O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Psicologia Cognitiva - (Teste minha teoria)

little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
Saudações, colegas!


Desenvolvi uma linha de pensamento que gostaria que os colegas opinassem e testassem; Após um grande tempo de observação, análise e muita pesquisa, formulei um método que, em teoria, explica como se forma uma crença na mente de uma pessoa. Teoricamente, tudo em que nós cremos passa por filtros, que, quando satisfeitos, afirmam uma hipótese como verdadeira. Exemplificando, vamos tomar a crença de pertencimento, sob a qual você acredita que pertence à sua família desde seu nascimento. Você acredita, internamente apenas, que pertence à sua família, toma isso como verdadeiro e pode apresentar motivos para confirmar essa suposição, porém isso é apenas uma hipótese, ja que, suponho, não tenha feito um teste de DNA para comprovar sua genealogia. O que quero dizer aqui é que mesmo que você seja filho legítimo daqueles que julga serem seus pais, inicialmente isso é uma mera hipótese não comprovada, mas que considera ser verdadeira.
Não vou entrar aqui em questões conspiratórias, não é o propósito da teoria. O objetivo é entender como ocorre o processo mental, seus efeitos e causas, suas consequências e a possibilidade de torna-la útil.
Bom, vamos à teoria:
São 3 regras fundamentais e 2 complementares.

1º Toda crença parte de uma suposição simples;
2º Tudo o que se presume ser possível, se pressupõe também ser real. O cérebro tende a confundir o que se acha com o que se sabe.
3º Tendemos a crer em algo quando há um motivo para isso (ainda que seja uma hipótese falsa);
4º Uma ideia não pode ser instaurada quando conflitar com uma outra já existente (uma delas deve prevalecer);
5º Uma crença pode ser modificada quando alterados os parâmetros que a definem.

Pode não parecer relevante, mas essas regras se aplicam a todas as nossas crenças, quaisquer que sejam, mesmo as menores. Tudo o que cremos, para considerarmos verdadeiro, passa por esses filtros.
Não sou psicólogo, apenas um entusiasta, mas estou pensando em transformar essa ideia em um artigo científico, caso se mostre útil.

Vou citar um outro exemplo:
Há pessoas que hoje afirmam que a Terra é plana, logo,
pela regra 1, alguém supôs que a Terra era plana;
pela regra 2, ao imaginar, ao menos por um instante, que a Terra plana seria hipoteticamente possível, passou a considerar isso como uma possibilidade real;
pela regra 3, os motivos que poderiam atestar tal ideia são a "pouca" confiabilidade das informações a respeito da Terra esférica, o que justificaria, em tese, a crença;
pela regra 4, a ideia da Terra plana foi confrontada internamente com a da Terra esférica, e por alguma razão (provavelmente pelos motivos da regra 3), a Terra plana prevaleceu;
pela regra 5, no caso da Terra esférica, essa crença foi modificada pelos motivos da regra 3.

Quero saber a opinião dos colegas.
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Acho que você deveria ler bastante sobre viés de confirmação, que é basicamente o que você esta tentando falar ou formular...
Todos tem viés de confirmação, alguns se permitem o auto questionamento e analisar visões diferentes, portanto podem mudar ou ser convencidos que suas ideias estão equivocadas, ou podem continuar se alimentado de tudo aquilo que confirme suas crenças.
 
Ultima Edição:


little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
Já que seu exemplo foi sobre a Terra Plana fica aqui minha pergunta:

Você é terraplanista?

Pq com uma resposta positiva já posso deixar na ignore.

:klol
kkkkk Não sou terraplanista. Essa pergunta é bizarra, nunca pensei que ia ter que responder isso algum dia rsrsrs.
 

little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
Acho que você deveria ler bastante sobre viés de confirmação, que é basicamente o que você esta tentando falar ou formular...
Todos tem viés de confirmação, alguns se permitem o auto questionamento e analisar visões diferentes portanto podem mudar ou ser convencidos que suas ideias estão equivocadas, ou podem continuar se alimentado de tudo aquilo que confirme suas crenças.
Por isso é bom conversar com gente inteligente, a gente sempre aprende algo bom. Eu não conhecia o viés de confirmação, fui ler e identifiquei bastante pontos em comum. Os critérios que coloquei ali na verdade são só um esmiuçamento do que já diz o viés de confirmação. Os dois seguem no mesmo sentido, pois quando uma pessoa estabelece uma crença, vai supor que seja verdadeira, e então vai procurar cerceá-la com argumentos que a justifiquem.
 

klonoa 42

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
471
Reações
777
Pontos
779
Além da questão do viés de confirmação, recomendo você dar uma lida sobre a definição de esquema da psicologia cognitiva (do Jean Piaget ou Aaron Beck, por exemplo).
Tem a ver com o que você está dizendo. Resumidamente, a ideia é que ao longo do desenvolvimento nós vamos criando crenças sobre si mesmo, as outras pessoas e o mundo, e passamos a acomodar as novas informações de acordo com essas crenças (porque seria muito trabalhoso para o cérebro assimilar cada nova informação do zero).
E sua 4ª regra ("uma ideia não pode ser instaurada quando conflitar com uma outra já existente") é o que o conceito de dissonância cognitiva diz também, de certa forma
 

The-super-game

Ser evoluído
Mensagens
87
Reações
136
Pontos
33
Por isso é bom conversar com gente inteligente, a gente sempre aprende algo bom. Eu não conhecia o viés de confirmação, fui ler e identifiquei bastante pontos em comum. Os critérios que coloquei ali na verdade são só um esmiuçamento do que já diz o viés de confirmação.

Infelizmente você chegou uns 70 anos atrasado de ser um put* revolucionário. Mas PARABÉNS pelo espírito!

Áreas de pesquisa no geral são emocionantes!
 

little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
Além da questão do viés de confirmação, recomendo você dar uma lida sobre a definição de esquema da psicologia cognitiva (do Jean Piaget ou Aaron Beck, por exemplo).
Tem a ver com o que você está dizendo. Resumidamente, a ideia é que ao longo do desenvolvimento nós vamos criando crenças sobre si mesmo, as outras pessoas e o mundo, e passamos a acomodar as novas informações de acordo com essas crenças (porque seria muito trabalhoso para o cérebro assimilar cada nova informação do zero).
E sua 4ª regra ("uma ideia não pode ser instaurada quando conflitar com uma outra já existente") é o que o conceito de dissonância cognitiva diz também, de certa forma
Obrigado pelas referências. Tenho estudado um livro que é um compilado de vários autores da psicologia, então estou familiarizado com alguns conceitos que citou, e isso me deixou muito feliz. Não pretendia criar algo novo, ainda mais um entusiasta como eu rs, mas pretendo utilizar ferramentas já criadas para tentar compreender melhor o processo de formação de uma crença e contribuir de alguma forma para ampliar o conhecimento.

Sendo assim, em nome da ciência vou polemizar agora e trazer umas questões para vocês kkkkkk

Vamos analisar as seguintes crenças:
Crença 1
1 - Temos um bom Presidente da República
2- Pois ele atende a um ideal messiânico (internalizado na mente de algumas pessoas, portanto, corresponde a uma realidade pessoal de cada um)
3- E isso se justifica através de sua postura e força, além de seus grandes feitos em prol do desenvolvimento.
Conclusão: Governo Bom

Crença2
1 - Temos um Presidente ruim
2 - Pois se equipara a modelos inapropriados de comportamento já conhecidos (internalizados e vinculados a emoções negativas)
3 - E isso se justifica por seu comportamento irascível, falta de controle emocional, pouca demonstração de tato social, estratégia política e econômica -o que diminui a confiança do público, ainda que contraposto aos bons feitos em seu governo.
Conclusão: Governo Ruim


Creio que as pessoas vão se dividir entre essas duas crenças, e os motivos podem variar -os que citei são só um exemplo. Como colega mencionou, pelo Viés de Confirmação, as pessoas se inclinarão mais a uma ou outra crença, alterando sua forma de analisar os fatos, e a partir daí o comportamento das pessoas é só uma consequência e podemos desconsiderar por enquanto.

A questão é que, antes de formar a crença, algumas pessoas já terão uma tendência a aceitar ou não (pelo próprio viés de confirmação) inconscientemente, pelos seguintes possíveis motivos:
  • Experiências e memórias emocionais positivas ou negativas (que definirão a receptividade do indivíduo);
  • Nível de instrução (que resultará numa análise mais ou menos aprofundada);
  • Preferência política já estabelecida em percepções anteriores (pré-conceito adquirido);
  • Informações históricas e contemporâneas absorvidas erroneamente ou distorcidas;
  • Necessidade da sensação de segurança e proteção física e emocional (por vários motivos);
  • etc.

Enfim, não é fácil descrever os fatores que definem uma crença, mas quando elas se encaixam nos filtros, a crença se estrutura fortemente na mente do indivíduo, sendo muito difícil modifica-la.

Gente, to viajando demais ou faz algum sentido?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
AAAAHHHHHH então você é aquele carinha que discuti no Reddit mês passado sobre a terra ser plana e que no final você não aceito que a explicação plausível foi sobre as leis da física de um avião?


Brincadeira, no mais deixo uma mensagem cognitiva para vocês:

"bate p*nh*ta que resolve"
by mendingo_26
 

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.380
Reações
11.626
Pontos
1.064
Obrigado pelas referências. Tenho estudado um livro que é um compilado de vários autores da psicologia, então estou familiarizado com alguns conceitos que citou, e isso me deixou muito feliz. Não pretendia criar algo novo, ainda mais um entusiasta como eu rs, mas pretendo utilizar ferramentas já criadas para tentar compreender melhor o processo de formação de uma crença e contribuir de alguma forma para ampliar o conhecimento.

Sendo assim, em nome da ciência vou polemizar agora e trazer umas questões para vocês kkkkkk

Vamos analisar as seguintes crenças:
Crença 1
1 - Temos um bom Presidente da República
2- Pois ele atende a um ideal messiânico (internalizado na mente de algumas pessoas, portanto, corresponde a uma realidade pessoal de cada um)
3- E isso se justifica através de sua postura e força, além de seus grandes feitos em prol do desenvolvimento.
Conclusão: Governo Bom

Crença2
1 - Temos um Presidente ruim
2 - Pois se equipara a modelos inapropriados de comportamento já conhecidos (internalizados e vinculados a emoções negativas)
3 - E isso se justifica por seu comportamento irascível, falta de controle emocional, pouca demonstração de tato social, estratégia política e econômica -o que diminui a confiança do público, ainda que contraposto aos bons feitos em seu governo.
Conclusão: Governo Ruim


Creio que as pessoas vão se dividir entre essas duas crenças, e os motivos podem variar -os que citei são só um exemplo. Como colega mencionou, pelo Viés de Confirmação, as pessoas se inclinarão mais a uma ou outra crença, alterando sua forma de analisar os fatos, e a partir daí o comportamento das pessoas é só uma consequência e podemos desconsiderar por enquanto.

A questão é que, antes de formar a crença, algumas pessoas já terão uma tendência a aceitar ou não (pelo próprio viés de confirmação) inconscientemente, pelos seguintes possíveis motivos:
  • Experiências e memórias emocionais positivas ou negativas (que definirão a receptividade do indivíduo);
  • Nível de instrução (que resultará numa análise mais ou menos aprofundada);
  • Preferência política já estabelecida em percepções anteriores (pré-conceito adquirido);
  • Informações históricas e contemporâneas absorvidas erroneamente ou distorcidas;
  • Necessidade da sensação de segurança e proteção física e emocional (por vários motivos);
  • etc.
Enfim, não é fácil descrever os fatores que definem uma crença, mas quando elas se encaixam nos filtros, a crença se estrutura fortemente na mente do indivíduo, sendo muito difícil modifica-la.

Gente, to viajando demais ou faz algum sentido?
Não esta viajando, só esta sendo vago...
Você ta querendo formular teorias sobre o que faz uma pessoa acreditar em algo, sem uma base antes :p

Tem que ler muito cara, psicologia do inconsciente, antigos filosofos ( não só os gregos ), e neurociencia.

Se tu continuar seguindo essa linha a unica coisa que vai acontecer é você descobrir que o que você esta pensando ja foi melhor formulado por outra pessoa.

Tem que se aprofundar mais, ou tu vai ficar aqui postando teorias rasas... mas pelo menos vai ganhar uns posts no contador.
 

little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
Não esta viajando, só esta sendo vago...
Você ta querendo formular teorias sobre o que faz uma pessoa acreditar em algo, sem uma base antes :p

Tem que ler muito cara, psicologia do inconsciente, antigos filosofos ( não só os gregos ), e neurociencia.

Se tu continuar seguindo essa linha a unica coisa que vai acontecer é você descobrir que o que você esta pensando ja foi melhor formulado por outra pessoa.

Tem que se aprofundar mais, ou tu vai ficar aqui postando teorias rasas... mas pelo menos vai ganhar uns posts no contador.
Acho que o viés de confirmação não tá te deixando botar fé nas minhas teorias kkkkk
Brincadeira, eu entendi e concordo. Na verdade o que vc falou faz sentido, ler psicólogos e filósofos, pois de certa forma eles falavam coisas em comum, mas em linguagens diferentes, como por exemplo Platão, sobre o mundo das ideias, que bate com Jung e o Inconsciente coletivo, ou a teoria dos movimentos de Zenão, cujo conceito casa com o efeito Zeno-quântico na física quântica.
Tenho postergado isso, mas acho que o próximo passo é buscar cada autor e fundamentar os pontos levantados.
Cara, obrigado pelas dicas, foram muito valiosas para mim.
 

little_Mike

Ser evoluído
Mensagens
22
Reações
46
Pontos
33
AAAAHHHHHH então você é aquele carinha que discuti no Reddit mês passado sobre a terra ser plana e que no final você não aceito que a explicação plausível foi sobre as leis da física de um avião?


Brincadeira, no mais deixo uma mensagem cognitiva para vocês:

"bate p*nh*ta que resolve"
by mendingo_26
kkkkk Mano, ja entrei em grupo de terraplanista, mas para provar a Terra esférica, não o contrário. Saí dos grupos por falta de saco, já to velho pra certas coisas kkkk.
Obs. p*nh*ta tem efeito terapêutico.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Boa iniciativa, mas como sugeriram, mais leitura vai fazer bem a você. Caso queiras apelar a comunidade científica, precisarás usar terminologia adequada.

Procure pelo conteúdo programático de bons cursos de psicologia, olha a bibliografia recomendada, escolha um nicho e aprofunde-se. Eu recomendaria não fazer isso, entretanto, não perca seu tempo com a comunidade científica a menos que você tenha ambições de seguir carreira.

Como Raul dizia, antes de ler o livro que o guru lhe deu você tem que escrever o seu. Entao acredito ser uma bela jornada a sua. Embora suas hipóteses atirem pra todos os lados e claramente parece lhe faltar conhecimento sobre as principais teorias vigentes, continue assim e em 5 anos você será muito melhor que o acadêmico médio.
 
Topo Fundo