O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Preciso da ajuda de vocês [+Iniciação Científica][+Farmacognosia e Bromatologia]

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Fala, galera.

É o seguinte: estou cursando o quinto ano (mais especificamente o nono semestre) de Farmácia e Bioquímica na UNIP, campus Araçatuba - SP. Recentemente tive a idéia de fazer uma iniciação científica em cima de uma bebida já considerada que folclórica, tanto no Brasil como em países como Paraguai e Peru: o tererê ou, tereré.

Existem muitos estudos e muita bibliografia sobre a Ilex paraguariensis, que é a conhecida erva-mate. Existem estudos arcaicos, como a simples verificação macro e microscópica da erva, até os mais elaborados, como verificações no DNA da mesma.

O ponto é que, pela minha pesquisa até agora, não existe NENHUM estudo científico feito em cima da bebida comprovando possíveis benefícios ou malefícios. A bebida, diferente do consumo em forma de chá ou chimarrão, é consumida em grande quantidade. Além disso, a quantidade de substâncias encontradas em uma extração por infusão (usando água quente sobre a erva ou planta) pode diferir muito de extrações in natura ou à frio (onde a temperatura da água é ambiente ou abaixo desta).

Tendo isso em base, eis os principais objetivos da minha iniciação:
  • Composição de uma referência bibliográfica de base sobre a bebida tereré, ou tererê;
  • Fazer uma análise comparativa qualitativa e quantitativa das substâncias encontradas em bebidas preparadas por infusão e por extração in natura ou à frio, neste último caso, enquadrando o tereré/tererê;
  • Promover a discussão sobre possíveis malefícios e/ou benefícios da bebida em comparação com outras conhecidas, tendo em base os níveis tóxicos das substâncias (xantinas, taninos e cafeína) quantificadas na análise e comparando-as com dados obtidos em literatura de referência;
Para me ajudar, gostaria que vocês colaborassem respondendo um breve questionário. Preciso de um número considerável de respostas para enriquecer minha estatística dentro do trabalho. Agradeço desde já a colaboração de vocês. Estou elaborando o "quiz" para vocês responderem e assim que estiver pronto, posto o link, ok?

Assim que todo as estatísticas forem feitas, posto o resultado aqui. Depois, também, quando terminar tudo, posto os resultados do trabalho para vocês, caso seja de interesse.

;D
 

Strikerzin

Bam-bam-bam
Mensagens
8.260
Reações
20
Pontos
262
[COLOR="Black"]QUalquer pessoa pode repsonder? ..

Ou apenas quem toma a bebida ?

Já tomei bastante, e até tenho erva mate em casa. Mas no momento não tneho tomado.[/COLOR]
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Strikerzin;2837916 disse:
QUalquer pessoa pode repsonder? ..

Ou apenas quem toma a bebida ?

Já tomei bastante, e até tenho erva mate em casa. Mas no momento não tneho tomado.

Qualquer pessoa.

Ainda estou elaborando o questionário e quero que ele passe previamente pela aprovação dos dois orientadores que estão envolvidos. Assim que isso acontecer, posto aqui.
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Povo, também gostaria de idéias sobre a pesquisa. Quanto mais base tiver, melhor. Acredito que muita gente aqui é consumidor dela.
 


Topo Fundo