O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Projeto de Home Theater/Som ambiente em Apartamento

GhostRC22

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
257
Pontos
498
Pessoal, tudo bem?

Estou comprando um AP e junto com a reforma geral que vou fazer queria incluir já um projeto de instalação de home theater na sala (com 5 saídas) e som ambiente na varanda, pensando até em já estender para o banheiro e quartos.

Alguém aqui já fez algo parecido e saberia me dar um padrão de custos?

Estou pensando em pegar uma loja especializada para evitar problemas.

Sei que o custo do receiver e das caixas é relativamente alto, mas gostaria de um bom custo benefício e, de preferência, com uma esturura de Dolby Atmos.

Abraços e obrigado pelas eventuais dicas
 

ReBirFh

Bam-bam-bam
Mensagens
194
Reações
278
Pontos
489
Nunca fiz um projeto propriamente dito, só tinha um quarto organizado para 5.1. Se você deixar de lado o misticismo dos audiófilos, é só passar cabo cristal paralelo com a bitola adequada à distância e impedâncias das caixas de som (existem diversas calculadores online e se você já tem a planta do AP, você mesmo pode calcular tranquilamente). O posicionamento das caixas, tv e sofá podem ser encontrados em diversos sites, inclusive no da própria Dolby.

5.1 acredito que não é Atmos mas posso estar enganado, nada impede no entanto que você já deixe os pontos das tomadas e conduítes no lugar.

Se você contratar uma empresa especializada, pode ter certeza que vão enfiar no seu rab* com força e sem dó.

Se você já sabe como vai ser a sua sala e onde a TV vai ficar, já pode verificar o posicionamento adequado das caixas e mandar passar os conduítes nas paredes e teto. Começa com um bom receiver e caixas estéreo, depois tu pensa nas expansões se sobrar grana. Nunca tive sistema top mas é quase uma unanimidade que um bom estéreo ou 2.1 é melhor do que um 5.1 meia boca.

Se o teto for rebaixado (forro de gesso) já é uma mão na roda pra passar os cabos para a varanda e outros cômodos.
 

GhostRC22

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
257
Pontos
498
Nunca fiz um projeto propriamente dito, só tinha um quarto organizado para 5.1. Se você deixar de lado o misticismo dos audiófilos, é só passar cabo cristal paralelo com a bitola adequada à distância e impedâncias das caixas de som (existem diversas calculadores online e se você já tem a planta do AP, você mesmo pode calcular tranquilamente). O posicionamento das caixas, tv e sofá podem ser encontrados em diversos sites, inclusive no da própria Dolby.

5.1 acredito que não é Atmos mas posso estar enganado, nada impede no entanto que você já deixe os pontos das tomadas e conduítes no lugar.

Se você contratar uma empresa especializada, pode ter certeza que vão enfiar no seu rab* com força e sem dó.

Se você já sabe como vai ser a sua sala e onde a TV vai ficar, já pode verificar o posicionamento adequado das caixas e mandar passar os conduítes nas paredes e teto. Começa com um bom receiver e caixas estéreo, depois tu pensa nas expansões se sobrar grana. Nunca tive sistema top mas é quase uma unanimidade que um bom estéreo ou 2.1 é melhor do que um 5.1 meia boca.

Se o teto for rebaixado (forro de gesso) já é uma mão na roda pra passar os cabos para a varanda e outros cômodos.

Muito obrigado pela resposta!

De fato, as dicas para montagem do sistema estão todas na internet, mas é um serviço relativamente complexo para quem não entende de áudio (eu, no caso) e que nunca mexeu com receivers e caixas de som.

Tentei dar uma olhada e aprender, mas realmente precisa ter noção do que está fazendo, para não correr o risco de instalar errado e ficar com um som meia boca em uma estrutura super cara.

De receiver estou vendo um da JBL e outro da ONKYO, ambos com suporte para Atmos já. As caixas provavelmente vão ser o kit da JBL. Só nessa brincadeira já vai uns 7k (pesquisando os preços por cima).

Imaginei que uma empresa especializada me cobraria uma mão de obra de uns 10% a 20% do custo dos equipamentos. Acha que não?

Obrigado!
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.181
Reações
172.316
Pontos
2.599
Quando conseguir me mudar terei que considerar o que fazer dependendo de como será a sala. Atualmente tenho paredes laterais as quais mandei passar conduítes que escondem os fios do subwoofer e das caixas surrounds por dentro da parede. Indo para um lugar com sala sem essas paredes considerarei fazer algo com gesso no teto mesmo e ver se rola de colocar andarelas da JBL.

Uma dúvida que tenho é sobre os tipos de fios que precisam ser passados. Atualmente uso uns normais que vieram com um HT antigo da LG que uso em caixas da Onkyo.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
não sei quanto a especificações e equipamentos pra indicar, o que posso dar dica é, pense sempre em uma futura manutenção, deixando tudo o máximo possível fácil de mexer caso precise um dia, digo em relação ao que ficar embutido em parede, teto e tal, afinal nada funciona para sempre!
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Quando conseguir me mudar terei que considerar o que fazer dependendo de como será a sala. Atualmente tenho paredes laterais as quais mandei passar conduítes que escondem os fios do subwoofer e das caixas surrounds por dentro da parede. Indo para um lugar com sala sem essas paredes considerarei fazer algo com gesso no teto mesmo e ver se rola de colocar andarelas da JBL.

Uma dúvida que tenho é sobre os tipos de fios que precisam ser passados. Atualmente uso uns normais que vieram com um HT antigo da LG que uso em caixas da Onkyo.
ja viu rodape que permite passar fio dentro dele? tipo isso:

90556494_1253294164875777_4675267309823066112_o-1080x600.jpg
 


Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
7.066
Pontos
734
Sistema 5.1 classico são 2 frontais laterais, 1 frontal central, 2 laterais (ou traseiras) + o subwoofer
Pro atmos, o melhor é colocar 2 no teto apontadas para baixo no ponto central da sala.
Nesse caso, vc ja precisaria de um receiver 5.1.2.
O que vc quer de som ambiente na varanda, pode ser conseguido com um receiver melhor, pra fazer zona 2, que apesar de uma função que todos tem, as vezes acabam por compartilhar canal. Ex: pra usar a zona 2, ter que desativar as caixas do atmos, pois a saída é a mesma.
Outra opção seria pegar um sistema separado pra isso, a depender do tamanho do ambiente e sua exigência, até uma daquelas caixas jbl pode ser uma boa
 

Nedaum

Bam-bam-bam
Mensagens
1.460
Reações
2.086
Pontos
353
Pessoal, tudo bem?

Estou comprando um AP e junto com a reforma geral que vou fazer queria incluir já um projeto de instalação de home theater na sala (com 5 saídas) e som ambiente na varanda, pensando até em já estender para o banheiro e quartos.

Alguém aqui já fez algo parecido e saberia me dar um padrão de custos?

Estou pensando em pegar uma loja especializada para evitar problemas.

Sei que o custo do receiver e das caixas é relativamente alto, mas gostaria de um bom custo benefício e, de preferência, com uma esturura de Dolby Atmos.

Abraços e obrigado pelas eventuais dicas

Montei o meu HT há 2 anos. 5.1. na sala, estéreo na varanda em Zona 2 (pode-se ouvir algo na sala, como videogame, e outra coisa na sacada, como Spotify, ou tocar a mesma coisa em todas as caixas).

Dolby Atmos só tem a partir de 5.1.2, então se você fizer questão vai precisar colocar mais duas caixas na sala.

Meu setup:

Receiver Denon da série AVR-S9. Foi a única coisa que trouxe de fora.

As caixas são da brasileira AAT, excelente custo-benefício. Usei LR-100 nas frontais, surround e varanda. E LCR-100 na central. Todas são de embutir no teto, o que me livrou daquele inferno de cabos. A LCR é angulada, importante para dar a sensação de que o som dos diálogos vem da TV, não de cima.

Subwoofer também da AAT, de 10 polegadas.

Contando com a mão-de-obra da empresa que fez a instalação, cabos,etc., saiu tudo por quase 10 mil.

Não faço ideia do preço que seria hoje.

Se quiser recomendação da empresa que montou o meu (e que vendeu as caixas, já que a AAT não vende direto para o consumidor), me avisa.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.335
Reações
26.635
Pontos
1.359
O Meu Setup é um Onkyo TX NR 686 5.1.2 com caixas bose e jbl no teto, ou seja com o Atmos

Sinceramente eu hoje não usaria a Zona 2 na minha varanda, não acho tão prático, acho mais prático usar um google home ou um alexia, ter que ligar o home pra usar a musica, muito mais prático falar, Ok google tocar musica, já pensei em colocar a zona 2, mas eu comecei é a colocar google homes e muito mais fácil pra som ambiente
 
Topo Fundo