O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Tá, mas você tem que fazer a comparação com a mesma taxa de fps.

Ah, o CPU aqui começou a engasgar porque tem mais uso. Mas também tem mais fps, então é óbvio que vai engasgar assim, deixa lá a mesma taxa de fps e você não terá esses engasgos.

Ou seja, seu argumento é praticamente criar um falso problema. Algo como dizer que o 12700 consome mais que o 5800x. Se você limitar o consumo do 12700 para o mesmo do 5800x, terá mais desempenho no 12700, então como dá para dizer que ele consome mais?
Entendi seu ponto. Vc tem razão nele, porém tenho que fazer uma correção sobre o que falei de desempenho. Observando bem, o caso do 2500k x FX8300 é emblemático. Nos jogos que não precisam de mais do que 4 núcleos, o 2500k chega a ser 40% mais rápido que o FX8300.

Hoje o FX8300 não só produz mais frames, como muitas vezes não bate 100% (não com uma RX580, por exemplo) e, com isso, não oferece outros problemas. Então nesse caso é até mais desempenho mesmo. Embora isso nem sempre possa ser verdade, acho que vai depender de caso a caso. É claro que se vc colocar uma 3070 da vida nesses processadores, ambos vão apresentar as mesmas deficiências.

O teu ponto é super válido, mas 2500k x FX8300 e 7600 x Ryzen 1600 mostram que nem sempre é só também não engasgar, mas os frames eventualmente aumentam. Porque os jogos em DX12 são desenvolvidos para tirar proveito de mais núcleos. Então não é só a performance single thread que comanda, tem um certo equlíbrio. Basicamente a partir do ponto que o desenvolvedor meter 16 threads como necessários pra command list daquele jogo, todo CPU com menos thread, mesmo muito mais rápido em single thread, vão chorar sangue.

CPU hoje não é simplesmente pra gerar quadros. Tem uma série de cálculos que dependem de CPU e DX12 torna a vida do desenvolvedor melhor pra isso. Ele pode escolher quantos núcleos, de acordo com o motor gráfico, precisa pra fazer calculos volumêtricos, calculos de sombras dinâmicas, entre outras tarefas de forma assíncrona. Isso faz com que mais núcleos, mesmo com single thread melhor, no caso de menos núcleos não ser suficiente, faça ter mais desempenho e frames mais estáveis.

Agora, de novo, vc tem razão com relação ao que falei sobre ter menos desempenho e não ter engasgos. Não é verdade mesmo. Sim, se nesse caso bloquear os frames no mesmo patamar, de fato ambos vão apresentar as mesmas questões, creio.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Sua comparação não faz sentido porque são CPUs diferentes. Nos testes multithread o FX 8300 bate mais pontos que o 2500k. E não é isso que tou falando.

O que eu falo é a situação de dois processadores que tem a mesma performance multithread. Você roda testes sintéticos, seja o simples do CPU-Z ou então um Cinebench, e os dois batem a mesma performance.

Por isso que fazer aquele teste na mesma CPU, de rodar com todos os núcleos e metade do clock e então rodar com metade dos núcleos, mas clock total, vai te dar uma amostra melhor do que tou dizendo.

E por isso que o i3 12100 tá batendo o Ryzen 3600. Porque você pega o single thread dele, multiplica pelo multi thread ratio e dá um valor mais alto. É simples assim.

Bater 100% ou não tem nada a ver com ter mais núcleos. Ter mais núcleos não desafoga um processador de IPC baixo. Você tá confundindo as coisas. Tipo, se o CPU tá fazendo mais frames, ele vai ter mais uso, como é que diabos você quer que tenha aumento de frames e menos uso em processadores que são, digamos, equivalentes? É tipo como querer medir desempenho de uma Ferrari tentando fazer 20 km/l. Pra eu ter mais desempenho tenho que usar mais.

Então o problema é mais a ociosidade que existe nos processadores com mais núcleos. Eles não tão atingindo menor uso porque há uma espécie de folga. Não vai ter folga pro FX 8300 se um jogo demandar 3000 pontos no Cinebench, coisa que ele não atinge, pra rodar a 120 fps constantemente. Nesse caso vai haver perda de performance e pior ainda é quanto mais ociosidade tiver.

Então no fundo a coisa é, onde um i3 12100 tiver problema para rodar, qualquer processador, pode ter o tanto de núcleo que for, que tiver menor perfomance lá no teste sintético, irá rodar pior que ele. Não existe esse milagre, "po, esse aqui tem 20 threads, arranjei uma CPU de servidor aqui no Aliexpress, vamos ver se ele roda bem os jogos atuais..." Não adianta se a somatória total perder. E pior, terá ociosidade.

Só pra você ver o quão ruim é ociosidade, abri aqui o CPU-Z, pra ter referência, o FX 8350, batendo 1566 pontos em multithread. Quando houver ociosidade, vamos pensar aqui em 50% de uso, ele estará apenas usando 784 pontos mais ou menos. Ora, só um único thread de um 12900k, se a pessoa lá desligar todos os núcleos exceto um, vai atingir essa pontuação. Vamos pensar aqui um tanto menos, apenas 30, ou 40% de uso, por conta da dificuldade do paralelismo, o FX vai arregar, porque um dos threads dele vai chegar a 100% e aqui é o único núcleo do 12900k que tá trabalhando com folga agora, ou, sem folga, porém produzindo mais. Onde o 12900k com um único núcleo arregaria? O programa tá pedindo uns 1000 pontos e tá alocando e distribuindo muito bem as tasks sobre os oito threads do FX 8300. Mas ele não faz isso porque tem mais núcleos e sim porque o 12900k só com um núcleo não vai alcançar 1000 pontos. Ele teria que trabalhar a mais de 120% de performance e como sabemos, isso não existe na computação.

E é pra essas situações que mais núcleos devem entrar. CPUs com menos núcleos hoje arregam porque essas pontuações de 1000, 500 pontos, são insuficientes. Um E8500, apenas dois núcleos, vai arregar porque o somatório dele total é de 530 pontos, não porque ele tem apenas dois núcleos. Até porque hoje, ele arregaria até para processador de 1 núcleo só.

No fundo o que eu quero apontar com essa discussão aqui é o seguinte, se não existisse ociosidade, alocação plenamente perfeita de todas as tasks, os processadores com muitos nucleos entregariam uma perfomance muito maior e com eles também veriamos mais uso. Mas esse uso sempre se deve perguntar, em que taxa de fps? Já pensou se o 5950x tivesse o dobro de performance em games que o 5800X? Ele teria 100% de uso lá em 500 fps, pra evitar os stuterings é só botar ele pra rodar com 400 fps, ou 360 que é o que já temos de tecnologia comercial de monitor pra visualizar esses frames. Mas infelizmente, vai haver ociosidade e o 5950x vai ter apenas um pouco mais de performance que o 5800x e muitas vezes é só por conta do cache maior e melhor binagem, alcança clocks mais altos.

Aí no futuro, com IPC dobrado, alguém vai dizer: "valeu a pena comprar esse aqui, olha é future proof..." Com o IPC dobrado, é mais provável que o de 16 threads no futuro tenha mais desempenho, porque ele não terá ociosidade.

Ociosidade é a chave para o problema. É por conta dela que vemos ali nos gráficos de benchmark os processadores com mais núcleos pararem de entregar a performance que eles tem e aí chegamos em sweet spots. "Não vale a pena comprar algo mais caro que o 12600k".

É só ver que as GPUs tem evoluído mais nos últimos tempos porque lá sim encher de cuda cores as placas de vídeo gera sempre mais perfomance, de forma linear. É uma pena que a mineração esteja embaçando os nossos olhos para o que estamos vendo de incrementos de perfomance em GPUs.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Sua comparação não faz sentido porque são CPUs diferentes. Nos testes multithread o FX 8300 bate mais pontos que o 2500k. E não é isso que tou falando.

O que eu falo é a situação de dois processadores que tem a mesma performance multithread. Você roda testes sintéticos, seja o simples do CPU-Z ou então um Cinebench, e os dois batem a mesma performance.
Faz bastante sentido mesmo. Eu acho que é isso aí.

Se o outro CPU Y igualar ou superar a barreira do multithread do CPU X, não haverá hipótese dele ser mais lento ou apresentar problemas diferentes do CPU X. A não ser que, claro, ele esteja numa situação de muito mais frames. Mas aí não estariam em igualdade de comparação.

Perfeito, é isso. Tem razão! Boa!

Mas ainda assim tem que tomar cuidado com os parâmetros. Acho que o CPU Z é um parâmetro meio ruim pra tentar ter uma boa noção disso.

O i5 7600 lá faz 461 pontos, enquanto o Ryzen 1600 faz 449. Quem olha, acha que os dois tem desempenho similar em single thread. E não é bem assim não. o i5 7600 no CS faz muito, mas muito, muito, muito mais frames que o Ryzen 1600, por exemplo.

Então a teoria é essa mesmo, tá certinha, mas tem que tomar cuidado com o parâmetro. Acho que o parãmetro do CPU Z e outras ferramentas que fazem bench multithread podem levar a resultados que não refletem aqueles resultados dos jogos.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Os testes sintéticos nos servem mais de referência.

Mas o melhor deles é que é fácil fazer paralelização neles. Então eles conseguem mandar uma carga que irá estressar mesmo processadores de muitos núcleos em 100%.

Por isso que neles há uma escala mais linear. Dobrou o número de cores? vai ter uma dobra de performance.

O que nos inquieta é porque nossos programas não escalam assim e isso se dá por conta a ociosidade que mencionei.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.173
Reações
175.478
Pontos
2.234

Intel’s Alder Lake-N details leaked (low-cost, low-power chips that will succeed Jasper Lake)​


According to information gleaned from a partial boot log of an unannounced device with an Alder Lake-N processor, it looks like Alder Lake-N chips will basically be what you get if you take a 12th-gen Core processor and leave out the Golden Cove cores altogether.
That means you get up to 8 Gracemont CPU cores, with no support for hyperthreading, so an 8-core chip supports 8 threads.
It also looks like we can expect Alder Lake-N chips to feature Intel Gen12 integrated graphics with 32 execution units and support for encoding and decoding AV1, H.264, and H.265 videos as well as 8K video at 60 frames per second.


São os Pentiums e Celerons Alder Lake. Extensões e etc ainda falta saber, mas basicamente serão processadores só de cores E. Eu creio que deve ser Celeron 4/4 e Pentium 8/8.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Razões?

Com a diferença dele pra um Ryzen 5, dá pra sair de uma RTX2060 e ir numa RTX3060. Não tem mta lógica. Isso pensando em jogos.

pra mim quanto mais núcleos = maior estabilidade nos jogos, 1%, 0,1%low etc
e isso é o que mais busco num pc, estabilidade nos jogos.
a coisa que mais me irrita nessa vida é stuttering, travadinhas e tals.

tanto que eu só saio do r6 3600 pra algo com 8/16
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
pra mim quanto mais núcleos = maior estabilidade nos jogos, 1%, 0,1%low etc
e isso é o que mais busco num pc, estabilidade nos jogos.
a coisa que mais me irrita nessa vida é stuttering, travadinhas e tals.

tanto que eu só saio do r6 3600 pra algo com 8/16
Quer comprar meu 3700x não? Kkkk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
pra mim quanto mais núcleos = maior estabilidade nos jogos, 1%, 0,1%low etc
e isso é o que mais busco num pc, estabilidade nos jogos.
a coisa que mais me irrita nessa vida é stuttering, travadinhas e tals.

tanto que eu só saio do r6 3600 pra algo com 8/16
Isso depende do resto do sistema. Se for uma 3080 da vida pra jogar a 1080p, com certeza. Sendo uma RTX3060, não.
Problema todo é ver ocorrências de 90, 95% de uso e porrada nos mínimos.
Sim, mas repara que o cara testa numa 3080TI. Isso não ocorreria com placas mais simples, que geram menos frames.

O cara que compra uma placa de 12k e bota um cpu de 1k seria doido kkkk.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
pra mim quanto mais núcleos = maior estabilidade nos jogos, 1%, 0,1%low etc
e isso é o que mais busco num pc, estabilidade nos jogos.
a coisa que mais me irrita nessa vida é stuttering, travadinhas e tals.

tanto que eu só saio do r6 3600 pra algo com 8/16

Tem que balancear, o meu Ryzen 1700 perde feio para o Ryzen 3600 mesmo tendo mais núcleos.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Isso depende do resto do sistema. Se for uma 3080 da vida pra jogar a 1080p, com certeza. Sendo uma RTX3060, não.

Sim, mas repara que o cara testa numa 3080TI. Isso não ocorreria com placas mais simples, que geram menos frames.

O cara que compra uma placa de 12k e bota um cpu de 1k seria doido kkkk.
Depende tb, se o cara quer passar o resto da geração de consoles com esse processador, então ele pensaria nele como upgrade futuro para a gpu.
Daqui duas geração de gpu, uma rtx x060 terá a força de uma 3080 hoje.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
Depende tb, se o cara quer passar o resto da geração de consoles com esse processador, então ele pensaria nele como upgrade futuro para a gpu.
Daqui duas geração de gpu, uma rtx x060 terá a força de uma 3080 hoje.

Cara, eu acho q se Nvidia quisesse, já nessa série 4000 a 4060 poderia ser do level já da 3080.
Muito tem falado q a Rtx 4070 vai bater a 3090 consumindo menos!
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Pois é mano! Eles meio q cagaram nessa 3060 mesmo!
É melhor ser cético do q criar hype! Se surpreender surpreendeu!
Todo mundo ficou gritando por ai que a 3060 teria o desempenho da 2080, dando até certeza e no final, todos dibrados.
Eu fico na minha esperando os reviews pra saber se é tudo isso mesmo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Depende tb, se o cara quer passar o resto da geração de consoles com esse processador, então ele pensaria nele como upgrade futuro para a gpu.
Daqui duas geração de gpu, uma rtx x060 terá a força de uma 3080 hoje.

Ideal, pra mim, é maximizar a performance sempre na hora de montar um PC. Não acho justificável um Ryzen 5600 + RTX2060 ao invés de um 12100F + RTX3060, saca? Passaram 2 anos e resolveu pegar uma VGA melhor? O Ryzen 5600 também ia se peidar todo mesmo. Não são 4 threads que vão fazer diferença muito grande. Pra acompanhar uma VGA significativamente melhor, gerando mto mais frames, vai precisar de processador mais atual também. Então tá praticamente na mesma, mas pelo menos terá tido mais frames ou mais qualidade na imagem por mais tempo.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Ideal, pra mim, é maximizar a performance sempre na hora de montar um PC. Não acho justificável um Ryzen 5600 + RTX2060 ao invés de um 12100F + RTX3060, saca? Passaram 2 anos e resolveu pegar uma VGA melhor? O Ryzen 5600 também ia se peidar todo mesmo. Não são 4 threads que vão fazer diferença muito grande. Pra acompanhar uma VGA significativamente melhor, gerando mto mais frames, vai precisar de processador mais atual também. Então tá praticamente na mesma, mas pelo menos terá tido mais frames ou mais qualidade na imagem por mais tempo.
Ainda bem que vc disse pra vc.
Pa depende tb, se o cara quiser fazer stream, a falta de nucleos vai pesar.
Vai da necessidade de cada um.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Ainda bem que vc disse pra vc.
Pa depende tb, se o cara quiser fazer stream, a falta de nucleos vai pesar.
Vai da necessidade de cada um.
Ah, sim, com certeza. Tem outras necessidades também pra isso, mas tudo bem nicho.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
As placas de vídeo devem melhorar bastante, já ouvi falar de 7600xt tendo desempenho da 6900xt. Mas, placa de vídeo é pra gerar gráfico. A pessoa compra uma nova GPU, ela aumenta resolução, bota tudo no ultra e então roda o jogo na mesma casa de frames. Ela não precisa trocar CPU nesses casos, não haverá gargalo. CPU é pra ter frame alto e garantir que não terá quedas.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
As placas de vídeo devem melhorar bastante, já ouvi falar de 7600xt tendo desempenho da 6900xt. Mas, placa de vídeo é pra gerar gráfico. A pessoa compra uma nova GPU, ela aumenta resolução, bota tudo no ultra e então roda o jogo na mesma casa de frames. Ela não precisa trocar CPU nesses casos, não haverá gargalo. CPU é pra ter frame alto e garantir que não terá quedas.

Depende. Hj em dia nenhuma gtx 1060 leva os jogos no ultra a 60fps 1080p.
Até 2 anos atrás ela fazia com facilidade. Os jogos vão ficando mais pesados, hj pra se jogar em 1080p com tudo no ultra de boas vc já precisa de uma 2060.

Eu mesmo to rodando de boas tudo aqui em 1440p com a 3070 bem acima de 60fps.
Mas quando a nova geração entrar pra valer, sabe se la quando. As coisas podem mudar, tanto q já vou pra 4070 pra ter mais sobra e poder vender ainda super bem minha 3070!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Bom, o que eu quis dizer é que justamente pra poder continuar jogando no ultra é que trocamos de placa de vídeo.

Mas da 3070 em diante deve segurar bem daqui pra frente porque é muito mais forte que o gráfico lá de Ps5 e Series X. Não vai segurar quando é o caso de algum jogo que roda a 30 fps nesses consoles.

Além do mais, com essa crise toda das placas de vídeo os devs não irão se arriscar a fazer um jogo graficamente pesado por um bom período de tempo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Isso visa tornar o produto mais barato para ser distribuido.
Ah, vou propor uma discussão sobre isso. Espero que o pessoal tenha mente aberta e debata de uma forma educada, concordando ou não.

Vou dar a minha humilde visão.

Isso visa tornar o produto mais barato para fabricação (ligeiramente) e especialmente distribuição. Em tese, ganha todo mundo.

Essa artificialidade, em partes, como sabemos, já é utilizada hoje no processo de binagem. Só que de forma meio estúpida e antiquada, que faz com que os produtos fiquem consistentemente mais caros na distribuição.

Imagina um mundo onde você compra um Intel Core ao invés de um Core i3, i5 ou i7. E vc possa, através de um upgrade de software, acionar o processador com o clock que quiser e com contagem de núcleos que quiser? Eu sei que ainda não é sobre isso, mas to indo lá na frente. Isso seria incrível. Vc paga sei lá. 99USD numa CPU. Se vc quiser mais clock e mais núcleos, vc paga por isso e o valor chega naquele que vc pagaria antes. Ou até menos, pois a tendência de aumentar a escala de produção específica única é baratear tanto o custo, que te torna ainda mais competitivo.

Isso é ruim? Po, desculpa, nem brincando. É o caminho adequado. Especialmente em um mundo se tornando serviços. Isso historicamente torna o custo menor e muito mais democrático. O mundo sob demanda é o mundo ideal. Não que hoje já não seja assim para os processadores, mas um novo processo nesse sentido tornaria ainda mais sob demanda e ainda mais serviço, digamos.

Agora claro que se a pessoa olhar o mercado como um malvadão, como se fosse um monte de malvadão sentando numa mesa tentando achar uma forma de mais crueldade contra o consumidor, vão achar que é mais alguma tranqueira pra cobrar mais e mais. Só que num mundo real, isso não existe. O mundo real, especialmente desse mercado de altíssimo valor agregado à tecnologia, é de gente tentando achar uma forma de tornar todo o processo mais barato para que possa abranger mais e mais pessoas, agregando sempre mais e mais valor.

Em larga escala, isso certamente seria uma belíssima economia geral no processo. E baratear os custos de produção e distribuição é sempre fundamental. É o que nos mantém vivos aqui cada vez pagando menos por tudo ao longo do tempo.

Paga somente aquele que precisa de determinados recursos muito específicos. Em tese, é o melhor dos mundos.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Tomara que a amd não vá por esse lado tb, ficar pagando por pedaços eu não acho legal.
Da mesma forma que reclamaram de uma empresa que cobrou por dlcs que já estavam no disco, o mesmo ocorre aqui com a intel e tudo já estando no silicio.
:klolwtf
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Tomara que a amd não vá por esse lado tb, ficar pagando por pedaços eu não acho legal.
Da mesma forma que reclamaram de uma empresa que cobrou por dlcs que já estavam no disco, o mesmo ocorre aqui com a intel e tudo já estando no silicio.
A diferença é que muita gente não precisa da DLC num CPU, enquanto num jogo é óbvio que o cara quer o conteúdo todo sempre. Acho que a simetria não tá legal nessa comparação.

Quando vc comprava um Core i5 4/4, vc estava comprando exatamente um i7 4/8, só que pagando menos com a DLC ali dentro prontinha pra ser liberada e vc não tem e nem nunca terá a opção pra liberar. Não acha que é mais inteligente uma opção pra vc pagar mais caso queira transformar num i7 ao invés de ir lá e trocar por um i7?
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.551
Reações
20.440
Pontos
1.094
Desde q a DLC da intel não seja alguma coisa q ajuda em jogos como alguma instrução, ela q venda oq quiser q não vou pagar nada. Eu só quero um bom processador pra jogos e mais estável q a AMD, e nisso ela sempre foi! :coolface
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.173
Reações
175.478
Pontos
2.234
Acredito que isso aí é mais pra cliente corporativo mesmo, que precisa de recursos específicos.
Se, por exemplo, baixar o preço dos processadores "base" e não tirar recursos fundamentais, não acho que seja um problema grande.

O problema é a brecha pra se tornar um negócio zoado depois.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
A diferença é que muita gente não precisa da DLC num CPU, enquanto num jogo é óbvio que o cara quer o conteúdo todo sempre. Acho que a simetria não tá legal nessa comparação.

Quando vc comprava um Core i5 4/4, vc estava comprando exatamente um i7 4/8, só que pagando menos com a DLC ali dentro prontinha pra ser liberada e vc não tem e nem nunca terá a opção pra liberar. Não acha que é mais inteligente uma opção pra vc pagar mais caso queira transformar num i7 ao invés de ir lá e trocar por um i7?
Tem muita dlc inutil e que não agrega nada.
Desde que não seja up no desempenho, eu não vejo problema, mas se a moda pegar, futuramente isso pode virar dlc de desempenho tb.
Eu li depois o que o luciano falou acima, é o que penso e tenho medo.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.580
Reações
17.954
Pontos
1.084
Tomara que a amd não vá por esse lado tb, ficar pagando por pedaços eu não acho legal.
Da mesma forma que reclamaram de uma empresa que cobrou por dlcs que já estavam no disco, o mesmo ocorre aqui com a intel e tudo já estando no silicio.
Logo chega nas GPUs você compra um Asus Rog mais só um fan funciona, as outras duas via pagamento de upgrade.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.758
Reações
70.604
Pontos
1.899
:klolwtf

Foi só os caras passarem um tantinho a AMD no quesito CPUs, começaram a querer cagar. Tomara que os Ryzen 7000 estuprem a intel de novo. Quero ver se na mesma hora ela não desiste dessa ideia de demente.
 
Topo Fundo