O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Qual é a ideia dos e-cores? Trabalhar em Low Profile quando não há demanda por poder computacional?

Acho que nem é isso.

São cores menores. A Intel só conseguiria colocar uns 12 núcleos no máximo em 10 nm. Mas como esses são menores, ela consegue agora colocar uns 16 núcleos. Em aplicações multithread serão utilizados tanto os cores maiores quanto os pequenos. O saldo total será maior. Por isso que nuns leaks aí i5 bateu 5800x, porque é um processador de 10 núcleos e 16 threads, ele vai ter maior poder em multithread.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
tudo indica que essa geração 12 vai ser bem superior mesmo.

Já saiu informações da 13 geração! :klol acho q finalmente a Intel está conseguindo ir pra frente depois de 5 anos travada no processo de 14nm.

Intel promete até 24 núcleos no reptor lake. Claro deve ser uns 16 top e 8 low performance. Mas esses low performance são guerreiros até.

Briga vai ser boa agora com zen 4 vs 13 geração da Intel.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
tudo indica que essa geração 12 vai ser bem superior mesmo.

Eu sempre disse isso aqui.

A Intel pode dar suas vaciladas aqui e ali, mas no geral é uma empresa com uma linha de expansão muito sólida e planejada. Eu duvidava demais que a nova arquitetura fosse continuar tendo dificuldades. Isso que ainda é a primeira versão, mas já consegue fazer muito mais do que os Ryzen iniciais, por exemplo. Então o futuro é muito brilhante para a Intel com o amadurecimento da tecnologia e refinamento na litografia.
 


Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.314
Reações
63.257
Pontos
903
Intel 12th Gen Alder Lake-S Processors Reportedly Perform Almost the Same on DDR4 Memory as DDR5

According to the latest reports from China, the transition from DDR4 and DDR5 will take longer than expected. Intel’s Alder Lake processors, the first consumer CPUs to support the next-gen memory are slated to launch early next month. However, according to industry sources, most users will want to stick to the DDR4 supported motherboards.

The reasons are multiple. Firstly, the Alder Lake processors paired with DDR5-5400 (and below) won’t really have an appreciable advantage over their DDR4 counterparts. Only faster modules (DDR5-6400 and above) will make a notable difference in the end performance, and these are going to cost a pretty penny. Furthermore, since the memory latency of initial DDR5 kits will be fairly high (CL35+), the gaming performance might just be lower than the DDR4 paired SKUs (if not identical).

In addition to this, Windows 11 is being recommended as a must for consumers upgrading to the Alder Lake platform. The reason being that support for hybrid core scheduling is presently missing on Windows 10 and could take a while to be patched in.
Finally, while it’ll be possible to disable the efficiency cores (Gracemont), the performance (Golden Cove) cores will remain enabled at all times. You won’t be able to turn off the latter using conventional methods.


Source: YuuKi_ANs
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Intel 12th Gen Alder Lake-S Processors Reportedly Perform Almost the Same on DDR4 Memory as DDR5

According to the latest reports from China, the transition from DDR4 and DDR5 will take longer than expected. Intel’s Alder Lake processors, the first consumer CPUs to support the next-gen memory are slated to launch early next month. However, according to industry sources, most users will want to stick to the DDR4 supported motherboards.

The reasons are multiple. Firstly, the Alder Lake processors paired with DDR5-5400 (and below) won’t really have an appreciable advantage over their DDR4 counterparts. Only faster modules (DDR5-6400 and above) will make a notable difference in the end performance, and these are going to cost a pretty penny. Furthermore, since the memory latency of initial DDR5 kits will be fairly high (CL35+), the gaming performance might just be lower than the DDR4 paired SKUs (if not identical).

In addition to this, Windows 11 is being recommended as a must for consumers upgrading to the Alder Lake platform. The reason being that support for hybrid core scheduling is presently missing on Windows 10 and could take a while to be patched in.
Finally, while it’ll be possible to disable the efficiency cores (Gracemont), the performance (Golden Cove) cores will remain enabled at all times. You won’t be able to turn off the latter using conventional methods.


Source: YuuKi_ANs


Se nos testes de memoria mostrarem o mesmo desempenho de memoria ddr4 3600 vs 4800 ou mais. Vou ficar no ddr4 por em quanto. Só iria pra ddr5 se desse bem mais fps em games. Mas dizem q essas memorias de 4800 chegam fácilmente em 6400mhz. O negocio é saber o quanto a latência atrapalharia. Bom q economizo dinheiro com uma placa mãe com suporte a ddr5. E já tenho 32gb ddr4 3600mhz. Nessa plataforma deve chegar fácil nos 4000mhz!:kjoinha
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.410
Reações
34.497
Pontos
1.354
Se nos testes de memoria mostrarem o mesmo desempenho de memoria ddr4 3600 vs 4800 ou mais. Vou ficar no ddr4 por em quanto. Só iria pra ddr5 se desse bem mais fps em games. Mas dizem q essas memorias de 4800 chegam fácilmente em 6400mhz. O negocio é saber o quanto a latência atrapalharia. Bom q economizo dinheiro com uma placa mãe com suporte a ddr5. E já tenho 32gb ddr4 3600mhz. Nessa plataforma deve chegar fácil nos 4000mhz!:kjoinha
Olha ai o que eu falei, eu te falei alguns meses atrás que só mudaria para ddr5 quando tivesse ram de 6400, pois seria o dobro da minha atual que é 3200 e só assim faria alguma diferença e até sentido em trocar.
Pois com essa noticia só confirmou o que eu esperava rs
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Olha ai o que eu falei, eu te falei alguns meses atrás que só mudaria para ddr5 quando tivesse ram de 6400, pois seria o dobro da minha atual que é 3200 e só assim faria alguma diferença e até sentido em trocar.
Pois com essa noticia só confirmou o que eu esperava rs

Mas pelo q andei lendo essas memórias ddr5 sobem facilmente no overclock aumentando a tensão. A Adata fez o kit deles de 4800mhz ir pra 8100mhz!:klolzE outra conseguiu subir de 4800 pra 6400mhz so com um ajustes. Ainda não sei se haverá ganho em jogos, mas se não tiver, nen vale a pena sair da ddr4 agora. Ainda mais q essas placas mães z690 devem chegar aos extremos com DDR4 ainda.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Mas pelo q andei lendo essas memórias ddr5 sobem facilmente no overclock aumentando a tensão. A Adata fez o kit deles de 4800mhz ir pra 8100mhz!:klolzE outra conseguiu subir de 4800 pra 6400mhz so com um ajustes. Ainda não sei se haverá ganho em jogos, mas se não tiver, nen vale a pena sair da ddr4 agora. Ainda mais q essas placas mães z690 devem chegar aos extremos com DDR4 ainda.

Até onde li o aumento de latência não consegue resultar em ganho para jogos, em outros aplicativos se nota melhora, pois os tempos de leitura reduzem, mas os de escrita aumentam. Jogos precisam de ambos meio que sincronizados.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Até onde li o aumento de latência não consegue resultar em ganho para jogos, em outros aplicativos se nota melhora, pois os tempos de leitura reduzem, mas os de escrita aumentam. Jogos precisam de ambos meio que sincronizados.

Pois é, essas memórias precisam amadurecerem muito ainda! Tem ddr4 5000mhz com cl de 22. Bem mais rápidas q as ddr5 4800mhz em 38 cl. Quando baixarem bem as latências as coisas vão ficar melhores! Mas ainda preciso ver testes reais lado a lado pra ver se não há ganhos mesmo! hehe!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
E essas DDR5 esquentam muito também. Então pode ser melhor por ora não partir para elas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.236
Reações
175.633
Pontos
2.234
218165

Supostamente é o 12400, só performance cores, 6/12, 4Ghz. Com esses números, anda junto com o 5600X - a questão é que o 5600X custa 300 dólares e esse, em tese, custaria 220.
Se for isso mesmo e se as integradoras não meterem a faca nas placas-mãe, babau 5xxx. A sorte da AMD é que os 7xxx tão batendo na porta aí, mas eles vão ter que melhorar esses preços.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.410
Reações
34.497
Pontos
1.354
Visualizar anexo 218165

Supostamente é o 12400, só performance cores, 6/12, 4Ghz. Com esses números, anda junto com o 5600X - a questão é que o 5600X custa 300 dólares e esse, em tese, custaria 220.
Se for isso mesmo e se as integradoras não meterem a faca nas placas-mãe, babau 5xxx. A sorte da AMD é que os 7xxx tão batendo na porta aí, mas eles vão ter que melhorar esses preços.
Se a performance deles forem próximas, então a disputa será por cpu preço vs tdp vs preço das placas mãe.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
e agora a AMD solta finalmente um 5600 não x por 200 pila

Pior q ela vai lançar uma série 6000 final do ano com empacotamento 3d nos Chips. Melhorando assim de 10 a 15%. Não sei se era o ipc.

Mas realmente ela precisa de um processador na faixa dos 220usd pra concorrer com a Intel.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Pulou pra 2022. Vai ser meio como a Intel fez, série 6000 no começo do ano e série 7000 no final do ano.

O problema q a Intel vai lancar a 13 gen antes do zen4 ainda. A Intel em poucos anos está avançando mais rápido pq a AMD depende 100% da TSMC. E todo mundo está atrás da TSMC e a Intel tem ali as fabricas dela pra fabricar processadores. Já q GPU está com a TSMC tb!
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
tem outro ponto ainda, o 12400 não vai ser o i5 mais barato, ainda tem depois o 12400f.

provavelmente uns $30 Senils mais barato. Vai ser uma CPU sub $ 200, com esse nível de desempenho aí...

se for pra comparar com AMD, esse sim é que o verdadeiro concorrente do 5600, visto que o 5600 também não tem video integrado.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O problema q a Intel vai lancar a 13 gen antes do zen4 ainda. A Intel em poucos anos está avançando mais rápido pq a AMD depende 100% da TSMC. E todo mundo está atrás da TSMC e a Intel tem ali as fabricas dela pra fabricar processadores. Já q GPU está com a TSMC tb!

E cansamos de ler gente criticando a Intel quando ele insistiu em manter maior parte de sua produção em fábricas próprias. Nunca que condensar processos de uma cadeira produtiva sob uma única empresa é algo ruim na consolidação de preço de um produto.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Quer dizer que a Intel voltou ao jogo e já ta batendo na AMD de novo ?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.236
Reações
175.633
Pontos
2.234
E cansamos de ler gente criticando a Intel quando ele insistiu em manter maior parte de sua produção em fábricas próprias. Nunca que condensar processos de uma cadeira produtiva sob uma única empresa é algo ruim na consolidação de preço de um produto.

Não é ruim, só é arriscado. A Intel tá fodida porque a fab não conseguiu acompanhar o design.
E eles foram pedir penico pro Jim Keller ainda.

Quer dizer que a Intel voltou ao jogo e já ta batendo na AMD de novo ?

Ryzen 5xxx saiu um ano atrás.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Quer dizer que a Intel voltou ao jogo e já ta batendo na AMD de novo ?

Se os resultados da 12 gen forem verdadeiros sim. Vamos ver a resposta da AMD né? Negocio agora q a intel está oferencendo um i5 12600k mais rápido q eu um R7 5800x. E possivelmente mais barato tb!
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Não é ruim, só é arriscado. A Intel tá fodida porque a fab não conseguiu acompanhar o design.
E eles foram pedir penico pro Jim Keller ainda.

Toda a empresa que fica gigante passa por momentos decisivos como este. O risco normalmente implica em terminar se tornando dominante caso a decisão chave dê certo. É o risco necessário para quem almeja algo grande.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.236
Reações
175.633
Pontos
2.234
Toda a empresa que fica gigante passa por momentos decisivos como este. O risco normalmente implica em terminar se tornando dominante caso a decisão chave dê certo. É o risco necessário para quem almeja algo grande.

Ou uma grande p*roca.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Acho muito otimismo ou pessimismo de ambos os lados. Ou é tudo ou nada. As coisas não funcionam assim, numa geração pode estar por cima, na outra por baixo, depois retoma a liderança e assim vai.

Cravar que nos próximos 5 ou 10 anos só vai dar Intel ou AMD é muita ingenuidade pra não dizer ignorância ou até mesmo um viés muito forte para uma ou outra companhia.

Eu tenho interesse nesses 12000 porque eles vão ser o que haverá de melhor quando forem lançados. Quer dizer, se os 6000 não forem uma resposta a altura (aliás, podia vazar algo logo pra termos uma referência). Mas se eu comprar, não vou ficar com esse pensamento de que a Intel tem que estar mais forte nos próximos 3, 4 anos. A AMD pode superar logo em seguida nos 7000. E daí? o importante é que no momento que comprei era o que tinha de melhor.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Se os resultados da 12 gen forem verdadeiros sim. Vamos ver a resposta da AMD né? Negocio agora q a intel está oferencendo um i5 12600k mais rápido q eu um R7 5800x. E possivelmente mais barato tb!
Isso me deixa feliz, apesar de ter um ryzen 5600x e não tem nenhum plano de trocar por enquanto. Quando eu quiser trocar, graças a concorrência, deve ter coisa muito melhor e mais barata.

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.629
Reações
20.585
Pontos
1.344
Veja mais testes de benchmark do Intel Core i9-12900K
Resultados no 3DMark são até 22% superiores aos do Core i9 10900k

Por Daniel Trefilio 14/10/2021 11:20 19 Reportar erro





Membro do site Bilibili vazou testes de benchmark sintéticos e em jogos do novo CPU Alder Lake Core i9-12900K previsto para ser lançado dia 04 de novembro. Nos testes sintéticos no TimeSpy do 3DMark, a pontuação foi cerca de 20% a 24% superior aos modelos Core i9-10900K, Core i9-10850K, Core i9-11900K e Ryzen 9 5950X.

Intel Core i5-12400 aparece em benchmarks e é mais rápido do que o AMD Ryzen 5 5600X
Intel Core i5-12400 aparece em benchmarks e é mais rápido do que o AMD Ryzen 5 5600X
Intel Core i5-12400 aparece em benchmarks e é mais rápido do que o AMD Ryzen 5 5600X


De acordo com os dados, o novo Alder Lake S Core i9 12900K pontuou 17.915 no teste TimeSpy 1.2, quase 4.000 pontos a frente dos Core i9-10900K e Core i9-10850K respectivamente com 14026 e 14004. A diferença foi ainda maior entre os Ryzen 9 5950X e Core i9-11900K, respectivamente com 13780 e 13760.
3dmark-wccftech-810.jpg

Créditos: WccfTech
Nos testes com jogos, o usuário utilizou uma bancada inusitada para apresentar benchmarks de CPU, com uma Radeon RX 6600 recém lançada de 8GB de GDDR6 e 28 unidades computacionais. O ideal em testes é que o componente sendo testado não sofra com gargalos de outras peças do sistema, mas considerando que a própria AMD afirmou que o modelo de entrada é pensado para jogos com alta taxa de quadros a 1080p, aparentemente usuário levou isso em consideração.
- Continua após a publicidade -
timespy-1-2-810.jpg

Créditos: WccfTech

Rodando Forza Horizon 4 em 1080p, o Intel Core i9-12900K atingiu 193 FPS no Windows 11, enquanto o AMD Ryzen 9 5950X atingiu 189 FPS nas mesmas configurações de jogo, mas no Windows 10. A escolha pelo sistema operacional leva em conta justamente os problemas de CPUs AMD relacionados às latências de memória cache L3 e sistema UEFI-CCP2 com o novo Windows 11.

- Continua após a publicidade -
O usuário ainda rodou testes com Rainbow Six Siege, atingindo impressionantes 252 FPS a 1080p, e Shadow of The Tomb Raider, também a 1080p mas atingindo 112FPS, mas sem comparação com o CPU AMD Ryzen 9 5950X.
Os novos processadores Intel de 12a geração estão previstos para serem lançados no dia 04 de novembro e o Windows 11 supostamente é otimizado para trabalhar com o formato de núcleos híbridos dos Alder Lake-S.

Preços de memórias RAM para PC podem cair nos próximos meses
Preços de memórias RAM para PC podem cair nos próximos meses
Preços de memórias RAM para PC podem cair nos próximos meses


Além disso, os processadores são compatíveis com memórias DDR4 e DDR5, sendo possível fazer o upgrade para a nova geração comprando placas-mãe Z690 com suporte a DDR4, evitando a troca dos kits de memória, diferencial importante em tempos de escassez de componentes eletrônicos.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Wccftech
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.061
Reações
25.841
Pontos
1.484
ouvi falar que o 12400 não vai ter nucleos pequenos, isso foi confirmado?

só os chips K teriam o esquema de nucleo grande + pequeno.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.236
Reações
175.633
Pontos
2.234
ouvi falar que o 12400 não vai ter nucleos pequenos, isso foi confirmado?

só os chips K teriam o esquema de nucleo grande + pequeno.

Confirmado oficialmente, pela Intel? Não.
Mas é o que tem pipocado nos benchmarks. 6/12 só com performance cores.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.992
Reações
31.288
Pontos
1.753
sera que o proximo ryzen cabe na minha b450? to querendo pegar um 5600x pra trocar meu 2700 mas tenho pé atras em reduzir cores. queria é um 5900x mas n consigo justificar. fora q ja vai fica ultrapassado
 
Topo Fundo