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Porque ainda existem tutorias retardados?

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
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Tipo, a pessoa compra um RPG por exemplo. Usualmente um genêro que jogador casual passa longe. Começa a porra, e lá vem um monte de tutorial, não para explicar o sistema do jogo em si; mas para explicar coisas absolutamente genéricas, que literalmente TODO jogo tem por padrão.

Exemplo: mova o analógico direito para direita e esquerda para controlar a camera.
Empurre o analogico esquerdo para andar.....
Aperde X para pular.

PQP

Quem diabos pega um jogo qualquer e não sabe sequer como olhar para os lados ou andar? Pelo menos metade do tutorial a pessoa ou já sabe de antemão, ou descobre simplesmente apertando os botões imediatamente.




Existe alguma razão lógica pra isso existir?
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
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Fala isso pra dark souls, devil may cry, ninja gaiden, tomb raider antigos ( esses era informação na fala da lara, o que complicava pros br )
 
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O Path of exile é um exemplo de não ter tutorial. O jogo põe um monte de coisas que você é obrigado a abrir o wiki pra entender. Nada é explicado dentro do jogo. O jogo acaba sendo hardcore e inacessível por causa disso.

Explicação dentro do jogo sobre como pular e andar. Apesar de óbvio, parece idiota, mas não existe padrão universal. O botão de ataque num jogo serve pra outra coisa em outro jogo do mesmo estilo.
 


nominedomine

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Acho uma m**** isso, se o jogo demorar nessa enrolação ai ele já me perde.

O Path of exile é um exemplo de não ter tutorial. O jogo põe um monte de coisas que você é obrigado a abrir o wiki pra entender. Nada é explicado dentro do jogo. O jogo acaba sendo hardcore e inacessível por causa disso.

Explicação dentro do jogo sobre como pular e andar. Apesar de óbvio, parece idiota, mas não existe padrão universal. O botão de ataque num jogo serve pra outra coisa em outro jogo do mesmo estilo.
Mas ai ele esta honrando as origens. Baldur's Gate vinha com um manual de 130 páginas. Nos menus do jogo mesmo quase nada era explicado, boa sorte para você em descobrir o que é AC e THAC0 por conta própria ou como interagem aquela porrada de magias e efeitos.

Que delicia cara, isso sim era RPG. Vou jogar esse Path of Exile ai.
 
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A lógica está em partir do princípio que nem todo mundo nasceu jogando video game.
Essa lógica não funcionou ou sequer existia na década de 80 e 90, e ainda dizem que a nova geração sempre supera a anterior, supera porra nenhuma, sequer conseguem viver sem energia elétrica ou sabem caçar pra comer e sobreviver, que piada molecada de hoje em dia é é assim, tem que deixar tudo mastigadinho.

Pelé e Maradona mandam abraços pra Messi e CR7.
 
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nominedomine

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dark souls tem tutorial e bem imbecil por sinal
Pior que é verdade, mas se você já sabe o que fazer não perde quase tempo nenhum ali. Tem jogo que é foda, uma lentidão do inferno para te explicar o que cada coisa faz e esfregar na sua cara todos os detalhes do sistema.
 

konde10

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Alguém em algum lugar está jogando um jogo ou gênero pela primeira vez.
 

Megazordi64

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Os jogos atualmente são mais complexos e precisam de tutorial para entender o básico.

O problema é que muitos desenvolvedores não sabem mascarar bem o tutorial, então essas partes se tornam chatas.
 

Radamanthys Wyvern

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Nunca liguei pra tutorial, sempre faço, pois sempre vai ter dicas de coisas pra fazer que só vai ter no jogo. Oq não gosto é estar com 3h de jogo e ainda vir pop up te lembrando como pula ou se agarra em algo como se vc tivesse um sério lapso de memória.
 

DATUM

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Essa lógica não funcionou ou sequer existia na década de 80 e 90, e ainda dizem que a nova geração sempre supera a anterior, supera porra nenhuma, sequer conseguem viver sem energia elétrica ou sabem caçar pra comer e sobreviver, que piada molecada de hoje em dia é é assim, tem que deixar tudo mastigadinho.

Pelé e Maradona mandam abraços pra Messi e CR7.
Antigamente estava tudo no manual

b971a801d59b0df9fbc7463f24583abd.jpg


Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

de acordo

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Meu problema é tutorial que só enche uma caralhada de texto e não é nada intuitivo, ou faz algo que você aprende ou deixa eu pular e aprender na marra.
 

caniggiaxx

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A maioria da pra pular , então pra que se estressar ?

E outra tem muita gente que sai por ai pedindo dicas e vendo videos de coisa que da pra ver no tutorial

E muita gente não é acostumada a jogar como voce e precisa saber como jogar .
 

caniggiaxx

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tenso foi um amigo meu que me indicou bloodborne como meu primeiro jogo de ps4

Ja vinha acostumado com jogos menos hardcore por causa do ps3 , ultimo jogo dificil que joguei foi devil may cry 3 no ps2 , só fui ouvi falar de demons e dark souls bem depois. e tava meio que ja na onda de jogos fáceis e sem complicações como uncharted e tomei no cu com bloodborne mais que a maioria que ja tinha uma noção por causa da saga souls.

Era meu unico jogo , eu acabei achando o melhor jogo da historia e acabei ate platinando todos os jogos souls depois , mas por um tris, por não saber de zorra de nada , eu podia ter simplesmente desistido no começo e ter passado o jogo pra frente.

Teria sido bom um tutorial , para explicar muita coisa do jogo , como o visceral por exemplo ou que morrer em bloodborne não como morrer em uncharted.
 

LSTRY

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Essa lógica não funcionou ou sequer existia na década de 80 e 90, e ainda dizem que a nova geração sempre supera a anterior, supera porra nenhuma, sequer conseguem viver sem energia elétrica ou sabem caçar pra comer e sobreviver, que piada molecada de hoje em dia é é assim, tem que deixar tudo mastigadinho.

Pelé e Maradona mandam abraços pra Messi e CR7.

Se você fosse professor como eu, certamente teria outra visão. Se eu desse aula só pra Messis e CR7's eu estaria desempregado.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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O problema nem é ter tutorial, mas ele ser obrigatório toda vez que você for iniciar o jogo, quando o jogador poderia optar por pular. Isso porque começar jogos hoje em dia já é um porre, com a mania que os desenvolvedores têm de tornar as duas primeiras horas de qualquer jogo insuportavelmente longas e maçantes. O ideal mesmo seria ensinarem no meio do jogo, de forma rápida e dinâmica, como Shadow of the Colossus.

Claro que o jogo precisa se adaptar a diferentes tipos de jogadores, mas é pra isso que existem niveis de dificuldade na maioria dos jogos.
 
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WangTang

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Por mim pode ter, desde que seja opcional.

Pior que isso só em jogos como os God of War antigos onde, assim que você entrava em um lugar, ia a câmera voando mostrando tudoooo que você eventualmente terá que ver depois, como se quisessem falar "olha aqui seu imbecil, você precisa chegar até aqui!".
 

ragecom

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Não me incomoda. É basicamente uma forma interativa do velho manual que acompanhava os jogos: botão X bate, botão Y pula, botão Z abre um menu... E esses tutoriais são tão curtinhos que nem incomoda.

Os da From Software são bem feitos na minha opinião: aperte X pra levantar o escudo - daí tem um cara lá na frente mandando flecha. É válido pra pegar o basicão do gameplay.
 

de acordo

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O problema nem é ter tutorial, mas ele ser obrigatório toda vez que você for iniciar o jogo.
Pokémon, todo jogo acha que o jogador é burro, ao invés de ensinar apenas a nova habilidade nãããããão, eles ensinam a roda toda santa vez e sem contar a interrupção a todo momento enquanto se joga, da no saco.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Porque existem jogadores assim:



Ai os devs pensam nessas pessoas com necessidades empeciais e botam esses tutoriais, mas as vezes nem asssim os caras conseguem jogar, como se pode ver no exemplo acima. :facepalm


Esses casos de jornalistas são tão zoados que uma parte minha quer acreditar que esse vídeo foi um bait pra chamar a atenção e ficar famoso. Acho que nem criança joga tão mal assim, então beira o incompreensível que profissionais da área, que trabalham com isso há décadas, que dão notinhas e prêmios não conseguem o básico, que é passar um tutorial em um jogo que nem dificil é.
 

extremepower

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Esses casos de jornalistas são tão zoados que uma parte minha quer acreditar que esse vídeo foi um bait pra chamar a atenção e ficar famoso. Acho que nem criança joga tão mal assim, então beira o incompreensível que profissionais da área, que trabalham com isso há décadas, que dão notinhas e prêmios não conseguem o básico, que é passar um tutorial em um jogo que nem dificil é.
As vezes penso o mesmo, mas aí eu paro pra ver as figurinhas da "crítica especializada gamer" de hoje em dia e chego a conclusão que é verdade mesmo.
 

Queiroga'

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Porque o público de videogame aumentou muito e as devs pensam que quem não se dedica minimamente a eles (quem joga videogame igual eu assisto netflix por exemplo) é retardado e incapaz de pensar por si só.

Claro, no fundo só mostram que eles mesmo são retardados, mas enfim.

"A simplicidade é o último grau da sofisticação." DaVinci.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Neste assunto, sempre lembro desse vídeo



Melhores posts.

Ingênuo quem pensa que Dark Souls ou jogos antigos não possuem tutorial. Eles apenas são disfarçados no próprio level design.

E isso acontece porque derivam de um game design arcade, onde a atenção do jogador deve ser fisgada nos primeiros segundos do jogo.

Aqui Miyamoto e Takashi Tezuka explicando os motivos do 1-1 ser como é:



Outro bom exemplo é The Witness, um jogo em que cada set de puzzle possui regras próprias, mas elas são explicadas organicamente pelos próprios puzzles.



Mas claro que isso não pode ser aplicado a todo jogo. Um simulador ou grand strategy precisam de explicações mais didáticas dentro do próprio jogo mesmo. Por outro lado, são impossíveis de serem apreciados em sua plenitude sem apelar para wikis e vídeos do youtube, e o maior apelo de tais jogos acabam sendo basicamente aprender a jogar, então são casos bem específicos e não comparáveis aos jogos mais populares...
 

Gulf

F1 King
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Sdds claptrap raiz

Your ability to walk short distances without dying will be Handsome Jack's downfall!“
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
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Acho uma m**** isso, se o jogo demorar nessa enrolação ai ele já me perde.


Mas ai ele esta honrando as origens. Baldur's Gate vinha com um manual de 130 páginas. Nos menus do jogo mesmo quase nada era explicado, boa sorte para você em descobrir o que é AC e THAC0 por conta própria ou como interagem aquela porrada de magias e efeitos.

Que delicia cara, isso sim era RPG. Vou jogar esse Path of Exile ai.

Não jogue GOW do PS4 então.
 
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