Meu pitaco sobre a conversa que estava rolando...
Pode ser um erro atribuir resultados econômicos a democracias/ditaduras. Existia toda uma conjuntura que propiciou enormes crescimentos econômicos nos países, em grande parte, no século XX.
Podemos citar a demografia, saltos na industrialização, produtividade, tecnologias, e um supply chain global bem mais sofisticado. Mas existem vários outros fatores.
Os países surfaram a onda cresceram bastante no momento certo para cada um deles, e claro, tomando as ações necessárias. Não estou dizendo que não tiveram mérito.
O problema é que cada época tem uma situação conjuntural específica, e exige competências diferentes para ser bem aproveitada.
Nacional-desenvolvimentismo funcionou bem naquela época, e também não sou um liberal fanático para dizer que não tem o seu lugar até hoje e no futuro. Mas a competição externa trouxe desafios muito mais sofisticados do ponto de vista da eficiência e produtividade.
O que é um trabalho altamente técnico, de refinamento das legislações, regulamentações e tal. Nunca vi nenhuma evidência de que ditaduras são melhores nisso.
Mas temos várias evidências dos riscos que as ditaduras proporcionam a um país. Sem contar que o sucesso econômico tende a ser utilizado em favor dos interesses da ditadura.
O que deve ser levado em conta é a cultura. Brasileiro nunca vai ser um chinês no planejamento nacional, por exemplo. E não acho que a nossa cultura, nos costumes, seja compatível com uma ditadura no século XXI. Não teríamos ganhos econômicos relevantes e seríamos uma ditadura.
Bom, esses são os meus achismos.