O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Preciso da ajuda de vocês [+Iniciação Científica][+Farmacognosia e Bromatologia]

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Fala, galera.

É o seguinte: estou cursando o quinto ano (mais especificamente o nono semestre) de Farmácia e Bioquímica na UNIP, campus Araçatuba - SP. Recentemente tive a idéia de fazer uma iniciação científica em cima de uma bebida já considerada que folclórica, tanto no Brasil como em países como Paraguai e Peru: o tererê ou, tereré.

Existem muitos estudos e muita bibliografia sobre a Ilex paraguariensis, que é a conhecida erva-mate. Existem estudos arcaicos, como a simples verificação macro e microscópica da erva, até os mais elaborados, como verificações no DNA da mesma.

O ponto é que, pela minha pesquisa até agora, não existe NENHUM estudo científico feito em cima da bebida comprovando possíveis benefícios ou malefícios. A bebida, diferente do consumo em forma de chá ou chimarrão, é consumida em grande quantidade. Além disso, a quantidade de substâncias encontradas em uma extração por infusão (usando água quente sobre a erva ou planta) pode diferir muito de extrações in natura ou à frio (onde a temperatura da água é ambiente ou abaixo desta).

Tendo isso em base, eis os principais objetivos da minha iniciação:
  • Composição de uma referência bibliográfica de base sobre a bebida tereré, ou tererê;