O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Procurei e não achei] Formatar Memory Card de PS2? Como?

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Salve, salve!

Estou tentando fazer isso sem sucesso. Tenho um PS2 fat USA com o que, penso eu, é um chip Messiah 2 (Segurar o power/reset pra jogar PS1 e PS2, japoneses e back ups; ligar normalmente pra jogar jogos americanos de PS2). Tenho dois memory cards (que eu penso ser originais) com arquivos corrompidos que não consigo deletar pelo browser do PS2. Pensei então em formatar os MCs, mas pelo jeito essa função não existe de forma escolhível nos menus do PS2 (embora ele ofereça a opção de formatar os MCs em determinadas condições).

Tentei gravar um Action Replay Max em CDr, mas o PS2 não reconheceu. Alguém tem uma solução pra esse problema de formatar, nessas condições do meu PS2?

Gradicido
 
Ultima Edição:

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.341
Reações
1.822
Pontos
909
Na época em que o HDD MegaPack no HD do PS2 tinha alguns aplicativos de gerenciamento de memory card. Não lembro qual deles mas alguns davam para apagar arquivos. Talvez seja um desses:

:. MCard Killer: Formatador de Memory Cards (formatacao fisica)
:. MCLoader 1.35: Carregador de aplicacoes no Memory Card
:. MCManager 0.1: Administrador de Memory Card

Se você não usar HDD terá que dar um jeito de gerar um disco bootável com esses aplicativos e testar para ver se resolve o seu problema.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Na época em que o HDD MegaPack no HD do PS2 tinha alguns aplicativos de gerenciamento de memory card. Não lembro qual deles mas alguns davam para apagar arquivos. Talvez seja um desses:

:. MCard Killer: Formatador de Memory Cards (formatacao fisica)
:. MCLoader 1.35: Carregador de aplicacoes no Memory Card
:. MCManager 0.1: Administrador de Memory Card

Se você não usar HDD terá que dar um jeito de gerar um disco bootável com esses aplicativos e testar para ver se resolve o seu problema.
Opa, valeu demais! Tem caminho das pedras pra eu gerar esse disco? Não tenho HD.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
Opa, valeu demais! Tem caminho das pedras pra eu gerar esse disco? Não tenho HD.
O jeito mais simples que conheço sem HD seria gravar uma ISO de CD ou DVD do ULaunchELF. Baixe, extraia o conteúdo e grave a imagem ISO com o CDBurnerXP: https://cdburnerxp.se/downloadsetup.exe

Grave no modo "Gravar imagem ISO" na velocidade 4x para DVD e na menor possível para CD:

Imagem para gravar em DVD: https://app.box.com/s/6n1gvj5ie6cszs33zfjywh9jmiajmeyr

Imagem para gravar em CD: https://app.box.com/s/0xbjzdr3m34797ql93v89ib7n8vu5xwe


Copie o ELF do Memory Card Annihilator (extraia o zip e copie o ELF) para um pendrive formatado em FAT32: http://www.hwc.nat.cu/ps2-vault/tools/mca/mca_v20a.zip

Coloque o pendrive na porta USB1 do PS2 (se for PS2 tijolo é a USB superior, se for Slim é a USB da esquerda, com o console visto de frente)

Inicie o console pelo uLaunchELF:
webpc-passthru.php

Vá na opção MASS, acesse o pendrive e execute o Memory Card Annihilator (mca_v20a.elf):

mca.png

Só formatar o Memory Card. Espere a formatação terminar e depois reinicie o PS2.
 
Ultima Edição:

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
O jeito mais simples que conheço sem HD seria gravar uma ISO de CD ou DVD do ULaunchELF. Baixe, extraia o conteúdo e grave a imagem ISO com o CDBurnerXP: https://cdburnerxp.se/downloadsetup.exe

Grave no modo "Gravar imagem ISO" na velocidade 4x para DVD e na menor possível para CD:

Imagem para gravar em DVD: https://app.box.com/s/6n1gvj5ie6cszs33zfjywh9jmiajmeyr

Imagem para gravar em CD: https://app.box.com/s/0xbjzdr3m34797ql93v89ib7n8vu5xwe


Copie o ELF do Memory Card Annihilator (extraia o zip e copie o ELF) para um pendrive formatado em FAT32: http://www.hwc.nat.cu/ps2-vault/tools/mca/mca_v20a.zip

Coloque o pendrive na porta USB1 do PS2

Inicie o console pelo uLaunchELF:
webpc-passthru.php

Vá na opção MASS, acesse o pendrive e execute o Memory Card Annihilator (mca_v20a.elf):

Visualizar anexo 257138

Só formatar o Memory Card. Espere a formatação terminar e depois reinicie o PS2.
Opa, muito agradeço. Vou testar esse método e volto aqui pra postar o resultado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
Opa, muito agradeço. Vou testar esse método e volto aqui pra postar o resultado.
Se o seu PS2 estiver lendo os discos só fazer isso que é tranquilo.

Só se certifique de na hora de formatar acho (faz tempo que usei então não lembro bem) que o programa pergunta qual o tamanho do seu memory card (8mb ou 16mb se não me engano). Só escolher o tamanho correto e formatar.
 


Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Se o seu PS2 estiver lendo os discos só fazer isso que é tranquilo.

Só se certifique de na hora de formatar acho (faz tempo que usei então não lembro bem) que o programa pergunta qual o tamanho do seu memory card (8mb ou 16mb se não me engano). Só escolher o tamanho correto e formatar.
É sempre uma emoção, essa história de gravar o disco pra usar no PS2 e no Dreamcast, aqui em casa.

Já gravei o disco e agora estou colocando os arquivos no pendrive, vejamos!
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
@BCoisa, gravei um CD e nessa tela entrou e ficou:
WhatsApp Image 2022-05-03 at 22.15.51.jpeg

Fiz errado, pelo jeito. Será que é velocidade de gravação?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
@BCoisa, gravei um CD e nessa tela entrou e ficou:
Visualizar anexo 257147

Fiz errado, pelo jeito. Será que é velocidade de gravação?
Bom, era extrair o arquivo .7z da versão para CD, gravar a imagem ISO que foi extraída no modo "Gravar imagem ISO" na menor velocidade possível e rodar no console.

Como seu destrave é diferente (o meu é PS2 Slim 90001 eu acho com Matrix) pode ser o destrave.

Me parece que o console está entrando no modo PS1 e a iso mesmo em CD é pra rodar no modo PS2.

Se não conseguir fazer o CD entrar como CD de PS2 você terá que baixar o arquivo para DVD e gravar um DVD do uLaunchELF.
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Bom, era extrair o arquivo .7z da versão para CD, gravar a imagem ISO que foi extraída no modo "Gravar imagem ISO" na menor velocidade possível e rodar no console.

Como seu destrave é diferente (o meu é PS2 Slim 90001 eu acho com Matrix) pode ser o destrave.

Me parece que o console está entrando no modo PS1 e a iso mesmo em CD é pra rodar no modo PS2.

Se não conseguir fazer o CD entrar como CD de PS2 você terá que baixar o arquivo para DVD e gravar um DVD do uLaunchELF.
"Me parece que o console está entrando no modo PS1 e a iso mesmo em CD é pra rodar no modo PS2."
ERA ISSO MESMO!
:keehk

Desliguei o chip (nunca sei como fazer direito, é sempre tentativa e erro) e funcionou agora. Acabei de formatar os MCs. Um, consegui recuperar; o outro, não. Mas tá ótimo, já!

Valeu demais!
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
"Me parece que o console está entrando no modo PS1 e a iso mesmo em CD é pra rodar no modo PS2."
ERA ISSO MESMO!
:keehk

Desliguei o chip (nunca sei como fazer direito, é sempre tentativa e erro) e funcionou agora. Acabei de formatar os MCs. Um, consegui recuperar; o outro, não. Mas tá ótimo, já!

Valeu demais!
Pelo que pesquisei o chip Messiah 2 funciona assim basicamente:

Messiah 2

  • PARA JOGOS DE PLAYSTATION (ONE): Ligue segurando o botão “reset” até a luz do botão “eject“ acender.
  • DESLIGAR O CHIP: Ligue segurando o botão “reset” até aparecer a tela de elétrons (tela inicial).
  • FILMES EM DVD: (região 1 ou 0/ALL): Use o comando que desliga o chip (instruções acima).
  • FILMES EM DVD: (demais regiões): Use o aplicativo “DVD Region X” no modo PS2 (sem seqüência de boot).
Bom pelo menos o principal foi feito, que era formatar os Memory Card.

Tem jeito inclusive de criar uma iso do ulaunchelf com esse programa e outros direto no CD/DVD mas faz muito tempo que não mexo com isso no PS2 então nem lembro mais quais os programas que usa pra fazer isso. O bom é que não precisaria do pendrive.

Uma tentativa seria abrir a iso com o programa PowerIso e colar o ELF do Memory Card Annihilator dentro da iso e salvar mas não sei se isso estragaria a estrutura da imagem, fazendo ela não dar boot....
 

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Pelo que pesquisei o chip Messiah 2 funciona assim basicamente:

Messiah 2




Bom pelo menos o principal foi feito, que era formatar os Memory Card.

Tem jeito inclusive de criar uma iso do ulaunchelf com esse programa e outros direto no CD/DVD mas faz muito tempo que não mexo com isso no PS2 então nem lembro mais quais os programas que usa pra fazer isso. O bom é que não precisaria do pendrive.

Uma tentativa seria abrir a iso com o programa PowerIso e colar o ELF do Memory Card Annihilator dentro da iso e salvar mas não sei se isso estragaria a estrutura da imagem, fazendo ela não dar boot....
Rapaz, no meio dessa história usei um pendrive sandisk que ferrou com uma das entradas USB do PS2. :ksnif

Aí abri o console pra ver se conseguia dar jeito, mas sem chance. Achei que o módulo pudesse ser ligado por cabo flat, como o dos controles/MC, mas não: é soldado na placa. Terei que trocar o módulo todo em algum momento, mas a segunda entrada USB tá funcionando... então, sem pressa.

Aproveitei e fui conferir o modchip (nunca tinha feito isso), que é esse aqui:
IMG_20220504_001648811.jpg Antes fosse um Messiah 2... Cê já ouviu falar desse VENUS? Procurei pelo Google, mas não achei muita coisa. Seria ele um clone de outro mais famoso?

De qualquer forma, esses comandos do Messiah parecem funcionar nele. Não exatamente da mesma forma, no entanto:

Jogos de PS2 (originais de todas as regiões e piratas): simplesmente ligar o console.
Jogos de PS1 (originais de todas as regiões e piratas): ligar o console segurando o power até a luz azul do reset acender.

DVDs, ainda não testei.

Agora, sobre esse Launcher, mesmo ele assim pelado, mas me dando acesso à porta USB, pode servir pra bastante coisa, né? Em teoria é só puxar os homebrews do pendrive e pronto, acredito eu. Daria para, por exemplo, instalar o FREEMC Boot e desbloquear um outro PS2 que tenho aqui, travadinho de berço?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
Rapaz, no meio dessa história usei um pendrive sandisk que ferrou com uma das entradas USB do PS2. :ksnif

Aí abri o console pra ver se conseguia dar jeito, mas sem chance. Achei que o módulo pudesse ser ligado por cabo flat, como o dos controles/MC, mas não: é soldado na placa. Terei que trocar o módulo todo em algum momento, mas a segunda entrada USB tá funcionando... então, sem pressa.

Aproveitei e fui conferir o modchip (nunca tinha feito isso), que é esse aqui:
Visualizar anexo 257240 Antes fosse um Messiah 2... Cê já ouviu falar desse VENUS? Procurei pelo Google, mas não achei muita coisa. Seria ele um clone de outro mais famoso?

De qualquer forma, esses comandos do Messiah parecem funcionar nele. Não exatamente da mesma forma, no entanto:

Jogos de PS2 (originais de todas as regiões e piratas): simplesmente ligar o console.
Jogos de PS1 (originais de todas as regiões e piratas): ligar o console segurando o power até a luz azul do reset acender.

DVDs, ainda não testei.

Agora, sobre esse Launcher, mesmo ele assim pelado, mas me dando acesso à porta USB, pode servir pra bastante coisa, né? Em teoria é só puxar os homebrews do pendrive e pronto, acredito eu. Daria para, por exemplo, instalar o FREEMC Boot e desbloquear um outro PS2 que tenho aqui, travadinho de berço?
Só uma dúvida: Essa porta queimada foi na hora de formatar o MC?

Eu nunca vi algo assim acontecer e já usei bastante o uLaunchELF. Provavelmente o pendrive tinha problema.

Esse Venus parece ser um modchip bem antigo, meio que um pouco após o destrave de PS2 começar. Deve ser da mesma época do Magic. Meu PS2 30001 era Magic.....
Queimou o leitor e eu usando controles alternativos queimei a porta 1 de controle. Ficou anos parado, depois peguei esse meu atual 90001 e me desfiz do tijolão.

Nesse fórum aqui (tópico de 2004) em uma postagem citam o Venus como um modchip novo (pra aquela época):

"Os melhores são :

1º Matrix - modchip novo no mercado semelhante ao dms 3 porem roda tudo sem boot e sem segurar nenhum botão 8O

2º Dms 3 - quase igual ao Matrix porem dvd tem que segurar botão.

3º Thunder

4º Venus chip (modchip novo) semelhante ao Thunder roda tudo boota direto ´dvd só precisa segurar o reset 2 segundos e blz.

Comprando qualquer um desses vc está bem servido,o resto esqueça."


Sobre Homebrew e destravar outro PS2 dá sim.

Inclusive quando instalei o FreeMCBoot no meu para testar funcionou perfeitamente. É o mesmo esquema.

No FreeMCBoot só escolher pra instalar no MC a versão que aceita qualquer console e pronto.

Só tem que ver que o FreeMCBoot tem certas restrições.

Ele não funciona na maioria dos Slim série 96001 e eu não consegui fazer ele funcionar em um PS2 do meu primo que era da série 50001.

Esse 50001 tava com dificuldade de ler disco e eu não consegui rodar o uLaunchELF. Instalei pelo meu no MC o FreeMCBoot mas não consegui usar no outro.

Ele até dava boot pelo FreeMCBoot mas depois parava numa tela preta. Testei várias versões e nenhuma funcionou. Pra ajudar nem dava pra saber qual era o destrave...

Tinha que abrir o console mas nem fizemos.

Logo depois ele se desfez desse PS2 também.
 
Ultima Edição:

Bridges

Bam-bam-bam
Mensagens
1.534
Reações
2.630
Pontos
353
Só uma dúvida: Essa porta queimada foi na hora de formatar o MC?

Eu nunca vi algo assim acontecer e já usei bastante o uLaunchELF. Provavelmente o pendrive tinha problema.
Foi o pendrive mesmo, um dano mecânico. Ele enroscou e arrancou dois dos quatro pininhos de leitura do slot, desligando o PS2 no processo. Foi assustador. Agora a porta não funciona mais, mas pelo menos isso não queimou o aparelho.

Esse Venus parece ser um modchip bem antigo, meio que um pouco após o destrave de PS2 começar. Deve ser da mesma época do Magic. Meu PS2 30001 era Magic.....
Queimou o leitor e eu usando controles alternativos queimei a porta 1 de controle. Ficou anos parado, depois peguei esse meu atual 90001 e me desfiz do tijolão.

Nesse fórum aqui (tópico de 2004) em uma postagem citam o Venus como um modchip novo (pra aquela época):

"Os melhores são :

1º Matrix - modchip novo no mercado semelhante ao dms 3 porem roda tudo sem boot e sem segurar nenhum botão 8O

2º Dms 3 - quase igual ao Matrix porem dvd tem que segurar botão.

3º Thunder

4º Venus chip (modchip novo) semelhante ao Thunder roda tudo boota direto ´dvd só precisa segurar o reset 2 segundos e blz.

Comprando qualquer um desses vc está bem servido,o resto esqueça."
Pois é, foi isso que eu achei também, pouco mais que "nada", né? Tentei ir atrás desse "semelhante ao Thunder" pensando que talvez pudesse ser uma pista, talvez o Venus seja uma espécie de clone dele, mas não encontrei nada a respeito.

E tem um vídeo de um doido que coleciona esses modchips, mas ele tampouco menciona o Venus:


Sobre Homebrew e destravar outro PS2 dá sim.

Inclusive quando instalei o FreeMCBoot no meu para testar funcionou perfeitamente. É o mesmo esquema.

No FreeMCBoot só escolher pra instalar no MC a versão que aceita qualquer console e pronto.

Só tem que ver que o FreeMCBoot tem certas restrições.

Ele não funciona na maioria dos Slim série 96001 e eu não consegui fazer ele funcionar em um PS2 do meu primo que era da série 50001.
Uma dúvida, o FreeMCBoot tem alguma limitação em relação ao destrave, tipo funcionar certas mídias, outras não? Tentar usar ele num PS2 travado pode danificar o aparelho? Os dois que tenho são 50001, esse e o outro travado. Vou tentar destravar o bicho também.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
Foi o pendrive mesmo, um dano mecânico. Ele enroscou e arrancou dois dos quatro pininhos de leitura do slot, desligando o PS2 no processo. Foi assustador. Agora a porta não funciona mais, mas pelo menos isso não queimou o aparelho.


Pois é, foi isso que eu achei também, pouco mais que "nada", né? Tentei ir atrás desse "semelhante ao Thunder" pensando que talvez pudesse ser uma pista, talvez o Venus seja uma espécie de clone dele, mas não encontrei nada a respeito.

E tem um vídeo de um doido que coleciona esses modchips, mas ele tampouco menciona o Venus:



Uma dúvida, o FreeMCBoot tem alguma limitação em relação ao destrave, tipo funcionar certas mídias, outras não? Tentar usar ele num PS2 travado pode danificar o aparelho? Os dois que tenho são 50001, esse e o outro travado. Vou tentar destravar o bicho também.

Como ele é um destrave por software eu não acho que tenha problemas com mídia.

O que pode limitar aí seria o canhão do PS2 estar descalibrado ou morrendo, o que impediria de ler os discos.

Instale o FreeMCBoot no MC usando o PS2 destravado (instale usando a opção que permite rodar ele em qualquer PS2) e depois use esse MC no PS2 travado.

Por ser série 50001 acho que deve funcionar. No caso do PS2 do meu primo eu acho que foi o destrave do aparelho que atrapalhou....

Ele queria usar o FreeMCBoot para usar programas no pendrive, coisa que o destrave que ele tinha não dava pra fazer.
 
Topo Fundo