O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Primeiro carro, o que olhar ?

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
18.761
Pontos
503
Tirei minha CNH a longos 8 anos atrás. Desde àquela época se eu dirigi umas 10 vezes foi muito.

Tempo chega e a paciência com o sistema de transporte público vai por água abaixo.

Enfim, sem enrolação. O que eu preciso olhar quando eu comprar meu primeiro carro ? Sou total leigo e não quer se passado pra trás por vendedor cuzão.

Devo comprar usado.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
tem algumas coisas que você tem que decidir antes
1 - Quanto pretende gastar?
2 - Qual idade máxima?
3 - Quais são as suas necessidades diárias? (precisa de espaço, off-road, quantas pessoas leva, precisa de caçamba e etc)
4 - Quais mimos você não vive sem? (Ar Condicionado, Transmissão Automática, Bancos Elétricos e etc)
5 - Tem problemas em deixar o carro para manutenção por alguns dias/semanas? (É algo mais comum de ocorrer caso compre algum carro importado, principalmente de luxo)
6 - Quanto pode pagar de seguro/manutenção/combustível

quando você tiver com esses dados resolvidos, ficará muito mais fácil definir qual carro você precisa :)
 

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
18.761
Pontos
503
tem algumas coisas que você tem que decidir antes
1 - Quanto pretende gastar?
2 - Qual idade máxima?
3 - Quais são as suas necessidades diárias? (precisa de espaço, off-road, quantas pessoas leva, precisa de caçamba e etc)
4 - Quais mimos você não vive sem? (Ar Condicionado, Transmissão Automática, Bancos Elétricos e etc)
5 - Tem problemas em deixar o carro para manutenção por alguns dias/semanas? (É algo mais comum de ocorrer caso compre algum carro importado, principalmente de luxo)
6 - Quanto pode pagar de seguro/manutenção/combustível

quando você tiver com esses dados resolvidos, ficará muito mais fácil definir qual carro você precisa :)

1. Devo gastar não mais de 50k
2. Não devo usar o carro diariamente (como ir pro trabalho). Devo usa-lo mais para ir para alguns locais esporádicos durante a semana (max. 5km) e no final de semana para sair, ir a praia ou algo do gênero.
3. Ar condicionado é indispensável. Acho direção hidráulica também.
5. Acredito que não tenha problemas. Mas se começar a quebrar com frequência eu vou ficar puto.
6. Como usarei esporadicamente não estou ligando muito para o custo de gasolina. Seguro eu não tenho nem ideia de valor. Não mais de 3k/ano ?
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
1. Devo gastar não mais de 50k
2. Não devo usar o carro diariamente (como ir pro trabalho). Devo usa-lo mais para ir para alguns locais esporádicos durante a semana (max. 5km) e no final de semana para sair, ir a praia ou algo do gênero.
3. Ar condicionado é indispensável. Acho direção hidráulica também.
5. Acredito que não tenha problemas. Mas se começar a quebrar com frequência eu vou ficar puto.
6. Como usarei esporadicamente não estou ligando muito para o custo de gasolina. Seguro eu não tenho nem ideia de valor. Não mais de 3k/ano ?
imagino que vc vá rodar bem pouco então, eu daria uma olhada nesses carros daqui:
Sedãs Médios
- Honda Civic
- Toyota Corolla
- VW Jetta
Sedãs Grandes
- Honda Accord
- Toyota Camry
- Nissan Altima
- Ford Fusion
SUV's
- Honda CR-V
- Toyota RAV4

caso não tenha problema com o tamanho, daria uma bela olhada nos sedãs grandes, são bem luxuosos, equipados e potentes :)
Tem mais alguns outros, porém não consigo lembrar 100% se encaixam no que vc quer.
(só não esquece que as manutenções são por km e por tempo, então mesmo que vc não rode 10.000km em um ano, ainda sim terá que fazer a revisão)
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.254
Pontos
1.503
Acho que estaria muito bem servido com um Corolla ou Civic automáticos. SUV eu deixaria para quando tivesse mais prática no trânsito.
Esses dois são carros que tem menor desvalorização (Corolla mais ainda) e fácil revenda. Mecânica confiável e manutenção com valor razoável. O seguro não deve ser muito barato (não dá pra ter tudo) e o consumo razoável pelo tamanho/conforto deles.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Eu iria fácil de Toyota Corolla, ainda mais pensando em algo de 50k. Outra opção nesse nível seria o Nissan Sentra, ambos com o preço de seguro compatíveis, porém o Sentra sofre um pouco mais de desvalorização. Com o mesmo valor de um Corolla você deve pegar um Sentra mais novo. Dei uma pesquisa e com base em 50k você consegue os modelos abaixo dos 2 que eu citei:

COROLLA 2.0 XEI 2011/2012
COROLLA 2.0 ALTIS 2011/2012
SENTRA 2.0 SL 2015/2015
SENTRA 2.0 SV 2014/2015

Como você pode ver, pelo mesmo preço você pega um sentra 3 anos mais novos que o corolla, ambos ótimos carros.
 


KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
18.761
Pontos
503
Mas o que eu preciso olhar na hora que eu for verificar os carros ?

Eu sou totalmente leigo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.254
Pontos
1.503
Mas o que eu preciso olhar na hora que eu for verificar os carros ?

Eu sou totalmente leigo.

Em primeiro lugar a documentação. Veja se está tudo em ordem e se não tem problema de sinistro ou ocorrência no Detran.

Em segundo lugar o cofre do motor. Veja se não tem "baba" de óleo ou gotejamento, se o barulho do motor está normal, se as capas de motor e acessório estão todas em ordem, se o óleo (motor, direção e câmbio) estão no nível e se não parecem muito viscosos, se o nível de água do arrefecimento está em ordem e se o reservatório está limpo e com aditivo. Se for para um Corolla ou Civic nesse valor você dificilmente vai pegar um carro bichado, mas é bom ficar esperto.

Em seguida você deve observar a situação da suspensão, dar uma volta com o carro e ficar atento a batidas secas, rangidos, grilos e o que mais chamar a atenção. Veja se a direção não trepida ao esterçar.

Verifique depois a questão elétrica do carro, se não tem luz de alerta no painel, se o motor de arranque gira rápido ao ligar, se as lanternas e faróis funcionam bem, se o ar-condicionado gela (não caia no conto do "é só recarga de gás").

Por último verifique a situação da tapeçaria e da funilaria do carro. Se for banco de couro, atente para ressecamento deste. Fica de olho na lata, olhe contra a luz, veja o alinhamento das portas e tampas, passe a mão e verifique os pneus se são todos da mesma medida e marca e se rodarão ainda por um bom tempo. Olhe os vidros, veja se não tem rachaduras ou riscos excessivos, se em todos há a numeração do chassis.

Boa compra. Vai na tranquilidade, pois a pressa pra carro faz as pessoas fazerem cada m****...
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Em primeiro lugar a documentação. Veja se está tudo em ordem e se não tem problema de sinistro ou ocorrência no Detran.

Em segundo lugar o cofre do motor. Veja se não tem "baba" de óleo ou gotejamento, se o barulho do motor está normal, se as capas de motor e acessório estão todas em ordem, se o óleo (motor, direção e câmbio) estão no nível e se não parecem muito viscosos, se o nível de água do arrefecimento está em ordem e se o reservatório está limpo e com aditivo. Se for para um Corolla ou Civic nesse valor você dificilmente vai pegar um carro bichado, mas é bom ficar esperto.

Em seguida você deve observar a situação da suspensão, dar uma volta com o carro e ficar atento a batidas secas, rangidos, grilos e o que mais chamar a atenção. Veja se a direção não trepida ao esterçar.

Verifique depois a questão elétrica do carro, se não tem luz de alerta no painel, se o motor de arranque gira rápido ao ligar, se as lanternas e faróis funcionam bem, se o ar-condicionado gela (não caia no conto do "é só recarga de gás").

Por último verifique a situação da tapeçaria e da funilaria do carro. Se for banco de couro, atente para ressecamento deste. Fica de olho na lata, olhe contra a luz, veja o alinhamento das portas e tampas, passe a mão e verifique os pneus se são todos da mesma medida e marca e se rodarão ainda por um bom tempo. Olhe os vidros, veja se não tem rachaduras ou riscos excessivos, se em todos há a numeração do chassis.

Boa compra. Vai na tranquilidade, pois a pressa pra carro faz as pessoas fazerem cada m****...

@BombaCentrifuga e um adendo, veja se foram feitas as revisões e manutenções preventivas no prazo estipulado pelo manual do carro.
 

Bashura

Habitué da casa
Mensagens
86
Reações
147
Pontos
53
imagino que vc vá rodar bem pouco então, eu daria uma olhada nesses carros daqui:
Sedãs Médios
- Honda Civic
- Toyota Corolla
- VW Jetta
Sedãs Grandes
- Honda Accord
- Toyota Camry
- Nissan Altima
- Ford Fusion
SUV's
- Honda CR-V
- Toyota RAV4

Chessus Mano, só bomba! Imagino que para fazer jus ao apelido do criador do tópico!

@OP Assim como você, também tirei carta na idade certa mas demorei até pegar um carro, por experiência própria, recomendo fortemente carros nacionais, mais novos possiveis, que tenham bastante peça no mercado e que tenha tido aceitação no mercado. Recomendo por exemplo, um Ford Ka/+, Fiesta, GM Onix/Prisma, VW Polo (ótima pedida essa daqui) ou Gol ou Fox, enfim, carros consolidados em território brasileiro. Antes que me crucifiquem: Não estou dizendo para pagar 50k nos modelos citados.

Quanto as duvidas do que olhar que você apontou: Automóveis possuem todo um ecossistema, você terá que ter um amigo mecânico, um amigo eletricista, um funileiro e por ai vai. Em revendas PODE acontecer do carro estar com seus problemas maqueadinhos para pessoas leigas como eu e você não consigam achar os problemas, você nunca vai encontrar um carro pingando óleo em uma agencia. Por isso tenha um mecânico de bolso, vá fazer um teste drive com ele, ai é só sucesso. Uma vistoria cautelar para puxar o histórico do carro também é uma ótima pedida, dá pra fazer na net pagando uma taxa mínima que vai te livrar de um monte de problemas, vale o investimento.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.254
Pontos
1.503
O laudo de uma vistoria é bom, vale a pena pagar.
Como o OP quer um carro para passear e não para bater todo dia, e ainda não se importa com consumo, eu indiquei carro com ampla disponibilidade de peças, com ótimo conforto e ótima revenda. Se quiser pegar um pé de boi, que pegue, mas eu acho que não vale a pena pelo tipo de uso.
 

Bashura

Habitué da casa
Mensagens
86
Reações
147
Pontos
53
O laudo de uma vistoria é bom, vale a pena pagar.
Como o OP quer um carro para passear e não para bater todo dia, e ainda não se importa com consumo, eu indiquei carro com ampla disponibilidade de peças, com ótimo conforto e ótima revenda. Se quiser pegar um pé de boi, que pegue, mas eu acho que não vale a pena pelo tipo de uso.

É porque ele não pegou gosto pela coisa ainda, afinal é o primeiro carro! Depois que ele sentir a crocancia que é ter um veiculo, ele irá até na padaria na esquina embarcado. Além disso, por ser o primeiro carro², ele pode, ocasionalmente, cometer alguma barbeiragem, e se ele for um ás no volante, alguém ainda pode bater nele, quebrar somente um farol, para-choque, sei lá. Compare o trampo que é procurar uma peça para alguns dos exemplos do Tigre Alado, com a "facilidade" de achar uma peça para os carros que eu indiquei.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.097
Pontos
1.189
Sabe de uma coisa? Com o montante que você pode gastar, e não querendo riscos de um carro usado, eu compraria um compacto 0 km. Ford Ka seria minha escolha. Mas tem Onix, HB20, Argo, Gol, Sandero... Muita opção boa.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Chessus Mano, só bomba! Imagino que para fazer jus ao apelido do criador do tópico!

@OP Assim como você, também tirei carta na idade certa mas demorei até pegar um carro, por experiência própria, recomendo fortemente carros nacionais, mais novos possiveis, que tenham bastante peça no mercado e que tenha tido aceitação no mercado. Recomendo por exemplo, um Ford Ka/+, Fiesta, GM Onix/Prisma, VW Polo (ótima pedida essa daqui) ou Gol ou Fox, enfim, carros consolidados em território brasileiro. Antes que me crucifiquem: Não estou dizendo para pagar 50k nos modelos citados.

Quanto as duvidas do que olhar que você apontou: Automóveis possuem todo um ecossistema, você terá que ter um amigo mecânico, um amigo eletricista, um funileiro e por ai vai. Em revendas PODE acontecer do carro estar com seus problemas maqueadinhos para pessoas leigas como eu e você não consigam achar os problemas, você nunca vai encontrar um carro pingando óleo em uma agencia. Por isso tenha um mecânico de bolso, vá fazer um teste drive com ele, ai é só sucesso. Uma vistoria cautelar para puxar o histórico do carro também é uma ótima pedida, dá pra fazer na net pagando uma taxa mínima que vai te livrar de um monte de problemas, vale o investimento.
Onde que um Honda Civic, ou um Toyota Corolla é um bomba? :klolz
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.254
Pontos
1.503
É porque ele não pegou gosto pela coisa ainda, afinal é o primeiro carro! Depois que ele sentir a crocancia que é ter um veiculo, ele irá até na padaria na esquina embarcado. Além disso, por ser o primeiro carro², ele pode, ocasionalmente, cometer alguma barbeiragem, e se ele for um ás no volante, alguém ainda pode bater nele, quebrar somente um farol, para-choque, sei lá. Compare o trampo que é procurar uma peça para alguns dos exemplos do Tigre Alado, com a "facilidade" de achar uma peça para os carros que eu indiquei.

Realmente tem esses fatores, mas esses carros estão num patamar muito inferior de conforto e até de segurança se considerar 1.0 aspirado.
 

KingConte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
18.761
Pontos
503
Sabe de uma coisa? Com o montante que você pode gastar, e não querendo riscos de um carro usado, eu compraria um compacto 0 km. Ford Ka seria minha escolha. Mas tem Onix, HB20, Argo, Gol, Sandero... Muita opção boa.

Carro 0km está fora de cogitação.
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
Em questão de documentação:
Verificar se o carro está com documentação em dia, licenciado, sem multas ou restrição de venda e no nome do comprador
Como? Pede a placa e o número do Renavam do vendedor, com esses dados você acessa o detran do seu estado e faz a pesquisa. Também é bom pesquisar no site do DNIT pois multas de rodovias federais podem aparecer somente lá e depois que vão aparecer no site do detran.

Da parte mecânica:
Vazamentos, olhar o cofre do motor debaixo do capô, se tiver manchas de óleo cobertas de sujeira é indício de vazamento que pode ser problema simples de resolver ou não. Barulhos estranhos com o motor funcionando, muita fumaça saindo pelo escapamento. O ideal é levar numa oficina, se você está comprando um carro de 50mil reais, gastar 200 pra verificar essas coisas é muito mais do que necessário.
Ter um carro com histórico de manutenções realizadas é um diferencial tanto pra você comprar quanto pra você vender.
Existem peças que precisam ser trocadas por tempo E/OU quilometragem rodada, como a troca da correia dentada e de amortecedores. um carro pode rodar entre 60 e 120mil km com a mesma correia, acima disso ela pode quebrar e estragar todo o motor, ai pode colocar um prejuízo entre 4mil reais pra um carro popular e 15mil pra um carro de porte médio. Se você não tiver o histórico de manutenção, você terá que trocar todas as peças que deveriam ser trocadas pra evitar surpresas.
Observar se o carro esta mole ao empurrar a carroceria acima das rodas dianteiras pra testar a eficiência do amortecedor, se ele ficar balançando pode ser que o amortecedor já esteja ruim, se ele também estiver com algum vazamento é sinônimo de fim de vida.

Na parte visual, você precisa observar a pintura, num lugar claro a luz do dia pra verificar se há troca de tom típico de repintura que não foi usado a mesma pigmentação do carro, tendo em vista que o carro usado, depois de anos pegando sol a cor pode ser alterada e ao pintar a peça com uma tinta da mesma cor do carro sem observar o desbotamento, a nova parte pintada pode parecer mais escura do que o restante do carro, o que pintores que não tem a capacidade de fazer uma tinta já na mesma tonalidade que o carro está, pintam outras peças ao lado pra elas todas terem o mesmo tom. por exemplo, se precisar pintar uma porta dianteira, o pintor ruim vai pintar além dela, o para-lamas ou toda aquela lateral. se precisou pintar a tampa do porta malas, ele vai pintar também o para-choque traseiro pra que o leigo ao bater o olho rapidamente não perceba a diferença das demais peças.
observar também os vincos e linhas do carro, as vezes ao reparar uma parte da lataria, um vinco entre a porta e outra parte do carro pode estar maior em um lado ou em determinado local do q deveria
verificar a originalidade das peças, principalmente dos vidros que tem q ter o simbolo do fabricante do contrário indica que aquele vidro não é original.
faróis e lanternas paralelos também tem uma durabilidade menor, desbotam ou amarelam com maior facilidade, podem ter infiltração também.
Itens do interior do carro que definem que o carro foi muito usado são desgastes no volante, pedais e manoplas de cambio.
partes quebradas do interior também demonstram que o carro não foi bem cuidado.

Esqueça mitos do tipo: carro de mulher, estepe nunca rodou...

No seu caso é melhor pagar uma vistoria de empresa especializada ou pedir a ajuda pra algum conhecido que tenha mais conhecimento. lembre-se que você está gastando 50mil.
 

~L~

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.775
Reações
4.178
Pontos
1.127
Acabei pegando o Fiesta 2011 mesmo. 49k de kilometragem foi fator decisivo.. muito pouco rodado, quase novo.
Agora só falta um seguro pra eu rodar com ele sem medo.
Me falaram que o @Nicko manja disso, é real?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.658
Reações
22.039
Pontos
1.774
Acabei pegando o Fiesta 2011 mesmo. 49k de kilometragem foi fator decisivo.. muito pouco rodado, quase novo.
Agora só falta um seguro pra eu rodar com ele sem medo.
Me falaram que o @Nicko manja disso, é real?
Opa meu amigo sou corretor de seguros mesmo.

Neste caso é bem simples, basta preencher o formulário no meu site, acessando www.wgconsultoriadeseguros.com.br clicando em "cotação de seguros " e depois em " automóveis".
La tem uma ficha completa com todos os dados que preciso, procure preencher da forma mais completa possível.
Pra facilitar esteja com o doc do veículo e cnh em mãos.

Qualquer dúvida só me avisar.

Abcd

Enviado de meu S8
 

Bashura

Habitué da casa
Mensagens
86
Reações
147
Pontos
53
Onde que um Honda Civic, ou um Toyota Corolla é um bomba? :klolz

Civic e Corolla estão até OK, apesar de eu ainda achar escolhas bem questionáveis para o perfil do Bomba que eu criei na minha mente. Mas aí começou a aparecer Camry, Accord, Altima wtf Até subi a rolagem para o titulo do topico para ter certeza que eu não havia trocado a aba do navegador sem querer.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
Civic e Corolla estão até OK, apesar de eu ainda achar escolhas bem questionáveis para o perfil do Bomba que eu criei na minha mente. Mas aí começou a aparecer Camry, Accord, Altima wtf Até subi a rolagem para o titulo do topico para ter certeza que eu não havia trocado a aba do navegador sem querer.
Mas todos esses carros vem de marcas conhecidas, e são modelos ultra-conhecidos por sua qualidade e durabilidade, tanto o Accord quando o Camry são excelentes carros e já tem muitos que passaram de 1.000.000 de milhas.


Eu dou as opções, cabe ao OP ver o que lhe atende melhor.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Se você é leigo e com esse valor eu iria de 0 Km. Simplesmente não tem o que olhar, só procurar o que mais agrada. Se fosse eu acho que iria no Polo, pra mim é o melhor do mercado.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.436
Pontos
1.539
Como ja disseram ai, é bom vc pegar essas empresas de vistoria, tem tbm aqueles sites tipo o check auto, vc paga um 50 e tem diversas informações, eu sugiro que voce leve o carro em um mecanico e um latoeiro de confiança, nem que vc pague alguma coisa, tem certas coisas que é muito dificil de detectar, tem um tio meu que vende carros e certa vez ele quase pegou um carro que havia sido literalmente trocada a traseira, mesmo com a experiencia dele ele nao estava identificando isso(viu pelo laudo do checkauto)

A questão de modelos, vc tem que ver o que vc precisa, nao tenha medo de usados, digo isso tendo um clio 2002 que esta com 212 mil km, ja tive carros importados, ja tive carros 0km, não se prenda a esses detalhes, não é pq o carro é 0km que vc vai estar livre de dores de cabeça, veja qual a tua necessidade, va ver alguns carros, peça pra fazer test drive, pense durante alguns dias, nao feche nada na hora e boa sorte com o seu carro novo.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Já passei pela mesma situação que você, inclusive com mesmo valor. Minha inexperiência e leiguice não me permitiram confiar em carro usado. Preferi um popular 0km. Revisões programadas, 5 anos de garantia

falow
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.372
Reações
15.827
Pontos
503
Vocês recomendando levar um mecânico e afins, já tiveram problemas com isso? Tipo, o dono ficar putinho por achar que você está desconfiando?
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Vocês recomendando levar um mecânico e afins, já tiveram problemas com isso? Tipo, o dono ficar putinho por achar que você está desconfiando?
Na grande maioria dos anúncios que já me interessei, os próprios anunciantes, quando sérios, já deixam no anúncio: "pode trazer seu mecânico".
 

moura08

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.571
Reações
3.924
Pontos
1.219
Dá nada não...
E o negócio é fazer uma vistoria completa...
Vocês recomendando levar um mecânico e afins, já tiveram problemas com isso? Tipo, o dono ficar putinho por achar que você está desconfiando?

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk
 
Topo Fundo