Assim como o consórcio HDMI que fica segurando as coisas para ativar apenas no HDMI 2.1 (visto que por cláusula contratual as fabricantes de TV pagariam multa caso incluissem DisplayPort nas TVs, é só ver o quanto esse
Monitor da ASUS de 43 polegadas, é caro mesmo não tendo o chip da NVIDIA), a Sony está esperando o ajuste fino das próprias TVs da marca ficarem prontas para ai sim liberar o update. Pois como sabemos, desde o PS4 Slim (equivalente ao Xbox One S) poderia ter FreeSync em ambos os Consoles, mas não quiseram porque acham "irrelevante" mas enfim.
Ignorando a historinha que contei acima, vamos aos finalmentes...
Um dos grandes problemas dos Consoles, inclusive encontrado atualmente no Xbox Series S|X é que alguns jogos só rodam em 60Hz. Se você reparar alguns jogos do PC também tem esse problema, mas é muito mais fácil de contornar.
O certo era que esses Consoles, quando detectassem um monitor compatível com o FreeSync, automaticamente configurar o perfil global da GPU para executar todos os jogos em 120Hz pelo motivo da diminuição do Input Lag e da disponibilidade do LFC do FreeSync, mas não é isso que acontece e por isso mesmo com o Console e TV sendo compatíveis, o pessoal da pasta Consoles ainda sim enfrentará problemas de estabilidade nos Jogos, mas não vale a pena explicar isso lá.
No seu caso, ligando atualmente o monitor no
PS5 o Console automaticamente ficará em 60Hz, ai você vai perceber um certo atraso nos comandos pois já está acostumado com 144Hz + FreeSync.
Por exemplo, os jogos da From Software vão continuar rodando melhores no PC, mesmo que você queira rodar no mesmo framerate dos Consoles antigos, pois no Xbox Series por exemplo o Sekiro Shadows Die Twice, só deixa ativar ou os 120Hz ou o FreeSync, esse tipo de coisa parece inofensivo em um primeiro momento, mas é o que separa o joio do trigo em termos de fluidez e input lag.
Bloodborne é outro exemplo que provavelmente virá travado em 60Hz no
PS5 e mesmo quando liberarem o VRR talvez terá uma experiência inferior ao PC devido a ausência do LFC e Input Lag mais alto.