Cremosão
Larva
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Handholding só se aplica naquilo que o jogo te desafia a passar, Uncharted não é um jogo de plataforma, elas não são feitas para serem um obstáculo e sim como elemento narrativo, diferente de antigos Tomb Raider cujo foco era ter saltos precisos. Mesma coisa vale para QTEs, se eles não existissem seriam cut scenes como em outros jogos, ou seja, menos interativos ainda.
Uncharted é um TPS, então para ser handholding você teria que ter auxilios durantes estas partes, um jogo com mira automática, com inimigos que se prontificam a ser eliminados, só que isso não acontece. Em Uncharted 4 (que é diferente dos games anteriores, ele é menos linear até porque os tempos são outros) você tem vários casos de cenários de batalha grandes, com diferentes opções de abordagem (você pode sair atirando, ir de stealth ou até infiltrar, ignorando inimigos), e você tem que se virar.
Obviamente o nível de dificuldade afeta este elemento, alterar parametros não é "apenas" cosmético quando o inimigo te elimina com um ou dois tiros. Em um ambiente assim você tem que evitar inimigos, usar stealth, achar posições mais protegidas, se movimentar mais, é a diferença entre ser Rambo (que é o que você pode fazer em Uncharted no normal) e usar bem tática de guerrilha. Gosto de usar a franquia Souls porque ela é reconhecidamente difícil e trabalha justamente em cima de parâmetros, afinal a letalidade do jogo está no fato de que, se você vacilar, toma um ou outro hit e morre, reduz o danos dos inimigos e aumenta sua barra de energia e esta pressão vai para o brejo e o jogo se torna outra coisa.
Na verdade o "hand holding" que falam em Uncharted está nos Puzzles que já são muito fáceis e intuitivos. O jogo não te deixa empacar ou pensar, simplesmente joga na sua cara as respostas para tudo, através das conversas ou dicas "interativas". E o jogo não é menos linear que os outros, só tem arenas e cenários maiores que dão uma falsa sensação de liberdade, é literalmente como funciona um funil.
Crushing não é uma dificuldade boa porque é desbalanceada e o brilho do gameplay se perde. Não existe esse papo de estratégia, é puramente trial and error e as vezes até sorte em pegar os checkpoints. Se alguém quiser me mostrar que é possível usar o run and gun, a corda e matar geral na bala no Crushing sem tomar uma porrada de gameovers, por favor é só usar o share do PS4.