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[Preservação] O grave descaso com algumas plataformas que podem se perder

srchrono

Habitué da casa
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Bom, se não se importam com os murmúrios de um anônimo na internet, permitam-me discorrer sobre algo que até então me veio à mente e que não é novidade para ninguém, apesar de ser um incômodo latente devido a falta de empatia para com três plataformas específicas que irei comentar. Senhores! em análise pessoal, percebo constantemente que o assunto de preservação de jogos e consoles anda em voga, em virtude da descontinuação do flash e do mais recente encerramento da PSN do PlayStation 3, muitas pessoas têm de fato se preocupado com o destino que a memória de nosso tão querido hobby irá tomar, mas ao mesmo tempo é hipócrita ver que não há esforço da grande maioria em fazer valer tal acervo, pois ao passo que vários projetos importantes como o Emuparadise disponibiliza backups de ROMs e ISOs, empresas como a Nintendo tentam barrar o árduo e limitado esforço dos que se arriscam a manter essa parte da história, e sim, é um interesse enorme manter tais conteúdos, mas até que ponto? afinal de contas jogos são jogos, a indagação retórica final é, porque uns possuem peso maior que os demais já que muitos são bons e ao mesmo tempo menos famosos? basta ver que ironicamente o medo de perder as mídias digitais do PlayStation 3 está fazendo a cabeça de um pessoal internet afora, contudo, basta procurar os mesmos jogos em "torresmos" da vida para ver quantos tentam colher e poucos plantam, um indivíduo que possui um console "liberado" fica dependente desses torresmos que aos poucos vão deixando de serem regados ou então passa a depender de outros barcos que pra dar uma volta você tem que ser amigo do clube do bolinha :klolze mesmo que se consiga jogos dessa forma, quem garante que os rodzes não irão dar uns tolchocks nos donos, derrubando os conteúdos postados que nem o que aconteceu com o "compartilha ligeiro", por esse motivo, levanto a questão do quão preocupante é tal fato, não apenas pro PlayStation 3 em si, mas pra uma série de outras plataformas que nas quais destaco: Jogos em flash , Java Mobile , MS-DOS. Caras, a organização, classificação, qualidade dos dumps, disponibilidade, etc. De tais plataformas, é simplesmente podre, diferentemente de plataformas mais usuais, existe um descaso muito grande com as citadas, procurar jogos para elas é uma bagunça enorme e isso e já vem do exterior, existem projetos como o Flashpoint e o Myabandonware que já fazem trabalhos do tipo, mas ainda sim não é um consenso geral, muito conteúdo você não acha mais ou quando acha é em sites duvidosos e com links quebrados, fazendo com que mais e mais conteúdos se percam pra sempre, pois bem, falando mais especificamente do problema de cada plataforma que citei irei abordar em uma ordem que considero mais "cronológica":

1. MS-DOS

Década de 80 ao final da década de 90, anos dourados da informática e ponto de partida de muitos que inclusive estão lendo esse tópico, pois afinal de contas, quem é o indivíduo que se denomina nerd e não se deleita com as lembranças daquelas salas de informática toda branca e com cheiro de desinfetante? de ter jogado diversos clássicos e se divertido a beça com todas as possibilidades que os primeiros Windows entregavam, eu mesmo por vezes divago em lembranças em que me vejo jogando Dangerous Dave na Infância e como que apesar de simples era algo que divertia e fazia toda aula de informática nos finais de semana valerem apena.

dangerous-dave_2.png

Constata-se que por ser uma era pré-internet, as dificuldades óbvias de se trafegar informação eram bastante presentes, o meio mais comum de se portar arquivos eram através de disquetes que possuíam meros 1.44mb de armazenamento, fora o fato de que era uma mídia que se deteriorava com certa facilidade, e pelo uso de tal via, muitos desenvolvedores famosos compartilhavam suas criações entre grupos de troca bem antes do termo "Homebrew" ser cunhado, logicamente, é possível calcular que somente nessa época já houveram várias perdas de dados por conta do modo que era tratado tais conteúdos, mas o fato é que posteriormente aos sistemas baseados em Windows 9x e NT o anseio pelas novidades fez com que muito do que havia sido visto noutras épocas tenha sido deixado de lado o que provavelmente implica no comportamento de descaso atual.

2. Flash (Mais especificamente alguns conteúdos nacionais)

2.1 CD's de jogos:

Um dos casos que me fez querer abrir esse tópico...
De certa forma, o caso do Flash é bem conhecido e as pessoas costumam se recordar e nesse quesito o site Flashpoint da BlueMaxima's está fazendo um trabalho excepcional que inclusive recomendo para os interessados conhecerem, por isso meu foco será em um caso bem específico que é o cenário nacional, pois bem, acredito que boa parte dos que possuem mais de 20 anos hoje foram assíduos leitores de revistas gamers, como as da editora Digerati, Escala, CD-Expert e afins. Certamente foram um marco de época, permitindo que em tempos remotos de internet discada as pessoas tivessem acesso a megas de conteúdo que seriam proibitivos de se baixar dada a velocidade de conexão, tal qual os disquetes citados anteriormente, sendo o CD uma mídia característica dessa era de transição à banda larga, sabe-se que projetos de preservação das revistas nacionais existem e os grupos que o fazem são extremamente competentes, entretanto, as mídias que acompanhavam tais revistas não recebem essa mesma atenção, não são catalogadas, não são disponibilizadas em sua totalidade e as que são, são dumps que não se sabe a procedência nem a qualidade de cópia da ISO, tudo bem que no Internet Archive é possível encontrar diversas dessas mídias, mas entra no mesmo problema da falta de controle de qualidade, salvar conteúdos avulsos pode ser de boa fé, mas cria uma falsa "segurança" de que aquilo está corretamente preservado e em boas condições o que pode fazer com que pessoas que possuem um CD em melhores condições não tenha o interesse de ajudar preservar e a ISO mal "dumpada" seja mantida.

4040jogosdigerati.png


Um agravante é o fato que CD's não duram pra sempre, o próprio tempo é nocivo aos mesmos, possuo alguns em minha coleção que mesmo bem conservados em suas caixas originais começam a surgir manchas que destroem as trilhas e consequentemente fazem os dados serem perdidos, uma medida que deveria ser tomada o quanto antes para manter tais conteúdos era simplesmente de criar algum grupo que se dedicasse a montar tal acervo, assim como os que cuidam de revistas, mesmo que haja um custo de armazenagem desses CD's esse poderia ser mitigado com o uso do próprio Internet Archive, mas catalogando o estado do dump, a data e a edição pertencente em um site central.

2.2 Conteúdos web nacionais:

Não possuo muita propriedade para comentar sobre conteúdos nacionais em flash, sei que existem, por isso é válida a citação, o fato é que diversos sites, jogos e afins utilizavam tal tecnologia e com a sua descontinuação conteúdos que não estavam no escopo do Flashpoint foram perdidos, um belo é exemplo é o site "Duende" que fora abordado em um vídeo do canal Arttur no youtube, não conhecia, mas achei o caso interessante e vale citar, outro caso que até então era bem difícil de encontrar na internet (verifiquei um site que havia pra download) e que fez parte de minha infância é o do jogo "Conhecendo o Brasil" do IBGE, um belo exemplo de que a preservação é importante e que um bom jogo poderia ter se perdido.

conhecendo-brasil-ibge-ojogo.png
3. Java Mobile (J2ME)

Ao meu ver o caso mais grave de todos e o menos comentado, o que contribui significantemente para o aumento dessa tal gravidade, tudo bem que jogos nacionais podem ser mais importantes por razões óbvias, porém existe um descaso com o Java mobile bem grande, descaso que talvez se aplique até mesmo ao Android daqui alguns anos (já é bem difícil achar alguns apk + obb, específicos hoje em dia, isso de jogos que eram anteriores ao android 4.2, muitos links quebrados), o descaso com o Java ao meu ver é mundial, os jogos na internet são tão avulsos que pessoalmente não sei a viabilidade de tentar organizar os mesmos, outro problema é que os emuladores de J2ME são terríveis, o Kemulator, que é um dos melhores, não parece ser tão preciso quanto os próprios aparelhos o que já tira um anseio de tentar manter a plataforma, fora que existem muitos Homebrews de jogos russos e chineses que são bem específicos, são um todo de apanhados que colocam dificuldades em preservar o Java, o que é uma pena, pois existem diversos jogos divertidos ali, me divertia muito com meu Nokia X2-01 e diferentemente do Android, os jogos eram completos, não haviam propagandas neles e boa parte você conseguia jogar do começo ao fim, diferentemente desses jogos infinitos ou apenas para passar o tempo cheio de anúncios que possuem no Android hoje.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

A conclusão final é: O que eu quis levantar com essa postagem é simplesmente o ponto de debate que simplesmente a maioria ignora, quanto mais o tempo passa, mais conteúdo é perdido, essas coisas são importantes para quem gosta do retrogaming eu sei que Flash por exemplo era bem desvalorizado, muitos jogos ruins, mas será que realmente eram todos? me lembro de me divertir bastante com alguns jogos, o mesmo pra Java, espero que de alguma forma atentar tudo isso seja um aviso é preciso empenho em manter a história para que ela não seja em vão, se você possui CD's, coisas guardadas e que você gostaria de salvar é bem interessante o fazer, no fundo espero que mais investidas e grupos para salvar conteúdos surjam, pois somente assim a lembrança pode ser mantida.

Por favor não hesite em deixar sua opinião, diga suas ideias para a preservação e qual sua opinião disso.

Um dos vídeos que me inspiraram para abrir o tópico:



pra quem quiser se aprofundar mais. :ksorriso
 
Ultima Edição:

Raptor87

Bam-bam-bam
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Jogos do MS-DOS estão bem preservados e desenvolvimento do Dos-Box é ativo.
Você pode adquirir muitos desses jogos (ao menos os mais populares) legalmente pela loja GoG.

Não se esqueça também que existem desenvolvedores que criam re-implementações desses jogos para sistemas modernos como o Exult para o Ultima VII, por exemplo.

Jogos Java mobile e Flash, bom, ninguém liga pois a esmagadora maioria era descartável/esquecível.
 

geist

Lenda da internet
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A Gameloft lançou uma coletânea de seus jogos em JAVA para Android. Tinham jogos bem legais naquela plataforma, cansei de jogar nos meus Nokias.
Jogos em DOS também creio estarem preservados de certa forma.
Já os jogos em Flash a situação deve ser mais complicada. Tinha muito, muito lixo. O que me veio à cabeça agora (nem sei se foi feito em Flash) foi o Robot Unicorn Attack.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
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O mal do J2ME é justamente isso: a plataforma mobile. As "novas gerações" não tem o mesmo senso de "preservação digital" que temos. O caso do DOS (MS-DOS) é de pontos mais controversos, já que os jogos estão sim, sendo preservados e tem uma liberação maior pela internet a cada dia. Temos o GOG e muitos locais de torresmarias que liberam esses jogos com velocidade e formas simplificadas pra se rodar em sistemas avançados como o W10 (e se duvidar, Linux também).

Para sistemas caseiros, APARENTEMENTE temos uma "paz" nessa área, mas também devemos nos preocupar com sistemas que quase não tiveram evolução em seus emuladores, assim como acontece com muitos sistemas da Atari (5200, 7800, Jaguar), Apple (Pippin), Bandai (Wonderswan, Playdia), CASIO (Loopy) e outros que quase não tiveram divulgação mundial ou algum sucesso expressivo, mal tendo suas ISOs/ROMs preservadas.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
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Sim eram todos ruins e ninguém tem tempo.
Falou pouco mas falou b*sta.
Existiam sim bons jogos em flash.
Alien Hominid, Meat Boy, Fancy Pants Adventures, N (sim, o nome do jogo é esse), Kingdom Rush, Samorost, VVVVVV, Binding of Isaac, Mirror's Edge 2D, etc.
O bom é que praticamente todos bons jogos foram relançados ou refeitos pra PC e para outras plataformas.


Bom, se não se importam com os murmúrios de um anônimo na internet, permitam-me discorrer sobre algo que até então me veio à mente e que não é novidade para ninguém, apesar de ser um incômodo latente devido a falta de empatia para com três plataformas específicas que irei comentar. Senhores! em análise pessoal, percebo constantemente que o assunto de preservação de jogos e consoles anda em voga, em virtude da descontinuação do flash e do mais recente encerramento da PSN do PlayStation 3, muitas pessoas têm de fato se preocupado com o destino que a memória de nosso tão querido hobby irá tomar, mas ao mesmo tempo é hipócrita ver que não há esforço da grande maioria em fazer valer tal acervo, pois ao passo que vários projetos importantes como o Emuparadise disponibiliza backups de ROMs e ISOs, empresas como a Nintendo tentam barrar o árduo e limitado esforço dos que se arriscam a manter essa parte da história, e sim, é um interesse enorme manter tais conteúdos, mas até que ponto? afinal de contas jogos são jogos, a indagação retórica final é, porque uns possuem peso maior que os demais já que muitos são bons e ao mesmo tempo menos famosos? basta ver que ironicamente o medo de perder as mídias digitais do PlayStation 3 está fazendo a cabeça de um pessoal internet afora, contudo, basta procurar os mesmos jogos em "torresmos" da vida para ver quantos tentam colher e poucos plantam, um indivíduo que possui um console "liberado" fica dependente desses torresmos que aos poucos vão deixando de serem regados ou então passa a depender de outros barcos que pra dar uma volta você tem que ser amigo do clube do bolinha :klolze mesmo que se consiga jogos dessa forma, quem garante que os rodzes não irão dar uns tolchocks nos donos, derrubando os conteúdos postados que nem o que aconteceu com o "compartilha ligeiro", por esse motivo, levanto a questão do quão preocupante é tal fato, não apenas pro PlayStation 3 em si, mas pra uma série de outras plataformas que nas quais destaco: Jogos em flash , Java Mobile , MS-DOS. Caras, a organização, classificação, qualidade dos dumps, disponibilidade, etc. De tais plataformas, é simplesmente podre, diferentemente de plataformas mais usuais, existe um descaso muito grande com as citadas, procurar jogos para elas é uma bagunça enorme e isso e já vem do exterior, existem projetos como o Flashpoint e o Myabandonware que já fazem trabalhos do tipo, mas ainda sim não é um consenso geral, muito conteúdo você não acha mais ou quando acha é em sites duvidosos e com links quebrados, fazendo com que mais e mais conteúdos se percam pra sempre, pois bem, falando mais especificamente do problema de cada plataforma que citei irei abordar em uma ordem que considero mais "cronológica":

1. MS-DOS

Década de 80 ao final da década de 90, anos dourados da informática e ponto de partida de muitos que inclusive estão lendo esse tópico, pois afinal de contas, quem é o indivíduo que se denomina nerd e não se deleita com as lembranças daquelas salas de informática toda branca e com cheiro de desinfetante? de ter jogado diversos clássicos e se divertido a beça com todas as possibilidades que os primeiros Windows entregavam, eu mesmo por vezes divago em lembranças em que me vejo jogando Dangerous Dave na Infância e como que apesar de simples era algo que divertia e fazia toda aula de informática nos finais de semana valerem apena.

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Constata-se que por ser uma era pré-internet, as dificuldades óbvias de se trafegar informação eram bastante presentes, o meio mais comum de se portar arquivos eram através de disquetes que possuíam meros 1.44mb de armazenamento, fora o fato de que era uma mídia que se deteriorava com certa facilidade, e pelo uso de tal via, muitos desenvolvedores famosos compartilhavam suas criações entre grupos de troca bem antes do termo "Homebrew" ser cunhado, logicamente, é possível calcular que somente nessa época já houveram várias perdas de dados por conta do modo que era tratado tais conteúdos, mas o fato é que posteriormente aos sistemas baseados em Windows 9x e NT o anseio pelas novidades fez com que muito do que havia sido visto noutras épocas tenha sido deixado de lado o que provavelmente implica no comportamento de descaso atual.

2. Flash (Mais especificamente alguns conteúdos nacionais)

2.1 CD's de jogos:

Um dos casos que me fez querer abrir esse tópico...
De certa forma, o caso do Flash é bem conhecido e as pessoas costumam se recordar e nesse quesito o site Flashpoint da BlueMaxima's está fazendo um trabalho excepcional que inclusive recomendo para os interessados conhecerem, por isso meu foco será em um caso bem específico que é o cenário nacional, pois bem, acredito que boa parte dos que possuem mais de 20 anos hoje foram assíduos leitores de revistas gamers, como as da editora Digerati, Escala, CD-Expert e afins. Certamente foram um marco de época, permitindo que em tempos remotos de internet discada as pessoas tivessem acesso a megas de conteúdo que seriam proibitivos de se baixar dada a velocidade de conexão, tal qual os disquetes citados anteriormente, sendo o CD uma mídia característica dessa era de transição à banda larga, sabe-se que projetos de preservação das revistas nacionais existem e os grupos que o fazem são extremamente competentes, entretanto, as mídias que acompanhavam tais revistas não recebem essa mesma atenção, não são catalogadas, não são disponibilizadas em sua totalidade e as que são, são dumps que não se sabe a procedência nem a qualidade de cópia da ISO, tudo bem que no Internet Archive é possível encontrar diversas dessas mídias, mas entra no mesmo problema da falta de controle de qualidade, salvar conteúdos avulsos pode ser de boa fé, mas cria uma falsa "segurança" de que aquilo está corretamente preservado e em boas condições o que pode fazer com que pessoas que possuem um CD em melhores condições não tenha o interesse de ajudar preservar e a ISO mal "dumpada" seja mantida.

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Um agravante é o fato que CD's não duram pra sempre, o próprio tempo é nocivo aos mesmos, possuo alguns em minha coleção que mesmo bem conservados em suas caixas originais começam a surgir manchas que destroem as trilhas e consequentemente fazem os dados serem perdidos, uma medida que deveria ser tomada o quanto antes para manter tais conteúdos era simplesmente de criar algum grupo que se dedicasse a montar tal acervo, assim como os que cuidam de revistas, mesmo que haja um custo de armazenagem desses CD's esse poderia ser mitigado com o uso do próprio Internet Archive, mas catalogando o estado do dump, a data e a edição pertencente em um site central.

2.2 Conteúdos web nacionais:

Não possuo muita propriedade para comentar sobre conteúdos nacionais em flash, sei que existem, por isso é válida a citação, o fato é que diversos sites, jogos e afins utilizavam tal tecnologia e com a sua descontinuação conteúdos que não estavam no escopo do Flashpoint foram perdidos, um belo é exemplo é o site "Duende" que fora abordado em um vídeo do canal Arttur no youtube, não conhecia, mas achei o caso interessante e vale citar, outro caso que até então era bem difícil de encontrar na internet (verifiquei um site que havia pra download) e que fez parte de minha infância é o do jogo "Conhecendo o Brasil" do IBGE, um belo exemplo de que a preservação é importante e que um bom jogo poderia ter se perdido.

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3. Java Mobile (J2ME)

Ao meu ver o caso mais grave de todos e o menos comentado, o que contribui significantemente para o aumento dessa tal gravidade, tudo bem que jogos nacionais podem ser mais importantes por razões óbvias, porém existe um descaso com o Java mobile bem grande, descaso que talvez se aplique até mesmo ao Android daqui alguns anos (já é bem difícil achar alguns apk + obb, específicos hoje em dia, isso de jogos que eram anteriores ao android 4.2, muitos links quebrados), o descaso com o Java ao meu ver é mundial, os jogos na internet são tão avulsos que pessoalmente não sei a viabilidade de tentar organizar os mesmos, outro problema é que os emuladores de J2ME são terríveis, o Kemulator, que é um dos melhores, não parece ser tão preciso quanto os próprios aparelhos o que já tira um anseio de tentar manter a plataforma, fora que existem muitos Homebrews de jogos russos e chineses que são bem específicos, são um todo de apanhados que colocam dificuldades em preservar o Java, o que é uma pena, pois existem diversos jogos divertidos ali, me divertia muito com meu Nokia X2-01 e diferentemente do Android, os jogos eram completos, não haviam propagandas neles e boa parte você conseguia jogar do começo ao fim, diferentemente desses jogos infinitos ou apenas para passar o tempo cheio de anúncios que possuem no Android hoje.

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A conclusão final é: O que eu quis levantar com essa postagem é simplesmente o ponto de debate que simplesmente a maioria ignora, quanto mais o tempo passa, mais conteúdo é perdido, essas coisas são importantes para quem gosta do retrogaming eu sei que Flash por exemplo era bem desvalorizado, muitos jogos ruins, mas será que realmente eram todos? me lembro de me divertir bastante com alguns jogos, o mesmo pra Java, espero que de alguma forma atentar tudo isso seja um aviso é preciso empenho em manter a história para que ela não seja em vão, se você possui CD's, coisas guardadas e que você gostaria de salvar é bem interessante o fazer, no fundo espero que mais investidas e grupos para salvar conteúdos surjam, pois somente assim a lembrança pode ser mantida.

Por favor não hesite em deixar sua opinião, diga suas ideias para a preservação e qual sua opinião disso.

Um dos vídeos que me inspiraram para abrir o tópico:



pra quem quiser se aprofundar mais. :ksorriso

  1. Tá maluco? Tem jogo demais de MS-DOS sendo preservados. Nunca que esse conteúdo vai ser perdido, pois a galera que usa PC é o que mais dá valor para essas velharias. Dá uma olhada no MyAbandonWare que tu vai ver a quantidade de jogos que existem lá.
  2. Não vale a pena preservar esses CDs, 99% continha DEMOs de jogos famosos ou os próprios jogos em si. Então não sei porque se preocupar com isso. Os jogos flash eu comentei respondendo a um usuário acima.
  3. O que mais tem é jogo java sendo disponibilizado, já existe emulador 100% funcional para Android, então eles estão preservados.
 

srchrono

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O mal do J2ME é justamente isso: a plataforma mobile. As "novas gerações" não tem o mesmo senso de "preservação digital" que temos. O caso do DOS (MS-DOS) é de pontos mais controversos, já que os jogos estão sim, sendo preservados e tem uma liberação maior pela internet a cada dia. Temos o GOG e muitos locais de torresmarias que liberam esses jogos com velocidade e formas simplificadas pra se rodar em sistemas avançados como o W10 (e se duvidar, Linux também).

Tá maluco? Tem jogo demais de MS-DOS sendo preservados. Nunca que esse conteúdo vai ser perdido, pois a galera que usa PC é o que mais dá valor para essas velharias. Dá uma olhada no MyAbandonWare que tu vai ver a quantidade de jogos que existem lá.
Acredito que não fui claro o suficiente, é o mal de escrever artigos às 3 da manhã :klolzminha inspiração em falar isso são listas de mídias perdidas, existem builds e demos que não foram catalogadas, existem homebrews de autores famosos antes de irem pro "mainstream" etc, claro que os jogos famosos publicados e afins existe um empenho bem grande em preservar e isso é muito bom, mas eu quis me referir que existia muito desenvolvimento caseiro e arquivos que eram passados em grupos, esse é um ponto fraco, mesmo nas plataformas mais famosas como as da Nintendo existem algumas brechas que geram dúvidas nas pessoas como a existência de um jogo chamado Yeah Yeah Beebiss que aparecia em catálogos, mas ninguém consegue apontar com certeza do que se tratava, claro que falando dessa forma é meio que "utópico" ir atrás desses arquivos, mas basta olha na Thelostmediawiki e na Unseen64 para se ter uma boa noção do problema.

A preocupação com os CD's e Disquetes em si é quanto a vida útil dessas mídias, elas estragam facilmente, querendo ou não cartuchos propiciam uma durabilidade bem maior, por isso que há uma necessidade de catalogar esses antes mesmo até dos restantes de consoles que utilizam cartuchos.


Existiam sim bons jogos em flash.
Alien Hominid, Meat Boy, Fancy Pants Adventures, N (sim, o nome do jogo é esse), Kingdom Rush, Samorost, VVVVVV, Binding of Isaac, Mirror's Edge 2D, etc.
O bom é que praticamente todos bons jogos foram relançados ou refeitos pra PC e para outras plataformas.

Concordo.
Não vale a pena preservar esses CDs, 99% continha DEMOs de jogos famosos ou os próprios jogos em si. Então não sei porque se preocupar com isso. Os jogos flash eu comentei respondendo a um usuário acima.

O que mais tem é jogo java sendo disponibilizado, já existe emulador 100% funcional para Android, então eles estão preservados.

Sim e não, na realidade apesar de boa parte serem compilações de vários jogos famosos existentes, já vi casos desses CD's conter alguns jogos e outros conteúdos que você não encontra mais na internet, a Digerati por exemplo criava bastantes cursos e afins específicos, esses são exclusivos o que em tese já justificaria salvar, se for pensar mais profundamente, ainda sim é uma parte da história, não vejo porque descartar.

e quanto ao Java, ainda vale o que eu havia dito, você encontra sim vários jogos na internet, mas são extremamente avulsos e diversos jogos já se perderam, mesmo na época eu não havia conseguido baixar a coletânea inteira do castlevania demon que é uma cópia chinesa do castlevania por exemplo, J2ME é um negócio extremamente caótico, não tem organização alguma, e não há garantias de quanto tempo boa parte desses conteúdos ficará em pé.

Para sistemas caseiros, APARENTEMENTE temos uma "paz" nessa área, mas também devemos nos preocupar com sistemas que quase não tiveram evolução em seus emuladores, assim como acontece com muitos sistemas da Atari (5200, 7800, Jaguar), Apple (Pippin), Bandai (Wonderswan, Playdia), CASIO (Loopy) e outros que quase não tiveram divulgação mundial ou algum sucesso expressivo, mal tendo suas ISOs/ROMs preservadas.

Excelente colocação, nessa lista ainda adicionaria o Philips CDI ou quem sabe até mesmo o Zeebo, o emulador do CDI existente é terrível, sem precisão alguma, cheio de bugs, e não há interesse algum em desenvolver um funcional, O Zeebo por exemplo nem se quer emulação existe, como os jogos eram baixados via 3G o que havia de jogo está apenas na memória de alguns poucos consoles restantes, o caso do Zeebo é crítico.

A Gameloft lançou uma coletânea de seus jogos em JAVA para Android. Tinham jogos bem legais naquela plataforma, cansei de jogar nos meus Nokias.
Jogos em DOS também creio estarem preservados de certa forma.
Já os jogos em Flash a situação deve ser mais complicada. Tinha muito, muito lixo. O que me veio à cabeça agora (nem sei se foi feito em Flash) foi o Robot Unicorn Attack.

Que é muito boa por sinal, ainda faltou uns jogos deles, mas só por ser de graça e não depender de emuladores de terceiros já estão de parabéns.
 
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srchrono

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O caso do zeebo é zoado memo. Não consigo lembrar outro sistema agora em pior estado de preservação de sistema.

Fora que por ser brasileiro provavelmente já deve tirar algum interesse de desenvolvedores estrangeiros se comprometerem a desenvolver uma emulação.

N-Gage é outro abandonado. Tinha umas coisas legais lá - pra época, obviamente. Hoje parece tudo pavoroso.
Mas pela preservação, acho que era outra coisa pra mirar.

Bom ponto, não havia parado pra pensar nisso, salvo engano o sistema do N-Gage é proprietário, pesquisei aqui sobre a emulação dele e achei pouca coisa, aparentemente existem alguns projetos no GitHub, mas sem dúvidas é outro caso bem tenso.
 

ELTORO

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Acredito que não fui claro o suficiente, é o mal de escrever artigos às 3 da manhã :klolzminha inspiração em falar isso são listas de mídias perdidas, existem builds e demos que não foram catalogadas, existem homebrews de autores famosos antes de irem pro "mainstream" etc, claro que os jogos famosos publicados e afins existe um empenho bem grande em preservar e isso é muito bom, mas eu quis me referir que existia muito desenvolvimento caseiro e arquivos que eram passados em grupos, esse é um ponto fraco, mesmo nas plataformas mais famosas como as da Nintendo existem algumas brechas que geram dúvidas nas pessoas como a existência de um jogo chamado Yeah Yeah Beebiss que aparecia em catálogos, mas ninguém consegue apontar com certeza do que se tratava, claro que falando dessa forma é meio que "utópico" ir atrás desses arquivos, mas basta olha na Thelostmediawiki e na Unseen64 para se ter uma boa noção do problema.

A preocupação com os CD's e Disquetes em si é quanto a vida útil dessas mídias, elas estragam facilmente, querendo ou não cartuchos propiciam uma durabilidade bem maior, por isso que há uma necessidade de catalogar esses antes mesmo até dos restantes de consoles que utilizam cartuchos.




Concordo.


Sim e não, na realidade apesar de boa parte serem compilações de vários jogos famosos existentes, já vi casos desses CD's conter alguns jogos e outros conteúdos que você não encontra mais na internet, a Digerati por exemplo criava bastantes cursos e afins específicos, esses são exclusivos o que em tese já justificaria salvar, se for pensar mais profundamente, ainda sim é uma parte da história, não vejo porque descartar.

e quanto ao Java, ainda vale o que eu havia dito, você encontra sim vários jogos na internet, mas são extremamente avulsos e diversos jogos já se perderam, mesmo na época eu não havia conseguido baixar a coletânea inteira do castlevania demon que é uma cópia chinesa do castlevania por exemplo, J2ME é um negócio extremamente caótico, não tem organização alguma, e não há garantias de quanto tempo boa parte desses conteúdos ficará em pé.



Excelente colocação, nessa lista ainda adicionaria o Philips CDI ou quem sabe até mesmo o Zeebo, o emulador do CDI existente é terrível, sem precisão alguma, cheio de bugs, e não há interesse algum em desenvolver um funcional, O Zeebo por exemplo nem se quer emulação existe, como os jogos eram baixados via 3G o que havia de jogo está apenas na memória de alguns poucos consoles restantes, o caso do Zeebo é crítico.



Que é muito boa por sinal, ainda faltou uns jogos deles, mas só por ser de graça e não depender de emuladores de terceiros já estão de parabéns.
Bicho, concordo que não dá pra achar tudo, mas acho que essa coleção em chinês você pode usar o Google Tradutor pra achar.
Já chegou uma época que eu baixei alguns jogos russos que eram difíceis de se pegar, mas pesquisando dessa forma eu consegui.
Se não me engano um deles era um jogo de terror que se chamava "Nowhere", eu consegui pegar apenas a versão russa, e tinha que jogar só no feeling pra conseguir passar das paradas.
Um jogo que nunca achei em Java foram os Front Mission lançados apenas no Japão.
Já cacei pra lá e pra cá e não consegui, infelizmente.

Agora essas paradas de cursos e demos aí...sinto muito mas penso que a maioria são descartáveis.
Tenho dezenas desses CD Expert aqui e quase todos são horríveis.
Um deles eu usei apenas para lembrar de um jogo de adventure point and click, que você jogava com uns peixes, e um outro adventure tbm que tu joga com um carrinho.

No geral, só valeria no caso de demos se houver conteúdo que inexiste na versão final, porém creio que nenhum desses CDs tenham essas demos exclusivamente.
Então é um trabalho exaustivo que pra mim não vale a pena fazer.

Agora no caso do N-Gage que o @LucianoBraga comentou, aí sim eu apoio porque existem jogos bons no aparelho e eles são muito difíceis de serem preservados, devido à cena dele ser extremamente minúscula e pela ausência de emuladores.

Update :

Achei esse vídeo aqui.
Não sei se o emulador funciona de fato, quem souber diga aí :


E pelo que pesquisei, os jogos do N-Gage foram lançados para o Symbian S60.
Ao que parece existe um emulador pra esse sistema, e inclusive vi alguns jogos que disponíveis por aí, mas vou ter que pesquisar mais um pouco pra ter certeza.
 
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Bicho, concordo que não dá pra achar tudo, mas acho que essa coleção em chinês você pode usar o Google Tradutor pra achar.
Já chegou uma época que eu baixei alguns jogos russos que eram difíceis de se pegar, mas pesquisando dessa forma eu consegui.
Se não me engano um deles era um jogo de terror que se chamava "Nowhere", eu consegui pegar apenas a versão russa, e tinha que jogar só no feeling pra conseguir passar das paradas.
Um jogo que nunca achei em Java foram os Front Mission lançados apenas no Japão.
Já cacei pra lá e pra cá e não consegui, infelizmente.

Realmente, muito jogo específico de países específicos, não sei hoje em dia, mas lembro que eu pegava muito jogo russo em um site chamado mob.org, acredito que hoje em dia eles nem possuam mais conteúdos de J2ME na página deles, é questionável a durabilidade desses conteúdos na internet, já que a plataforma está em desuso, é um ponto a ser preservado, no caso se houvessem sites como esses de ROM's da vida já seria o suficiente, colocar vários jogos em ordem alfabética para download.


Agora essas paradas de cursos e demos aí...sinto muito mas penso que a maioria são descartáveis.
Tenho dezenas desses CD Expert aqui e quase todos são horríveis.
Um deles eu usei apenas para lembrar de um jogo de adventure point and click, que você jogava com uns peixes, e um outro adventure tbm que tu joga com um carrinho.

No geral, só valeria no caso de demos se houver conteúdo que inexiste na versão final, porém creio que nenhum desses CDs tenham essas demos exclusivamente.
Então é um trabalho exaustivo que pra mim não vale a pena fazer.

Eu entendo sua visão, no caso da utilidade do arquivo, ao meu ver seria mais de manter a história para quem tiver interesse, é fato que boa parte dos jogos de flash e afins são jogos ruim ou mal feitos, existem jogos bons, mas por fazer parte da história do PC pra mim convém salvar caso seja o interesse de algum grupo, pelo menos é a forma que considero.

Agora no caso do N-Gage que o @LucianoBraga comentou, aí sim eu apoio porque existem jogos bons no aparelho e eles são muito difíceis de serem preservados, devido à cena dele ser extremamente minúscula e pela ausência de emuladores.
Concordo.

Quanto ao emulador que você citou é um problema que percebo, ao meu ver não basta ter apenas emulador, eles devem ser precisos também, no caso esse do vídeo parece bem experimental, interface um pouco contra intuitiva, acho interessante os projetos que implementam interfaces como a QT.
 

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N-Gage e Zeebo acho que conseguiram dumpar todas ROMs, já vi sets rolando no Archive.org. Faltam os emuladores. Parece que o Zeebo roda em um sistema que era usado nos celulares da época e que era relativamente comum. O problema é que não deve ter muita documentação sobre.

Acho que os que mais correm risco de sumir são aqueles jogos para celulares japoneses. Antes do Android, muita coisa só saiu em sistemas que só rodavam lá. De cabeça lembro de alguns jogos da Square Enix. O FF VII Before Crisis nunca saiu dos celulares. Outros jogos ao menos eles portaram para outros sistemas, como o KH Coded e o FF IV After Years. Quero imaginar que já tem gente por lá pensando e trabalhando nisso.
 

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Realmente, muito jogo específico de países específicos, não sei hoje em dia, mas lembro que eu pegava muito jogo russo em um site chamado mob.org, acredito que hoje em dia eles nem possuam mais conteúdos de J2ME na página deles, é questionável a durabilidade desses conteúdos na internet, já que a plataforma está em desuso, é um ponto a ser preservado, no caso se houvessem sites como esses de ROM's da vida já seria o suficiente, colocar vários jogos em ordem alfabética para download.




Eu entendo sua visão, no caso da utilidade do arquivo, ao meu ver seria mais de manter a história para quem tiver interesse, é fato que boa parte dos jogos de flash e afins são jogos ruim ou mal feitos, existem jogos bons, mas por fazer parte da história do PC pra mim convém salvar caso seja o interesse de algum grupo, pelo menos é a forma que considero.


Concordo.

Quanto ao emulador que você citou é um problema que percebo, ao meu ver não basta ter apenas emulador, eles devem ser precisos também, no caso esse do vídeo parece bem experimental, interface um pouco contra intuitiva, acho interessante os projetos que implementam interfaces como a QT.
Se não me engano o site parou de disponibilizar os downloads.
Existe um dump no Archive.org com 67 mil jogos de Java e outro com mil jogos.
Não vou colocar o link direto aqui porque não sei se pode, mas é só pesquisar "Website to download Java games Reddit" e clicar no primeiro link que aparecer.

Recomendo fazer um uso de antivírus para escanear, pois nas reviews um cara avisou que tem 47 arquivos detectados (é dump daqueles sites malucos, aí já viu né, deve vir cheio de tralha).
Fora isso, parece que tem uma infinidade de jogos lá, então por mais que faltem alguns, pelo menos já existe backup de grande parte deles.

O emulador está em estágio experimental por ser novo demais.
Tem que ver se o autor dele vai continuar desenvolvendo.
 

srchrono

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N-Gage e Zeebo acho que conseguiram dumpar todas ROMs, já vi sets rolando no Archive.org. Faltam os emuladores. Parece que o Zeebo roda em um sistema que era usado nos celulares da época e que era relativamente comum. O problema é que não deve ter muita documentação sobre.

Se não me engano o site parou de disponibilizar os downloads.
Existe um dump no Archive.org com 67 mil jogos de Java e outro com mil jogos.
Não vou colocar o link direto aqui porque não sei se pode, mas é só pesquisar "Website to download Java games Reddit" e clicar no primeiro link que aparecer.

Recomendo fazer um uso de antivírus para escanear, pois nas reviews um cara avisou que tem 47 arquivos detectados (é dump daqueles sites malucos, aí já viu né, deve vir cheio de tralha).
Fora isso, parece que tem uma infinidade de jogos lá, então por mais que faltem alguns, pelo menos já existe backup de grande parte deles.

O emulador está em estágio experimental por ser novo demais.
Tem que ver se o autor dele vai continuar desenvolvendo.

Informações preciosas caras, bom saber, muito obrigado por informar.
Quanto a esses vírus, não posso afirmar pra não passar uma falsa segurança pra alguém, mas corriqueiramente esses arquivos são pegos por antivírus, eu desconfio que sejam falsos positivos por conta de que não são arquivos executáveis para PC, mas vai saber. Antigamente existiam alguns executáveis que causavam soft brick nos Nokias, por sorte nunca coloquei um desses no meu celular.

Acho que os que mais correm risco de sumir são aqueles jogos para celulares japoneses. Antes do Android, muita coisa só saiu em sistemas que só rodavam lá. De cabeça lembro de alguns jogos da Square Enix. O FF VII Before Crisis nunca saiu dos celulares. Outros jogos ao menos eles portaram para outros sistemas, como o KH Coded e o FF IV After Years. Quero imaginar que já tem gente por lá pensando e trabalhando nisso.

Fato, se formos pensar em sistemas específicos tem muita coisa mesmo, por exemplo os clássicos dos nokias 3310, snake, space impact, sei que existem ports pra android, mas aparentemente são recriações e não dumps. Posso estar enganado, mas no Japão cada companhia de rede móvel havia seu celular com sistema próprio não? até onde sei isso só foi acabar quando a Apple entrou no mercado.
 

ELTORO

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Informações preciosas caras, bom saber, muito obrigado por informar.
Quanto a esses vírus, não posso afirmar pra não passar uma falsa segurança pra alguém, mas corriqueiramente esses arquivos são pegos por antivírus, eu desconfio que sejam falsos positivos por conta de que não são arquivos executáveis para PC, mas vai saber. Antigamente existiam alguns executáveis que causavam soft brick nos Nokias, por sorte nunca coloquei um desses no meu celular.



Fato, se formos pensar em sistemas específicos tem muita coisa mesmo, por exemplo os clássicos dos nokias 3310, snake, space impact, sei que existem ports pra android, mas aparentemente são recriações e não dumps. Posso estar enganado, mas no Japão cada companhia de rede móvel havia seu celular com sistema próprio não? até onde sei isso só foi acabar quando a Apple entrou no mercado.
No caso do dump não são falsos, o cara lá informou quais são, e inclusive tem Trojan no meio tbm.
Mas esses arquivos só jogam o vírus pro PC depois que tu extrair, então dá tempo pra preparar o antivírus antes disso acontecer.
 

rickrj

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Acredito que não fui claro o suficiente, é o mal de escrever artigos às 3 da manhã :klolzminha inspiração em falar isso são listas de mídias perdidas, existem builds e demos que não foram catalogadas, existem homebrews de autores famosos antes de irem pro "mainstream" etc, claro que os jogos famosos publicados e afins existe um empenho bem grande em preservar e isso é muito bom, mas eu quis me referir que existia muito desenvolvimento caseiro e arquivos que eram passados em grupos, esse é um ponto fraco, mesmo nas plataformas mais famosas como as da Nintendo existem algumas brechas que geram dúvidas nas pessoas como a existência de um jogo chamado Yeah Yeah Beebiss que aparecia em catálogos, mas ninguém consegue apontar com certeza do que se tratava, claro que falando dessa forma é meio que "utópico" ir atrás desses arquivos, mas basta olha na Thelostmediawiki e na Unseen64 para se ter uma boa noção do problema.

A preocupação com os CD's e Disquetes em si é quanto a vida útil dessas mídias, elas estragam facilmente, querendo ou não cartuchos propiciam uma durabilidade bem maior, por isso que há uma necessidade de catalogar esses antes mesmo até dos restantes de consoles que utilizam cartuchos.




Concordo.


Sim e não, na realidade apesar de boa parte serem compilações de vários jogos famosos existentes, já vi casos desses CD's conter alguns jogos e outros conteúdos que você não encontra mais na internet, a Digerati por exemplo criava bastantes cursos e afins específicos, esses são exclusivos o que em tese já justificaria salvar, se for pensar mais profundamente, ainda sim é uma parte da história, não vejo porque descartar.

e quanto ao Java, ainda vale o que eu havia dito, você encontra sim vários jogos na internet, mas são extremamente avulsos e diversos jogos já se perderam, mesmo na época eu não havia conseguido baixar a coletânea inteira do castlevania demon que é uma cópia chinesa do castlevania por exemplo, J2ME é um negócio extremamente caótico, não tem organização alguma, e não há garantias de quanto tempo boa parte desses conteúdos ficará em pé.



Excelente colocação, nessa lista ainda adicionaria o Philips CDI ou quem sabe até mesmo o Zeebo, o emulador do CDI existente é terrível, sem precisão alguma, cheio de bugs, e não há interesse algum em desenvolver um funcional, O Zeebo por exemplo nem se quer emulação existe, como os jogos eram baixados via 3G o que havia de jogo está apenas na memória de alguns poucos consoles restantes, o caso do Zeebo é crítico.



Que é muito boa por sinal, ainda faltou uns jogos deles, mas só por ser de graça e não depender de emuladores de terceiros já estão de parabéns.
Tenho alguns CDs destes jogos para vender, vi seu interesse e vi que faz questão dos CDs. Então, quer comprar de mim ???
 

doraemondigimon

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Excelente colocação, nessa lista ainda adicionaria o Philips CDI ou quem sabe até mesmo o Zeebo, o emulador do CDI existente é terrível, sem precisão alguma, cheio de bugs, e não há interesse algum em desenvolver um funcional, O Zeebo por exemplo nem se quer emulação existe, como os jogos eram baixados via 3G o que havia de jogo está apenas na memória de alguns poucos consoles restantes, o caso do Zeebo é crítico.

O CD-i ainda tem uma vantagem com os outros videogames que é a catalogação COMPLETA de todos os seus jogos pelo REDUMP.org. Segundo um dos últimos "torresmos" (2019)...

philips-cd-i.png


...Ainda faltam alguns jogos pra completar a coleção (190 de 218 mídias conhecidas pro Philips CD-i)

philips-cd-i2.png


Para a grande maioria dos consoles, esse jeito é o melhor indicado pra fazer tal 'resgate cultural'. O que pode acontecer de pior é se houver um controle mais regrado da internet porque aí, pra se conseguir tais coisas, será necessário outras formas (como aconteceu com o Bearshare e outros programas de distribuição digital....)

 

Wolfvalantine

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Eu particularmente acho jogos Java e Flash descartáveis, isso claro, em minha opinião. Já quanto ao MS-DOS nós temos o DOSBOX que existe já faz mto tempo e tem uma comunidade mto ativa, é facinho conseguir os jogos. Agora falando um pouco do que é importante pra mim: Eu tenho 32 anos de idade, jogo games desde meus 6 anos (dividia o tempo jogando Sonic 2 e assistindo CDZ na manchete), tive o prazer e privilégio de poder ter tido todos os consoles principais desde o Master System até a geração PS3. Desde 2003, minha principal plataforma de games é o PC e junto com isso a emulação. O que mais gosto de fazer na vida é jogar, e sim, também tenho medo de que essas preciosidades que me acompanharam por todos esses anos se percam em meio ao caos da internet e passar do tempo. Foi exatamente por isso que comprei vários HDs (tenho atualmente 18TB de armazenamento) e BluRays (uns 30 discos de 50GB cada) para os consoles mais antigos cujas roms são BEM menores, tudo isso para poder baixar as romsets, salvar nos meus Hds e BluRays e deixar guardado pra posteridade. Claro que como todo eletrônico esses HDs podem parar de funcionar um dia, isso é um risco que corro consciente, porém só de abrir minha gaveta de Hds e imaginar que tenho toda a minha infância e adolescência salvos ali pelo menos por enquanto, já me dá uma segurança ENORME. Hoje, possuo neles tudo que me interessa de ATARI - Master System - Mega Drive - SNES - GAMEBOY - PS1 (meu xodó, romset quase completa) - N64 - PS2 - GAMECUBE - Wii e ARCADE. Sei que muita gente prefere o armazenamento em Nuvem e realmente acho bem mais prático do que entulhar HDs em casa, mas o medo que eu tenho da falta de controle sobre esses serviços não me permite usar a Nuvem como armazenamento principal. Tenho vários romsets salvos no meu OneDrive de 2Tb, mas nunca que deixaria somente ele como armazenamento, utilizo no máximo como backup.
 

LoganV

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O caso do zeebo é zoado memo. Não consigo lembrar outro sistema agora em pior estado de preservação de sistema.
Aquele Double Dragon exclusivo merece ser ripado e transformado em um Remaster no nível SoR Remake V5.2 ou Openbors como TMNT : Rescue-Palooza! e o ainda em desenvovilento Ultimate Double Dragon:

 

srchrono

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No caso do dump não são falsos, o cara lá informou quais são, e inclusive tem Trojan no meio tbm.
Mas esses arquivos só jogam o vírus pro PC depois que tu extrair, então dá tempo pra preparar o antivírus antes disso acontecer.

Dei uma olhada, realmente é bastante massivo, mas não dar pra confiar muito, acho melhor nem descompactar no Windows e sim em algum Linux.

Tenho alguns CDs destes jogos para vender, vi seu interesse e vi que faz questão dos CDs. Então, quer comprar de mim ???

Agradeço pela oferta, mas no caso ainda tenho os meus. :ksorriso

O CD-i ainda tem uma vantagem com os outros videogames que é a catalogação COMPLETA de todos os seus jogos pelo REDUMP.org. Segundo um dos últimos "torresmos" (2019)...

Para a grande maioria dos consoles, esse jeito é o melhor indicado pra fazer tal 'resgate cultural'. O que pode acontecer de pior é se houver um controle mais regrado da internet porque aí, pra se conseguir tais coisas, será necessário outras formas (como aconteceu com o Bearshare e outros programas de distribuição digital....)


Perfeito mano, felizmente não tem muito como controlar o torresmo, só que o problema é o pessoal deixar de semear, fico feliz saber da existência desses projetos, resta alguém desenvolver um emulador viável.
Foi exatamente por isso que comprei vários HDs (tenho atualmente 18TB de armazenamento) e BluRays (uns 30 discos de 50GB cada) para os consoles mais antigos cujas roms são BEM menores, tudo isso para poder baixar as romsets, salvar nos meus Hds e BluRays e deixar guardado pra posteridade. Claro que como todo eletrônico esses HDs podem parar de funcionar um dia, isso é um risco que corro consciente, porém só de abrir minha gaveta de Hds e imaginar que tenho toda a minha infância e adolescência salvos ali pelo menos por enquanto, já me dá uma segurança ENORME. Hoje, possuo neles tudo que me interessa de ATARI - Master System - Mega Drive - SNES - GAMEBOY - PS1 (meu xodó, romset quase completa) - N64 - PS2 - GAMECUBE - Wii e ARCADE.

Investimento belo e lúcido, apesar do risco de falha HD ainda é bem confiável, tenho HD's no meu PC que já uso fazem mais de 7 anos e que já eram do meu PC antigo, eu evito usar como armazenamento principal justamente pelo tempo de uso, mas dos que eu tive problema (principalmente com os da SAMSUNG sem querer farpar) já eram de outras máquinas, já vi PC's bem antigos com mais de 30 anos com seus dados todos salvos e funcionais, o caminho mesmo para se precaver é esse, montar um acervo pessoal, já que com o passar dos anos mais conteúdo na internet é perdido pelo tempo e pela busca antipirataria, jogos de PS3 mesmo são bem chatos de baixar, boa parte não possuem seed e você normalmente fica dependente dos "clubes do bolinha" da vida.
 

*BAH*

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Eu tenho uma cacetada de joguinhos em flash em um CD de backup. Alguns são bem interessantes, mas sem relevância em um panorama mais amplo.

Joguinhos de DOS são bem conhecidos mas nunca tive dificuldade de achar. Tá certo que a última vez que procurei foi no milênio passado... :viraolho

Já backup de CD, é como guardar lixo na esperança de achar um brinco de ouro. O único que me lembro com alguma importância era um Alone in the Dark 3 que rodava em janela de windows (o meu CD do trilogy não rodava com áudio de jeito nenhum e esse cd de revista quebrou um galhão). A maioria era um catadão de cliparts, screen saves e demos. Eu usava como frisbee ou cortadores de pizza. :ksafado
 

Retroaholic

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Aquele Double Dragon exclusivo merece ser ripado e transformado em um Remaster no nível SoR Remake V5.2 ou Openbors como TMNT : Rescue-Palooza! e o ainda em desenvovilento Ultimate Double Dragon:



Então eu pensei em comprar o barato uma vez só pra testar aquele Double Dragon. Não tem mesmo em nenhum outro formato, tipo celular?

Parece ser "legit" aquela parada. Vi aqui um video de novo pra relembrar.

Esse Ultimate Double Dragon já tem demo? Ta muito LOKO.

Pra mim o Return of Double Dragon ainda é supremo, melhor beat em up original do Super disparado pra mim.
Eu só queria que fizessem um hack que nerfassem o dizzy dos inimigos após levarem um soco giratorio (L ou R mais soco) poderem ser clinchados e ajoelhados até a morte.
Além disso um tempo de bloqueio mais curto seria legal tambem, pra ficar mais realista.

Tem um hack que fizeram que TIRA o tempo de bloqueio (e o comando vira "momentaneo", ou seja, dura o tempo do apertar o botão)

Aí tem que ver.

Uma coisa que eu torço muito o nariz pra quase todo tipo de mod/fã made é que os caras tem ideias muito legais e tudo, mas não se preocupam com balanceamento.

Por isso eu acho isso aqui maraviwonderful


e é um brasileiro que fez! Acho que nunca fizeram nenhum tópico sobre...
 

Ryo_Sakazaki

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Eu acho que isso vai acontecer com jogos de NES, SNES e Mega e outros com o tempo.
Conforme as novas gerações vão chegando, a molecada pouco se interessa por essas coisas e eu acho que vai chegar um momento em que esses jogos também vão desaparecer ou ficar bem complicado de encontrar pra baixar e jogar.
 

sux

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Eu acho que isso vai acontecer com jogos de NES, SNES e Mega e outros com o tempo.
Conforme as novas gerações vão chegando, a molecada pouco se interessa por essas coisas e eu acho que vai chegar um momento em que esses jogos também vão desaparecer ou ficar bem complicado de encontrar pra baixar e jogar.
impossível, enquanto houver porões nas casas americanas, tá tudo preservado por mais 100 anos seguramente.

no caso de jogos das plataformas mainstream, lembrar que são jogos produzidos em escala industrial, em mídia fisica durável, sem contar os milhoes de copias digitais já feitas... no maximo um ou outro protótipo fica perdido
 

Raptor87

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Eu acho que isso vai acontecer com jogos de NES, SNES e Mega e outros com o tempo.
Conforme as novas gerações vão chegando, a molecada pouco se interessa por essas coisas e eu acho que vai chegar um momento em que esses jogos também vão desaparecer ou ficar bem complicado de encontrar pra baixar e jogar.
É claro que isso nunca vai acontecer pois sempre vão existir entusiastas de jogos antigos e público para eles.
Eu mesmo já zerei uma penca de jogos que não são da minha época (dos anos 80 por exemplo).

Até jogos para plataformas como Atari e Apple II são super fáceis de achar online e emular, até mesmo se a molecada de hoje tem zero interesse neles.
 

LoganV

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Então eu pensei em comprar o barato uma vez só pra testar aquele Double Dragon. Não tem mesmo em nenhum outro formato, tipo celular?

Parece ser "legit" aquela parada. Vi aqui um video de novo pra relembrar.

Esse Ultimate Double Dragon já tem demo? Ta muito LOKO.

Pra mim o Return of Double Dragon ainda é supremo, melhor beat em up original do Super disparado pra mim.
Eu só queria que fizessem um hack que nerfassem o dizzy dos inimigos após levarem um soco giratorio (L ou R mais soco) poderem ser clinchados e ajoelhados até a morte.
Além disso um tempo de bloqueio mais curto seria legal tambem, pra ficar mais realista.

Tem um hack que fizeram que TIRA o tempo de bloqueio (e o comando vira "momentaneo", ou seja, dura o tempo do apertar o botão)

Aí tem que ver.

Uma coisa que eu torço muito o nariz pra quase todo tipo de mod/fã made é que os caras tem ideias muito legais e tudo, mas não se preocupam com balanceamento.

Por isso eu acho isso aqui maraviwonderful


e é um brasileiro que fez! Acho que nunca fizeram nenhum tópico sobre...


Pode baixar a demo aqui:

Realmente o balancemaneto é essencial.

Muito bacana esse hack, eu baixei, mas ainda não joguei, vou ver se jogo com calma nesse fds. Valeu!


impossível, enquanto houver porões nas casas americanas, tá tudo preservado por mais 100 anos seguramente.

no caso de jogos das plataformas mainstream, lembrar que são jogos produzidos em escala industrial, em mídia fisica durável, sem contar os milhoes de copias digitais já feitas... no maximo um ou outro protótipo fica perdido

Acho que é o único exclusivo realmente bom do console. hahaha
 

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Porra bicho, jogo de PS3 difícil de achar? Gravar backups em Blu-Ray?

Vocês precisam dar uma pesquisada melhor por aí. Jogo de PS3 eu baixava em um site que hospedava tudo no Google Drive, hahaha. Sugiro darem uma caçada no Archive.org e na Emulation Wiki, tem muita gente catalogando coisas e atualizando listas de links por aí.
 
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Wolfvalantine

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Porra bicho, jogo de PS3 difícil de achar? Gravar backups em Blu-Ray?

Vocês precisam dar uma pesquisada melhor por aí. Jogo de PS3 eu baixava em um site que hospedava tudo no Google Drive, hahaha. Sugiro darem uma caçada no Archive.org e na Emulation Wiki, tem muita gente catalogando coisas e atualizando listas de links por aí.
O problema é justamente a falta de controle que nós temos sobre a hospedagem em Nuvem. E se de repente a trupe antipirataria der um ultimato pra Google e esses backups forem apagados do drive? Como fica se usar somente isso de recurso? Eu ainda acho que a melhor forma de se armazenar essas preciosidades é baixando e fazendo um acervo pessoal (em Hds, Blu Rays, discos externos etc...), onde apenas vc e o tempo de vida dos componentes eletrônicos tem o controle desses conteudos.
Quanto aos jogos de PS3, eu tbm acho fácil. Na verdade, nunca tive dificuldades para baixar qualquer conteudo de Roms e Isos na internet, até hoje.
 

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O problema é justamente a falta de controle que nós temos sobre a hospedagem em Nuvem. E se de repente a trupe antipirataria der um ultimato pra Google e esses backups forem apagados do drive? Como fica se usar somente isso de recurso? Eu ainda acho que a melhor forma de se armazenar essas preciosidades é baixando e fazendo um acervo pessoal (em Hds, Blu Rays, discos externos etc...), onde apenas vc e o tempo de vida dos componentes eletrônicos tem o controle desses conteudos.
Quanto aos jogos de PS3, eu tbm acho fácil. Na verdade, nunca tive dificuldades para baixar qualquer conteudo de Roms e Isos na internet, até hoje.
Acho que sua própria postagem se contradiz. Se você nunca teve dificuldades, é porque nunca houve só um tipo de recurso, nunca ficou concentrado em um lugar só. Eu não discordo sobre ser a melhor alternativa, e se você tem condição de fazer isso, ótimo. Só que eu achei que é meio querer matar mosquito com tiro de canhão.
 

Wolfvalantine

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Acho que sua própria postagem se contradiz. Se você nunca teve dificuldades, é porque nunca houve só um tipo de recurso, nunca ficou concentrado em um lugar só. Eu não discordo sobre ser a melhor alternativa, e se você tem condição de fazer isso, ótimo. Só que eu achei que é meio querer matar mosquito com tiro de canhão.
N é questão de se contradizer pois eu nunca disse em momento nenhum que tive dificuldades de achar. O que eu disse na postagem foi justamente o medo de esse recurso online desaparecer sem que eu tenha controle, entende? A queda do Emuparadise ligou um alarme em mim que realmente me fez pensar sobre essa questão de controle. Se a internet acabasse amanhã (em um exemplo catastrófico), eu teria todo esse conteúdo a salvo comigo, ao contrário do que rola hoje com eles espalhados pela internet. Não acho que HOJE o acesso a esse conteúdo seja difícil, mas vejo que as empresas estão mais em cima desse lance de pirataria agora e tomando atitudes mais eficientes do que por exemplo 10 anos atrás.
 
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