Bom, pra explicar um pouco o que houve, vem uma explicação que eu vi a muito tempo atrás:
Historicamente, nas décadas de 60 e 70 (início da massificação da tv no Brasil) vieram alguns animes porque os conseguiram com preços baixos e era uma forma de entretenimento que fazia sucesso nos EUA também! Notem que MUITOS animes que passaram no Brasil nessa época, vinha direto dos EUA, como foi o caso de Speed Racer (Trans Lux), Marine Boy (Seven Arts), Johnny Cypher (Seven Arts/Oriolo) e outros. Como curiosidade, Fantomas, Astro Boy e Kimba (se não me engano) vieram diretamente do Japão.
Na década de 80, vieram muitos animes diretamente do japão, mas também teve outros que vieram via EUA (de novo), mas como os preços eram muito baratos, uma infinidade de títulos chegou ao Brasil, em diversas emissoras e para o crescente mercado de home video. Casos como Robotech (Harmony Gold), Voltron (World Events Productions) e mais alguns poucos vinham dos EUA, sendo que a grande lista vinha do Japão devido aos preços baixos de licenciamento, que eram ainda menores que nas décadas anteriores. Em home video, a lista de lançamentos brigava em uma proporção de 30% anime, 50% animação americana, 20% animação europeia/outros países.
A década de 90 se complicou por diversos motivos: calote de muitas empresas nacionais aos distribuidores japoneses, violência dos animes, surgimento de uma nova mídia de difusão (TV a cabo), monopólio de empresas americanas (SABAN/4Kids), criação de uma censura, quero dizer, REGRAS mais complexas de transmissão em TV aberta, 'morte' da rede Manchete, e outros problemas literalmente corroeram a chegada de muita coisa no Brasil. Títulos que deveriam ter chegado em TV aberta como Gundam Wing, Evangelion, Wedding Peach (esses foram citados nas revistas Herói como em fase de dublagem e alguns passaram em TV a cabo mas não em sinal aberto), foram comprados por emissoras abertas, mas proibidos de se passar, tendo que ficar engavetados (onde devem estar até hoje se duvidar...). Gundam Wing e Evangelion devem estar no depósito da SBT, enquanto Wedding Peach pode estar escondido nos porões da Globo juntamente com muitas outras coisas. A chegada de Power Rangers e o investimento em outras séries 'arrasa quarteirão' readaptadas (sim, isso inclui porcarias como os Jovens Tatuados de Bervely Hills...) isolou a compra das séries tokusatsu japonesas, criando um vínculo direto com essas distribuidoras que passaram a liberar apenas o que eles modificavam, controlando o lançamento diretamente do país nipônico para o restante do mundo.
Na década de 2000, chegou alguma coisa, mas comparado com a década de 80, não foi 20% do que veio antes... Ainda bem que (por bem ou por mal) a ascensão da Internet ajudou a trazer inúmeros títulos para o Brasil via Fansubbers (na década de 90 já existia, mas ainda estava em seu início), o que 'amenizou' um pouco a falta de novos títulos.
Pra ter uma validade das informações, algumas delas foram publicadas em revistas especializadas em video da época (Ver Video/Video News/SET Cinema e Video) e outras, extraídas da internet mesmo.