O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Processadores Intel - Alder Lake-S, informações, notícias, benchmarks, etc

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
160.507
Pontos
834

Intel’s Alder Lake-N details leaked (low-cost, low-power chips that will succeed Jasper Lake)​

According to information gleaned from a partial boot log of an unannounced device with an Alder Lake-N processor, it looks like Alder Lake-N chips will basically be what you get if you take a 12th-gen Core processor and leave out the Golden Cove cores altogether.
That means you get up to 8 Gracemont CPU cores, with no support for hyperthreading, so an 8-core chip supports 8 threads.
It also looks like we can expect Alder Lake-N chips to feature Intel Gen12 integrated graphics with 32 execution units and support for encoding and decoding AV1, H.264, and H.265 videos as well as 8K video at 60 frames per second.

São os Pentiums e Celerons Alder Lake. Extensões e etc ainda falta saber, mas basicamente serão processadores só de cores E. Eu creio que deve ser Celeron 4/4 e Pentium 8/8.

Falkner

Bam-bam-bam
Reações
7.062
Pontos
353
Razões?

Com a diferença dele pra um Ryzen 5, dá pra sair de uma RTX2060 e ir numa RTX3060. Não tem mta lógica. Isso pensando em jogos.

pra mim quanto mais núcleos = maior estabilidade nos jogos, 1%, 0,1%low etc
e isso é o que mais busco num pc, estabilidade nos jogos.
a coisa que mais me irrita nessa vida é stuttering, travadinhas e tals.

tanto que eu só saio do r6 3600 pra algo com 8/16

mmdsj250

Veterano
Reações
682
Pontos
143

Quer comprar meu 3700x não? Kkkk

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303

Isso depende do resto do sistema. Se for uma 3080 da vida pra jogar a 1080p, com certeza. Sendo uma RTX3060, não.
Problema todo é ver ocorrências de 90, 95% de uso e porrada nos mínimos.
Sim, mas repara que o cara testa numa 3080TI. Isso não ocorreria com placas mais simples, que geram menos frames.

O cara que compra uma placa de 12k e bota um cpu de 1k seria doido kkkk.

sanchies

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
34.955
Pontos
553

Tem que balancear, o meu Ryzen 1700 perde feio para o Ryzen 3600 mesmo tendo mais núcleos.

#0352@

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.726
Pontos
604
Isso depende do resto do sistema. Se for uma 3080 da vida pra jogar a 1080p, com certeza. Sendo uma RTX3060, não.

Sim, mas repara que o cara testa numa 3080TI. Isso não ocorreria com placas mais simples, que geram menos frames.

O cara que compra uma placa de 12k e bota um cpu de 1k seria doido kkkk.
Depende tb, se o cara quer passar o resto da geração de consoles com esse processador, então ele pensaria nele como upgrade futuro para a gpu.
Daqui duas geração de gpu, uma rtx x060 terá a força de uma 3080 hoje.

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.810
Pontos
594
Depende tb, se o cara quer passar o resto da geração de consoles com esse processador, então ele pensaria nele como upgrade futuro para a gpu.

Cara, eu acho q se Nvidia quisesse, já nessa série 4000 a 4060 poderia ser do level já da 3080.
Muito tem falado q a Rtx 4070 vai bater a 3090 consumindo menos!

#0352@

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.726
Pontos
604
Pois é mano! Eles meio q cagaram nessa 3060 mesmo!
É melhor ser cético do q criar hype! Se surpreender surpreendeu!
Todo mundo ficou gritando por ai que a 3060 teria o desempenho da 2080, dando até certeza e no final, todos dibrados.
Eu fico na minha esperando os reviews pra saber se é tudo isso mesmo.

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303

Ideal, pra mim, é maximizar a performance sempre na hora de montar um PC. Não acho justificável um Ryzen 5600 + RTX2060 ao invés de um 12100F + RTX3060, saca? Passaram 2 anos e resolveu pegar uma VGA melhor? O Ryzen 5600 também ia se peidar todo mesmo. Não são 4 threads que vão fazer diferença muito grande. Pra acompanhar uma VGA significativamente melhor, gerando mto mais frames, vai precisar de processador mais atual também. Então tá praticamente na mesma, mas pelo menos terá tido mais frames ou mais qualidade na imagem por mais tempo.

#0352@

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.726
Pontos
604
Ideal, pra mim, é maximizar a performance sempre na hora de montar um PC. Não acho justificável um Ryzen 5600 + RTX2060 ao invés de um 12100F + RTX3060, saca? Passaram 2 anos e resolveu pegar uma VGA melhor? O Ryzen 5600 também ia se peidar todo mesmo. Não são 4 threads que vão fazer diferença muito grande. Pra acompanhar uma VGA significativamente melhor, gerando mto mais frames, vai precisar de processador mais atual também. Então tá praticamente na mesma, mas pelo menos terá tido mais frames ou mais qualidade na imagem por mais tempo.
Ainda bem que vc disse pra vc.
Pa depende tb, se o cara quiser fazer stream, a falta de nucleos vai pesar.
Vai da necessidade de cada um.

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303
Ainda bem que vc disse pra vc.
Pa depende tb, se o cara quiser fazer stream, a falta de nucleos vai pesar.
Vai da necessidade de cada um.
Ah, sim, com certeza. Tem outras necessidades também pra isso, mas tudo bem nicho.

Ultima Edição:

Trezoitao38

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
12.816
Pontos
624
As placas de vídeo devem melhorar bastante, já ouvi falar de 7600xt tendo desempenho da 6900xt. Mas, placa de vídeo é pra gerar gráfico. A pessoa compra uma nova GPU, ela aumenta resolução, bota tudo no ultra e então roda o jogo na mesma casa de frames. Ela não precisa trocar CPU nesses casos, não haverá gargalo. CPU é pra ter frame alto e garantir que não terá quedas.

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.810
Pontos
594
As placas de vídeo devem melhorar bastante, já ouvi falar de 7600xt tendo desempenho da 6900xt. Mas, placa de vídeo é pra gerar gráfico. A pessoa compra uma nova GPU, ela aumenta resolução, bota tudo no ultra e então roda o jogo na mesma casa de frames. Ela não precisa trocar CPU nesses casos, não haverá gargalo. CPU é pra ter frame alto e garantir que não terá quedas.

Depende. Hj em dia nenhuma gtx 1060 leva os jogos no ultra a 60fps 1080p.
Até 2 anos atrás ela fazia com facilidade. Os jogos vão ficando mais pesados, hj pra se jogar em 1080p com tudo no ultra de boas vc já precisa de uma 2060.

Eu mesmo to rodando de boas tudo aqui em 1440p com a 3070 bem acima de 60fps.
Mas quando a nova geração entrar pra valer, sabe se la quando. As coisas podem mudar, tanto q já vou pra 4070 pra ter mais sobra e poder vender ainda super bem minha 3070!

Trezoitao38

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Reações
12.816
Pontos
624
Bom, o que eu quis dizer é que justamente pra poder continuar jogando no ultra é que trocamos de placa de vídeo.

Mas da 3070 em diante deve segurar bem daqui pra frente porque é muito mais forte que o gráfico lá de Ps5 e Series X. Não vai segurar quando é o caso de algum jogo que roda a 30 fps nesses consoles.

Além do mais, com essa crise toda das placas de vídeo os devs não irão se arriscar a fazer um jogo graficamente pesado por um bom período de tempo.

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303
Isso visa tornar o produto mais barato para ser distribuido.
Ah, vou propor uma discussão sobre isso. Espero que o pessoal tenha mente aberta e debata de uma forma educada, concordando ou não.

Vou dar a minha humilde visão.

Isso visa tornar o produto mais barato para fabricação (ligeiramente) e especialmente distribuição. Em tese, ganha todo mundo.

Essa artificialidade, em partes, como sabemos, já é utilizada hoje no processo de binagem. Só que de forma meio estúpida e antiquada, que faz com que os produtos fiquem consistentemente mais caros na distribuição.

Imagina um mundo onde você compra um Intel Core ao invés de um Core i3, i5 ou i7. E vc possa, através de um upgrade de software, acionar o processador com o clock que quiser e com contagem de núcleos que quiser? Eu sei que ainda não é sobre isso, mas to indo lá na frente. Isso seria incrível. Vc paga sei lá. 99USD numa CPU. Se vc quiser mais clock e mais núcleos, vc paga por isso e o valor chega naquele que vc pagaria antes. Ou até menos, pois a tendência de aumentar a escala de produção específica única é baratear tanto o custo, que te torna ainda mais competitivo.

Isso é ruim? Po, desculpa, nem brincando. É o caminho adequado. Especialmente em um mundo se tornando serviços. Isso historicamente torna o custo menor e muito mais democrático. O mundo sob demanda é o mundo ideal. Não que hoje já não seja assim para os processadores, mas um novo processo nesse sentido tornaria ainda mais sob demanda e ainda mais serviço, digamos.

Agora claro que se a pessoa olhar o mercado como um malvadão, como se fosse um monte de malvadão sentando numa mesa tentando achar uma forma de mais crueldade contra o consumidor, vão achar que é mais alguma tranqueira pra cobrar mais e mais. Só que num mundo real, isso não existe. O mundo real, especialmente desse mercado de altíssimo valor agregado à tecnologia, é de gente tentando achar uma forma de tornar todo o processo mais barato para que possa abranger mais e mais pessoas, agregando sempre mais e mais valor.

Em larga escala, isso certamente seria uma belíssima economia geral no processo. E baratear os custos de produção e distribuição é sempre fundamental. É o que nos mantém vivos aqui cada vez pagando menos por tudo ao longo do tempo.

Paga somente aquele que precisa de determinados recursos muito específicos. Em tese, é o melhor dos mundos.

#0352@

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.726
Pontos
604
Tomara que a amd não vá por esse lado tb, ficar pagando por pedaços eu não acho legal.
Da mesma forma que reclamaram de uma empresa que cobrou por dlcs que já estavam no disco, o mesmo ocorre aqui com a intel e tudo já estando no silicio.
:klolwtf

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303
Tomara que a amd não vá por esse lado tb, ficar pagando por pedaços eu não acho legal.
Da mesma forma que reclamaram de uma empresa que cobrou por dlcs que já estavam no disco, o mesmo ocorre aqui com a intel e tudo já estando no silicio.
A diferença é que muita gente não precisa da DLC num CPU, enquanto num jogo é óbvio que o cara quer o conteúdo todo sempre. Acho que a simetria não tá legal nessa comparação.

Quando vc comprava um Core i5 4/4, vc estava comprando exatamente um i7 4/8, só que pagando menos com a DLC ali dentro prontinha pra ser liberada e vc não tem e nem nunca terá a opção pra liberar. Não acha que é mais inteligente uma opção pra vc pagar mais caso queira transformar num i7 ao invés de ir lá e trocar por um i7?

Ultima Edição:

wtsds

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
16.810
Pontos
594
Desde q a DLC da intel não seja alguma coisa q ajuda em jogos como alguma instrução, ela q venda oq quiser q não vou pagar nada. Eu só quero um bom processador pra jogos e mais estável q a AMD, e nisso ela sempre foi! :coolface

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
160.507
Pontos
834
Acredito que isso aí é mais pra cliente corporativo mesmo, que precisa de recursos específicos.
Se, por exemplo, baixar o preço dos processadores "base" e não tirar recursos fundamentais, não acho que seja um problema grande.

O problema é a brecha pra se tornar um negócio zoado depois.

#0352@

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
29.726
Pontos
604
A diferença é que muita gente não precisa da DLC num CPU, enquanto num jogo é óbvio que o cara quer o conteúdo todo sempre. Acho que a simetria não tá legal nessa comparação.

Quando vc comprava um Core i5 4/4, vc estava comprando exatamente um i7 4/8, só que pagando menos com a DLC ali dentro prontinha pra ser liberada e vc não tem e nem nunca terá a opção pra liberar. Não acha que é mais inteligente uma opção pra vc pagar mais caso queira transformar num i7 ao invés de ir lá e trocar por um i7?
Tem muita dlc inutil e que não agrega nada.
Desde que não seja up no desempenho, eu não vejo problema, mas se a moda pegar, futuramente isso pode virar dlc de desempenho tb.
Eu li depois o que o luciano falou acima, é o que penso e tenho medo.

T.Chico

Bam-bam-bam
Reações
14.385
Pontos
384
Logo chega nas GPUs você compra um Asus Rog mais só um fan funciona, as outras duas via pagamento de upgrade.

PC2

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
68.015
Pontos
949

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Reações
3.881
Pontos
303
Acredito que isso aí é mais pra cliente corporativo mesmo, que precisa de recursos específicos.
Se, por exemplo, baixar o preço dos processadores "base" e não tirar recursos fundamentais, não acho que seja um problema grande.

O problema é a brecha pra se tornar um negócio zoado depois.
A princípio, é exclusivamente para recursos específicos e série Xeon só. Mas é aquilo, certamente é brecha caso funcione bem.

Ultima Edição:

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
59.106
Pontos
854
Foi só os caras passarem um tantinho a AMD no quesito CPUs, começaram a querer cagar. Tomara que os Ryzen 7000 estuprem a intel de novo. Quero ver se na mesma hora ela não desiste dessa ideia de demente.

A AMD tem o mesmo, se chama PSB.

Ao meu ver isso é para o mercado de servidores e está mais voltado para recursos específicos.

Vamos supor que por padrão, uma CPU suporte uns 128 GB de RAM. Com um patch específico, a Intel pode fazer com que a CPU suporte mais memória. Outro exemplo seria capacidade de virtualização, poderia suportar mais máquinas virtuais ou melhor gerenciamento, enfim.

São recursos de software que nem todo mundo precisa e quando precisava, as vezes era necessário trocar a CPU inteira (e aí mora a possibilidade de ir pro concorrente). Com esse tipo de recurso, eles conseguem oferecer uma experiência customizada.

Como estão aplicando o patch no kernel do Linux, fica óbvio que o alvo são servidores e sendo Linux é mais fácil de gerenciar.

Para o mercado normal, é bem provável que isso não aconteça, porque não tem apelo comercial.

fazer-tempestade-em-um-copo-de-agua-og.jpg

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
160.507
Pontos
834
A AMD tem o mesmo, se chama PSB.

Ao meu ver isso é para o mercado de servidores e está mais voltado para recursos específicos.

Vamos supor que por padrão, uma CPU suporte uns 128 GB de RAM. Com um patch específico, a Intel pode fazer com que a CPU suporte mais memória. Outro exemplo seria capacidade de virtualização, poderia suportar mais máquinas virtuais ou melhor gerenciamento, enfim.

São recursos de software que nem todo mundo precisa e quando precisava, as vezes era necessário trocar a CPU inteira (e aí mora a possibilidade de ir pro concorrente). Com esse tipo de recurso, eles conseguem oferecer uma experiência customizada.

Como estão aplicando o patch no kernel do Linux, fica óbvio que o alvo são servidores e sendo Linux é mais fácil de gerenciar.

Para o mercado normal, é bem provável que isso não aconteça, porque não tem apelo comercial.

fazer-tempestade-em-um-copo-de-agua-og.jpg

São recursos fundamentalmente diferentes.

PSB é sobre travar o uso daquela CPU/APU na PLATAFORMA, e quem decide ativar ou não é a integradora. A plataforma não aceita troca da CPU, e a CPU não funciona em outra base, mas não existe limitação de recursos.
Já esse negócio da Intel limita recursos do processador e destrava via software.

Topo Fundo