O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Psoríase - Postem as suas experiências com a doença

NinaSP

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Pessoal, tenho psoríase e quando tô muito estressado é foda... acaba que aparece no meu corpo inteiro!!!!!

Pernas, braços, tronco e principalmente na cabeça!!!!

Queria saber dicas de quem tem a doença, o que posso fazer pra melhorar a crise, que tipo de remédio o pessoal toma, etc.

Se alguém tiver alguma dúvida também sobre a doença, pergunta aí que eu tento responder

Postem aí as suas experiências...

Valeu galera

[SIZE="3"]PS. É uma doença de pele e NÃO É CONTAGIOSA, antes que perguntem[/SIZE]

PSORÍASE

O que é?


A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Como se desenvolve?

É uma doença não contagiosa, multigênica (muitos genes envolvidos), e em parte dependente de fatores externos. Pode aparecer sob diferentes formas clínicas e diferentes graus da doença. É descrito 30% de incidência familiar.

O desencadeamento pode ocorrer em qualquer idade, motivado por influência do meio, alguns medicamentos ou estresse.

Em pessoas com história familiar, o início parece ser mais precoce.

O que se sente?

As lesões são muito típicas, com períodos de exacerbações e remissões, localizados principalmente em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés (áreas de maior traumatismo).

Os quadros de psoríase recebem sua denominação conforme sua localização e aspecto:

  • Psoríase Vulgar:
Placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns (couro cabeludo, cotovelos, joelhos, por exemplo).

  • Psoríase invertida:
Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras (embaixo das mamas, área genital, entre nádegas).

  • Psoríase Gutata:
Lesões em forma de gotas associadas a processos infecciosos. As lesões são pequenas, localizadas no tronco e parte proximal dos braços e coxas (mais perto dos ombros e quadril), poupando mãos e pés. São numerosas e aparecem abruptamente mais em crianças e adultos jovens.

  • Psoríase Eritrodérmica:
Lesões generalizadas (75% ou mais da área corporal).

  • Psoríase Ungueal:
Pode ser comprometimento isolado na psoríase, acometendo mais unhas da mãos que dos pés. São características da doença, mas não específicas. Podem ser mais freqüentemente depressões puntiformes ou manchas amareladas cor de óleo, mas existem outras alterações menos comuns nas unhas.

  • Psoríase Artropática:
Por volta de 8% dos casos pode haver o comprometimento articular. Na artropatia periférica as manifestações freqüentes são: início agudo (abrupto) ou sub-abrupto, com comprometimento assimétrico de várias articulações nas pontas dos dedos das mãos e pés e, ocasionalmente, associação com alguma articulação grande como joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular é prolongado e mais grave, aparecem deformidades nos dedos que adquirem a "forma de salsicha". Na artropatia central, a coluna lombar superior e torácica inferior são as mais acometidas.

Na artrite psoriásica juvenil (menores de 16 anos), as meninas são mais acometidas e o início do quadro de artrite pode preceder o quadro cutâneo.

  • Psoríase Pustulosa:
Aparecimento e lesões com pus (mas estáveis). Há uma forma localizada em mãos e pés e uma generalizada.

  • Psoríase Palmo-Plantar:
Pode haver envolvimento de palmas das mãos e sola dos pés em 12% dos casos. As lesões típicas podem apresentar fissuras (rachaduras), e são de difícil manejo.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico, em geral, é fácil, e baseia-se na história clínica e achado de lesões típicas com dados característicos na raspagem das lesões ao exame pelo médico.

Em casos mais graves ou formas não usuais pode-se lançar mão de biópsia de pele (exame de pele com diagnóstico característico ou indicativo).

Alguns exames laboratoriais podem colaborar na investigação de desencadeantes da doença (como diabete e infecção estreptocócica).

Como se trata?

É importante fornecer orientações gerais quando à doença, individualizando o tratamento conforme as características de cada paciente. Lembrar do aspecto não contagioso da doença, dos fatores desencadeantes, tais como estresse, frio, exposição excessiva ao sol, algumas doenças (diabetes não controlada, surtos infecciosos), e uso de alguns medicamentos.

Casos leves a moderados (75% a 80% dos casos) podem ser controlados com medicação de uso local na pele, devendo sempre ser indicados e controlados pelo médico.

Os casos mais severos e extensos requerem uma abordagem mais controlada e agressiva, com medicações de uso oral em esquema rotativo, visando o mínimo de efeitos colaterais de cada medicação e uma tolerabilidade maior do paciente com o esquema proposto.

A exposição moderada ao sol e a hidratação contínua da pele são importantes para a maioria dos pacientes.

Como se previne?

É muito importante esclarecer o paciente sobre a doença: sua evolução, desencadeantes, tratamentos disponíveis e envolvimento emocional. Não se tem ainda como prevenir a psoríase.

Cada vez se estuda mais a doença, já com muitos avanços no tratamento, mas ainda é um desafio manter o paciente sem lesões com segurança por muito tempo.

Fonte: ABC da saúde

Oii gente!! Sou nova no fórum. Á quase um ano foi desencadeada pela primeira vez uma crise de psoríase, umas manchas redondas simetricamente, vermelhas e descamativas, pelo corpo todo, menos na cabeça, fiquei maluquinha..rs, até porque, eu nem sabia o que era ainda...rs foda.
Então pessoal, eu gostaria muito de compartilhar e acompanhar as experiencias de todos nessa jornada cheia de expectativas por um alivio. : )
Semana passada, quando quase todas as manchas do meu corpo haviam sumido, tive uma bela de uma recaída, e veio com tudo. A medida de urgência que eu estou tomando no momento, é água morna com limão em jejum, suco de inhame com limão e babosa em alguma hora do dia ou da noite, alimentação regrada ( eliminando vários alimentos) e DAIVOBET, são os olhos da cara, mas ajuda bastante.
Vou tentar um outro recurso natural tomando cápsula de óleo de peixe (não é caro) em jejum, junto com o limão em água morna; e claro, já que amanhã é sábado e feriado, vou pegar a vitamina D do sol.
Me ajudem ai galera, alguma dica?? Raphaguti?
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Tenho, aliás, quase toda minha família paterna tem.

Não aparece uma maior do que a unha do meu dedinho faz uns 15 anos. Qual o segredo?

Sol e não lugar para elas. Apenas isso.
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Minha namorada tem, eu tiro onda dela quando aparece essas "caspas" atrás da orelha. Eu vou tirando e falando: Deixa eu tirar um pouco do seu estresse aqui. Hoje tá brabo!!
 

Señor M.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
240
Reações
579
Pontos
1.019
Meu pai tem artrite psoriásica. A Psoríase dele se mostrava em descamação do couro cabeludo, peito e pés. O acometimento das articulações começou esse ano (2019). Foram vários médicos, exames, medicina popular, pra descobrir do que se tratava. Eu estava desesperado em ver meu pai com a mobilidade comprometida. Não conseguia andar, comer direito. Foi uma reumatologista em Belo Horizonte que acertou em cheio no diagnóstico. O problema que o tratamento é através de injeções biológicas, com uma dose a cada 15 dias. Cada ampola custa R$ 7500,00. Felizmente o SUS tem um programa que fornece esse tratamento. Senão eu iria entrar pro mundo do crime para salvar meu pai.
 


Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Tenho essa bagaça desde tempos imemoriais, especialmente no rosto, pra piorar um pouco. Nós últimos anos, tratei com pomadas com corticóide; primeiro, Advantan, depois Diprosalic. Se faço a aplicação assim que vejo a área avermelhada, ela não evolui. Se não fizer nada, descasca até ferir.

Outra coisa que ajuda é o uso constante de um shampoo chamado Kerium DS (muito bom pra caspa, mas caro). Deixo a espuma no rosto por um tempo durante o banho, e age como coadjuvante no tratamento. De qualquer forma, o melhor mesmo é evitar o stress na medida do possível...

Coveirada raiz, essa. 10 anos não é pra qualquer post...
 
Topo Fundo