O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Produtores reclamam dos custos de produção

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
9.893
Pontos
1.224
Em 1982, a Namco produziu um jogo de arcade batizado "Pac Man" por uma quantia próxima a US$ 100 mil, o equivalente a US$ 215 mil hoje, ajustados com base na inflação americana. De acordo com um artigo publicado pela rede de notícias BBC, o custo de produção de um jogo de médio porte para PlayStation 3 ultrapassa US$ 15 milhões, isso sem somar seus gastos com marketing.

Enquanto as despesas triplicaram nos últimos anos com a introdução de novos consoles, as vendas e rendimentos das companhias não mudaram tanto. Para produtoras pequenas, o caminho da lucratividade tem sido cada vez mais estreito e difícil de se manter.

"Esses custos aumentaram demais por causa da complexidade dos dispositivos para os quais estamos desenvolvendo os jogos", disse Philip Oliver, CEO e fundador da Blitz Games, uma pequena softhouse com base em Leamington Spa, Inglaterra.

"Os custos aumentaram demais na parte gráfica. Nós entramos em uma era de jogos com vídeo de alta-definição. Isso fez com que o tamanho das equipes tivesse que aumentar nessa área, para que novas ferramentas para essa função fosse criadas, e geralmente levando os custos às alturas. Isso está causando de verdade um severo impacto na indústria", concluiu um preocupado Oliver.


Fonte: UOL Jogos
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.665
Reações
8.879
Pontos
1.209
ERa previsivel a industria ta entrando numa bolha que pode explodir a cualquer momento.
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.929
Reações
6.987
Pontos
1.189
por isso o Wii fica com todas as merdas da indústria:( [kong]
 

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
9.893
Pontos
1.224
masterdx;2613669 disse:
por isso o Wii fica com todas as merdas da indústria:( [kong]


pohmel.jpg
 

O Homem Sarcasmo

Bam-bam-bam
Mensagens
3.173
Reações
923
Pontos
209
vai chegar o dia que vao ter que "desacelerar" a tecnologia dos consoles hehe... senao nao vai ter produtora que tenha grana suficiente pra aproveitar tudo. LoL.
 

STORM!

Veterano
Mensagens
4.570
Reações
1
Pontos
106
Isso todos ja sabiam,soh nao sabiamos os valores reais:D

Mesmo antes de lancarem o PS3/360,as produtoras ja reclamavam sem parar.

Nao e a toa q quase nao tem lancamentos pro PS3/360 no Japao...ja o Wii e o DS...aff...acho q fazem em casa os jogos,pq sai um atras do outro,de toneladas...

T+
 


magnosds

Habitué da casa
Mensagens
567
Reações
0
Pontos
67
Snake-Eyes;2613651 disse:
ERa previsivel a industria ta entrando numa bolha que pode explodir a cualquer momento.

calma sem pânico

o que ocorre é que todo começo de nova geração é assim mesmo...as produtoras sempre reclamando dos custos de produção dizendo que está alto e tal...mas com o tempo so custos abaixam e tudo volta ao normal....
vie isso como o ps2,
porém jogos maiores e mais bem produzidos levam tempo, e mal de obra especializada...rsrsr...as chamadas obras primas que superam os 20 milhões...

posso está errado mais as produtora pequenas iram sobreviver nos portáteis como DS e PSP...o Wii também é um prato cheio para as mesmas...
mais isso inicialmente.
 

Incel Simpatia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.793
Reações
2.933
Pontos
1.114
4 Ton Mantis;2613685 disse:
[COLOR="Blue"]
Ele falou alguma mentira por acaso ???? È só ver o que a EA, Ubisoft e a maioria das thirds faz com o Wii, o que mais vem de third pra Wii é lixo.[/COLOR]
 

Armitage

Bam-bam-bam
Mensagens
6.158
Reações
14
Pontos
204
Tem tudo para diminuir os custos. Não bruscamente, óbvio, mas acredito que num certo ponto pare de aumentar. Porém, até lá, vai continuar aumentando, lol.
Tecnologia nova é assim. Aliás, Pac Man foi carinho, hein.. Nada perto dos dias de hoje, mas sempre achei que os custyos dele eram menor..
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
magnosds;2613696 disse:
calma sem pânico

o que ocorre é que todo começo de nova geração é assim mesmo...as produtoras sempre reclamando dos custos de produção dizendo que está alto e tal...mas com o tempo so custos abaixam e tudo volta ao normal....
vie isso como o ps2,
porém jogos maiores e mais bem produzidos levam tempo, e mal de obra especializada...rsrsr...as chamadas obras primas que superam os 20 milhões...

posso está errado mais as produtora pequenas iram sobreviver nos portáteis como DS e PSP...o Wii também é um prato cheio para as mesmas...
mais isso inicialmente.

Todo início de geração tem isso...mas o negócio está ficando realmente sério. Os video-games estão evoluindo muito rápido, causando mais complexidade aos jogos...o que deixa muito mais caro o desenvolvimento. É só usarmos uma comparação com o cinema. Os custos evoluiram muito nos últimos anos, assim como os videogames...entretanto, O MERCADO CINEMATOGRÁFICO EXPANDIU. Um ingresso para um cinema acaba sendo barato (para os custos do filme) em função do número de pessoas inclusas no público voltado para o cinema.

O mercado de video-games não avançou na mesma proporção que o desenvolvimento de um jogo. A proposta da Nintendo é interessante pois ela procura os casuais e aqueles sem muito contato com video-games convencionais...ela está justamente expandindo o mercado para uma área não saturada...o problema é que ela poderia ter mantido uma filosofia que gerasse uma miscelânea entre os públicos...

Sei lá...eu acho que o negócio está perigoso...a indústria de games não irá acabar. Precisa ser idiota para dizer isso...mas que COM CERTEZA ABSOLUTA o avanço do mercado será completamente diferente do que vimos até então, isso será...
 

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
9.893
Pontos
1.224
Otherspace;2613708 disse:
Ele falou alguma mentira por acaso ???? È só ver o que a EA, Ubisoft e a maioria das thirds faz com o Wii, o que mais vem de third pra Wii é lixo.

Se as softhouses só lançam "porcarias" para o Wii,a culpa é da inconpetência(ou preguiça) dos programadores e dos donos das softhouses...:eek:
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
4 Ton Mantis;2613730 disse:
Se as softhouses só lançam "porcarias" para o Wii,a culpa é da inconpetência(ou preguiça) dos programadores e dos donos das softhouses...:eek:

Não...o problema é do público que compra e da lucro para verdadeiras merdas. ;D
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Ué pensei que a industria dos games era maior que a industria do cinema e que fazer um game é mais dificil que um filme e bla bla bla bla....

Pra mim 15milhões para hollywood é quase nada, é apenas o orçamento de uma comedia romantica idiota.

Pra mim a industria dos games tem que comer muita farinha para chegar perto dos dedos do pé de hollywood.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
neil young;2613736 disse:
Ué pensei que a industria dos games era maior que a industria do cinema e que fazer um game é mais dificil que um filme e bla bla bla bla....

Pra mim 15milhões para hollywood é quase nada, é apenas o orçamento de uma comedia romantica idiota.

Pra mim a industria dos games tem que comer muita farinha para chegar perto dos dedos do pé de hollywood.

A indústria dos games É MUITO MAIOR que a do cinema...lucro e custo não significa porra nenhuma. Pense as áreas que a indústria que os video-games abrange, e as áreas que a indústria do cinema abrange...

No mais, não vou quotar sua resposta porque discutir com você é muito chato. Estou para ver o dia em que você disse "ok, aceito...eu errei". :lol
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
4 Ton Mantis;2613756 disse:
Cite exemplos...

Meu deus...você acompanha releases de vendas? :lol É só pegar qualquer um europeu ou inglês que você já acha boas pérolas ali...

Além de a indústria Japa estar bem bizarra ultimamente...
 

STORM!

Veterano
Mensagens
4.570
Reações
1
Pontos
106
Cite exemplos...


Um otimo exemplo sao os joguinhos de aprender a escrever kanji para DS q a Imagineer lancou.Alem de nao serem jogos,sao um peh no saco,e mt mal feitos...e tao vendendo pra burro.

E isto eh soh um exemplo do q ta saindo pros consoles da Nintendo...

T+
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Paiva :);2613757 disse:
A indústria dos games É MUITO MAIOR que a do cinema...lucro e custo não significa porra nenhuma. Pense as áreas que a indústria que os video-games abrange, e as áreas que a indústria do cinema abrange...

No mais, não vou quotar sua resposta porque discutir com você é muito chato. Estou para ver o dia em que você disse "ok, aceito...eu errei". :lol
Eu sou chato, mas um chato com uma mensagem.

E a mensagem é que hollywood chuta com com força a bunda flacida da industria dos games!!!


Sem falar que a distribuição dos filmes é mundial ao contrario dos jogos que somente é em alguns países.

E é uma industria que possui mais de 100anos de historia e os melhores profissionais nas areas especificas no mundo. Ao contrario da industria dos games que mostra resultados muito irregulares, e esta se formando uma bolha imensa que mais cedo ou tarde ira explodir.

Quem não se lembra da AOL na epoca que comprou a Warner que muitos estavam dizendo que a industria da internet passou em apenas 15 anos o restante da industria do enterteimento. Mas o que ocorreu?

AOL foi pro buraco e quase ferrou a Warner, mas como a empresa do perna-longa é gigante realmente e não apenas uma bolha conseguiu se recuperar.


Agora qualquer vento a namco vai pro buraco por exemplo.....
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.375
Reações
10.203
Pontos
1.629
Sempre no início de vida de uma nova gereção de consoles o custo de produção de games são caros. São preciso produzir engines, estudar as arquiteruras e desenvolver uma séria e tecnologias. Assim, é normal que isso esteja acontencendo. Quando o PS2 surgiu falava-se sobre exatamente o mesmo problema e isso foi muito comentado pelos que trabalhavam no setor. Atualmente ninguem vai dizer que produzir um jogo de PS2 seja caro, muito pelo contrario. Mas a 6 anos atrás era. O mesmo vai acontecer com o PS3, PS4, PS5 e por aí vai.

Para empresas que estão começando não é obviamente aconselhável ter como um primeiro projeto um jogo para PS3 ou 360, não só pelo custo de desenvlvimento, mas também por que são plataformas que são um desafio ainda. Mas essas empresas com certeza podem produzir jogos de PS2 ou PC.

Outra coisa que deve ser levada em conta é que o mercado de consoles cresceu muito. É totalmente sem sentido comparar o custo de produção do Pac-man com um jogo de PS3 ou 360. Isso pelo fato que naquela época o mercado de jogos eletrônicos era minúsculo. Atualmente o mercado é maior que o cinema. Quantos consoles a Atari vendeu? 10 milhoes? Provavelmente nem isso. Hoje um console pode vender 120 milhões. É totalmente diferênte.

Enfim daqui a 6 ou 7 anos estaremos vendo o mesmo tipo de notícia, quando o PS4, 720 ou Nintendo Super Revolution estiverem no mercado.
 

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
9.893
Pontos
1.224
Paiva :);2613761 disse:
Meu deus...você acompanha releases de vendas? :lol É só pegar qualquer um europeu ou inglês que você já acha boas pérolas ali...

Além de a indústria Japa estar bem bizarra ultimamente...

Havia muita desconfiança em relação ao Wii antes do lançamento do mesmo,quando as softhouses viram que o mesmo vendia(e continua vendendo)bem,houve uma mudança de opinião um tanto brusca,e muitos jogos são feitos às pressas para o Wii sem a preocupação com qualidade,se os mesmos vendem bem,fazer o quê...OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA !!!:kongpositivo: :kongpositivo:
 

STORM!

Veterano
Mensagens
4.570
Reações
1
Pontos
106
neil young;2613794 disse:
Eu sou chato, mas um chato com uma mensagem.

E a mensagem é que hollywood chuta com com força a bunda flacida da industria dos games!!!


Sem falar que a distribuição dos filmes é mundial ao contrario dos jogos que somente é em alguns países.

E é uma industria que possui mais de 100anos de historia e os melhores profissionais nas areas especificas no mundo. Ao contrario da industria dos games que mostra resultados muito irregulares, e esta se formando uma bolha imensa que mais cedo ou tarde ira explodir.

Quem não se lembra da AOL na epoca que comprou a Warner que muitos estavam dizendo que a industria da internet passou em apenas 15 anos o restante da industria do enterteimento. Mas o que ocorreu?

AOL foi pro buraco e quase ferrou a Warner, mas como a empresa do perna-longa é gigante realmente e não apenas uma bolha conseguiu se recuperar.


Agora qualquer vento a namco vai pro buraco por exemplo.....

Acontece q soh os americanos q se beneficiam do "poder" de Hollywood;e aquilo eh um verdadeiro monopolio daquelas empresas.Se vc pegar soh as gigantes,e depois pegar soh as gigantes do mundo dos jogos,vera q existem bem mais empresas gamisticas do q cinematograficas.

E o melhor,as empresas gamisticas sao de todos os continentes!

Concordo q as empresas de games tombam mais facil q as cinematograficas,mas convenhamos,eh mt mais facil atingir o publico com um filme do q um jogo eletronico,q exige a compra de um console,tv e o proprio jogo,enquanto um filme,vc compra o bilhete,senta,assiste o filme e tchau.


T+
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
STORM!;2613808 disse:
Acontece q soh os americanos q se beneficiam do "poder" de Hollywood;e aquilo eh um verdadeiro monopolio daquelas empresas.Se vc pegar soh as gigantes,e depois pegar soh as gigantes do mundo dos jogos,vera q existem bem mais empresas gamisticas do q cinematograficas.

E o melhor,as empresas gamisticas sao de todos os continentes!

Concordo q as empresas de games tombam mais facil q as cinematograficas,mas convenhamos,eh mt mais facil atingir o publico com um filme do q um jogo eletronico,q exige a compra de um console,tv e o proprio jogo,enquanto um filme,vc compra o bilhete,senta,assiste o filme e tchau.


T+
Mas pra assistir um filme vc também precisa comprar um DVD player e uma TV.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.375
Reações
10.203
Pontos
1.629
Paiva :);2613729 disse:
Todo início de geração tem isso...mas o negócio está ficando realmente sério. Os video-games estão evoluindo muito rápido, causando mais complexidade aos jogos...o que deixa muito mais caro o desenvolvimento. É só usarmos uma comparação com o cinema. Os custos evoluiram muito nos últimos anos, assim como os videogames...entretanto, O MERCADO CINEMATOGRÁFICO EXPANDIU. Um ingresso para um cinema acaba sendo barato (para os custos do filme) em função do número de pessoas inclusas no público voltado para o cinema.

O mercado de video-games não avançou na mesma proporção que o desenvolvimento de um jogo. A proposta da Nintendo é interessante pois ela procura os casuais e aqueles sem muito contato com video-games convencionais...ela está justamente expandindo o mercado para uma área não saturada...o problema é que ela poderia ter mantido uma filosofia que gerasse uma miscelânea entre os públicos...

Sei lá...eu acho que o negócio está perigoso...a indústria de games não irá acabar. Precisa ser idiota para dizer isso...mas que COM CERTEZA ABSOLUTA o avanço do mercado será completamente diferente do que vimos até então, isso será...

Cara eu discordo em alguns aspectos.

Primeiro os video-games nao estão evulindo rapido. Pelo contrario as gerações estão durando mais tempo do que antes. Vamos lembrar que cada geração de consoles dura 5 anos pelo menos. Esse problema que vc cita está ocorrendo na plataforma de PCs apenas, onde a cada 6 meses sai uma placa 2x mais potente que antes. Está simplesmente ridídiculo ficar tentando atulisar o PC a cada jogo que sai e são poucos jogos que justifiquem gastar uma grana numa nova placa de vídeo. Assim, nesse aspecto não existe problema.

Outra é de que o mercado não cresceu na mesma proporção. O mercado de videogames foi um dos que mais cresceu na história, nos ultimos anos. Justamente por isso que os custos cresceram tanto. Temos que ter atenção que o mercado é totalmente autosustentável e se não houvesse demanda nós não veríamos produções de varios milhoes de dolares.

O que está ocorrendo é que nesse início de geração há um custo maior no desenvolvimento dos jogos e como não se pode cobrar mais por eles, as empresas ganham menos. Mas isso é apenas a curto prazo. a segunda geração de jogos já sai mais barata, a terceira também e por aí vai.

Não há motivos pra ninguem se alarmar.
 

masterdx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.929
Reações
6.987
Pontos
1.189
4 Ton Mantis;2613685 disse:

:-D:-D

Paiva :);2613733 disse:
Não...o problema é do público que compra e da lucro para verdadeiras merdas. ;D

4 Ton Mantis;2613756 disse:
Cite exemplos...
carnival games!!!! n valeu nem o tempo de ter gravado em um RW...

showtime boxing.....akele tosco de robô q eu eskeci o nome......ii tem muitos...

sephius;2613820 disse:
Cara eu discordo em alguns aspectos.

Primeiro os video-games nao estão evulindo rapido. Pelo contrario as gerações estão durando mais tempo do que antes. Vamos lembrar que cada geração de consoles dura 5 anos pelo menos. Esse problema que vc cita está ocorrendo na plataforma de PCs apenas, onde a cada 6 meses sai uma placa 2x mais potente que antes. Está simplesmente ridídiculo ficar tentando atulisar o PC a cada jogo que sai e são poucos jogos que justifiquem gastar uma grana numa nova placa de vídeo. Assim, nesse aspecto não existe problema.

Outra é de que o mercado não cresceu na mesma proporção. O mercado de videogames foi um dos que mais cresceu na história, nos ultimos anos. Justamente por isso que os custos cresceram tanto. Temos que ter atenção que o mercado é totalmente autosustentável e se não houvesse demanda nós não veríamos produções de varios milhoes de dolares.

O que está ocorrendo é que nesse início de geração há um custo maior no desenvolvimento dos jogos e como não se pode cobrar mais por eles, as empresas ganham menos. Mas isso é apenas a curto prazo. a segunda geração de jogos já sai mais barata, a terceira também e por aí vai.

Não há motivos pra ninguem se alarmar.

concordo com vc:kongpositivo:
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Acho que se for comparar só bilheteria as vendas de games podem até superar o cinema, mas se contar bilheteria, DVDs, televisão e quinquilharias, os filmes ficam muito à frente dos games.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
sephius;2613820 disse:
Cara eu discordo em alguns aspectos.

Primeiro os video-games nao estão evulindo rapido. Pelo contrario as gerações estão durando mais tempo do que antes. Vamos lembrar que cada geração de consoles dura 5 anos pelo menos. Esse problema que vc cita está ocorrendo na plataforma de PCs apenas, onde a cada 6 meses sai uma placa 2x mais potente que antes. Está simplesmente ridídiculo ficar tentando atulisar o PC a cada jogo que sai e são poucos jogos que justifiquem gastar uma grana numa nova placa de vídeo. Assim, nesse aspecto não existe problema.

Eu me referia tecnologicamente...e normalmente quando um console é lançado, ele é justamente uma coletânea do que se tem de mais avançado para rodar jogos no momento atual...discordar que o salto que temos de uma geração para outra é gigante é algo meio estranho de se dizer...acho que você não entendeu muito bem o que eu quis dizer.

sephius;2613820 disse:
Outra é de que o mercado não cresceu na mesma proporção. O mercado de videogames foi um dos que mais cresceu na história, nos ultimos anos. Justamente por isso que os custos cresceram tanto. Temos que ter atenção que o mercado é totalmente autosustentável e se não houvesse demanda nós não veríamos produções de varios milhoes de dolares.

Como diabos o mercado cresceu na mersma proporção? Pegue o custo x benefício...um filme custa 250 milhões de dólares para ser feito, mas você só precisa pagar 15 reais para ter acesso àquele material...um jogo custa 15 milhões, e você precisa pagar aproximadamente 120 reais. O valor de compra de um jogo só tem aumentado de uma geração para outra justamente porque o custo de produção é MUITO GRANDE para o número de consumidores. Os custos não cresceram porque o mercado de consumidores cresceu...os custos cresceram porque as tecnologias evoluiram, acabando com as desculpas de falta de detalhamento em um jogo. Na geração passada, você atirar em uma mesa e ela não quebrar era absolutamente normal...você atirar na água e ela não ter alteração nenhuma também...mas na geração atual, eles precisaram detalhar a água e a mesa para que as mesmas reajam de acordo com o tiro. Isso é mais trabalho...é mais dinheiro. O mercado cresceu bastante em proporção ao que ele era antigamente? Lógico...mas o número de consumidores não corresponde mais a uma grande produção sem que haja aumento de preço...e o que tem acontecido? Aumento de preço.
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
O resultado disso ja estamos vendo... fusões... compras de empresas menores...


Os custos aumentaram... os jogos precisam vender mais... mas o mercado alvo desses jogos... não aumentou.


Claro que isso não é o fim.. mas significa justamente o que estamos vendo nessa geração... a maioria das produtoras partindo para o que é mais vendido no momento (FPS ou jogos de tiro) ou se limitando em franquias consagradas...

Claro que temos muito jogos novos, uma das respostas que as produtoras acharam foi se unir com outra empresa para essa publicar o jogo (como por exemplo a Microsoft que publicou algumas franquias novas que vem se tornando bem famosas..., ou as mais comuns como EA ou Ubisoft).



Agora... se geração que vem... os custos de produção tiverem um pulo tão grande como tiveram nessa geração... dai sim eu acredito que a coisa vai complicar e muito.
 

anti-ista

Veterano
Mensagens
3.873
Reações
0
Pontos
116
Em comensação o mercado de video-games dá cada vez mais dinheiro, a questão é saber pegar sua fatia do bolo.

Não importa quanto se gaste produzindo um Halo, um Assassin´s Creedo lucro gerado por estes jogos é astronomico, e Assassin´s Creed tem o beneficio de ter muita coisa pornta de forma que as continuações serão mais baratas.

É por estas e outras que a EA libera numeros de lucratividade bem maiores em um console top de tecnologia como o X360 e as maiores franquias estejam indo para o Ps3 e Xbox 360, os numeros são mais elevados tanto em custo quanto em lucro, se toda a industria fosse como o Wii é que as empresas quebrariam, já que estão muito grandes para sobreviverem com os lucros que o Wii (o mais barato para se produzir em termos de consoles de mesa) dá, lucro não se resume a reduzir custos.
 

Xmaster

Bam-bam-bam
Mensagens
1.707
Reações
615
Pontos
209
Eles reclamam dos custos, mas os lucros são enormes também, portanto não há com o que se preocupar no momento
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.375
Reações
10.203
Pontos
1.629
Paiva :);2613924 disse:
Eu me referia tecnologicamente...e normalmente quando um console é lançado, ele é justamente uma coletânea do que se tem de mais avançado para rodar jogos no momento atual...discordar que o salto que temos de uma geração para outra é gigante é algo meio estranho de se dizer...acho que você não entendeu muito bem o que eu quis dizer.



Como diabos o mercado cresceu na mersma proporção? Pegue o custo x benefício...um filme custa 250 milhões de dólares para ser feito, mas você só precisa pagar 15 reais para ter acesso àquele material...um jogo custa 15 milhões, e você precisa pagar aproximadamente 120 reais. O valor de compra de um jogo só tem aumentado de uma geração para outra justamente porque o custo de produção é MUITO GRANDE para o número de consumidores. Os custos não cresceram porque o mercado de consumidores cresceu...os custos cresceram porque as tecnologias evoluiram, acabando com as desculpas de falta de detalhamento em um jogo. Na geração passada, você atirar em uma mesa e ela não quebrar era absolutamente normal...você atirar na água e ela não ter alteração nenhuma também...mas na geração atual, eles precisaram detalhar a água e a mesa para que as mesmas reajam de acordo com o tiro. Isso é mais trabalho...é mais dinheiro. O mercado cresceu bastante em proporção ao que ele era antigamente? Lógico...mas o número de consumidores não corresponde mais a uma grande produção sem que haja aumento de preço...e o que tem acontecido? Aumento de preço.

A evolução técnologica não foi mais do que já se sabia que iria ser. A diferênça de complexidade de programação e detalhamento do PS3 em relação ao PS2 não é muito diferente do que foi com o PS2 com PS1.

Em jogo não precisa vender milhões de copias para pagar sua produção. Se um jogo vende 1 milhão de cópias, ele arrecada 70 milhões de dolares o já é bastante dinheiro.

Não estou discordando que os custos aumentaram. Só estou dizendo que isso é algo normal e já esperado pela industria. E com o tempo o custo de desenvolvimento cai bastante. Foi exatamente assim na geração do PS2, muitas empresas acabaram outras se fundiram outras foram compradas. Mas ninguem chega hoje e diz que desenvolver para PS2 custa caro. Hoje desenvolver para PS2 é bem barato. Será assim com o PS3 e 360 também, como foi na geração passada e como será na proxima geração.

Ninguem obriga as empresas a desenvolverem jogos caros. Se o custo de produção fosseinviável, os jogos não estariam sendo produzidos. Para as empresas iniciantes, produzir para plataformas novas é caro demais, mas com o tempo isso tende a mudar.

Enfim, estamos em um cenário normal.

Mas não da pra comparar o custo de produção de Pac-man com GTA4, são tempos muito diferentes. Assim como é complicado comparar relação de custo/retorno de filmes e jogos eletronicos, são mercados diferentes, com regras diferentes, com leis diferentes e etc.
 

UTK

Ser evoluído
Mensagens
1.155
Reações
0
Pontos
36
Essa onda toda de Alta Definição é que tá encarecendo tudo, não só nos games, mas toda a mídia envolvida com "HD".

Eu trabalho em uma produtora de vídeo, e o chefe perguntou só por curiosidade sobre o material necessário para trabalhar com produção em HD.

Quando eu falei que vídeo FullHD a 1080p (8 bits sem compressão) come nada mais nada menos que 200MB por segundo de mídia ele desistiu na hora, pois dava só uma média de 1 Terabyte para 2 horas de vídeo :P

Fonte: Tabelinha no final dessa página:
http://www.studiodaily.com/studiomonthly/tools/ultimatekit/7652.html









Imaginem quando a tecnologia UHDV - Ultra High Definition Video começar a circular pelo mercado..




Comparação:
800px-UHDV.svg.png


:D:D:D:D
 

Pyramid Head

Veterano
Mensagens
2.208
Reações
1
Pontos
122
Em jogo não precisa vender milhões de copias para pagar sua produção. Se um jogo vende 1 milhão de cópias, ele arrecada 70 milhões de dolares o já é bastante dinheiro.

Jogo de 70 dólares? Não lembro de ter visto. E mesmo que fosse, o dinheiro não vai inteiro para a produtora do jogo.
 
Topo Fundo