O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Presidente da Claro diz que preços de banda larga no Brasil são baixos demais

vivinho

Bam-bam-bam
Mensagens
672
Reações
856
Pontos
293
Meio contraditório um merdalhao desse falando isso quando a própria empresa tá todos os dias agressivando nos preços e Promocoes. To vendo direto propagando 500Mbps por R$49,90 deles… vai entender.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Nome disso é concorrência, essas grandes empresas, ainda mais nesse oligopólio do crl que existe nesse seguimento no Brasil, tem pavor.

No meu bairro, nos últimos anos, entraram pelo menos três empresas de internet via fibra, todas regulamentadas, emitindo nota de serviço com cnpj, tudo bonitinho.

Hoje eu pago 100 reais por 200 megas fibra, aqui sempre chega mais de 200 megas de down e o up é a metade.

speedtest.PNG
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.644
Reações
30.045
Pontos
1.404
Falou o cara que vende a internet mais m**** do pais, ate servidor local da 10 x 0 nesta m**** de claro/net....sei pq ja tive, E DOU GRAÇA A DEUS QUE ME LIVREI, oferecem um router mais xing ling que os vendidos pelos xing ling, upload absolutamente ridiculo, aqui minha operadora de fibra que é local, me oferece 500/500 por R$ 99,00 e um router da Huawei....então senhor CEO da Claro....VA TOMA NO CU
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.477
Reações
1.639
Pontos
1.114
A minha única crítica com a banda larga da claro é a diferença de preço entre os clientes.

Eu pago 99 reais por 500MB de internet. E tem gente que paga mais que isso e recebe menos.

E toda hora que tem promoção é um parto pra você aderir quando é cliente antigo. Na maioria das vezes precisa recorrer à Anatel.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
É verdade. Eu tentei mudar para um plano da Vivo mais barato e não dava pra fazer pelo aplicativo (antigamente dava). E por telefone era muita enrolação. Acabei reclamando na Anatel e me deram um plano mais barato e até q com uma franquia bacana.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.306
Pontos
1.339
Eu tenho internet de uma operadora local, pago R$99,00 por 200Mb de download e mesma velocidade de upload, eu realmente não acho esse preço barato, mas é o que disseram ai, se não está satisfeito, aumenta o preço do seu produto e veja se da certo.

realmente a vida da claro deve estar muito dificil:
1656958232589.png

Seria muito bom se aqueles pnc daquela anatel liberassem geral a concorrencia no Brasil pra tudo, mas não, hoje esses caras estão em um mercado protegido, vivem de lobby e reclamando ainda, mas estamos ai refens a meia duzia de empresas graças a essa m**** que é essa anatel e temos que escutar ainda esse tipo de ofensa vindo de um cara desses.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.768
Reações
51.828
Pontos
1.564
Ainda bem que existe concorrência, mesmo que capenga.

Ele só fala isso pq sabe que é difícil, aqui, entrar nesse mercado.

FDP do c***lho. "Banho de sangue", mas ta lucrando 1 milhão né fdp.

Esses mercados "fechados" com estado (entrada tensa, nesse caso através da ANATEL) sempre serão isso. Haverá pressão de grupo (VIVO+CLARO etcetc) pq sabem que se chorarem, não tem para onde ir.
 


EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.300
Pontos
1.053
e aproveitem enquanto tem dados ilimitados, na Europa parece que proibiram


O BEREC, órgão regulatório das telecomunicações na Europa, publicou na última quarta-feira (15) uma atualização das suas diretrizes. O documento inclui a proibição completa da prática de Zero-rating, o que impede operadoras de telefonia europeias de oferecerem planos com dados ilimitados para aplicativos, como o Whatsapp.

A proibição deve afetar diversos aplicativos como Whatsapp, Facebook e até mesmo o Waze. Qualquer app que possa ser ofertado com uso ilimitado - ou seja, que não consome o pacote de dados da internet, será afetado pela decisão. O órgão afirma que a decisão visa defender a neutralidade da internet. A intenção é não reforçar que empresas privadas consigam estabelecer negócios que captem o tráfego dos dados em determinados aplicativos, em detrimento de possíveis concorrentes, por serem oferecidos com uso ilimitado.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.744
Reações
7.351
Pontos
453
é uma piada mesmo. Oferecem um plano de 500MB e entregam no máximo 10% disso e ainda fala que ta caro
Depende muito do lugar, em cidades menores a rede não está saturada e geralmente oferecem um bom serviço , assino o plano de 500Mb e sempre chega acima dos 500Mb.

Fiz o teste agora há pouco.

X16sMtj.png
 
Ultima Edição:

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.744
Reações
7.351
Pontos
453
Eu não tenho mais ela, mudei pra vivo.
Era de bairro e começou a apresentar muito problema, agora estou nerfado de internet.
Por causa disso não assino internet de provedores pequenos, estabilidade para mim é mais importante que velocidade.

Provedor de bairro aqui direto manda folheto com ofertas de novos assinantes, já vi por R$69.00 plano 200Mb de fibra.

Estabilidade do serviço é uma m****, olhando relatos de clientes nego chega a ficar até quase uma semana sem o serviço devido a problemas técnicos.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Depende muito do lugar, em cidades menores a rede não está saturada e geralmente oferecem um bom serviço , assino o plano de 500Mb e sempre chega acima dos 500Mb.

Fiz o teste agora há pouco.

X16sMtj.png

Por algum speedtest sempre mostra isso ai, mas na prática nunca chega nisso. Ate no teste do playstation fica 500Mb
 

pack-man

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
727
Reações
7.552
Pontos
683
laçaram hoje o 5g aqui em brasília! por isso o José Félix, presidente do grupo Claro já comenta que os valores cobrados são baixos demais!
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Vindo da mesma pessoa que fala que alta velocidade de upload é só pras pessoas contarem vantagem na internet, nada me espanta.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
to de starlink nesse exato momento. ja achava um put* negocio a 500 e tantos por mes, mas acabaram de baixar a mensalidade pela metade.
cara. isso é a melhor coisa do mundo. to no mato onde só pegava satelite b*sta com 1200 de ping, cota de 50gb por mes, tudo lento e zoado, agora parece q to usando fibra. sem brincadeira, o ping é 50 em servidors nacionais, ta quase igual a fibra la em casa. e inclusive em servidores internacionais tipo genshin impact, ta um pouco melhor o ping até.

é bom o suficiente pra dar pra usar xcloud. tava jogando forza horizon 5 via xcloud até antes de vir postar isso. tem um lag, definitivamente nao ta tao bom qto la em casa, mas é algo q da pra acustumar e tolerar considerando a situacao. da pra jogar.

no satelite velho aqui alem de ser impossivel por causa do lag, ia drenar a cota mensal em 5 minutos, heheh. me sinto como se tivesse avançado 20 anos no futuro. baum demais.

sem contar q o wifi desse aparelho do starlink é topo de linha. wifi de 5gbps e tal. fodastico

se claro quiser aumentar mensalidade, pnc deles. em ultimo caso compro starlink pra casa também e eles ficam chupando o dedo
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.552
Reações
9.156
Pontos
453
Eu sei que o tópico é necromante, mas eu vou aproveitar pra falar que tudo nessa porcaria é caro e ruim. Eu acho que contei no desabafos a impossibilidade deles de liberar roaming, algo que me fez passar a usar o SIM da Oi(que portei para a TIM, já que Oi de DDD 71 vai para a Claro) como principal, já que sem número conhecido não podia ficar. Os planos são de 30R$, enquanto as concorrentes tem planos de 20, direto ocorre de você estar magicamente sem créditos/bônus, spam de SMS que me força a usar bloqueador de mensagem de operadora e sinal tenebroso, consegue chegar próximo do nível da Vivo nos seus tempos de CDMA. E isto eu só toquei no serviço de telefonia, se eu for falar dos outros serviços deles, eu faço uns três wall of text.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
O problema da Claro, no meu entendimento, está intrinsicamente ligado à infra-estrutura baseada na tecnologia defasada de conexão por cabo coaxial. Esses testes de velocidade que vocês fazem é apenas um efeito placebo que a Claro entrega via police route com prioridade de QOS ativada. 100Mb em fibra óptica da Oi é 2x mais rápido que 500Mb da Net. A explicação é bem simples: a latência. Enquanto a conexão da Net é toda emendada em cabos podres, pontes metálicas, do armário ao Modem, temos a fibra óptica nos concorrentes aonde um simples alinhamento óptico (ou fusão) anula a possibilidade de perdas até o Modem. Meu prédio possui 24 apartamentos. A Oi montou o distribuidor óptico há 2 anos por aqui. Consequência: Todos os moradores migraram para a Oi Fibra praticamente na primeira semana de ativação das portas. O preço foi agressivo e a estabilidade prometida foi, de fato, entregue com louvor. Nunca mais soube de qualquer morador que teve que acionar a Oi para resolver problema de lentidão que era recorrente com a Net. Sério, nunca vi nenhum carro de manutenção da Oi Fibra aqui no meu prédio desde que ativaram o quadro de distribuição óptica. Com a Net as visitas para manutenções eram frequentes.

Em tempo: essa semana um cliente meu levou um baita prejuízo com a Net. Uma descarga vinda pelo cabo coaxial torrou o Modem da Net, e, por conseguinte, destruiu o Firewall de R$ 10.000,00. Todas as salas comerciais do prédio dele tiveram perdas de ativos de rede decorrente da descarga sofrida no cabo coaxial do Modem da Net. A Net, tirou o cavalo da chuva, e disse que não ia arcar com os prejuízos causados. Vão ter que resolver judicialmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.838
Pontos
503
to de starlink nesse exato momento. ja achava um put* negocio a 500 e tantos por mes, mas acabaram de baixar a mensalidade pela metade.
cara. isso é a melhor coisa do mundo. to no mato onde só pegava satelite b*sta com 1200 de ping, cota de 50gb por mes, tudo lento e zoado, agora parece q to usando fibra. sem brincadeira, o ping é 50 em servidors nacionais, ta quase igual a fibra la em casa. e inclusive em servidores internacionais tipo genshin impact, ta um pouco melhor o ping até.

é bom o suficiente pra dar pra usar xcloud. tava jogando forza horizon 5 via xcloud até antes de vir postar isso. tem um lag, definitivamente nao ta tao bom qto la em casa, mas é algo q da pra acustumar e tolerar considerando a situacao. da pra jogar.

no satelite velho aqui alem de ser impossivel por causa do lag, ia drenar a cota mensal em 5 minutos, heheh. me sinto como se tivesse avançado 20 anos no futuro. baum demais.

sem contar q o wifi desse aparelho do starlink é topo de linha. wifi de 5gbps e tal. fodastico

se claro quiser aumentar mensalidade, pnc deles. em ultimo caso compro starlink pra casa também e eles ficam chupando o dedo

Tem muitas empresas pequenas (teoricamente) que dão uma surra nas grandes operadoras. Aqui é de uma empresa que fornece 700MB, sem cota mensal e pagando 150. Jogo Xcloud bem de vez em quando e o desempenho é bom, inclusive posso arriscar com GeForce Now e ver se cola no Linux via navegadores. Tenho alguns jogos que eu gostaria de jogar e creio que a hora para testar seja dentro de algum tempo.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.463
Pontos
2.009
O problema da Claro, no meu entendimento, está intrinsicamente ligado à infra-estrutura baseada na tecnologia defasada de conexão por cabo coaxial. Esses testes de velocidade que vocês fazem é apenas um efeito placebo que a Claro entrega via police route com prioridade de QOS ativada. 100Mb em fibra óptica da Oi é 2x mais rápido que 500Mb da Net. A explicação é bem simples: a latência. Enquanto a conexão da Net é toda emendada em cabos podres, pontes metálicas, do armário ao Modem, temos a fibra óptica nos concorrentes aonde um simples alinhamento óptico (ou fusão) anula a possibilidade de perdas até o Modem. Meu prédio possui 24 apartamentos. A Oi montou o distribuidor óptico há 2 anos por aqui. Consequência: Todos os moradores migraram para a Oi Fibra praticamente na primeira semana de ativação das portas. O preço foi agressivo e a estabilidade prometida foi, de fato, entregue com louvor. Nunca mais soube de qualquer morador que teve que acionar a Oi para resolver problema de lentidão que era recorrente com a Net. Sério, nunca vi nenhum carro de manutenção da Oi Fibra aqui no meu prédio desde que ativaram o quadro de distribuição óptica. Com a Net as visitas para manutenções eram frequentes.

Em tempo: essa semana um cliente meu levou um baita prejuízo com a Net. Uma descarga vinda pelo cabo coaxial torrou o Modem da Net, e, por conseguinte, destruiu o Firewall de R$ 10.000,00. Todas as salas comerciais do prédio dele tiveram perdas de ativos de rede decorrente da descarga sofrida no cabo coaxial do Modem da Net. A Net, tirou o cavalo da chuva, e disse que não ia arcar com os prejuízos causados. Vão ter que resolver judicialmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A Claro está mudando a infra de hfc para fibra em muitos lugares. Eu estou satisfeito com a Claro porque consigo deixar o cable modem em modo bridge e usar o pfsense sem grandes problemas. O ping fica em torno de 7ms e tenho ipv6. Não sofro traffic shaping e nem problemas com iptv.

Pra mim atende muito bem.

Eu só acho os cable modems bem problemáticos, mas deixando em bridge resolve.

Tem muitas empresas pequenas (teoricamente) que dão uma surra nas grandes operadoras. Aqui é de uma empresa que fornece 700MB, sem cota mensal e pagando 150. Jogo Xcloud bem de vez em quando e o desempenho é bom, inclusive posso arriscar com GeForce Now e ver se cola no Linux via navegadores. Tenho alguns jogos que eu gostaria de jogar e creio que a hora para testar seja dentro de algum tempo.

O problema é que essas pequenas operadoras muitas vezes apenas repassam o sinal das grandes operadoras, e sempre colocando um monte de assinante em um mesmo ipv4 e enfiando cgnat no rabo de todo mundo. E ipv6 sem pensar, nunca vi essas operadoras entregando ipv6.

Pra piorar ainda enfiam uma onu toda travada e não passam a senha pro cliente configurar direito com o roteador.

Apesar do valor ser mais baixo eu acho que pra mim não compensaria ter tudo travado.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
eu acho barato, mas como existem hoje trocentos provedores locais além destes grandes, impossível isso ficar caro com o tempo.

não é como energia e água que sou obrigado a comprar de apenas 1 fornecedor ou fazer minha propria fonte.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
A Claro está mudando a infra de hfc para fibra em muitos lugares. Eu estou satisfeito com a Claro porque consigo deixar o cable modem em modo bridge e usar o pfsense sem grandes problemas. O ping fica em torno de 7ms e tenho ipv6. Não sofro traffic shaping e nem problemas com iptv.

Pra mim atende muito bem.

Eu só acho os cable modems bem problemáticos, mas deixando em bridge resolve.

Possuo uma malha de 50 roteadores, espalhados em clientes no DF, dos quais extraio as estatísticas de funcionamento: Lago Sul, Lago Norte, Noroeste, Sobradinho, Planaltina, Taguatinga, Asa Sul, Asa Norte, e Aguas Claras. Esses roteadores possuem mecanismos internos de testes contínuos para a análise de tráfego. Os relatórios indicam que a qualidade da conexão da Net está substancialmente melhor, que as conexões da Vivo Fibra. São fatos. Mas a explicação para a Claro Net é relativamente simples: quantidade de clientes perdidos para os concorrentes. Quanto mais clientes migram para Oi Fibra/ Vivo Fibra/ Brava e Etc, menos congestionada fica a rede da Claro Net, log mais velocidade ela ganha. Outro fato que te adianto, e isso com conhecimento de causa, porque estou vendo a situação diante dos meus próprios olhos: 80% dos meus clientes que usam Net/ Vivo/ Oi, ETC, utilizam-se BOX piratas. Até pouco tempo atrás apenas a Claro Net era hegemônica na distribuição de sinal fechado de TV. Nesse sentido, até a "pressão" dedicada para o tráfego do sinal de TV para os decoders , os cabos coaxiais Net Claro estão deixando de sofrer também.

De acordo com os relatórios dos roteadores, nos locais aonde existe Claro/ OI/ Vivo Fibra, a ordem atualmente de indicação de assinatura seria:

1º Oi Fibra (Não permite modo Bridge, e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

2º Claro Net (Permite bridge, mas faz e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

3º Vivo Fibra (Permite bridge, mas não faz e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

Das 3 acima, a Oi é a mais recomendada porque possui a infra-estrutura mais moderna, e a menor base de clientes. A Vivo é a mais problemática, provavelmente, porque tem a maior base de clientes e já faz overbooking de conexão (vende mais do que o que consegue entregar com estabilidade), não dando conta de toda a demanda em momentos críticos de consumo de internet. A Net está em queda crescente de assinantes devido a popularidade das Box Piratas, e questões técnicas envolvidas com com as nuâncias da conexão por cabo coaxial (basta chover para a conexão Net virar o inferno), além do mais dessas três que citei a Net Claro é a única que se utiliza do mecanismo de trava dos 10% de upload para manter o equilíbrio da demanda conexão, e evitar abusos no link contratado. A regra do Upload é bem simples: no sistema ping-pong de pacotes se o teu upload satura, tua internet automaticamente caga toda a estabilidade da velocidade de download. Ou seja, se o sujeito tem 600 Megas contratados, automaticamente tem 60 megas máximos de upload. Caso o upload atinja coisa de 35% de saturação, a latência do download pode aumentar 4x, se chegar aos 90%, a latência aumenta 12x. Se chegar a 99% a conexão se torna insustentável, causando perdas geral de pacotes e falha total da conexão.

Quando a tecnologia de fibra óptica começou a ficar popular no DF, a Vivo foi que a primeiro avançou com a adequação da infra-estrutura, e absorveu a maior parte dos clientes insatisfeitos com a Oi (adsl) e Claro Net (coaxial). Porém a Oi, depois que foi dissolvida judicialmente, conseguiu investimentos para à avançar com a implantação da rede de fibra, e partiu com preços agressivos e uma qualidade acima da média esperada. A Net Claro possui sim as pontes de conexão em fibra óptica no DF, mas em 99% dos clientes a conexão predial/residencial (aonde as perdas e problemas acontecem) é por meio de cabo coaxial velho. São poucos os clientes Net Claro que possuem fibra óptica chegando direto no modem. Os únicos clientes Claro Net que possuem a fibra óptica para conexão com a internet, até onde sei, usam a infra-estrutura da Embratel, que pertence à Claro Net.

Resumo da ópera: Sim, a Net Claro está muito melhor que a Vivo Fibra atualmente, mas tudo isso é por conta da quantidade de clientes que abandonaram a rede dela. Os problemas relacionados ao cabo coaxial não tem para onde correr (se tem emenda, consequentemente terá perda). A maioria dos clientes já sabe quais os benefícios da fibra: baixa latência e altíssima estabilidade. Quanto menos clientes pendurados no provedor, mais rápida fica a rede dele.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.963
Reações
27.195
Pontos
1.434
mas o 5G nao ia revolucionar tudo??
Esquece isso aí mano, os caras já estão cientes que o 5G não vai agregar assinantes, estão investindo pesado nisto mas vão continuar com a mesma base de clientes.

Pelo menos até alguma ser a pioneira e lançar um mega-plano de dados.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
eu acho barato, mas como existem hoje trocentos provedores locais além destes grandes, impossível isso ficar caro com o tempo.
Provedores secundários usam balanceadores de carga para "simular" a sua velocidade contratada, e manter o equilíbrio da demanda de tráfego entre todos clientes. Se utilizam CDNs (Rede de Distribuição de Conteúdo) para compensar a alta demanda exigida, por exemplo, no tráfego Netflix, além de políticas de QOS agressivas. O problema maior é que ainda não existe CDNs para alimentar as Box piratas, e muitos dos seviços de streamings oficiais. Aí que o problema reside, e começa a ficar complicado. Se todos os clientes passarem a utilizar essas Box piratas os provedores secundários vai literalmente colapsar, a não ser que provoquem um bloqueio compulsório de tráfego. A velocidade link necessário inexiste em provedores secundários. Provedores oficiais ainda dão conta desse "recado" porque possuem roteadores e malhas de conexão muito sofisticados. Provedores oficiais já estão implementando, delicadamente, mecanismos para provocar lentidão de tráfego para as BoxTV piratas, até porque elas estão roubando parte da receita dos provedores que licenciam o conteúdo como parte do pacote de serviços agregados ao valor da conexão de internet.

Em tempo: caro é tudo aquilo que não te atende com plenitude. Se a conexão é 1000 megas por R$ 100,00, e simplesmente trava durante a reunião, é caro. Por isso que em conexões empresariais utilizamos links dedicados. Para você ter uma leve noção: 60Megas/60Megas, de verdade (livre de qualquer moderação) na Vivo Fibra dedicada, pago R$ 1.507,68 aqui no DF. Isso mesmo que você leu: 60 megas por R$ 1.507,00. Então, quando provedor "de terceiros" vem com essa história de 500 megas/600 megas/ 1Gb por R$ 100,00 pode ter certeza que não tem mágica não.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Provedores secundários usam balanceadores de carga para "simular" a sua velocidade contratada, e manter o equilíbrio da demanda de tráfego entre todos clientes. Se utilizam CDNs (Rede de Distribuição de Conteúdo) para compensar a alta demanda exigida, por exemplo, no tráfego Netflix, além de políticas de QOS agressivas. O problema maior é que ainda não existe CDNs para alimentar as Box piratas, e muitos dos seviços de streamings oficiais. Aí que o problema reside, e começa a ficar complicado. Se todos os clientes passarem a utilizar essas Box piratas os provedores secundários vai literalmente colapsar, a não ser que provoquem um bloqueio compulsório de tráfego. A velocidade link necessário inexiste em provedores secundários. Provedores oficiais ainda dão conta desse "recado" porque possuem roteadores e malhas de conexão muito sofisticados. Provedores oficiais já estão implementando, delicadamente, mecanismos para provocar lentidão de tráfego para as BoxTV piratas, até porque elas estão roubando parte da receita dos provedores que licenciam o conteúdo como parte do pacote de serviços agregados ao valor da conexão de internet.

Em tempo: caro é tudo aquilo que não te atende com plenitude. Se a conexão é 1000 megas por R$ 100,00, e simplesmente trava durante a reunião, é caro. Por isso que em conexões empresariais utilizamos links dedicados. Para você ter uma leve noção: 60Megas/60Megas, de verdade (livre de qualquer moderação) na Vivo Fibra dedicada, pago R$ 1.507,68 aqui no DF. Isso mesmo que você leu: 60 megas por R$ 1.507,00. Então, quando provedor "de terceiros" vem com essa história de 500 megas/600 megas/ 1Gb por R$ 100,00 pode ter certeza que não tem mágica não.
por isso que SD-WAN está tão em moda hoje, empresas simplesmente não veem mais o valor agregado desses links dedicados e preferem pulverizar as conexões, barateando custos e melhorando a disponibilidade.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.463
Pontos
2.009
P

1º Oi Fibra (Não permite modo Bridge, e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

2º Claro Net (Permite bridge, mas faz e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

3º Vivo Fibra (Permite bridge, mas não faz e faz traffic shaping caso detect que a conexão está sendo usado compartilhada comercialmente) -

Pelo que você relatou aí só a Claro me atenderia pro que eu preciso.

Onde eu moro não tem vivo fibra, até tendei mudar pra eles e não consegui. Na Oi eu não confio muito, já tive muitos problemas com eles quando eles eram a única empresa que atendia aqui no DF.

Só por curiosidade, Oi e Vivo entregam ipv6?
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
por isso que SD-WAN está tão em moda hoje, empresas simplesmente não veem mais o valor agregado desses links dedicados e preferem pulverizar as conexões, barateando custos e melhorando a disponibilidade.
Tenho um cliente em particular (ramo de "escritório compartilhado"), aqui em Brasília, que pendura cerca de 100 usuários na internet da Vivo Fibra comum (500 megas). Ele tem um segundo link redundante (não dedicado) de um provedor regional, mas que sempre que é necessário ativar, simplesmente caga a qualidade da conexão por conta da alta latência, e das falhas de rotas. Salvo engano ele paga R$ 149,90 para a Vivo. Tá no lucro, ainda. A Vivo (não dedicada) funciona nesse cliente porque lida com simples tráfego empresarial. Se fosse tráfego residencial (pornografia, streaming, jogos, etc) certamente ela aplicaria sanções, aumentando a latência das conexões. É perfeitamente possível identificar a forma de uso da internet no cliente simplesmente analisando a quantidade de sessões de conexões ativas. A Net é mestre em usar desse mecanismo para impedir o link disponibilizado ao cliente seja comercializado (compartilhado com fins comerciais). Vivo e Oi costumam "maneirar" porque estão expandindo a base de clientes, portanto, subsidiam "a brincadeira" simplesmente porque ainda possuem gargalo para suportar essa quebra de contrato por parte do cliente.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
Tenho um cliente em particular (ramo de "escritório compartilhado"), aqui em Brasília, que pendura cerca de 100 usuários na internet da Vivo Fibra comum (500 megas). Ele tem um segundo link redundante (não dedicado) de um provedor regional, mas que sempre que é necessário ativar, simplesmente caga a qualidade da conexão por conta da alta latência, e das falhas de rotas. Salvo engano ele paga R$ 149,90 para a Vivo. Tá no lucro, ainda. A Vivo (não dedicada) funciona nesse cliente porque lida com simples tráfego empresarial. Se fosse tráfego residencial (pornografia, streaming, jogos, etc) certamente ela aplicaria sanções, aumentando a latência das conexões. É perfeitamente possível identificar a forma de uso da internet no cliente simplesmente analisando a quantidade de sessões de conexões ativas. A Net é mestre em usar desse mecanismo para impedir o link disponibilizado ao cliente seja comercializado (compartilhado com fins comerciais). Vivo e Oi costumam "maneirar" porque estão expandindo a base de clientes, portanto, subsidiam "a brincadeira" simplesmente porque ainda possuem gargalo para suportar essa quebra de contrato por parte do cliente.
Na empresa no qual trabalho tenho clientes com mais de 500 filiais todas sem um link dedicado se quer.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Pelo que você relatou aí só a Claro me atenderia pro que eu preciso.

Onde eu moro não tem vivo fibra, até tendei mudar pra eles e não consegui. Na Oi eu não confio muito, já tive muitos problemas com eles quando eles eram a única empresa que atendia aqui no DF.

Só por curiosidade, Oi e Vivo entregam ipv6?
Minha dica é: Se a sua internet está funcionando adequadamente, seja ela de qual provedor for, não inventa! Deixa quieto, e continua a vida. Somente troque de provedor de internet se a conexão estiver com problemas recorrentes e que não podem ser solucionados com o provedor atual. Mudar de provedor, por conta exclusivamente de valores, pode acabar terminando numa experiência ruim.

E aqui lhe dou um exemplo, no Lago Sul, de Vivo Fibra:

2022-08-26 11_21_44-.png

Esse cliente possuía Net e mudou para a Vivo Fibra. Desde que fez a mudança já trocaram o modem dele 2 vezes. Volta e meia, a conexão colapsa, e para tudo. Essa análise do sistema mostra que a latência (média de 20ms) aumenta repentinamente durante alguns intervalos do dia (últimas 24 horas), e sem motivo aparente. O sujeito é um idoso milionário que só usa a conexão para assistir Netflix, Youtube e BoxTV pirata (para variar). Quando ele tinha Net, pagava mais caro sim, mas nunca tinha esses problemas de queda frequentes. A latência da Net era maior, mas a conexão era estável. Somente na época das chuvas é que ficava ruim mesmo.

Detalhe: A rua inteira lá, na época, já estava pendurada na Vivo.

No mais, praticamente todas as operadoras oficiais já entregam IPV6. Porém o protocolo IPV6, em todas elas, ainda apresentam algum nível de problema de rotas. Net, por exemplo, em muitos clientes eu simplesmente desativei manualmente porque criava-se muitos problemas. Mas o uso do IPV6 é um caminho sem volta. Em breve ele será obrigatório em todas as conexões.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo