O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Programador de 24 títulos AAA diz que os teraflops não significam nada

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
sim, teraflop entre arquiteturas diferentes não significa a mesma coisa (a menos que vc esteja usando pra fazer compute puro mesmo. pra isso a vega64 é mais rapida que a gtx2080). mas os dois consoles são RDNA2, é a mesma arquitetura, por isso da pra comparar diretamente.

ssd pra jogos não é mto necessario, mas pro windows, putz. outro mundo. recomendo demais se vc nao usar ainda.

Não é necessário para jogos, caro desenvolvedor por hobby ?



Se reduzir o loading time de modo drástico não é muito necessário para você, bem...
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
Usei a comparação gtx 1060 vs rx 580, 4tf vs 6tf respectivamente, único que tô lembrado.

Bom a arquitetura dos dois são iguais mas ainda há customização por parte dos fabricantes, por exemplo os 2.6 tflops da antiga gtx 670 não batem os 1.8 tflops do PS4 base pelo que eu saiba nos jogos multis....então é bom esperar pra ver...

A princípio o xbox larga na vantagem pelos seus números, e tirando o SSD não sei o que ps5 trará de vantagem ao seu sistema...

Eu por exemplo nunca vi a menor necessidade de colocar SSD no meu PC pra jogos, é um treco muito caro que tá uns 15 anos sequer conseguindo baratear...

Mas o fator velocidade do sistema também atrai muitos consumidores, fator esse que fez o 360 bater o PS3 por muitos anos mesmo teoricamente mais fraco...

Além de serem arquiteturas diferentes os TFs da nVidia "magicamente" rendem mais que os da AMD, por isso comparar TFlops de arquiteturas diferentes não faz muito sentido, agora arquiteturas iguais sim (XSX vs PS5 é válido sim).

Sobre os TFlops de console vs PC é mais complicado porque desenvolver para um único hardware é BEEEM diferente do que desenvolver para uma máquina aberta igual o PC então os TFlops dos consoles acabam rendendo muito mais, se você conseguisse montar um PC com 1.8TFlops e uma CPU com as mesmas arquiteturas do PS4 os jogos rodariam bem pior por causa da otimização... É tipo o iPhone X ter 3GB de RAM e desempenhar muito melhor que os Androids com 6 GB justamente porque como a Apple tem um número muito menor de hardwares disponíveis fica muito mais fácil otimizar.

SSD no PC é obrigação tem uns bons anos já, hoje não está tão caro mas não espere que um SSD de 1TB algum dia custe o mesmo que um HDD de 1TB porque isso não vai acontecer, pelo preço de um HDD de 1TB hoje você compra um SSD de 240GB e talvez no futuro um de 480GB e olhe lá, mas daí você pode pegar seu HD atual e transformar ele em secundário ou externo mas o ideal é que os jogos e o Windows fique no SSD.


Já o caso do 360 vs PS3 é muito complicado porque como são arquiteturas bem diferentes é difícil comparar as Specs diretamente, o X360 tinha mais memória (512mb vs 256mb) mas as do PS3 eram mais rápidas, o Cell era difícil pra cacete de programar já o X360 não... Então não da pra dizer na teoria quem era melhor, na prática ficaram os multi melhores no X360 pela facilidade de desenvolvimento e os exclusivos da Sony eram mais bonitos porque a Sony focou em gráficos mais realistas mas eu não duvido nada do X360 ter capacidade de fazer gráficos melhores que o TLoU.

O que falta pra MS é estúdio e desenvolvedor de jogos Single Player no estilo da Sony SE ela quiser seguir por esse caminho mas eu acho que não, a MS vem falando o tempo todo que quer jogos 4k@60fps, já a Sony não fala nada disso então não duvido nada dos jogos da Sony serem 4k dinâmico a 30fps enquanto os jogos da MS serem 4K nativo a 60fps mas com gráficos piores que do PS5 por escolha.

No final o que vai importar são os jogos mesmo, na geração PS360 eu acho que foi um empate de qualidade, ambas apresentaram novas IPs magníficas, só que a MS na geração do Xbox One deu um passo pra trás enquanto a Sony manteve o ritmo dela.
 

KillUiu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.581
Reações
678
Pontos
1.164
Mas o ze da outer disse q sim
Importa pra c***lho.


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
Mas o ze da outer disse q sim
Importa pra c***lho.


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Importar importa, mas não é só esse número que representa tudo, meu carro é 1.0 com uns cavalos aí e um torque qualquer , o da minha sogra no papel é praticamente idêntico só que o carro dela acelera MUITO melhor que o meu e tem uma retomada bem melhor também, ou seja não são só esses números que importam, tem muito mais coisa por trás e nós consoles e PC não é diferente.

Tem CPU 8/16 da AMD com 3.5 GHz desde sei lá quando e nenhuma rende igual as da arquitetura Zen justamente porque não é só clock que determina a velocidade de um processador.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

pedrokof

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.501
Reações
767
Pontos
594
Bom onde estiver a japan estúdios a naughty dog a Guerrilla Games a Insomniac Games a Santa Monica Studio e a Sucker Punch Productions e lá que vou gastar meu rico dinheirinho...

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 


terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.318
Reações
25.410
Pontos
803
Diversos programadores falando que o SSD da Sony é um grande diferencial e não vai afetar apenas na velocidade de carregamento, mas eu prefiro confiar na galera da OS.
 

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.467
Reações
17.123
Pontos
1.389
Kkkkk!!! Tá ridículo esse processo de negação. Aceitem manolos. Xboqueta é superior e ponto.
Eu vou de PS5 mas não vou ficar nessa neura aí não.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
Totalmente besteira isso. Se fosse assim não precisava mudar de geração. Basta ficar com o mesmo console por 20 anos.

Seria o mesmo que dizer que uma RTX 2060 pudesse ser melhor que uma RTX 2080 Super.
 
D

Deleted member 248528

Sério que seja existem pessoas que acreditam que Teraflops significam alguma coisa?

Imaginem dois homens:

- Um pesa 120KG, mas tem 1.90mt de altura e altíssimo índice de proteína, baixo índice de gordura corporal e é um exímio atleta.

- O outro também pesa 120KG, mas tem apenas 1.60mt de altura, tem tetas enormes, come feito um boi e transpira feito um porco.

O PS5 é o primeiro: ágil, forte, saudável, equilibrado. O SSD representa as altíssimas velocidades que ele alcança em uma piscina olímpica.

O Xbox Series X é o segundo. Tem mais Teraflops (Peso), come muito (consome muita energia) e transpira feito um porco (aquece ao extremo). É pesado e sem agilidade.

Não é tão difícil entender como Teraflops são uma métrica enganosa de comparação.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
Diversos programadores falando que o SSD da Sony é um grande diferencial e não vai afetar apenas na velocidade de carregamento, mas eu prefiro confiar na galera da OS.
Não, diversos desenvolvedores disseram que ter um SSD é primordial e que vai mudar como os jogos são feitos, a Sony só escolheu desenvolver uma peça custom mais cara enquanto a MS não, no final ambos vão ser beneficiar disso.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Nenhum programador da terra, por melhor que ele seja, pode ir contra a história.

E quando analisamos a história dos VGs percebemos que o console mais poderoso que ESTA EM UM PATAMAR IGUAL OU MELHOR DO QUE SEU CONCORRENTE NO QUE SE REFERE A MARKET SHARE, sempre apresentou jogos mais bonitos...

O PS5 poderá ter mais jogos, vender mais, whatever, mas terá (quando comparado com o concorrente) jogos mais feios, e será por parte de muitos a piada da geração.

Quem acompanhou a rivalidade entre o PS2 e Xbox sabe do que tô falando. Melhor aceitarem desde já, pq o baque pode ser ainda maior mais pra frente.

T+
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.856
Reações
94.840
Pontos
2.179
Eu como programador (não de jogos) entendi o que ele quis dizer. Na correria do dia a dia de desenvolvimento, programador nenhum se importa com o poder real de uma maquina. A gente apenas assume que ela é boa o suficiente. O que importa de verdade é um bom framework, a maquina de desenvolvimento, ferramenta de debug, e até um bom chefe. É isso que vai fazer o software sair redondo.

Claro, que tudo dentro de limite. Uma diferença do tipo Swich e PS4, claro que faz diferença. Mas essas entre Xone PS não.

E posto isso sinceramente, sem ISMO. Mesmo porque não pretendo comprar nenhuma das maquinas.
 

xRookie is now Darkstat!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.191
Reações
5.504
Pontos
703
É como Cerny falou, duas placas podem ter 4.2 Tflops e uma ter performance bem superior a outra devido a outros fatores que não são computados nesse resultado de TFlops.
Ok, mas as placas são basicamente as mesmas, com a "mesma" Tecnologia.
Não entra em casos como AMD e NVIDIA.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Ok, mas as placas são basicamente as mesmas, com a "mesma" Tecnologia.
Não entra em casos como AMD e NVIDIA.
Sim, uma tem 52 CUs a outra 36, uma roda a 1.825Mhz a outra vai até 2.230Mhz (segundo Cerny vai passar a maior parte do tempo aí).

E como foi explicado esses clocks elevados afetam áreas da GPU que não aparecem nessa conta de teraflops. Então a distância pode ser menor do que os números sugerem, quando comparamos na tabelinha de TFlops. Mesmo que a GPU do X ainda fique na frente.


E o PS5 é altamente customizada, tem que ver até que ponto isso interfere na eficiência da GPU.. Por exemplo como sua GDDR6 vai render, possivelmente o PS5 terá melhor aproveitamento da RAM que o XSX.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
Sim, uma tem 52 CUs a outra 36, uma roda a 1.825Mhz a outra vai até 2.230Mhz (segundo Cerny vai passar a maior parte do tempo aí).

Como Cerny falou esses clocks elevados afetam áreas da GPU que não aparecem nessa conta de teraflops. Então a distância pode ser menor do que os números sugerem, quando comparamos na tabelinha de TFlops. Mesmo que a GPU do X ainda fique na frente.


E o PS5 é altamente customizada, tem que ver até que ponto isso interfere na eficiência da GPU.. Por exemplo como sua GDDR6 vai render, possivelmente o PS5 terá melhor aproveitamento da RAM que o XSX.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Você tá contando como se o PS5 rodasse o tempo todo em full load e não é isso que acontece.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Você tá contando como se o PS5 rodasse o tempo todo em full load e não é isso que acontece.
O que Cerny falou foi que ele ficará a maior parte do tempo (GPU) em 2230Mhz. Provavelmente porque dificilmente a CPU fique a 100% durante muito tempo, como é comum nos jogos hj em dia, ter até 50% da CPu ociosa.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
O que Cerny falou foi que ele ficará a maior parte do tempo (GPU) em 2230Mhz. Provavelmente porque dificilmente a CPU fique a 100% durante muito tempo, como é comum nos jogos hj em dia, ter até 50% da CPu ociosa.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Pois é, maior parte do tempo =/= de tempo todo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pois é, maior parte do tempo =/= de tempo todo.
E onde eu falei o tempo todo?


A CPU do X estar rodando a 3.5Ghz o tempo todo não quer dizer que ela esteja o tempo todo a 100% de carga, provavelmente operará com bastante ociosidade 90% do tempo, como acontece hj na maioria dos jogos.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Não falou, mas seus posts comparando a GPU do SX com a do PS5 sempre levam em conta a potência máxima do PS5, o que na realidade não da pra dizer que é bem assim.
Se a maior parte do tempo estará ali, e segundo Cerny um ajuste pequeno de energia já balanceia as coisas, a comparação é essa mesmo, não sabemos se cai para algo como de 10.3 para 10 ou 9.8 TFlops.

Ainda assim a conta simples de Teraflops esquecendo que os clocks afetam areas que não refletem nos teraflops sempre será imprecisa.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
Se a maior parte do tempo estará ali, e segundo Cerny um ajuste pequeno de energia já balanceia as coisas, a comparação é essa mesmo, não sabemos se cai para algo como de 10.3 para 10 ou 9.8 TFlops.

Ainda assim a conta simples de Teraflops esquecendo que os clocks afetam areas que não refletem nos teraflops sempre será imprecisa.
Maior parte do tempo pode ser 51% do tempo, 49% ainda é muita coisa.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Maior parte do tempo pode ser 51% do tempo, 49% ainda é muita coisa.
Ou 99% do tempo, não temos como saber.

Roda um jogo aí no PC por 30 min e verifica quanto tempo a CPU fica a 100%.

Nao duvido que ela só atinja esses picos durante o Load do jogo, durante a execução dificilmente vai pra 100.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Duvido muito, mas muito mesmo que essa GPU mantenha esse clock por 99% do tempo. Todo mundo sabe da capacidade limitada de resfriamento que um console tem.
Faz o que falei, vc é PC gamer pelo que eu sei... Pega um game pesado aí, e roda por 10 min acompanhando uso de CPU, vai ver que os picos são nos Load times.

A. Solução da Sony é inteligente só isso, conseguiu por uma GPU barata com. Clocks altíssimos porque sabe que na Prática sempre vai haver energia ociosa em alguns componentes.


Provavelmente in-game ficará em. 10.3.Tflops, e cairá para 9, 5, 2.tflops em load times iniciais.

Streaming deve ser feito com cores reservados, então a CPU raramente in-game deve ficar a 100%. Ainda mais que é uma CPU moderna.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
Faz o que falei, vc é PC gamer pelo que eu sei... Pega um game pesado aí, e roda por 10 min acompanhando uso de CPU, vai ver que os picos são nos Load times.

A. Solução da Sony é inteligente só isso, conseguiu por uma GPU barata com. Clocks altíssimos porque sabe que na Prática sempre vai haver energia ociosa em alguns componentes.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Estamos falando de GPU, não de CPU. São coisas completamente diferentes. Em PC a CPU é praticamente responsável só pela entrega dos frames e alguma ou outra coisinha, quem bate a massa de cimento é a GPU e esta fica todo tempo em 100% no PC, a não ser que o jogo seja leve e ela esteja com folga.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Estamos falando de GPU, não de CPU. São coisas completamente diferentes. Em PC a CPU é praticamente responsável só pela entrega dos frames e alguma ou outra coisinha, quem bate a massa de cimento é a GPU.
Ah velho agora vc está se fazendo de desentendido... Vc sabe que o que determina a GPU do PS5 a 10.3 TF é a carga na CPU....


No PC o uso da CPU é até mais intenso porque tem um OS pesadíssimo como Windows trás.


Faz o teste, roda aí e mede o uso da CPU in-game, depois fala aqui pra a gente. .

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.333
Reações
47.369
Pontos
1.599
Ah velho agora vc está se fazendo de desentendido... Vc sabe que o que determina a GPU do PS5 a 10.3 TF é a carga na CPU....


No PC o uso da CPU é até mais intenso porque tem um OS pesadíssimo como Windows trás.


Faz o teste, roda aí e mede o uso da CPU in-game, depois fala aqui pra a gente. .

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Você tá falando m****, não sabe como um PC trabalha.

SO pesadíssimo? :kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk

Estamos falando de um jaguar dos consoles? Porque aí podemos falar que o SO é "pesadíssimo" mesmo. Pra qualquer i3 da vida aí, das ultimas gerações, um windows é brincadeira.
 
Topo Fundo