O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Candidatos a prefeitura São Paulo 2020 - 2º Turno COVAS Reeleito VS BOULOS Sifú... Venceu Abstenções + Votos Brancos + Nulos

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.087
Pontos
2.139
Covas larga na frente em eleição embolada, mostra pesquisa Atlas



11.09.2020 | 11h00



A corrida pela Prefeitura de São Paulo tem uma largada embolada nas primeiras posições, com leve vantagem para o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que assumiu o cargo em 2016 depois da renúncia de João Doria Jr. É o que mostra pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Atlas e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-06002/2020.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas Foto: Werther Santana/Estadão

No levantamento, Covas tem 16%, seguido de um pelotão empatado: Guilherme Boulos (PSOL), com 12,4%; Celso Russomanno (Republicanos), com 12,3%; e Márcio França (PSB), que aparece com 11,5%. Como a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, isso significa que os quatro estão tecnicamente empatados, com ligeira vantagem numérica do prefeito.
Num recorte que o Atlas apresenta, de votos válidos, nos quais não são levados em conta os indecisos (13%) e os que anunciam a intenção de votar em branco ou anular o voto (11,9%), Covas tem 24,1%, ante 18,7% de Boulos, 18,5% de Russomanno e 17,3% de França.

Esquerda dividida

É a primeira pesquisa que mostra a votação tão alta de Guilherme Boulos, que em levantamentos de outros institutos não chega a aparecer no primeiro time de candidatos. O levantamento do Atlas também evidencia que o candidato do PSOL larga muito na frente do escolhido pelo PT para a corrida paulistana: Jilmar Tatto tem apenas 2,1%, empatado com outro grupo grande de candidatos fora do pelotão principal. Fiz uma análise política da pesquisa em outro post aqui no BRP.

A candidatura de Tatto não conseguiu nem unificar o PT. O próprio ex-presidente Lula chegou a manifestar dúvida quanto à viabilidade eleitoral do ex-secretário municipal de Transportes e a insistir para que Fernando Haddad fosse o candidato do partido, algo que ele não aceitou.

No mesmo bloco de Tatto aparecem Joice Hasselmann (PSL) e Andrea Matarazzo (PSL), ambos também com 2,1%, Arthur do Val (Patriotas), com 1,9%, e, um pouco mais atrás, Felipe Sabará (Novo), que pontua 1,1%, e Orlando Silva (PCdoB), com 0,8%.

A pesquisa, cujo campo foi feito entre 26 de agosto e 1º de setembro, ainda incluiu o nome da ex-prefeita Marta Suplicy, que nesta semana anunciou oficialmente que não será candidata e declarou apoio à reeleição de Bruno Covas. Ela era citada como possível candidata a vice do tucano, mas o partido ao qual estava filiada, o Solidariedade, fechou aliança com Márcio França.

A incógnita Russomanno
A pesquisa evidencia a importância da definição sobre se Celso Russomanno vai ou não levar a candidatura até o fim. O deputado foi muito assediado por articuladores da campanha de Covas e, mais recentemente, também por aliados de Andrea Matarazzo, para desistir de se candidatar e apoiar um desses nomes.

Mas, do outro lado, ele tem recebido incentivos de Jair Bolsonaro e do entorno do presidente para insistir na candidatura. O apoio do presidente pode ser um fator para ele decidir ir adiante e, até, para mudar o que tem sido a “escrita” de suas candidaturas a prefeito recentes: largar muito bem, mas ir desidratando ao longo da disputa.

O peso do voto bolsonarista fica claro em um dos recortes trazidos pela pesquisa do Atlas: o eleitor bolsonarista ainda não escolheu um candidato para chamar de seu. Entre os entrevistados que declararam ter votado em Bolsonaro no segundo turno de 2018, 18% ainda não definiram candidato e 15% manifestam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Russomanno já está na frente nesse público, com 18%, seguido por Covas e França, com 12%. Se o presidente declarar apoio oficialmente ao candidato do Republicanos, ele pode subir no índice geral da pesquisa.

A análise do comportamento do eleitor de Haddad no segundo turno de 2018 também mostra o desgaste do PT na cidade que governou até 2016 e a diáspora do voto da esquerda. Expressivos 37% dos eleitores de Haddad declaram voto em Guilherme Boulos, e só 6% desses eleitores vão para Tatto.

Até o tucano Covas herda muito mais eleitores de Haddad no segundo turno de 2018 que o petista: 18% vão para o tucano, e 9% para França. Marta, que não será candidata, tinha 8% dos eleitores de Haddad, que agora devem ir para outro candidato. A situação do candidato petista se agrava quando se vê que a indecisão no eleitorado haddadista de 2018 é menor que a do bolsonarista: 10% ainda não escolheram candidato, e só 3% declaram que vão anular ou votar em branco.

Outros segmentos
A análise da estratificação da pesquisa do Atlas mostra outros dados interessantes. Bruno Covas vai muito melhor entre as mulheres (24%) que entre os homens (7%), o que também se repete com Boulos: 14% entre as mulheres e 10% nos homens. Já Russomanno e França invertem a relação. O deputado tem 14% no eleitorado masculino e 11% no feminino, e o ex-governador 15% e 9%, respectivamente.
A pesquisa mostra a prevalência de Russomanno no eleitorado evangélico: ele vai a 27% nesse segmento, seguido por França, com 14%.
Chama a atenção a adesão a Boulos no eleitorado muito rico: o candidato do PSOL, ligado ao movimento dos sem-teto, tem 18% nesse público, na frente de Covas, com 16%. Essa faixa e a imediatamente anterior, que recebe entre 5 e 10 salários mínimos, com 16%, são aquelas em que ele vai melhor. Da mesma forma, Boulos tem 20% dos votos de quem tem ensino superior, liderando a corrida nessa faixa.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
É difícil prever o futuro numa eleição tão aberta como essa de SP, mas não ficaria surpreso em ver o Boulos no segundo turno e ser eleito no segundo.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
Vocês precisam de um Mob para se livrarem do Covinhas

0bcd19259db55be1dfe746c909987873d52ab75f_00.gif


Uma coisa que me chamou a atenção foi o percentual de mulheres que votam nele ser muito superior ao de homens.

E a outra é o Boulos ser o que tem os votos de quem tem maior renda, assim como com maior graduação. Bizarro.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Vocês precisam de um Mob para se livrarem do Covinhas

0bcd19259db55be1dfe746c909987873d52ab75f_00.gif


Uma coisa que me chamou a atenção foi o percentual de mulheres que votam nele ser muito superior ao de homens.

E a outra é o Boulos ser o que tem os votos de quem tem maior renda, assim como com maior graduação. Bizarro.

Nenhuma surpresa. PSOL é conhecido como a esquerda caviar.
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Vocês precisam de um Mob para se livrarem do Covinhas

0bcd19259db55be1dfe746c909987873d52ab75f_00.gif


Uma coisa que me chamou a atenção foi o percentual de mulheres que votam nele ser muito superior ao de homens.

E a outra é o Boulos ser o que tem os votos de quem tem maior renda, assim como com maior graduação. Bizarro.

Jovem Faria Limer que vota, assim como no Rio.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Tão falando que os moradores de rua abraçados pela Pepa eram atores contratados, mais alguém?
Aprendeu com o Serra, que usou uma favela cenográfica em 2010. Se ela quiser fazer uma reprodução fiel, pode tentar se promover como Jô - em 2010 os marqueteiros do Serra decidiram que José e Serra eram nomes que não clicavam bem com o pobre. Então tiveram a brilhante idéia de promover ele como Zé:

 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Não sendo o Boulos ou o PT já estou feliz kkkk

mas como arquiteto não curto o plano do Arthur no zoneamento, o bairro do Jardins tem uma pegada única em SP e mexer nele é um sacrilégio.

é muito mais negócio mexer nos milhares de prédios abandonados no centro.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Faria Limer é tudo Bolsonaro cara.
se o "faria limer" for só em relação aos que TRABALHAM lá na região, então sim, ou vão votar no candidato que o Bolsonaro apoiar, ou no Arthur/Novo.

em SP a esquerda de iphone se concentra mais na Vila Madalena, Jardins, Higienópolis, Bela Vista, etc...

normalmente são os que não trabalham, tiveram a sorte de terem pais com grana e vivem as custas deles, enchendo o saco na internet lacrando todo dia, e na hora de votar sempre colocando a esquerda no poder.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.146
Reações
62.654
Pontos
1.253

Pelo que vi a Marta ta fora... E ela e o partido estão tretando. Ela quer apoiar o Coveiro e o partido não (algo do tipo).

Fontes (preguiça de caçar outras):
v
v

Marta apoiando... Que belo cavalo de Tróia:klol
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Pelo que vi a Marta ta fora... E ela e o partido estão tretando. Ela quer apoiar o Coveiro e o partido não (algo do tipo).

Fontes (preguiça de caçar outras):
v
v

Marta apoiando... Que belo cavalo de Tróia:klol
"Formar uma frente ampla democrática pela democracia, pelo estado democrático de direito e contra Jair Bolsonaro"

Ela sai do PT mas o PT não sai de dentro dela, lol.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.205
Reações
23.986
Pontos
803
Confira abaixo a agenda atualizada de debates dos candidatos à Prefeitura de SP até o segundo turno das eleições 2020:


Primeiro turno
1 de outubro – Band

O debate tem início previsto para 22h30. Os encontros de prefeitos de outras cidades onde há emissoras do grupo devem seguir o calendário de São Paulo.
23 de outubro – RedeTV!
Ocorrerá às 22h30, na sede da emissora em Osasco, em São Paulo.
31 de outubro – SBT
O programa começa 17h45 e terá duração de 2 horas.
8 de novembro – Record
Início às 22h. Geralmente, emissoras da empresa em outras cidades seguem da data de São Paulo, mas há alterações em alguns municípios.
Sem data confirmada - TV Globo
A TV Globo confirmou que haverá debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo, mas ainda não estabeleceu data. A TV Gazeta não terá encontro dos possíveis prefeitos neste ano.


Segundo turno
19 de novembro – Band

Início às 22h30.
21 de novembro – SBT
Debate começa às 17h45.
22 de novembro – Record
Início às 22h.




 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Sim, mas normalmente é um grupinho. Achei bem expressivo.

Há a questão também do pessoal procurar novas opções dentro da própria linha ideológica.
A decepção com o PT é notória e, por mais que o PSOL tenha muitas ideias absurdas, trata-se de um partido atuante e, até onde sabemos, não pairam sobre membros deles processos de corrupção (não ao nível megalomaníaco do PT, ao menos). Por pegar para si este público, desacreditado, mas ainda de esquerda, acho que Boulos pode ficar em seus, antes impensáveis, dois digítos de porcentagem de votos. Mas nada muito acima do que está mostrando essa pesquisa.

O futuro pode provar que estou errado, mas ainda acredito em uma vitória tranquila do Bruno Covas, mesmo se for para o segundo turno. Povo de SP é bem "conservador" em suas escolhas. Só ver quanto tempo o PSDB governa o estado. A cidade já deu outras oportunidades para o PT, mas acho que dificilmente haverá outra a curto prazo, ainda mais para a esquerda mais radical.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
mesma energia:

Dória
Arthur
Novo
Joice

NUNCA botaram os pés no centrão sujo de SP, e até hoje nunca botaram os pés nas periferias de SP , que é justamente onde mais coisas precisam ser feitas (pois o grosso do que tem que ser feito está nas periferias, e não no centro.)

agora DO NADA vão fazer videos mostrando como são preocupados e amigões do povão....
Nesse ponto defendo o Arthur.
Das eras o cara zoa a esquerda nas manifestacoes. E agora ate na crackolandia foi "pra capitalizar, mas os Boulos da vida nem isso"
Ele disparado e o melhor candidato ali. E olha que sou Bolsonarista "por falta de opcao no meio federal)
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.533
Reações
21.686
Pontos
1.484
Olhei essa prévia hoje e, confesso, não conheço todos os candidatos de São Paulo, mas pqp eim?! Galerinha de Sampa tem um gosto meio duvidoso nas urnas.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não é surpreendente que Boulos tenha o voto feminino majoritário dessa forma. É consequência do feminismo, que nada mais é que um braço da esquerda na sociedade.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.533
Reações
21.686
Pontos
1.484
Não é surpreendente que Boulos tenha o voto feminino majoritário dessa forma. É consequência do feminismo, que nada mais é que um braço da esquerda na sociedade.
É impressionante como tem muita gente "famosa" engajada na campanha dele. Inclusive "pseudo-famosos" como streamers. Não é de se surpreender que esteja bem. Essa galera move bastante a opinião do público dos 16 aos 30 anos - faixa de idade onde as pessoas tendem a ser mais "rebeldes", e para as quais o discurso de esquerda frequentemente cai melhor. Também é onde estão mais enraizados os movimentos "de minorias", os quais levantam a bandeira da esquerda politicamente.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.087
Pontos
2.139
Sou candidato em São Paulo e é evidente que tenho o carinho de Bolsonaro, diz Russomanno


O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) afirmou à Folha nesta segunda-feira (14) que está livre para ser candidato à Prefeitura de São Paulo após uma tentativa de composição com o PSDB não vingar.

"Vou oficializar minha candidatura na convenção, na quarta (16). Tenho um grande recall de outras eleições", afirma o pré-candidato.
Russomanno, que é apresentador de TV e atua na área de defesa do consumidor, largou como favorito nas eleições de 2012 e de 2016, mas acabou em terceiro lugar.

Nesta eleição, o deputado conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ter um resultado diferente e chegar ao segundo turno. Segundo Russomanno, o presidente tem simpatia pela sua candidatura.

Russomanno esteve com Bolsonaro em três ocasiões ao longo dos últimos dias. Questionado pela Folha sobre algum acerto com o presidente a respeito da eleição em São Paulo, o pré-candidato afirmou que "está claro que ele vai me apoiar".

Segundo Russomanno, ainda estão pendentes detalhes sobre como se dará a participação de Bolsonaro em sua campanha, ou seja, se haverá um aceno explícito.

"Eu estou direto com ele porque sou vice-líder do governo no Congresso. Ele é meu amigo. Só pela amizade é evidente que tenho carinho dele. Essa amizade vai fazer com que ele esteja comigo na campanha", disse Russomanno.

O Republicanos é base do governo Bolsonaro no Congresso e é o partido que abriga dois de seus filhos, Carlos e Flávio, no Rio de Janeiro.
O partido nasceu em 2005 ligado à Igreja Universal. O apoio entre os evangélicos também é um ponto de aproximação entre Russomanno e Bolsonaro.

Ainda de acordo com Russomanno, as conversas com o PSDB se encerraram. Os tucanos vinham tentando atrair o deputado para a campanha do prefeito Bruno Covas (PSDB) à reeleição.

Um acordo para que Russomanno e Covas fizessem parte da mesma chapa, firmado ainda no ano passado, porém, foi desfeito. "Estou liberado para ser candidato", disse Russomanno.

Os tucanos também dão as tratativas por encerradas e já veem Russomanno como um candidato próprio em São Paulo. Com isso, cargos do Republicanos na gestão de Covas devem ser desocupados.

Em agosto, quando Russomanno confirmou sua pré-candidatura, mas ainda tentava acertos com outros partidos, o secretário de Habitação da gestão Covas, João Farias, indicado do Republicanos, deixou o cargo e puxou a fila de saídas voluntárias e exonerações.

Segundo a Folha apurou, porém, os cargos do Republicanos no governo de João Doria (PSDB) devem ser mantidos. Russomanno esteve com o governador paulista na semana passada, mas não houve acertto sobre a união com Covas.

Russomanno lançou a pré-candidatura em 7 de agosto após ser pressionado pelo partido. Na época, o deputado ainda resistia à ideia de ser candidato e abriu conversas com os tucanos e com outros partidos. Sua candidatura era vista com ceticismo entre adversários.

Agora, o partido trata sua candidatura como certa. “Nossa campanha é forte, sólida. Não tem volta", diz Marcos Alcântara, presidente municipal do Republicanos.

Segundo Alcântara, o partido está preparado para uma campanha de chapa pura, com um vice também do Republicanos. Russomanno, porém, ainda conversa com outras siglas sobre sua indicação de vice.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
As coisas andam tão loucas que não duvido do Boulos ganhar e levar aquela mumia da Erundina de vice junto, huebuehue

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.482
Reações
91.190
Pontos
1.503
As coisas andam tão loucas que não duvido do Boulos ganhar e levar aquela mumia da Erundina de vice junto, huebuehue

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

Muito provável que vá o Bruno Covid e o Márcio França para o segundo turno. As pesquisas em SP se mostraram muito divergentes da realidade nas últimas eleições.
 

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.205
Reações
23.986
Pontos
803
Sou candidato em São Paulo e é evidente que tenho o carinho de Bolsonaro, diz Russomanno


O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) afirmou à Folha nesta segunda-feira (14) que está livre para ser candidato à Prefeitura de São Paulo após uma tentativa de composição com o PSDB não vingar.

"Vou oficializar minha candidatura na convenção, na quarta (16). Tenho um grande recall de outras eleições", afirma o pré-candidato.
Russomanno, que é apresentador de TV e atua na área de defesa do consumidor, largou como favorito nas eleições de 2012 e de 2016, mas acabou em terceiro lugar.

Nesta eleição, o deputado conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ter um resultado diferente e chegar ao segundo turno. Segundo Russomanno, o presidente tem simpatia pela sua candidatura.

Russomanno esteve com Bolsonaro em três ocasiões ao longo dos últimos dias. Questionado pela Folha sobre algum acerto com o presidente a respeito da eleição em São Paulo, o pré-candidato afirmou que "está claro que ele vai me apoiar".

Segundo Russomanno, ainda estão pendentes detalhes sobre como se dará a participação de Bolsonaro em sua campanha, ou seja, se haverá um aceno explícito.

"Eu estou direto com ele porque sou vice-líder do governo no Congresso. Ele é meu amigo. Só pela amizade é evidente que tenho carinho dele. Essa amizade vai fazer com que ele esteja comigo na campanha", disse Russomanno.

O Republicanos é base do governo Bolsonaro no Congresso e é o partido que abriga dois de seus filhos, Carlos e Flávio, no Rio de Janeiro.
O partido nasceu em 2005 ligado à Igreja Universal. O apoio entre os evangélicos também é um ponto de aproximação entre Russomanno e Bolsonaro.

Ainda de acordo com Russomanno, as conversas com o PSDB se encerraram. Os tucanos vinham tentando atrair o deputado para a campanha do prefeito Bruno Covas (PSDB) à reeleição.

Um acordo para que Russomanno e Covas fizessem parte da mesma chapa, firmado ainda no ano passado, porém, foi desfeito. "Estou liberado para ser candidato", disse Russomanno.

Os tucanos também dão as tratativas por encerradas e já veem Russomanno como um candidato próprio em São Paulo. Com isso, cargos do Republicanos na gestão de Covas devem ser desocupados.

Em agosto, quando Russomanno confirmou sua pré-candidatura, mas ainda tentava acertos com outros partidos, o secretário de Habitação da gestão Covas, João Farias, indicado do Republicanos, deixou o cargo e puxou a fila de saídas voluntárias e exonerações.

Segundo a Folha apurou, porém, os cargos do Republicanos no governo de João Doria (PSDB) devem ser mantidos. Russomanno esteve com o governador paulista na semana passada, mas não houve acertto sobre a união com Covas.

Russomanno lançou a pré-candidatura em 7 de agosto após ser pressionado pelo partido. Na época, o deputado ainda resistia à ideia de ser candidato e abriu conversas com os tucanos e com outros partidos. Sua candidatura era vista com ceticismo entre adversários.

Agora, o partido trata sua candidatura como certa. “Nossa campanha é forte, sólida. Não tem volta", diz Marcos Alcântara, presidente municipal do Republicanos.

Segundo Alcântara, o partido está preparado para uma campanha de chapa pura, com um vice também do Republicanos. Russomanno, porém, ainda conversa com outras siglas sobre sua indicação de vice.
 
Topo Fundo