O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344

MSI Partially Reenables AVX-512 Support for Alder Lake-S Processors


Intel's Alder Lake processors have two types of cores present, with two distinct sets of features and capabilities enabled. For example, smaller E-cores don't support the execution of AVX-512 instructions, while the bigger P-cores have support for AVX-512 instructions. So Intel has decided to remove support for it altogether not to create software errors and run into issues with executing AVX-512 code on Alder Lake processors. This happened just months before the launch of Alder Lake, making us see some initial motherboard BIOSes come with AVX-512 enabled from the box. Later on, all motherboard makers pulled the plug on it, and it is a rare sight to see support for it.

However, it seems like MSI is unhappy with the lack of AVX-512, and the company is reenabling partial support for it. According to Xaver Amberger, editor at Igor's Lab, MSI reintroduces selecting microcode version with its MEG Z690 Unify-X motherboard. There is an option for AVX-512 enablement in the menu, and it is indeed a functional one. With BIOS A22, MSI enabled AVX-512 instruction execution, and there are benchmarks to prove it works. This shows an advantage of 512-bit wide execution units of AVX-512 over something like AVX2, which offers only 256-bit wide execution units. In applications such as Y-Cruncher, AVX-512 enabled the CPU to reach higher performance targets while consuming less power.


Que todas façam o mesmo. f**a-se Intel! :klol
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Que todas façam o mesmo. f**a-se Intel! :klol

Também acho que é por aí, deixa desativado por padrão e coloca na bios.
Se o cara conseguir chegar na bios pra ativar, ele que assuma a bronca e vida que segue.

Só que eu acho que o Raptor Lake já não vai ter é a unidade AVX512 mesmo, aí não tem o que fazer.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
falta mt pouco pra eu pegar um 5800x
Vou ver aquele 5800x do cache 3d, se não for bom, eu pego um da próxima geração com ddr5.
Melhor vc esperar o do cache 3d sair, pois o 5800x original pode cair ainda mais de preço, o 5800x já estava em promo por 2k.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
Também acho que é por aí, deixa desativado por padrão e coloca na bios.
Se o cara conseguir chegar na bios pra ativar, ele que assuma a bronca e vida que segue.

Só que eu acho que o Raptor Lake já não vai ter é a unidade AVX512 mesmo, aí não tem o que fazer.

Algum jogo usa hj Avx512? Que eu saiba só o emulador do PS3 está usando. Deve ter programas sintéticos pra quem renderiza sei la. Mas pra games, no momento nã faz tanta diferença!
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Algum jogo usa hj Avx512? Que eu saiba só o emulador do PS3 está usando. Deve ter programas sintéticos pra quem renderiza sei la. Mas pra games, no momento nã faz tanta diferença!

Em tese, dá pra usar qualquer set de instruções em gaming, porque é cálculo, mas uns, sei lá, vinte jogos no máximo usam AVX. No caso, o primeiro AVX. E "usam", assim, requerem...nem sei se usam de fato.
Lembro que teve uns jogos que "exigiam", mas que depois inclusive o requerimento foi removido em atualizações. AVX2 eu nem sei se algum usa, acho que não.

Mas AVX512 é difícil até imaginar a necessidade disso pra gaming. Eu acho que é mais pra compute, uso científico. Essa turma, quando usa CPU pra isso, usa Xeon, e o AVX512 não vai ser tirado do Xeon. Não vai fazer falta nenhuma pro consumidor médio.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Tava pensando esses dias em migrar pra Intel novamente, mas o trabalho que daria pra vender processador, placa mãe e fonte, já me dá preguiça.

E por que vender a fonte? Porque quero montar um mini-itx pra ficar mais fácil de eu levar pro trabalho.

Sim, e ainda tem a questão de achar uma placa mãe mini-itx que não esteja custando os olhos da cara e que suporte DDR4 também.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Uma estupidez de CPU que é esse 12100F, hein? Muito melhor que pegar Ryzen 3600 da vida (até 30% superior em jogos mesmo no 1% Low). Intel fazendo o trabalho de casa direitinho. Pena B660M ainda estar cara demais. Porém quando baratear...

Simplesmente INSANO. E o preço tá excelente também. Menos de 900 reais já por ai.

Isso porque os testes foram com uma 6900XT.

Com placas de entrada pra midrange tipo 5500XT, 1660 Series e afins, a diferença seria nula para processadores superiores.

Pra 3070, 3060 e outras desse nível, a diferença seria BEM MENOR que essa dos testes.

Baita CPU demais esse.

WHfsaMa.png


 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Uma estupidez de CPU que é esse 12100F, hein? Muito melhor que pegar Ryzen 3600 da vida (até 30% superior em jogos mesmo no 1% Low). Intel fazendo o trabalho de casa direitinho.



O Tiger Lake 4C/8T já era um monstrinho, single-core altíssimo. Mas como é uma CPU de no máximo 28W, as comparações são sempre entre plataformas mobile.
Nos jogos é meio difícil avaliar por causa da GPU...digo, até tem uns NUCs que combinam Tiger Lake com RTX mas...as comaprações são com outros NUCs. :klol
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Uma estupidez de CPU que é esse 12100F, hein? Muito melhor que pegar Ryzen 3600 da vida (até 30% superior em jogos mesmo no 1% Low). Intel fazendo o trabalho de casa direitinho. Pena B660M ainda estar cara demais. Porém quando baratear...

Simplesmente INSANO. E o preço tá excelente também. Menos de 900 reais já por ai.

Isso porque os testes foram com uma 6900XT.

Com placas de entrada pra midrange tipo 5500XT, 1660 Series e afins, a diferença seria nula para processadores superiores.

Pra 3070, 3060 e outras desse nível, a diferença seria BEM MENOR que essa dos testes.

Baita CPU demais esse.

WHfsaMa.png



Meu ryzen 3600

c17834-ba_1.jpg
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
mey ryzen que mal chega a 4.1 :kpalha .
preciso trocar de gpu primeiro, não faz sentido eu investir em cpu agora
Se aumentarem os preços da cpus tb, vc vai ficar sem cpu e gpu.
O meu 3600 ainda vai até 4.175ghz, mas dependendo do uso, ele esquenta demais e reinicia o pc :facepalm
Pra jogos vai, mas pra encode não.
Eu deixo padrão 4.1.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Caramba, eu deu mta sorte no meu. Ele fazia 4.4Ghz com unvervolting.
Não foi sorte, o seu era a revisão 2020, os primeiros que sairam em 2019 tinham esse problema.
Não duvido que a nova geração da amd com ddr5 tenha o mesmo problema e no ano seguinte saia a revisão com aumento de clock.
Por isso eu vou esperar a partir de agora, não vou comprar cpu amd no lançamento
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
Não foi sorte, o seu era a revisão 2020, os primeiros que sairam em 2019 tinham esse problema.
Não duvido que a nova geração da amd com ddr5 tenha o mesmo problema e no ano seguinte saia a revisão com aumento de clock.
Por isso eu vou esperar a partir de agora, não vou comprar cpu amd no lançamento

AMD falou q esses novos processadores vão ter boost já chegando nos 5.0ghz! Acho q já está excelente se vc conseguir por em todos os núcleos!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
AMD falou q esses novos processadores vão ter boost já chegando nos 5.0ghz! Acho q já está excelente se vc conseguir por em todos os núcleos!
Então no ano que vem ela lança o mesmo processador revisado que vai até 5.2ghz :klolz
Eu cagaria nas minhas calças só de raiva. :obrigue
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
Então no ano que vem ela lança o mesmo processador revisado que vai até 5.2ghz :klolz
Eu cagaria nas minhas calças só de raiva. :obrigue


O meu chega em 5.2ghz desligando os E-cores. Com eles ligados o bicho pega pra passar de 5.0ghz sem um watercooler topo de linha! Mas não testei a fundo quanto de voltagem teria q colocar pra ficar estável a 5.2ghz sem o E-cores. Mas é tipo 10° a mais do que em 5.0ghz pra ganhar 200mhz!

Em 5.0ghz ele fica variando de 50 a 70° jogando dependendo do calor e uso do processador. Se ele usar mais de 60% bate em 70° com tranquilidade no core mais quente! Mas raros jogos q usam isso dele, a maioria é 5 a 30% :klol


quero nem ver a temperatura disso

Nesse processo novo de 5nm. O Processador digamos, vai chegar em clocks maiores mantendo as temps da série 5000 ou até menos!
Hj um 5950x bate 4950mhz em boost sem esquentar muito! Claro cooler de entrada pode esquecer!
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.371
Pontos
1.599
Aqui eu uso undervolt de -0,9, tá batendo 4,8 no boost, que pra mim já tá excelente. No meu uso do dia a dia nunca vi nada exigir muito desse processador.

Jogando, streamando e gravando tudo ao mesmo tempo o processador tá rindo da minha cara ainda.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.875
Pontos
753
O meu chega em 5.2ghz desligando os E-cores. Com eles ligados o bicho pega pra passar de 5.0ghz sem um watercooler topo de linha! Mas não testei a fundo quanto de voltagem teria q colocar pra ficar estável a 5.2ghz sem o E-cores. Mas é tipo 10° a mais do que em 5.0ghz pra ganhar 200mhz!

Em 5.0ghz ele fica variando de 50 a 70° jogando dependendo do calor e uso do processador. Se ele usar mais de 60% bate em 70° com tranquilidade no core mais quente! Mas raros jogos q usam isso dele, a maioria é 5 a 30% :klol




Nesse processo novo de 5nm. O Processador digamos, vai chegar em clocks maiores mantendo as temps da série 5000 ou até menos!
Hj um 5950x bate 4950mhz em boost sem esquentar muito! Claro cooler de entrada pode esquecer!

sei não, os ryzen desde o 3000 são bem esquentadinhos, isso com 6nm
o 5800x dá pra fritar ovo
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Meu lado consumista falou mais alto e acabei trocando meu 5600G por um 10700K enquanto não acho placa ITX pra um 12400. No teste do olhômetro eu achei que o 10700K tá mandando muito bem, pega mais frames que o 5600G, só é meio esquentado.

Ai vem a minha dúvida: qual a melhor forma de se realizar undervolt, via Intel XTU ou tão fazendo direto na BIOS?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Meu lado consumista falou mais alto e acabei trocando meu 5600G por um 10700K enquanto não acho placa ITX pra um 12400. No teste do olhômetro eu achei que o 10700K tá mandando muito bem, pega mais frames que o 5600G, só é meio esquentado.

Ai vem a minha dúvida: qual a melhor forma de se realizar undervolt, via Intel XTU ou tão fazendo direto na BIOS?
10700K é superior ao 5600G sim. Os dois modos funcionam muito bem, segundo meus testes. Sem diferença.

Quanto a ser esquentado, acho que os dois batem as mesmas temps. AMD e Intel estão em pé de igualdade nesse sentido.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
sei não, os ryzen desde o 3000 são bem esquentadinhos, isso com 6nm
o 5800x dá pra fritar ovo

Mas esse 5800x é anômalo! esquenta mais que o 5900X que tem 12c/24t!
A série 3000 pelo q sei é em 7nm. Até agora não saiu nada em 6nm. Vai sair as placas da Intel nessa tecnologia!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.630
Reações
20.588
Pontos
1.344
10700K é superior ao 5600G sim. Os dois modos funcionam muito bem, segundo meus testes. Sem diferença.

Quanto a ser esquentado, acho que os dois batem as mesmas temps. AMD e Intel estão em pé de igualdade nesse sentido.

Tava vendo q o i3 12100f quase empata com esse I7. Deve ser a versão no K. Fiquei impressionado por um processador de 800!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Tava vendo q o i3 12100f quase empata com esse I7. Deve ser a versão no K. Fiquei impressionado por um processador de 800!
Sim, hoje é a escolha perfeita para jogos.

Qualquer coisa acima disso é meio que besteira, especialmente se o cara for jogar 1440p pra cima ou seja daqueles que procuram longevidade. Aliás, o i7 só faz sentido pra esses. Pra todo o resto i5 é suficiente e i3 tem sido a escolha ideal pra placas midrange ou pouco acima (tipo até 3060).
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Se for pra jogar a 60 fps esse i3 não irá gargalhar nem 3090 ti. Só alguns jogos CPU bound não daria conta, mas esses não costumam pesar nós gráficos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
Se for pra jogar a 60 fps esse i3 não irá gargalhar nem 3090 ti. Só alguns jogos CPU bound não daria conta, mas esses não costumam pesar nós gráficos.
No futuro os i7 e i9 será para o nicho do nicho?
Pq os processadores de entrada darão conta de tudo sobre jogos, somente para tarefas que não sejam jogos, será necessário um i7 ou i9.
 
Topo Fundo