O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Poupança Vs Fundo de investimento automático

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Gostaria de saber pra quem usa ou já usou uma dessas modalidades qual seria a melhor opção. Eu já realizo a algum tempo investimentos em CDB, Tesouro e ações porém normalmente aplico uma reserva já planejada. A dúvida é sobre o dinheiro que mantenho na minha conta para transações recorrentes.
A um tempo eu ativei a opção da poupex em minha conta pelo menos pra ganhar uma gordurinha desse dinheiro que pode ficar parado na minha conta. A questão é que duas vezes o banco tentou entrar em contato comigo para mudar dessa modalidade para uma aplicação automática em fundo de investimento dele. Sei que em fundo de investimento vou ganhar um rendimento diário mas que irá incidir IOF e IRPF. Em principio parece que essas duas opções vão ficar na mesma mas gostaria de saber qual o cálculo que posso fazer para verificar isso?
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
Se fosse bom o banco não tava ligando pra te convencer a usar.

Capital de giro melhor deixar na poupança mesmo e não inventar moda.

Se você fica seguindo dica do banco daqui a pouco ta colocando tudo em título de (des)capitalização.
Eu tentei procurar saber o motivo da insistência do Banco e que encontrei é que dinheiro parado em poupança o banco não pode usa-lo para aplicação financeira dele. Acho que o principal motivo é esse. O problema que a picaretagem está na falta de explicação também. Sempre quando pergunto qual a taxa de administração pessoal meio que desconversa e manda o nome do fundo pra gente procurar os detalhes dele. Nunca falam a taxa pela conversa.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.458
Pontos
1.454
Os fundos de aplicação e resgate automatico da ridicularmente mais que a poupança (já considerando o liquido) - então a unica vantagem fica mesmo pela rentabilidade diária.

O banco quer que você mude - provavelmente - pela meta de poupança já estar batida e ele querer bater a meta do fundo - só isso!

Com relação a taxa de adm, não preocuparia com isto - o que te importa é o rendimento liquido - o que efetivamente você vai ter pra você.

Só reforçando - os dois rendem praticamente a mesma b*sta e a vantagem do fundo é a rentabilidade diária.

Osb.: IOF e IR incide sobre o rendimento e só sobre ele.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Eu tentei procurar saber o motivo da insistência do Banco e que encontrei é que dinheiro parado em poupança o banco não pode usa-lo para aplicação financeira dele. Acho que o principal motivo é esse. O problema que a picaretagem está na falta de explicação também. Sempre quando pergunto qual a taxa de administração pessoal meio que desconversa e manda o nome do fundo pra gente procurar os detalhes dele. Nunca falam a taxa pela conversa.

no meu tempo, poupança só rendia a cada 30 dias, na data de aniversário.
se sacasse antes, perdia o rendimento.

se a regra continuar válida hoje, então não é recomendável deixar nela, já que as chances de ter movimentação dentro desse período é grande (pra capital de giro).
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Esses fundos automáticos geralmente rendem coisa do tipo 90% do CDI, são bem fracos. Strongly disagree.
 


proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Vou pegar carona no tópico. Então hoje em dia qual seria a melhor aplicação?
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.344
Reações
1.822
Pontos
909
no meu tempo, poupança só rendia a cada 30 dias, na data de aniversário.
se sacasse antes, perdia o rendimento.

se a regra continuar válida hoje, então não é recomendável deixar nela, já que as chances de ter movimentação dentro desse período é grande (pra capital de giro).
Como você mesmo disse a regra é essa. A dúvida é em escolher a opção menos pior para grana usada em movimentação.

Esses fundos automáticos geralmente rendem coisa do tipo 90% do CDI, são bem fracos. Strongly disagree.
São realmente ruins para investimento. Agora o dinheiro que fica parado para você manter seus gastos no mês é melhor ser mantido em um desses fundos automáticos ou em poupança automática? Qual deles a gordurinha acaba saindo maior?
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
Coloco em renda fixa ou tesouro direto.
Mais um 30% em fundos de ações multimercado.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Como você mesmo disse a regra é essa. A dúvida é em escolher a opção menos pior para grana usada em movimentação.


São realmente ruins para investimento. Agora o dinheiro que fica parado para você manter seus gastos no mês é melhor ser mantido em um desses fundos automáticos ou em poupança automática? Qual deles a gordurinha acaba saindo maior?

Simplifica. Poupança e pronto. Não tem imposto, liquidez instantânea, pode até pagar contas e transferir dinheiro direto dela, funcioa igual a conta corrente, mas rendendo a merrequinha. E se a Selic subir ela sobe automatico.

Fundos tem que pagar taxa de administração, imposto. E ainda pode ficar negativo.

Esses dias de curioso olhei os cdb's do meu banco (Santander). Fiquei impressionado em como eles não tem vergonha de mostrar uma tabela tão horrorosa.

Se o capital é de giro, não tem que caçar rentabilidade, precisa ter é flexibilidade. Vai ficar se complicando por alguns centavos? Rentabilidade vc procura no investimento, que segundo vc disse, está separado em outras contas.
 
  • Curtir
Reações: PSO

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.434
Reações
3.595
Pontos
1.049
CDB e LCA desses bancos menores que as investidoras tipo XP tem rendem um pouco mais, CDB com 135% do CDI, LCA de 112% etc. Mas no seu caso como é capital de giro não serve, esses papéis tem carência de 6 meses até 2-3 anos.
O bom é que são aplicações seguradas até 250k
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Aproveitando o tópico: existe alguma subpasta de economia aqui na OS? Eu não encontrei nenhuma.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Reserva de emergência = poupança

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 
Topo Fundo