O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
Galera, sabem me dizer se o 13900k é compativel com a ROG MAXIMUS Z690 HERO, se vai precisar de update ou devo esperar sair o 13900k primeiro antes de fazer pré-venda, ja que nao vi nenhuma mobo certa pra ele.

a minha mobo aqui z690 recebeu update de bios pra série 13000. Agora se vc comprar uma z690 nova as chances de não vir atualizado são grandes. É melhro comprar em lojas q cobram pra atualizar do q correr esse risco.
 


Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
CPU "em jogos" chegou num ponto que meio tanto faz, e pelo amor hein, esses últimos processadores tão fritando demais, haja dissipação pra tanto calor!!!




 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
rapaz... eu fiquei de cara com esse 13900k. puxando quase 500w na CPU no blender. é a 4090 das CPUs em consumo, mas em performance tá mais pra 6900xt: bom, mas nada espetacular.
imagina uma porra dessas com uma 4090. nego vai ter que ter fonte de 1500w gold e extintor do lado.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
rapaz... eu fiquei de cara com esse 13900k. puxando quase 500w na CPU no blender. é a 4090 das CPUs em consumo, mas em performance tá mais pra 6900xt: bom, mas nada espetacular.
imagina uma porra dessas com uma 4090. nego vai ter que ter fonte de 1500w gold e extintor do lado.

Pra uma combinação dessa só com uma boa fonte de 1500w mesmo. rs

.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
rapaz... eu fiquei de cara com esse 13900k. puxando quase 500w na CPU no blender. é a 4090 das CPUs em consumo, mas em performance tá mais pra 6900xt: bom, mas nada espetacular.
imagina uma porra dessas com uma 4090. nego vai ter que ter fonte de 1500w gold e extintor do lado.

Em jogos vc desabilita os E-cores e cai muito essa quantidade absurda de watts consumindo. Ainda mais em games q fica de 10% a 50% de uso.
Quem trabalha realmente vai precisar de uma fonte muito forte pra segurar!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
Em jogos vc desabilita os E-cores e cai muito essa quantidade absurda de watts consumindo. Ainda mais em games q fica de 10% a 50% de uso.
Quem trabalha realmente vai precisar de uma fonte muito forte pra segurar!
uma coisa que ficou clara é que apesar de no high end estar "só" 10% a menos pra AMD em multicore, o 7950x custa mais de 100 dólares a mais. fora o custo extra de AM5 e DDR5... no midend a intel tá destruindo no multicore.
moral da história é que na próxima gen vem os cores big.little da AMD com zen5 de performance a zen4 de eficiencia... to bem curioso pra ver o salto que vai dar em multicore com isso, pq nessa gen tá claro que produtividade é da intel (apesar de vc precisar de uma usina hidrelétrica pra conseguir desfrutar disso).
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Sobre o 13900k, pode ser que ele seja igual ao 12900k se não me engano, que puxava uma energia do c***lho mas se vc limitasse o power draw pra uns 150W a performance era praticamente a mesma.

Falei que ia pular essa geração mas acho que se pintar um 13600k por menos de 300 doletas eu vou acabar puxando o gatilho.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Sobre o 13900k, pode ser que ele seja igual ao 12900k se não me engano, que puxava uma energia do c***lho mas se vc limitasse o power draw pra uns 150W a performance era praticamente a mesma.

Falei que ia pular essa geração mas acho que se pintar um 13600k por menos de 300 doletas eu vou acabar puxando o gatilho.

Pode ser não. É.

Veja o vídeo que citei aí acima. Ele é um excelente processador mesmo que você limite ele a 90 watts. Ganha em vários cenários em jogos de praticamente todos os outros CPUs desabilitados no consumo. E olha que o carinha nem foi lá desabilitar os E-cores, porque se fizer, sobra mais potência ainda para os P-cores.

As pessoas tem uma histeria com o consumo que é totalmente ilógica. A série 4000 tem um ganho expressivo de eficiência. A 4090 com apenas 280 watts perde apenas 5% de desempenho. Me diz uma placa que consumindo 280 watts tem 95% do desempenho da 4090? Nenhuma chega perto.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
IwGe74KzJYGYIPWt.jpg


9mPvTC5a3FSCBsPv.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Pena q deve custar um rim uma dessas! mas eu curti!

Eu também curti, por isso vim postar. E olha que eu nem gosto dessas coisas, na verdade...Digo, tudo me parece meio brega. Mas essa eu encarava numa boa se ainda fosse mexer com desktop.
Parece ser uma edição limitada pra Ásia, só não sei se tem um limite fechado de unidades.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
o 13600k ficou excelente (totalmente desnecessario pra quem ja tem 12600k), mas perfeito pra quem tá querendo up.

superou o Ryzen 7600x em tudo, aplicaticos, jogos, single thread e multi thread. Em multi ele superou até o ryzen 7 7700x.
não consome horreres como como core i9 também.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Sinceramente, o 13600k é o único processador que compensa da linha. E o preço tá legal.
A AMD acabou queimando largada com os 7000. Não pela mudança de socket, mas pela exigência de DDR5. Quem puder esticar na DDR4 vai esticar.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Ryzen 7000 é melhor do que os Ryzen 1000 que não chegavam clocar 4 GHz com IPC mais baixo que os da Intel. A diferença está no preço, que deixa os 7000 menos atraentes. Os 1000 eram mais em conta.
 

Cruquera

Bam-bam-bam
Mensagens
252
Reações
277
Pontos
248
Pessoal adquiri o i5-13600K na loja que explode ontem. Estou com dúvida sobre qual WC comprar, gostaria de uma sugestão de air flow tbm kk, tenho um H510 NZXT(aquele com a frente tampada lisa), atualmente ele veio com uma ventoinha atrás e uma ventoinha acima, estou em dúvida entre um Aorus Waterforce 280mm, um Galahad 240mm e um NZXT X53 240MM. Recomendam algum desses ou um terceiro?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Pessoal adquiri o i5-13600K na loja que explode ontem. Estou com dúvida sobre qual WC comprar, gostaria de uma sugestão de air flow tbm kk, tenho um H510 NZXT(aquele com a frente tampada lisa), atualmente ele veio com uma ventoinha atrás e uma ventoinha acima, estou em dúvida entre um Aorus Waterforce 280mm, um Galahad 240mm e um NZXT X53 240MM. Recomendam algum desses ou um terceiro?

Air cooler recomendo assassins III

WC recomendo deepcool ls520 ou o que estou usando agora: o coolermaster flux pl360 (se seu gabinete suportar cooler de 360 mm), que é atualmente o melhor cooler da colermaster.

Se quiser algo mais barato, pode tentar outros , mas nesse caso não recomendo overclock nenhum, porque esse chip é forte e tem tdp de 160 watts em full load (jogo gasta menos energia).

O galahad 360 é excelente também, mas ele não vem com suporte para Intel lga 1700, precisa pegar separado o adaptador.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.318
Reações
63.270
Pontos
903
Análise de lançamento do Intel Raptor Lake: comparação de 28 análises de lançamento com ~ 6710 benchmarks de 18 CPUs do Zen 3/4,

desempenho em aplicativos: Alder/Raptor Lake é um empate

Intel ganha desempenho em jogos e todas as comparações de desempenho/preço

FgBiCF5UYAAGcnn


source: https://t.co/Hi7GkTsKA8
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
uma observação, pra quem acha que os nucleos pequenos sao inuteis em jogos, bem, na verdade eles não são.

A questão é que depende da quantidade de thread que o jogo usa em relação ao que o chip tem.
fiz um teste ontem, usando o omi aranha com tudo no talo (ray tracing pesa na cpu nesse jogo, e o resultado foi esse:
todos os nucleos ( 6 + 4 ) ativados normalmente: dando 85 frames em uma cena pesada de referencia.
entao fui para a BIOS, e desligar 3 nucleos performance e todos os 4 nucleos pequenos, ficando com 3 + 0
desempenho no mesmo lugar cai pra uns 60 frames, e ficou mais instavel o frame time.
entao liguei de volta os 4 nucleos pequenos, mas mantendo apenas 3 nucleos de desempenho.

Resultado: desempenho recuperou quase que completamente, e foi para uns 82 frames, melhorando a estabilidade também.
Ou seja: em circunstancias em que que os nucleos desempenho não estão dando conta, o jogo vai sim usar os nucleos pequenos normalmente.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.147
Reações
4.226
Pontos
453
uma observação, pra quem acha que os nucleos pequenos sao inuteis em jogos, bem, na verdade eles não são.

A questão é que depende da quantidade de thread que o jogo usa em relação ao que o chip tem.
fiz um teste ontem, usando o omi aranha com tudo no talo (ray tracing pesa na cpu nesse jogo, e o resultado foi esse:
todos os nucleos ( 6 + 4 ) ativados normalmente: dando 85 frames em uma cena pesada de referencia.
entao fui para a BIOS, e desligar 3 nucleos performance e todos os 4 nucleos pequenos, ficando com 3 + 0
desempenho no mesmo lugar cai pra uns 60 frames, e ficou mais instavel o frame time.
entao liguei de volta os 4 nucleos pequenos, mas mantendo apenas 3 nucleos de desempenho.

Resultado: desempenho recuperou quase que completamente, e foi para uns 82 frames, melhorando a estabilidade também.
Ou seja: em circunstancias em que que os nucleos desempenho não estão dando conta, o jogo vai sim usar os nucleos pequenos normalmente.
Só sei de uma coisa
To felizim com meu i5 12400F
Honesto o processador viu, ainda nem consegui fazer ele dar seu melhor.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Meteor Lake começa a pipocar e, adivinhem? Outro socket.

Intel LGA 1851 Socket For Meteor Lake-S Desktop CPUs Confirmed Along With LPDDR5X-7500 Memory Support​


LGA1851 e LGA1700 têm o mesmo tamanho, o que não quer dizer que tenha a mesma pinagem. Se tiver, fica mais feio.
Como eu sempre disse aos senhores, espero bastante do Meteor Lake.

The full list of configurations includes:

  • Meteor Lake-S 22 (6P + 16E) / 4 Xe Cores / 125W TDP
  • Meteor Lake-S 22 (6P + 16E) / 4 Xe Cores / 65W TDP
  • Meteor Lake-S 22 (6P + 16E) / 4 Xe Cores / 35W TDP
  • Meteor Lake-S 14 (6P + 8E) / 4 Xe Cores / 65WTDP
  • Meteor Lake-S 14 (6P + 8E) / 4 Xe Cores / 35WTDP

Acho que não vai ter i3. A matéria fala que não vai ter i9 também, mas aí tem que ver o que a Intel vai colocar no lugar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234

Intel Reportedly Targeting Over 50% Performance Per Watt Improvement With 14th Gen Meteor Lake CPUs​







Tomara, melhorar performance x watt é tudo que a Intel precisa há ANOS.

Dobrar a performance da Xe integrada também é um belo ganho. Com a Xe1 96EU em 1300Mhz eu terminei uma caralhada de jogos atuais.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454

Intel Reportedly Targeting Over 50% Performance Per Watt Improvement With 14th Gen Meteor Lake CPUs​







Tomara, melhorar performance x watt é tudo que a Intel precisa há ANOS.

Dobrar a performance da Xe integrada também é um belo ganho. Com a Xe1 96EU em 1300Mhz eu terminei uma caralhada de jogos atuais.

Que seja verdade. :kwow
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Sim, Ryzen é complicado nesse sentido mesmo. Intel simplesmente funciona.

Mas verdade seja dita que manter o suporte é mais fácil quando você não precisa dar suporte nenhum.
Digo, a Intel delimita que o socket vai suportar ali uma geração e um refresh, no máximo duas gerações de CPU, e é isso. Quando você vai suportar quatro, cinco gerações, a coisa fica mais complexa. Como o suporte e os recursos "moram" na bios e chipset, já viu.

Perde-se aqui, ganha-se ali...Vai do que é mais importante pro usuário.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
Pro bem da Intel, é bom que saiam esse ano ainda, de preferência no início do segundo semestre.

Lei de moore disse q estão com problemas com o Node de 7nm deles la, e q pode atrasar, oq seria péssimo pra eles. Tem q sair esse ano nen q seja no final de outubro. Mas todas os modelos só vão ter 6P cores? Parece q não iriam conseguir por mais q isso e mantendo os E-cores. Tem q haver um ganho de 15% de IPC pra valer a pena!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Lei de moore disse q estão com problemas com o Node de 7nm deles la, e q pode atrasar, oq seria péssimo pra eles. Tem q sair esse ano nen q seja no final de outubro. Mas todas os modelos só vão ter 6P cores? Parece q não iriam conseguir por mais q isso e mantendo os E-cores. Tem q haver um ganho de 15% de IPC pra valer a pena!

O rumor é esse, mas é rumor. O papo também é de 15 a 25% de melhoria de IPC.
De qualquer forma, 6P/12T + 8e ou 16e dependendo pode perder em single core, mas são muito boas configurações pra multicore. Digo, numa configuração full a gente tá falando de vinte e oito threads.

Outro rumor é que esse "problema" dos 6P morre com o Meteor Lake, e que pro Arrow Lake (15xxx) já não existiria mais essa limitação. O Lunar Lake (16xxx) já seria pro fim de 2024/início de 2025 se eles conseguirem cumprir o roadmap.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
O rumor é esse, mas é rumor. O papo também é de 15 a 25% de melhoria de IPC.
De qualquer forma, 6P/12T + 8e ou 16e dependendo pode perder em single core, mas são muito boas configurações pra multicore. Digo, numa configuração full a gente tá falando de vinte e oito threads.

Outro rumor é que esse "problema" dos 6P morre com o Meteor Lake, e que pro Arrow Lake (15xxx) já não existiria mais essa limitação. O Lunar Lake (16xxx) já seria pro fim de 2024/início de 2025 se eles conseguirem cumprir o roadmap.
tomara.

to ficando apreensivo com a intel já. tem ai no minimo uns 5 anos que eles tão só tomando paulada. em servidor a AMD tá limpando o chão com os caras.
Se o mercado já tá ruim como está, imagina se a intel ficar pra trás de vez e a AMD puder meter o preço que quiser em CPU, igual a NVIDIA faz com GPU. o bolso n aguenta n.
outra coisa importante deles acertarem os nodes, é gerar competição contra TSMC. tava vendo que a margem de lucro dos caras é de 60% por wafer. é surreal, quem faz o design e tal, lucra menos que eles. se tivesse mais um pra competir, talvez desse pra essa margem ai cair pra uns 40% ou algo assim... e ai barateava td que é chip um pouco.

mas n to mto otimista n, parece que as máquinas novas da ASML vão ter luz que cobre metade da área das EUV atuais, o que significa que devem demorar o dobro do tempo pra fazer um wafer, ou seja... preço deve subir ainda mais qnd os nodes começarem a usar essas máquinas.

Esse modelo de miniaturização de transistor, nesse ritmo, vai falir td mundo antes do fim da década.
 
Topo Fundo