O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pq hatches quase sumiram?

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Eu não sou chegado em carros, tenho e uso por necessidade, não prazer. Se não fosse necessidade, nem teria.

Dito isso, eu não entendo quase nada do assunto, não fico acompanhando o mundo dos carros, sou quase que completamente alienado nesse assunto. Alguém pode me explicar o que houve que os carros hatches quase que sumiram totalmente do mercado? Antes eram a grande maioria, agora só lançam sedans e suvs. Não é possível que povo começou a preferir tanto carros enormes ao invés dos pequenos. É a coisa mais terrível vc tentar estacionar em cidades com carro grande, ou nessas garagens cada vez mais minúsculas e apertadas dos prédios, ou dos próprios estacionamentos públicos.

Aliás, os próprios hatches aumentaram de tamanho, ficando quase sedans. Pq isso?
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Tu mesmo respondeu... carros maiores = mais espaço pra carregar coisas.
Tomando por base os hatches médios mesmo... basicamente ocupam o mesmo espaço que suvs de mesma faixa de preço, mas com menos espaço pra carregar coisas.
Alie a isso o fato de hatches medios geralmente terem vão livre menor - óbvio que há excessões, não é mesmo, Tracker e Corolla cross? - e com a menor probabilidade de "pegar" qualquer coisa no fundo do carro por causa disso, daí tu tem o motivo de suvs terem abocanhado um mercado grande.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.833
Pontos
903
Tu mesmo respondeu... carros maiores = mais espaço pra carregar coisas.
Tomando por base os hatches médios mesmo... basicamente ocupam o mesmo espaço que suvs de mesma faixa de preço, mas com menos espaço pra carregar coisas.
Alie a isso o fato de hatches medios geralmente terem vão livre menor - óbvio que há excessões, não é mesmo, Tracker e Corolla cross? - e com a menor probabilidade de "pegar" qualquer coisa no fundo do carro por causa disso, daí tu tem o motivo de suvs terem abocanhado um mercado grande.
Inocência sua achar que as pessoas compram carro por necessidade. O que eu já vi de gente comprando SUV ou pickup sem carregar mais que 10 sacolas por mês, ou gente sem filhos comprando carros enormes pra carregar no máximo a namorada ou ninguém além do motorista. A maioria esmagadora compra por moda ou por achar que um carro grande te "empodera". Só ver que o esteriótipo do motorista médio de carro grande é o tiozão babaca ou a "Karen". Não estou falando que todos são assim, mas pode botar que 99% compra por pura moda ou porque o vizinho também comprou. Meu pai mesmo saiu de um Hatch pra um SUV coincidentemente algumas semanas depois de o vizinho comprar uma também.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.028
Pontos
1.503
Status.
Carro maior, com pose de imponência = maior status.

Hatch ficou feio, mixuruca nos tempos atuais. Serve só pra locadora mesmo.

Eu mesmo prefiro sedã e SUV (já me rendi também). Quero ser pintudo igual os outros.
 

Mr Vercetti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.614
Reações
4.208
Pontos
1.029
Hoje o custo pra montadora produzir um Hatch e produzir um SUV é muito próximo, e isso acaba refletindo no valor pro consumidor... Dez anos atrás uma SUV custava o dobro de um carrinho de entrada, hoje em dia tá tudo caro, valor não fica tão distante. Como já disseram, SUV tem espaço maior, traz mais status, o consumidor prefere pagar um pouco a mais. O mercado pra Hatch zero km ficou mais restrito a Uber e locadora.

Principalmente status é o que move o consumidor. Só ver o Renegade, o carro é manco, faz 9 km/l na estrada, tem menos espaço interno que um celta, não pode ver lama que atola, mas é um carro lindo e imponente. Vende que só. Rodei uns 800km com um uma vez alugado, carro confortável e bonito, e só. Nunca teria um.

Aliás, chamar os carros de hoje de SUV é piada até, SUV mesmo é Veraneio, Blazer, ford Explorer, SW4... A Renault chama até o Kwid de suv hoje em dia.
 


TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Hoje o custo pra montadora produzir um Hatch e produzir um SUV é muito próximo, e isso acaba refletindo no valor pro consumidor... Dez anos atrás uma SUV custava o dobro de um carrinho de entrada, hoje em dia tá tudo caro, valor não fica tão distante. Como já disseram, SUV tem espaço maior, traz mais status, o consumidor prefere pagar um pouco a mais. O mercado pra Hatch zero km ficou mais restrito a Uber e locadora.

Principalmente status é o que move o consumidor. Só ver o Renegade, o carro é manco, faz 9 km/l na estrada, tem menos espaço interno que um celta, não pode ver lama que atola, mas é um carro lindo e imponente. Vende que só. Rodei uns 800km com um uma vez alugado, carro confortável e bonito, e só. Nunca teria um.

Aliás, chamar os carros de hoje de SUV é piada até, SUV mesmo é Veraneio, Blazer, ford Explorer, SW4... A Renault chama até o Kwid de suv hoje em dia.
Triste realidade, deprimente realidade. Huezileiro só liga pra aparências e status.
 

Eder Ismael

Bam-bam-bam
Mensagens
709
Reações
718
Pontos
293
Triste realidade, deprimente realidade. Huezileiro só liga pra aparências e status.
Essa moda de SUVs não é só aqui não!!!
É moda importada dos USA, lá o povo adora um caminhão para dirigir.
Só que a diferença é que lá ainda tem hatch médio para vender (Golf, Civic Hatch, Clio, Peugeot 308, etc).
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Hatch médio é polo, punto, i30...
hatch médio é golf, bravo, i30, cruze hatch, 308...
Ou seja, é tudo a mesma m****. Hatch é hatch, não sei pq inventaram essas denominações pra falar de uma mesma coisa. No máximo eu identifico como hatch pequeno e hatch grande, pq tipo o Cruze aí, ele é bem comprido, é praticamente um sedan já. A única diferença é que ele não tem a "bunda" saltada típica de sedan, mas em comprimento já é um. O Cruze sedan então, vixi...
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Essa moda de SUVs não é só aqui não!!!
É moda importada dos USA, lá o povo adora um caminhão para dirigir.
Só que a diferença é que lá ainda tem hatch médio para vender (Golf, Civic Hatch, Clio, Peugeot 308, etc).
Sim, infelizmente huezileiro ama importar coisas dos eua, e na maioria, só coisas negativas, que poderiam ficar presas só na bolha norte-americana mesmo. Não a toa que antigamente eua só tinham aquelas lanchas que eles chamavam de "carros".
 

Mc Lovin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.142
Reações
6.823
Pontos
984
Eu tenho um Volvo V40 e não sei qual carro vou comprar depois, porque realmente é um segmento que morreu. Antes disso tive o Focus e sempre adorei hatch médio. A desculpa que as pessoas compram suvs pelo espaço pra mim não cola. Alguns tem espaço de porta malas menor que sedan. As pessoas, em sua maioria, compram porque é moda e gera certo status, isso sim.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.309
Reações
16.436
Pontos
1.439
Ou seja, é tudo a mesma m****. Hatch é hatch, não sei pq inventaram essas denominações pra falar de uma mesma coisa. No máximo eu identifico como hatch pequeno e hatch grande, pq tipo o Cruze aí, ele é bem comprido, é praticamente um sedan já. A única diferença é que ele não tem a "bunda" saltada típica de sedan, mas em comprimento já é um. O Cruze sedan então, vixi...
não é tudo a mesma m**** não.

um cruze é infinitamente superior a um argo por exemplo.

o acabamento, a qualidade de construção e a segurança é outro papo. sem contar o sistema de suspensão q é bem melhor também.
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Eu tenho um Volvo V40 e não sei qual carro vou comprar depois, porque realmente é um segmento que morreu. Antes disso tive o Focus e sempre adorei hatch médio. A desculpa que as pessoas compram suvs pelo espaço pra mim não cola. Alguns tem espaço de porta malas menor que sedan. As pessoas, em sua maioria, compram porque é moda e gera certo status, isso sim.
Fato! Tem muitos suvs com porta-malas equivalente a de um hatch. Povo só quer é se aparecer mesmo.
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
não é tudo a mesma m**** não.

um cruze é infinitamente superior a um argo por exemplo.

o acabamento, a qualidade de construção e a segurança é outro papo. sem contar o sistema de suspensão q é bem melhor também.
Eu to falando do tamanho do carro. Essa divisão de hatch, hatch médio e sei lá o que mais, se dá por conta do acabamento, equipamentos de série, etc? Pq se não, é tudo hatch, tudo a mesma b* mesmo.

Sedans não tem essa divisão até onde sei, e também tem sedans mais luxuosos do que outros. Um Civic eu sei que é mais luxuoso que um Versa, por exemplo. Mas o tamanho é o mesmo, é tudo sedan. É disso que to falando, de tamanho de carro.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.801
Reações
3.330
Pontos
453
Eu to falando do tamanho do carro. Essa divisão de hatch, hatch médio e sei lá o que mais, se dá por conta do acabamento, equipamentos de série, etc? Pq se não, é tudo hatch, tudo a mesma b* mesmo.

Sedans não tem essa divisão até onde sei, e também tem sedans mais luxuosos do que outros. Um Civic eu sei que é mais luxuoso que um Versa, por exemplo. Mas o tamanho é o mesmo, é tudo sedan. É disso que to falando, de tamanho de carro.
Sedã tem essa divisão também
Compacto médio e grande
De referência na Toyota é o yaris, Corolla e Camry
Na Honda é o city, Civic e Accord

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.362
Pontos
2.059
Pouca demanda mas temos ai o Polo SPFC, o Nivus, o City e o Cruze


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.833
Pontos
903
Ou seja, é tudo a mesma m****. Hatch é hatch, não sei pq inventaram essas denominações pra falar de uma mesma coisa. No máximo eu identifico como hatch pequeno e hatch grande, pq tipo o Cruze aí, ele é bem comprido, é praticamente um sedan já. A única diferença é que ele não tem a "bunda" saltada típica de sedan, mas em comprimento já é um. O Cruze sedan então, vixi...
Não é não. Tem um mar de diferença entre um Hatch pequeno mobi e um Cruze Hatch, que é médio.
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Sedã tem essa divisão também
Compacto médio e grande
De referência na Toyota é o yaris, Corolla e Camry
Na Honda é o city, Civic e Accord

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Porrita, até sedan tem essa palhaçada??? Sério, qual é o critério pra terem essa divisão? É de acordo com o tanto de luxo de que o carro tem?

Pq por tamanho, pra mim é tudo a mesma b*, caralh0. Sedan é sedan, é um carro compridão com a "bunda" saltada pra trás. Hatch é hatch, carro pequeno sem a bunda saltada. É só isso que eu entendo. Repito: qual é o critério de cada divisão dessas? O que define cada carro se encaixar em X classificação, mesmo sendo tudo hatch ou sedan?
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Não é não. Tem um mar de diferença entre um Hatch pequeno mobi e um Cruze Hatch, que é médio.
Sim, luxo e tamanho, que cruze já é praticamente sedan de tão comprido que é, nem sei como classificam isso como hatch sendo tão grande assim.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.520
Reações
12.735
Pontos
1.634
O que é um hatch médio? Hatch não é tudo igual?
Bem... tb sou meio leigo....
Mas vejo essa ref. nos modelos como i30, focus e etc...
Agora veio uma duvida se isso quer dizer tamanho ou valor do carro.

Uma coisa que observei é que o i30 é mais largo e comprido que um golou onix por ex.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.833
Pontos
903
Porrita, até sedan tem essa palhaçada??? Sério, qual é o critério pra terem essa divisão? É de acordo com o tanto de luxo de que o carro tem?

Pq por tamanho, pra mim é tudo a mesma b*, caralh0. Sedan é sedan, é um carro compridão com a "bunda" saltada pra trás. Hatch é hatch, carro pequeno sem a bunda saltada. É só isso que eu entendo. Repito: qual é o critério de cada divisão dessas? O que define cada carro se encaixar em X classificação, mesmo sendo tudo hatch ou sedan?
Mas a diferença dos sedãs é muito notável, quem já viu um Accord sabe a diferença que tem pro Civic.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.309
Reações
16.436
Pontos
1.439
Eu to falando do tamanho do carro. Essa divisão de hatch, hatch médio e sei lá o que mais, se dá por conta do acabamento, equipamentos de série, etc? Pq se não, é tudo hatch, tudo a mesma b* mesmo.

Sedans não tem essa divisão até onde sei, e também tem sedans mais luxuosos do que outros. Um Civic eu sei que é mais luxuoso que um Versa, por exemplo. Mas o tamanho é o mesmo, é tudo sedan. É disso que to falando, de tamanho de carro.
não é por metro do carro.

é por questão de construção, acabamento e sofisticação que são as divisões.

Sedan também tem essa divisão sim. um logan é sedan básico, enquanto um fluence é um sedan médio. o nivel de construção e acabamento é bem diferente.

E hatch sedan, coupe e etc tem caracteristica especificas da disposição de colunas do carro por exemplo e volumes.

Sedan é 3 volumes, hatch é 2. não tem nada a ver o comprimento em si

ja se é básico, médio ou premium não tem nada a ver com o formato, mas sim com a sofisticação, construção e acabamento que tem diferenças de aprimoramento e complexidade.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
Porrita, até sedan tem essa palhaçada??? Sério, qual é o critério pra terem essa divisão? É de acordo com o tanto de luxo de que o carro tem?

Pq por tamanho, pra mim é tudo a mesma b*, caralh0. Sedan é sedan, é um carro compridão com a "bunda" saltada pra trás. Hatch é hatch, carro pequeno sem a bunda saltada. É só isso que eu entendo. Repito: qual é o critério de cada divisão dessas? O que define cada carro se encaixar em X classificação, mesmo sendo tudo hatch ou sedan?

O que mais tem é classificação de carro.

Como falaram, a Honda tem o City, Civic e Accord (que são sedans), mas cada um tem sua respectiva categoria (a depender do país).

Hyundai tem algo similar: Elantra, Sonata e Azera. Lá fora, alias, o Sonata é da mesma categoria que o Azera, só que é comercializado como se fosse de uma categorai diferente (categoria média).
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
Bem... tb sou meio leigo....
Mas vejo essa ref. nos modelos como i30, focus e etc...
Agora veio uma duvida se isso quer dizer tamanho ou valor do carro.

Uma coisa que observei é que o i30 é mais largo e comprido que um golou onix por ex.
não é por metro do carro.

é por questão de construção, acabamento e sofisticação que são as divisões.

Sedan também tem essa divisão sim. um logan é sedan básico, enquanto um fluence é um sedan médio. o nivel de construção e acabamento é bem diferente.

E hatch sedan, coupe e etc tem caracteristica especificas da disposição de colunas do carro por exemplo e volumes.

Sedan é 3 volumes, hatch é 2. não tem nada a ver o comprimento em si

ja se é básico, médio ou premium não tem nada a ver com o formato, mas sim com a sofisticação, construção e acabamento que tem diferenças de aprimoramento e complexidade.
Entendi, mas comprimento influencia também, mesmo que em menor peso, não? Como no exemplo do Scorpion, percebi que os hatches ditos médios são sempre esses mais compridões do que o hatch normal.
 

TrovãoAzul

Habitué da casa
Mensagens
415
Reações
464
Pontos
78
O que mais tem é classificação de carro.

Como falaram, a Honda tem o City, Civic e Accord (que são sedans), mas cada um tem sua respectiva categoria (a depender do país).

Hyundai tem algo similar: Elantra, Sonata e Azera. Lá fora, alias, o Sonata é da mesma categoria que o Azera, só que é comercializado como se fosse de uma categorai diferente (categoria média).
Categorias que nem faço ideia, pq pra mim, na minha visão de total leigo no assunto, é tudo sedan, pq é tudo compridão com bunda saltada pra trás.
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Categorias que nem faço ideia, pq pra mim, na minha visão de total leigo no assunto, é tudo sedan, pq é tudo compridão com bunda saltada pra trás.
Isso

Toyota-Etios-Sedan-Automatico%2B%252814%2529.jpg


É totalmente diferente disso:

honda%20accord%202021%20auto.jpg
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.028
Pontos
1.503
Já que a galera tá falando em classificação, o que seria uma marca PREMIUM?

Sei que Mercedes, Audi, BMW, Lexus, Jaguar, Ferrari, Lamborghini o são, mas e quando a zona é mais cinzenta?

Jeep é marca PREMIUM? Subaru? Mini?

Apenas o valor do veículo caracteriza o status de quem está atrás do volante?

Bom, se for assim, o cara em uma Duster nova está à frente de um com uma fuderosa BMW 535 10 anos mais velha?
E se tiver num carro 20 anos mais velho que em preparação tem mais de 100k investido?

Percebem como é uma questão complicada?

Em algumas reportagens eu ouço Jeep como carro de "luxo" (pelo menos algumas Compass que já vi envolvidas).


Esse negócio de apelo da marca é bem foda. Queria ler mais sobre.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
Já que a galera tá falando em classificação, o que seria uma marca PREMIUM?

Sei que Mercedes, Audi, BMW, Lexus, Jaguar, Ferrari, Lamborghini o são, mas e quando a zona é mais cinzenta?

Jeep é marca PREMIUM? Subaru? Mini?

Apenas o valor do veículo caracteriza o status de quem está atrás do volante?

Bom, se for assim, o cara em uma Duster nova está à frente de um com uma fuderosa BMW 535 10 anos mais velha?
E se tiver num carro 20 anos mais velho que em preparação tem mais de 100k investido?

Percebem como é uma questão complicada?

Em algumas reportagens eu ouço Jeep como carro de "luxo" (pelo menos algumas Compass que já vi envolvidas).


Esse negócio de apelo da marca é bem foda. Queria ler mais sobre.

Valor do veículo não altera a classificação. Um BMW X5 2005 pode valer pouco, mas continua sendo um SUV de luxo.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.309
Reações
16.436
Pontos
1.439
Já que a galera tá falando em classificação, o que seria uma marca PREMIUM?

Sei que Mercedes, Audi, BMW, Lexus, Jaguar, Ferrari, Lamborghini o são, mas e quando a zona é mais cinzenta?

Jeep é marca PREMIUM? Subaru? Mini?

Apenas o valor do veículo caracteriza o status de quem está atrás do volante?

Bom, se for assim, o cara em uma Duster nova está à frente de um com uma fuderosa BMW 535 10 anos mais velha?
E se tiver num carro 20 anos mais velho que em preparação tem mais de 100k investido?

Percebem como é uma questão complicada?

Em algumas reportagens eu ouço Jeep como carro de "luxo" (pelo menos algumas Compass que já vi envolvidas).


Esse negócio de apelo da marca é bem foda. Queria ler mais sobre.
pega uma 535i de 10 anos e uma duster tira o forro da porta por exemplo e compara.

na bmw tem 48478 materiais nobres. a duster é um prastico só com uma napa onde vai o braço kkkkk

não é dificil não.

além do q uma 535 se atualizar o valor dela zero anos atras ainda foi muito mais caro do que uma duster é hj
 
Topo Fundo