O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Preocupado.... Nintendo vs Cloud Gaming! O que esperar para os próximos anos?

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
107091


Jogar via Streaming não é algo novo, a Sony já oferece isso desde o PS3, já tivemos a OnLive, Gaikai (ambas compradas pela Sony), posteriormente o PS4 tornou isso default e lançou a PSNow. A questão é q as conexões sempre foram fatores limitadores para a expansão dessa tecnologia, no entanto as coisas estão ficando mais viáveis agora. As redes 4.5 e 5G devem começar a se proliferar, e hoje já é comum nego ter 35 ou até 100MBps de conexão em casa e até redes de fibra ótica, a Geforce Now acabou de estrear e já bateu 1 Milhão de inscritos.


02JLlOcSRBL3ozcXXWgxhsT-2.fit_scale.size_1028x578.v1569488122.jpg


Se por um lado a tecnologia está chegando no breakpoint para tornar Cloud Gaming viável, as maiores empresas do mercado também estão vindo a todo vapor nessa direção, Nvidia, Sony, Microsoft, Google etc... todas estão vindo com propostas de plataformas de Cloud Gaming. Então o apelo para se ter um portátil dedicado a jogos (já minado pelos celulares), será minado novamente com a possibilidade de jogar o mesmo game anywhere com a mesma fidelidade gráfica de um console convencional nos celulares que estão nos bolsos de boa parte da população mundial, basicamente só falta o serviço chegar até as pessoas.

A favor dos Portáteis ou sistema híbridos podemos dizer:

  • Menos latência
  • Dispensa conexão

A Favor do Streaming

  • Mesmos jogos disponíveis nos consoles, sem perdas gráficas, mesmo save e etc...
  • Barato (Serviços entre FREE e 9,99)
  • 75% do planeta teoricamente já tem um celular no bolso capaz de rodar streaming (só falta o serviço chegar lá).

O Switch continua vendendo muito bem, sem sinais de enfraquecimento, mas o cenário que se desenha logo a frente (2 ou 3 anos) não parece ser muito favorável. Claro que a própria Nintendo pode entrar nessa tb, só não parece dar sinais de que esteja se preparando para essa mudança aparente de cenário.

---

O que vc acha que vai rolar nos próximos anos? Nintendo vai lançar um serviço de streaming, vai continuar com um nicho cada vez mais reduzido de sistemas portáteis dedicados?
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Nintendo sequer é capaz de fazer uma rede online moderna para os sistemas e jogos dela. Streaming (global) é fora de cogitação por muitos anos.

E o mesmo pode ser dito para a Sony e Microsoft. Ambas colocam o dedo na água só para não ficarem desprevenidas como aconteceu com controles de movimento com o Wii, mas longe de ser o foco streaming como principal meio de jogar.

É o tipo de coisa que ainda vai precisar evoluir bastante para que se consolide.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Se continuar existindo limite de dados vai ser irrelevante pra portáteis. Quero ver isso funcionar bem quando eu tiver no avião, na roça, na estrada, etc. Streaming é uma ameaça muito maior para PC e console do que pra portátil, por conta disso.

O Geforce Now me mostrou que a tecnologia funciona se tiver um bom modelo de negocio, mas as publishers já começaram a boicotar o serviço visando abusar dos seus clientes e o futuro não parece tão promissor. Acho completamente descabido as publisher terem o poder de tirar um jogo do GeforceNow(mas vi que tem trouxas que defendem este absurdo).

A Nvidia foi a unica das grande que entendeu que o streaming concorre com o que temos de hardware e não é necessariamente um modelo de negocio novo do ponto de vista de software/venda de jogos. Streaming não precisa seguir modelo do netflix essa é uma visão míope que provavelmente vai resultar ou resultaria num crash das desenvolvedoras.

Sobre a Nintendo em si, a estratégia dela de hardware hibrido/fraco já deu certo e vai funcionar cada vez melhor de agora pra frente. A chance do sucessor do Switch receber ports de PS5/SeX que rodam bem e bonitos é muito grande pois esses novos consoles possivelmente vão focar em coisas idiotas como 4K nativo e a Nintendo não precisa de forma alguma entrar nessa onda(1080p no máximo mesmo e f**a-se). Dessa forma a Nintendo continua sozinha no mercado de portáteis dedicados, economiza no custo de desenvolvimento dos jogos, mantem jogos com um tamanho menor e passa a oferecer também os jogos multi.

A Sony é que precisa urgentemente de aparecer com alguma solução funcional para o mercado de portáteis pois já esta passando vergonha no Japão a muito tempo. É o tipo de coisa que pode virar uma bola de neve com o passar do tempo, perdendo muito suporte das devs japonesas. Minha solução seria um portátil que rodaria os jogos de PS4 nativamente com a opção no futuro de jogar jogos de PS5 por streaming. Mesmo que não fosse um sucesso de vendas como o Switch iria manter a Sony nesse mercado.
 
Ultima Edição:

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.586
Reações
9.967
Pontos
503
Não espero nada, só foi "começar a ser normal" igual as concorrentes com o Switch e ainda sim é mt atrasada
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.555
Reações
64.103
Pontos
1.494
Com o limite de dados?
Vejo hoje essa possibilidade praticamente inexistente, teria que mudar muita coisa e mexer no bolso de muitas empresas.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
Quando testei o Geforce Now, ficou claro pra mim que se a tecnologia de internet móvel chegar num ponto onde vc consiga uma boa velocidade com latência baixa e sem os limites ridículos de dados, aí vai ficar complicado demais pra um produto como o Switch.

A questão é quando/se chegaremos lá.

Agora, acredito que muitos que usam o Switch hoje (como portátil) já não jogam na rua. Ou seja, o cara geralmente joga em diferentes cômodos da casa ou joga na casa de outras pessoas, com acesso ao wi-fi e internet de alta velocidade.

Então eu acho que daqui a 10 anos poderemos estar vendo um outro cenário para portáteis dedicados. Algum impacto vai ter.

Aliás, já disse que o streaming, pra mim, chegará num ponto onde os próprios consoles e o PC perderão espaço, então não sei se é um problema só pra Nintendo não. Talvez seja até menos pra ela (em comparação) pois tem esse lance de precisar esperar a evolução das redes móveis (enquanto que o cara que vai jogar em casa no console vai ter uma internet cabeada).

Anyway, se for necessário, a Nintendo fará o mesmo que a SONY: assinará um contrato com a Microsoft (ou quem tiver a melhor tech e infra para streaming nesse futuro) e terá seu próprio serviço. Ou lançará os seus jogos no serviço de outra empresa (como a própria MS), sei lá.

O fato é que, falando do ponto de vista de tecnologia, a Nintendo não tem que se preocupar com isso. Ela não precisa criar nada.
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.379
Reações
34.087
Pontos
1.053
Nintendo ainda vive na idade da pedra em relação a serviços básicos o que dirá então sobre cloud gaming.

Pra mim ela vai ficar insistindo em serviços mequetrefes até rolar um "WiiU Parte 2" para só então tentar mudar alguma coisa pro bem ou pro mal.

É bom lembrar que pro Switch nascer ela precisou abdicar dos consoles de mesa.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.589
Reações
10.940
Pontos
753
Isso eh preocupação para a Nintendo em 2030, quando todas as empresas já estiverem na segunda geração de cloud gaming e aí a Nintendo vai pensar em entrar.

Até lá veremos um mercado muito diferente de hj, que ainda acho que teremos as marcas PlayStation e Xbox dominando a parte de streaming e tendo o Stadia da Google em quarto lugar e em terceiro o serviço da amazon.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.022
Pontos
453
quem deveria se preocupar são as empresas. o consumidor estará bem servido pela concorrência.

E povo fala muito de rede móvel mas se esquece de redes wifi que já estão em todo lugar.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
quem deveria se preocupar são as empresas. o consumidor estará bem servido pela concorrência.

E povo fala muito de rede móvel mas se esquece de redes wifi que já estão em todo lugar.
É mais difícil funcionar bem por wifi do que por 5G, a maioria das redes Wifi que eu vejo por ai são piores que o meu 4G. Streaming mais do que qualquer coisa precisa de estabilidade, wifi é dor de cabeça garantida. Uma das primeiras recomendações que você vê nesses serviços de streaming é conectar direto por cabo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
É mais difícil funcionar bem por wifi do que por 5G, a maioria das redes Wifi que eu vejo por ai são piores que o meu 4G. Streaming mais do que qualquer coisa precisa de estabilidade, wifi é dor de cabeça garantida. Uma das primeiras recomendações que você vê nesses serviços de streaming é conectar direto por cabo.
Ao menos aqui em casa a melhor conexão que tenho é do Galaxy pela Wifi. Nem o PC, nem o PS4 chegam perto da conexão do celular, impressionante.

Inclusive destrói o Iphone Hehe.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.095
Reações
8.022
Pontos
453
É mais difícil funcionar bem por wifi do que por 5G, a maioria das redes Wifi que eu vejo por ai são piores que o meu 4G. Streaming mais do que qualquer coisa precisa de estabilidade, wifi é dor de cabeça garantida. Uma das primeiras recomendações que você vê nesses serviços de streaming é conectar direto por cabo.
Depende da rede. Se tiver mil negos no youtube não vai prestar mesmo. geralmente se for Wifi de 5GHZ vai de boa.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Nintendo sequer é capaz de fazer uma rede online moderna para os sistemas e jogos dela. Streaming (global) é fora de cogitação por muitos anos.

E o mesmo pode ser dito para a Sony e Microsoft. Ambas colocam o dedo na água só para não ficarem desprevenidas como aconteceu com controles de movimento com o Wii, mas longe de ser o foco streaming como principal meio de jogar.

É o tipo de coisa que ainda vai precisar evoluir bastante para que se consolide.

Você vai me desculpar, mas jogar no PS Now é praticamente perfeito. Estou usando um controle de 360 e por enquanto consegui fazer tudo que precisei no Horizon Zero Dawn.

Óbvio que para o Brasil ainda tem um pouco de chão para ficar utilizável, mas fora funciona muito bem. E isso que eu tenho o plano de internet mais simples disponível, nem fibra é.

Para mim no momento faz muito mais sentido um serviço desses do que comprar um console.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Você vai me desculpar, mas jogar no PS Now é praticamente perfeito. Estou usando um controle de 360 e por enquanto consegui fazer tudo que precisei no Horizon Zero Dawn.

Óbvio que para o Brasil ainda tem um pouco de chão para ficar utilizável, mas fora funciona muito bem. E isso que eu tenho o plano de internet mais simples disponível, nem fibra é.

Para mim no momento faz muito mais sentido um serviço desses do que comprar um console.
Em que país vc mora? Us?
 
Ultima Edição:

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
Você vai me desculpar, mas jogar no PS Now é praticamente perfeito. Estou usando um controle de 360 e por enquanto consegui fazer tudo que precisei no Horizon Zero Dawn.

Óbvio que para o Brasil ainda tem um pouco de chão para ficar utilizável, mas fora funciona muito bem. E isso que eu tenho o plano de internet mais simples disponível, nem fibra é.

Para mim no momento faz muito mais sentido um serviço desses do que comprar um console.
Para o Brasil e uma PORRADA de outros países no mundo. Você querer generalizar SUA experiência é a coisa mais “???” possível. Nem em países como os EUA Internet parruda é unanimidade. O que tem de região por aí com Internet ruim ou pessoas nada dispostas a pagarem por uma não tá escrito. Sua comparação é a mesma coisa de uma pessoa na época do lançamento do PS4 PRO ou antes querendo dizer que 4k já é uma realidade só porque ela cagava dinheiro pra bancar o console e uma TV com a resolução.

Enquanto não existir infraestrutura pra comportar boa parte da base de consumidores de console, streaming é uma coisa que engatinha funcionando bem pra ti ou não.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.661
Reações
5.937
Pontos
704
Latência\Velocidade da internet\Pacote de Dados....RIP STADIA e os outros que seguirão nesse mercado...Daqui uns belos 10~15 anos talvez vingue.
 

Atari

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.377
Reações
5.175
Pontos
1.209
Não estarei nesse mundo de Deus quando isso for uma preocupação.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.393
Reações
79.935
Pontos
2.059
O mais engraçado é o título "preocupado" sendo que todo mundo sabe a preferência de empresa do criador do tópico.

Mas isso aí já se tornou um meme, é uma marca registrada dele. Não é pra se levar a sério não muito rsrs

Não estarei nesse mundo de Deus quando isso for uma preocupação.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Poxa, bacana ver um gamer de 75 anos entre nós.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.665
Reações
8.879
Pontos
1.209
Acredito que os jogos por cloudgameing do Switch, os papos dela com a MS e a propia Nvidia podem fazer cloud Gaming no Switcho e / ou succesor. Acredito que a MS e a mais bem colocada de todas , seguida bem de perto pela google e a Amazon. La bem atras deles a Sony.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Em que país vc mora? Us?

Alemanha.

Para o Brasil e uma PORRADA de outros países no mundo. Você querer generalizar SUA experiência é a coisa mais “???” possível. Nem em países como os EUA Internet parruda é unanimidade. O que tem de região por aí com Internet ruim ou pessoas nada dispostas a pagarem por uma não tá escrito. Sua comparação é a mesma coisa de uma pessoa na época do lançamento do PS4 PRO ou antes querendo dizer que 4k já é uma realidade só porque ela cagava dinheiro pra bancar o console e uma TV com a resolução.

Enquanto não existir infraestrutura pra comportar boa parte da base de consumidores de console, streaming é uma coisa que engatinha funcionando bem pra ti ou não.

A conexão mínima que recomendam é 5mb. Se é suficiente ou não eu não consigo dizer, o meu plano está acima disso.

É óbvio que infraestrutura de rede precisa progredir, em regiões muito afastadas/isoladas um serviço realmente bom não é unanimidade nem para países mais desenvolvidos. E de qualquer forma você precisa de um datacenter local por causa da latência.

O que não muda é que o serviço existe e é bom. Eu estou conectado pelo wi-fi, com tecnologia DSL, um prédio relativamente velho e consigo jogar muito bem.

Mas é longe de ser perfeito. Jogos disponíveis por tempo limitado é ridículo, além dos buracos no catálogo.

Latência\Velocidade da internet\Pacote de Dados....RIP STADIA e os outros que seguirão nesse mercado...Daqui uns belos 10~15 anos talvez vingue.

Consumo de dados é algo que preocupa. Não tenho ideia do PS Now, mas no Geforce Now ele diz que vão aproximadamente 10gb de dados por hora de jogo.
 
Ultima Edição:

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.141
Reações
17.008
Pontos
1.053
Visualizar anexo 107091


Jogar via Streaming não é algo novo, a Sony já oferece isso desde o PS3, já tivemos a OnLive, Gaikai (ambas compradas pela Sony), posteriormente o PS4 tornou isso default e lançou a PSNow. A questão é q as conexões sempre foram fatores limitadores para a expansão dessa tecnologia, no entanto as coisas estão ficando mais viáveis agora. As redes 4.5 e 5G devem começar a se proliferar, e hoje já é comum nego ter 35 ou até 100MBps de conexão em casa e até redes de fibra ótica, a Geforce Now acabou de estrear e já bateu 1 Milhão de inscritos.


02JLlOcSRBL3ozcXXWgxhsT-2.fit_scale.size_1028x578.v1569488122.jpg


Se por um lado a tecnologia está chegando no breakpoint para tornar Cloud Gaming viável, as maiores empresas do mercado também estão vindo a todo vapor nessa direção, Nvidia, Sony, Microsoft, Google etc... todas estão vindo com propostas de plataformas de Cloud Gaming. Então o apelo para se ter um portátil dedicado a jogos (já minado pelos celulares), será minado novamente com a possibilidade de jogar o mesmo game anywhere com a mesma fidelidade gráfica de um console convencional nos celulares que estão nos bolsos de boa parte da população mundial, basicamente só falta o serviço chegar até as pessoas.

A favor dos Portáteis ou sistema híbridos podemos dizer:

  • Menos latência
  • Dispensa conexão
A Favor do Streaming

  • Mesmos jogos disponíveis nos consoles, sem perdas gráficas, mesmo save e etc...
  • Barato (Serviços entre FREE e 9,99)
  • 75% do planeta teoricamente já tem um celular no bolso capaz de rodar streaming (só falta o serviço chegar lá).
O Switch continua vendendo muito bem, sem sinais de enfraquecimento, mas o cenário que se desenha logo a frente (2 ou 3 anos) não parece ser muito favorável. Claro que a própria Nintendo pode entrar nessa tb, só não parece dar sinais de que esteja se preparando para essa mudança aparente de cenário.

---

O que vc acha que vai rolar nos próximos anos? Nintendo vai lançar um serviço de streaming, vai continuar com um nicho cada vez mais reduzido de sistemas portáteis dedicados?

não há preocupação, quando os portateis minguarem ela vai pro celular, sempre em sistema nativo e sem streaming
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Estou bem preocupado tbm.
O mercado precisa de concorrência pra se manter saudável, sendo assim não vou achar saudável quando a Nintendo comprar a Sony, a MS e o Google.
Espero que até lá, surja um concorrente pra fazer páreo pra ela.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Streaming hoje em dia só tem um competidor. Eles mesmos.

E vai ser assim por um bom tempo. E até lá, a Nintendo terá um hardware muito melhor do que tem hoje.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.785
Pontos
303
O novo Zelda, Mario, Metroid, etc., não estarão disponíveis nessa nuvem dos concorrentes da Nintendo. Sendo assim, não fique preocupado, pois ela continuará tendo um público fiel.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Em tempo. Nada vai ser melhor que o hardware conectado por um único fio a uma tela. Por melhor que seja a internet, sempre estará um passo atrás, sempre. Se melhorarem isso, vão melhorar também o bluetooth do controle sem fio e o cabeamento HDMI (ou até mesmo os consoles passem a utilizar display port). Isso é inevitável, é o que o streaming sempre terá que brigar. Vai ser alguma coisa no futuro com games que não dependam tanto de resposta de comandos. Mas que vantagem isso tem quando FIFA é o game mais popular na Europa e Call of Duty nos EUA? Pior ainda, quando isso ficar meia boca (ainda não chegou sequer a isso), que é o momento que vão dizer que já está jogável com um tempo de resposta aceitável, um console aí vai rodar games a 4k com facilidade e o híbrido da Nintendo também não estará fazendo feio. Que vantagem o streaming vai ter? Se tivéssemos olhos de falcão, talvez, mas não temos.

Agora imagina se o Final Fantasy VII Remake fosse um game exclusivo para streaming. Fariam um jogo em turnos com gráficos de ponta. Isso é interessante. Pra esse tipo de game o streaming é uma boa ideia. Mas qual foi o último game em turnos que vendeu mais de 10 milhões de unidades?
 
Topo Fundo