O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PrimoCache - Usando SSD para acelerar HD #aprovado

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Olá, povo.

Pelo título do tópico já deve ter dado pra sacar sobre o que é. Esse software (não é gratuito, estou na fase de testes aqui), é muito eficiente em fazer exatamente isso: acelerar um HD grande usando um SSD como cache.

O SSD em si não precisa ser grande, um modelo de 120 GB já dá conta. A ideia é parecida com aquele esquema do Octane sendo usado como cache, só que aqui você usa SSD, que tem custo por GB muito menor, e portanto acaba sendo mais eficiente (além do que o octane só faz cache da unidade C, então se a pessoa já tem SSD, ele é basicamente inútil).

No meu caso eu tenho 2 SSDs no PC. Um NVMe de 250 GB para o windows e aplicativos, e um de 500Gb que já tinha antes de comprar o NVMe, que estava no momento para jogos apenas, e um HD de 4 TB para basicamente todo o resto (a maioria do jogos e todos os emuladores no HD).

O meu SSD até tem um bom tamanho para jogos, o problema é ficar apagando e copiando pasta de jogo do HD para o SSD quando quero rodar alguma coisa. Na prática isso não é bem funcional, e a pessoa acaba deixando o HD apenas para um ou outro jogo que roda com mais frequência.

O PrimoCache resolve esse problema, criando uma cache no SSD (ele ficará de uso exclusivo para cache), e faz todo o processo de forma automática.

Rodou um jogo novo? Ele vai pro cache. Na primeira rodada o loading será igual a de um HD, mas na segunda já estará acelerado, com o mesmo desempenho de um SSD.

O cache vai enchendo e quando alcançar o limite imposto pelo usuário, ele automaticamente deleta cache antigo que não está sendo usado para liberar espaço para coisas novas, enfim, acho que não preciso explicar isso aqui... todo mundo deve ter uma noção de como um cache funciona.

Nos meus testes, o efeito foi notável:

GTA no SSD: 34 segundos
GTA no HD: 70 segundos
GTA no HD cacheado: 35 segundos (a partir da segunda vez que você roda)

Witcher 3 no HD: 32 segundos
Witcher 3 no HD cacheado: uns 15 segundos

Uma batalha random no Cuphead:

HD: 18 segundos
HD cacheado: 5 segundos

Sério, você nem vê diferença do HD para o SSD. O cache armazena apenas os arquivos mais usados, ele não irá copiar a pasta inteira do jogo pra lá. Por exemplo, um jogo como Witcher 3 não irá gerar um cache maior que uns 2 GB.

Isso também funciona para os arquivos de sistema, o windows no geral. Mas como eu já tenho 2 SSDs, preferi manter um deles dedicado ao windows, e o outro para cache. Como disse não precisa ser um SSD grande, no meu caso é que simplesmente já tinha um SSD de 500gb.

A vantagem de usar um SSD grande, é claro, é que você vai poder cachear muito mais coisa, já que o espaço é muito, e os caches nem são tão grandes.

Esse foi o vídeo que me fez saber desse software:



Para quem já tem SSD e quer manter ele dedicado ao sistema, acho que vale apena comprar um segundo SSD, um modelo barato (como o Kingston de 120 gb), pra usar como cache. Atualmente está custando apenas 150 reais no ML, e no Ebay sai por apenas 30 USD, ou seja uns 110 reais.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.340
Reações
29.514
Pontos
1.424
Interessante, é caro o software? Paga uma vez ou paga pelo serviço?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Interessante, é caro o software? Paga uma vez ou paga pelo serviço?

ainda não paguei, estou testando, e nem sei quanto custa, xd

porém é bastante provável que existam similares gratuitos, a questão é que essa parece ser o melhor para esse propósito.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
respondendo sua questão, vi agora no site que custa 30 USD.

Um pouco caro, mas fazer um cache de HD gigante de 4 TB é bem interessante.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.340
Reações
29.514
Pontos
1.424
respondendo sua questão, vi agora no site que custa 30 USD.

Um pouco caro, mas fazer um cache de HD gigante de 4 TB é bem interessante.
Mas se o custo for uma vez é interessante sim. Tornar um HD de 4TB quase tão rápido como um SSD é uma ótima proposta.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
30USD?!
Instalei a última versão no 7 mares mesmo, tô nem ai.
Depois testo, talvez ajude no street 5.
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Tem que formatar antes o ssd? Se for, nem vou fazer isso, preguiça de instalar tudo de novo.
Deixei no esquema da memoria ram.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O ideal era ter um calculo percentual médio de uso de cache por tb, mas deve ter relação com a operação no SO, mas seria bom para otimizar.
 
Ultima Edição:

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
quem tem SSD grande pode dividir ele em duas partições, deixar uma para o sistema, e a outra para o cache.
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
A não ser que seja um cenário muito específico, eu acho besteira comprar um software de 120 reais para desgastar um SSD como unidade de cache.

Com +50 reais dava pra comprar um SSD de 120 gb da Crucial que não vai precisar ficar sendo escrito toda hora, vai funcionar melhor do que o sistema de cache e não vai desgastar tanto o SSD.

(E sim... SSDs da kingston são bem ruinzinhos em questão de durabilidade)

[]'s
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Para quem tem Ryzen a AMD tem um software similiar que é gratuíto. E no Linux tem o bcache que é opensource e grátis também.

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.054
Reações
3.113
Pontos
979
Testei aqui, bom mesmo. Fiz uma participaçãozinha de 25gb, jogos mais pesados {como Just Cause 3 e BeanNG.drive) estão levando uns 40 segundos a menos pra chegar no gameplay.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
A não ser que seja um cenário muito específico, eu acho besteira comprar um software de 120 reais para desgastar um SSD como unidade de cache.

Com +50 reais dava pra comprar um SSD de 120 gb da Crucial que não vai precisar ficar sendo escrito toda hora, vai funcionar melhor do que o sistema de cache e não vai desgastar tanto o SSD.

(E sim... SSDs da kingston são bem ruinzinhos em questão de durabilidade)

[]'s
Se deixar na memoria ram, não deve ter problema de "desgaste" né?
Aqui são 32 gb de ram de 3200mhz e não usa nem um terço, deixei 13 gb de ram só pra isso.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Eu vi esse vídeo ontem e fiquei com vontade de testar também, mas já comprei um SSD na china só pra usar no steam, tá me suprindo bem por enquanto.
 

GTric

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.682
Reações
7.516
Pontos
1.309
Aproveitando que tão falando de SSD, tem algum programa que eu posso saber se a SSD ta boa ainda ou tá com problema? Meu pc anda reiniciando sozinho ou travando as vezes e eu não sei dizer se é minha placa mae indo pro saco ou a SSD que já é antiga.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Funciona metendo partição também?
Meu win fica num ssd de 120gb porém sempre sobra uns 75gb em média livres nesse disco(sempre economizo)

Pensei em pegar uns 40-50gb em partição para usar nisso.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Usei no modo ram e o street 5 carregou mais rápido.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Funciona metendo partição também?
Meu win fica num ssd de 120gb porém sempre sobra uns 75gb em média livres nesse disco(sempre economizo)

Pensei em pegar uns 40-50gb em partição para usar nisso.

120 gb e ainda consegue ter 75 livre, eita

lembrando que SSD precisa ficar tipo uns 20% livre pra não zuar com o wear levelling, então pode fazer partição, mas não use o espaço todo.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
120 gb e ainda consegue ter 75 livre, eita

lembrando que SSD precisa ficar tipo uns 20% livre pra não zuar com o wear levelling, então pode fazer partição, mas não use o espaço todo.
Eu gerencio bem o que está em disco e não coloco coisa desnecessária.

Funciona de boas fazendo partição de uns 30-35gb o programa?
E outra dúvida, ele obrigatoriamente pede para pegar pedaço da sua ram para lvl 1 cache?

Queria testar ele pra cachear um hd de 1tb(tenho outro ssd de 500gb, o de 120gb fica sempre com muito espaço livre)
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Eu gerencio bem o que está em disco e não coloco coisa desnecessária.

Funciona de boas fazendo partição de uns 30-35gb o programa?
E outra dúvida, ele obrigatoriamente pede para pegar pedaço da sua ram para lvl 1 cache?

Queria testar ele pra cachear um hd de 1tb(tenho outro ssd de 500gb, o de 120gb fica sempre com muito espaço livre)

existe uma opção de pegar um pedaço da RAM para funcionar como um cache do cache (L1, L2). Porém é opcional, eu não usei isso. Até porque RAM é volátil, não acho que adianta nada se toda vez que reiniciar o PC o conteúdo for perdido.

porém o programa em si também demanda um pouco de RAM, que vai depender do tamanho do cache que você faz, para mapeamento. No meu caso, fiz cache de 250 GB e ele pediu 450 MB de RAM.

35 gb diria que é um cache básico, já deve dar pra ajudar bem ( o octane mesmo, tem só 30 gb também )
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Isso aí não desconta dos ciclos do ssd? Ainda mais que o tlc é o mais popular.

Vai sim e dependendo do seu workset (o que você faz no PC) vai gastar bastante já que esse cache vai ser invalidado rapidamente.

Se deixar na memoria ram, não deve ter problema de "desgaste" né?
Aqui são 32 gb de ram de 3200mhz e não usa nem um terço, deixei 13 gb de ram só pra isso.
Memória RAM não vai ter esse problema.
Se o jogo realmente não estava usando esses 12gb de memória, vai ter ganho sim.

Claro que o primeiro load vai ser mais lento pois precisa copiar os arquivos, mas enquanto estiverem na memória, é profit ;)

[]'s
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Vai sim e dependendo do seu workset (o que você faz no PC) vai gastar bastante já que esse cache vai ser invalidado rapidamente.


Memória RAM não vai ter esse problema.
Se o jogo realmente não estava usando esses 12gb de memória, vai ter ganho sim.

Claro que o primeiro load vai ser mais lento pois precisa copiar os arquivos, mas enquanto estiverem na memória, é profit ;)

[]'s
Eu já percebi logo depois da primeira luta que carregou mais rápido no online, antes as vezes ficava uma tela branca como se estivesse carregando, mas agora não deu mais essa tela.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.157
Reações
80.612
Pontos
1.559
Aproveitando que tão falando de SSD, tem algum programa que eu posso saber se a SSD ta boa ainda ou tá com problema? Meu pc anda reiniciando sozinho ou travando as vezes e eu não sei dizer se é minha placa mae indo pro saco ou a SSD que já é antiga.

Geralmente a marca do seu SSD tem a resposta para o que procura. Lhe informa a vida útil, automatiza o trim e outras coisitas mais.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Aproveitando que tão falando de SSD, tem algum programa que eu posso saber se a SSD ta boa ainda ou tá com problema? Meu pc anda reiniciando sozinho ou travando as vezes e eu não sei dizer se é minha placa mae indo pro saco ou a SSD que já é antiga.
Eu uso o hard disk sentinel.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.338
Reações
13.676
Pontos
1.604
Bem interessante... e quero te perguntar uma parada:
É uma boa ideia ter dois SSDs: um para S.O. e outro para PrimoCache? Ou dá para usar com um SSD apenas com S.O. e PrimoCache juntos??
Se for um só... um SSD de 120GB dá conta de boa??
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.338
Reações
13.676
Pontos
1.604
Bem interessante... e quero te perguntar uma parada:
É uma boa ideia ter dois SSDs: um para S.O. e outro para PrimoCache? Ou dá para usar com um SSD apenas com S.O. e PrimoCache juntos??
Se for um só... um SSD de 120GB dá conta de boa??

Alguém?? Pois pretendo comprar um SSD de 120GB só pra servir como cache!!
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.054
Reações
3.113
Pontos
979
Depois de usar o trial por dois meses acabei comprando a licença. Comprei um SSD de 480GB e estou usando ele inteiro de cache, embora ainda não tenha conseguido encher nem 100GB, logo, um SSD de 120GB deve ser mais que suficiente.

Enviado de meu Mi MIX 2 usando o Tapatalk
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.338
Reações
13.676
Pontos
1.604
se for um de 120 GB, melhor ficar exclusivo pra cache mesmo.

Se for um de 240 GB, você pode fazer duas partições de 120gb dele, uma para o sistema e outro para cache.

Tendi... tranquilo!! Mesmo assim, pegarei outro de 120GB.
E aproveitando pra mais uma dúvida: se eu tiver 2 SSDs e 1 HD, isso consome mta energia, pois pretendo mudar a fonte de 430w da Corsair por uma de 500w ou 600w pra ficar sossegado? Ou ainda dá pra manter com 430w de boa (minha config é i7, 8GB, GTX 970, watercooler, 2 coolers, 1 Leitor DVD, 1 SSD e 1 HD)?


Depois de usar o trial por dois meses acabei comprando a licença. Comprei um SSD de 480GB e estou usando ele inteiro de cache, embora ainda não tenha conseguido encher nem 100GB, logo, um SSD de 120GB deve ser mais que suficiente.

Excelente... como vc tem o de 480GB, ele tá particionado na forma que o usuário Seenin disse?
E qto custou a licença em reais??
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.869
Pontos
1.484
Tendi... tranquilo!! Mesmo assim, pegarei outro de 120GB.
E aproveitando pra mais uma dúvida: se eu tiver 2 SSDs e 1 HD, isso consome mta energia, pois pretendo mudar a fonte de 430w da Corsair por uma de 500w ou 600w pra ficar sossegado? Ou ainda dá pra manter com 430w de boa (minha config é i7, 8GB, GTX 970, watercooler, 2 coolers, 1 Leitor DVD, 1 SSD e 1 HD)?




Excelente... como vc tem o de 480GB, ele tá particionado na forma que o usuário Seenin disse?
E qto custou a licença em reais??


ssd é irrelevante para o consumo.
 
Topo Fundo