O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial [PROJECT RECOMP] Poste Aqui Sobre Jogos Recompilados

Project Recomp 0.jpg

Espaço foi criado para reunir tudo relacionado a jogos recompilados.
Aqui você pode:
compartilhar links de jogos recompilados;
postar tutoriais e guias de instalação;
tirar dúvidas sobre desempenho, compatibilidade e configuração;
divulgar atualizações e novos projetos de recompilação;
discutir experiências e dicas com a comunidade.
O objetivo é manter as informações organizadas e facilitar a troca de conhecimento entre todos.
Se você tem algum jogo recompilado, dica ou dúvida, poste aqui.

Lista de Jogos Recompilados Conhecidos Até o Momento

Gears of War 2: Hollow
- Plataforma Origem: Xbox 360
- Tipo: Port Nativo Não Oficial (Restauração de Build de PC Vazada da Epic Games de 2008)
- Obs: Não é uma recompilação estática do Xbox 360. Trata-se de um executável de testes de Windows da desenvolvedora completado com os arquivos do console.

Launchers Para Jogos Recompilados: Github Launcher e Goopie:

O Github Launcher (antigamente chamado de N64RecompLauncher), criado pelo SirDiabo, é um launcher que funciona como uma espécie de “Steam” para os jogos recompilados e outros ports disponíveis no GitHub.

Ele funciona da seguinte maneira:
  • Lista vários projetos de recompilação (principalmente N64, mas também de outras plataformas);
  • Permite baixar automaticamente as versões mais recentes dos recomps diretamente dos repositórios do GitHub;
  • Atualiza os projetos quando sai uma versão nova;
  • Organiza tudo em uma biblioteca fácil de usar;
  • Permite iniciar os jogos diretamente pelo launcher.

Importante:​

• O launcher não inclui os jogos/ROMs. Você precisa fornecer a ROM original (legalmente obtida) de cada jogo;
  • Ele só baixa e gerencia o programa do recomp (o executável + arquivos do port).
O Goopie é um launcher feito pela comunidade focado principalmente em recompilações de jogos de Xbox 360 (feitos com a ferramenta ReXGlue).

Ele funciona de forma bem parecida com o Github Launcher:
  • Lista os recomps de Xbox 360 disponíveis;
  • Baixa e atualiza automaticamente os projetos;
  • Organiza e permite rodar os jogos.

Importante:​

• Exige que você forneça o seu próprio ISO/arquivo do jogo legalizado;
  • Ou seja: ele não distribui os jogos, só o software do recomp.

Pack de Texturas Para Jogos Recompilados

Texture Packs

eY5vnQI.png

MDYDCHj.png

pR0Kp1W.png

hr68dNC.png

STg6EZm.png

FeqheaV.png

0mwErT7.png

7NtX5d1.png

SCIMtl8.png
sJjeDPx.png

pw4YULQ.png

kzEKkbr.png

V5QHs7S.png

Qi88T5M.png

1oChMga.png

E0avo95.png

xtYu0Dc.png

kKBT4at.png

DznbubQ.png

vdgt0wI.png

xZPu8qy.png

d8WPdli.png
k9XyElC.png

IjRJqAe.png
rP6V9br.png

8YsqqFc.png

Lista de Framework ou Toolset/Recompilation Engines

O que é a Recompilação Estática?

Uso do binário original do jogo pelo recompilador para traduzir as instruções da CPU em C/C++/C#, gerando o código nativo para PC.

Algumas Diferenças Entre Recompilação Estática e Decompilação + Port
Recompilação Estática Produz:

• Código nativo:
    como traduz as instruções de máquina passo a passo sem alterar a lógica, a fidelidade de comportamento do jogo é imediata;
  • Conversão rápida (com ferramenta N64Recomp, XenonRecomp, ReXGlue, etc.);
  • Exclusivos de console chegando mais cedo (exemplo: Project Gotham Racing 4):
    permite gerar o executável nativo em tempo menor;
  • Base mais organizada para melhorias:
    como código C/C++ gerado é "bruto" (extenso e traduzido por algoritmo), mas serve como uma base pronta para injetar texturas HD, framerate desbloqueado e suporte a telas ultrawide.
O resultado é o mesmo jogo, só que rodando nativo no PC.
Mais rápido e mantém boa fidelidade ao original.

Observação
O gargalo atual de jogos, por exemplo, Midnight Club L.A. e GoldenEye de Xbox 360 NÃO é a CPU, mas sim a GPU/Renderizador (Vulkan/rexgpu). O pipeline gráfico ainda está sendo otimizado para lidar com shaders, resoluções nativas sem depender de FSR forçado e engasgos. Enquanto as chamadas do sistema operacional de Xbox 360 não são 100% implementadas em código C++ nativo, o ReXGlue utiliza bibliotecas do Xenia como ponte (fallback) para rodar essas rotinas. Isso torna esses projetos temporariamente "híbridos", gerando travamentos que lembram a emulação comum. Contudo, se a física do jogo original no console é travada a 30 FPS, a recompilação crua continuará rodando a 30 FPS. Desbloquear 60 FPS ou 4K nativo exige um trabalho manual pós-recompilação de injeção de código e polimento (como foi feito no Zelda OoT, Starship e Sonic Unleashed).

Decompilação + Port Produz:
Reconstrução do código-fonte: engenharia reversa manual para recriar o código idêntico ao original e depois adaptá-lo para PC.

Código limpo e legível por humanos (às vezes até melhor que um recomp.), mas o processo é lento e manual. Por isso muitos jogos ainda ficam anos "presos" na emulação.

Port híbrido / incompleto Produz:
Mistura de código decompilado/recompilado com partes de emulador ou bibliotecas.
Possível estrutura bagunçada e ainda carregar dependências de emulação.

Em Progresso

Plataforma que Apenas Monitora e Documenta o Progresso de Projetos de Engenharia Reversa e Decompilação

Ultima Edição:

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Por isso eu nem me empolgo com o tanto de recomp que tem saído, porque a maioria é bomba. Não passa de basicamente um emulador enrustido. Esse Midnight Club mesmo nem 60 fps faz, coisa que tu consegue até mesmo no Xenia... Os caras parece que estão numa corrida para serem os primeiros a lançarem recomp dos jogos, e saem lançando qualquer m****. Agora a moda são essas de PS1, que não oferecem nada de novo e as vezes sequer oferecem o básico, sendo muito melhor simplesmente continuar jogando os jogos pelo Duckstation, que oferece bem mais melhorias e funções.

Uma das grandes pragas desse meio pra mim é aquele videogame esotérica. Além dos vídeos dele serem insuportáveis de se ouvir, ele sai divulgando qualquer porcaria como se fosse recomp ou port já pronto e funcional, e fica criando hype em cima de um monte de coisa que não presta, só pra ganhar view. O que deve acabar também fazendo esses caras lançarem recomp lixo pra aparecer no canal dele e terem visibilidade...

Recomp e port que tu sabe que vai ser boa mesmo, pode ser chato, mas demora. Eu mesmo fico com raiva que Goldeneye já está em 100% faz um mês e o cara não lança. Mas pelo menos a chance de vir coisa top é muito maior. Outro exemplo, um dia desses, o Sonic Dreamcaster(que inclusive já deu uma chamada no Esotérico uma vez) falou que tá com a recomp do Wave Race 64 pronta já desde o ano passado, mas ainda não lançou porque ainda acha que precisa de polimento em algumas coisas. E tu pega as recomp dele ou ports que ele ajudou como o Starship e os Zelda, são todos classe A++ que tu mal consegue botar defeito. O cara demora, mas a qualidade do que ele entrega é impecável.

Enfim, se dependesse de mim, esse monte de recomp fuleira não teria visibilidade alguma.

Uma das grandes pragas desse meio pra mim é aquele videogame esotérica. Além dos vídeos dele serem insuportáveis de se ouvir, ele sai divulgando qualquer porcaria como se fosse recomp ou port já pronto e funcional, e fica criando hype em cima de um monte de coisa que não presta, só pra ganhar view. O que deve acabar também fazendo esses caras lançarem recomp lixo pra aparecer no canal dele e terem visibilidade...

Recomp e port que tu sabe que vai ser boa mesmo, pode ser chato, mas demora. Eu mesmo fico com raiva que Goldeneye já está em 100% faz um mês e o cara não lança. Mas pelo menos a chance de vir coisa top é muito maior. Outro exemplo, um dia desses, o Sonic Dreamcaster(que inclusive já deu uma chamada no Esotérico uma vez) falou que tá com a recomp do Wave Race 64 pronta já desde o ano passado, mas ainda não lançou porque ainda acha que precisa de polimento em algumas coisas. E tu pega as recomp dele ou ports que ele ajudou como o Starship e os Zelda, são todos classe A++ que tu mal consegue botar defeito. O cara demora, mas a qualidade do que ele entrega é impecável.

Enfim, se dependesse de mim, esse monte de recomp fuleira não teria visibilidade alguma.

Pontos válidos sobre a experiência atual com alguns jogos. A recompilação estática (ferramentas como N64Recomp ou ReXGlue) faz tradução do código do processador do console em executável nativo de PC quase instantâneo. O gargalo atual nesses jogos de Xbox 360 (Midnight Club L.A. e GoldenEye) NÃO é a CPU, mas sim a GPU/Renderizador (Vulkan/rexgpu). O pipeline gráfico ainda está sendo otimizado para lidar com shaders, resoluções nativas sem depender de FSR forçado e engasgos. Enquanto as chamadas do sistema operacional do Xbox 360 não são 100% implementadas em código C++ nativo, o ReXGlue utiliza bibliotecas do Xenia como ponte (fallback) para rodar essas rotinas. Isso torna esses projetos temporariamente "híbridos", gerando travamentos que lembram a emulação comum. Agora se a física do jogo original no console é travada a 30 FPS, a recompilação crua continuará rodando a 30 FPS. Desbloquear 60 FPS ou 4K nativo exige um trabalho manual pós-recompilação de injeção de código e polimento (como foi feito no Zelda OoT, Starship e Sonic Unleashed).

Se me recordo bem agora, o estado atual do Midnight Club L.A. e GoldenEye é de (Proof of Concept / WIP (Em Desenvolvimento)). Então tem margem para evolução, a base foi feita que é a manutenção do código nativo.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
34.843
Pontos
1.334
Pontos válidos sobre a experiência atual com alguns jogos. A recompilação estática (ferramentas como N64Recomp ou ReXGlue) faz tradução do código do processador do console em executável nativo de PC quase instantâneo. O gargalo atual nesses jogos de Xbox 360 (Midnight Club L.A. e GoldenEye) NÃO é a CPU, mas sim a GPU/Renderizador (Vulkan/rexgpu). O pipeline gráfico ainda está sendo otimizado para lidar com shaders, resoluções nativas sem depender de FSR forçado e engasgos. Enquanto as chamadas do sistema operacional do Xbox 360 não são 100% implementadas em código C++ nativo, o ReXGlue utiliza bibliotecas do Xenia como ponte (fallback) para rodar essas rotinas. Isso torna esses projetos temporariamente "híbridos", gerando travamentos que lembram a emulação comum. Agora se a física do jogo original no console é travada a 30 FPS, a recompilação crua continuará rodando a 30 FPS. Desbloquear 60 FPS ou 4K nativo exige um trabalho manual pós-recompilação de injeção de código e polimento (como foi feito no Zelda OoT, Starship e Sonic Unleashed).

Se me recordo bem agora, o estado atual do Midnight Club L.A. e GoldenEye é de (Proof of Concept / WIP (Em Desenvolvimento)). Então tem margem para evolução, a base foi feita que é a manutenção do código nativo.
Ou seja, até esses recomps meia boca já é uma passo dado para um resultado satifatório no futuro?

PC2

Lenda da internet
Reações
70.824
Pontos
2.149

Pois é, só que pelo menos até agora não vi evolução em boa parte dessas. Os caras parece que largam lá. De cabeça só me lembro de ter visto a do Raging Blast e do Budokai 1 e 3 tendo alguma evolução. Tem alguma outra que já teve melhorias?

Só pra constar, a do Goldeneye que me referia era a do Nintendo 64. Essa do 360 acho que tem menos potencial porque, apesar de ser bem jogável, ainda tá faltando coisas consideráveis(pelo menos pra minha opinião), tipo a música do pause, que é algo básico. A do 64 o jogo está completo e tem potencial de poder receber os modelos da versão do 360 via mods.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
O Recomp do Goldeneye do 360 ficou meio cagado também. Mas nesse, é uma gambiarra que usa o Xenia como motor gráfico, ou algo assim. (Não tenho conhecimento técnico disso). Aí o jogo fica dando umas engasgadas brutais em algumas partes.

Não sei como está esse do Midnight Club.

Testei o 007 do 360 e realmente da umas travadas raramente aqui no meu pc. Mas notei q o jogo é bem mais rápido que no N64. É assim mesmo? Ou era pq meu fps estava a 240 e deixa acelerado? Pow parece q tava jogando Doom! Mas ta legal de jogar e ainda tem online!

O midnight club ta muito ruim. Mostra q está a 60fps mas o pace dos quadros está horroroso! Da umas travadas quando vc vai rápido demais, esta injogável! E no emulador do PS3 aqui roda liso a 60fps em 4k nativos sem travadas mais.

Ponfick

All Hail
Reações
3.443
Pontos
1.454
O 007 do X360 rodou melhor a primeira versão, que os updates que saíram depois.

Fora que no ultimo update que eu testei ele ficou muito ruim de jogar, parecia que eu deslizava.

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
X-Men Destiny (Xbox360)

Breath of Fire III (PS1)

Mario Kart: Super Circuit (GBA)

Jungle Strike (Snes)

Shadows of the Empire (N64)

Estão trabalhando na NAOMI 2/Arcade
Initial D

Finalmente vou jogar o Shadows of Empire decentemente, porque o framerate do jogo original de N64 era terrível. Nem joguei sequer a versão de PC na época.

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.104
Pontos
703
Ridge Race Type 4 (PS1)
dexo ve
EDIT: Não me parece estar jogável ainda. Aparece um cubo 3D. Espero que não pare o desenvolvimento. É mta responsa...

Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
O 007 do X360 rodou melhor a primeira versão, que os updates que saíram depois.

Fora que no ultimo update que eu testei ele ficou muito ruim de jogar, parecia que eu deslizava.

É impressão minha ou vs a versão do N64 eles deram essa acelerada no jogo? Pqp!

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.794
Pontos
1.359
Estão trabalhando na NAOMI 2/Arcade
Initial D

Existe um projeto interessante baseado no Dreamcast/Naomi:

Os caras tão voando.

Fico imaginando que é questão de tempo até aparecer os jogos da placa Atomiswave, tipo Metal Slug 6.

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Mais alguns:

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (PS1)

Fate Unlimited Codes (PSP)
Na época, jogando no meu PSP, achava-o um jogaço. Hoje, não saberia dizer se teria o mesmo sentimento: jogo de luta com combos extensivos, personagens do anime Fate/stay night, bons gráficos, bom som e alguns segredos.

Star Wars - Episode I - Jedi Power Battles (PS1)

Guitar Hero: Warriors of Rock (Xbox 360 - Test Version)

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.104
Pontos
703
Final Fantasy Tactics (PS1)

O autor deste recomp, o mesmo de Persona, viu este tópico. Entrei em um discord relacionado a Recomps, e vi uma print do meu post :khuebr

A thumb que eu vejo qdo sai video de qualquer recomp:

LmpwZw

:coolface

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
Vindo aqui dizer q o projeto do Blue Dragon está muito bom no Recomp. Fps 60,90,120 ou ilimitado. Resolução q quiser. Várias melhorias gráficas q não existem no emulador.

Esse está aprovadíssimo! Vou jogar essa pérola q infelizmente ficou presa no xbox360

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.129
Pontos
753
Vindo aqui dizer q o projeto do Blue Dragon está muito bom no Recomp. Fps 60,90,120 ou ilimitado. Resolução q quiser. Várias melhorias gráficas q não existem no emulador.

Esse está aprovadíssimo! Vou jogar essa pérola q infelizmente ficou presa no xbox360
Eu quero muito jogar e tenho no 360, mas agora com o recompilado vou ficar no aguardo de portarem algum dia para jogar no Switchão no modo portátil ! :kluv

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.794
Pontos
1.359

Que massa. Vou testar nesse fds.

No aguardo de portarem os shmups que ficaram presos no X360

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
83.964
Pontos
1.779

O melhor desses recomps de jogos que ficaram presos a uma plataforma obsoleta é pra quem nunca jogou antes.

Já vai jogar de cara a melhor versão.

No caso de consoles mais retros até dá pra dizer que tem a questão do monitor crt - apesar que alguns consoles são considerados como falhas de projeto.

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Jogando a última versão atualizada no GitHub do Blue Dragon. Na minha máquina, funcionou melhor com DX12. Deixei a configuração na descrição.

Talvez eu continue jogando-o ou o jogue em paralelo com outro. Tenho alguns outros jogos como prioridade, mas o achei muito bom. Só de ter o trio Hironobu Sakaguchi, Akira Toriyama e Nobuo Uematsu, já dá para imaginar a qualidade da obra.

Mais alguns jogos (projetos GitHub) recompilados para a coleção:

Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (Snes)

Bomberman World (PS1)

Bomberman Party Edition (PS1)

Tomba 2 (PS1 – Development Preview)

Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
Jogando a última versão atualizada no GitHub do Blue Dragon. Na minha máquina, funcionou melhor com DX12. Deixei a configuração na descrição.

Talvez eu continue jogando-o ou o jogue em paralelo com outro. Tenho alguns outros jogos como prioridade, mas o achei muito bom. Só de ter o trio Hironobu Sakaguchi, Akira Toriyama e Nobuo Uematsu, já dá para imaginar a qualidade da obra.

Mais alguns jogos (projetos GitHub) recompilados para a coleção:

Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (Snes)

Bomberman World (PS1)

Bomberman Party Edition (PS1)

Tomba 2 (PS1 – Development Preview)

Lembrando que a tradução em PT BR feito por fá, funciona normal nessa versão!

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
@Har 7 eu vi q saiu uma versão dois dias atrás do recomp, se sabe se precisa instalar tudo do zero ou instalar por cima ele vai?

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
@Har 7 eu vi q saiu uma versão dois dias atrás do recomp, se sabe se precisa instalar tudo do zero ou instalar por cima ele vai?

Edit.: Ajustando a resposta aqui: não tentei sobrescrever arquivos. Pelo que li, precisa baixar manualmente a nova versão lançada na aba Releases do repositório e sobrescrever os arquivos executáveis/pastas na máquina. Não posso afirmar se aquele update inicial antes da tela de título é referente à versão do projeto no Git

Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
Que eu saiba, não precisa, pois ele faz update antes da tela inicial e, se você baixar outra versão e instalar o jogo de novo em outro diretório, o projeto tem uma rotina para te chamar a atenção que você já instalou, e não precisa mais de outro procedimento.:kjoinha

Obs : não tentei sobrescrever arquivos.

Opa, da hora então. Não fazia ideia q ele baixava essas versões diárias que podem sair

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Opa, da hora então. Não fazia ideia q ele baixava essas versões diárias que podem sair
Apaga e instala tudo de novo para garantir. Vou ler o repositório e, se eu ou alguém souber de algo a mais a respeito, escreveremos aqui. :kjoinha

Edit.: resposta em anexo: sobrescreva os arquivos. Ou faça a opção anterior que citei.

Anexos

• Screenshot_20260904_211436_Brave~2.jpg
    Screenshot_20260904_211436_Brave~2.jpg
    79,2 KB · Visualizações: 3
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.046
Pontos
1.344
Apaga e instala tudo de novo para garantir. Vou ler o repositório e, se eu ou alguém souber de algo a mais a respeito, escreveremos aqui. :kjoinha

Edit.: resposta em anexo: sobrescreva os arquivos. Ou faça a opção anterior que citei.

Eu baixei a versão nova e fui instalar ele disse q já tinha. Ai perguntou se queria atualizar, ai atualizei e pronto!:kjoinha

Vlw pela dica!

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.104
Pontos
703
Vi que saiu update do port do Spyro The Dragon. Saiu liberaram a versão de linux dele.
Arrumaram a tela de Game Over.
O recomp do GT2 demora pra caralha no setup :khuebr
Notei que nas versões recentes, dá pra mudar a musica no meio da corrida (R3) e ativar o retrovisor (L3. Mesmo sem ser em primeira pessoa). Legal que o GT2 combined que montei, tem as musica japa (nem lembro como modifiquei, mas sei q tem tuto :kbeca)

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Street Fighter EX2 Plus (PS1 - WIP / Em Desenvolvimento)

Mega Man X5 (PS1 - WIP / Jogável)

Pokémon Snap (N64 - WIP / Em Desenvolvimento)

Valkyrie Profile (PS1)

Wave Race 64 (N64 - WIP / Jogável)

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Reações
22.903
Pontos
1.214
Vou rir demais da Nintendo, quando pipocar jogos de Wii U e Switch (principalmente) rodando sem emulação no PC. :coolface
Sobre isso, descobri 2 projetos.

Ambos estão sem atualizações há 6~7 meses no github, mas o fato de ter iniciado já é alguma coisa...

Ultima Edição:

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Vou rir demais do Dino, quando pipocar jogos de Wii U e Switch (principalmente) rodando sem emulação no PC. :coolface

Ambos estão sem atualizações há 6~8 meses no github, mas ter iniciado já é alguma coisa...

:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778
Vou rir demais da Nintendo, quando pipocar jogos de Wii U e Switch (principalmente) rodando sem emulação no PC. :coolface

Ambos estão sem atualizações há 6~7 meses no github, mas o fato de ter iniciado já é alguma coisa...

Isso será maravilhoso: sem processo, sem "cease and desist", sem chororô dos nintendólatras (não adianta chorar), enfim, liberdade.

Har 7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
648
Pontos
778

Legal, @Bahax, sempre com boas contribuições para a comunidade no que vi. :kjoinha

Coloquei os frameworks que conheço para enriquecermos o tópico na página inicial. Seguem:

Lista de Framework ou Toolset/Recompilation Engines

Outro bom contribuidor e antigo na cena que senti falta aqui no tópico e que vejo desde a época da SNKNF (sigla de outro ambiente atualmente off) é o @Snk-Combone . Onde será que ele está? Hehehehe.

Ultima Edição:

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
11.104
Pontos
703
Topo Fundo