Ero_Seenin
Spaaaaaace Geek
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Olá, povo.
Pelo título do tópico já deve ter dado pra sacar sobre o que é. Esse software (não é gratuito, estou na fase de testes aqui), é muito eficiente em fazer exatamente isso: acelerar um HD grande usando um SSD como cache.
O SSD em si não precisa ser grande, um modelo de 120 GB já dá conta. A ideia é parecida com aquele esquema do Octane sendo usado como cache, só que aqui você usa SSD, que tem custo por GB muito menor, e portanto acaba sendo mais eficiente (além do que o octane só faz cache da unidade C, então se a pessoa já tem SSD, ele é basicamente inútil).
No meu caso eu tenho 2 SSDs no PC. Um NVMe de 250 GB para o windows e aplicativos, e um de 500Gb que já tinha antes de comprar o NVMe, que estava no momento para jogos apenas, e um HD de 4 TB para basicamente todo o resto (a maioria do jogos e todos os emuladores no HD).
O meu SSD até tem um bom tamanho para jogos, o problema é ficar apagando e copiando pasta de jogo do HD para o SSD quando quero rodar alguma coisa. Na prática isso não é bem funcional, e a pessoa acaba deixando o HD apenas para um ou outro jogo que roda com mais frequência.
O PrimoCache resolve esse problema, criando uma cache no SSD (ele ficará de uso exclusivo para cache), e faz todo o processo de forma automática.
Rodou um jogo novo? Ele vai pro cache. Na primeira rodada o loading será igual a de um HD, mas na segunda já estará acelerado, com o mesmo desempenho de um SSD.
O cache vai enchendo e quando alcançar o limite imposto pelo usuário, ele automaticamente deleta cache antigo que não está sendo usado para liberar espaço para coisas novas, enfim, acho que não preciso explicar isso aqui... todo mundo deve ter uma noção de como um cache funciona.
Nos meus testes, o efeito foi notável:
GTA no SSD: 34 segundos
GTA no HD: 70 segundos
GTA no HD cacheado: 35 segundos (a partir da segunda vez que você roda)
Witcher 3 no HD: 32 segundos
Witcher 3 no HD cacheado: uns 15 segundos
Uma batalha random no Cuphead:
HD: 18 segundos
HD cacheado: 5 segundos
Sério, você nem vê diferença do HD para o SSD. O cache armazena apenas os arquivos mais usados, ele não irá copiar a pasta inteira do jogo pra lá. Por exemplo, um jogo como Witcher 3 não irá gerar um cache maior que uns 2 GB.
Isso também funciona para os arquivos de sistema, o windows no geral. Mas como eu já tenho 2 SSDs, preferi manter um deles dedicado ao windows, e o outro para cache. Como disse não precisa ser um SSD grande, no meu caso é que simplesmente já tinha um SSD de 500gb.
A vantagem de usar um SSD grande, é claro, é que você vai poder cachear muito mais coisa, já que o espaço é muito, e os caches nem são tão grandes.
Esse foi o vídeo que me fez saber desse software:
Para quem já tem SSD e quer manter ele dedicado ao sistema, acho que vale apena comprar um segundo SSD, um modelo barato (como o Kingston de 120 gb), pra usar como cache. Atualmente está custando apenas 150 reais no ML, e no Ebay sai por apenas 30 USD, ou seja uns 110 reais.
Pelo título do tópico já deve ter dado pra sacar sobre o que é. Esse software (não é gratuito, estou na fase de testes aqui), é muito eficiente em fazer exatamente isso: acelerar um HD grande usando um SSD como cache.
O SSD em si não precisa ser grande, um modelo de 120 GB já dá conta. A ideia é parecida com aquele esquema do Octane sendo usado como cache, só que aqui você usa SSD, que tem custo por GB muito menor, e portanto acaba sendo mais eficiente (além do que o octane só faz cache da unidade C, então se a pessoa já tem SSD, ele é basicamente inútil).
No meu caso eu tenho 2 SSDs no PC. Um NVMe de 250 GB para o windows e aplicativos, e um de 500Gb que já tinha antes de comprar o NVMe, que estava no momento para jogos apenas, e um HD de 4 TB para basicamente todo o resto (a maioria do jogos e todos os emuladores no HD).
O meu SSD até tem um bom tamanho para jogos, o problema é ficar apagando e copiando pasta de jogo do HD para o SSD quando quero rodar alguma coisa. Na prática isso não é bem funcional, e a pessoa acaba deixando o HD apenas para um ou outro jogo que roda com mais frequência.
O PrimoCache resolve esse problema, criando uma cache no SSD (ele ficará de uso exclusivo para cache), e faz todo o processo de forma automática.
Rodou um jogo novo? Ele vai pro cache. Na primeira rodada o loading será igual a de um HD, mas na segunda já estará acelerado, com o mesmo desempenho de um SSD.
O cache vai enchendo e quando alcançar o limite imposto pelo usuário, ele automaticamente deleta cache antigo que não está sendo usado para liberar espaço para coisas novas, enfim, acho que não preciso explicar isso aqui... todo mundo deve ter uma noção de como um cache funciona.
Nos meus testes, o efeito foi notável:
GTA no SSD: 34 segundos
GTA no HD: 70 segundos
GTA no HD cacheado: 35 segundos (a partir da segunda vez que você roda)
Witcher 3 no HD: 32 segundos
Witcher 3 no HD cacheado: uns 15 segundos
Uma batalha random no Cuphead:
HD: 18 segundos
HD cacheado: 5 segundos
Sério, você nem vê diferença do HD para o SSD. O cache armazena apenas os arquivos mais usados, ele não irá copiar a pasta inteira do jogo pra lá. Por exemplo, um jogo como Witcher 3 não irá gerar um cache maior que uns 2 GB.
Isso também funciona para os arquivos de sistema, o windows no geral. Mas como eu já tenho 2 SSDs, preferi manter um deles dedicado ao windows, e o outro para cache. Como disse não precisa ser um SSD grande, no meu caso é que simplesmente já tinha um SSD de 500gb.
A vantagem de usar um SSD grande, é claro, é que você vai poder cachear muito mais coisa, já que o espaço é muito, e os caches nem são tão grandes.
Esse foi o vídeo que me fez saber desse software:
Para quem já tem SSD e quer manter ele dedicado ao sistema, acho que vale apena comprar um segundo SSD, um modelo barato (como o Kingston de 120 gb), pra usar como cache. Atualmente está custando apenas 150 reais no ML, e no Ebay sai por apenas 30 USD, ou seja uns 110 reais.