O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Problemas financeiros duríssimos.

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Então vocês me sugerem que eu utilize o Picpay para não ficar no cheque especial? Essa é a melhor opção?

Ainda tenho algumas contas para pagar. Acho que totalizará uns 2.500 no cheque especial. É uma boa utilizar o pic pay para deixar a minha conta no 0 e não depender do cheque especial?
Com certeza, mas tenha ciência de que isso não vai resolver a sua dívida. Você precisa readaptar o seu dia a dia de maneira brusca, cortar na carne mesmo. Sem detalhes não há como ajudar muito, mas vocês vão ter que fazer bons sacrifícios, do tipo cortar o Uber eats e passar a levar marmita de casa, esse tipo de coisa.
 

2345678

Ser evoluído
Mensagens
67
Reações
44
Pontos
18
se tu estiver no rotativo do cc vale a pena gerar um boleto pra pagar a dívida toda, aí tu vai no picpay e paga esse boleto de maneira parcelada com juros menores que os do cc



Até aí, tudo bem, eu entendi. O problema é o mês seguinte.

Terei que pagar as parcelas desse parcelamento do pic pay, e com isso acabarei entrando no negativo de novo. Ou é o momento de não pagar mais o cartão?
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Até aí, tudo bem, eu entendi. O problema é o mês seguinte.

Terei que pagar as parcelas desse parcelamento do pic pay, e com isso acabarei entrando no negativo de novo. Ou é o momento de não pagar mais o cartão?
A questão é: porque você está ficando no negativo?

Essas ferramentas podem lhe ajudar a controlar o crescimento da dívida mas você tem que ver a raiz do problema e buscar a solução em cima disso.
 

2345678

Ser evoluído
Mensagens
67
Reações
44
Pontos
18
A questão é: porque você está ficando no negativo?

Essas ferramentas podem lhe ajudar a controlar o crescimento da dívida mas você tem que ver a raiz do problema e buscar a solução em cima disso.

Entendi. Acredito que o acúmulo do cartão de crédito tenha me feito ficar no negativo.

Mas vamos supor que eu parcele esses 2500. Certo?

Fechei o mês com as contas pagas, mas usando 2500 do cheque especial. Daí utilizo o pic pay para parcelar, 2500/12=parcelas de 208 + os juros que o pic pay vai cobrar. Isso não deu no mesmo? Não foi como se eu utilizasse o cartão de crédito? COmo se eu tivesse comprado algo e parcelado em 12x

Aí vamos lá, vem meu salário em julho junto com as férias. Vou estar livre do cheque especial. Vou conseguir pagar a parcela do pic pay, mas isso vai me comprometer em agosto, pois estarei voltando de férias e n terei grana alguma tanto para pagar o pic pay novamente, como pra pagar o que está em voga no mês.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Pessoal já deu as dicas para sair dessa situação. Vou dar alguns conselhos para levar pro resto da sua vida.

1- Na melhor das hipóteses você tem como renda 90% do ganho líquido mensal. Os 10% restantes devem ser guardados. Ainda agora com filho sempre poderá surgir um gasto emergencial e esse dinheiro, em último caso, servirá pra isso.
2- Consignado é uma faca de dois gumes. Por um lado o juro costuma ser baixo, por outro, é algo que não tem como escapar de pagar.
3- Aceite seu padrão de vida. Se não dá pra comer fora todo final de semana, paciência. Invente alguma coisa em casa mesmo. Eu faço isso. Uma hora é pão com mortadela e queijo (delicioso), pão com ovo, cachorro quente, pizza caseira, miojo turbinado, etc. Invente e economize. Digo isso porque se descuidar, a alimentação pode gerar um rombo violento no orçamento, principalmente depois de virar hábito. Uma bobeirinha no Uber Eats já seria suficiente para inventar algo em casa por 2 finais de semana. Cuidado.
4- Esteja sempre apto a realizar outra atividade (mesmo que não a exerça agora) fora do seu emprego. Em época de aperto como essa mais vale fazer bicos do que se afundar mais ainda em dívidas. Isso lhe ensinará, pelo suor do trabalho, que o dinheiro não vem fácil e é preciso controlar os gastos.
5- Se sua mulher não entender a situação e deixar o impulso (ainda mais grávida, se for primeiro filho piorou) tomar conta, fique atento para as brigas que surgirão por causa de dinheiro. Isso é muito comum e desgasta demais a relação. Cuidado.

"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar."

Boa sorte aí.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.571
Pontos
1.389
Eu teria tentado devolver o apartamento ou vender e moraria em um lugar mais apertado e com aluguel mais barato. Ou ate morar com a sogra ou voltar a morar com os pais ate resolver essa situação financeira. Não teria vergonha não e nem ser orgulhoso. Nessas horas é aceitar as alternativas q temos.
Dividas tiram o sossego da gente. Logo logo as empresas que cobram dividas estarão ligando para voce de seg a sex te infernizando.
Cheque especial é tao ruim quanto cartão de crédito, se estivesse na sua situação pediria dinheiro emprestado para parentes ou familia.
Provavelmente o CC estourou por pedir muita comida fora e comprar as coisas pra criança q não nasceu ainda.
Se não puder pagar o cartão melhor parar de pagar e quando tiver a grana,lá na frente tentar uma negociação da divida.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Não consegue um carro com alguém para ser Uber?

Vou te dar uma outra dica também, se tiver algum familiar que tenha um carro que não use a noite (imaginando que você trabalhe durante a tarde) ou use pouco, combina com ele de usar o carro dele para fazer Uber quando ele não estiver usando e vocês dividem meio a meio o valor que tu fez e ele banca a manutenção.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053

Essa opção de cesta básica não está cara, está? Será que dura um mês p um casal?

Outra dúvida: quais carnes consigo comprar com um preço mais camarada?

A gente não sabe como é sua rotina. Só vc trabalha? Sua esposa tbm trabalha? Vcs almoçam? Levam marmita? Aonde vcs compram seus alimentos? Dá para ter uma alimentação boa, mas terá que fazer esforço. Ir no fim da feira pra comprar frutas e leguminosas. Não se esqueça, seu filho tem que crescer saudável na pança de sua esposa
Mas respondendo sua pergunta:
Músculo
Fígado
paleta
frango
galinha
galo (estes dois vc compra em um atacarejo, o quilo é 3 reais, algo assim)
moela
ovo
acém

tem promoçoes tbm. O esquema é ir procurando, compras só em atacado.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Carne de porco é boa e barata também. Bisteca da copa, bisteca do lombo e pernil.
No Assaí Atacadista tem num preço muito bom normalmente. Se for em feira comprar frutas e legumes eu sugiro ir perto do fim. Vai pagar mais barato e em baciada.
Acho que não vale tanto a pena comprar cesta básica. Tem item que pode ser que não curta, como fiambre.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Até consigo, mas será que compensa?

Você vai precisar desse dinheiro para pagar parte de suas dívidas. É melhor pagá-las agora do que no final do ano.

Outra coisa, você falou que entrará de férias em Agosto. Você precisa arranjar uma forma de ganhar uma graninha nesse mês parado. Tente ver algum emprego temporário para esse período.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.258
Reações
20.979
Pontos
1.739
Aluga o AP por um tempo e vai morar na casa de pai/sogra. É uma m****, mas divide todos os gastos da casa e retira o financiamento por um tempo.

Sobre o financiamento, tem uma opção na Caixa de congelamento do pagamento das parcelas por até um ano. Já fiz por precaução uma vez, basta que vc n esteja em atraso e não tenha feito o congelamento a um determinado período de tempo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Olha esse tópico tem que ser salvo para a posteridade, vocês tão fazendo muito bem ajudando o OP aí, e digo mais com isso outros usuários que devem passar pelo mesmo perrengue mas não tem coragem de fazer um tópico falando sobre isso, quanto ao caso do mano larva eu não tenho muito mais a acrescentar sobre o que disseram aí porque pra mim tá perfeito, e quanto aos puxões de orelha que lhe deram larvinha meu querido não liga não, é de certa forma para o seu bem, lembrando que o pessoal aqui tá lhe ajudando MUITO sabendo pouco da sua situação então alguns acabam afagando a cabeça com uma mão e descendo a porrada com a outra mas é mais por isso mesmo, pra te servir de lição, enfim boa sorte larva de número (nome) estranho e parabéns por ser um futuro papai.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Pior que fiz uma conta assim sem supérfluos e pagando somente os 2 consignados, não conseguiríamos dar conta das dívidas fixas. O que fazer em uma situação dessa? Muita gente me fala "ah vende o apartamento" e aí eu replico: acha mesmo que vou conseguir vender o apartamento assim? Da noite pro dia? E depois? Qual segurança darei para minha família; esposa e futuro filho? E sendo que um aluguel de apartamento gira em torno do que gastamos mensalmente pagando um próprio.
c***lho, vc enfiou o pé na jaca ein mermão? Financiou o ap no minha casa minha vida foi?

Ta sofrendo para pagar fatura de 1600 reais de cc? Que é baixo...

Bixo, seguinte, solução é vc vender o ap financiado, utilizar a grana que sobrou para pagar os empréstimos e voltar a morar com os pais.

Se essa não for uma opção daí vc tem que separar da esposa e voltar para a vida de solteiro que é bem mais barata. Ou é isso ou vc vai ladeira abaixo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Nem que costure de novo as pregas do cu, mas segure com todas as forças esse AP. Pelo pouco que relatou NÃO é ele que está te afundando. Se a parcela for 500 conto e você ganha pelo menos um salário mínimo definitivamente não é ele.
Vai desfazer de um bem a preço de banana pra se livrar de dívida de cartão? Que porra de conselho é esse?
Sabe quando vai conseguir financiar outro? Provavelmente nunca.
Aguente firme e segure o único patrimônio que tem que ajuda de fato sua família. Nem que peça cesta básica na Igreja pra passar o mês.
 

Matador de lobos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
726
Reações
1.623
Pontos
574
Amigo ja passei por aperto e hoje em dia graças a Deus, estou mais sossegado e tomo conta das contas da minha mãe também

Primeiro passe as contas fixas mensais e valor liquido de quanto vocês ganham juntos e isso inclui vales alimentação e transporte(se vem em dinheiro), ai com isso da para começar a ver o que da para fazer
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Vai desfazer de um bem a preço de banana pra se livrar de dívida de cartão?
Cara, dívida de cartão é o juros mais estratosférico que existe, é um buraco negro.
Todo mês que passa você é estuprado.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Cara, dívida de cartão é o juros mais estratosférico que existe, é um buraco negro.
Todo mês que passa você é estuprado.

Mas não faz ninguém dormir na rua. Deixa explodir. Se não quiser fazer acordo, daqui 5 anos tá limpo.
Paga os consignados (não tem jeito de se livrar), apartamento, condomínio e vê o que sobra de moeda. Só a partir disso dá pra traçar um plano. Se o OP se sentir a vontade manda pra gente essa informação.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Trabalha de carteira assinada, correto? Sua esposa trabalha também de carteira assinada? Qual seu salário (desculpe a indelicadeza)? E o da sua esposa? Qual sua faixa de idade (não precisa dizer idade exata, mas algo como entre 32 e 35). Qual cidade mora? Com base nisso posso dar umas dicas.

A propósito, sobre bicos. Faço as vezes e tem mês que consigo até um valor razoável.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Vai morar na casa de parentes ou um aluguel bem barato.

Acha mesmo que vale a pena se desfazer de um imóvel pra pagar 1600 reais de dívida de cartão, regredindo a vida num aluguel ou, pior ainda, casa de parentes?
Só o aluguel vai custar mais que essa parcela de financiamento dependendo da cidade. Morar com mulher e filho recém nascido na casa de parentes eu não vou nem comentar.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Acha mesmo que vale a pena se desfazer de um imóvel pra pagar 1600 reais de dívida de cartão, regredindo a vida num aluguel ou, pior ainda, casa de parentes?
Só o aluguel vai custar mais que essa parcela de financiamento dependendo da cidade. Morar com mulher e filho recém nascido na casa de parentes eu não vou nem comentar.
Ele pagou 1600 do cartão e está em -1900, daqui um ano essa dívida vai estar nas alturas e vai ter engolido ele e a família. Então se nada der certo então sim, com toda a certeza vale a pena se desfazer de um imóvel que não deveria ter sido comprado pra começo de conversa.
Sacrifícios precisam ser feitos, paciência.
E sobre os "5 anos ta limpo":

"Dívidas do cartão de crédito prescrevem?

Muitas pessoas acreditam que as dívidas do cartão de crédito prescrevem, ou caducam. Isso é um MITO! Se você deixar de arcar com as suas obrigações e não pagar os seus débitos, o seu nome será inscrito em um cadastro como SPC ou Serasa como já mencionado.

Depois de cinco anos, o seu nome é limpo, pois só pode ficar inscrito legalmente durante esse período. Contudo, a dívida continuará existindo junto ao credor e a falta de pagamento constará nas suas informações, prejudicando o seu score e inviabilizando novos empréstimos ou outras formas de solicitar de crédito."
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.610
Reações
33.055
Pontos
1.048
Acha mesmo que vale a pena se desfazer de um imóvel pra pagar 1600 reais de dívida de cartão, regredindo a vida num aluguel ou, pior ainda, casa de parentes?
Só o aluguel vai custar mais que essa parcela de financiamento dependendo da cidade. Morar com mulher e filho recém nascido na casa de parentes eu não vou nem comentar.
Vou falar isso aqui também e foi o que eu disse inbox pro @2345678
Vender bens, principalmente imóveis é a última opção, quando você realmente já tentou de tudo. Já comentei aqui em diversas ocasiões, não lembro se fiz tópico sobre isso ou se o assunto foi discutido em tópicos diversos, mas quando meu pai faleceu em 2013, descobri que a nossa empresa tinha um buraco de mais de 3 milhões de reais. De 2013 a 2015 quando vendi a empresa, passei um perrengue daqueles pra quitar essa dívida, duvido aqui alguém saber o que é pagar mais de 50 mil reais de juros/mês pra banco sem conseguir amortizar a dívida. Nem por isso perdi meu patrimônio. Mantenho o apartamento que eu moro, mantenho o imóvel onde era a sede da empresa (está para aluguel / venda) e o carro que eu tinha eu me desfiz porque não valia mais a pena mantê-lo (apesar de eu estar com outro exatamente igual que eu comprei pra revender, por isso não considero meu) e por causa de uma dívida de 1900 reais o pessoal quer que o cara jogue o apê fora pra pagar aluguel? Vocês são loucos!!!
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.221
Pontos
1.503
Ele pagou 1600 do cartão e está em -1900, daqui um ano essa dívida vai estar nas alturas e vai ter engolido ele e a família. Então se nada der certo então sim, com toda a certeza vale a pena se desfazer de um imóvel que não deveria ter sido comprado pra começo de conversa.
Sacrifícios precisam ser feitos, paciência.
E sobre os "5 anos ta limpo":

"Dívidas do cartão de crédito prescrevem?

Muitas pessoas acreditam que as dívidas do cartão de crédito prescrevem, ou caducam. Isso é um MITO! Se você deixar de arcar com as suas obrigações e não pagar os seus débitos, o seu nome será inscrito em um cadastro como SPC ou Serasa como já mencionado.

Depois de cinco anos, o seu nome é limpo, pois só pode ficar inscrito legalmente durante esse período. Contudo, a dívida continuará existindo junto ao credor e a falta de pagamento constará nas suas informações, prejudicando o seu score e inviabilizando novos empréstimos ou outras formas de solicitar de crédito."

Sobre a parte negritada: isso pouco importa. Daqui 5 anos (ou até antes disso), alguma financeira de fundo de quintal vai estar enchendo o saco deles pra quitar tudo por 300 conto.

Acho BEM menos pior ter score baixo do que desfazer de um imóvel, algo BEM mais difícil de conquistar.

É sua opinião, tudo bem, mas eu não concordo.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Acho BEM menos pior ter score baixo do que desfazer de um imóvel, algo BEM mais difícil de conquistar.

É sua opinião, tudo bem, mas eu não concordo.
Como eu disse, desfazer do imóvel é a última opção quando tudo deu errado e a dívida só cresce e você não consegue nem mais pagar o valor dos juros.
Acho mais fácil conquistar outro imóvel futuramente com score bom do que ficar com nome sujo pra sempre sem possibilidade de financiamento.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.258
Reações
20.979
Pontos
1.739
Tbm não venderia o imóvel, por isso sugeri alugar e morar na casa de pais/sogro.

E como disse, congelamento das parcelas na Caixa. Eh uma ótima saída. Esse cartão tem que ser pago com extrema urgência, cartão e cheque especial eh buraco negro, se ficar nessa, não vai conseguir pagar nunca.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.258
Reações
20.979
Pontos
1.739
Tbm não venderia o imóvel, por isso sugeri alugar e morar na casa de pais/sogro.

E como disse, congelamento das parcelas na Caixa. Eh uma ótima saída. Esse cartão tem que ser pago com extrema urgência, cartão e cheque especial eh buraco negro, se ficar nessa, não vai conseguir pagar nunca.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Pior que não tenho mais nada de valor cara...estava pensando em vender meu rim auhhahauuha será que rola?

Brincadeiras à parte. O que eu podia vender, vendi. Vídeo game, computador, rack antiga. Foi tudo para Olx.
Minha dica é ver tudo o que você tenha que valha mais que 200 reais. Pode ser joguinho, coleção de revista, algum móvel parado, alguma peça de alguma coisa, enfim. Faça a limpa na sua casa e venda tudo o que não precisa pra viver. Consegui levantar uma grana alta vendendo dezenas de coisas uma vez.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Entendi. Acredito que o acúmulo do cartão de crédito tenha me feito ficar no negativo.

Mas vamos supor que eu parcele esses 2500. Certo?

Fechei o mês com as contas pagas, mas usando 2500 do cheque especial. Daí utilizo o pic pay para parcelar, 2500/12=parcelas de 208 + os juros que o pic pay vai cobrar. Isso não deu no mesmo? Não foi como se eu utilizasse o cartão de crédito? COmo se eu tivesse comprado algo e parcelado em 12x

Aí vamos lá, vem meu salário em julho junto com as férias. Vou estar livre do cheque especial. Vou conseguir pagar a parcela do pic pay, mas isso vai me comprometer em agosto, pois estarei voltando de férias e n terei grana alguma tanto para pagar o pic pay novamente, como pra pagar o que está em voga no mês.

Sim, mas deixam de ser 2500 negativos e passarão a ser R$208 + juros mensais. É algo bem mais fácil de gerenciar, já que você não vai conseguir quitar os R$2500 em única vez. Também lembre-se que 15% de R$2500 são R$375 e 15% de R$208 são R$31,2. Só com os juros do cheque especial você paga a parcela do "empréstimo" e ainda sobra (mais ou menos, já que você está no vermelho).

Outra coisa é que, caso a sua situação melhore, você consegue adiantar as parcelas e quitar a dívida antes do prazo estimado (no NuBank dá para fazer isso diretamente para cada compra (com um pequeno desconto no valor final), nos outros cartões acredito que você terá que ligar para o SAC para resolver).
 

Willprf

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
618
Reações
368
Pontos
774
Soluções drásticas para problemas drásticos:

- AP e consignados não da pra mexer.
Possível solução: pegar empréstimo pessoal no banco e quitar ou reduzir(negociar) o consignado para sobrar mais no mês.
Então deixe de pagar o cartão, o cheque especial (não vai mais conseguir dar conta de qualquer forma, todo mês é maior) e o empréstimo pessoal. Vai ficar no SPC mesmo, parece inevitável.
Vai esperar 1 ano ou 2 para se restabelecer e renegociar a dívida com pouco juros.
Nesse período viva com o que ganhar, com o nome sujo mesmo e na expectativa de zerar o outro consignado que sobrou. (sua esposa ainda terá o nome limpo para emergências)
- Abra uma conta em outro banco que te de um cartão de crédito. (esse será para emergências, depois do SPC não dará mais).

OU *carta na manga: cada um ir morar com seus pais e alugar o AP até zerar as dívidas. Tipo 1 ano.

OU *carta na manga 2: congelamento do empréstimo do apartamento pela caixa ou usar o FGTS para amortizar: (precisa ter pago um mínimo)
https://oglobo.globo.com/economia/c...-de-imovel-financiado-por-ate-um-ano-22949301

De qualquer forma...
  • Comece a comprar em atacadão, comida normal... arroz, feijão, frango, ovos, farinha (da pra fazer muita coisa)
  • Redução drástica de gastos, só o necessário.
  • Buscar bicos como falaram acima. Ifood pode até de bicicleta (tem umas por 100 reais na olx)
Se quiser passar mais detalhes pode mandar MP.
 
Ultima Edição:

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Cara, já estamos na terceira pagina do tópico e você é anonimo, ja da pra postar os detalhes aqui sem se preocupar com trolls ou privacidade.
Detalha aí pra gente suas dívidas, o salario de vocês e todos os gastos do mês.
O pesoal vai poder te ajudar melhor e eu ainda vou aprender muita coisa de tabela.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.341
Reações
10.967
Pontos
1.409
antes de pensar em conseguir mais dinheiro, pense em gastar menos.
tem algum gasto que dá pra diminuir? tv a cabo? internet em casa em velocidade acima do plano básico? plano de celular? 1600 de cartão de crédito comprando o que? nada que pudesse deixar de comprar? anda comendo fora? enfim, esse tipo de coisa.
segundo: vc JÁ ESTÁ pegando empréstimo. cheque especial vai te cobrar juros carissimos. melhor pegar outro empréstimo mais barato pra cobrir o rombo na conta.
por fim, pra tentar ganhar mais, dá pra pensar em fazer uber se vc tiver carro, tentar vender algo pelo mercado livre... (se morar perto do paraguai então, só de trazer a cota todo mês revendendo com um pouco de lucro, já te ajudaria em conseguir esses 300 reais que te faltam ai...)

Enfim, pra alguém te ajudar, vc deixou de fora um monte de informação importante.
 
Topo Fundo