srchrono
Habitué da casa
- Mensagens
- 100
- Reações
- 94
- Pontos
- 63
Bom, se não se importam com os murmúrios de um anônimo na internet, permitam-me discorrer sobre algo que até então me veio à mente e que não é novidade para ninguém, apesar de ser um incômodo latente devido a falta de empatia para com três plataformas específicas que irei comentar. Senhores! em análise pessoal, percebo constantemente que o assunto de preservação de jogos e consoles anda em voga, em virtude da descontinuação do flash e do mais recente encerramento da PSN do PlayStation 3, muitas pessoas têm de fato se preocupado com o destino que a memória de nosso tão querido hobby irá tomar, mas ao mesmo tempo é hipócrita ver que não há esforço da grande maioria em fazer valer tal acervo, pois ao passo que vários projetos importantes como o Emuparadise disponibiliza backups de ROMs e ISOs, empresas como a Nintendo tentam barrar o árduo e limitado esforço dos que se arriscam a manter essa parte da história, e sim, é um interesse enorme manter tais conteúdos, mas até que ponto? afinal de contas jogos são jogos, a indagação retórica final é, porque uns possuem peso maior que os demais já que muitos são bons e ao mesmo tempo menos famosos? basta ver que ironicamente o medo de perder as mídias digitais do PlayStation 3 está fazendo a cabeça de um pessoal internet afora, contudo, basta procurar os mesmos jogos em "torresmos" da vida para ver quantos tentam colher e poucos plantam, um indivíduo que possui um console "liberado" fica dependente desses torresmos que aos poucos vão deixando de serem regados ou então passa a depender de outros barcos que pra dar uma volta você tem que ser amigo do clube do bolinha e mesmo que se consiga jogos dessa forma, quem garante que os rodzes não irão dar uns tolchocks nos donos, derrubando os conteúdos postados que nem o que aconteceu com o "compartilha ligeiro", por esse motivo, levanto a questão do quão preocupante é tal fato, não apenas pro PlayStation 3 em si, mas pra uma série de outras plataformas que nas quais destaco: Jogos em flash , Java Mobile , MS-DOS. Caras, a organização, classificação, qualidade dos dumps, disponibilidade, etc. De tais plataformas, é simplesmente podre, diferentemente de plataformas mais usuais, existe um descaso muito grande com as citadas, procurar jogos para elas é uma bagunça enorme e isso e já vem do exterior, existem projetos como o Flashpoint e o Myabandonware que já fazem trabalhos do tipo, mas ainda sim não é um consenso geral, muito conteúdo você não acha mais ou quando acha é em sites duvidosos e com links quebrados, fazendo com que mais e mais conteúdos se percam pra sempre, pois bem, falando mais especificamente do problema de cada plataforma que citei irei abordar em uma ordem que considero mais "cronológica":
1. MS-DOS
Década de 80 ao final da década de 90, anos dourados da informática e ponto de partida de muitos que inclusive estão lendo esse tópico, pois afinal de contas, quem é o indivíduo que se denomina nerd e não se deleita com as lembranças daquelas salas de informática toda branca e com cheiro de desinfetante? de ter jogado diversos clássicos e se divertido a beça com todas as possibilidades que os primeiros Windows entregavam, eu mesmo por vezes divago em lembranças em que me vejo jogando Dangerous Dave na Infância e como que apesar de simples era algo que divertia e fazia toda aula de informática nos finais de semana valerem apena.
Constata-se que por ser uma era pré-internet, as dificuldades óbvias de se trafegar informação eram bastante presentes, o meio mais comum de se portar arquivos eram através de disquetes que possuíam meros 1.44mb de armazenamento, fora o fato de que era uma mídia que se deteriorava com certa facilidade, e pelo uso de tal via, muitos desenvolvedores famosos compartilhavam suas criações entre grupos de troca bem antes do termo "Homebrew" ser cunhado, logicamente, é possível calcular que somente nessa época já houveram várias perdas de dados por conta do modo que era tratado tais conteúdos, mas o fato é que posteriormente aos sistemas baseados em Windows 9x e NT o anseio pelas novidades fez com que muito do que havia sido visto noutras épocas tenha sido deixado de lado o que provavelmente implica no comportamento de descaso atual.
2. Flash (Mais especificamente alguns conteúdos nacionais)
2.1 CD's de jogos:
Um dos casos que me fez querer abrir esse tópico...
De certa forma, o caso do Flash é bem conhecido e as pessoas costumam se recordar e nesse quesito o site Flashpoint da BlueMaxima's está fazendo um trabalho excepcional que inclusive recomendo para os interessados conhecerem, por isso meu foco será em um caso bem específico que é o cenário nacional, pois bem, acredito que boa parte dos que possuem mais de 20 anos hoje foram assíduos leitores de revistas gamers, como as da editora Digerati, Escala, CD-Expert e afins. Certamente foram um marco de época, permitindo que em tempos remotos de internet discada as pessoas tivessem acesso a megas de conteúdo que seriam proibitivos de se baixar dada a velocidade de conexão, tal qual os disquetes citados anteriormente, sendo o CD uma mídia característica dessa era de transição à banda larga, sabe-se que projetos de preservação das revistas nacionais existem e os grupos que o fazem são extremamente competentes, entretanto, as mídias que acompanhavam tais revistas não recebem essa mesma atenção, não são catalogadas, não são disponibilizadas em sua totalidade e as que são, são dumps que não se sabe a procedência nem a qualidade de cópia da ISO, tudo bem que no Internet Archive é possível encontrar diversas dessas mídias, mas entra no mesmo problema da falta de controle de qualidade, salvar conteúdos avulsos pode ser de boa fé, mas cria uma falsa "segurança" de que aquilo está corretamente preservado e em boas condições o que pode fazer com que pessoas que possuem um CD em melhores condições não tenha o interesse de ajudar preservar e a ISO mal "dumpada" seja mantida.
Um agravante é o fato que CD's não duram pra sempre, o próprio tempo é nocivo aos mesmos, possuo alguns em minha coleção que mesmo bem conservados em suas caixas originais começam a surgir manchas que destroem as trilhas e consequentemente fazem os dados serem perdidos, uma medida que deveria ser tomada o quanto antes para manter tais conteúdos era simplesmente de criar algum grupo que se dedicasse a montar tal acervo, assim como os que cuidam de revistas, mesmo que haja um custo de armazenagem desses CD's esse poderia ser mitigado com o uso do próprio Internet Archive, mas catalogando o estado do dump, a data e a edição pertencente em um site central.
2.2 Conteúdos web nacionais:
Não possuo muita propriedade para comentar sobre conteúdos nacionais em flash, sei que existem, por isso é válida a citação, o fato é que diversos sites, jogos e afins utilizavam tal tecnologia e com a sua descontinuação conteúdos que não estavam no escopo do Flashpoint foram perdidos, um belo é exemplo é o site "Duende" que fora abordado em um vídeo do canal Arttur no youtube, não conhecia, mas achei o caso interessante e vale citar, outro caso que até então era bem difícil de encontrar na internet (verifiquei um site que havia pra download) e que fez parte de minha infância é o do jogo "Conhecendo o Brasil" do IBGE, um belo exemplo de que a preservação é importante e que um bom jogo poderia ter se perdido.
3. Java Mobile (J2ME)
Ao meu ver o caso mais grave de todos e o menos comentado, o que contribui significantemente para o aumento dessa tal gravidade, tudo bem que jogos nacionais podem ser mais importantes por razões óbvias, porém existe um descaso com o Java mobile bem grande, descaso que talvez se aplique até mesmo ao Android daqui alguns anos (já é bem difícil achar alguns apk + obb, específicos hoje em dia, isso de jogos que eram anteriores ao android 4.2, muitos links quebrados), o descaso com o Java ao meu ver é mundial, os jogos na internet são tão avulsos que pessoalmente não sei a viabilidade de tentar organizar os mesmos, outro problema é que os emuladores de J2ME são terríveis, o Kemulator, que é um dos melhores, não parece ser tão preciso quanto os próprios aparelhos o que já tira um anseio de tentar manter a plataforma, fora que existem muitos Homebrews de jogos russos e chineses que são bem específicos, são um todo de apanhados que colocam dificuldades em preservar o Java, o que é uma pena, pois existem diversos jogos divertidos ali, me divertia muito com meu Nokia X2-01 e diferentemente do Android, os jogos eram completos, não haviam propagandas neles e boa parte você conseguia jogar do começo ao fim, diferentemente desses jogos infinitos ou apenas para passar o tempo cheio de anúncios que possuem no Android hoje.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
A conclusão final é: O que eu quis levantar com essa postagem é simplesmente o ponto de debate que simplesmente a maioria ignora, quanto mais o tempo passa, mais conteúdo é perdido, essas coisas são importantes para quem gosta do retrogaming eu sei que Flash por exemplo era bem desvalorizado, muitos jogos ruins, mas será que realmente eram todos? me lembro de me divertir bastante com alguns jogos, o mesmo pra Java, espero que de alguma forma atentar tudo isso seja um aviso é preciso empenho em manter a história para que ela não seja em vão, se você possui CD's, coisas guardadas e que você gostaria de salvar é bem interessante o fazer, no fundo espero que mais investidas e grupos para salvar conteúdos surjam, pois somente assim a lembrança pode ser mantida.
Por favor não hesite em deixar sua opinião, diga suas ideias para a preservação e qual sua opinião disso.
Um dos vídeos que me inspiraram para abrir o tópico:
pra quem quiser se aprofundar mais.
1. MS-DOS
Década de 80 ao final da década de 90, anos dourados da informática e ponto de partida de muitos que inclusive estão lendo esse tópico, pois afinal de contas, quem é o indivíduo que se denomina nerd e não se deleita com as lembranças daquelas salas de informática toda branca e com cheiro de desinfetante? de ter jogado diversos clássicos e se divertido a beça com todas as possibilidades que os primeiros Windows entregavam, eu mesmo por vezes divago em lembranças em que me vejo jogando Dangerous Dave na Infância e como que apesar de simples era algo que divertia e fazia toda aula de informática nos finais de semana valerem apena.
Constata-se que por ser uma era pré-internet, as dificuldades óbvias de se trafegar informação eram bastante presentes, o meio mais comum de se portar arquivos eram através de disquetes que possuíam meros 1.44mb de armazenamento, fora o fato de que era uma mídia que se deteriorava com certa facilidade, e pelo uso de tal via, muitos desenvolvedores famosos compartilhavam suas criações entre grupos de troca bem antes do termo "Homebrew" ser cunhado, logicamente, é possível calcular que somente nessa época já houveram várias perdas de dados por conta do modo que era tratado tais conteúdos, mas o fato é que posteriormente aos sistemas baseados em Windows 9x e NT o anseio pelas novidades fez com que muito do que havia sido visto noutras épocas tenha sido deixado de lado o que provavelmente implica no comportamento de descaso atual.
2. Flash (Mais especificamente alguns conteúdos nacionais)
2.1 CD's de jogos:
Um dos casos que me fez querer abrir esse tópico...
De certa forma, o caso do Flash é bem conhecido e as pessoas costumam se recordar e nesse quesito o site Flashpoint da BlueMaxima's está fazendo um trabalho excepcional que inclusive recomendo para os interessados conhecerem, por isso meu foco será em um caso bem específico que é o cenário nacional, pois bem, acredito que boa parte dos que possuem mais de 20 anos hoje foram assíduos leitores de revistas gamers, como as da editora Digerati, Escala, CD-Expert e afins. Certamente foram um marco de época, permitindo que em tempos remotos de internet discada as pessoas tivessem acesso a megas de conteúdo que seriam proibitivos de se baixar dada a velocidade de conexão, tal qual os disquetes citados anteriormente, sendo o CD uma mídia característica dessa era de transição à banda larga, sabe-se que projetos de preservação das revistas nacionais existem e os grupos que o fazem são extremamente competentes, entretanto, as mídias que acompanhavam tais revistas não recebem essa mesma atenção, não são catalogadas, não são disponibilizadas em sua totalidade e as que são, são dumps que não se sabe a procedência nem a qualidade de cópia da ISO, tudo bem que no Internet Archive é possível encontrar diversas dessas mídias, mas entra no mesmo problema da falta de controle de qualidade, salvar conteúdos avulsos pode ser de boa fé, mas cria uma falsa "segurança" de que aquilo está corretamente preservado e em boas condições o que pode fazer com que pessoas que possuem um CD em melhores condições não tenha o interesse de ajudar preservar e a ISO mal "dumpada" seja mantida.
Um agravante é o fato que CD's não duram pra sempre, o próprio tempo é nocivo aos mesmos, possuo alguns em minha coleção que mesmo bem conservados em suas caixas originais começam a surgir manchas que destroem as trilhas e consequentemente fazem os dados serem perdidos, uma medida que deveria ser tomada o quanto antes para manter tais conteúdos era simplesmente de criar algum grupo que se dedicasse a montar tal acervo, assim como os que cuidam de revistas, mesmo que haja um custo de armazenagem desses CD's esse poderia ser mitigado com o uso do próprio Internet Archive, mas catalogando o estado do dump, a data e a edição pertencente em um site central.
2.2 Conteúdos web nacionais:
Não possuo muita propriedade para comentar sobre conteúdos nacionais em flash, sei que existem, por isso é válida a citação, o fato é que diversos sites, jogos e afins utilizavam tal tecnologia e com a sua descontinuação conteúdos que não estavam no escopo do Flashpoint foram perdidos, um belo é exemplo é o site "Duende" que fora abordado em um vídeo do canal Arttur no youtube, não conhecia, mas achei o caso interessante e vale citar, outro caso que até então era bem difícil de encontrar na internet (verifiquei um site que havia pra download) e que fez parte de minha infância é o do jogo "Conhecendo o Brasil" do IBGE, um belo exemplo de que a preservação é importante e que um bom jogo poderia ter se perdido.
Ao meu ver o caso mais grave de todos e o menos comentado, o que contribui significantemente para o aumento dessa tal gravidade, tudo bem que jogos nacionais podem ser mais importantes por razões óbvias, porém existe um descaso com o Java mobile bem grande, descaso que talvez se aplique até mesmo ao Android daqui alguns anos (já é bem difícil achar alguns apk + obb, específicos hoje em dia, isso de jogos que eram anteriores ao android 4.2, muitos links quebrados), o descaso com o Java ao meu ver é mundial, os jogos na internet são tão avulsos que pessoalmente não sei a viabilidade de tentar organizar os mesmos, outro problema é que os emuladores de J2ME são terríveis, o Kemulator, que é um dos melhores, não parece ser tão preciso quanto os próprios aparelhos o que já tira um anseio de tentar manter a plataforma, fora que existem muitos Homebrews de jogos russos e chineses que são bem específicos, são um todo de apanhados que colocam dificuldades em preservar o Java, o que é uma pena, pois existem diversos jogos divertidos ali, me divertia muito com meu Nokia X2-01 e diferentemente do Android, os jogos eram completos, não haviam propagandas neles e boa parte você conseguia jogar do começo ao fim, diferentemente desses jogos infinitos ou apenas para passar o tempo cheio de anúncios que possuem no Android hoje.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
A conclusão final é: O que eu quis levantar com essa postagem é simplesmente o ponto de debate que simplesmente a maioria ignora, quanto mais o tempo passa, mais conteúdo é perdido, essas coisas são importantes para quem gosta do retrogaming eu sei que Flash por exemplo era bem desvalorizado, muitos jogos ruins, mas será que realmente eram todos? me lembro de me divertir bastante com alguns jogos, o mesmo pra Java, espero que de alguma forma atentar tudo isso seja um aviso é preciso empenho em manter a história para que ela não seja em vão, se você possui CD's, coisas guardadas e que você gostaria de salvar é bem interessante o fazer, no fundo espero que mais investidas e grupos para salvar conteúdos surjam, pois somente assim a lembrança pode ser mantida.
Por favor não hesite em deixar sua opinião, diga suas ideias para a preservação e qual sua opinião disso.
Um dos vídeos que me inspiraram para abrir o tópico:
pra quem quiser se aprofundar mais.
Ultima Edição: