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Porque não entram mais empresas produtoras de gasolina no Bostil?

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Com a recente alta do preço do petróleo no mercado internacional, a gasolina no Brasil está ficando muito cara, pois a Petrobras repassa esse custo. A estatal concentra em suas refinarias a produção de quase todos os combustíveis distribuídos nos postos do país.

Mas você já se perguntou por que a Petrobras é praticamente a única empresa de refino que existe no Brasil, mesmo que esse mercado seja aberto para outros concorrentes há mais de 20 anos?

Leia também:
O gigantismo da estatal e o peso da mão do governo por trás dela são alguns dos fatores que outras empresas levam em consideração antes de tentar disputar o mercado. Isso acabou engessando a entrada de novos fornecedores de gasolina no país ao longo dos anos.

O resultado é um mercado com pouca concorrência, que, se por um lado, dá um controle mais estratégico ao governo sobre uma indústria que é chave, por outro, expõe os consumidores aos riscos de baixa qualidade e preços altos típicos dos grandes monopólios.

Concorrência com governo assusta
O principal fator indicado por especialistas para a quase ausência de concorrentes na produção de gasolina no Brasil passa pelo controle estatal da Petrobras. É um fator que muitas vezes pode descolá-la da lógica de mercado e tornar o planejamento imprevisível para as outras produtoras.

"Em diversos momentos do passado, o governo controlou o preço dos combustíveis por meio da Petrobras, o que não necessariamente refletia a realidade do mercado internacional", diz o advogado Paulo Valois, sócio do escritório especializado em energia e infraestrutura Schmidt Valois. "Isso acaba inibindo os investimentos de possíveis interessados."

Presente em maior ou menor escala em governos anteriores, o controle de preços via Petrobras ficou notório durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014), período em que a inflação avançou, e a companhia manteve o preço da gasolina congelado mesmo com o valor do petróleo subindo no resto do mundo.

"O barril estava em US$ 70, e a Petrobras vendia gasolina como se fosse a US$ 40 ou US$ 50; é como se ela importasse a gasolina a R$ 1 por litro e vendesse por 80 centavos", afirma o diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Adriano Pires.

Para a Petrobras, a política foi um dos fatores que colaboraram com a disparada de seu prejuízo e endividamento. Para empresas que estivessem concorrendo com ela, significaria ter que escolher entre também reduzir os próprios preços abaixo dos custos ou perder os clientes. "Quem tivesse uma refinaria aqui quebraria", diz Pires.

Tamanho gigante também é empecilho
Independentemente de ter ou não controle estatal, a Petrobras é uma empresa antiga e enorme, o que naturalmente lhe garante fatias generosas do mercado nacional e um poder grande sobre ele. E isso também dificulta a entrada de concorrentes que chegam do zero.

"Como historicamente a Petrobras domina o refino do petróleo no Brasil, ela acaba tendo um poder de mercado muito grande", diz Walter de Vitto, analista de energia da Tendências Consultora. "Ela pode baixar o preço e roubar espaço dos concorrentes com os pés nas costas, e isso acontece não por ser estatal, mas por ser líder de mercado."

Exclusividade foi extinta em 1997
Fundada em 1953 por Getúlio Vargas, a Petrobras teve, de fato, o monopólio de diversas atividades ligadas ao petróleo por 44 anos de sua vida, incluindo exploração, extração e refino do combustível.

A exclusividade, porém, foi quebrada em 1997 com a Lei do Petróleo, que permitiu a entrada de outras empresas nas atividades exercidas por ela.

De lá para cá, muitas companhias chegaram para atuar ao lado da Petrobras na extração e produção de petróleo, como Shell, Chevron, Statoil e Repsol, entre outras.

No refino, porém, quase ninguém apareceu. Das 17 refinarias existentes hoje no país, 13 são da Petrobras e só quatro são de concorrentes privadas: Manguinhos, Univen, Riograndense e Dax Oil.

Mas a capacidade delas é minúscula. Juntas, produzem menos de 5% do total da gasolina nacional. Todo o resto pertence à Petrobras.

A pouca concorrência que existe acaba vindo das importações. Elas são feitas por comercializadoras que revendem o combustível para as distribuidoras e postos, e pela própria Petrobras, que complementa seu fornecimento com gasolina que também traz de fora. Hoje, entre 15% e 20% da gasolina consumida no país é importada.

Preço flutuante estimula concorrência
Depois dos anos de preços paralisados, a petroleira adotou, em julho do ano passado, uma nova política de preços para os combustíveis de suas refinarias.

Eles passaram a ser determinados de acordo com o valor internacional do petróleo e com a cotação do dólar, com a intenção de aliviar o caixa da companhia nos momentos em que bancar os preços externos ficasse muito caro.

As variações são quase diárias e podem ser acompanhadas na página da empresa.

Na visão dos especialistas, a medida tende a tornar o fornecimento de gasolina no Brasil mais atraente para outros concorrentes. Ela afasta as decisões políticas da mesa e traz uma garantia de que eles não precisarão, em algum momento, vender o produto abaixo do preço de custo e inviabilizar seu negócio só para acompanhar a empresa líder.

Os efeitos já deram os primeiros sinais. A produção de gasolina naquelas quatro únicas refinarias privadas que existem no Brasil teve um aumento de 15% no primeiro trimestre deste ano (para 222 mil metros cúbicos), comparado com os mesmos meses em 2017. No mesmo período, as refinarias da Petrobras entregaram 12% menos gasolina (5,6 milhões de metros cúbicos) e perderam participação.

Parte de refinarias pode ser vendida
Também acendeu a expectativa de redução no monopólio da gasolina a notícia de que a Petrobras pretende vender o controle de algumas de suas refinarias, processo iniciado em abril.

O plano é passar para frente 60% de participação em quatro de suas unidades, sendo duas no Nordeste e duas no Sul. "É uma maneira de trazer mais opções de empresas e ampliar o mercado", diz Valois.

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Vamos converter nossos carros para o métido Flintstone. É o jeito.
 

Lascaux

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Petrobrás é um cabide de emprego e uma moeda de troca entre políticos.

Além disso, temos que pagar os acordos extra-judiciais que a Petro fez por causa da roubalheira petista.

Só privatizando para resolver, caso contrário seremos reféns eternos desse mamute.
 

Vim do Futuro

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Tem que usar carro elétrico, híbrido, a hidrogênio, cuspe, água benta.... Qualquer coisa menos o maldito petróleo.
 

rossetto

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Pq esse país é um lixo que ainda tem retardado que prefere bater no peito e falar "o petróleo é nosso" em vez de abrir pra concorrência e ver alguma baixa no preço.
 

Cielo

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Mas existem refinarias particulares no Brasil, ja postei aqui no forum inclusive, se nao me falha a memoria são 14 refinarias no país, algo assim, das quais 2 são privadas, e quando vi elas NÃO produziam gasolina pq nao era economicamente viavel, mas existem varias empresas que importam gasolina.

Petrobrás é um cabide de emprego e uma moeda de troca entre políticos.

Além disso, temos que pagar os acordos extra-judiciais que a Petro fez por causa da roubalheira petista.

Só privatizando para resolver, caso contrário seremos reféns eternos desse mamute.

Não parceiro, isso é um grande equivoco, perpetuado principalmente por organizações b*sta como o MBL, o peso do preço dos combustiveis no Brasil se da por conta dos impostos que representam aproximadamente 44% do valor final da gasolina, não adianta a petrobras privatizada, os preços continuaram nesses patamares enquanto pagarmos isso de imposto em troca de nada.

a imensa maioria dos funcionarios da petrobras são funcionarios concursados que ralam bastante pra fazer a empresa crescer, de fato o que deveria ser feito em todas as estatais é acabar com indicações politicas, que os presidentes dessas empresas e diretoria fossem funcionarios de carreira concursados, ou se fosse o caso pessoas com alto grau de conhecimento e notorias naquela area, diversos países do mundo tem estatais e elas funcionam, o problema é uso politico delas como foi feito no governo do PT com a propria petrobras.
 

Illidan

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Mas nesse caso, mesmo que houvesse concorrência, vai fazer o que com 50% de imposto ?
Esse lugar é uma piada sem fim.
 


antonioli

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Mas nesse caso, mesmo que houvesse concorrência, vai fazer o que com 50% de imposto ?
Esse lugar é uma piada sem fim.
Concordo. O modelo é ridículo deixando quase tudo nas mãos da Petrobras e com grande influência política, porém vale lembrar que a carta tributária nos combustíveis é ridiculamente alta. Nem o governo sabe o que fazer para diminuir agora o valor porque a porra do imposto é complexo e em diferentes esferas. Estamos fodidos e mal pagos.
 

Lascaux

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Mas existem refinarias particulares no Brasil, ja postei aqui no forum inclusive, se nao me falha a memoria são 14 refinarias no país, algo assim, das quais 2 são privadas, e quando vi elas NÃO produziam gasolina pq nao era economicamente viavel, mas existem varias empresas que importam gasolina.



Não parceiro, isso é um grande equivoco, perpetuado principalmente por organizações b*sta como o MBL, o peso do preço dos combustiveis no Brasil se da por conta dos impostos que representam aproximadamente 44% do valor final da gasolina, não adianta a petrobras privatizada, os preços continuaram nesses patamares enquanto pagarmos isso de imposto em troca de nada.

a imensa maioria dos funcionarios da petrobras são funcionarios concursados que ralam bastante pra fazer a empresa crescer, de fato o que deveria ser feito em todas as estatais é acabar com indicações politicas, que os presidentes dessas empresas e diretoria fossem funcionarios de carreira concursados, ou se fosse o caso pessoas com alto grau de conhecimento e notorias naquela area, diversos países do mundo tem estatais e elas funcionam, o problema é uso politico delas como foi feito no governo do PT com a propria petrobras.
Todas as despesas fazem parte do custo da Petrobrás inclusive as judiciais e os investimentos grotescos sem sentido. Todos esses custos são repassados ao preço que ela cobra das distribuidoras ou ao pagador de imposto, por ser estatal.
Irrelevante se os funcionários 'ralam' bastante, outras empresas MAIORES lucram MAIS com muito MENOS funcionários e é interessante que a própria empresa encolheu nos últimos anos, dando imensos prejuízos.

Também quero saber de outra empresa que ofereça 3 meses de férias e licenças por ano.

A Petrobrás sempre será usada para meios políticos enquanto for estatal. Imposto ou não, sua existência não gera nenhum benefício para a população em geral.

Se alguém tiver interesse, esse artigo resume muito bem:
https://mises.org.br/Article.aspx?id=2862&ac=213681
 

Ken Masters

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O Brasil afugenta investidores por carga tributária ou esquema de propina, muita empresa não entra aqui por medo de sujar sua imagem com algum escândalo que afetaria sua imagem pelo mundo.

Brasil exporta carro e combustível muito mais barato para países da América latrina, nós nos acostumamos pagar caro, se brasileiro fosse unido nada disso aconteceria, bastaria ficar uma semana sem passar no posto e o desespero iria bater nessa grande máfia.
 

rossetto

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Mas nesse caso, mesmo que houvesse concorrência, vai fazer o que com 50% de imposto ?
Esse lugar é uma piada sem fim.

Olha que teria uma margem boa pra brigar ainda mesmo se retirar todo o imposto aqui e deixar os 13% cobrados lá, mas pode ser que seja o tal do custo Brasil, acho que tem 0,50 centavos aí no meio que daria pra comer se a gente não tivesse só a BR.
 

Cielo

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Todas as despesas fazem parte do custo da Petrobrás inclusive as judiciais e os investimentos grotescos sem sentido. Todos esses custos são repassados ao preço que ela cobra das distribuidoras ou ao pagador de imposto, por ser estatal.
Irrelevante se os funcionários 'ralam' bastante, outras empresas MAIORES lucram MAIS com muito MENOS funcionários e é interessante que a própria empresa encolheu nos últimos anos, dando imensos prejuízos.

Também quero saber de outra empresa que ofereça 3 meses de férias e licenças por ano.

A Petrobrás sempre será usada para meios políticos enquanto for estatal. Imposto ou não, sua existência não gera nenhum benefício para a população em geral.

Se alguém tiver interesse, esse artigo resume muito bem:
https://mises.org.br/Article.aspx?id=2862&ac=213681

exatamente por essa razao que eu disse que a presidencia e diretoria deveriam ser de funcionarios de carreira, e nao indicações politicas.

Onde voce colheu esse dado que existem 3 meses de ferias e licenças por ano? Isso nao existe mais faz tempo no brasil, a chamada licença premio que eu saiba existe só em algumas prefeituras, em estatais desconheço que ainda exista, realmente era uma aberração como muita coisa de antigamente.

O problema desse artigo que voce passou é que ele usa os numeros para o interesse dele, assim como esquerdistas o fazem, por exemplo ele diz que a petrobras tem 84 mil funcionarios mais 231 mil terceirizados e dai soma outras petroliferas(Shell, exxon e BP) dando 262 mil pessoas, mas ele nao cita que essas petroliferas tbm tem terceirizados, ou alguem acha que se vc for no escritorio da Shell no Brasil os funcionarios de limpeza e segurança vão ser contratados da shell? nao cita o que sao esses funcionarios terceirizados, é um artigo tendencioso para o lado que interessa aos caras que é a privatização do petroleo.

Ainda cita casos da arabia saudita que a standart oil atua la e abriu o 1 poço de perfuração, mas nao cita que a maior compania de petroleo do planeta é uma estatal da arabia saudita, a Saudi Aramco, a Gazprom segunda maior do mundo, é estatal tbm russa de energia, a 3 maior do mundo...é estatal tbm compania nacional Iraniana de petroleo, a 4 essa sim é privada ExxonMobil, americana, dentre os maiores acionistas familia Rockefeller e Warren Buffet, eles defendem sim que a petrobras seja privatizada, a 5 Rosfnet, russa tbm, 75% das ações são do governo russo...e varias outras gigantes como PetroChina do governo chines, a Petronas da Malasia, só o Brasil mesmo que é muito pra frente e tem que privatizar o petroleo ao inves de modernizar o mercado.

A Petrobras antes desse assalto que teve do governo PTista, sempre deu lucro, e pra onde ia esse lucro? Pra união é claro, o correto seria que fosse investido no Brasil e para melhorar a vida do brasileiro, com ela privada pra onde vai o lucro? Pros donos dela para melhorar a vida deles, eu nao sou esquerdista, nem um pouco, mas nesse ponto eu sou totalmente contrario a entregar a petrobras assim, ainda mais que o mercado já é aberto e voce pode importar gasolina se vc quiser, o que eu defendo como eu disse é a redução dos impostos sobre a gasolina.
 

Slashtron

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Priva logo essa m**** e pronto. Resolve a maioria dos problemas.
 

Lascaux

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exatamente por essa razao que eu disse que a presidencia e diretoria deveriam ser de funcionarios de carreira, e nao indicações politicas.

Onde voce colheu esse dado que existem 3 meses de ferias e licenças por ano? Isso nao existe mais faz tempo no brasil, a chamada licença premio que eu saiba existe só em algumas prefeituras, em estatais desconheço que ainda exista, realmente era uma aberração como muita coisa de antigamente.

O problema desse artigo que voce passou é que ele usa os numeros para o interesse dele, assim como esquerdistas o fazem, por exemplo ele diz que a petrobras tem 84 mil funcionarios mais 231 mil terceirizados e dai soma outras petroliferas(Shell, exxon e BP) dando 262 mil pessoas, mas ele nao cita que essas petroliferas tbm tem terceirizados, ou alguem acha que se vc for no escritorio da Shell no Brasil os funcionarios de limpeza e segurança vão ser contratados da shell? nao cita o que sao esses funcionarios terceirizados, é um artigo tendencioso para o lado que interessa aos caras que é a privatização do petroleo.

Ainda cita casos da arabia saudita que a standart oil atua la e abriu o 1 poço de perfuração, mas nao cita que a maior compania de petroleo do planeta é uma estatal da arabia saudita, a Saudi Aramco, a Gazprom segunda maior do mundo, é estatal tbm russa de energia, a 3 maior do mundo...é estatal tbm compania nacional Iraniana de petroleo, a 4 essa sim é privada ExxonMobil, americana, dentre os maiores acionistas familia Rockefeller e Warren Buffet, eles defendem sim que a petrobras seja privatizada, a 5 Rosfnet, russa tbm, 75% das ações são do governo russo...e varias outras gigantes como PetroChina do governo chines, a Petronas da Malasia, só o Brasil mesmo que é muito pra frente e tem que privatizar o petroleo ao inves de modernizar o mercado.

A Petrobras antes desse assalto que teve do governo PTista, sempre deu lucro, e pra onde ia esse lucro? Pra união é claro, o correto seria que fosse investido no Brasil e para melhorar a vida do brasileiro, com ela privada pra onde vai o lucro? Pros donos dela para melhorar a vida deles, eu nao sou esquerdista, nem um pouco, mas nesse ponto eu sou totalmente contrario a entregar a petrobras assim, ainda mais que o mercado já é aberto e voce pode importar gasolina se vc quiser, o que eu defendo como eu disse é a redução dos impostos sobre a gasolina.

Eu trabalho com TI e conheço gente que trabalhou em projetos na Petro. Existem alguns 'esquemas' que permitem o cidadão que trabalha em plataforma ficar longos períodos em casa, além das férias normais.

A operação da Shell de extração é mínima no Brasil comparado com a Petro, de qualquer forma você precisa me contestar com números e fontes se vai dizer que as outras empresas (privadas) tem mais funcionários que os citados, afinal eu fiz isso para mostrar minha posição.

O artigo compara uma estatal com empresas privadas muito melhor gerenciadas. Para que eu vou comparar com outras estatais que têm os mesmos problemas inerentes, ou são até piores?

Aliás grande coisa defender estatização usando países horríveis como China Malásia e Rússia, é como se tivesse um desejo de ser escravo de burocratas parasitas e ditadores socialistas. As empresas são gigantes, seus donos (os políticos) verdadeiros bilionários, e o resto que se dane, o importante é estufar o peito e dizer "O petróleo é nosso".

Cadê a estatal de petróleo do Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra? Sabe, países decentes?

Pode falar Noruega, e eu te falo que eles têm o preço da gasolina mais alto do mundo.
 

Cielo

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Mas nesse caso, mesmo que houvesse concorrência, vai fazer o que com 50% de imposto ?
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é isso que eu tento falar aqui a tempos mas parece que o pessoal simplesmente fecha os olhos e só repete que tem que privatizar.

composicao-precos-bomba.jpg


Juntando ICMS, CIDE, PIS/PASEP e COFINS voce chega a 35% dai o etanol que representa 11% do custo tem mais 25% de imposto embutido nele, ou seja chega-se a quase 40% só de imposto, a petrobras fatura menos do que o faturamento de imposto, então nao adianta privatizar e o que for, o imposto come tudo, aqui eu pago 4,19 na gasolina agora, ate semana passada era 3,99, sem o imposto custaria 2,50 o litro, isso que to fazendo uma conta bem simplista, pq sem imposto o frete tbm ia baixar pq os caminhoes tbm pagariam menos no diesel, seria uma grande queda, em dolar ficaria USD0,68 que é quase o preço que o americano paga, então a conta é essa.
 

Cielo

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Eu trabalho com TI e conheço gente que trabalhou em projetos na Petro. Existem alguns 'esquemas' que permitem o cidadão que trabalha em plataforma ficar longos períodos em casa, além das férias normais.

A operação da Shell de extração é mínima no Brasil comparado com a Petro, de qualquer forma você precisa me contestar com números e fontes se vai dizer que as outras empresas (privadas) tem mais funcionários que os citados, afinal eu fiz isso para mostrar minha posição.

O artigo compara uma estatal com empresas privadas muito melhor gerenciadas. Para que eu vou comparar com outras estatais que têm os mesmos problemas inerentes, ou são até piores?

Aliás grande coisa defender estatização usando países horríveis como China Malásia e Rússia, é como se tivesse um desejo de ser escravo de burocratas parasitas e ditadores socialistas. As empresas são gigantes, seus donos (os políticos) verdadeiros bilionários, e o resto que se dane, o importante é estufar o peito e dizer "O petróleo é nosso".

Cadê a estatal de petróleo do Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra? Sabe, países decentes?

Pode falar Noruega, e eu te falo que eles têm o preço da gasolina mais alto do mundo.

Cara desses países que citou, só Canada e Estados Unidos tem grandes reservas de petroleo, pq o Japão teria uma estatal petrolifera se eles nao tem reservas de petroleo? ou a Nova Zelandia? Não faria sentido nenhum.
 

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https://economia.uol.com.br/noticia...-cide-baixar-combustiveis-gasolina-diesel.htm

Notícia boa: o governo resolveu zerar a cobrança de CIDE (10 centavos) na gasolina.

Notícia ruim: o governo, para compensar, decidiu aprovar uma série de novos tributos em diversos setores da economia.

Eu amo esse lugar.

o problema é esse, o que adianta baixar o imposto na gasolina e aumentar em outro setor? a trolha vai vir igual, e dai o pessoal ao inves de combater isso acha que a solução é privatizar, o que adianta se vamos continuar pagando muito imposto?
 

Illidan

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o problema é esse, o que adianta baixar o imposto na gasolina e aumentar em outro setor? a trolha vai vir igual, e dai o pessoal ao inves de combater isso acha que a solução é privatizar, o que adianta se vamos continuar pagando muito imposto?
Calma, privatizar falam mesmo para os Correios. A Petro ainda deu uma melhorada, e a privatização é para evitar que ela continue como cabide de empregos.
Ainda tem o problema que o estado não sabe gerar lucro. E como vai administrar uma empresa sem lucro ? E mesmo que fosse uma utopia e o estado conseguisse lucro, vai fazer o que com ele ? Mas esse é outro problema ...

Agora esses 10 cents ai, puff, duvido até que chegue na bomba, porque se fosse para apostar, o petróleo vai buscar os 80 dólares, essa redução vai virar é aumento, pela contraparte que o governo vai colocar.

Esse lugar é uma piada sem fim nenhum.
 

Cielo

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Calma, privatizar falam mesmo para os Correios. A Petro ainda deu uma melhorada, e a privatização é para evitar que ela continue como cabide de empregos.
Ainda tem o problema que o estado não sabe gerar lucro. E como vai administrar uma empresa sem lucro ? E mesmo que fosse uma utopia e o estado conseguisse lucro, vai fazer o que com ele ? Mas esse é outro problema ...

Agora esses 10 cents ai, puff, duvido até que chegue na bomba, porque se fosse para apostar, o petróleo vai buscar os 80 dólares, essa redução vai virar é aumento, pela contraparte que o governo vai colocar.

Esse lugar é uma piada sem fim nenhum.

Cara a petrobras sempre deu lucro, somente durante o governo Dilma que deu prejuizo pq a Dilma importava gasolina cara e vendia mais barata no Brasil para alavancar as eleições de 2014, esse lucro na teoria vai para o tesouro e deveria ser investido no país, diferente de uma empresa privada aonde o lucro vai para os donos da empresa.
 

geist

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Não entra porque a carga tributária é enorme e há muito risco em investir tão pesado aqui. Tem o fator político que é uma zona, a moeda, a violência, o custo logístico, etc.

Sobre a greve:
5 centavos por litro. Seria mais educado mandar os caminhoneiros tomarem no cu.
 

Felipe1459

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alguém aqui acha que uma refinaria estrangeira iria vender mais barato se sabe que brasileiro é otário o suficiente pra pagar quanto eles quiserem?
 

Cielo

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Calma, privatizar falam mesmo para os Correios. A Petro ainda deu uma melhorada, e a privatização é para evitar que ela continue como cabide de empregos.
Ainda tem o problema que o estado não sabe gerar lucro. E como vai administrar uma empresa sem lucro ? E mesmo que fosse uma utopia e o estado conseguisse lucro, vai fazer o que com ele ? Mas esse é outro problema ...

Agora esses 10 cents ai, puff, duvido até que chegue na bomba, porque se fosse para apostar, o petróleo vai buscar os 80 dólares, essa redução vai virar é aumento, pela contraparte que o governo vai colocar.

Esse lugar é uma piada sem fim nenhum.

mais uma coisa, ontem respondi meio na pressa, pra complementar, a questao que voce diz do cabide de empregos, cara se eliminarem 80 cargos na petrobras por exemplo, eles vao criar 80 na ANP, esse é o grande problema, quando o presidente Temer assumiu, ele disse que acabaria com nao sei quantos cargos comissionados, e isso nao aconteceu, então não importa na verdade se é na petrobras ou em qualquer lugar, o problema é que esses cargos vao existir em troca de apoio para o governo, achar que privatizando uma empresa publica vao se acabar esses cargos é uma ilusão, como eu disse, tira daqui e coloca la, infelizmente nossa politica é assim, o que deveria ser feito são mecanismos para acabar com esses cabides em qualquer lugar.
 

Illidan

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Acabou de passar no Bom dia Brasil:
Vão deixar de arrecadar 2B com a Cide, mas voltar com um imposto para empresas que vai arrecadar 3B.
HEUHEUEHUEHEUHUHEEUHE

É genial cara, assim não tem problema nenhum. Afinal de contas, as empresas malvadonas vão pagar de boa isso ai.
 

yage

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E olha que a imagem está defasada. Mais estado pfv.
 

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Acabou de passar no Bom dia Brasil:
Vão deixar de arrecadar 2B com a Cide, mas voltar com um imposto para empresas que vai arrecadar 3B.
HEUHEUEHUEHEUHUHEEUHE

É genial cara, assim não tem problema nenhum. Afinal de contas, as empresas malvadonas vão pagar de boa isso ai.
Vai aumentar a sonegação. Esse governo tem uma lógica própria, rs.
 
D

Deleted member 219486

O Brasil afugenta investidores por carga tributária ou esquema de propina, muita empresa não entra aqui por medo de sujar sua imagem com algum escândalo que afetaria sua imagem pelo mundo.

Brasil exporta carro e combustível muito mais barato para países da América latrina, nós nos acostumamos pagar caro, se brasileiro fosse unido nada disso aconteceria, bastaria ficar uma semana sem passar no posto e o desespero iria bater nessa grande máfia.

Mesmo com o preço nas alturas, até o pessoal mais humilde se rendeu ao conforto dos automóveis.
 

Vim do Futuro

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Achei que já tivessem postado:


alguém aqui acha que uma refinaria estrangeira iria vender mais barato se sabe que brasileiro é otário o suficiente pra pagar quanto eles quiserem?
Basta ver os carros. A gente paga o dobro, ou mais. Metade por causa dos impostos e outra metade por causa do "cartel".
 

Cielo

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E olha que a imagem está defasada. Mais estado pfv.

cara essa imagem, do MBL, esta errada, varias empresas atuam na area petrolifera no Brasil, ate o Eike Batista tinha empresas que atuavam nessa area aqui no Brasil, e varias empresas atuam em parceria com a Petrobras.

Segundo a gasolina não custa R$0,52 o litro nos EUA, isso ia dar uns USD0,15 o litro de combustivel, é surreal isso, nao custa 15 centavos de dolar o litro do combustivel, só na venezuela mesmo que custa quase de graça.

parabens, vc foi feito de massa de manobra pelo MBL
 

Cielo

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Achei que já tivessem postado:



Basta ver os carros. A gente paga o dobro, ou mais. Metade por causa dos impostos e outra metade por causa do "cartel".


nao cara, vc esta errado sobre os carros, é o imposto mesmo, um Honda civic custa a partir de 19 mil dolares nos EUA, pode ver no site oficial da HONDA USA, convertendo em reais da quase 69 mil reais, peguei dados da internet que a carga tributaria nos automoveis é entre 48,2% 54,8%, então colocando ai mais 50% naqueles 69 mil do civic vc chega em 103 mil reais que é o valor do carro aqui no Brasil.

nao to nem discutindo poder de compra e td mais, sei que muda td, mas em valores é isso ai, é o imposto mesmo, fora que td ano tem IPVA pra vc pagar aqui.
 

yage

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cara essa imagem, do MBL, esta errada, varias empresas atuam na area petrolifera no Brasil, ate o Eike Batista tinha empresas que atuavam nessa area aqui no Brasil, e varias empresas atuam em parceria com a Petrobras.

Segundo a gasolina não custa R$0,52 o litro nos EUA, isso ia dar uns USD0,15 o litro de combustivel, é surreal isso, nao custa 15 centavos de dolar o litro do combustivel, só na venezuela mesmo que custa quase de graça.

parabens, vc foi feito de massa de manobra pelo MBL

Várias empresas... Então não estão fazendo um bom trabalho, pois petro representa mais de 95% da produção e refino. A imagem pode estar se referindo ao monopólio em si.
 
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