!

1432598198806


E caras... Doom é animal mesmo. Muito bom. Você tem armas bem diferentes uma das outras, apesar dos inimigos terem uma IA bem limitada, eles são suficientemente diferentes e bem posicionados no mapa para os combates serem interessantes e desafiadores, você precisa se preocupar com sua munição e explorar bem os cenários e.........chagamos no ponto que eu queria: Os cenários são ótimos!

Os caras faziam cada fase ter sua personalidade própria sem ter os recursos que os desenvolvedores tem hoje. Mesmo com pouquíssimas texturas e pouquíssimos assets, falta de uma história ou cutscenes, cada fase era única.

2528795-m_top10_doom_02eps.jpg


Me lembro que na época FPSs, apesar de serem amados por todo mundo, eram considerados os jogos mais simples de todos. Se você quisesse algo complexo você iria jogar RTS, RPGs clássicos, adventures e não FPSs. É engraçado jogar Doom hoje em dia e perceber como você precisa usar mais a cabeça do que a maioria dos títulos single player.

Eu não acho que ter um cenário mais linear se traduz necessariamente em um jogo mais burro. Existem outras formas de criar complexidade como os vários tipos de movimentos, scores e mortes em Bulletstorm ou os elementos de RPG de Bioshock mas por que tanta gente não gosta do jeito clássico de fazer mapas a ponto desse tipo de level design ser extinto?

latest


O público acha fácil de se perder? Eu entendo que algumas fases de Doom 2 começam a ficar meio criptográficas demais mas as de Doom 1 me parecem bem justas, mesmo para um jogador casual.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
quem disse q não gosta? eu acho 300 vezes melhor do que os atuais, de fato. as mecânicas do jogo eram simples e o cara tinha que compensar no level design. aí ficava uma experiencia sensacional, tudo muito bem planejado pra ser DIVERTIDO.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png


só o primeiro e o segundo estão prontos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.962
Pontos
1.253
Level design desses jogos dão uma surra nesses FPS atuais.
Só ver Dark Forces 2 (outro exemplo),put* level design com uma put* campanha fodástica.

Eu ficava confuso sim,justamente por causa da câmera que era muito próxima + o fato dos ambientes serem muito fechados.

Agora um jogo "novo" que me deixou tonto pelo field of view que passa uma sensação esquisita de que tudo está meio distorcido é Half Life 2.Não fui só eu que percebi isso não:
http://steamcommunity.com/app/220/discussions/0/828925849242758441/?l=portuguese

Dark Forces 2 tbm dá essa impressão:
maxresdefault.jpg


Sério,tem uma parte nesse jogo que vc tipo tem que escapar de uma base,ruim d+ (não a missão mas a sensação ruim devido ao FOV),e em outra pior ainda,tem uma sala com um sistema de gravidade que te puxa pra uma direção dependendo onde vc for,velho,falando sério,eu demorei 3 dias pra passar porque quase vomitava quando jogava.
Se achar o vídeo dessa parte eu te passo.

Porque "ninguém" gosta desse estilo clássico?
Porque "ninguém" gosta de pensar e explorar em FPS (provavelmente pelo fato de "consumir tempo à toa").Querem só pew pew pew.
Agora dificilmente as empresas irão voltar atrás nesse conceito,à menos que o público queira isso de volta,o que é bem improvável.
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.885
Reações
6.636
Pontos
1.054
level designe era foda. e o jogo tinha um automap maravilhoso que deixava massa de explorar.

sinto falta disso.

era um barato começar a fase do lado da saida mas ela estar bloqueada por 2 ou 3 chaves.

ta na hora de alguma dev ressuscitar isto.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
Existem jogos com level design bom e atuais. Joguem Wolfenstein, Bioshock (1 e Infinite) e esperem Doom next gen
 


Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Essa ibagem diz tudo

...

Eu resisti bravamente não colocar essa imagem por achar um pouco exagerado (mas não muito longe da verdade) mas já que você colocou, vou colocar a alternativa:

leveldesignmyedit.png





quem disse q não gosta? eu acho 300 vezes melhor do que os atuais, de fato. as mecânicas do jogo eram simples e o cara tinha que compensar no level design. aí ficava uma experiencia sensacional, tudo muito bem planejado pra ser DIVERTIDO.

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png


só o primeiro e o segundo estão prontos.

Muito legal cara!

Só discordo da parte sobre compensar com o mapa. As mecânicas são simples mas muito bem colocadas, e são boas por si só. Nunca me importo com munição, qual arma estou, quanto de vida e armadura eu tenho ou a estratégia melhor para enfrentar cada encontro no single player de Call of Duty ou Battlefield. Em Doom, Duke 3D, Quake sim!


Existem jogos com level design bom e atuais. Joguem Wolfenstein, Bioshock (1 e Infinite) e esperem Doom next gen

Não é que não tenha level design bom, tem até (apesar de ser minoria). Só não tem level design como os FPS clássicos.

Acho o level design do Bulletstorm bem bacana mas ele é voltado para o combate imediato e não para manejo de recursos e exploração.

Wolfenstein não joguei mas dizem que é um jogo bacana. Bioshock Infinite tem um level design somente razoável na minha opinião até porque é muito mais linear do que o Bioshock, que já é mais linear do que System Shock.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Doom é clássico demais, toda vez que vejo esses bodão eu me arrepio.:kdiabo
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Também tenho esse problema, nunca consegui jogar Doom, Quake e esses FPS antigos justamente por causa da camera meio maluca.

Só comecei a jogar FPS no CS 1.5 nas epocas de lan house e mesmo assim jogo bem pouca coisa.

Nome disso é cinetose.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Essa ibagem diz tudo

evolution-fps.jpg
Eu resisti bravamente não colocar essa imagem por achar um pouco exagerado (mas não muito longe da verdade) mas já que você colocou, vou colocar a alternativa:

leveldesignmyedit.png







Muito legal cara!

Só discordo da parte sobre compensar com o mapa. As mecânicas são simples mas muito bem colocadas, e são boas por si só. Nunca me importo com munição, qual arma estou, quanto de vida e armadura eu tenho ou a estratégia melhor para enfrentar cada encontro no single player de Call of Duty ou Battlefield. Em Doom, Duke 3D, Quake sim!




Não é que não tenha level design bom, tem até (apesar de ser minoria). Só não tem level design como os FPS clássicos.

Acho o level design do Bulletstorm bem bacana mas ele é voltado para o combate imediato e não para manejo de recursos e exploração.

Wolfenstein não joguei mas dizem que é um jogo bacana. Bioshock Infinite tem um level design somente razoável na minha opinião até porque é muito mais linear do que o Bioshock, que já é mais linear do que System Shock.
Eu resisti bravamente não colocar essa imagem por achar um pouco exagerado (mas não muito longe da verdade) mas já que você colocou, vou colocar a alternativa:

leveldesignmyedit.png







Muito legal cara!

Só discordo da parte sobre compensar com o mapa. As mecânicas são simples mas muito bem colocadas, e são boas por si só. Nunca me importo com munição, qual arma estou, quanto de vida e armadura eu tenho ou a estratégia melhor para enfrentar cada encontro no single player de Call of Duty ou Battlefield. Em Doom, Duke 3D, Quake sim!
sim, mas isso justamente por que os mapas são feitos com carinho pensando nisso.

ja jogou um mapa ruim de doom ou quake? é uma b*sta. quando nego faz um mapa e só entope de monstro e item de qualquer jeito, fica mto chato.

agora quando o cara q vai, faz, testa bem cada trecho, otimiza o tanto de munição pra não faltar nem sobrar muito, ve se ta mto dificil ou não, pensar em maneiras legais de introduzir novos monstros no mapa (no doom não da pra simplesmente spawnar monstros), pensar numa sequencia legal pra ir destravando partes novas do mapa, e formas interessantes de destravar essas partes novas, trazer ambientes novos diferenciados dentro das (extremamente estreitas) limitações da engine do jogo... enfim, quando tem todo um trabalho cuidadoso feito em cima, fica mto gostoso de jogar.

o foda que um mapa de 25 minutos de gameplay leva 40 horas pra fazer.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.524
Reações
179.423
Pontos
1.514
eu acho muito melhor o level design antigo. Mas reconheço que nessa busca por "realismo", este tipo de level design pode soar ultrapassado.

E sim, coloquei realismo entre aspas porque recuperar a barra de vida se escondendo por um tempo é bem menos realista que procurar itens de cura e medkits espalhados pelas fases.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.427
Reações
80.039
Pontos
2.059
Nunca tive esses problemas aí. Só não gosto de FPS com motion blur, mas nada demais tbm.
 

Suordi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.517
Reações
8.232
Pontos
819
A proposta dos jogos mudou, e o level design de games antigos não faz mais sentido em muitos casos. Pessoalmente, eu prefiro os games atuais, mas entendo que alguns deles poderiam aumentar o desafio mental apresentado.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
Doom pra mim ainda é um ideal de FPS, por mais que eu ainda goste pra caramba de Call of Duty, acho Doom mais divertido, até pela "simplicidade" mesmo.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
hj em dia a maioria dos fps são de trilhos, vc só segue em frente e mata todo mundo vc não precisa pensar, não tem que pegar nada, quando tem ta tudo na frente em tamanho gigante brilhando o desafio não passa de tiro ao alvo.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
Os level design de antigamente eram bem melhor, principalmente do half Life, que faziam a gente dar uma volta inteira graças a uma porta fechada ou uma ponte quebrada, a do doom é clássica, John Romero é mito(até chegar daikatana)
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Já que gostou tanto, recomendo jogar esses jogos, que são novos mas estão com os dois pés lá no passado:
Shadow Warrior(to falando do reboot, mas imagino que tu não jogou o antigo, então fica a recomendação também, porque é muito foda), Hard Reset e Wolfenstein The New Order(tem uma expansão também, Old Blood).
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Inclusive, Shadow Warrior 2 tá vindo aí e pode-se dizer que adicionou um elemento a mais nesse level design old school: Verticalidade
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
E Rage? Ninguem curtiu?
Eu achei um jogo muito injustiçado na época. Não é lá muito original e as partes de carro são um pouco chatinhas, mas o gameplay nas partes de primeira pessoa é sólido e a atmosfera é muito boa.
O level design é bem focado na exploração e combate, me agradou bastante na época.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.942
Reações
130.928
Pontos
2.274
Quem disse que eu não gosto?
.
Eu adoro não só o level design, como também a total falta de noção e sentido, tipo "Toma aqui essa arma e mate os demonios/nazis/aliens e no fim derrote o capeta/Robo Hittler/Alien".

Alien Isolation - 2014

398GvVG.jpg

Espera? Quer dizer que o mapa não é só aquele hospital e os armarios? :klolz
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.521
Reações
16.948
Pontos
1.089
Wolfenstein não joguei mas dizem que é um jogo bacana. Bioshock Infinite tem um level design somente razoável na minha opinião até porque é muito mais linear do que o Bioshock, que já é mais linear do que System Shock.
Wolfenstein é um dos melhores fps atuais. E po, tem altos estágios em Infinite que dá pra andar livremente. Não é a toa que é possível ativar uma seta pra indicar onde se deve ir
 

RelâmpagoAzul

Veterano
Mensagens
608
Reações
522
Pontos
133
Uma coisa estranha: eu conseguia jogar na boa qualquer FPS quando criança, mas Wolfstein nunca, era o único FPS das antigas que em menos de 2 minutos eu tava quase vomitando, me dava enjoo desgraçado mesmo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.962
Pontos
1.253
O problema que simplificaram muito os games para se focar nos gráficos e texturas.
Texturas fazem parte dos gráficos. Lol
Focam-se também na história.

E esquecem a mecânica.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.056
Reações
1.390
Pontos
854
Texturas fazem parte dos gráficos. Lol
Focam-se também na história.

E esquecem a mecânica.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
Eu acho que a parte narrativa atrapalha muito mais que os gráficos, pois o que acho que mais impacta o gameplay são QTEs, cutscenes e eventos scriptados aos montes, tudo isso em corredores bem lineares para as cenas ocorrerem exatamente como os desenvolvedores pensaram.

Concordo que gráficos tomam muito tempo do desenvolvimento e podem afetar indiretamente no capricho no gameplay, mas acho que jogos que querem ser quase "filmes interativos" afetam diretamente o gameplay, talhando nosso controle e criatividade como players.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.332
Reações
16.556
Pontos
1.439
O problema que simplificaram muito os games para se focar nos gráficos e texturas.

até pq muitos jogadores não querem perder tempo jogando, preferem ficar ligando programinha pra contar quantos qps ta rodando e pra dar zoom no fio do poste que passa na rua do jogo pra ver se tem serrilhado. e depois vim postar sreenshot pra se gabar pros amigos

o desafio que se dane, o que importa é contar quadros e terminar o jogo em 3hs pra sobrar mais tempo pra verificar a performance do próprio hardware
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.798
Reações
70.695
Pontos
1.899
Eu acho que a parte narrativa atrapalha muito mais que os gráficos, pois o que acho que mais impacta o gameplay são QTEs, cutscenes e eventos scriptados aos montes, tudo isso em corredores bem lineares para as cenas ocorrerem exatamente como os desenvolvedores pensaram.

Concordo que gráficos tomam muito tempo do desenvolvimento e podem afetar indiretamente no capricho no gameplay, mas acho que jogos que querem ser quase "filmes interativos" afetam diretamente o gameplay, talhando nosso controle e criatividade como players.

Só olhar Demon's/Dark Souls. Considero como um dos jogos mais inovadores e com gameplay mais elaborado que já fizeram. E ele foi filho da geração passada.
Mas vai ver... Os gráficos são bem normaizinhos, apesar das armaduras e armas, que são bem detalhadas, e o jogo também ter uma arte boa, tudo ser feito com muito esmero, mas tecnicamente os gráficos não são nada demais. O jogo também praticamente não tem nada evidente sobre o enredo. Tudo fica nas costas do jogador. E isso é ótimo. O jogador tem que se virar tanto na parte do gameplay quanto da história, e isso, ao contrário do que parece, agrega ainda mais na experiência e imersão.
Outra coincidência é que o level design do jogo é simplesmente FODA. Tudo bem pensado e com um propósito.

Então, apesar de eu achar que um jogo poderia muito bem ser foda em termos de gameplay e também ter gráficos fodas, infelizmente parece que nesses tempos atuais uma coisa sempre tem que vir em detrimento da outra.
 
Topo Fundo