O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Primeiros Cores de Retroarch para PS2 lançados.

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
SNES Station não era de todo o ruim, tinha umas coisas que ele até rodava (tipo Civilization que era algo que eu e meu irmão jogavamos muito nele)
SIm, eu também joguei bastante nele, bastante Side Pocket e alguns RPGs. Mas conforme fui conhecendo mais sobre emulação, eu percebia que rodava mal, até pior que o PSP. Pelo menos a musiquinha do menu dele é épica rsrs
 

Wolfdarks

Bam-bam-bam
Mensagens
317
Reações
391
Pontos
238
Os cores mais aguardados nesse retroarch do PS2 que eu diga é o SNES (a versão 2000 de Snes9x deva rodar um pouco mais leve) e CPS1(mais pra jogar "Rita cadillac's and Gretchen Dinossaus" e "Cafetão Comando"). Acima desses só com cache, creio que CPS2 deva roda satisfatoriamente bem, mesmo com uns slowsdowns de leve (ora, no PS2 tem coletânea CPS2 que roda quase que lisinho).

O lixoso Snestation tinha (e tem) problema com chips especiais, o mais problemático era com o FX (a tela do jogo "friza" mas ainda continua rodando o jogo, lembro de quase fechar o Super Mario RPG nele, se a b*sta da tela não frizasse muito nas batalhas contra os chefes, megaman x2 e X3 nas partes finas foi desafiante. Star Fox nele é quase que impossível), até tinha esperança que o dev desse pra frente neste emulador para suportar satisfatoriamente o FX e outros jogos com chips especiais, acontece que não melhorou muito. Creio que só com esse retroarch mesmo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Os cores mais aguardados nesse retroarch do PS2 que eu diga é o SNES (a versão 2000 de Snes9x deva rodar um pouco mais leve) e CPS1(mais pra jogar "Rita cadillac's and Gretchen Dinossaus" e "Cafetão Comando"). Acima desses só com cache, creio que CPS2 deva roda satisfatoriamente bem, mesmo com uns slowsdowns de leve (ora, no PS2 tem coletânea CPS2 que roda quase que lisinho).

O lixoso Snestation tinha (e tem) problema com chips especiais, o mais problemático era com o FX (a tela do jogo "friza" mas ainda continua rodando o jogo, lembro de quase fechar o Super Mario RPG nele, se a b*sta da tela não frizasse muito nas batalhas contra os chefes, megaman x2 e X3 nas partes finas foi desafiante. Star Fox nele é quase que impossível), até tinha esperança que o dev desse pra frente neste emulador para suportar satisfatoriamente o FX e outros jogos com chips especiais, acontece que não melhorou muito. Creio que só com esse retroarch mesmo.
Mario World 2 que é muito engraçado, assim que vc encosta naquelas pedras que rolam já era :klol
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
SNES Station tá travado faz tempo, né? Até onde me lembro nunca foi código aberto, o criador largou, e o máximo que teve foi um pessoal que fez umas modificações por conta pra rodar arquivos por USB e aceitar temas.

Um que eu acho que é viável é PC Engine, ao menos os jogos em Hu-Card.
 

Wolfdarks

Bam-bam-bam
Mensagens
317
Reações
391
Pontos
238
SNES Station tá travado faz tempo, né? Até onde me lembro nunca foi código aberto, o criador largou, e o máximo que teve foi um pessoal que fez umas modificações por conta pra rodar arquivos por USB e aceitar temas.

Um que eu acho que é viável é PC Engine, ao menos os jogos em Hu-Card.
Tem atualizações do Pinguinoctis (a ultima saiu há um bom tempo), que da pra colocar cheats, capas nos jogos, mudar a imagem de fundo e sair para o Elf no memory card ou PS2 Browser.

Testei faz um bom tempo, ainda tem aqueles problemas clássicos mas deu uma pouca melhorada, Jogos com suporte FX nele ainda travam. Meu palpite pode ser que ainda não suporta bem por falta de memória RAM no PS2 mesmo. Sera que daria para recauchuta pelo menos?

Mario World 2 que é muito engraçado, assim que vc encosta naquelas pedras que rolam já era :klol
Nem me fale, só fui até o castelo 1 neste emu, mas meu amigo como travava... Um desafio as escuras. :klol
A maioria que queria fechar no snestation acabei fechando no Wii e no PC.
 


Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704



Pra ficar de olho.

Não vai rolar, o console não tem poder de fogo pra isso, se tivesse já haveria core pra ele no retroarch de PS2. Mesmo o Snestation pra rodar dignamente tem que ser cheio de frameskip e com áudio zoado. Acho que emulação boa mesmo só consoles 8-bit e portáteis E ainda tem gente esperando emulador bom de N64 pra ele!





Primeira vez que vejo esse cara se pronunciado a respeito. Pelo que eu entendi, seriam necessárias alterações no código para melhorar a performance.
 
Ultima Edição:

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278



Pra ficar de olho.







Primeira vez que vejo esse cara se pronunciado a respeito. Pelo que eu entendi, seriam necessárias alterações no código para melhorar a performance.



Galera ta subestimando muito oque a equipe do Retroarch vem fazendo. Estão construindo emuladores de sistemas mais fracos, para irem aos poucos conhecendo melhor o hardware do PS2, diria que o emulador do Snes é só questão de tempo galera, creio que por trás dos panos já iniciaram o escopo do projeto, com toda a bagagem de 1 ano inteiro mechendo com hardware do Ps2, entendendo como funciona toda a parada, vem sendo uma bagagem que será importante para o "final boss" que é o projeto do Snes para PS2, a equipe ta indo devagar, sem pressa e podem ter certeza que nesse ano, possivelmente até novembro, ja vai ter previews e betas do projeto rolando solto por ai.

Só basta esperar galera, que eventualmente o core do Snes vai aparecer, se a equipe iniciasse logo de cara com o "final boss" que é o core do Snes, creio que iriam ter mais dor de cabeça doque progressos de fato, então escolheram "comer pelas beiradas" e irem aos poucos descobrindo o hardware lançando Cores de sistemas mais fracos.

Não espero obviamente um Starfox com seus efeitos SuperFX rodando perfeitamente, creio que consigam chegar aos 60%~70% da speed do Starfox no hardware original, se Starfox rodar assim, todos os outros demais jogos que não usam SuperFX irão rodar quase perfeito.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
Testando aqui. Ainda tem onde melhorar.

Jogos com chips adicionais, nada roda muito bem, como já era de se esperar. Sem chips, a maior parte roda bem, e alguns poucos estão injogáveis, dentre os quais cito Mortal Kombat 3 e Top Gear. De toda forma, tá muito acima do SNES Station. Bom port, que espero que possa receber várias otimizações no futuro.

A lista de jogos com chips é essa: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips

Nos comentários da postagem o desenvolvedor está falando que alguns problemas podem ser ocasionados em dispositivos USB 3.0 e com grande capacidade. Esse é justamente o meu caso, pode ser que algo mude com uma configuração diferente.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.888
Pontos
453
Nos comentários da postagem o desenvolvedor está falando que alguns problemas podem ser ocasionados em dispositivos USB 3.0 e com grande capacidade. Esse é justamente o meu caso, pode ser que algo mude com uma configuração diferente.
Nestas versões mais recentes, nunca consegui rodar. Testei uma gaveta usb com um HD de 500GB (250GB são para jogos de Ps2), um pendrive original da Sandisk de 16GB e um pendrive original da Kingston de 2GB (primeiro pendrive que tive a vida, com mais de 10 anos funcionando). Em ambos, sempre travam. o da Kingston que é o menor, teve o mesmo problema.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Se está rodando melhor que o SnesStation eu não sei, mas ainda que esteja, não quer dizer muita coisa, dá pra ver que tem bastante frameskip. Vale por tentar extrair o máximo que o console pode, mas ainda sim é muito pouco pra uma emulação satisfatória no geral.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
Nestas versões mais recentes, nunca consegui rodar. Testei uma gaveta usb com um HD de 500GB (250GB são para jogos de Ps2), um pendrive original da Sandisk de 16GB e um pendrive original da Kingston de 2GB (primeiro pendrive que tive a vida, com mais de 10 anos funcionando). Em ambos, sempre travam. o da Kingston que é o menor, teve o mesmo problema.
Venão do HardLevel estava falando algo parecido. Comigo não rolou nada. Quando trocou o toolchain, eu apaguei o raboot.elf antigo e o arquivo de configurações. O que eu observei é alguma demora em abrir pastas com muitos arquivos. Isso foi fácil de contornar, foi só separar os jogos em mais de uma pasta.

Meu modelo é o SCPH 77001, com um Matrix que suspeito ser clone.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.888
Pontos
453
Venão do HardLevel estava falando algo parecido. Comigo não rolou nada. Quando trocou o toolchain, eu apaguei o raboot.elf antigo e o arquivo de configurações. O que eu observei é alguma demora em abrir pastas com muitos arquivos. Isso foi fácil de contornar, foi só separar os jogos em mais de uma pasta.

Meu modelo é o SCPH 77001, com um Matrix que suspeito ser clone.
Percebi que trava em dois momentos: quando salva configuração (primeira vez que boota o raboot.elf) e quando configura os controles. Mesmo com poucos arquivos nas pastas. Olha que testei apenas com o Retroarch e uma pasta roms com poucos arquivos.

Testado em Ps2 79006 com Thunder Pro II (não Gold) com a aplicação Sysconv 1.3, usada em caso de homebrews não funcionarem (OPL em rede é um exemplo clássico. Se não utilizar essa aplicação antes, ou ativar o modo DVD DL+ na config do chip, vai dar erro no OPL.)
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
Olá pessoal, sou novo na comunidade. Como o tópico fala sobre o retroarch no ps2, tenho a seguinte dúvida: é possível alterar manualmente o formato da tela em tv de tubo pelo retroarch? Estou testando em uma e está funcionando bem, mas não consigo tirar as bordas pretas nas laterais. Alguém conseguiu solucionar esse problema ou ainda temos que esperar futuras atualizações do Francisco?

Obs.: coloquei na opção custom ratio, mas mesmo assim não acontece nada.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Ué? Tá rodando melhor q o snestation?

Testei aqui a build mais recente, e de fato ta rodando melhor que o snestation, bug de áudio dos jogos melhorou significam ente, performance também, jogos que demandam menos e não usam superfx ou mode 7 tão rodando praticamente perfeitos.

Obviamente que os grande jogos do snes usam mode 7 e superfx, e os que testei aqui realmente tem problemas, há slowdowns e alguns bugs visuais, posso dizer que esse core do retroarch promete, e deixo minha aposta que daqui pra dezembro, creio que esse core esteja "perfeito" , boto com aspas porque sei das limitações do ps2, e jogos com starfox nunca irão rodar a full speed igual ao hardware original, chuto no máx 70% da speed do hardware original. Mas outros demais jogos irão rodar flawless, com ocasionais slowdowns, porém nada muito preocupante.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Testei aqui a build mais recente, e de fato ta rodando melhor que o snestation, bug de áudio dos jogos melhorou significam ente, performance também, jogos que demandam menos e não usam superfx ou mode 7 tão rodando praticamente perfeitos.

Obviamente que os grande jogos do snes usam mode 7 e superfx, e os que testei aqui realmente tem problemas, há slowdowns e alguns bugs visuais, posso dizer que esse core do retroarch promete, e deixo minha aposta que daqui pra dezembro, creio que esse core esteja "perfeito" , boto com aspas porque sei das limitações do ps2, e jogos com starfox nunca irão rodar a full speed igual ao hardware original, chuto no máx 70% da speed do hardware original. Mas outros demais jogos irão rodar flawless, com ocasionais slowdowns, porém nada muito preocupante.
Fica a preocupação com Top Gear 3000 (que usa DSP-4, acho que é meio difícil de emular em qualquer lugar), Yoshi's Island (pesado) ou até Super Metroid
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.888
Pontos
453
Testei aqui a build mais recente, e de fato ta rodando melhor que o snestation, bug de áudio dos jogos melhorou significam ente, performance também, jogos que demandam menos e não usam superfx ou mode 7 tão rodando praticamente perfeitos.

Obviamente que os grande jogos do snes usam mode 7 e superfx, e os que testei aqui realmente tem problemas, há slowdowns e alguns bugs visuais, posso dizer que esse core do retroarch promete, e deixo minha aposta que daqui pra dezembro, creio que esse core esteja "perfeito" , boto com aspas porque sei das limitações do ps2, e jogos com starfox nunca irão rodar a full speed igual ao hardware original, chuto no máx 70% da speed do hardware original. Mas outros demais jogos irão rodar flawless, com ocasionais slowdowns, porém nada muito preocupante.

Fica a preocupação com Top Gear 3000 (que usa DSP-4, acho que é meio difícil de emular em qualquer lugar), Yoshi's Island (pesado) ou até Super Metroid

Niteto e seus fucking chips... Até parece que fizeram de propósito pros programadores terem problema de emularem.:facepalm:khuebr:klolwtf
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.888
Pontos
453
Consegui rodar o Retroarch aqui. Desliguei o chip e testei o "Novo velho"exploit OpenTuna (é a versão opensource do Fortuna, pra rodar homebrew em Ps2 travado), que saiu hoje.
Realmente, o core do Snes está mais rápido que o Snestation, mas com bugs e jogos onde usam Chip, peidam na farofa. No momento, mostra-se promissor.
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704



Core novo depois de algum tempo. Interessante se considerar que o Doom de PS1 não roda no POPStarter.

Pelo perfil do desenvolvedor no Github dá pra ver que ele andou trabalhando em alguns ports, só que pra ele nem comentar no Twitter é porque os resultados não devem ter sido muito satisfatórios.
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Meo corassaum. core gpsp do GBA em fullspeed :eek:


Muito bom ver isso, lembro que o pessoal comentava tempos atras que nem GBA e menos ainda SNES iria dar pra lançar algum emulador melhorzinho

PS2 aos poucos esta ficando bem interessante como maquina de emulaçao, só falta alguma coisa de PS1 para rodar ISO direto da USB/HD
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.463
Reações
7.888
Pontos
453
Muito bom ver isso, lembro que o pessoal comentava tempos atras que nem GBA e menos ainda SNES iria dar pra lançar algum emulador melhorzinho

PS2 aos poucos esta ficando bem interessante como maquina de emulaçao, só falta alguma coisa de PS1 para rodar ISO direto da USB/HD
Lembro que mtos duvidavam de emulação de GBA no ps2. Até que saiu o port do gpsp kai. Lembro que zerei o Zelda Minish Cap nele.
Eu não tinha sorte com os outros dois emuladores q sairam depois. Eram mais lentos. O gpsp kai rodava bem com alguns frameskips, mas tinha hora q travava qdo acessava o menu
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
Testei aqui. Começando pelos mais problemáticos: Need for Speed Underground não passou da seleção de idiomas. Mother 3 (ROM de 32 MB) travou na abertura. WarioWare rodou liso, assim como outros títulos que eu também esperava que não apresentassem problemas.

Pra jogos de 32 MB sei que existem outras opções, Need for Speed eu não tenho idéia e o jogo do Wario eu lembro que rodava muito mal nos outros emuladores para PS2, por conta de atraso nos comandos. Nesse gpsp eu não senti isso. O carregamento dos jogos me pareceu mais rápido também. Creio que fizeram um bom trabalho, apesar dos adendos.
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
Testei aqui. Começando pelos mais problemáticos: Need for Speed Underground não passou da seleção de idiomas. Mother 3 (ROM de 32 MB) travou na abertura. WarioWare rodou liso, assim como outros títulos que eu também esperava que não apresentassem problemas.

Pra jogos de 32 MB sei que existem outras opções, Need for Speed eu não tenho idéia e o jogo do Wario eu lembro que rodava muito mal nos outros emuladores para PS2, por conta de atraso nos comandos. Nesse gpsp eu não senti isso. O carregamento dos jogos me pareceu mais rápido também. Creio que fizeram um bom trabalho, apesar dos adendos.
Poderia me informar se no seu caso, alguns jogos travaram durante a gameplay? Fiz testes com os jogos Mega Man Zero 4, Castlevania Aria of Sorrow e Metroid Zero Mission (todos em PT BR) e travaram de maneira aleatoria durante os testes. Não sei se esses jogos traduzidos influenciam na compatibilidade.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
Poderia me informar se no seu caso, alguns jogos travaram durante a gameplay? Fiz testes com os jogos Mega Man Zero 4, Castlevania Aria of Sorrow e Metroid Zero Mission (todos em PT BR) e travaram de maneira aleatoria durante os testes. Não sei se esses jogos traduzidos influenciam na compatibilidade.
Não notei em nenhum, só que não gastei mais que uma hora nos meus testes. Agora que você falou, algo que eu não fiz foi testar outra ROM de 32 MB. A do Mother 3 é traduzida. Talvez esses jogos traduzidos façam o emulador se comportar de maneira inesperada? Não tenho idéia.
 

Bis_RetroGamer

Habitué da casa
Mensagens
11
Reações
2
Pontos
63
Não notei em nenhum, só que não gastei mais que uma hora nos meus testes. Agora que você falou, algo que eu não fiz foi testar outra ROM de 32 MB. A do Mother 3 é traduzida. Talvez esses jogos traduzidos façam o emulador se comportar de maneira inesperada? Não tenho idéia.
Pois é, eu ainda não testei com as ROMs originais, vou testar depois e deixo o feedback pra galera aqui. As ROMs que eu tenho são antigas. No meu caso, travaram logo no início do jogo mesmo. O Francisco fala pra formatar o pen drive em caso de problemas, mas não fiz isso ainda pois ele está com o OPL configurado.
 
Topo Fundo