O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Ichi, mais desempenho em DDR4?

Se fosse assim DDR3 seria melhor pra jogos. já q a latência é menor! Mas ao subir a velocidades as coisas mudam de figura! Tem q ver tb esse modo q tem na placa mãe q força altas taxas de transferencias vs latencia mais alta. Ainda é cedo pra julgar. Só vamos saber quando botarem o mesmo processador usando ddr4 vs ddr5 em 1080p com uma 3090 sobrando. Ai eu quero ver se a ddr5 perde.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Pelo q saiu de testes vazados o i5 12600k ta batendo o R7 5800x em multi thread! O ganho de ipc dessa vez foi bem alto oq me anima bastante!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Toda vez que entra um padrão novo de DDR, os primeiros "lotes" têm latência muito mais alta. Depois vai baixando e fica relativamente competitivo com a gen anterior.
Mas no início a DDR4 vai entregar mais que a DDR5 mesmo. Normal.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Pelo q saiu de testes vazados o i5 12600k ta batendo o R7 5800x em multi thread! O ganho de ipc dessa vez foi bem alto oq me anima bastante!

O 5800X tem quase um ano de mercado já.
A AMD tá uma geração na frente. 6000 deve sair em janeiro, lançado na CES.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
O 5800X tem quase um ano de mercado já.
A AMD tá uma geração na frente. 6000 deve sair em janeiro, lançado na CES.

Mas o 5800x não é 8c/16t? O i5 é 6/12 com 4 cores a mais daqueles lentos e mais 4 threads pra eles!
Eu sei q a Intel está atrasada, mas eu acho q agora em poucos anos eles vão passar a AMD de novo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Mas o 5800x não é 8c/16t? O i5 é 6/12 com 4 cores a mais daqueles lentos e mais 4 threads pra eles!
Eu sei q a Intel está atrasada, mas eu acho q agora em poucos anos eles vão passar a AMD de novo.

"Lentos" assim...são cores mais lentos, mas segundo a Intel são tão bons quanto cores Skylake. É como se fosse, sei lá, um i5 6500 adicional. Não é pouco.
A Intel tende a passar pela posição de mercado e porque tem grana infinita pra R&D, o que a AMD não tem. Fora que os designs do Jim Keller ainda não vieram.

Mas que a AMD tá uma geração na frente HOJE, está.
 


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
"Lentos" assim...são cores mais lentos, mas segundo a Intel são tão bons quanto cores Skylake. É como se fosse, sei lá, um i5 6500 adicional. Não é pouco.
A Intel tende a passar pela posição de mercado e porque tem grana infinita pra R&D, o que a AMD não tem. Fora que os designs do Jim Keller ainda não vieram.

Mas que a AMD tá uma geração na frente HOJE, está.

Ah entendi. Esses cores lentos não são tão "lentos" não. Mas eu achava q em testes pesados eles nen funcionavam!:klolAchava q eles ficavam só pra videos, no pc sem fazer nada. E só em testes pesados q entrava os outros mais fortes! haha!

A AMD continua na frente, não tem oq discutir. Só acho q a Intel em poucos anos pode roubar a coroa, como vc falou eles tem muito mais dinheiro pra queimar. E a Nvidia q se cuide. Se eles entrarem forte no mercado de gpus, em poucos anos eles vão estar fazendo placas pau a pau e com dinheiro pra queimar. Já q a Intel sabe q precisar de mercado e vai cobrar menos nas placas deles!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Ah entendi. Esses cores lentos não são tão "lentos" não. Mas eu achava q em testes pesados eles nen funcionavam!:klolAchava q eles ficavam só pra videos, no pc sem fazer nada. E só em testes pesados q entrava os outros mais fortes! haha!

Compreensível, no início do big.LITTLE no ARM era assim. O Lakefield - que era um core grande e quatro pequenos, mas Atom - já avançou um pouco nesse multi, mas era...problemático.
Mas a Intel melhorou os cores pequenos e deu um jeito de botar tudo pra funcionar junto, então já faz bastante diferença.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Ah entendi. Esses cores lentos não são tão "lentos" não. Mas eu achava q em testes pesados eles nen funcionavam!:klolAchava q eles ficavam só pra videos, no pc sem fazer nada. E só em testes pesados q entrava os outros mais fortes! haha!

A AMD continua na frente, não tem oq discutir. Só acho q a Intel em poucos anos pode roubar a coroa, como vc falou eles tem muito mais dinheiro pra queimar. E a Nvidia q se cuide. Se eles entrarem forte no mercado de gpus, em poucos anos eles vão estar fazendo placas pau a pau e com dinheiro pra queimar. Já q a Intel sabe q precisar de mercado e vai cobrar menos nas placas deles!
Primeiro a intel precisa passar a amd em gpus tb, pra depois vc começar a falar em nvidia né.....
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Sim, mas eu boto fé na Intel, ela tem mais dinheiro q as duas!
Só que são dois segmentos, vc tem que ver qual dos dois segmentos ela estará investindo mais.
A nvidia tem menos dinheiro, porém investe tudo nesse segmento.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Só que são dois segmentos, vc tem que ver qual dos dois segmentos ela estará investindo mais.
A nvidia tem menos dinheiro, porém investe tudo nesse segmento.

Sim, mas eu não to falando q a intel vai chegar e tonar se líder de imediato. Disse no sentido de 10 a 15 anos eles estarem disputando o topo se eles forem agressivos nos preços e os drivers não sejam piores q os da AMD!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Pelo q saiu de testes vazados o i5 12600k ta batendo o R7 5800x em multi thread! O ganho de ipc dessa vez foi bem alto oq me anima bastante!

Isso não quer dizer tanto. É um processador de 10 núcleos e 16 threads. Tem o mesmo tanto de threads que o 5800x, mas tem 2 núcleos reais que obviamente devem ter mais desempenho que as threads lógicas do 5800x.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Isso não quer dizer tanto. É um processador de 10 núcleos e 16 threads. Tem o mesmo tanto de threads que o 5800x, mas tem 2 núcleos reais que obviamente devem ter mais desempenho que as threads lógicas do 5800x.

Bom eu achava q eles não eram usados, mas pelo q o @LucianoBraga disse. Esse 4 cores extras são do level de skylake de 6 geração. Então realmente deve ser mais forte. Mas o preço q se espera do i5 12600k está mais barato q o R7 5800x.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.868
Pontos
1.484
Bom eu achava q eles não eram usados, mas pelo q o @LucianoBraga disse. Esse 4 cores extras são do level de skylake de 6 geração. Então realmente deve ser mais forte. Mas o preço q se espera do i5 12600k está mais barato q o R7 5800x.

cinebench r20

Single:

10600k 5 ghz = 517 pontos
12600k sem over = 750 pontos

multi:

10600k 5 ghz = 3900 pontos
12600k sem over = 7500 pontos

diferenças de 50% e 90%

essa arquitetura tá monstro, faz tempo pra caraio que não se tem um avanço tão grande, e em ambos os lados (single e multi)

provavelmente o Zen 4 vai ser monstro também.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Se esse leak for real, de fato, 750 no r20 é mais de 800 no CPU-z. Mas os leaks são reais? Outra questão é que de início só placas Z. Ou seja, placa mãe mais barata deve ser bem mais de 1000 reais.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Se esse leak for real, de fato, 750 no r20 é mais de 800 no CPU-z. Mas os leaks são reais? Outra questão é que de início só placas Z. Ou seja, placa mãe mais barata deve ser bem mais de 1000 reais.


Mas pra entusiastas que pegam processadores k, já sabemos q a placa mãe não vai ser barata pq vamos fazer overclock em tudo. Agora quem pega uma 12600 normal, ai compensa esperar uma b660 H660 e pagar mais barato. infelizmente ainda a Intel só deixar fazer over nos processadores de final K. Tanto q a AMD ta seguindo a risca. Ela não não lançou nenhuma versão sem X no final. hj o 11440F briga sozinho nesse segmento. AMD não tem nada pra competir. O 5600x fica bem acima ainda!

cinebench r20

Single:

10600k 5 ghz = 517 pontos
12600k sem over = 750 pontos

multi:

10600k 5 ghz = 3900 pontos
12600k sem over = 7500 pontos

diferenças de 50% e 90%

essa arquitetura tá monstro, faz tempo pra caraio que não se tem um avanço tão grande, e em ambos os lados (single e multi)

provavelmente o Zen 4 vai ser monstro também.

Se for isso mesmo, eu vou comprar o 12600k no lancamento! Estou com o i7 8700k desde final de 2017. Só não decide sobre as memórias ainda. Se essas ddr5 novas forem pior q as ddr4, melhor investir numa ddr4 mesmo. As minhas já são 3600mhz. Se chegar a 4000ghz ou mais nessa geração nova, tava excelente!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.658
Pontos
2.234
Mas pra entusiastas que pegam processadores k, já sabemos q a placa mãe não vai ser barata pq vamos fazer overclock em tudo. Agora quem pega uma 12600 normal, ai compensa esperar uma b660 H660 e pagar mais barato. infelizmente ainda a Intel só deixar fazer over nos processadores de final K. Tanto q a AMD ta seguindo a risca. Ela não não lançou nenhuma versão sem X no final. hj o 11440F briga sozinho nesse segmento. AMD não tem nada pra competir. O 5600x fica bem acima ainda!

Eu acho que a ideia era lançar, mas eles não iam conseguir atender por causa da escassez de capacidade de produção e desistiram. Digo, desistiram de lançar pro usuário final, pras OEM tem.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474

Tão batendo as informações. Parece que o ganho de IPC é realmente expressivo a ponto de com menos núcleos conseguir bater outras CPUs de mais núcleos também em multithread.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344

Tão batendo as informações. Parece que o ganho de IPC é realmente expressivo a ponto de com menos núcleos conseguir bater outras CPUs de mais núcleos também em multithread.


AMD vai ter q baixar os preços da série 5000. E vir mais agressiva com o seu refresh no fim do ano ou no começo do ano q vem!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
O CPU Z tem um limite ali pra multithread, ambos ali extrapolam esse limite e aí a gente não consegue visualizar a diferença.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.290
Pontos
1.753
tomara q a intel tenha cpu melhor essa gen pra amd parar de cobrar uma fortuna nos ryzen
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Ai pessoal, to querendo comprar um processador dessa linha final do ano. E meu cooler é o NH-D15 da Noctua.
Olhando o site deles, pelo q entendi, não vai precisar comprar nenhum kit por fora pra encaixar no socket novo da intel. O lga 1200


Mas na amazon, algumas ofertas internacionais diz q ele vem pronto pro Lga 1200. Ou seja, eles já atualizaram os novos pra virem com o suporte ao lga 1200. Ou os antigos tb vão funcionar sem suporte? To pesquisando sobre esse suporte pra já comprar, se alguém souber de alguma coisa, me da um help ai!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Ai pessoal, to querendo comprar um processador dessa linha final do ano. E meu cooler é o NH-D15 da Noctua.
Olhando o site deles, pelo q entendi, não vai precisar comprar nenhum kit por fora pra encaixar no socket novo da intel. O lga 1200


Mas na amazon, algumas ofertas internacionais diz q ele vem pronto pro Lga 1200. Ou seja, eles já atualizaram os novos pra virem com o suporte ao lga 1200. Ou os antigos tb vão funcionar sem suporte? To pesquisando sobre esse suporte pra já comprar, se alguém souber de alguma coisa, me da um help ai!


Edit: Putz, o socket é o lga 1700.:facepalm

Se alguém souber onde encontrar esse kit da noctua pra venda, me avise por favor!
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
Você tem que entrar em contato com a própria Noctua.

Mas eu não tenho mais a nota do cooler, sei la onde enfie essa m****!
Eu vi na amazon de fora q esse kit esta 8usd. Começa a ser vendido a partir de outubro. Pra min saiu 200 pau com o frete pra ca!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.868
Pontos
1.484
Mas eu não tenho mais a nota do cooler, sei la onde enfie essa m****!
Eu vi na amazon de fora q esse kit esta 8usd. Começa a ser vendido a partir de outubro. Pra min saiu 200 pau com o frete pra ca!

ele vai ser vendido normalmente, provavelmente no ebay ou aliexpress você vai achar. vou pedir um quando sair.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.636
Reações
20.593
Pontos
1.344
ele vai ser vendido normalmente, provavelmente no ebay ou aliexpress você vai achar. vou pedir um quando sair.

Se vai pedir pra noctua te mandar ou vc vai comprar mesmo? Se for comprar e achar o link da venda em algum lugar,compartilhe aqui. Achei caro na Amazon. Com frete fica absurdamente caro.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Mas eu não tenho mais a nota do cooler, sei la onde enfie essa m****!
Eu vi na amazon de fora q esse kit esta 8usd. Começa a ser vendido a partir de outubro. Pra min saiu 200 pau com o frete pra ca!

Talvez tenha outra forma de você provar que tem o cooller, tipo foto com plaquinha. Seja insistente.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.063
Reações
25.868
Pontos
1.484
Se vai pedir pra noctua te mandar ou vc vai comprar mesmo? Se for comprar e achar o link da venda em algum lugar,compartilhe aqui. Achei caro na Amazon. Com frete fica absurdamente caro.

vou comprar. Quando achar eu mando. Mas só no aliexpress ou ebay, amazon não uso.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
MSI confirma: CPUs Intel Alder Lake serão lançadas em 4 de novembro
Pré-venda terá início dia 27 de outubro

A MSI confirmou indiretamente que processadores Intel Alger Lake LGA 1700 chegam ao mercado dia 04 de novembro. A empresa anunciou em sua página de soluções de resfriamento liquido MSI MAG CORELIQUID R e MPG CORELIQUID K as inscrições para upgrade gratuito do kit de instalação para os novos sockets LGA 1700.

A confirmação para o início do mês de novembro confirma rumores de que a nova geração de CPUs Intel voltados para o mercado doméstico chegaria próximo ao Dia das Bruxas (Halloween), após o evento de inovação da empresa, Intel Inovation, marcado para os dias 27 e 28 de outubro.

Apesar de não haver qualquer ligação direta entre o lançamento dos novos Intel Alder Lake-S e o início da campanha para solicitar os kits de instalação o novo socket LGA 1700, o site Videocardz.com verificou com fontes na indústria e confirmou que a campanha de solicitação pelos kits novos começa dia 04 de novembro por ser o dia em que a Intel irá lançar a sua nova geração de processadores para desktops.



Por se tratar de uma informação sob embargo, sites de produtos relacionados não podem atrelar diretamente seus produtos relacionados com o lançamento das novas CPUs, mas nada impede de lançarem esses produtos simultaneamente com os Alder Lake-S.

Segundo Usman Pirzada do site Wccftech, a pré-venda dos processadores de 12a geração Intel Alder Lake-S começará dia 27 de outubro, possivelmente junto do anúncio oficial que deve acontecer no Intel Inovation (#IntelON), uma semana antes do lançamento dia 04 de novembro.



Por conta do embargo em torno da data, não é possível precisar quando exatamente as novas placas-mãe chipset Intel Z690, compatíveis com o Intel Alder Lake-S de 12a geração, chegarão ao mercado. Entretanto, com uma data mais concreta para o lançamento, ainda que não oficial, é bem provável que as fabricantes de placas-mãe, como a própria MSI, comecem a fazer os anúncios de lançamento de seus novos modelos em breve.

Ainda segundo o site Videocardz.com, três SKUs da série K estão confirmados para o dia 04 de novembro, além de seus respectivos modelos KF, sem vídeo Iris Xe integrados.

Cores / ThreadsCore Type1-2 Core BoostAll-Core BoostTDP
Intel 12a Geração (Alder Lake-S)
i9-12900K(F)

8C+8c/24T
P-Core (Big - Golden Cove)

5.3 GHz


5.0 GHz


125W
E-Core (Small - Gracemont)

3.9 GHz


3.7 GHz
i7-12700K(F)

8C+4c/20T
P-Core (Big - Golden Cove)

5.0 GHz


4.7 GHz


125W
E-Core (Small - Gracemont)

3.8 GHz


3.6 GHz
i5-12600K(F)

6C+4c/16T
P-Core (Big - Golden Cove)

4.9 GHz


4.5 GHz


125W
E-Core (Small - Gracemont)

3.6 GHz


3.4 GHz




Qual é a ideia dos e-cores? Trabalhar em Low Profile quando não há demanda por poder computacional?
 
Topo Fundo