O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Processadores Intel

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Acredito que isso aí é mais pra cliente corporativo mesmo, que precisa de recursos específicos.
Se, por exemplo, baixar o preço dos processadores "base" e não tirar recursos fundamentais, não acho que seja um problema grande.

O problema é a brecha pra se tornar um negócio zoado depois.
A princípio, é exclusivamente para recursos específicos e série Xeon só. Mas é aquilo, certamente é brecha caso funcione bem.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
A AMD tem o mesmo, se chama PSB.

Ao meu ver isso é para o mercado de servidores e está mais voltado para recursos específicos.

Vamos supor que por padrão, uma CPU suporte uns 128 GB de RAM. Com um patch específico, a Intel pode fazer com que a CPU suporte mais memória. Outro exemplo seria capacidade de virtualização, poderia suportar mais máquinas virtuais ou melhor gerenciamento, enfim.

São recursos de software que nem todo mundo precisa e quando precisava, as vezes era necessário trocar a CPU inteira (e aí mora a possibilidade de ir pro concorrente). Com esse tipo de recurso, eles conseguem oferecer uma experiência customizada.

Como estão aplicando o patch no kernel do Linux, fica óbvio que o alvo são servidores e sendo Linux é mais fácil de gerenciar.

Para o mercado normal, é bem provável que isso não aconteça, porque não tem apelo comercial.

fazer-tempestade-em-um-copo-de-agua-og.jpg

São recursos fundamentalmente diferentes.

PSB é sobre travar o uso daquela CPU/APU na PLATAFORMA, e quem decide ativar ou não é a integradora. A plataforma não aceita troca da CPU, e a CPU não funciona em outra base, mas não existe limitação de recursos.
Já esse negócio da Intel limita recursos do processador e destrava via software.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A gente tava falando outro dia dos 12100F e pessoal insistiu na coisa dos núcleos.

Isso é claramente uma certa fantasia, devido a baixa diferença (apenas 2 núcleos e 4 threads a menos). Só acompanhar o uso de CPU e mesmo produzindo mais frames, os 12100F muitas vezes tinham o mesmo uso de um Ryzen 3600. 5% a mais de workload no geral. Muito pouco pra justificar essa história de preferência por núcleos. Ao menos nesse caso.

Detalhe pro 1% sempre - as vezes bem - superior também ao Ryzen 3600. E, tipo, uma 3090 foi testada. 3090. Uma RTX3050 faria metade desses frames +-. Logo a carga de trabalho de CPU seria muito menor também.

Matador demais. 12100F e RTX3050 é o novo "baratinho" quando as placas H610 baixarem de preço rsrs. (ironia contida)

 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.501
Pontos
1.354
A gente tava falando outro dia dos 12100F e pessoal insistiu na coisa dos núcleos.

Isso é claramente uma certa fantasia, devido a baixa diferença (apenas 2 núcleos e 4 threads a menos). Só acompanhar o uso de CPU e mesmo produzindo mais frames, os 12100F muitas vezes tinham o mesmo uso de um Ryzen 3600. 5% a mais de workload no geral. Muito pouco pra justificar essa história de preferência por núcleos. Ao menos nesse caso.

Detalhe pro 1% sempre - as vezes bem - superior também ao Ryzen 3600. E, tipo, uma 3090 foi testada. 3090. Uma RTX3050 faria metade desses frames +-. Logo a carga de trabalho de CPU seria muito menor também.

Matador demais. 12100F e RTX3050 é o novo "baratinho" quando as placas H610 baixarem de preço rsrs. (ironia contida)


Quero ver o teste do cara fazendo STREAM e gravando isso daí ao mesmo tempo.
Testar só o jogo é facil, quero ver forçar o uso exigindo mais nucleos para outras coisas.
Certeza que quem tem mais nucleos se dará melhor que esse 12100.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
A gente tava falando outro dia dos 12100F e pessoal insistiu na coisa dos núcleos.

Isso é claramente uma certa fantasia, devido a baixa diferença (apenas 2 núcleos e 4 threads a menos). Só acompanhar o uso de CPU e mesmo produzindo mais frames, os 12100F muitas vezes tinham o mesmo uso de um Ryzen 3600. 5% a mais de workload no geral. Muito pouco pra justificar essa história de preferência por núcleos. Ao menos nesse caso.

Detalhe pro 1% sempre - as vezes bem - superior também ao Ryzen 3600. E, tipo, uma 3090 foi testada. 3090. Uma RTX3050 faria metade desses frames +-. Logo a carga de trabalho de CPU seria muito menor também.

Matador demais. 12100F e RTX3050 é o novo "baratinho" quando as placas H610 baixarem de preço rsrs. (ironia contida)



No cyberpunk ele bate 92% de uso as vezes! Será q 8T segura a geração toda? Sei não! Jogos de mundo aberto da nova geração pode ser q 12t seja o ideal!
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
No cyberpunk ele bate 92% de uso as vezes! Será q 8T segura a geração toda? Sei não! Jogos de mundo aberto da nova geração pode ser q 12t seja o ideal!
Repara que ele bate 90% quando tem que fazer 100FPS num AAA. Ninguém compra um CPU desse pra fazer 100FPS. Também ng compra pra fazer par a uma 3090, que faz até mais de 100FPS mesmo num jogo de altíssima demanda de carga de trabalho feito esse. Tu vai colocar essa CPU com uma placa de vídeo que nesse jogo vai pegar uns 60~75FPS no máximo. Ai já reduz o workload tranquilo pra uns 70%~75% em pico. Nessa condição, o 12100F vai deitar e rolar de boa por muito tempo.

Se o foco do cara for fazer 60FPS~75FPS, é o que o @Trezoitao38 falou, não vai mudar muito. O que vai mudar é que o cara vai pegar uma placa mais nova pra continuar jogando no Ultra. Jogando nessa faixa de frames, o 12100F vai continuar de boa por bastante tempo.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Ele bate 92% porque ele tá com uma 3090. Ele vai segurar a geração de boa se colocar ele numa placa de vídeo que esteja a altura de um CPU de 1k, saca? Pq uma 3050 faria menos da metade dos frames ali, logo o uso cairia pra uns 60%~65%, chuto.

Mas não está fazendo tantos fps não. Com uma 3050 faria menos e usaria menos claro. Ainda acho q 8T não segura os jogos de mundo aberto q vão sair só pros consoles novos!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Quero ver o teste do cara fazendo STREAM e gravando isso daí ao mesmo tempo.
Testar só o jogo é facil, quero ver forçar o uso exigindo mais nucleos para outras coisas.
Certeza que quem tem mais nucleos se dará melhor que esse 12100.

Até mesmo para um streamer, se ele equilibrar e colocar um 12100F ao lado de uma placa nível RTX3060 no máximo, a carga de trabalho no jogo vai reduzir uns 20% ou mais devido ao fato de produzir muito menos frames. Então até pra esse nicho, sabendo equilibrar o sistema, não terá problemas. Em especial o cara escolhendo uma nVidia, que praticamente faz o trabalho sozinha.

Sem falar que streamer é nicho demais pra se levar em conta na hora de uma opinião abrangente e genérica.

Mas não está fazendo tantos fps não. Com uma 3050 faria menos e usaria menos claro. Ainda acho q 8T não segura os jogos de mundo aberto q vão sair só pros consoles novos!
100FPS num Cyberpunk é pouco? 0o Eita

Eu acho que aquela conversa com o @Trezoitao38 foi bastante didática quanto a isso. E ele esclareceu bem legal algumas coisas pra gente, que estavam mesmo confusas.

Se vc trocar uma 3050 por uma 4060, por exemplo, teu objetivo vai ser manter a qualidade gráfica mais alta, não aumentar os frames. Não aumentando os frames, a carga de trabalho não vai mudar muito.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Até mesmo para um streamer, se ele equilibrar e colocar um 12100F ao lado de uma placa nível RTX3060 no máximo, a carga de trabalho no jogo vai reduzir uns 20% ou mais devido ao fato de produzir muito menos frames. Então até pra esse nicho, sabendo equilibrar o sistema, não terá problemas. Em especial o cara escolhendo uma nVidia, que praticamente faz o trabalho sozinha.

Sem falar que streamer é nicho demais pra se levar em conta na hora de uma opinião abrangente e genérica.


100FPS num Cyberpunk é pouco? 0o Eita

Eu acho que aquela conversa com o @Trezoitao38 foi bastante didática quanto a isso. E ele esclareceu bem legal algumas coisas pra gente, que estavam mesmo confusas.

Se vc trocar uma 3050 por uma 4060, por exemplo, teu objetivo vai ser manter a qualidade gráfica mais alta, não aumentar os frames. Não aumentando os frames, a carga de trabalho não vai mudar muito.

Eu achei q era 80 a 90 fps. Realmente se travar a 60fps acho q talvez seja possível! Mas o uso pode aumentar em física em jogos da nova geração!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Eu achei q era 80 a 90 fps. Realmente se travar a 60fps acho q talvez seja possível! Mas o uso pode aumentar em física em jogos da nova geração!
A gente nunca sabe mesmo. Eu não tô dizendo que o 12100F é futureproof. Quem quer isso aluga uma bola de cristal ou arrisca logo num i7/Ryzen 7, jamais num i3 rsrs. De certo aumenta as chances. Mas não deixa de pagar uma placa de vídeo melhor por causa disso. Ai acho furada.

Abri o Cyber aqui pq nunca nem tinha jogado ele com uma RTX.

O que eu falei sobre frames, não se confirmou nesse jogo não. Não com uma RTX3070 jogando no Alto com RT ligado (não sei se no teste tava ligado). DLSS também.

Os frames são muito mais baixos do que a 3090, mas o uso de CPU é bem alto até. Então suspende essa parada de reduzir a carga de trabalho NECESSARIAMENTE porque reduziram os frames. Vamos colocar um DEPENDE enorme hahaha. Quando a gente acha que sabe alguma coisa, vai fazer o teste e vê que sempre precisa aprender e aprender. É constante o aprendizado, não tem jeito. Ainda fica a saber se sem RT+DLSS e fazendo 100FPS isso muda. Vou testar aqui.

BOa3JbB.png



RT desligado e DLSS desligados. Qualidade baixa. Uso de CPU manteve o mesmo. Ou seja, o conhecimento que vale pra vários jogos (e vale mesmo, já fiz muitos testes), não tá valendo pro Cyberpunk rsrs. @nando3d é desenvolvedor. Explica pra gente. Calculo paralelo de volumetria? Sombra? Conserta pra gente esse quebra cabeça ai.

reWNIhs.png
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.565
Reações
15.817
Pontos
403
Na Pichau apareceu algumas placa-mãe com chipset B660. Preço variando entre R$ 1.099,89 (AsusEX-B660M-V5 D4) e R$2.521,22 (Asus ROG STRIX B660-F).

Mas cooler LGA 1700 ainda me parece raridade por aqui. Na maioria dos casos parece ser necessário comprar adaptador direto do fabricante. Embora as placas de Asus, em sua maioria, parece fazer gambiarra para suportar os cooler LGA 1200.

Não sei se é um problema generalizado, mas na Newegg vejo algumas reviews reclamando da placa de rede Intel presente nas Z690.

Edit: Também tem placa com chipset H610. Asus PRIME H610M-E D4 por R$ 883,19. Deve ser a placa mais barata e simples para LGA 1700. Só 4 USB na traseira. Para mim, eu começo a sentir falta se tiver só 6.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.126
Reações
7.837
Pontos
1.214
Na Pichau apareceu algumas placa-mãe com chipset B660. Preço variando entre R$ 1.099,89 (AsusEX-B660M-V5 D4) e R$2.521,22 (Asus ROG STRIX B660-F).

Mas cooler LGA 1700 ainda me parece raridade por aqui. Na maioria dos casos parece ser necessário comprar adaptador direto do fabricante. Embora as placas de Asus, em sua maioria, parece fazer gambiarra para suportar os cooler LGA 1200.

Não sei se é um problema generalizado, mas na Newegg vejo algumas reviews reclamando da placa de rede Intel presente nas Z690.

Edit: Também tem placa com chipset H610. Asus PRIME H610M-E D4 por R$ 883,19. Deve ser a placa mais barata e simples para LGA 1700. Só 4 USB na traseira. Para mim, eu começo a sentir falta se tiver só 6.
A ordem de performance de placas pra Chipset Intel, da pior pra melhor é B<<H<<<Z?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.565
Reações
15.817
Pontos
403
A ordem de performance de placas pra Chipset Intel, da pior pra melhor é B<<H<<<Z?

H610 << B660 << H670 << Z690

Falando no H670, resolvi digitar isso na busca do site Pichau e apareceu em estoque:
Asus TUF GAMING H670-PRO WIFI D4, por R$2.169,90.
Fui ver review na Newegg e havia um comentário pertinente:
- I chose an asus motherboard primarily do to compatibility with LGA 1200 coolers. Though from what I understand a lot of the LGA 1200 coolers don't get proper mounting pressure so be aware of that.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.126
Reações
7.837
Pontos
1.214
Povo, me ajude. Preciso de uma configuração relativa a CPU que dure uns 5 anos. Uso basicamente pra jogos em 1440p. Provavelmente futuro 4k. Então, o que indicariam (Intel ou AMD) de CPU, Mobo e memórias?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Povo, me ajude. Preciso de uma configuração relativa a CPU que dure uns 5 anos. Uso basicamente pra jogos em 1440p. Provavelmente futuro 4k. Então, o que indicariam (Intel ou AMD) de CPU, Mobo e memórias?
Sem orçamento definido? Pq tem enormes diferenças entre as CPUs e plataformas disponíveis.

Seja como for, ideal é ir de Intel Core i7/i9 ou Ryzen 7 mesmo. Longevidade é contagem de threads. Quanto mais, melhor.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Na Pichau apareceu algumas placa-mãe com chipset B660. Preço variando entre R$ 1.099,89 (AsusEX-B660M-V5 D4) e R$2.521,22 (Asus ROG STRIX B660-F).

Mas cooler LGA 1700 ainda me parece raridade por aqui. Na maioria dos casos parece ser necessário comprar adaptador direto do fabricante. Embora as placas de Asus, em sua maioria, parece fazer gambiarra para suportar os cooler LGA 1200.

Não sei se é um problema generalizado, mas na Newegg vejo algumas reviews reclamando da placa de rede Intel presente nas Z690.

Edit: Também tem placa com chipset H610. Asus PRIME H610M-E D4 por R$ 883,19. Deve ser a placa mais barata e simples para LGA 1700. Só 4 USB na traseira. Para mim, eu começo a sentir falta se tiver só 6.

Problemas na placa de rede em placas de todas as fabricantes?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.867
Pontos
1.484
Povo, me ajude. Preciso de uma configuração relativa a CPU que dure uns 5 anos. Uso basicamente pra jogos em 1440p. Provavelmente futuro 4k. Então, o que indicariam (Intel ou AMD) de CPU, Mobo e memórias?

i5 12400f pra bom custo beneficio (e sim, suportará tranquilamente toda a geração PS5).

mobo chipset B com DDR4 de 3600 mhz.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Montei um 12700FK com uma Gigabyte Z690 Gaming X DDR4. Tá quase tudo em stock aqui, exceto memórias que já deixei em XMP, são memórias 3000 mhz, não quis gastar muito aqui. E tou usando um Cooler Master ML240L V2 RGB de 240 mm. E olha, no testetizinho do CPU-Z, conseguiu aguentar aqui em 75-77 graus. Não é o teste mais pesado e pelo visto tá limitado a potência próximo de 125 watts, chegou a consumo de pouco mais de 130 watts. Mas tá bom, em jogos deve esquentar e consumir menos que isso. Eu ainda devo desligar os E-Cores, porque por enquanto não há necessidade deles. Clock ficou estável 4.7 ghz para os P-Cores e 3.6 ghz para E-Cores.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Montei um 12700FK com uma Gigabyte Z690 Gaming X DDR4. Tá quase tudo em stock aqui, exceto memórias que já deixei em XMP, são memórias 3000 mhz, não quis gastar muito aqui. E tou usando um Cooler Master ML240L V2 RGB de 240 mm. E olha, no testetizinho do CPU-Z, conseguiu aguentar aqui em 75-77 graus. Não é o teste mais pesado e pelo visto tá limitado a potência próximo de 125 watts, chegou a consumo de pouco mais de 130 watts. Mas tá bom, em jogos deve esquentar e consumir menos que isso. Eu ainda devo desligar os E-Cores, porque por enquanto não há necessidade deles. Clock ficou estável 4.7 ghz para os P-Cores e 3.6 ghz para E-Cores.

Pra subir esse clock nos P-core pra 5.0ghz não precisa de quase nada de voltagem se vc desligar os E-cores. Com eles já precisa de um pouco mais!
Eu desliguei os E-cores e fiz um over manual do tipo: 2 núcleos = 5.2ghz. 4 núcleos = 5.1ghz. 8 núcleos = 5.0ghz com 1.27v. Mas claro uso o Noctua Nhd15!

Ah uso o LINE calibration em high!
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
O que eu venho falando há...sei lá quanto tempo sobre o Meteor Lake:

dutsR8qBw5Co4HAs.jpg


2023, não se sabe em qual mês: Meteor Lake. Três chiplets, um pra CPU, um pra I/O e outro pra GPU integrada, os três em litografias diferentes. "Intel 4" é...7nm (lol), Intel 20A (supostamente com "características de 2nm") e N3 (3nm TSMC). Não se sabe qual chiplet usa qual litografia. Não sei o que c***lho eles chamam de "características de 2nm" e eles também não disseram.

A GPU pode ter, em tese, até 352EUs - lembrando que as GPUs dedicadas de entrada SKU4 e SKU5 que estão pra sair terão respectivamente 96 e 128EUs e as de topo terão 512, 384 e 256.
Evidentemente a performance dessa GPU integrada dependeria também de clock e largura de banda.

Arrow Lake deve ser só refresh ligeiramente refinado disso, e Lunar Lake seria em 1.8nm, mas qualquer papo da Intel sobre litografia tem que ser considerada com as devidas reservas.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Interessante o ganho de ipc na casa de 2 digitos, de uma série q é só refresh da outra! E a melhor capacidade de overclock, mesmo assim acho eu q o Zen 4 vai ficar um pouco acima dessa 13 geração da Intel, a não ser q a AMD tenha feito m****. Pq vi alguns canais com informações privilegiadas q falam q o ganho minimo do zen 3 pro 4 será na casa de 25%! Isso é um ganho absurdo!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Interessante o ganho de ipc na casa de 2 digitos, de uma série q é só refresh da outra! E a melhor capacidade de overclock, mesmo assim acho eu q o Zen 4 vai ficar um pouco acima dessa 13 geração da Intel, a não ser q a AMD tenha feito m****. Pq vi alguns canais com informações privilegiadas q falam q o ganho minimo do zen 3 pro 4 será na casa de 25%! Isso é um ganho absurdo!

Eles disseram melhoria de desempenho, não de IPC.
Passando de 8E pra 16E, o multicore dos E tem que dobrar mesmo. Aí aquele velho aumento de clock base/turbo e zás.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Eles disseram melhoria de desempenho, não de IPC.
Passando de 8E pra 16E, o multicore dos E tem que dobrar mesmo. Aí aquele velho aumento de clock base/turbo e zás.

Ah se for o mesmo ipc pra min não vale m**** nenhuma. Até pq raros jogos tiram proveitos desses E-cores da vida! Só pra quem usa render q deve se beneficiar desses cores todos a mais. Eu achava q poderia ter mais P-cores nesses 13900k
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.242
Reações
175.652
Pontos
2.234
Ah se for o mesmo ipc pra min não vale m**** nenhuma. Até pq raros jogos tiram proveitos desses E-cores da vida! Só pra quem usa render q deve se beneficiar desses cores todos a mais. Eu achava q poderia ter mais P-cores nesses 13900k

Pelo que eu entendi, é 8P/16T + 16E. Deve ter um aumentozinho de clock, mas refresh é refresh. Aumento realmente relevante só na mudança de processo.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Tou sem internet e resolvi fazer um teste curioso. O que dá mais desempenho, e-cores ou os threads lógicos? Pro teste ficar simétrico, desliguei 4 p cores. Assim eu testei um 4/8 + 0 e cores e um 4/4 + 4 e cores.

12700KF4Pcores8threads0Ecores.jpg
Single: 731 Multi: 4007 Consumo: 92 watts

Bom, esse teste aí de certa forma vocês já viram, é basicamente um i7 transformado num i3. Porém com um clock maior. É o 4/8 sem E-Cores.

12700KF4Pcores4threads4Ecores.jpg
Single: 791 Multi: 4669 Consumo: 59 watts

Já este eu desabilitei o hyperthreading e liguei os 4 E-Cores.

Vejam o maior desempenho em single thread sem hyperthreading. Guardem isso porque tem algo curioso sobre essa performance single thread.

Testes do Cinebench R20 agora:

4/8 sem E-Cores:

Multi: 3830
12700KF4Pcores8threads0EcoresCinebenchR20Multi.jpg

Single: 729
12700KF4Pcores8threads0EcoresCinebenchR20Single.jpg

4/4 Com E-cores:

Multi: 4176
12700KF4Pcores4threads4EcoresCinebenchR20Multi.jpg

Single: 720
12700KF4Pcores4threads4EcoresCinebenchR20Single.jpg

Esses testes foram feitos com limite de 125 watts. O outro teste que aparece aí é em 65 watts 8/16 sem E-Cores.

O desempenho single não muda no Cinebench R20. Então porque no CPU-Z há essa mudança eu realmente não sei, alguma coisa relacionada na metodologia desses testes.

E a última pergunta, os 4 E-cores tem desempenho bom suficiente pra bater 8 threads lógicos? Chega perto, mas nesse caso é melhor rodar 8/16 para multhreading com certeza. Porém fica a dúvida para singlethread, pois pelo menos no CPU-Z teve desempenho melhor.

Agora vem aqui uma coisa que apareceu em alguns testes. Geração 12 da Intel perdendo no Counter Strike: Global Ofensive para os Ryzen. Mas e se desligassem o hyperthreading e refizessem os testes?

Outra coisa é que o 13900k será um 8/16 + 16/16. Eu acredito que nesse caso desligar E-cores não terá o mesmo efeito do 12900k. Pode ser que para o 13900k valerá mais a pena desligar o hyperthreading. Reparem também nos dados de consumo dos dois primeiros testes que postei aqui. Hyperthreading também faz consumir mais, tanto que consome mais energia que os E-Cores.

Lembram lá 10 anos atrás quando falavam que um i5 era melhor para jogos do que um i7? Não era mentira, pois se um jogo não conseguia utilizar mais do que 4 cores, o hyperthreading poderia atrapalhar na performance. Claro, o silício do i7 era melhor, então comprar um i7 e desligar pela bios o hyperthreading iria trazer resultados melhores do que o i5. Porém o custo maior do i7 fazia isso não valer a pena.

Com os Ryzen o comportamento deve ser diferente. O ponto que me intriga é porque testes assim não foram feitos em benchmarks. O 12900k sem hyperthreading, porém com os E-Cores, teria melhor resultado do que rodar ele 8/16 sem E-Cores? Isso são testes sintéticos e não levam em consideração a comunicação entre esses núcleos, mas sempre tive essa curiosidade.

Se tiver um game que seja bom testar CPU para vermos como isso funciona na prática e vocês puderem citar, talvez eu possa fazer o teste. Porém, no caso de um game a minha GTX 1080 pode gerar certos gargalos. Como comprei esse kit mais para emulação não me incomodo tanto com o gargalo da 1080 que não será sentido para esses casos.

Peço desculpas pelas imagens, elas foram reduzidas pelo fórum e acaba ficando praticamente impossível ver os resultados. Editei postando os resultados dos testes.
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.227
Reações
4.130
Pontos
453
Tou sem internet e resolvi fazer um teste curioso. O que dá mais desempenho, e-cores ou os threads lógicos? Pro teste ficar simétrico, desliguei 4 p cores. Assim eu testei um 4/8 + 0 e cores e um 4/4 + 4 e cores.

Visualizar anexo 243856
Single: 731 Multi: 4007 Consumo: 92 watts

Bom, esse teste aí de certa forma vocês já viram, é basicamente um i7 transformado num i3. Porém com um clock maior. É o 4/8 sem E-Cores.

Visualizar anexo 243858
Single: 791 Multi: 4669 Consumo: 59 watts

Já este eu desabilitei o hyperthreading e liguei os 4 E-Cores.

Vejam o maior desempenho em single thread sem hyperthreading. Guardem isso porque tem algo curioso sobre essa performance single thread.

Testes do Cinebench R20 agora:

4/8 sem E-Cores:

Multi: 3830
Visualizar anexo 243861

Single: 729
Visualizar anexo 243862

4/4 Com E-cores:

Multi: 4176
Visualizar anexo 243863

Single: 720
Visualizar anexo 243864

Esses testes foram feitos com limite de 125 watts. O outro teste que aparece aí é em 65 watts 8/16 sem E-Cores.

O desempenho single não muda no Cinebench R20. Então porque no CPU-Z há essa mudança eu realmente não sei, alguma coisa relacionada na metodologia desses testes.

E a última pergunta, os 4 E-cores tem desempenho bom suficiente pra bater 8 threads lógicos? Chega perto, mas nesse caso é melhor rodar 8/16 para multhreading com certeza. Porém fica a dúvida para singlethread, pois pelo menos no CPU-Z teve desempenho melhor.

Agora vem aqui uma coisa que apareceu em alguns testes. Geração 12 da Intel perdendo no Counter Strike: Global Ofensive para os Ryzen. Mas e se desligassem o hyperthreading e refizessem os testes?

Outra coisa é que o 13900k será um 8/16 + 16/16. Eu acredito que nesse caso desligar E-cores não terá o mesmo efeito do 12900k. Pode ser que para o 13900k valerá mais a pena desligar o hyperthreading. Reparem também nos dados de consumo dos dois primeiros testes que postei aqui. Hyperthreading também faz consumir mais, tanto que consome mais energia que os E-Cores.

Lembram lá 10 anos atrás quando falavam que um i5 era melhor para jogos do que um i7? Não era mentira, pois se um jogo não conseguia utilizar mais do que 4 cores, o hyperthreading poderia atrapalhar na performance. Claro, o silício do i7 era melhor, então comprar um i7 e desligar pela bios o hyperthreading iria trazer resultados melhores do que o i5. Porém o custo maior do i7 fazia isso não valer a pena.

Com os Ryzen o comportamento deve ser diferente. O ponto que me intriga é porque testes assim não foram feitos em benchmarks. O 12900k sem hyperthreading, porém com os E-Cores, teria melhor resultado do que rodar ele 8/16 sem E-Cores? Isso são testes sintéticos e não levam em consideração a comunicação entre esses núcleos, mas sempre tive essa curiosidade.

Se tiver um game que seja bom testar CPU para vermos como isso funciona na prática e vocês puderem citar, talvez eu possa fazer o teste. Porém, no caso de um game a minha GTX 1080 pode gerar certos gargalos. Como comprei esse kit mais para emulação não me incomodo tanto com o gargalo da 1080 que não será sentido para esses casos.

Peço desculpas pelas imagens, elas foram reduzidas pelo fórum e acaba ficando praticamente impossível ver os resultados. Editei postando os resultados dos testes.
bacana os seus testes
eu to doido pra montar um pc novo( atual é i3-7100), mas dei um tempo devido a instabilidade e bugs do w11
meu foco não é jogos, mas queria montar algo duradouro
pensei em ryzen com litografia de 7 nm, que esquente pouco, uma placa de vídeo integrada razoável pra jogar indies
com 8 cores
expectativa que os preços abaixem um pouco
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.318
Reações
63.271
Pontos
903

Há rumores de que Intel Raptor Lake será lançado até o final de setembro​

A Intel fez uma vitrine surpreendente no Investor Meeting 2022 com uma demonstração pública da CPU Core de 13ª geração com o codinome “Raptor Lake”. Não foi apenas a primeira demonstração da nova série de CPUs, mas também a primeira vez que a Intel confirmou que oferecerá o dobro de núcleos eficientes que o Alder Lake.

Raptor-Lake-Banner.jpg


A Intel não disse muito sobre o desempenho da nova série. A empresa, no entanto, mencionou desempenho de 'até' dois dígitos, o que pode significar algo de 1% a 10%. De acordo com a Lei de Moore está morta , esse número está em algum lugar entre 8 a 15% para testes de thread único e 30 a 40% para multithread, mas esses são também intervalos bastante amplos para considerá-los finais.

Mais importante, porém, o MLID tem uma atualização sobre a possível data de lançamento do Raptor Lake. As primeiras peças de desktop da 13ª geração devem ser lançadas até o final do terceiro trimestre deste ano , o que significa o final de setembro, no máximo. Curiosamente, a série móvel H/HX/U deve ser lançada já no quarto trimestre. Os rumores da data de lançamento móvel são um pouco mais interessantes, considerando que os lançamentos mais recentes de laptops geralmente estavam ligados a novas arquiteturas gráficas. Dito isso, o Raptor Lake Mobile chegando no quarto trimestre indicaria que também estamos recebendo novas GPUs NVIDIA ou Intel.



Rumores da Intel Raptor Lake, Fonte: A lei de Moore está morta



Na Investor Meeting 2022, a Intel confirmou que o Raptor Lake apresentará até 24 núcleos e 32 threads. Essa configuração é obtida combinando 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes. A empresa também confirmou que os processadores Raptor Lake serão compatíveis com soquetes com placas-mãe LGA1700 já disponíveis para os sistemas Alder Lake.


Intel Raptor Lake, Fonte: Intel



VideoCardzAlder LakeRaptor LakeMeteor Lake
Intel Mainstream Desktop CPU Roadmap (RUMORED)
Launch DateQ4 2021Q4 2022Q2 2023
Fabrication NodeIntel 7Intel 7Intel 4
Big Core µArchGolden CoveRaptor CoveRedwood Cove
Small Core µArch GracemontGracemontCrestmont
Graphics µArchGen12.2Gen12.2Gen 12.7
Max Core Count16 (8C+8c)24 (8C+16c)TBC
SocketLGA1700LGA1700TBC
Memory SupportDDR4/DDR5-4800DDR4/DDR5-5600DDR5
PCIe GenPCIe 5.0PCIe 5.0PCIe 5.0
Intel Core Series12th Gen Core13th Gen Core14th Gen Core


Fonte:

 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.634
Reações
20.591
Pontos
1.344
Tou sem internet e resolvi fazer um teste curioso. O que dá mais desempenho, e-cores ou os threads lógicos? Pro teste ficar simétrico, desliguei 4 p cores. Assim eu testei um 4/8 + 0 e cores e um 4/4 + 4 e cores.

Visualizar anexo 243856
Single: 731 Multi: 4007 Consumo: 92 watts

Bom, esse teste aí de certa forma vocês já viram, é basicamente um i7 transformado num i3. Porém com um clock maior. É o 4/8 sem E-Cores.

Visualizar anexo 243858
Single: 791 Multi: 4669 Consumo: 59 watts

Já este eu desabilitei o hyperthreading e liguei os 4 E-Cores.

Vejam o maior desempenho em single thread sem hyperthreading. Guardem isso porque tem algo curioso sobre essa performance single thread.

Testes do Cinebench R20 agora:

4/8 sem E-Cores:

Multi: 3830
Visualizar anexo 243861

Single: 729
Visualizar anexo 243862

4/4 Com E-cores:

Multi: 4176
Visualizar anexo 243863

Single: 720
Visualizar anexo 243864

Esses testes foram feitos com limite de 125 watts. O outro teste que aparece aí é em 65 watts 8/16 sem E-Cores.

O desempenho single não muda no Cinebench R20. Então porque no CPU-Z há essa mudança eu realmente não sei, alguma coisa relacionada na metodologia desses testes.

E a última pergunta, os 4 E-cores tem desempenho bom suficiente pra bater 8 threads lógicos? Chega perto, mas nesse caso é melhor rodar 8/16 para multhreading com certeza. Porém fica a dúvida para singlethread, pois pelo menos no CPU-Z teve desempenho melhor.

Agora vem aqui uma coisa que apareceu em alguns testes. Geração 12 da Intel perdendo no Counter Strike: Global Ofensive para os Ryzen. Mas e se desligassem o hyperthreading e refizessem os testes?

Outra coisa é que o 13900k será um 8/16 + 16/16. Eu acredito que nesse caso desligar E-cores não terá o mesmo efeito do 12900k. Pode ser que para o 13900k valerá mais a pena desligar o hyperthreading. Reparem também nos dados de consumo dos dois primeiros testes que postei aqui. Hyperthreading também faz consumir mais, tanto que consome mais energia que os E-Cores.

Lembram lá 10 anos atrás quando falavam que um i5 era melhor para jogos do que um i7? Não era mentira, pois se um jogo não conseguia utilizar mais do que 4 cores, o hyperthreading poderia atrapalhar na performance. Claro, o silício do i7 era melhor, então comprar um i7 e desligar pela bios o hyperthreading iria trazer resultados melhores do que o i5. Porém o custo maior do i7 fazia isso não valer a pena.

Com os Ryzen o comportamento deve ser diferente. O ponto que me intriga é porque testes assim não foram feitos em benchmarks. O 12900k sem hyperthreading, porém com os E-Cores, teria melhor resultado do que rodar ele 8/16 sem E-Cores? Isso são testes sintéticos e não levam em consideração a comunicação entre esses núcleos, mas sempre tive essa curiosidade.

Se tiver um game que seja bom testar CPU para vermos como isso funciona na prática e vocês puderem citar, talvez eu possa fazer o teste. Porém, no caso de um game a minha GTX 1080 pode gerar certos gargalos. Como comprei esse kit mais para emulação não me incomodo tanto com o gargalo da 1080 que não será sentido para esses casos.

Peço desculpas pelas imagens, elas foram reduzidas pelo fórum e acaba ficando praticamente impossível ver os resultados. Editei postando os resultados dos testes.

Se não me engano o hardware unboxed fez vários testes sobre isso. Só não sei se chegavam a desligar o HT.

Testa no cs mesmo sem HT com o E-cores ligados pra ver oq acontece. E depois com HT sem os E-cores!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
21 minutos de vídeo com esse cara atropelando todas as palavras que existem no planeta. Se alguém quiser ver pra dar uma resumida ai rs.

 
Topo Fundo