O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Professor agredido a socos por aluno de 14 anos relata medo: 'Não quero mais dar aula'

blackout91

Veterano
Mensagens
69
Reações
271
Pontos
123
Aposto que esses moleques ai são da turma dos repetentes da sala, não querem porra nenhuma com a vida e vão pra escola só encher o saco dos outros. Eles TEM que serem expulsos da escola e seus queridos pais responderem pelos seus atos (já que são "dimenores").

Professor devia ser considerado profissão de risco levando em conta esses e muitos outros casos. Admiro quem ainda tem coragem dar aulas hoje em dia. Eu penso que se a pessoa não quer ir pra escola, ela deveria ser dispensada de ir, não quer aprender que se foda no mundo sem estudo. E que em todas as séries devem ter sistema de repetência.


A Polícia Civil informou que irá encaminhar os dois casos de agressão contra professores na segunda-feira (25) para a Vara da Infância e Juventude.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que "realiza trabalho junto a crianças em situação de vulnerabilidade social para coibir situações de violência nas escolas".
Ou seja, não vai dar em nada, vão passar a mão na cabeça desses idiotas mirins,
 

Lorde_Kira

Supra-sumo
Mensagens
470
Reações
1.537
Pontos
158
A Polícia Civil informou que irá encaminhar os dois casos de agressão contra professores na segunda-feira (25) para a Vara da Infância e Juventude.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que "realiza trabalho junto a crianças em situação de vulnerabilidade social para coibir situações de violência nas escolas".

Traduzindo: não vai dar em p***a nenhuma, e eles não vão deixar de ser os filhos da put* que já são.

Já que os "de menor" têm a liberdade de fazer o que quiser neste país, e pelo fato de terem menos de 18 anos, nada pode ser feito contra eles.

É em horas assim que eu lamento por não ter nascido nos Estados Unidos, pelo menos lá não tem essa história de o delinqüente ser "de menor".
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.215
Reações
172.412
Pontos
2.599
Eu não idealizo os professores brasileiros, até porque qualquer um percebe que não temos uma educação libertadora no nosso país.

É por isso que considero essas menções ao Paulo Freire inócuas. Por mais que a maioria dos professores o adorem, nem que quisessem eles poderiam praticar uma educação verdadeiramente libertadora no Brasil. Primeiro que a simples existência de um MEC centralizador já mata qualquer possibilidade, uma vez que todos são obrigados a seguir um programa definido por um órgão político. E segundo que, como você mesmo descreveu, a maioria dos professores não teria capacidade para isso porque eles próprios não são ideologicamente livres.


Concordo contigo que a mentalidade de parte da "classe" tem sim uma parcela de culpa em tudo, mas isso não é exatamente um problema "ideológico".

Digo, até é, mas não no sentido que eu estava falando. O problema, neste caso, não é o professor ser "de esquerda" ou "fã do Paulo Freire", mas sim se permitir ser massa de manobra para sindicatos e grupos políticos de esquerda. A situação da educação brasileira não seria melhor se, ao invés de Paulo Freire, todos os professores fossem fãs do Olavo e pelegos, sei lá, do Bolsonaro. Entendeu?

Sobre a extensão dessa culpa do professor, é outra história. IMO, é apenas uma peça num quebra-cabeça imenso. Aí vemos movimentos - como o ESP - incentivando os alunos a gravar, publicar na internet e linchar publicamente seus professores por fazerem "doutrinação". Isso é ridículo... há casos de professores sendo escrotizados por terem postado opiniões políticas no Facebook (não em sala de aula). É muita filhadaputisse resumir os problemas da educação brasileira ao professor barbudinho de filosofia que é fã do Lula e, pior, tratá-lo como uma ameaça.
Eu não discordo. Eu critico porque é o que temos hoje mas se fosse qualquer outra ideologia impregnada no ambiente escolar ou fora dela que tenha a ver com a educação tudo poderia dar errado.

Não é por menos que (não que eu concorde com a implementação como solução) escolas que adotaram aquelas parcerias ou administração total da polícia tiveram muito êxito porque a partir do momento que os alunos e professores entram ali na escola é foco no ensino e na aprendizagem, sem firula e muita disciplina. Ali questões ideológicas e qualquer coisa do gênero é chutada e o aluno tem que andar na linha e claro que isso não dá margem para professor ficar falando groselha, especialmente em sala de aula. É claro que é forçado e às vezes até exagerado mas é um exemplo de que alguns valores como disciplina, comprometimento de todos e algum mínimo foco já muda muita coisa.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Atualmente no Brasil, quem defende censura, perseguição, desvalorização e humilhação pública de professores não são os entusiastas do Paulo Freire, fikdik.

Você é indiretamente responsável pela agressão que o professor sofreu. Isso é uma verdade que você não pode negar.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Cara, a escola brasileira não tem nem biblioteca e você realmente acredita que o problema de nossa educação é ideológico?

E eu acho - só acho - que você não tem a menor ideia do que está falando quando acha que a defender a educação como uma forma de libertação - que é o que faz Paulo Freire - é a mesma coisa que "passar a mão na cabeça de bandido".

Vem cá, qual população que você acha que é mais fácil de ser dominada e manipulada pelo governo: uma que tem uma educação de qualidade e amplo acesso ao conhecimento para poder questionar, ou uma que acredita em qualquer guru da internet ou político sem nenhum pensamento crítico?
O que eu vou falar é mais uma reflexão do que uma oposição ao que você está falando, até porque eu realmente acho que ideologia não é o problema número 1 da educação brasileira (Em uma visão mais macro):

Estão esses problemas realmente acontecendo em escolas sem nada? Porque eu vejo muita gente jogando o problema em cima da falta de estrutura em algumas situações e em cima dos pais em outras (Quando são casos em escolas particulares), mas será que dá pra resumir o problema a só isso? Boa parte das escolas em que aconteceram esses casos com repercussão tinham alguma estrutura. Tem escola em que o aluno precisa sentar no chão pra estudar e você não vê isso acontecendo.

Eu sempre estudei em escola pública. Uma era dessas de bairro (E. E. Dom Áttico Eusébio da Rocha) e a outra um grande colégio (Colégio Estadual do Paraná), e as duas escolas tinham estrutura. O Dom Áttico tinha seus problemas, mas definitivamente tinha alguma estrutura. E em ambas eu presenciei casos absurdos de desrespeito com professores, inclusive algumas agressões que hoje definitivamente estariam aparecendo na televisão.

Eu sinceramente acho que falta autoridade nas escolas. E não estou falando nem de autoridade de professor, mas sim autoridade objetiva/legal/whatever de ter alguém que possa dar dedada na cara de aluno, de botar em detenção, de puxar pelo braço e etc... Enfim, uma autoridade a nível de pai e mãe mesmo. A impressão que eu tenho é que a maioria desses casos de violência acontecem por uma mistura de hormônio com impunidade: o moleque sabe que o pior que pode acontecer com ele é só algum tipo de punição administrativa (Tipo expulsão ou não deixarem ele se rematricular) sendo que geralmente ele já está pouco se fodendo pra escola mesmo.

Nesse sentido eu acho que ideologia tem sim uma parcela de culpa. Mas no país que nada funciona feijoada não dá pra apontar o dedo pra só uma coisa.
 
D

Deleted member 219486

Vai dar certo deixar a juventude fazer o que quiser, pode acreditar amiguinhos.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.065
Reações
106.176
Pontos
1.824
Atualmente no Brasil, quem defende censura, perseguição, desvalorização e humilhação pública de professores não são os entusiastas do Paulo Freire, fikdik.


Até por que filmar um professor marxista, pregando a favor de regimes fracassados, ameaçando tirar notas dos alunos que não seguirem a cartilha é igualmente proporcional a um aluno, que chega no professor e senta o soco na cara dele, por que teve a nota reduzida ou por que foi convidado a sair da aula pelo professor.:viraolho


Um claro exemplo de um Professor oprimido, que teve sua liberdade de expressão vetada, por alunos mal criados e opressores.


Exemplos de professores exercendo sua profissão de maneira livre, com alunos extremamente bem educados.



Na boa, você postou de zuera né?
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.774
Reações
9.248
Pontos
1.084
A educação atual está sofrendo e muito com a falta de 2 pilares essenciais, a DISCIPLINA e a AUTORIDADE do professor, sem isso é impossível transmitir conhecimento, e vemos casos absurdos como esse.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.462
Reações
20.978
Pontos
1.044
Eu ia até preso, mas comia essa moleque na porrada até o rosto dele ficar deformado ao ponto de mudar seus traços faciais definitivamente.

Ah...pra porra ! Seja rico seja pobre de menor toma também.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.338
Reações
10.732
Pontos
704
Ser professor no Brasil é ser herói principalmente quem dá aula pra ensino fundamental. Muitas das vezes o problema vem da própria educação quem vem de dentro de casa, minha irmã é pedagoga e uma mãe certa vez estava na escola quebrando o pau falando que a filha dela era especial e tal só pq a menina era canhota kkkkkk olha o nível.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
nao existe nada mais desonesto (ou simplesmente ignorante) nesse assunto do que culpar a precariedade da estrutura pela violência escolar.

meus pais têm pouco mais de 60 anos e estudaram em escolas totalmente precárias
a escola da minha mãe misturava umas 4 séries com o mesmo professor
nao tinha merenda, nao tinha ventilador, nao tinha audiovisual, nao tinha biblioteca
todos pobres, minha mae conta que chorou quando roubaram a borracha (ou era a caneta? nao lembro) dela pq ela a única que ela teria pelo ano todo. como pegaram, ia passar o resto do ano sem.

perguntem a alguem da geração dela como era a estrutura da escola, e depois perguntem se haviam os problemas de violência q existem hoje



nem precisamos ir tão longe. eu tenho quase 30 anos e estudei numa ótima escola, é verdade, mas como q era minha sala de aula? um quadro negro, umas mesas pequenas com cadeiras duras e uns ventiladores. voces acham o que, q a gente ficava batendo no professor pq nao tínhamos tablets?
como disse, minha escola era ótima, tinha audiovisual e auditório e mensalidade bem cara, mas nao tinha misterio algum: 99% das aulas era com a bunda na cadeira dura e de frente pro quadro.


o problema é puramente cultural.
1) Paulo Freire tem sim culpa pq ele colabora com essa ideologia de opressor vs oprimido, e no caso os alunos pobres sao oprimidos. e todos os q se sentem oprimidos tambem se sentem no direito de retaliar com violência contra a autoridade.

2) Não sei até q ponto o Paulo Freire também influencia nisso, mas tem a total permissividade com a transgressão infantil que a esquerda adora. o moleque de 16 anos estupra, tortura e mata e ainda vem a deputada do PT passar a mao na cabeça dele, q tipo de mensagem isso passa? no meu colégio, quando eu e meus colegas sujamos um muro durante uma brincadeira veio alguem da direção na nossa sala depois do recreio e nos convocou para irmos imediatamente limpar aquele muro. uns poucos anos atrás uma escola mandou uns alunos limparem as sujeiras q eles fizeram e a diretoria sofreu processos e sanções. A Esquerda literalmente forma meliantes, pq como q meninos ordeiros irão lutar contra o capitalismo nao é mesmo?

3) A destruição da base familiar tanto pela esquerda de hoje quanto pela herança maldita da escravidão.
Que a esquerda faz o q pode para minar a base familiar já é notório, eu nem preciso discorrer a respeito. A ideia é q a nova figura paterna seja o Estado. Mas também tem as consequencias da escravidão que sentimos ainda hoje. Os escravos tiveram suas famílias brutalmente destruídas: pais separados dos filhos e escravas dando a luz após serem colocadas para procriar com outros escravos como se fosse gado, simplesmente horrível. Aí tem a alforria mas como q os filhos dos escravos vão constituir famílias estruturadas do nada? Alguns até q conseguiram, graças a Deus, mas você tem milhões de brasileiro sem nenhuma tradição familiar de educação. Os imigrantes europeus e japoneses que chegaram aqui vieram com suas famílias e, de uma forma geral, já tinham a tradição de levar o filho na escola e depois na igreja (ok, japoneses nao iam nas igrejas, mas enfim), e tambem da construção de uma comunidade que se auxilia e compartilha valores. Os negros alforriados foram jogados ao léu para se virarem, nao houve construção de base familiar alguma, os descendentes deles ainda sofrem com isso (e a sociedade toda vai junto)
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
Fosse na minha época o aluno apanhava do professor e apanhava em casa.
No mínimo isso, eu apanhava da minha mãe e ela falava pro meu pai que quando chegava em casa era outra seção de portadas.

Enviado de meu SM-J600GT usando o Tapatalk
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.901
Reações
95.060
Pontos
2.179
Pátria educadora mesmo. Temos os melhores cursos de bandido do mundo.
 
D

Deleted member 219486

A educação atual está sofrendo e muito com a falta de 2 pilares essenciais, a DISCIPLINA e a AUTORIDADE do professor, sem isso é impossível transmitir conhecimento, e vemos casos absurdos como esse.

Como vai ter isso se parte dos professores fazem parte daquele discurso.
Querem gente lutando, tá aí o resultado.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.168
Reações
7.023
Pontos
703
Primeiramente: Respeitem o Paulo Freire. Sua obra e a repercussão dela no mundo é inegável. Controversa, mas inegável.
Engraçado como países conseguem estudar a mesma, tentar aplicá-la e a discutir sem que haja problemas. Inclusive com bons resultados.
Como brasileiros, deveríamos ser orgulhosos de tal obra.
Agora o problema: é o uso político-partidário da mesma, por ambos os lados. Não confunda a obra com quem a usa e a distorce. Ex.: Teoria atômica vs Bomba atômica. A primeira certamente é um avanço significativo, já a segunda é um uso "distorcido" daquela.

Já sobre o tópico:
Professor estava em posição de usar legítima defesa. Independente se adolescente, criança, etc.
Professor tem todo o direito de meter um "processinho" no agressor e nos seus responsáveis. Dto Civil ta aí pra isso.
E ele, com 20 anos, se tiver condições de aposentar, o faria, não pela agressão, e sim pela reforma da previdência... :P
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.774
Reações
9.248
Pontos
1.084
Como vai ter isso se parte dos professores fazem parte daquele discurso.
Querem gente lutando, tá aí o resultado.
Sim, a maioria da categoria dos professores defendem os mesmos ideais que os prejudicam, esquerdismo é doença cara, uma vez que entra na cabeça não sai mais.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Tomara que volte a Ditadura, a palmatória, a ordem nas escolas. Esses maloqueiros que se chamam de alunos tem que tomar pressão na cabeça para virar gente, o futuro do Brasil está caminhando a passos rápidos rumo a desordem, que geração de b*sta essa meu Deus.
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
O mais gozado é que, seguindo a linha do "comunismo não deu certo porque deturparam marx", já estão dizendo que a "pedagogia do oprimido não foi sequer implementada porque deturparam paulo freire..."
 

Ramon19E

Veterano
Mensagens
305
Reações
951
Pontos
118
Primeiramente: Respeitem o Paulo Freire.

Não confunda a obra com quem a usa e a distorce.

1º) Me obrigue...

2º) Tá. Agora conta a do papagaio.

meme-carlos-alberto-de-nobrega-1412184171894_956x500.png
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Manos, quanta m**** a tchurminha já escreveu no tópico, sempre com ar de superioridade e problematizando algo que eles mesmos compactuam.
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Entrei aqui somente para cuspir na imagem fétida do Paulo Freire... Não me arrependi com os comentários.

Vou aproveitar também para falar uma verdade, aqui no Paraná pelo menos, via de regra, os professores ganham muito bem sim (para a realidade brasileira), trabalham muito pouco, e estão se lixando para qualidade da educação, só querem saber de aumentos e da defesa incansável dos partidos de esquerda por meio do seu sindicato. Eu sinto NOJO dessa gente.

Tem que privatizar a rede pública de ensino para ontem.
 

find

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.399
Reações
6.124
Pontos
1.294
Pessoas ficam irritadas com greve do professor pq o problema está em casa e não na escola onde quer que esteja.
Quando professor protesta: teve, tem e terá sempre meu apoio.
Se você está aqui postando, é culpa do seu professor que te ensinou ao menos escrever.

Tapatalk.
 

Vak L0k

Bam-bam-bam
Mensagens
561
Reações
1.444
Pontos
333
Paulo Freire merdão demais.

Sim, a ideologia é boa parte do problema. É curioso porque se formos pensar sobre o professor em si como figura teoricamente esclarecida e que, da forma como falou, seria um ser capaz de refletir, chegar as melhores conclusões e questionar políticos e etc., repetindo, como você mesmo falou, então muita coisa seria diferente.

Durante anos de governos do PT, com as escolas deteriorando, professores mal remunerados e todas as mazelas que todos estão carecas de saber, professores não questionavam absolutamente nada. No máximo que eu mesmo ouvi era "que os alunos estavam piorando", "que na época do FHC houve sucateamento de universidades e escolas federais" e coisas do gênero, genéricas ou culpabilizando outros. Era incrível ver como ninguém dava ou mesmo até hoje dá um pio sobre toda a época em que o PT esteve no poder ou mesmo governos estaduais e municipais sendo do partido ou de algum aliado e estava tudo bem. Meu whatsapp, por exemplo, nunca tinha nada além de alguém explicitando casos de violência aleatórios, reclamando de salário e coisas do tipo mas nunca falando de políticos ou partidos. Agora todo dia que abro meu whatsapp tem mensagem falando Bolsonaro isso, Bolsonaro aquilo, nunca vamos nos aposentar, querem acabar com a aposentadoria especial de professor e todo tipo de coisa, fora coisas tipo Queiroz, Bebianno ou qualquer baboseira. Durante anos e anos nunca vi mensagem ou conversa indignada sobre petrolão ou qualquer coisa do gênero da mais alta gravidade.

Professor é isso aí. Passa pela universidade que é um ambiente inquestionavelmente de esquerda ferrenha, ainda mais em licenciaturas e pedagogias, se forem para pós idem, entram em um ambiente de trabalho em que boa parte das pessoas (a quase totalidade se consideramos pessoas mais proativas politicamente e tal) são de esquerda e muitos deles de carteirinha e tudo. Possuem mentalidade sindicalista, acreditam que o Lula é inocente e votaram em grande maioria do Andrade.

Não é a toa que não fazem ideia do que se trata a reforma da previdência e criticam só porque está ocorrendo no governo Bolsonaro. Esses dias uma colega (de sociologia) falou que era um absurdo essa reforma, que vai prejudicar os mais pobres, que ninguém irá se aposentar mais, que no final nós iremos pagar a conta e blablabla e perguntei se havia lido o projeto ou assistido à equipe econômica explicá-la em detalhes e a resposta foi não. Expliquei brevemente alguns pontos e ficou com aquele constrangimento porque repetiu bobagens que recebe no whatsapp ou lê na carta capital sem questionar (se é uma pessoa esclarecida deveria ter questionado, né?). Nesse mesmo dia um cidadão que não tinha visto ainda brotou lá falando que não era petista mas que impeachment foi golpe, que Bolsonaro era extrema-direita e lembra Hitler, que a previdência e seu rombo é apenas um bode expiatório, que na época do PT era melhor e etc. Mas repetiu algumas vezes que não era petista.

Enfim, esses são alguns dos infinitos exemplos que presencio todo dia, ao menos no whatsapp, que a mentalidade dos professores os levam a fazer a escola ser como é e a própria "categoria" ser vista como boba e mais uma massa de manobra que fica com migalhas.

Post perfeito. E digo mais : Post perfeito.
 

Brave Fencer

Bam-bam-bam
Mensagens
3.595
Reações
741
Pontos
234
Foda é que o menino "vai botar isso no curriculo", vai poder se exibir que é tão foda que fez um professor desistir da profissão. Maldito
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
nao existe nada mais desonesto (ou simplesmente ignorante) nesse assunto do que culpar a precariedade da estrutura pela violência escolar.

meus pais têm pouco mais de 60 anos e estudaram em escolas totalmente precárias
a escola da minha mãe misturava umas 4 séries com o mesmo professor
nao tinha merenda, nao tinha ventilador, nao tinha audiovisual, nao tinha biblioteca
todos pobres, minha mae conta que chorou quando roubaram a borracha (ou era a caneta? nao lembro) dela pq ela a única que ela teria pelo ano todo. como pegaram, ia passar o resto do ano sem.

perguntem a alguem da geração dela como era a estrutura da escola, e depois perguntem se haviam os problemas de violência q existem hoje



nem precisamos ir tão longe. eu tenho quase 30 anos e estudei numa ótima escola, é verdade, mas como q era minha sala de aula? um quadro negro, umas mesas pequenas com cadeiras duras e uns ventiladores. voces acham o que, q a gente ficava batendo no professor pq nao tínhamos tablets?
como disse, minha escola era ótima, tinha audiovisual e auditório e mensalidade bem cara, mas nao tinha misterio algum: 99% das aulas era com a bunda na cadeira dura e de frente pro quadro.


o problema é puramente cultural.
1) Paulo Freire tem sim culpa pq ele colabora com essa ideologia de opressor vs oprimido, e no caso os alunos pobres sao oprimidos. e todos os q se sentem oprimidos tambem se sentem no direito de retaliar com violência contra a autoridade.

2) Não sei até q ponto o Paulo Freire também influencia nisso, mas tem a total permissividade com a transgressão infantil que a esquerda adora. o moleque de 16 anos estupra, tortura e mata e ainda vem a deputada do PT passar a mao na cabeça dele, q tipo de mensagem isso passa? no meu colégio, quando eu e meus colegas sujamos um muro durante uma brincadeira veio alguem da direção na nossa sala depois do recreio e nos convocou para irmos imediatamente limpar aquele muro. uns poucos anos atrás uma escola mandou uns alunos limparem as sujeiras q eles fizeram e a diretoria sofreu processos e sanções. A Esquerda literalmente forma meliantes, pq como q meninos ordeiros irão lutar contra o capitalismo nao é mesmo?

3) A destruição da base familiar tanto pela esquerda de hoje quanto pela herança maldita da escravidão.
Que a esquerda faz o q pode para minar a base familiar já é notório, eu nem preciso discorrer a respeito. A ideia é q a nova figura paterna seja o Estado. Mas também tem as consequencias da escravidão que sentimos ainda hoje. Os escravos tiveram suas famílias brutalmente destruídas: pais separados dos filhos e escravas dando a luz após serem colocadas para procriar com outros escravos como se fosse gado, simplesmente horrível. Aí tem a alforria mas como q os filhos dos escravos vão constituir famílias estruturadas do nada? Alguns até q conseguiram, graças a Deus, mas você tem milhões de brasileiro sem nenhuma tradição familiar de educação. Os imigrantes europeus e japoneses que chegaram aqui vieram com suas famílias e, de uma forma geral, já tinham a tradição de levar o filho na escola e depois na igreja (ok, japoneses nao iam nas igrejas, mas enfim), e tambem da construção de uma comunidade que se auxilia e compartilha valores. Os negros alforriados foram jogados ao léu para se virarem, nao houve construção de base familiar alguma, os descendentes deles ainda sofrem com isso (e a sociedade toda vai junto)
O mão esquerda, o sereia resistência do grelo duro, o cirete soneca são hipócritas demais para entenderem isso.
 
Topo Fundo