O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Power BI - Ferramenta importantíssima.

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Pessoal, estava pesquisando e não temos um tópico de Power BI.

Temos que ter pois a ferramenta é importante, bom fica a dica.

Alguém aí manja?
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.288
Pontos
1.514
Tive que pesquisar aqui pra sabe o que é hehehehehe


Segundo o nosso amigo wiki


O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft lançado a 24 de julho de 2015. O objectivo do Power BI é fornecer visualizações interactivas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.[1] Algumas das áreas onde o Power BI é utilizado são: Finanças, Engenharia, Tecnologias de Informação, Marketing e Saúde.

Algumas vantagens do Power BI relativamente às outras ferramentas de visualização são: capacidade de carregar visualizações personalizadas através do AppSource, acesso à informação em tempo real, acesso de informação em qualquer aplicativo móvel, uso empresarial, actualização mensal com novas funções e facilidade de uso.[2]

Em 2016, o Power BI era utilizado por 5 milhões de assinantes por todo o mundo.[3]




tá, pelo menos não é empoderamento dos bissexuais :lolwtf
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
no trabalho tem isso ai disponivel. nunca consegui usar. sei que é bom pra indicadores e tal... mas as vezes que tentei achei td tão confuso que desisti de cara.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.878
Reações
4.129
Pontos
1.054
Gostaria de saber usar. Como trabalho com TI já está nos meus planos aprender alguma ferramenta de BI porque é um negócio amplamente usado.
 

J-Hero

Bam-bam-bam
Mensagens
198
Reações
199
Pontos
228
Eu to começando a usar, ele ta substituindo alguns relatórios que fazia em excel, mas é um pouco mais dificil do que um excel da vida, ele trabalha com banco de dados, a vantagem eh que o relatório gerencial entrega informações dinamicas, sem precisar ficar montando toda hora como se fosse no excel. ele usa a linguagem DAX, mas consigo utilizar as formulas do excel bem de boa só q em inglês. Quem conhece programação acredito que aprende bem mais rápido.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Eu acho a visualização que ele gera pesada e lenta, ou os que vi até hoje foram mal implementados.
 


Mensagens
4
Reações
3
Pontos
173
Estou usando bastante no trabalho, por causa da MS ter ganho a licitação. Em comparação com as ferramentas da Qlik, acho que perde muito.
Bases grandes tem sido um gargalo em utilizar a ferramenta. Assim que começar a consultoria no órgão, acredito que alguns problemas que tenho serão sanados.
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
Trabalhava na area de finanças de uma multinacional americana (que virou alemã) e usavamos muito Spotfire, acabei ficando bem proficiente com a ferramenta, mas quem brilhou mesmo foram alguns colegas que criaram ferramentas e processos que ganharam prêmios e um reconhecimento enorme dentro da empresa, eu mesmo acredito que moldou toda a cultura da área de planejamento financeiro pra melhor, fizemos trabalhos pra várias marcas de dentro da empresa e os funcionários que abraçaram a ideia do BI já no começo foram os que mais se beneficiaram posteriormente

Tinhamos licenças de PowerBI também e apesar de ser mais intuitivo, bonito e facil pra mim era bem menos poderoso, muito limitado em comparação ao poder de fogo do Spotfire, principalmente pra lidar com bases enormes, o meu Spotfire pra puxar todas as informações de todas as bases demorava cerca de 3 a 4 horas, com computador Xeon e internet insana da empresa, não consigo nem imaginar que o PowerBI fosse capaz disso

Antes de sair da empresa ouvi dizer que talvez mudassem se software e passassem pro Tablo? Ou algo assim, acabei partindo pra uma carreira muito diferente da anterior então acabei não continuando a me atualizar

Acho a ideia do tópico muito boa, acredito muito que BIs são uma das ferramentas mais importantes pra algumas carreiras hoje em dia e o mercado é extremamente escasso de pessoas que entendam de verdade sobre o assunto
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Trabalhava na area de finanças de uma multinacional americana (que virou alemã) e usavamos muito Spotfire, acabei ficando bem proficiente com a ferramenta, mas quem brilhou mesmo foram alguns colegas que criaram ferramentas e processos que ganharam prêmios e um reconhecimento enorme dentro da empresa, eu mesmo acredito que moldou toda a cultura da área de planejamento financeiro pra melhor, fizemos trabalhos pra várias marcas de dentro da empresa e os funcionários que abraçaram a ideia do BI já no começo foram os que mais se beneficiaram posteriormente

Tinhamos licenças de PowerBI também e apesar de ser mais intuitivo, bonito e facil pra mim era bem menos poderoso, muito limitado em comparação ao poder de fogo do Spotfire, principalmente pra lidar com bases enormes, o meu Spotfire pra puxar todas as informações de todas as bases demorava cerca de 3 a 4 horas, com computador Xeon e internet insana da empresa, não consigo nem imaginar que o PowerBI fosse capaz disso

Antes de sair da empresa ouvi dizer que talvez mudassem se software e passassem pro Tablo? Ou algo assim, acabei partindo pra uma carreira muito diferente da anterior então acabei não continuando a me atualizar

Acho a ideia do tópico muito boa, acredito muito que BIs são uma das ferramentas mais importantes pra algumas carreiras hoje em dia e o mercado é extremamente escasso de pessoas que entendam de verdade sobre o assunto


Muito bom!

Nisso que penso, muitos aqui buscam conhecimento técnico, orientação e até base para se preparar para o mercado de Trabalho.
 

MrT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
863
Reações
1.379
Pontos
583
Eu queria muito um bom curso com certificado e de graça, se alguém souber seria muito bom compartilhar com a gente!
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.754
Reações
4.821
Pontos
1.194
Fui analista de B.I por 6 anos, montei todo um setor de banco de dados, estruturei equipe, capacitei etc, hoje coordeno uma equipe e todos fazemos uso das ferramentas, mas particularmente deixei a parte operacional como relacionamento do banco, montagem da camada semântica etc.

Trabalhei com diversas ferramentas, é sensacional.

Me aprofundei mais em Oracle e fui obrigado a entender profundamente de SQL e PL.

Hoje sou sênior já no Oracle 12c que para mim é a melhor ferramenta de B.I e mais flexível no mercado (apesar de não ser user friendly), mto boa para casar com API etc.

Posso dizer que meu conhecimento nisso me abriu muitas portas e me ajudou demais profissionalmente, devo mto as ferramentas de B.I

Minha dica profissional é, além de saber sobre a ferramenta aprenda a vender bem tuas dashboards, aprenda a trazer informações relevantes, qualquer organização ficara de boca aberta quando vc descobrir informações relevantes no banco de dados deles que sempre estiveram lá.

Obs: Nunca fiz curso, apenas de PL-SQL mesmo, a introdução a programação em outras bibliotecas, o que garante teu sucesso é teu interesse e dedicação.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
uso todo dia no trabalho, eh muito bom mesmo

estou fazendo agora um controle de despesas, imaginando aqui um grafico para mostrar 17 itens diferentes, para 6 lojas, num periodo de 3 anos O.O

paguei uns cursos no udemy quando comecei mas nao aprendi quase nada, aprendi mesmo pesquisando no youtube rsrs
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Uso todos dias, mas só analiso os dados que eu peço para o time de TI/inteligência comercial inserir

Como eles fazer pra exportar tudo para o BI eu não faço ideia e nem preciso saber

Issae é maravilhoso. Me poupa muitas horas que gastaria há alguns anos pra montar gráficos em excel, por exemplo hahaha
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Como assim 17 itens? Um gráfico com 17 variáveis? Pode explicar melhor?

exato,
ainda estou vendo uma maneira mais simples, despesas eh incluindo tudo ne, eletricidade, agua, combustivel, material construcao, etc, cada um com seu valor la em r$

sei que tem o dot plot pra multiplas variaveis, mas o gestor quer sempre grafico de linha, ai ficaria muito feio ter 17 linhas uma em cima da outra num grafico so, acho que terei que criar varios.

na verdade passo mais tempo so tratando o arquivo do excel pois o BD nao se conecta direto, mas depois de feito o geral, diariamente perco so 30min pra atualizar.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Comecei a mexer a pouco é muito intuitivo.

Conectei a uma API de software de monitoramento, depois de terminar vou compartilhar aqui.

Estudem DAX Excel.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Ferramenta porreta.
Por hora estou tirando relatórios dele e montando mapas (plot).
 

tommy =P

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
621
Reações
714
Pontos
534
exato,
ainda estou vendo uma maneira mais simples, despesas eh incluindo tudo ne, eletricidade, agua, combustivel, material construcao, etc, cada um com seu valor la em r$

sei que tem o dot plot pra multiplas variaveis, mas o gestor quer sempre grafico de linha, ai ficaria muito feio ter 17 linhas uma em cima da outra num grafico so, acho que terei que criar varios.

na verdade passo mais tempo so tratando o arquivo do excel pois o BD nao se conecta direto, mas depois de feito o geral, diariamente perco so 30min pra atualizar.
Conectar, conecta, mas o TI suficiente vai liberar um banco produção pra você fazer isso.

No mínimo um banco espelhado porque cada vez que vc extrair a informação lá de dentro (dependendo da quantidade dos dados) pode gerar uma carga absurda e todos usuários vão reclamar.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Tableau está dominando mercado apesar de ser imensamente mais caro. A maioria dos grandes bancos e empresa multi usam ele. Pra ser sincero, eu não conheço banco que usa Power Bi.


Abçs.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.754
Reações
4.821
Pontos
1.194
Tableau está dominando mercado apesar de ser imensamente mais caro. A maioria dos grandes bancos e empresa multi usam ele. Pra ser sincero, eu não conheço banco que usa Power Bi.


Abçs.

Marketing, a ferramenta é pobre. Mas eh mto user friendly.

Isso me incomoda, grande parte dos usuários são pessoas do negócio e das áreas sem interesse em trazer mais dados e quando precisam se limitam.

Quando tu encontra um bom programador ou algum fera em excel (vba) que resolve descobri mto mais coisa, ai sim a coisa anda, usuário em geral é preguiçoso e dependendo da posição na empresa fica mto prepotente e acaba que nem tem interesse em aprender mesmo. (afinal, ele n quer entender de programação, ele só quer o resultado)

eu já sou mais chato, gosto de fazer union nos dados de várias tabelas, gosto de montar cálculos na camada de apresentação, gosto de de personalizar muitos os dados, 99% das vezes que alguém pediu algo para mim eu fiz além.

Não para me vender (apesar de isso é consequência) mas por que eu podia.

eu tenho nojo de marketeiro que vende paineis simples e com resultados esperados sem grande inteligencia, é fácil pegar bom vendedores falando de graficos por dia, por hora, por mes de venda, mas tu quebra eles perguntando coisa mais complexas e features que tu espera da ferramenta.

  • Posso fazer calculo de projeção considerando dias úteis e dias corridos?
  • Posso apresentar variáveis de outra tabela de outro banco e criar indices para aceleração do resultado?
  • Possui incluir manualmente scorecard`s para que o resultado seja comparado a metas e indicadores fixos informados de forma manual?
  • Posso ter dados real time e campos calculados além dos padrões da ferramenta?
  • Posso incluir dimensões existentes de outras tabelas sem ter índice?

Enfim, posso passar o dia aqui explicando por que boa parta das ferramentas modinhas são falhas. Mas a culpa não é delas e da falta (muitas vezes) do interesse do usuário.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
topico morreu mesmo?

alguem sabe se tem alguma formula dax (ou um conjunto delas ) eu tendo a relacao de produtos vendidos e que possa listar pessoas que compraram um produto A tambem compraram B? Ou foge do escopo do que o power bi pode fazer?

Pois acho que encontrei uma dashboard ai um tempo atras de alguem vendendo ela fazendo exatamente isso, mas eu queria aprender a fazer mesmo
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
topico morreu mesmo?

alguem sabe se tem alguma formula dax (ou um conjunto delas ) eu tendo a relacao de produtos vendidos e que possa listar pessoas que compraram um produto A tambem compraram B? Ou foge do escopo do que o power bi pode fazer?

Pois acho que encontrei uma dashboard ai um tempo atras de alguem vendendo ela fazendo exatamente isso, mas eu queria aprender a fazer mesmo

Não morreu não, estava pensando nele esses dias.

Ele faz sim, vc vai extrair esses dados de uma planilha?
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Não morreu não, estava pensando nele esses dias.

Ele faz sim, vc vai extrair esses dados de uma planilha?

sim

digamos que eu tenha um xml com VENDA 001 listando item A, item B, item C, Item D

ai na VENDA 002 tem item B e item C, ou seja, dai posso afirmar que quem comprou o B tb comprou C. E assim por diante para as proximas centenas de vendas que tem diariamente.

Poderia dar uma luz de como posso faze-lo?
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
sim

digamos que eu tenha um xml com VENDA 001 listando item A, item B, item C, Item D

ai na VENDA 002 tem item B e item C, ou seja, dai posso afirmar que quem comprou o B tb comprou C. E assim por diante para as proximas centenas de vendas que tem diariamente.

Poderia dar uma luz de como posso faze-lo?

Sabe extrair os dados do XML? Na extração você já pode criar essa condição, ou então escrever um dax que filtre texto nas consultas e exiba quantas vez ele encontrou a condição imposta, isso pode ser feito também criando uma planilha virtual.

Mas têm que primeiro entender melhor essa sua consulta no XML. Se quiser mandar um exemplo por MP vai ajudar, eu estou começando também, mas posso ajudar tranquilamente.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Sabe extrair os dados do XML? Na extração você já pode criar essa condição, ou então escrever um dax que filtre texto nas consultas e exiba quantas vez ele encontrou a condição imposta, isso pode ser feito também criando uma planilha virtual.

Mas têm que primeiro entender melhor essa sua consulta no XML. Se quiser mandar um exemplo por MP vai ajudar, eu estou começando também, mas posso ajudar tranquilamente.

mandei mp
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.120
Reações
28.106
Pontos
1.649
Também entrei nesse mundo agora. Como sou gestor de incidentes, extraio as informações de nossa ferramenta de chamados e colocamos no Power BI (Fazendo o Power BI acessar diretamente a base de nossa ferramenta que está em SQL).

Dá pra fazer umas dash legais, mas tem que manjar bem de linguagem dax.

Mas sou um girino nisso ainda.
 

Narlok

Bam-bam-bam
Mensagens
2.164
Reações
4.755
Pontos
453
gente, queria estudar essa ferramenta, mas não entendi muito bem se é possivel utilizar ela como pessoa fisica? Alguém aqui tá usando/estudando ela por conta propria sem usar conta da empresa?
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
gente, queria estudar essa ferramenta, mas não entendi muito bem se é possivel utilizar ela como pessoa fisica? Alguém aqui tá usando/estudando ela por conta propria sem usar conta da empresa?
Não tem muito sentido em usar ele como PF. Eu sei que alguns conhecidos meus tinham VMs já configuradas para quem quer aprender, mas nunca fui muito atrás disso por não ser a parte que quero me aprofundar em BI (odeio relatórios e dash). Até tentava ver se conseguia te arranjar, mas perdi contato com esse pessoal. Tem uns cursos que dá para fazer também, mas são meio carinhos (e acho que se for para pagar curso por conta própria, é muito mais proveitoso pagar para fazer um curso que te abra um leque de opções ao invés de fazer um que vai te afunilar).
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
alguma ideia de quais dados/graficos usar em um dashboard de uma loja que venda por atacado?
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
Já passei por algumas ferramentas de BI na minha empresa, Tableau, PowerBI e Datastudio

Cada um tem seus fortes, resumindo minha opinião:

PowerBI: Um pouco pesado, não conversa muito bem com bancos Oracle porém 100% integrado com Excel
Tableau: Ridiculamente completo na criação de dashboards e consegue fazer queries em uma cacetada de bancos diferentes, mas a parte do Tableau Server é meio enjoada
Datastudio: a construção de dashboards é extremamente limitada, diria que pior que tabela dinâmica de excel 2007, mas por trás tem o BigQuery que simplesmente funciona.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
existe formula dax pra colocar quadrimestre no power bi?

nativamente no calendar so vai ate trimestre :\
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
existe formula dax pra colocar quadrimestre no power bi?

nativamente no calendar so vai ate trimestre :\

Ops link errado.

Veja se esse ajuda.
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
alguem ja comprou livro sobre power bi? diferencia muito do que encontramos no youtube?

vi que vai ser lancado a terceira edicao desse dominando o power bi

 
Topo Fundo