O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Precisamos falar da Rockstar e sua jogabilidade em seus jogos.

Luke 64

Ser evoluído
Mensagens
187
Reações
134
Pontos
43
Tenho a impressão que eles perdem muito tempo com o supérfluo e ignoram o essencial. Deve ter mais gente cuidando da física dos testículos do cavalo do que em deixar a jogabilidade agradável.

Progressão também é tosca, muito story driven para jogos de mundo aberto.
Basicamente isso, 2/3 dos anos de desenvolvimento é só para colocar detalhes sutis no jogo que só vão ser visto em um video de analise da DF, o gameplay fica completamente em segundo plano
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Esse é o tipo de argumento mais tosco que existe, é basicamente um f**a-se que tem vários problemas, se quer um mundo aberto de verdade vai jogar outra coisa, a gente já está jogando coisas melhores e ainda podemos criticar a Rockstar mesmo assim, falar pra gente jogar outras coisas não vai resolver os problemas nos jogos dessa empresa e de nenhuma outra.
Não é, porque o OP não gosta de características dos jogos da empresa, apesar de chamar de defeito, já que jogos diferentes da empresa tem esses pontos em comum. Se algo é de jeito X e você não gosta, escolha outra opção. É simples...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Suas críticas estão mais relacionadas a versão consoles basicamente.
-Delay/inputlag
-Mira automática
-Mapeamento de botão X

Pelo menos no PC não tem o delay, da pra jogar mirando no mouse sem mira automática e mapeamento de tecla é algo pessoal e alterável.


Não acho válido questionar esses pontos como "jogabilidade", estão mais problemas relacionados a input

Porque a física/movimentação da engine RAGE deles é uma delícia. Tanto para dirigir, correr, sofrer contato/entrar em cover.
Desde o GTA IV que o foco deles em física é algo louvável e isso se reflete em gameplay.
 

Alter Shot X

Veterano
Mensagens
153
Reações
162
Pontos
128
Rockstar parou nos anos 2000, o pessoal endeusa ela falando que ninguém faz open world como ela, ainda bem que não faz pois ninguém merece mais open world linear, até os jogos da Naughty dog te dão mais liberdade.

Na era PS2 fazia questão de zerar todos os games da Rockstar. Hoje em dia perdi completamente o interesse, provavelmente é devido a esse seu apontamento.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.402
Reações
91.670
Pontos
1.353
pra mim os jogos se salvam apenas e unicamente pela ambientação, que sempre tiveram um esmero impar, acho a jogabilidade bem ruim.
mas não joguei Red Dead 2, tenho interesse mas é caro pra c***lho e aquele Rockstar launcher la pra PC é um cu imundo e fétido de um gordão seboso.
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.604
Pontos
1.839
Eu achava que eles vinham evoluindo jogo a jogo nesse quesito. Mas aí vem Red Dead Redempytion 2...e caga tudo.

Mas realmente eu concordo com o relator sobre Max Payne 3. Esse jogo é bem redondinho.
 

Luke 64

Ser evoluído
Mensagens
187
Reações
134
Pontos
43
Não é, porque o OP não gosta de características dos jogos da empresa, apesar de chamar de defeito, já que jogos diferentes da empresa tem esses pontos em comum. Se algo é de jeito X e você não gosta, escolha outra opção. É simples...
Mas se a gente for seguir essa logica simplesmente não vamos poder criticar mais nada, o amigo errou vamos trocar ele por outra pessoa melhor e problema resolvido, nossa que tosco isso.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.076
Reações
32.266
Pontos
1.629
A jogabilidade de RDR2 é excepcional, bastante cadenciada e realista apesar dos controles um pouco truncados, contudo o que brilha mesmo é a AI, com grandes interações por todo o mapa, sendo que cada viagem mais longa certamente oferecerá alguma surpresa relevante.

Último GTA que experimentei foi o Vice City. Maior problema dele é que não acelerava no X, espero que tenham corrigido nos seguintes.
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
5.150
Pontos
1.064
A proposta do RDR é ser o mais 'simulador' possível, por isso a jogabilidade "pesada" casa perfeitamente e é muito bem integrada com a física, simulando o peso do personagem, dos objetos e, consequentemente, das ações.

Eu gosto bastante. É meio que a marca registrada deles e não acho que devam mudar.

Tentei jogar Hitman esses tempos e é simplesmente ridículo, é como se o cara flutuasse pelo cenário, sensação zero de peso, é muito estranho. Não gosto disso.
 
D

Deleted member 219486

GTA nunca me atraiu, não sei porque vende tanto. RDR comprei o 1 e o 2, joguei acho que 2 horas do 2, não me não senti a menor vontade de continuar.

Mas vende, pelo visto o meu gosto é bem diferente da maioria.

Rockstar é body harvest, o resto é porcaria.

Vende tanto porque o público se renova, gamers das antigas vai perdendo a paciência de modo geral e mesmo entre esses em alguns tópicos tem gente dizendo que comprou GTA V duas ou três vezes.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.933
Reações
41.268
Pontos
1.003
Shooter em console acho bem ruim no geral seja em primeira ou terceira pessoa, acho que a exceção é TLoU, controle simplesmente não foi feito para servir como input de mira.
Dead Space
Resident Evil 5
Gears of War
Star Wars Battlefront

São jogos que em si são melhores no controle do que no mouse em si, a combinação dos 2 analógicos flui mais que o mouse e o teclado.

Agora FPS em si é compricado no controle.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.230
Reações
2.593
Pontos
703
A jogabilidade e ruim, março gameplay é maravilhoso, principalmente do RDR 2. Tlou 2 tá aí pra provar que animação bem feita não necessariamente faz a jogabilidade ruim

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.312
Reações
1.809
Pontos
253
O forte dos jogos da Rockstar sempre foram a construção de mundo e suas narrativas. Os dois jogos que você citou não tem a melhor jogabilidade do mundo, mas nem de longe são ruins.

O que eu acho mais problemático que a jogabilidade em si, é falta de liberdade nas missões. Ao mesmo tempo que você pode ir e vir nos mapas, explorando e saboreando o mundo aberto finamente desenhado, você é travado pela história da missão e deve cumprir ela exatamente como o livro manda.

Mas de verdade, quase todos os jogos de mundo aberto são assim. The Witcher III mesmo é um jogo que os elos fracos são justamente as mecânicas de jogo.

Inclusive o maior motivo para Breath of the Wild ser o que é, um jogo de mundo aberto com liberdade e criatividade que nenhum jogo do gênero chegou perto de ser.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.530
Reações
12.979
Pontos
1.189
A proposta do RDR é ser o mais 'simulador' possível, por isso a jogabilidade "pesada" casa perfeitamente e é muito bem integrada com a física, simulando o peso do personagem, dos objetos e, consequentemente, das ações.

Eu gosto bastante. É meio que a marca registrada deles e não acho que devam mudar.

Tentei jogar Hitman esses tempos e é simplesmente ridículo, é como se o cara flutuasse pelo cenário, sensação zero de peso, é muito estranho. Não gosto disso.

Exatamente. Acho que podem evoluir o layout das ações, mas não atrapalha como está. E basta jogar o RDR1 para ter essa sensação de falta de "peso" do personagem. O controle do cavalo, então, beira o ridículo em RDR após jogar RDR2.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Não é, porque o OP não gosta de características dos jogos da empresa, apesar de chamar de defeito, já que jogos diferentes da empresa tem esses pontos em comum. Se algo é de jeito X e você não gosta, escolha outra opção. É simples...

Errado.
Sempre gostei de GTA até o 4.
Sempre gostei dos jogos da Rockstar.
Aliás, zerei GTA V, zerei RDR2 e ainda fiz todas as Side quests, então acredito que tenho competência em falar dos problemas graves do jogo.

Se algo é de um jeito X com sérios problemas , é necessário ter o feedback do consumidor para que aquela empresa melhore o jogo. Se não, não existiriam alfas e Betas...

Se é lançado um jogo bugado eu como jogador vou simplesmente ficar calado e mudar de jogo ou comunicar a empresa para que corrijam tal problema?!

Muita gente acha que para ser realista precisa ter um personagem saco de batatas. RDR2 não simula o peso real de alguém empunhando uma arma e nem mesmo próximo a isso.

Vejo aqui mais um doutrinado pelo Rockstar.
 
Ultima Edição:

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.602
Reações
9.917
Pontos
1.029
Depois do Cyberlixo, passei a valorizar mais os jogos da R*, apesar de não serem perfeitos como alguns falam.

O RDR2 coroou minha paciência com uma excelente experiência com o jogo depois de um início bem parado.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Acho RDR2 um jogo maravilhoso, porém a jogabilidade, principalmente no que importa (os tiroteios), é ruim demais.

No console, pelo menos, ou você tem a mira livre ou automática, esta que é ruim porque basicamente tira toda a graça de jogar, você pressiona um botão e o personagem mira sozinho só restando apertar o botão de tiro pra confirmar. Todo aquele esmero gráfico, física, armas, pro tiroteio se resumir a ficar buscando inimigos com auto-aim pra matá-los.

Sendo bem sincero, isso foi tão broxante que em alguns pontos eu sequer via a localização dos inimigos, apenas ficava repetidas vezes pressionando o botão de mirar e o personagem "encontrava os meliantes sozinho".


Tentando consertar a experiência, setei a mira como "livre" e, para meu espanto, é ainda pior jogar assim, por motivo de aceleração descontrolada ou lenta demais, fiquei pelejando por horas tentando encontrar o nível de aceleração correta, mas nenhuma configuração ajudou.

Dentre as duas modalidades eu fiquei com a mira livre, porém eu fui um péssimo pistoleiro, errava cada tiro que dava vergonha, muitas sessões do jogo passei arrastado e senti muita raiva de algo tão essencial ter sido ignorado dessa forma.


Podiam pelo menos deixar plugar um teclado e mouse pra jogar esse jogo, mas isso não é possível no PS4, vai entender.

O online é mais ridículo ainda, quem aperta o botão de mirar primeiro vence os combates.
Abandonei rapidinho.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
RDR2, ao contrário do que muitos falam, é excelente, uma verdadeira obra prima.

Como praticamente não jogo nada online, acho a jogabilidade dos jogos da Rockstar bastante aceitável, embora a mira automática seja algo meio tosco mesmo.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Depois do Cyberlixo, passei a valorizar mais os jogos da R*, apesar de não serem perfeitos como alguns falam.

O RDR2 coroou minha paciência com uma excelente experiência com o jogo depois de um início bem parado.

Me diverti mais com Cyberpunk bugadasso na última, do que com RDR.

Se me perguntar qual jogo é melhor, vou te responder RDR, mas mais divertido é o Cyberpunk, mesmo.

Pior que ainda pedi reembolso, depois de jogar umas 80 horas de Cyberpunk.

win-win-win
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.602
Reações
9.917
Pontos
1.029
Me diverti mais com Cyberpunk bugadasso na última, do que com RDR.

Se me perguntar qual jogo é melhor, vou te responder RDR, mas mais divertido é o Cyberpunk, mesmo.

Pior que ainda pedi reembolso, depois de jogar umas 80 horas de Cyberpunk.

win-win-win
É véi, se divertir com os bugs daquele jogo.. Bom, cada um, cada um.

Rockstar estupra aquela CPR em qualidade.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
É véi, se divertir com os bugs daquele jogo.. Bom, cada um, cada um.

Rockstar estupra aquela CPR em qualidade.

Eu concordo, em nível de qualidade acho que a Rockstar é imbatível.
Eu joguei no PS4-PRO o CyberPunk, tive muito bug, a maioria de continuidade (dos que precisa recarregar o save), mas o gunplay e personalização do combate, eu achei bastante gostoso de jogar, é esquisito, porque se as pessoas vissem eu jogando, provavelmente deduziriam que eu estava odiando, eu reclamei o tempo todo, mas sempre voltava pra fazer mais uma missão paralela ou limpar um hideout de bandidos.

O RDR eu fechei e nunca mais liguei.

Se RDR tivesse uma jogabilidade boa, eu provavelmente iria rejogá-lo a exaustão, mas infelizmente não foi o caso.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.602
Reações
9.917
Pontos
1.029
Eu concordo, em nível de qualidade acho que a Rockstar é imbatível.
Eu joguei no PS4-PRO o CyberPunk, tive muito bug, a maioria de continuidade (dos que precisa recarregar o save), mas o gunplay e personalização do combate, eu achei bastante gostoso de jogar, é esquisito, porque se as pessoas vissem eu jogando, provavelmente deduziriam que eu estava odiando, eu reclamei o tempo todo, mas sempre voltava pra fazer mais uma missão paralela ou limpar um hideout de bandidos.

O RDR eu fechei e nunca mais liguei.

Se RDR tivesse uma jogabilidade boa, eu provavelmente iria rejogá-lo a exaustão, mas infelizmente não foi o caso.
Eu estou esperando as correções de bugs e lançamento da atualização para PS5 (mídia física tá lacrada aqui), mas alguns bugs medonhos (tipo policiais aparecendo do nada) me fizeram esfriar com o jogo. Quem sabe eu me surpreenda.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.198
Reações
15.759
Pontos
1.439
acho q pelo q os jogos são não teria como tirar a mira automatica nos consoles. pois no controle é muito ruim.

pra tirar a mira automatica por padrão teria q mudar a jogabilidade pra algo tipo resident evil 2 remake. aí sim vc consegue mirar direito no controle sem precisar "estudar" o jogo como um instrumento musical
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
A Rockstar está muito atrás em relação a outras desenvolvedoras no quesito jogabilidade e level design, simplesmente pararam no tempo.

Não adianta nada entregarem um open world com uma ambientação incrível e uma narrativa ímpar se as formas do jogador interagir com tudo isso é uma m****.

Meu sonho era o Red Dead Redemption 2 ter uma jogabilidade e level design similares ao Metal Gear Solid V.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.984
Reações
14.289
Pontos
503
Adoro os jogos da Rockstar, RDR2 foi um dos meus favoritos da geração, mas concordo que tem pontos da jogabilidade que deveriam mudar ou melhorar, tipo a mira automática e precisar ficar esmagando um botão pra um comando básico. O level design também poderia evoluir em alguns pontos.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.827
Pontos
2.529
Não é boa, mas também não é ruim. A magia dos jogos da rockstar não está no hameplay


Apesar que o GTA v eu achei a jogabilidade muito gostosa na época, era uma delícia dirigir.


Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Luke 64

Ser evoluído
Mensagens
187
Reações
134
Pontos
43
Em relação a jogos de mundo aberto eu acho que atualmente só a Ubisoft que é mais ultrapassada que a Rockstar, podem reparar que todo mundo aberto deles é uma imensa caixa de área com vários objetivos aleatórios, o mapa em si não faz diferença e você poderia trocar por qualquer outra coisa que não vai interferir no gameplay, pra mim o principal parâmetro pra avaliar a qualidade de um mundo aberto é a necessidade de um mini mapa ou outro tipo de direcionamento, quando o mundo aberto funciona de verdade você nunca vai precisar de um direcionamento explicito.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.463
Reações
16.673
Pontos
1.089
Vamos... Ele é velho

Roll credits

Mas sério, tem muito o que corrigir. O boneco se mexe esquisito, parecendo um robô. Correr apertando um botão deveria ser crime pras desenvolvedoras. Haver um mapa monstruoso e dois cantos relevantes não é mais opção. O cara só ter uma ou duas formas de chegada na missão é ridículo. Dá pra dividir melhor a parte cinemática e o gameplay
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Em relação a jogos de mundo aberto eu acho que atualmente só a Ubisoft que é mais ultrapassada que a Rockstar, podem reparar que todo mundo aberto deles é uma imensa caixa de área com vários objetivos aleatórios, o mapa em si não faz diferença e você poderia trocar por qualquer outra coisa que não vai interferir no gameplay, pra mim o principal parâmetro pra avaliar a qualidade de um mundo aberto é a necessidade de um mini mapa ou outro tipo de direcionamento, quando o mundo aberto funciona de verdade você nunca vai precisar de um direcionamento explicito.

O grande problema dos jogos de mundo aberto é que a grande maioria dos desenvolvedores só exploram a ambientação que proporcionam.

Poucos realmente tentam criar um level design para tirar vantagem dos ambientes que criaram, então no final a campanha tem o level design muito similar a de um jogo linear por se resumir em seguir marcações no mapa para realizar os objetivos.

O maior exemplo disso são as missões do Red Dead Redemption 2 que são extremamente lineares e praticamente não fazem uso do enorme mundo que criaram.

E as missões secundárias que ousam explorar um pouquinho aquele mundo são ruins por se resumirem em coletáveis ou matar um punhado de inimigos marcados no mapa sem qualquer tipo de recompensa real ao jogador, já que é muito mais fácil ganhar dinheiro nas missões principais.

Bons jogos de mundo aberto são aqueles que tem o foco na exploração sem segurar na mão do jogador, atiçam a sua curiosidade a todo momento e o recompensam por isso.

Se for para ter um level design similar ao de um jogo linear, então que façam um jogo linear, assim não precisam gastar recursos para criar um mundo aberto enorme que só 20% dele é realmente utilizado.

Um jogo que não tem vergonha de fazer isso é o Nioh, no world map o jogador escolhe a área para fazer a missão e pronto, bem melhor que ficar seguindo marcadores num mapa vazio pra ir do ponto A ao B.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
834
Reações
1.526
Pontos
574
Se vc jogar RDR2 em primeira pessoa o jogo passa a ficar bem mais rápido e fluido. Só consigo jogar nessa visão. De fato a lentidão da visão em terceira pessoa é bizarra
 
Topo Fundo