O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Posição da fonte: cooler para cima ou para baixo?

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Uma dúvida...

Nesse tempo de calor, até mudei meu PC de lugar aqui no quarto, deixando em cima da mesa ao invés de embaixo dela. Circula mais ar e tal...

Só que hoje deu na telha de fuçar mais um pouco e vi que a fonte, por contato, está quente. Não muito, mas está. Não tem como eu verificar a atual e precisa temperatura dela como vejo em outros componentes, e tampouco consigo saber se ela esquenta ainda mais quando jogo. Ou seja, é um tiro no escuro medir isso.

Quando montei meu PC, montei com o cooler da fonte virado para baixo, já que tem uma abertura na parte de baixo do gabinete. Achei que seria suficiente. Mas, vendo com outros olhos a coisa toda, esse espaço é de pouco menos de 1cm (talvez chega a um, já que a fonte fica meio que suspensa por uns "pezinhos" dentro do gabinete) e o ar é dissipado para baixo, direto para a mesa, que é de madeira (que absorve ao invés de dissipar o calor).

Então...

Qual o modo correto para evitar problemas futuros? Eu sei que há uma queda de "performance" da fonte em relação à elevação da temperatura (quanto maior a temperatura, menos potência gerada). Só que, se eu colocar ela virada para dentro do gabinete, ela vai soprar mais ar quente para dentro, o que significa aquecimento do sistema num geral.

O que vocês geralmente fazem, recomendam ou que acham que é o mais correto?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
O certo da fonte é o cooler ficar voltado pra baixo mesmo pois esse cooler puxa o ar de dentro do gabinete e joga pra fora na saida de ar atrás dela. Se quiser melhorar mais a temperatura, tenta colocar mais um cooler puxando o ar de dentro pra fora na parte de trás do gabinete e um cooler que puxa o ar de fora na parte de frente do gabinete. Se no seu gabinete tiver espaço na lateral, coloca mais um puxando também.
 

ricolhaw

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.417
Reações
901
Pontos
614
cara,relaxa,voce deve ter uma fonte boa,fora que isso nao afeta seu desempenho no jogo
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Para baixo pq o cooler da fonte puxa o ar para dentro da fonte...

Pq se o cooler da fonte ficasse para cima e a fonte ficasse em cima do gabinete o cooler iria fica voltado para o teto do gabinete e nao teria ar para puxar

E se o cooler da fonte ficasse para cima do e a fonte ficasse embaixo do gabinete o cooler iria puxa o ar frio do gabinete para a fonte e o ar frio tem que ir para as outras peças do gabinete tbm...
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.066
Reações
47.130
Pontos
1.169
Na dúvida, compre uma fonte fanless :-D

É verdade que as fontes tem queda de desempenho na medida que aumenta a temperatura, mas essas fontes boas da Corsair, Antec e etc são bastante tolerantes, ao menos que você esteja rodando a fonte no limite da sua capacidade, não vejo muito motivo pre se preocupar com isso.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
A fonte é uma de 950W da Corsair, mas as únicas aberturas dela são na parte de trás (onde se pluga o cabo) e onde tem a fan.
 


dytaocavaco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.344
Reações
1.527
Pontos
259
Na verdade o fan de baixo da fonte não expele ar, ele puxa o ar frio por baixo e libera pelas aberturas na parte de trás da fonte.

Além de não contaminar o ar de dentro do gabinete, esse esquema diminui a temperatura de operação da fonte porque ela não puxa o ar já quente de dentro do gabinete, como nos modelos em que a fonte fica na parte superior.

Flw.

:fk
 
Topo Fundo