Isso é relativo cara. Em FFX a contagem somente era alta quando tinhamos apenas 2 personagens na tela. Haviam varios modelos com diferentes contagem poligonal para cada personagem. O problema é que em algumas cenas ficavam bastante mal feitos e com baixissima contagem poligonal (quando tinhamos todos os personagens juntos. E também haviam mudanças subtas de detalhamento nas cenas, num momento o personagem era super detalhado no outro ficava bastante mal feito.
Em FFXII os personagen tem uma contagem poligonal muito mais constante e melhor resolvida. E nas cenas vc não percebe queda no detalhamento deles. Quando temos muitos personagem na tela eles nao ficam mal feitos como em FFX. FFX não foi o jogo que atingiu o top em graficos no PS2, tem muitos jogos bem mais impressionantes graficamente. FFXII também nem é o jogo que podemos dizer ser o top em graficos.
Os jogos que acredito terem atingido realmente o limite foram Sillent Hill 3, MGS3, Resident Evil 4, God of War e Shadow of the Colossus. FFX ta bem abaixo desses jogos em termos graficos.
Sobre contagem poligonal, tivemos outros jogos com contagem maior que FFX. Como a série JAK, Sillent Hill e etc. Como disse FFX tem alta contagem poligonal apenas nos personagem e em situações bem limitadas. Se contarmos a contagem poligonal total da cena, resolução das texturas e quantidades de efeitos [e facil perceber que FFX é um jogo bem abaixo dos jogos de gerações a frente.