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Tópico oficial [PS5] Returnal, shooter com elementos rogue-like no espaço

ArthurMorgan2x

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Esperava um jogo pior que qualquer souls like pelo que a galera tanto reclama.

O meu jogo chegou ontem. Em 3h eu morri 5x e só morri a 6x na segunda barra de vida do segundo boss. Sendo que cheguei no boss do segundo bioma logo de primeira e ainda revivi pra ir direto nele depois.

Cadê a dificuldade que a galera tanto fala?
O único boss que eu morri foi o primeiro, o resto eu passei de primeira. Acho que o pessoal nao ta habituado com roguelike e nao farma direito etc, dai acaba ficando dificil
 

mj_imperial

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Caraca, peguei o jogo no domingo, joguei algumas horas até então e meus amigos, achei beeeem difícil. Tô achando mais difícil que os Souls. Matei o primeiro e segundo Boss, fui para o terceiro Bioma mas tô tomando uma sova enorme logo no começo.

Problema é que quando chego no bioma 3, ainda tô com a arma inicial, alguma dica pessoal? Sinceramente esse é o primeiro game q realmente estou em dúvidas se terei a paciência necessária pra terminar! Bem difícil mesmo
 

fgameiro

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Problema é que quando chego no bioma 3, ainda tô com a arma inicial, alguma dica pessoal?
Como assim, arma inicial? A pistola? Vc consegue armas melhores desde o comecinho do jogo, não? Se o problema for a arma mesmo, a melhor pra esse momento do jogo é a Carabina + disparo alternativo Enxame Perseguidor.
O bioma 3 é difícil mesmo, pra mim foi o mais difícil do jogo. Se vc perseverar e conseguir passar, provavelmente vc vai até o final.

Dá uma lida no tópico, tem bastante dicas postadas pelo pessoal nas páginas anteriores.
 

ludex

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Muito louco isso de cada um ter uma experiencia diferente com o jogo no sentido da dificuldade.

Vi gente falando que nao conseguia zerar nenhuma vez, mas que quando jogou Nioh 2, conseguiu platinar. Meio que inacreditável isso pra mim, Nioh 2 deve ter sido o jogo mais difícil que joguei na vida.

Talvez uma dica seja de arriscar os itens do 1o e 2o mapa que podem dar a zoada em vc, pq sao mundos mais fáceis pra passar. Também pegaria a maioria dos parasitas pq é praticamente certo que vc vai encontrar a sala pra remover eles no mapa. Só com isso tudo, já dá pra comprar um monte de upgrades na "lojinha" do meio das fases.
 


mj_imperial

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Como assim, arma inicial? A pistola? Vc consegue armas melhores desde o comecinho do jogo, não? Se o problema for a arma mesmo, a melhor pra esse momento do jogo é a Carabina + disparo alternativo Enxame Perseguidor.
O bioma 3 é difícil mesmo, pra mim foi o mais difícil do jogo. Se vc perseverar e conseguir passar, provavelmente vc vai até o final.

Dá uma lida no tópico, tem bastante dicas postadas pelo pessoal nas páginas anteriores.

Digo quando eu morro no bioma 3 volto pro início… aí pego os atalhos pra chegar no bioma 3 de volta mas assim que chego lá tô com a minha pistolinha


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mj_imperial

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Como assim, arma inicial? A pistola? Vc consegue armas melhores desde o comecinho do jogo, não? Se o problema for a arma mesmo, a melhor pra esse momento do jogo é a Carabina + disparo alternativo Enxame Perseguidor.
O bioma 3 é difícil mesmo, pra mim foi o mais difícil do jogo. Se vc perseverar e conseguir passar, provavelmente vc vai até o final.

Dá uma lida no tópico, tem bastante dicas postadas pelo pessoal nas páginas anteriores.

É que eu cheguei no bioma 3 apenas 3 vezes… a primeira foi logo q matei o Boss 2, aí morri logo no início, e as outras 2 vezes eu cheguei no bioma 3 com a pistolinha inicial pois peguei os atalhos… e acabei morrendo antes de achar algum baú com arma compatível com o level do bioma…

Não achei nenhum baú logo no início…


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mj_imperial

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Muito louco isso de cada um ter uma experiencia diferente com o jogo no sentido da dificuldade.

Vi gente falando que nao conseguia zerar nenhuma vez, mas que quando jogou Nioh 2, conseguiu platinar. Meio que inacreditável isso pra mim, Nioh 2 deve ter sido o jogo mais difícil que joguei na vida.

Talvez uma dica seja de arriscar os itens do 1o e 2o mapa que podem dar a zoada em vc, pq sao mundos mais fáceis pra passar. Também pegaria a maioria dos parasitas pq é praticamente certo que vc vai encontrar a sala pra remover eles no mapa. Só com isso tudo, já dá pra comprar um monte de upgrades na "lojinha" do meio das fases.

Bom, somente pra ilustrar e reforçar o que você disse, eu platinei o Demons Souls duas vezes no PS3, Platinei o Dark Souls 1, 2 e 3, bloodborne, Sekiro e Nioh 1 e 2… platinei o Demons Remake tb… e tô tomando uma sova monstra no Returnal…


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fgameiro

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É que eu cheguei no bioma 3 apenas 3 vezes… a primeira foi logo q matei o Boss 2, aí morri logo no início, e as outras 2 vezes eu cheguei no bioma 3 com a pistolinha inicial pois peguei os atalhos… e acabei morrendo antes de achar algum baú com arma compatível com o level do bioma…

Não achei nenhum baú logo no início…


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Entendi, mas aí vc tá sofrendo a toa hahahhaa. Quando começar uma run, uma boa dica é dar uma farmada nos biomas 1 e 2... pega vida, troca de arma e vai mais preparado pros biomas seguintes. Não precisa refazer o bioma 1 e 2 todo, só algumas salas, o suficiente pra vc ir menos "cru".
 

Yoshisboy

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Alguém entendeu a história desse jogo? KKKKKK

fiz o final secreto depois de pegar as chaves do carro e fiquei ainda mais confuso

ps: Só faltou os colecionáveis pra platinar essa lindeza
 

Waters_PF

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Caraca, peguei o jogo no domingo, joguei algumas horas até então e meus amigos, achei beeeem difícil. Tô achando mais difícil que os Souls. Matei o primeiro e segundo Boss, fui para o terceiro Bioma mas tô tomando uma sova enorme logo no começo.

Problema é que quando chego no bioma 3, ainda tô com a arma inicial, alguma dica pessoal? Sinceramente esse é o primeiro game q realmente estou em dúvidas se terei a paciência necessária pra terminar! Bem difícil mesmo

Cara... Você sabe que tem os portais no bioma 1 e 2 pro bioma 3 certo?

Então você pode dar uma explorada rápida pra pegar alguma arma depois você corre pro 3

Outra coisa importante é fazer os kills com as armas para liberar os traits delas. Esses upgrade são permanentes

Não me lembro se aparecem antes do 3 mas a arma elétrica é boa, hollowseeker também e a carabina. Lanca foguetes é bom no chefe mas a versão que deve ter é de apenas 3 tiros antes do reload então tenha cuidado
 

ludex

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Alguém entendeu a história desse jogo? KKKKKK

fiz o final secreto depois de pegar as chaves do carro e fiquei ainda mais confuso

ps: Só faltou os colecionáveis pra platinar essa lindeza

Cada um tem uma interpretaçao diferente, já vi coisas como:

Quem tava no carro dirigindo nao era sua personagem, mas sim a mae dela. Outras pessoas dizendo que nao, que tá ligado com algum trauma do pai que fez vc ficar imaginando coisas e que todo mundo mostrado é voce.

Uma referencia que vi usarem e faz sentido é que pegam nomes da mitologia grega, incluindo os chefes, e que a partir daí dá pra vc tirar mais conclusoes

O meu objetivo era conseguir todos os scout logs e ciphers no jogo pra tentar ler tudo em ordem e tal. Mas já vi que vai ser uma tarefa impossível (teria que platinar pra isso), é totalmente baseado na sorte pra conseguir algum novo no meio da run, entao desencanei.
 

Waters_PF

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Cada um tem uma interpretaçao diferente, já vi coisas como:

Quem tava no carro dirigindo nao era sua personagem, mas sim a mae dela. Outras pessoas dizendo que nao, que tá ligado com algum trauma do pai que fez vc ficar imaginando coisas e que todo mundo mostrado é voce.

Uma referencia que vi usarem e faz sentido é que pegam nomes da mitologia grega, incluindo os chefes, e que a partir daí dá pra vc tirar mais conclusoes

O meu objetivo era conseguir todos os scout logs e ciphers no jogo pra tentar ler tudo em ordem e tal. Mas já vi que vai ser uma tarefa impossível (teria que platinar pra isso), é totalmente baseado na sorte pra conseguir algum novo no meio da run, entao desencanei.

Eu soube que melhorou o spawn... Em um dos patches
 

ludex

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Eu soube que melhorou o spawn... Em um dos patches

Ouvi falar disso tb, eu peguei o jogo recentemente, acredito que depois que saiu o ultimo patch pq nao vi atualizar mais. E mesmo assim, tinha run minha fazendo todo o ato 1 e 2, e eu conseguia só 1 scout log ou 1 cipher. Dá nao, sao muitas horas jogadas pra pouca coisa.

Eu nao fiquei entediado pq o gameplay continua uma maravilha e ao menos dá pra brincar de dar upgrade nas skills das armas. Mas é pouco, nao quero criar raiva do jogo só por conta disso
 

Majima-San

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Com setembro, como em todo ano, começa a temporada de premiações. Esse tem como juri Game Developers e Game Designers.






The nominees for the Develop:Star Awards 2021 are:

Best Visual Art

Before I Forget - 3-Fold Games
Little Orpheus - The Chinese Room, Sumo Digital
Munduan - Hidden Fields, MWM Interactive
Returnal – Housemarque, Sony Interactive Entertainment
South of the Circle - State of Play
The Last Campfire - Hello Games


Best Narrative

Little Orpheus - The Chinese Room, Sumo Digital
Orwell's Animal Farm - Nerial, The Dairymen
Returnal – Housemarque, Sony Interactive Entertainment
Röki - Polygon Treehouse, United Label
South of the Circle - State of Play
The Dark Pictures Anthology: Little Hope - Supermassive Games, Bandai Namco


Best Game Design

Fall Guys: Ultimate Knockout – Mediatonic, Epic Games
Lost Words: Beyond the Page - Sketchbook Games, Modus Games
Magic: The Gathering Arena (Mobile) - Wizards of the Coast
Returnal - Housemarque, Sony Interactive Entertainment
Sackboy: A Big Adventure - Sumo Sheffield, Sony Interactive Entertainment
Weaving Tides - Follow the Feathers, Crytivo


Best Audio

A Total War Saga: Troy - Creative Assembly, SEGA
DIRT 5 - Codemasters
Little Orpheus - The Chinese Room, Sumo Digital
Marvel's Spider-Man: Miles Morales - Insomniac Games, Sony Interactive Entertainment
Returnal - Housemarque, Sony Interactive Entertainment
Sackboy: A Big Adventure - Sumo Sheffield, Sony Interactive Entertainment


Best Original IP

Alba: A Wildlife Adventure- ustwo games
Fall Guys: Ultimate Knockout - Mediatonic, Epic Games
Little Orpheus - The Chinese Room, Sumo Digital
PowerWash Simulator – Futurlab, Square Enix
Returnal – Housemarque, Sony Interactive Entertainment
Rogue Company - First Watch, Hi-Rez Studios


Best Innovation

Before I Forget - 3-Fold Games
Hardspace: Shipbreaker - Blackbird Interactive, Focus Home Interactive
Lost Words: Beyond the Page - Sketchbook Games, Modus Games
South of the Circle - State of Play
The Oeuvre - 89o
Watch Dogs: Legion - Ubisoft


Diversity Star

Anisa Sanusi - Limit Break
Cinzia Musio - Splash Damage
Dan Bernado - Playtra
Rebecca Sampson - Hangar 13
Robin Gray - Gayming Mag
Tentacle Zone Incubator - Payload Studios


Best QA & Localisation

Keywords Studios
Localsoft
Player Research
PTW
Testronic
Universally Speaking


Best Creative Provider

Atomhawk
Keywords Studios
Liquid Crimson
Pitstop Productions
PlayStation Studios Creative Arts
SIDE UK


Best Technology Provider

GameMaker Studio 2
Genba Digital
Keywords Studio
Unity
Unreal Engine
Utopia Analytics


Tomorrow’s Star

Dominic Shaw - Ukie
Joshua Brown - Futurlab
Julia Kenny - SEGA
Julian Mair-MacFarlane - Mediatonic
Melissa Chaplin - Robot Teddy
Reema Ishaque - Splash Damage


Recruitment Star

Aardvark Swift
Amiqus Recruitment
Datascope Recruitment
OPMjobs
Skillsearch Limited
Sumo Group


Publishing Star

Curve Digital
Kwalee
No More Robots
Team17
Wales Interactive
Wired Productions


Best Mobile Game

A Monster's Expedition - Draknek & Friends
Alba: A Wildlife Adventure - ustwo games
Little Orpheus - The Chinese Room. Sumo Digital
Magic: The Gathering Arena (Mobile) - Wizards of the Coast
Orwell's Animal Farm - Nerial, The Dairymen
South of the Circle - State of Play


Game of the Year

Fall Guys: Ultimate Knockout – Mediatonic, Epic Games
Marvel's Spider-Man: Miles Morales - Insomniac Games, Sony Interactive Entertainment
Returnal – Housemarque, Sony Interactive Entertainment
Sackboy: A Big Adventure - Sumo Sheffield, Sony Interactive Entertainment
The Dark Pictures Anthology: Little Hope -
Supermassive Games, Bandai Namco
The Last Campfire - Hello Games


Best Micro Studio

Denki
Hidden Fields
inkle
Perchang
Polygon Treehouse


Best Studio

Creative Assembly
FuturLab
Housemarque
Mediatonic
nDreams
Sumo Digital
ustwo games


The winners will be selected by industry vote, open to anyone who has attended Develop:Brighton since 2017 or who’s registered for a 2021 conference pass. If that’s you, then you will receive an email from us with a direct link to the voting form. Winners will be announced during the Develop:Star Awards ceremony on the evening of 27 October.


Os indicados são jogos dos últimos 12 meses, ou seja, lançamento entre agosto de 2020 e agosto de 2021.
 

Miaudito

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Alguém entendeu a história desse jogo? KKKKKK

fiz o final secreto depois de pegar as chaves do carro e fiquei ainda mais confuso

ps: Só faltou os colecionáveis pra platinar essa lindeza
O final desse jogo é bem complicado de entender.

Na minha primeira zerada, achei que tudo aquilo era paranoia/fantasia de Selene, por ter perdido o filho no acidente de carro, inclusive tem documentos que mostram que ela estava fazendo algum tratamento, porém, na busca pela platina, onde tive que zerar novamente, aproveitei para reler os documentos e rever as cutscenes da casa.

Tudo aquilo realmente aconteceu. Selene é uma patrulheira galatica que acaba caindo naquele planeta. Ao final do bioma 3, ela realmente é resgatada e volta à terra, vivendo uma vida normal. Aparece ela visitando o local do acidente (ponte), entre outras coisas. Mostra tb ela com mãos jovens tocando piano, e logo depois, aparece mãos envelhecidas tocando, ou seja, passaram-se vários anos. Logo após, aparece a cena de um velorio e na lápide, está o nome de Selene, ou seja, ela viveu, envelheceu e morreu de causas naturais. Mas quando ela morre de velhice, ela reinicia o ciclo e volta lá para o planeta. Ao iniciar o bioma 4. ela comenta que fugir dali não foi o suficiente para quebrar o ciclo e precisa se aprofundar mais em Atropos.

Perceba que o bioma 4 é o bioma 1, após vários anos. O 5 é o 2.

Outro detalhe é que a mulher que está dirigindo e sofre o acidente não é Selene, mas a mãe dela. Selene possui heterocromia (um olho de cada cor) e a mulher possui os dois olhos da mesma cor (o jogo faz questao de dar um zoom nos olhos no momento do acidente). A criança no banco de tras é que é Selene.

Nos documentos do jogo, Selene fala que a mae dela ficava mostrando fotos dos trajes que ela usaria se nao fosse pelo acidente. Selene tb fala que decidiu seguir os passos da mae (virar astronauta) para deixar a mae orgulhosa, mas ainda assim, ela fica totalmente indiferente (a mae de Selene a culpa pelo acidente).

Numa das cenas da casa (acho que a 4), Selene senta no sofa e fica vendo tv. No noticiário está passando justamente o acidente e as causas misteriosas. Falam tb que a motorista sofreu danos graves à coluna (mae de Selene virou cadeirante) e a crianca, milagrosamente, não sofreu nem arranhes.

Quando fazemos o final verdadeiro, Selene descobre que a entidade que a está prendendo no loop é a mesma que estava no fundo do lago na terra e que causou/a salvou do acidente. E isso tudo tem alguma relação com a culpa que Selene sente pelo acidente, tanto que é aparece um alien numa cadeira de rodas e Selene se liberta, dizendo que nada daquilo foi culpa dela e que já chega disso.

Tem outros detalhes que não lembro mais. Mas para entender tudo, vc precisa fazer o final verdadeiro e após isto, rever as cenas da casa e reler todos os documentos.
 

mj_imperial

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Terminei o game! Meus amigos, não sei se é a idade mas achei a dificuldade acima das minhas expectativas hoje em dia… Muitas vezes eu me pegava morrendo de vontade de jogar, aí ligava o play, fazia uma Run perfeita de mais de 1 hora pra morrer e voltar lá da PQP hahaha…

Fui até o final por questões de honra mas passei muito nervoso… e acho q dificuldade é uma coisa bem relativa mesmo… vou explicar pq: todo mundo diz q o Bioma 6 é fácil mas achei ele talvez o mais difícil… o Boss eu matei de primeira mas pra chegar nele morri umas 3 ou 4 vezes pro malformado…

Já o último desafio do Bioma 5 que nego passa mal eu passei de boa, de primeira…

Sofri demais também no Bioma 3… foi tenso…

Terminei o game entre 30 e 35 horas, achei a jogabilidade espetacular, é um jogo extremamente viciante mas frustrante na mesma proporção.

Pra mim, que sou um cara casado, faço MBA de sábado, trabalho pra caramba e tenho pouco tempo pra jogar, é o tipo de jogo q sinceramente não pego mais… Mas reforço, é muito viciante!

Tô pensando se vou atrás da platina, confesso q não sei se vou tentar… o q eu queria mesmo era terminar o jogo e sentir que ainda sou capaz de encarar um desafio alto no play… mas, tirando os jogos da From que sou fã incondicional, creio q jogos desse perfil a partir de agora vou deixar passar…

Aquela paciência antiga parece q não existe mais.
Enfim, foi uma ótima experiência, terminei o game mas certamente foi um divisor de águas pra mim q me fez refletir de verdade se quero ou não passar o pouco tempo q tenho livre me divertindo ou passando raiva…

Acho que returnal me fez perceber que pelo menos para os games, com meus 39 anos finalmente virei tiozão


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Terminei o game! Meus amigos, não sei se é a idade mas achei a dificuldade acima das minhas expectativas hoje em dia… Muitas vezes eu me pegava morrendo de vontade de jogar, aí ligava o play, fazia uma Run perfeita de mais de 1 hora pra morrer e voltar lá da PQP hahaha…

Fui até o final por questões de honra mas passei muito nervoso… e acho q dificuldade é uma coisa bem relativa mesmo… vou explicar pq: todo mundo diz q o Bioma 6 é fácil mas achei ele talvez o mais difícil… o Boss eu matei de primeira mas pra chegar nele morri umas 3 ou 4 vezes pro malformado…

Já o último desafio do Bioma 5 que nego passa mal eu passei de boa, de primeira…

Sofri demais também no Bioma 3… foi tenso…

Terminei o game entre 30 e 35 horas, achei a jogabilidade espetacular, é um jogo extremamente viciante mas frustrante na mesma proporção.

Pra mim, que sou um cara casado, faço MBA de sábado, trabalho pra caramba e tenho pouco tempo pra jogar, é o tipo de jogo q sinceramente não pego mais… Mas reforço, é muito viciante!

Tô pensando se vou atrás da platina, confesso q não sei se vou tentar… o q eu queria mesmo era terminar o jogo e sentir que ainda sou capaz de encarar um desafio alto no play… mas, tirando os jogos da From que sou fã incondicional, creio q jogos desse perfil a partir de agora vou deixar passar…

Aquela paciência antiga parece q não existe mais.
Enfim, foi uma ótima experiência, terminei o game mas certamente foi um divisor de águas pra mim q me fez refletir de verdade se quero ou não passar o pouco tempo q tenho livre me divertindo ou passando raiva…

Acho que returnal me fez perceber que pelo menos para os games, com meus 39 anos finalmente virei tiozão


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Bioma 6 o segredo é que não precisa lutar tudo pode correr kkk

Tem vezes que é melhor

Mas o que torna os biomas mais fáceis são as armas. A elétrica torna o 6 muito fácil bem como a hollowseeker com os traits de portal beam e turret (sério não subestimem os traits das armas!)

Platina se você já zerou é mais tranquilo pois se morrer não é tão problemático. Soube que facilitaram o spawn dos coletáveis, que é o que demanda tempo

Uma pena que não fizeram um sistema de save no jogo acho que prejudicou muito
 

mj_imperial

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Bioma 6 o segredo é que não precisa lutar tudo pode correr kkk

Tem vezes que é melhor

Mas o que torna os biomas mais fáceis são as armas. A elétrica torna o 6 muito fácil bem como a hollowseeker com os traits de portal beam e turret (sério não subestimem os traits das armas!)

Platina se você já zerou é mais tranquilo pois se morrer não é tão problemático. Soube que facilitaram o spawn dos coletáveis, que é o que demanda tempo

Uma pena que não fizeram um sistema de save no jogo acho que prejudicou muito

Pois é, cogitei ir atrás da platina justamente por isso. Aquela carga inicial/peso/responsa já passou pois consegui terminar o jogo.

Tem gente q fala q pra zerar de verdade tem q fazer o ato 3 mas eu não concordo com isso, pois vc não enfrenta nenhum chefe novo nem fases novas, só tem que fazer uma run Extra… Ok, vc vê um final diferente mas na prática, é como se fosse um new game+…

Vamos ver! Com certeza vou jogar ele mais um pouco mesmo tendo zerado… vou tentar pegar o primeiro fragmento do sol no ato 1


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patolino

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Pois é, cogitei ir atrás da platina justamente por isso. Aquela carga inicial/peso/responsa já passou pois consegui terminar o jogo.

Tem gente q fala q pra zerar de verdade tem q fazer o ato 3 mas eu não concordo com isso, pois vc não enfrenta nenhum chefe novo nem fases novas, só tem que fazer uma run Extra… Ok, vc vê um final diferente mas na prática, é como se fosse um new game+…

Vamos ver! Com certeza vou jogar ele mais um pouco mesmo tendo zerado… vou tentar pegar o primeiro fragmento do sol no ato 1


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Na verdade, o final verdadeiro somente jogando duas vezes.

É muito mais fácil que a primeira vez, nem compara.

A ponte da fase três já está lá e não precisa fazer os desafios da 5ª.
 

LANTIS!

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Terminei o game! Meus amigos, não sei se é a idade mas achei a dificuldade acima das minhas expectativas hoje em dia… Muitas vezes eu me pegava morrendo de vontade de jogar, aí ligava o play, fazia uma Run perfeita de mais de 1 hora pra morrer e voltar lá da PQP hahaha…

Fui até o final por questões de honra mas passei muito nervoso… e acho q dificuldade é uma coisa bem relativa mesmo… vou explicar pq: todo mundo diz q o Bioma 6 é fácil mas achei ele talvez o mais difícil… o Boss eu matei de primeira mas pra chegar nele morri umas 3 ou 4 vezes pro malformado…

Já o último desafio do Bioma 5 que nego passa mal eu passei de boa, de primeira…

Sofri demais também no Bioma 3… foi tenso…

Terminei o game entre 30 e 35 horas, achei a jogabilidade espetacular, é um jogo extremamente viciante mas frustrante na mesma proporção.

Pra mim, que sou um cara casado, faço MBA de sábado, trabalho pra caramba e tenho pouco tempo pra jogar, é o tipo de jogo q sinceramente não pego mais… Mas reforço, é muito viciante!

Tô pensando se vou atrás da platina, confesso q não sei se vou tentar… o q eu queria mesmo era terminar o jogo e sentir que ainda sou capaz de encarar um desafio alto no play… mas, tirando os jogos da From que sou fã incondicional, creio q jogos desse perfil a partir de agora vou deixar passar…

Aquela paciência antiga parece q não existe mais.
Enfim, foi uma ótima experiência, terminei o game mas certamente foi um divisor de águas pra mim q me fez refletir de verdade se quero ou não passar o pouco tempo q tenho livre me divertindo ou passando raiva…

Acho que returnal me fez perceber que pelo menos para os games, com meus 39 anos finalmente virei tiozão


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Comprei esse jogo ontem via OLX.
Aliás fiquei impressionado com a quantidade de anúncios dele.
Talvez a galera esteja mesmo se frustrando.

Lendo seu relato fiquei até um pouco com receio, pois a última vez que senti muita raiva jogando, foi com Sekiro.
Eu platinei essa desgraça, mas confesso que foi muito mais pelo ódio do que pela diversão.
E não estou afim de passar por isso de novo.

Talvez eu deixe Returnal no backlog até sair um patch "modo easy".
 

mj_imperial

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Comprei esse jogo ontem via OLX.
Aliás fiquei impressionado com a quantidade de anúncios dele.
Talvez a galera esteja mesmo se frustrando.

Lendo seu relato fiquei até um pouco com receio, pois a última vez que senti muita raiva jogando, foi com Sekiro.
Eu platinei essa desgraça, mas confesso que foi muito mais pelo ódio do que pela diversão.
E não estou afim de passar por isso de novo.

Talvez eu deixe Returnal no backlog até sair um patch "modo easy".

Hahahahhaha! Não cara, da pra jogar de boa… assim como vc eu também platinei o Sekiro mas o “problema” de Returnal é a característica dele… Eu adorei o jogo mas ao mesmo tempo pude perceber q apesar de curtir uns jogos mais desafiadores, o gênero roguelike não é muito pra mim justamente por não ter muito tempo pra jogar e ser frustrante vc morrer e voltar lá da PQP…

Mas que da pra jogar da sim, não é algo impossível… eu mesmo terminei o jogo, agora já reiniciei do primeiro bioma e acabei de fazer uma run de quase 2 horas explorando tudo, e fui do bioma 1 ao 3 sem morrer… inclusive matei o nêmesis assim q cheguei nele sem morrer… já peguei os 3 primeiros itens solares no “new game+” e tô cogitando ir atrás da platina…

Então, no fim do dia é um jogo q da pra evoluir sim, a questão chave aqui é: será q vc vai conseguir controlar sua frustração pq vc definitivamente vai morrer e MUITO e vai voltar desde o começo muitas vezes.

Será q vc vai ter paciência pra passar por toda essa curva de aprendizado do game? Eu acho q é isso q separa quem terminou o game de quem não conseguiu passar nem do primeiro ou segundo bioma…

Agora q já tô jogando, já terminei e senti uma evolução, tá mais tranquilo, porém, o que eu quis dizer é q se amanhã por exemplo sair um returnal 2, eu não sei se pegaria… é contraditório pois tô viciado no game rsss mas não sei se tô disposto a me dedicar tanto quanto eu tive q me dedicar nele novamente…

Acho q o máximo de dificuldade q hoje pra mim tá dentro de uma zona de conforto é algo similar a um Dark souls 3 por exemplo… passou disso já tô achando q não é mais pra mim…

O Sekiro por exemplo eu platinei por questão de honra pq fiz todos os troféus do game e ficou faltando somente aquele de ter todas as habilidades… cara, esse troféu me deu um ódio absurdo pois eu tive q ficar farmando pra conseguir uns 50 pontos de habilidades q tavam faltando…

Nessa hora, eu juro q me senti mal pois eu gastei várias horas livres q eu tinha para ficar matando e fazendo as mesmas coisas (farming) só por causa de um troféu…

Acho q no meu caso tudo se resume a aproveitar melhor o tempo q tenho disponível… Não tô dizendo q não vou mais platinar nada nem farmar pra ganhar um trofeuzinho, mas confesso q a reflexão sobre isso passou a ser algo mais constante pra mim


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Hahahahhaha! Não cara, da pra jogar de boa… assim como vc eu também platinei o Sekiro mas o “problema” de Returnal é a característica dele… Eu adorei o jogo mas ao mesmo tempo pude perceber q apesar de curtir uns jogos mais desafiadores, o gênero roguelike não é muito pra mim justamente por não ter muito tempo pra jogar e ser frustrante vc morrer e voltar lá da PQP…

Mas que da pra jogar da sim, não é algo impossível… eu mesmo terminei o jogo, agora já reiniciei do primeiro bioma e acabei de fazer uma run de quase 2 horas explorando tudo, e fui do bioma 1 ao 3 sem morrer… inclusive matei o nêmesis assim q cheguei nele sem morrer… já peguei os 3 primeiros itens solares no “new game+” e tô cogitando ir atrás da platina…

Então, no fim do dia é um jogo q da pra evoluir sim, a questão chave aqui é: será q vc vai conseguir controlar sua frustração pq vc definitivamente vai morrer e MUITO e vai voltar desde o começo muitas vezes.

Será q vc vai ter paciência pra passar por toda essa curva de aprendizado do game? Eu acho q é isso q separa quem terminou o game de quem não conseguiu passar nem do primeiro ou segundo bioma…

Agora q já tô jogando, já terminei e senti uma evolução, tá mais tranquilo, porém, o que eu quis dizer é q se amanhã por exemplo sair um returnal 2, eu não sei se pegaria… é contraditório pois tô viciado no game rsss mas não sei se tô disposto a me dedicar tanto quanto eu tive q me dedicar nele novamente…

Acho q o máximo de dificuldade q hoje pra mim tá dentro de uma zona de conforto é algo similar a um Dark souls 3 por exemplo… passou disso já tô achando q não é mais pra mim…

O Sekiro por exemplo eu platinei por questão de honra pq fiz todos os troféus do game e ficou faltando somente aquele de ter todas as habilidades… cara, esse troféu me deu um ódio absurdo pois eu tive q ficar farmando pra conseguir uns 50 pontos de habilidades q tavam faltando…

Nessa hora, eu juro q me senti mal pois eu gastei várias horas livres q eu tinha para ficar matando e fazendo as mesmas coisas (farming) só por causa de um troféu…

Acho q no meu caso tudo se resume a aproveitar melhor o tempo q tenho disponível… Não tô dizendo q não vou mais platinar nada nem farmar pra ganhar um trofeuzinho, mas confesso q a reflexão sobre isso passou a ser algo mais constante pra mim


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Entendi seu ponto!
Vou dar uma chance pro jogo.
Na verdade estou ansioso pra jogá-lo só esperando a Amazon entregar meu PS5 na próxima semana.
Valeu!
 

Yoshisboy

Ei mãe, 500 pontos!
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O final desse jogo é bem complicado de entender.

Na minha primeira zerada, achei que tudo aquilo era paranoia/fantasia de Selene, por ter perdido o filho no acidente de carro, inclusive tem documentos que mostram que ela estava fazendo algum tratamento, porém, na busca pela platina, onde tive que zerar novamente, aproveitei para reler os documentos e rever as cutscenes da casa.

Tudo aquilo realmente aconteceu. Selene é uma patrulheira galatica que acaba caindo naquele planeta. Ao final do bioma 3, ela realmente é resgatada e volta à terra, vivendo uma vida normal. Aparece ela visitando o local do acidente (ponte), entre outras coisas. Mostra tb ela com mãos jovens tocando piano, e logo depois, aparece mãos envelhecidas tocando, ou seja, passaram-se vários anos. Logo após, aparece a cena de um velorio e na lápide, está o nome de Selene, ou seja, ela viveu, envelheceu e morreu de causas naturais. Mas quando ela morre de velhice, ela reinicia o ciclo e volta lá para o planeta. Ao iniciar o bioma 4. ela comenta que fugir dali não foi o suficiente para quebrar o ciclo e precisa se aprofundar mais em Atropos.

Perceba que o bioma 4 é o bioma 1, após vários anos. O 5 é o 2.

Outro detalhe é que a mulher que está dirigindo e sofre o acidente não é Selene, mas a mãe dela. Selene possui heterocromia (um olho de cada cor) e a mulher possui os dois olhos da mesma cor (o jogo faz questao de dar um zoom nos olhos no momento do acidente). A criança no banco de tras é que é Selene.

Nos documentos do jogo, Selene fala que a mae dela ficava mostrando fotos dos trajes que ela usaria se nao fosse pelo acidente. Selene tb fala que decidiu seguir os passos da mae (virar astronauta) para deixar a mae orgulhosa, mas ainda assim, ela fica totalmente indiferente (a mae de Selene a culpa pelo acidente).

Numa das cenas da casa (acho que a 4), Selene senta no sofa e fica vendo tv. No noticiário está passando justamente o acidente e as causas misteriosas. Falam tb que a motorista sofreu danos graves à coluna (mae de Selene virou cadeirante) e a crianca, milagrosamente, não sofreu nem arranhes.

Quando fazemos o final verdadeiro, Selene descobre que a entidade que a está prendendo no loop é a mesma que estava no fundo do lago na terra e que causou/a salvou do acidente. E isso tudo tem alguma relação com a culpa que Selene sente pelo acidente, tanto que é aparece um alien numa cadeira de rodas e Selene se liberta, dizendo que nada daquilo foi culpa dela e que já chega disso.

Tem outros detalhes que não lembro mais. Mas para entender tudo, vc precisa fazer o final verdadeiro e após isto, rever as cenas da casa e reler todos os documentos.


A única parte que eu revi e acho que tá diferente é que na verdade houve 2 acidentes na mesma ponte: a da mãe que machucou a coluna(e selene sai ilesa) e a que é mostrada. Pq na segunda até mostra ela nadando pra superfície enquanto que a criança(que eu acho que é menino com o nome Helios- igual da nave) morre afogado, então não poderia ser a selene.

Então a linha do tempo seria: mãe astronauta sofre acidente e machuca a coluna com a filha, selene, ilesa. Anos depois a Selene passa na mesma ponte e quando o filho faz a tal pergunta ela lembra da mãe e causa o segundo acidente, perdendo o filho.

Em ambos ela fica com o trauma de se sentir culpada- lesão da coluna e morte do filho. Para se afastar do trauma(planeta) ela segue se tornando astronauta tbm. O interessante é que foi ela mesma(de um loop anterior) que atirou em helios(a nave) o que fez com que ela ficasse presa no planeta(ela não queria sair/voltar?).

Acho que ela ficou "presa" no planeta pq ela bloqueou esses traumas, até que ela lembra do suficiente e ela se livra e consegue sair(mas a qualquer momento que ela morresse ela voltaria pra sua "cópia" que ficou registrada no planeta).

Ao voltar pra terra ela viveu normalmente até a velhice, morreu e se deu conta do que estava ligada ao planeta ainda, mas era pq ainda não tinha entendido o seu primeiro trauma- o acidente com a sua mãe. Quando ela finalmente entende que a culpa não foi dela o que reiniciava os loops acabou.

O papel do astronauta, pra mim, parece mais a culpa que remete ao primeiro trauma-mãe, com a criança o astronauta podia ser a avó(pela interação), na ponte a lembrança do acidente da mãe


Foi o que entendi e faz sentido pra mim kkk
 

mj_imperial

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A única parte que eu revi e acho que tá diferente é que na verdade houve 2 acidentes na mesma ponte: a da mãe que machucou a coluna(e selene sai ilesa) e a que é mostrada. Pq na segunda até mostra ela nadando pra superfície enquanto que a criança(que eu acho que é menino com o nome Helios- igual da nave) morre afogado, então não poderia ser a selene.

Então a linha do tempo seria: mãe astronauta sofre acidente e machuca a coluna com a filha, selene, ilesa. Anos depois a Selene passa na mesma ponte e quando o filho faz a tal pergunta ela lembra da mãe e causa o segundo acidente, perdendo o filho.

Em ambos ela fica com o trauma de se sentir culpada- lesão da coluna e morte do filho. Para se afastar do trauma(planeta) ela segue se tornando astronauta tbm. O interessante é que foi ela mesma(de um loop anterior) que atirou em helios(a nave) o que fez com que ela ficasse presa no planeta(ela não queria sair/voltar?).

Acho que ela ficou "presa" no planeta pq ela bloqueou esses traumas, até que ela lembra do suficiente e ela se livra e consegue sair(mas a qualquer momento que ela morresse ela voltaria pra sua "cópia" que ficou registrada no planeta).

Ao voltar pra terra ela viveu normalmente até a velhice, morreu e se deu conta do que estava ligada ao planeta ainda, mas era pq ainda não tinha entendido o seu primeiro trauma- o acidente com a sua mãe. Quando ela finalmente entende que a culpa não foi dela o que reiniciava os loops acabou.

O papel do astronauta, pra mim, parece mais a culpa que remete ao primeiro trauma-mãe, com a criança o astronauta podia ser a avó(pela interação), na ponte a lembrança do acidente da mãe


Foi o que entendi e faz sentido pra mim kkk

Onde q vende esse aí q vc tá fumando? Kkkkk
Zoeira! O legal de finais assim é justamente isso, ver a interpretação da galera sobre um mesmo final!


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Waters_PF

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O Sekiro por exemplo eu platinei por questão de honra pq fiz todos os troféus do game e ficou faltando somente aquele de ter todas as habilidades… cara, esse troféu me deu um ódio absurdo pois eu tive q ficar farmando pra conseguir uns 50 pontos de habilidades q tavam faltando…

Eu não sei o que tinham na cabeça com esse troféu. Vai contra toda a lógica desses jogos e ainda é completamente desproporcional tem que ficar farmando um monte mesmo no ng+...
 

mj_imperial

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falaram que um update deixou o jogo mais Easy mas nem tanto

Atesto que o jogo não está nada easy kkkkkkkkkkk, talvez o q corrigiram foram alguns bugs, mas easy, longe disso! Marinheiros de primeira viagem tendem a sofrer absurdamente em Returnal


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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Jogo bem gostosinho. Eu comprei há alguns meses, mas não tinha jogado mais do que 10 minutos. Hoje eu decidi dar uma pausa do F1 2021 e começar "de verdade", e estou gostando do resultado. O jogo flui muito bem e tudo ocorre bem rápido, sem quedas de FPS perceptíveis. A ambientação é muito bem feita, e eu devo ter tomado uns 2 sustos naqueles tentáculos que aparecem do nada. Não é um jogo de terror, mas tem uma atmosfera que pode lembrar um "Alien" da vida.

Sobre a dificuldade, é difícil opinar, porque estou no início. Inclusive, o maior problema desse jogo, pelo que vi comentarem, é justamente a falta de save. Eu morri uma única vez no jogo, que creio ser "coisa do script", já que rolou até cutscene. Daí eu comecei o jogo de novo e já matei os dois primeiros boss de prima, e até agora o jogo foi bem tranquilo em relação a dificuldade. Mas como ainda estou no início e já vi comentarem que a coisa aperta no terceiro bioma, que inclusive estou com pouquíssimo HP, eu devo começar a morrer agora. O foda é que eu queria fazer uma pausa e voltar pro meu F1 2021, mas como não tem save, vou ter que me forçar a jogar até morrer. Espero que a luz não acabe e o jogo não trave, ferrando minhas horas de progresso.

Considerando os comentários aqui do tópico, algum update deve ter diminuído bastante a dificuldade.
 
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mj_imperial

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Jogo bem gostosinho. Eu comprei há alguns meses, mas não tinha jogado mais do que 10 minutos. Hoje eu decidi dar uma pausa do F1 2021 e começar "de verdade", e estou gostando do resultado. O jogo flui muito bem e tudo ocorre bem rápido, sem quedas de FPS perceptíveis. A ambientação é muito bem feita, e eu devo ter tomado uns 2 sustos naqueles tentáculos que aparecem do nada. Não é um jogo de terror, mas tem uma atmosfera que pode lembrar um "Alien" da vida.

Sobre a dificuldade, é difícil opinar, porque estou no início. Inclusive, o maior problema desse jogo, pelo que vi comentarem, é justamente a falta de save. Eu morri uma única vez no jogo, que creio ser "coisa do script", já que rolou até cutscene. Daí eu comecei o jogo de novo e já matei os dois primeiros boss de prima, e até agora o jogo foi bem tranquilo em relação a dificuldade. Mas como ainda estou no início e já vi comentarem que a coisa aperta no terceiro bioma, que inclusive estou com pouquíssimo HP, eu devo começar a morrer agora. O foda é que eu queria fazer uma pausa e voltar pro meu F1 2021, mas como não tem save, vou ter que me forçar a jogar até morrer. Espero que a luz não acabe e o jogo não trave, ferrando minhas horas de progresso.

Considerando os comentários aqui do tópico, algum update deve ter diminuído bastante a dificuldade.

Não teve diminuição de dificuldade não! Você deve ser um cara diferenciado e muito bom mesmo!

O que me impressiona não é nem vc ter matado os dois bosses de prima, mas ter passado de boa dos “severed” no Bioma 2. Eles tem um padrão de ataque diferenciado, e geralmente a galera morre demais neles até pegar o padrão.

E o jogo é considerado mundialmente de forma unânime como difícil. Se vc acha fácil, deve ter uma certa facilidade q a maioria das pessoas não tem


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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Não teve diminuição de dificuldade não! Você deve ser um cara diferenciado e muito bom mesmo!

O que me impressiona não é nem vc ter matado os dois bosses de prima, mas ter passado de boa dos “severed” no Bioma 2. Eles tem um padrão de ataque diferenciado, e geralmente a galera morre demais neles até pegar o padrão.

E o jogo é considerado mundialmente de forma unânime como difícil. Se vc acha fácil, deve ter uma certa facilidade q a maioria das pessoas não tem


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Pior que não, por isso pensei que fosse uma atualização. Nunca gostei muito de jogos difíceis, tanto que fui testar Bloodborne, morri 3 ou 4 vezes para a Fera Clerical e nunca mais tive paciência para encostar em um Souls. Pode ter sido sorte, também. Pegar as armas certas, no momento certo, já que Returnal parece ter muito disso. E eu também já zerei Resogun e Nex Machina, dois jogos da mesma produtora, então Returnal não é tão diferente assim desses dois. Fora que dificuldade acaba sendo bem subjetiva. Cuphead, Hades e Crash 4 não são difíceis pra mim, enquanto em outros jogos eu não passo do primeiro boss, como Devil May Cry 3. Lembro que tentei inúmeras vezes e nunca passei daquele cérbero.
 

mj_imperial

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Pior que não, por isso pensei que fosse uma atualização. Nunca gostei muito de jogos difíceis, tanto que fui testar Bloodborne, morri 3 ou 4 vezes para a Fera Clerical e nunca mais tive paciência para encostar em um Souls. Pode ter sido sorte, também. Pegar as armas certas, no momento certo, já que Returnal parece ter muito disso. E eu também já zerei Resogun e Nex Machina, dois jogos da mesma produtora, então Returnal não é tão diferente assim desses dois. Fora que dificuldade acaba sendo bem subjetiva. Cuphead, Hades e Crash 4 não são difíceis pra mim, enquanto em outros jogos eu não passo do primeiro boss, como Devil May Cry 3. Lembro que tentei inúmeras vezes e nunca passei daquele cérbero.

Acho q é bem isso q vc falou mesmo, essa subjetividade na avaliação da dificuldade… sofri muitoooo menos no Bloodborne do q no Returnal hahahahah! Mas legal vc ter colocado seu outro lado da moeda…


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Yoshisboy

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Realmente não houve alteração da dificuldade. Meu jogo é mídia física e passei os dois primeiros biomas no 1.0 antes de atualizar alguma coisa. Depois, quando atualizou fiquei um bom tempo preso no bioma 3. Depois finalizei com mais duas jogadas, já que o jogo te deixa na metade do caminho pro final.

Falta só 3 coletáveis, bioma 2, 5 e 6, e já já vem a platina

Inclusive recomendo que, pra quem quer platinar, use heatset, pois dá pra "sentir" quando tem um xenogrifo por perto
 

Waters_PF

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Eu sei que mudaram dificuldade de algumas coisas, umas partes mais difíceis e outras mais fáceis (sobretudo os drones do bioma 3 que eram desproporcionais)
 
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