O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Post fixo sobre homebrews e hacking do Nintendo Switch

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819


Usei esse video, ele mostra a partir de 1:50 mins.

Tava lendo no site do team xcuter q o auto RCM drena rapido a bateria e q se descarregar tudo, da m**** no Switch. Ta desatualizado isso?


Mais ou menos, não é tão radical assim. Vou elucidar o que já li em vários locais.

- Se você desligar ele não desliga efetivamente, ele entra em modo RCM (e nada aparece na tela justamente porque ele aguarda instrução do que carregar, daí vem a necessidade de injetar o payload), cujo SoC funciona em clock máximo, consumindo rapidamente a carga da bateria. Ou seja, se usar AutoRCM não se recomenda "desligar" (em aspas porque como disse ele não desliga), deixar em standby é recomendável pois o funcionamento é normal neste modo (eu aferi de 1-2% de consumo em 24 horas neste modo).

- Em modo RCM só passa 0.4A de corrente contra 1.4A com ele ligado. Dito isto, se esgotar totalmente a bateria o carregamento é muito mais lento (falam em 30 minutos para pelo menos 5% de carga). Portanto, se ocorrer de drenar a bateria recomenda-se deixar carregando por 30 minutos a 1 hora para pode então injetar o payload. Após ligar normalmente o carregamento se dará mais rapidamente pela passagem maior de corrente.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
Mais ou menos, não é tão radical assim. Vou elucidar o que já li em vários locais.

- Se você desligar ele não desliga efetivamente, ele entra em modo RCM (e nada aparece na tela justamente porque ele aguarda instrução do que carregar, daí vem a necessidade de injetar o payload), cujo SoC funciona em clock máximo, consumindo rapidamente a carga da bateria. Ou seja, se usar AutoRCM não se recomenda "desligar" (em aspas porque como disse ele não desliga), deixar em standby é recomendável pois o funcionamento é normal neste modo (eu aferi de 1-2% de consumo em 24 horas neste modo).

- Em modo RCM só passa 0.4A de corrente contra 1.4A com ele ligado. Dito isto, se esgotar totalmente a bateria o carregamento é muito mais lento (falam em 30 minutos para pelo menos 5% de carga). Portanto, se ocorrer de drenar a bateria recomenda-se deixar carregando por 30 minutos a 1 hora para pode então injetar o payload. Após ligar normalmente o carregamento se dará mais rapidamente pela passagem maior de corrente.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Belo post. Tive que quotar porque não dá para curtir 2x.
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
É. não deu pra sustentar, vou ter que desbloquear tb,
A melhor saída então é comprar do R4DS? Ou tem algum lugar mais barato? E o tal do OS, melhor é comprar o PRO?
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.917
Reações
32.546
Pontos
1.084
Passando para avisar q é possível vc transferir o save de um jogo, de um usuario para o outro, usando o homebrew checkpoint. Consegui recuperar todos os meus saves do meu usuário com os meus jogos originais e estou usando estes saves com os backups em outro usuário.

Uma pergunta:

Se um dia eu cismar de voltar a legalidade, tem volta ou já estou marcado para sempre na lista do ban da nintendo?
 
Ultima Edição:

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.024
Pontos
2.059
É. não deu pra sustentar, vou ter que desbloquear tb,
A melhor saída então é comprar do R4DS? Ou tem algum lugar mais barato? E o tal do OS, melhor é comprar o PRO?

O pro é muito bom pelo jig que vem (usado para fazer o desbloqueio), não vai danificar o seu console. E ainda tem o dongle que envia o payload pra rodar o SX.

Se vc achar que pode montar um jig vc mesmo (eu por exemplo fiz o meu usando uma peça de reposição do joycon), aí vale a pena comprar só a licença (precisa de um cabo usb-usb c, serve o do pro controller). Comprei minha licença no online-trends e recebi em 5 segundos.
 


mpvo

Bam-bam-bam
Mensagens
1.106
Reações
2.121
Pontos
453
Eu comprei o jig do floko, mas não funcionou.
Larguei mão de tudo e comprei o kit pro, mais prático sem stress.

Analisando o custo o kit saiu mais barato do que 1 jogo com a vantagem de ter todos os jogos.
Eu acho que valeu a pena.
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
É. não deu pra sustentar, vou ter que desbloquear tb,
A melhor saída então é comprar do R4DS? Ou tem algum lugar mais barato? E o tal do OS, melhor é comprar o PRO?

Bem, não sei até que ponto minha experiência pode servir como exemplo, mas eu acho que esse PRO é desnecessário.
Por exemplo, no site R4DS a diferença entre o preço do Pro+licença e somente a licença é R$ 100. Eu acho que não vale. Tipo, o lance do Jig eu fiz com o papel alumínio e vou te falar que fiz tão na cagada que parece que funcionou por mágica, rsrsrs.. Na realidade, deve ter funcionado porque o método é simples, apesar de parecer complicado. Os tutoriais dão a impressão de que o alumínio deve ser dobrado com precisão, sendo que no final das contas não precisa.... Ou então precisa, e eu, por uma sorte incrível ou pelo alinhamento perfeito dos astros, consegui acertar de primeira, rsrssrs....

Quanto à parte de usar o notebook ou android para inserir o payload, eu não me importo. Na verdade, uso somente o notebook. É chatinho ter que ligar o notebook cada vez que precisa inserir o payload? É. Mas acho que a praticidade do PRO não compensa o preço. Com o AutoRCM ativado, esse procedimento do Payload somente precisará ser repetido se você desligar o Switch para tirar o micro SD ou em outros casos pontuais. E talvez fazer o esquema pelo android seja ainda mais prático.
 
Ultima Edição:

mpvo

Bam-bam-bam
Mensagens
1.106
Reações
2.121
Pontos
453
Bem, não sei até que ponto minha experiência pode servir como exemplo, mas eu acho que esse PRO é desnecessário.
Por exemplo, no site R4DS a diferença entre o preço do Pro+licença e somente a licença é R$ 100. Eu acho que não vale. Tipo, o lance do Jig eu fiz com o papel alumínio e vou te falar que fiz tão na cagada que parece que funcionou por mágica, rsrsrs.. Na realidade, deve ter funcionado porque o método é simples, apesar de parecer complicado. Os tutoriais dão a impressão de que o alumínio deve ser dobrado com precisão, sendo que no final das contas não precisa.... Ou então precisa, e eu, por uma sorte incrível ou pelo alinhamento perfeito dos astros, consegui acertar de primeira, rsrssrs....

Quanto à parte de usar o notebook ou android para inserir o payload, eu não me importo. Na verdade, uso somente o notebook. É chatinho ter que ligar o notebook cada vez que precisa inserir o payload? É. Mas acho que a praticidade do PRO não compensa o preço. Com o AutoRCM ativado, esse procedimento do Payload somente precisará ser repetido se você desligar o Switch para tirar o micro SD ou em outros casos pontuais. E talvez fazer o esquema pelo android seja ainda mais prático.

Eu já acho que vale, o preço compensa porque visualmente o desbloqueio fica mais enxuto e profissional, do que usar alumínio, clipes, e ainda ter que utilizar celular, cabinhos, ou pc, no final fica parecendo uma gambiarra. E é aquilo o valor é menos que o preço de um jogo, então o custo de um o SX OS para o Pro é irrelevante.

Se você levar em conta a mobilidade idem, você vai para algum lugar não tem celular, ou perdeu, já era. Não tem PC já era, agora se o cara só usa dentro de casa beleza. E ainda tem o lance da revenda, muito mais fácil vender com kit pro, usuário noob não vai saber utilizar outro método, mas com o kit pro sim. Claro que se vier uma coisa futura melhor isso tudo que eu falei vai pro ralo.

E mais uma coisa, AUTO RCM todo mundo fala que nem é bom usar, isso seria um último recurso, mas geral fala para não usar isso.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Vou dar minha opinião prática usando durante uma semana o Switch desbloqueado, em relação a tudo isso para quem ainda não instalou nenhum CFW e está na dúvida do que fazer.

Primeira questão, qual CFW usar? Acho que todos vão concordar que nesse momento, meio que ainda no início do hackeamento do Switch o SXOS da TX é o melhor (vendido nas versões Pro e "não Pro"), ele vai facilitar a sua vida em tudo que precisar para rodar os backups.

Dito isto, qual versão escolher, o Pro ou não? O Pro custa o dobro do valor (200,00), além da licença do CFW o pacote ainda vem com um jig para dar o curto nos contatos a fim de entrar em modo RCM (recuperação) e um dongle USB-C para injetar o payload (procedimento necessário para efetivamente dar boot no console após desligar ou reiniciar).

Então a Pro é indispensável? Tecnicamente não, uma vez que as ferramentas fornecidas nesse pacote (o jig e o dongle) podem ser substituídos por um método mais artesanal no primeiro (papel alumínio no lugar do jig, que achei bem simples, e efetivamente você só precisa fazer uma vez já que ao executar o boot menu do SXOS ele te dá a opção de instalar o AutoRCM) e o procedimento que se faz com o dongle pode ser feito via PC ou smart Android. Dito isto, EU acho o Pro dispensável.


Dúvidas mais pertinentes:

- Com qual frequência vou precisar dar curto nos contatos para entrar em modo RCM?

Após a primeira vez que carregar o SXOS você tem a opção de instalar o AutoRCM que dispensar o curto físico com um jig ou outro método artesanal com papel alumínio, bastando o procedimento de injetar o payload a cada desligamento ou reinício.

Eu uso o AutoRCM porque mexer fisicamente em contatos tão frágeis não é algo que me agrade.


- O AutoRCM é prejudicial como dizem?

Expliquei em um post mais acima, desde que você entenda como ele funciona, carregue a bateria antes da carga esgotar completamente e deixe o console em standby, não terá problemas.

Eu particularmente sempre deixo no dock quando não estou jogando e penso que a maioria faz a mesma coisa. Se esse for o seu caso não precisa se preocupar com nada.


- Com qual frequência vou precisar injetar o payload com o dongle do Pro, via PC ou smart Android?

Toda vez que desligar ou reiniciar o console.

A frequência que isso se dará será maior no início uma vez que você irá querer testar muitos jogos e quanto menor for seu cartão SD menos arquivos você poderá colocar nele, aumentando a frequência que você vai precisar desligar o console, tirar o cartão e colocá-lo no PC.


- Só posso copiar arquivos para o cartão estando ele no PC?

Não, pode deixar no Switch e conectá-lo ao PC (através do TegraRCM que é o mesmo App que você usa para injetar o payload via PC), mas a taxa de transferência será muito menor do que colocar o cartão direto no PC.


Bom, espero poder ajudar a sanar as dúvidas mais simples com esse post.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Comprei a licença, devem enviar hoje ainda. Vou no alumínio mesmo, vamos ver no que vai dar.
Obrigado aos que responderam!

Uma última dúvida: jogos como Doom, por exemplo, tiveram grandes melhorias com patches de atualização; é possível aplicar esses patches ou algum outro meio para poder jogar as versões "atualizadas"?
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Comprei a licença, devem enviar hoje ainda. Vou no alumínio mesmo, vamos ver no que vai dar.
Obrigado aos que responderam!

Uma última dúvida: jogos como Doom, por exemplo, tiveram grandes melhorias com patches de atualização; é possível aplicar esses patches ou algum outro meio para poder jogar as versões "atualizadas"?
Na verdade o patch é obrigatório uma vez que não coube todo jogo no cartucho e você precisa instalar 8 GB.

Use o CDNSP para baixar o patch (e até o jogo se quiser).

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Na verdade o patch é obrigatório uma vez que não coube todo jogo no cartucho e você precisa instalar 8 GB.

Use o CDNSP para baixar o patch (e até o jogo se quiser).

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Obrigado. Ainda não sei de nada dessas siglas, mas vou buscar info.
:kjoinha
 

Seraos83

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.120
Reações
2.131
Pontos
713
- Só posso copiar arquivos para o cartão estando ele no PC?

Não, pode deixar no Switch e conectá-lo ao PC (através do TegraRCM que é o mesmo App que você usa para injetar o payload via PC), mas a taxa de transferência será muito menor do que colocar o cartão direto no PC.

Informação muito preciosa, hein! Talvez eu faça isso para não ficar injetando e tirando o micro SD do Switch. Farei isso pelo menos em alguns jogos...

Como fazer isso pelo TegraRCM? Se for muito complicado de explicar, pode deixar que tento descobrir sozinho.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Como fazer isso pelo TegraRCM? Se for muito complicado de explicar, pode deixar que tento descobrir sozinho.

É não, basta desativar a opção de payload automático se estiver ativa e montar o SD (tem essa opção lá).

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.917
Reações
32.546
Pontos
1.084
Na verdade o patch é obrigatório uma vez que não coube todo jogo no cartucho e você precisa instalar 8 GB.

Use o CDNSP para baixar o patch (e até o jogo se quiser).

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Eu estava atras de uma fonte tipo essa que vc citou. Adorei a dica.

So percebi uma coisa. Alguns games são demo e não tem a versão full, tem o q fazer?
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
So percebi uma coisa. Alguns games são demo e não tem a versão full, tem o q fazer?

Dê exemplos? Desconheço.

Então, complementando a informação anterior, atualmente a Nintendo disponibiliza para as produtoras cartões de até 32 GB, mas parece que o custo deles ainda é muito alto de maneira que elas preferem usar de 16 GB e implementar uma atualização obrigatória voa internet com os restantes dos arquivos necessários. São poucos até o momento, de cabeça lembro de Doom, Wolfenstein 2 e LA Noire, os dois primeiros possuem patch de 8 GB e LA Noire de 14 GB (este jogo em particular ainda não funciona no desbloqueio). Ou seja, usando o Doom como exemplo você precisa do dump de 16 GB em xci (um pouco menos se for trimmed) ou a versão digital em nsp que é menor, mais o patch de 8 GB também em nsp.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.917
Reações
32.546
Pontos
1.084
Dê exemplos? Desconheço.

Então, complementando a informação anterior, atualmente a Nintendo disponibiliza para as produtoras cartões de até 32 GB, mas parece que o custo deles ainda é muito alto de maneira que elas preferem usar de 16 GB e implementar uma atualização obrigatória voa internet com os restantes dos arquivos necessários. São poucos até o momento, de cabeça lembro de Doom, Wolfenstein 2 e LA Noire, os dois primeiros possuem patch de 8 GB e LA Noire de 14 GB (este jogo em particular ainda não funciona no desbloqueio). Ou seja, usando o Doom como exemplo você precisa do dump de 16 GB em xci (um pouco menos se for trimmed) ou a versão digital em nsp que é menor, mais o patch de 8 GB também em nsp.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Captain toad e octopatch aparecem como demo.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Captain toad e octopatch aparecem como demo.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Mas aí são só os demos mesmo. Rs

Pelo CDNSP v3.2 também tem a versão completa de ambos os jogos (se não aparecer a primeira vez que abre o app basta escolher a opção Update Titlekeys em Options para que ele atualize a lista).

3e7377546ba9ed443aa75221ec868e52.jpg


ee284eb03318c8b61a5ab47ccd2075ea.jpg
 
Ultima Edição:

netinhojc

Ser evoluído
Mensagens
7
Reações
2
Pontos
23
Galera!Vou pegar um Nintendo Switch para desbloquear. Alguém ai tem ou sabe dizer se o modelo XAW1005 aceita o desbloqueio? Em Sampa já encontraram dois aparelhos que não aceitam a técnica de RCM.
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
É não, basta desativar a opção de payload automático se estiver ativa e montar o SD (tem essa opção lá).

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
A opção de montar o SD aparece desabilitada pra mim. Eu fiz o desbloqueio e quero passar os xci para a raíz do SD sem tirar do Switch, usando o software do Tegra. Pra fazer isso, tem que fazer algo especial após o desbloqueio?
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
A opção de montar o SD aparece desabilitada pra mim. Eu fiz o desbloqueio e quero passar os xci para a raíz do SD sem tirar do Switch, usando o software do Tegra. Pra fazer isso, tem que fazer algo especial após o desbloqueio?
Seu console precisa estar no modo RCM para a opção estar disponível, da mesma maneira que se faz para injetar o payload.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Seu console precisa estar no modo RCM para a opção estar disponível, da mesma maneira que se faz para injetar o payload.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
LOL, tenho que colocar o alumínio, tudo de novo então? Ligar o console e montar o SD, isso?
Bora lá, hehe
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Galera!Vou pegar um Nintendo Switch para desbloquear. Alguém ai tem ou sabe dizer se o modelo XAW1005 aceita o desbloqueio? Em Sampa já encontraram dois aparelhos que não aceitam a técnica de RCM.
Ainda é meio aleatório, não existe um padrão. No gbatemp esses foram os modelos relatados por lá que já possuem correção via iPatches:

4.0.1

XAJ700438 - XAJ700439


4.1.0

XAW100857

XAW700183

Ou seja, versão japonesa e ocidental.

O ideal é levar um jig junto e testar na hora, mas por enquanto ainda não é muito comum no mercado as versões revisadas.


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

-Riku-

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.039
Reações
27.188
Pontos
1.104
não sabia desse CDNSP
Nossa, já tem muita coisa, quando meu xecuter chegar vai ser só alegria
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.649
Reações
30.493
Pontos
1.253
Sta Efigênia é braba, o bagulho tem que vir de outro país pro PY, de lá entrar no BR, vir pra SP e daí sim ser vendido. Os caras são ágeis pra porra.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
LOL, tenho que colocar o alumínio, tudo de novo então? Ligar o console e montar o SD, isso?
Bora lá, hehe
Por isso aconselho instalar o AutoRCM... Você vai precisar desligar muitas e muitas vezes, e se não instalar o AutoRCM vai ter que usar o método do papel alumínio toda vez ou um jig dos bons (sim, porque tem muito jig por aí que não funciona direito e alguns relatos que podem danificar os pinos de contato nesse processo de tirar e colocar).

Agora a transferência por esse método não é das mais rápidas, serve mais para copiar updates e jogos menores.


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Pronto, 26 jogos instalados via nsp em um MicroSD de 128 GB (na imagem não aparece ainda mais 2 jogos; Overccoked e Yooka Laylee), boa economia de espaço em relação aos xci (mesmo os trimmed). Tem que ter um pouco de paciência uma vez que tem que instalar os nsp, mas a economia de espaço, a disponibilidade imediatas na home e fugir dos bugs que ocorre por vezes ao trocar os xci compensam no final todo o trampo.

E ainda me restou disponível 8 GB na sysnand (aqui deixei os updates, DLC's e instalações obrigatórias como do Wolfenstein 2) e 15 GB no SD.
a7489284a98b8cefdf4cda0d2e1fabd3.jpg


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Por isso aconselho instalar o AutoRCM... Você vai precisar desligar muitas e muitas vezes, e se não instalar o AutoRCM vai ter que usar o método do papel alumínio toda vez ou um jig dos bons (sim, porque tem muito jig por aí que não funciona direito e alguns relatos que podem danificar os pinos de contato nesse processo de tirar e colocar).

Agora a transferência por esse método não é das mais rápidas, serve mais para copiar updates e jogos menores.


Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Passei as roms para o SD; mas, qdo eu reinicio e vou para o álbum, elas não estão lá; na verddade, ainda aparece uma msg dizendo que para reconhecer o sd card, é preciso fazer um system update. Posso fazer na boa?
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Passei as roms para o SD; mas, qdo eu reinicio e vou para o álbum, elas não estão lá; na verddade, ainda aparece uma msg dizendo que para reconhecer o sd card, é preciso fazer um system update. Posso fazer na boa?

Rapaz, era o que você deveria fazer antes de tudo, mas já que não faz faça agora (Ele vai criar uma pasta Nintendo dentro do SD). Só não sei se ele vai formatar o cartão.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 

Percheron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
3.221
Pontos
453
Rapaz, era o que você deveria fazer antes de tudo, mas já que não faz faça agora (Ele vai criar uma pasta Nintendo dentro do SD). Só não sei se ele vai formatar o cartão.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Pois é, antes de desbloquear, ele reconhecia o SD, até formatei pelo Switch. Estranho isso.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.263
Reações
7.713
Pontos
819
Pois é, antes de desbloquear, ele reconhecia o SD, até formatei pelo Switch. Estranho isso.
Essa pasta chamada Nintendo você manteve no cartão quando ele preparou? Porque no meu caso quando formatei um cartão de 32 GB e quando troquei pelo de 128 GB só fiz copiar essa pasta de um para o outro para não ter que formatar/preparar novamente no Switch.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
 
Topo Fundo