- Reações
- 64.619
- Pontos
- 2.009
@brunoos abaixo não são perguntas, apenas observações em forma de tréplica, então não precisa responder poha nenhuma, fica até pros demais debaterem.
Não fazia a menor ideia disso, tipo de curiosidade que já vale esse tipo de tópico.
Nesse caso cagou a LOL jogos né?
Vish, vejo o fim, a luz logo ali na frente
Nem imaginava o que era, fui pesquisar e não consegui enxergar como se aplicaria aqui na OS, então fica a curiosidade.
Impossível nos abandonar.
Seria muito foda, mas de fato, o tempo já foi.
Imagino... Mas pelo que notei seria meio que a salvação do fórum.
Meu cul
se bem que nada que uns 10k não resolva
Deve ter orgulho mesmo, tirando alguns vermes como @doutordoom , @tortinhas10 @Delphinus @Bat Esponja @Receita Federal e outros....
Minha pergunta veio justamente da curiosidade de saber se isso aqui é pra ti um hobby, uma fonte de receita ou até uma dor de cabeça.
E de fato, acho que o que segurou o fórum até hoje foi o foco da moderação, por isso não reclamo nem quando pesam a mão, tipo de coisa que é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão.
Não tinha pensado por esse lado mesmo, de estarmos em um ambiente mais "orgânico", praticamente livre de algoritmos e toda essa parafernália que artificializou tudo (mesmo eu sendo um adepto das IAs).
Se um dia vir a POA, te levo pra tomar um vinho
Cristo e anticristo, faz sentido.
Aí @LucianoBraga tá com moral, pede aumento!
Lenda não.
A lenda.
Venerão minha assinatura!
1. A OS nasceu como um produto criado pra ser relevante ou foi tudo meio que na sorte, apenas alguns jovens mineiros uai trem bão que tinham uma ideia na cabeça e bastante tempo livre?
Nasceu nos primórdios da internet no Brasil. Meu sócio trabalhava em um provedor de internet e aprendeu HTML, enquanto eu cursava publicidade e gostava da ideia de criar um site, independente do tema. Na época, o maior site de videogame do mundo se chamava Happy Puppy e a inspiração por criar algo temático veio dele (o site da OS original tocava até uma música em midi).
Não fazia a menor ideia disso, tipo de curiosidade que já vale esse tipo de tópico.
Criamos o site numa questão de poucos dias e algum tempo depois oferecemos a ideia ao UOL, que nos patrocinou por alguns anos. Podemos dizer que a OS pariu o UOL Jogos.
Nesse caso cagou a LOL jogos né?
2. Não precisa especificar quanto, obviamente, mas a OS dá o retorno financeiro que tu espera?Deu um bom retorno financeiro por mais de dez anos. Hoje não mais.
Vish, vejo o fim, a luz logo ali na frente
4. Tem planos futuros para a Outerspace (tanto o site quanto o fórum)? Quais?
Estava pensando que seria interessante ter uma IA tipo o Grok aqui, mas a implementação seria um pouco complicada e cara.
Nem imaginava o que era, fui pesquisar e não consegui enxergar como se aplicaria aqui na OS, então fica a curiosidade.
No momento penso apenas em manter a comunidade ativa e fazer sempre o melhor para vocês.![]()
Impossível nos abandonar.
5. Qual a possibilidade (indo da mais impossível, passando pela remota até a impossível) de a OS se espraiar pra outros canais de mídia, como por exemplo Youtube, algo semelhante com o que a UOL fez?A época para isso passou. Antes do YT tivemos a ideia de criar a OSTV e começar a focar mais em vídeo, mas o tipo de conteúdo que faríamos era muito caro para pouco retorno e o timing não ajudou.
Seria muito foda, mas de fato, o tempo já foi.
6. Aliás, tu vislumbra outras possibilidades de receita da OS além das tradicionais (adsense, VIP, Gold..)?
Já tentei, mas monetizar qualquer coisa fora de YT, Insta, TikTok etc hoje é um grande desafio.
Imagino... Mas pelo que notei seria meio que a salvação do fórum.
7. Pagando bem que mal tem, mas a OS estaria a venda por um valor justo?O que não está à venda?
Meu cul

se bem que nada que uns 10k não resolva
8. Como tu enfrentou as inúmeras ameaças ao fórum nas últimas décadas, redes sociais, Whatsapp, etc?Enfrentei sabendo que certas mudanças seriam inevitáveis. Pessoalmente gosto da ideia de comunidades mais nichadas, sem a parte tosca das redes sociais. Sempre tive orgulho do nível dos usuários aqui.
Deve ter orgulho mesmo, tirando alguns vermes como @doutordoom , @tortinhas10 @Delphinus @Bat Esponja @Receita Federal e outros....
9. Ainda no sentido de ameaça, porém mais pro lado jurídico e não mercadológico, como tu vê o cenário de mudanças constantes em políticas de privacidade como LGPD, marco civil da internet, co-responsabilidade do site em postagens criminosas, etc?
É um grande problema. Mesmo com a LGPD, não estamos imunes a oportunistas e o que acontece com as grandes redes respinga um pouco em nós (esse ano mesmo fomos incluídos em um processo junto do Google, Meta e Byte Dance). Conteúdo gerado por usuário é uma "liability", por mais que haja moderação e cuidados aqui. O Google também vê com maus olhos e a desmonetização aqui é 10x pior que no YT. Mas tenho uma tese de que na era da IA o Google pode voltar a gostar de conteúdos gerados por humanos, afinal depende disso pra treinar os modelos.
Minha pergunta veio justamente da curiosidade de saber se isso aqui é pra ti um hobby, uma fonte de receita ou até uma dor de cabeça.
E de fato, acho que o que segurou o fórum até hoje foi o foco da moderação, por isso não reclamo nem quando pesam a mão, tipo de coisa que é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão.
10. Como tu enxerga o futuro dos fóruns de VG, obvio que incluindo a OS?
Além da hipótese de valorização de conteúdo gerado por humanos que mencionei, acho que vão continuar existindo porque ainda não inventaram nada melhor para se informar sobre o assunto e ver o que o povo pensa. É um complemento bom para o YT e os fóruns gringos seguem fazendo sucesso também.
Não tinha pensado por esse lado mesmo, de estarmos em um ambiente mais "orgânico", praticamente livre de algoritmos e toda essa parafernália que artificializou tudo (mesmo eu sendo um adepto das IAs).
11. Já conheceu pessoalmente alguém aqui do fórum?
Pessoalmente não.
Se um dia vir a POA, te levo pra tomar um vinho
e depois tomar um banho de jacuzzi
12. Tirando eu, teria curiosidade de conhecer alguém?
Você e o Reirom.
Cristo e anticristo, faz sentido.
13. Quais os 3 melhores moderadores da história da OS?
Sephiroth, Ed e Luciano Xandão da OS.
Aí @LucianoBraga tá com moral, pede aumento!
14. Quem é o melhor usuário da história do fórum e porque esse user sou eu?Vejo que existem sete usuários cadastrados em 19 de março de 2002 que continuam ativos e participaram este ano. Mas você não cadastrou em 2002 e sim em 2000. Lenda.
Lenda não.
A lenda.
Venerão minha assinatura!