O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Poucos jogos valem a pena serem jogados."

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
1.681
Pontos
253
Conversando com um colega meu sobre o fato de eu estar dropando muitos jogos atualmente, ele mandou essa frase que deu título ao tópico. Nos dois temos rotinas corridas e pouco tempo para jogar, principalmente diante deste cenário ele me aconselhou a escolher melhor e aceitar o fato que poucos jogos valem a pena serem jogados.

Particularmente levo muito as coisas pro lado pessoal, se estou dropando, é algum problema meu, mas talvez faça sentido essa afirmação dele, não necessariamente ligada a um contexto atual, mas ao próprio hábito de jogar video game, já que o mesmo demanda um bom investimento em vários aspectos.

O que acham a respeito?
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
acho que a Ansiedade de que temos de jogar tudo é uma m****, ler noticias, estar a par de todos os lançamentos....

ninguém tem tempo, irmão

você pode até gastar seu tempo com jogos merdas, indies, mobile, o que for.... só nunca ache que você tem obrigação de jogar qualquer coisa que seja.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.694
Reações
22.783
Pontos
803
Depende.
Se tem a rotina apertada é melhor ficar so nos gotys msm.
As vezes nem eles são dignos de serem jogados.
Aqui tentando jogar vários jogos sem conseguir jogar nenhum.
O ultimo q peguei foi o brasileiro unsight
 

saintkyo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.427
Reações
4.106
Pontos
1.199
Bom dia :).

Eu tenho uma visão mais ampla disso, pois eu acredito que além da falta de tempo, a quantidade de jogos disponíveis hoje em dia é muito alta, muito mesmo. Antigamente, ainda que houvessem muitos títulos no mercado, nossa situação financeira e acesso a informações era absurdamente restrito, logo a maioria da galera tinha os mesmos jogos por meses, até anos.

Daí você junta hoje em dia: amplo acesso a informação, lojas online que permitem comprar produtos novos com 2, 3 cliques e um bombardeio de propaganda. Tudo melhorou, tudo aumentou, menos o nosso tempo, pelo contrário, hoje trabalhamos, estudamos, temos esposa, filhos, pais que nessa altura já dependem mais de nossa atenção, etc.

Em suma, seu amigo tem razão, porém acrescento apenas que: mesmo o jogo valendo a pena, muitas vezes nos falta é tempo mesmo, aí a maioria se da por satisfeita em apenas ter o produto, ou mesmo jogar o que conseguir, até pular para outro e outro e outro...
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.412
Reações
4.799
Pontos
699
Lembro que na tela de loading de MGS4 tem a seguinte frase: "não jogue, quando estiver cansado".

Muitos drops têm origem na minha falta de paciência e cansaço do dia e me forçar a jogar algo pra "relaxar". Assim, a forma como interagimos com o jogo é diferente não rende a experiência apropriada.

Por isso, sempre dou segunda chance aos games que dropei e parece dar certo.
 
Ultima Edição:

velhobiano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.767
Reações
6.597
Pontos
1.004
Não creio haver uma resposta objetiva para isso. Depende do seu gosto e de como pretende investir seu tempo e seu dinheiro. Mas com uma rotina apertada, temos de ser mais seletivos. Só que essa seleção pode fazer com que larguemos um jogo que se déssemos uma segunda chance poderia ser um de nossos preferidos. Escolhas, afinal. Eu estou satisfeito com a atual oferta de jogos. Trabalho e estudo e também tenho de selecionar o que jogo, mas vejo muitos jogos que me agradam potencialmente entrarem pra fila do que pretendo jogar. Como disse, é difícil fugir das preferências pessoais em relação a uma pergunta como a proposta.
 


ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Subjetivo. Como em qualquer hobbie, cada um vai consumir da maneira que considerar melhor. Alguns vão jogar de tudo (minoria), mas a maioria não varia muito.

A própria Sony já revelou dados mostrando que há uma média de 11 jogos comprados por PS4, então a maioria das pessoas se divertem sem tantos jogos. Anteontem bateu a curiosidade e fui ver a ID de uns colegas de trabalho que estão na minha lista de amigos da PSN. A de todos era igual. Meia duzia de multis droppados no inícIo e cada Fifa com centenas de horas de jogatina. E não há qualquer problema nisso. Cada um se diverte como pode ou quer. Tem gente que só vai jogar os mesmos 3 jogos na gen, outros vão jogar centenas. A quantidade de jogos que valem a pena ser jogados é subjetiva, afinal, jogo é gosto. Não há problema também em sentir que há muitos jogos que mereçam ser jogados, mas que você simplesmente não terá tempo pra jogar. Normal. Eu sei que jamais jogarei tudo que me interessa. Tenho dezenas de jogos no backlog e jogos interessantes continuam sendo lançados.
 
Ultima Edição:

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.264
Reações
19.298
Pontos
1.469
A frase do tópico precisa de um bom contexto pra ser considerada.

No seu caso(e no meu) é tempo. E sinceramente considero a palavra “merecem” um pouco demais, quando tempo é um fator.

Muitos jogos merecem ser jogados, porem a prioridade que vc vai dar a eles É a verdadeira questão.

Eu mesmo nos ultimos anos devo ter gasto uns 5mil reais em jogos e fiz uma lista tão grande(atualmente 69 jogos), que só mês passado eu cheguei a jogar Ghosts of Tsushima. No momento estou jogando os Remasters de Darksiders. Terminei o primeiro e agora estou no segundo. Comprei esses jogos acho que em 2015 ou 2016.

Se vc tem poucos jogos e pouco tempo, simplesmente escolha um de um estilo que goste e vá fundo. No meu caso, que tenho muitos jogos e pouco tempo, eu fiz uma lista de prioridade que é de terminar todos os jogos digitais do PS4 que comprei até dezembro do ano passado(eram 25 até o início do ano, agora só 4). Jogo uns 2 ou 3 digitais e depois quebro a lista de prioridade com uma escolha livre.

Do jeito que estou, tenho tranquilamente uns 2 anos de jogo aqui. Eventualmente jogarei tudo(ou não), mas acho que minha lista merece ser jogada.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.127
Reações
28.119
Pontos
1.649
Eu não concordo com essa afirmação.

Jogos que valem a pena serem jogados tem aos montes. O que não temos é tempo para isso. E o pouco tempo que temos, maioria das vezes a gente usa muito mal. E começar uma coisa e não terminar é algo que hoje em dia acontece com quase todo mundo.

Exemplo no trabalho:

Você recebe uma tarefa, quando você chega na metade dessa, lhe dão duas mais importantes. O que você faz?

Termina a que começou ou faz as outras duas porquê teu chefe tem pressa?

Se você termina a primeira, teu chefe fica no teu pé porquê não fez o que ele pediu. Se fez o que o chefe pediu, não termina a primeira e antes que volte à primeira, surgem mais outras três.

Com jogos é a mesma coisa.

Existem excelentes livros que nunca li, músicas que nunca ouvi, filmes que nunca vi, lugares que nunca visitei etc.

Tudo se resume a tempo.

Nossa vida é curtíssima, e ela vai acabar sem a gente ter feito 2% de tudo que gostaria.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.575
Reações
17.803
Pontos
749
Ele está certo. Tem tanta porcaria na minha lista do Steam... provavelmente nunca irei jogar aquilo tudo. Comprei só pq estava barato em alguma sale.

Prefiro jogar um game antigo ou ir direto em um GOTY da vida.
 

The Thin Red Line

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.370
Reações
10.237
Pontos
703
Videogame é apenas entretenimento.

Poucos jogos valem a pena serem jogados, assim como poucos filmes e séries valem a pena serem assistidos. Ou poucos livros serem lidos.

E tudo depende de contexto também. Usando a biblioteca do gamepass por exemplo, com mais de 200 jogos disponíveis. Jogar 20 jogos em 1 ou 2 anos de intervalo pode ser considerado pouco olhando o todo, mas muito para outros que não tem tempo nem pra isso.

Alguém que leu 100 livros durante a vida, muito ou pouco?
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.752
Pontos
503
Pra mim tem muito jogo que vale a pena ser jogado, tudo depende do meu interesse.
Eu diria que poucos jogos valem a pena investir o tempo, tem jogo que exige 80, 100 horas pra fazer tudo e eu termino em 20, 30 porque é um saco ficar jogando aquilo, já tem outros que eu gasto 200 horas porque gosto.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
A grande maioria dos jogos são ruins ou medíocres. Quase tudo na vida é assim.

Se você vai jogar uma quantidade limitada de jogos por ano, é melhor focar naqueles que você acha que são diferenciados. Querer jogar tudo é uma loucura, você vai é acabar jogando muita coisa ruim ou jogos que você vai esquecer que jogou assim que terminar.

Outra coisa que eu não fazia tanto no passado mas faço muito hoje é dropar um jogo se ele não esta impressionando.

Focar só em lançamento é outro erro também, o tempo da muita perspectiva sobre o que realmente esta valendo a pena jogar.
 
Ultima Edição:

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.371
Reações
11.345
Pontos
503
Lembro que na tela de loading de MGS4 ter a seguinte frase "não jogue, quando estiver cansado".

Muitos drops têm origem na minha falta de paciência e cansaço do dia e me forçar a jogar algo pra "relaxar". Assim, a forma como interagimos com o jogo é diferente não rende a experiência apropriada.

Por isso, sempre dou segunda chance aos games que dropei e parece dar certo.

faz sentido mesmo, com a cabeça cansada você fica sem paciência para nada
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.764
Reações
39.268
Pontos
1.094
Acho que é subjetivo porque um jogo que valha a pena para uma pessoa pode ser totalmente desinteressante para outra pessoa.

Por exemplo essa semana estava jogando Dead by Daylight com uns amigos e foi bem divertido, mas outros amigos meus acharam o jogo uma b*sta e só jogaram 1 ou 2 partidas. Por outro lado alguns deles são viciados em FIFA e compram todo ano no lançamento, o que eu jamais faria.

E aí, o que define se um jogo merece ser jogado ou não?
 
D

Deleted member 101002

No fórum há um lema de que a pessoa não pode escolher a plataforma que tem os jogos que ela quer jogar e sim escolher a plataforma dominante para jogar todos os jogos possíveis. Para cada tópico como este, há outros 10 falando que não dá para ficar com um console que não tenha todos os multiplataformas, mesmo se a maioria não joga 1% dos lançamentos.

Qdo se vai pela cabeça dessa minoria que grita e impõe seus gostos na internet, é isso que acontece. A pessoa dropa fácil os jogos.

Dr acordo com a minha situação, pouco tempo para dedicar a jogos, são poucos os jogos que merecem a minha atenção.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.936
Reações
41.275
Pontos
1.003
Mas também vai da pessoa, eu pago pau pra kct pra XCOM 2, aprendi bastante do jogo graças ao @pescadorparrudo , mas sei que nao é um jogo pra qualquer um não, a curva de aprendizado é alta e leva tempo.

Pathologic 2 é outro, QUE JOGO FENOMENAL, mas nao é pra massa casual, isso é fato, é um jogo lento, demorado, dificil, assim vai indo.

Poucos jogos valem a pena? Vai da pessoa mesmo...
Se perguntar pra mim, ps4 não vale a pena que não tem jogo naquilo, só salva bb, miranha, persona e gran turismo
Mas tem pessoa que vai falar que vale a pena
Vai de cada um mesmo.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
No fórum há um lema de que a pessoa não pode escolher a plataforma que tem os jogos que ela quer jogar e sim escolher a plataforma dominante para jogar todos os jogos possíveis. Para cada tópico como este, há outros 10 falando que não dá para ficar com um console que não tenha todos os multiplataformas, mesmo se a maioria não joga 1% dos lançamentos.

Qdo se vai pela cabeça dessa minoria que grita e impõe seus gostos na internet, é isso que acontece. A pessoa dropa fácil os jogos.

Dr acordo com a minha situação, pouco tempo para dedicar a jogos, são poucos os jogos que merecem a minha atenção.

Também acho estranho isso de "só jogar os gotys ou 90+" pra não sentir que perdeu a geração, porque eles podem simplesmente não se alinhar ao seu gosto. É o clássico exemplo do cara que só joga Fifa, Cod, BF, Fortnite, GTA V online. Não adianta chegar pro cara e mostrar uma lista dos vencedores do Goty ou uma lista com as maiores médias do Metacritic, porque ele vai cagar. E caso ele decida jogar, tem uma chance absurda dele achar esses jogos ruins. Daí ele estaria gastando tempo e dinheiro em títulos que não "merecem o seu tempo". Ele já sabe que gosta de Fifa e Cod, então é mais fácil ele comprar Fifa e Cod todo ano e se divertir, do que comprar um jogo só porque tirou nota 95 e ganhou Goty, mas que nem chega perto de ser o gosto dele.

Gosto é subjetivo. O que merece a nossa atenção é o que a gente quer jogar, independe do que a massa ou a mídia tentem impôr.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.270
Pontos
1.399
Se vc tivesse um ou dois jogos, esses seriam os merecedores de serem jogados, o problema é ter um caminhão à disposição.

Eu já tenho na mente que eu deveria limitar a quantidade de consoles e jogos que eu possuo ao máximo; a impressão é que tá todo mundo anda se sentindo obrigado a " jogar de forma industrial " somente para cumprir a tarefa de terminar. Tem jogos que eu amo de paixão, joguei até certa parte que me divertia muito e dropei, e parei de me sentir errado por isso.
 

Evergrey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.518
Reações
12.277
Pontos
1.449
Eu concordo 100% com essa afirmação. Como já disseram, isso vale para outras mídias também.

Porém, é individual. O que pode valer pra mim, pode não valer pra você.

A questão é que a gente segue portais, canais de youtube, etc... canais que geralmente cobrem todos os jogos. E aí ficamos com essa impressão, que nós também deveríamos jogar de tudo e gostar de tudo.

Mas nah.

Hoje estou muito mais seletivo, se o jogo não me fisgar rápido, pffff, NEXT!

E outra, essa história de que "ahhh mas o jogo fica melhor depois de 10 horas de jogo", IRMÃO DEZ HORAS DE JOGO É COISA PRA KCT

Sem tempo irmão.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Penso que é justamente o contrário, tem MUITOS jogos que valem a pena ser jogados, mas como falaram aí, é humanamente impossível fazer tudo que queremos, aí resta priorizar as coisas. Hoje temos jogos de altissíma qualidade pra todo tipo de gosto.

Tem que seguir o que você está com vontade no momento, e ter algum tipo de disciplina. Eu honestamente acho que seria completamente ignorante se limitar só por não serem os "GOTYs que valem a pena ser jogado".

Uma coisa que estava pensando esses dias é como nos deixamos ser influenciados por opiniões terceiras, direta ou indiretamente, dizendo ou não o que devemos fazer ou gostar. É insano pensar que algum jogo bom está a um click de se tornar um lixo por conta de um youtuber qualquer... Então eu diria que o principal seria escutar menos opiniões alheias que só cagam regra.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Entretanto, a vida é muito curta para perder tempo com algo que você não curta muito.

O erro está em achar que precisa experimentar todos os jogos (como se o seu perfil de jogador já não estivesse lapidado pelos mais de 20 anos jogando videogame) ou se sentir culpado por dropar algo que não esteja te agradando.

Por que diabos jogar algo que você não quer jogar?
 

Satin Chic

Bam-bam-bam
Mensagens
371
Reações
992
Pontos
278
Eu já acho o contrário, MUITOS jogos valem a pena a jogatina. Nós é que não temos tempo (ou grana) para jogar todos eles.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.878
Reações
4.129
Pontos
1.054
Não concordo com a frase.

Tem muito jogo que vale a pena ser jogado. Muito mais do que tínhamos no passado, inclusive, e o problema é exatamente esse: Tem tantas opções de fácil acesso e temos tão pouco tempo que se não controlar a ansiedade fica pulando de um jogo pra outro porque quer jogar todos eles.

Não dá pra comparar com quando éramos crianças e ficávamos jogando o mesmo jogo por meses porque além de mais tempo pra jogar tínhamos que nos contentar com ganhar uns dois jogos por ano no máximo dos nossos pais. Hoje a gente pode entrar numa Steam aí e em um click comprar e baixar uma dezena de jogos em um pacote baratinho se quiser.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.602
Reações
9.917
Pontos
1.029
Tem que jogar o que agrada e diverte, ponto final. Tempo é um recurso escasso e escolher o que jogar é fundamental. Se guiar pela cabeça/opinião de terceiros é fórmula para viver em insatisfação.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.661
Reações
7.357
Pontos
453
Discordo da frase de seu amigo.

Um jogo pode valer a pena para mim, mas não para outra pessoa. Tudo é questão de preferência pessoal.

O que você está passando, muitas vezes também acontece comigo. Tenho um backlog enorme de jogos e me sinto na obrigação de terminar todos. Visto que gastei dinheiro comprando esses jogos, se não jogar sinto que foi dinheiro jogado no lixo.

Mas, as vezes, só não estamos no clima para terminar aquele jogo. Quando isso acontece, vou arrumar algo melhor para fazer. Ver um filme, anime, série, livros, desenhar, programar, o que eu estiver no clima.

Em relação aos jogos, percebi que estou terminando apenas os jogos que estava com muita vontade de jogar mesmo. Na maioria, comprados no lançamento ou próximo dele.

Aconselho que tente jogar apenas os jogos que tenha muita vontade de jogar. Afinal, video game é diversão, não deve se sentir obrigado a jogar algo que não está com vontade.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
14.821
Reações
27.388
Pontos
1.103
Depende do que ele considera como "poucos jogos merecem ser jogados" e como vai chegar na conclusão que determinado jogo merece ser jogado.

Como ele avalia isso? Fica caçando jogos com score altos no metacritic / opencritic ou seja lá qual for o reviewer de confiança dele? Evita jogos de esportes e mundo aberto? Só joga games de séries mainstream?

Eu conheço uma pessoa que reza por essa cartilha ai, mas que praticamente só joga um jogo na maior parte do tempo: League of Legends, que é um verdadeiro time sink, e que na minha opinião ele poderia jogar outras coisas com o tempo (e raiva) que desperdiça naquilo. Claro que para ele LoL vale a pena e não vou julgar isso, mas não deixa de ser estranho abrir mão de conhecer outros jogos interessantes só para dedicar em alguma coisa de maneira nonstop.
 
Topo Fundo